You are on page 1of 4

Manuteno de PCs: como testar se uma fonte est queimada?

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/conectores/2591-manutencao-de-pcscomo-testar-se-uma-fonte-esta-queimada-video-.htm

Vdeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xm9wA1rX_Eo

Todo computador est sujeito a problemas. Quando voc menos espera, alguma coisa pode dar errado e nem sempre possvel contar com um tcnico por perto ou mesmo com algum da famlia que possa descobrir na hora o que est acontecendo, no mesmo? Nessas horas, a melhor coisa ter acesso a um guia rpido que vai ajudar voc a descobrir se a sua fonte est queimada ou no. Voc vai poder utilizlo quando, ao pressionar o boto de fora para ligar o computador, nada acontecer.

Antes de abrir o computador


Voc tentou ligar o computador e nada. Calma, no se desespere. A primeira coisa a se fazer verificar os cabos de fora que so ligados ao computador. Eles esto encaixados de maneira firme nas tomadas? Por via das dvidas, retire-os e coloque-os novamente e tente ligar o computador outra vez. Nada aconteceu? V para a parte de trs do computador. Alguns modelos possuem uma espcie de chave de liga/desliga na parte traseira. Tente ligar o PC com a chave nas duas posies. Se a sua mquina no der nenhum sinal de vida aps esses testes, a sim que vamos pensar em abri-la.

Abrindo o PC
Vale lembrar que, se o seu computador ainda estiver no perodo de garantia, remover o lacre e tentar voc mesmo resolver o problema pode implicar a perda das garantias legais. Por isso, s siga adiante se voc estiver seguro o suficiente para remover peas do PC e coloc-las novamente no lugar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Primeiramente, desconecte o computador da energia eltrica. Em seguida, com uma chave de fenda adequada, abra a tampa lateral do computador. Para isso, solte os trs parafusos que ficam na parte de trs do gabinete. Na sequncia, remova os cabos de alimentao que esto ligados aos componentes do computador, como discos rgidos e drives de DVD e Blu-ray. Depois disso, remova por completo a fonte, soltando os seus parafusos, para evitar que algum cabo entre em contato com componentes internos.

Testando a fonte
Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentao da placa-me. Ele o maior de todos e pode ter 20 ou 24 pinos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) Pegue um clipe de papel e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haver um fio preto, e nele que voc deve inserir a outra ponta do clipe de papel. Se voc fez tudo certo at aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentao na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas comearem a girar, sinal de que a sua fonte est funcionando normalmente e a razo de o computador no estar ligando outra. Caso no funcione, voc acabou de descobrir o provvel problema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

E como resolver?
Vrias podem ser as razes do no funcionamento de uma fonte. Desde um fusvel queimado, que custa apenas alguns centavos, at problemas mais srios como fios quebrados ou queimados. Nesse caso, depois de descobrir o problema, o ideal levar a fonte para um tcnico ou adquirir uma nova. Ao comprar um novo produto, fique atento marca, s qualidades e s capacidades de sua fonte, uma vez que, se o produto estiver abaixo das especificaes que voc necessita, certamente alguma coisa no vai funcionar direito. Na dvida, leve a sua fonte antiga, juntamente com as configuraes do seu PC, at a uma loja especializada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale a pena conferir tambm


Se voc ficou com dvidas em alguma parte deste tutorial, vale a pena conferir outros artigos do Tecmundo que mostram detalhes sobre a manuteno de PCs. Para abrir o gabinete, confira o artigo Aprenda a abrir o gabinete do computador. Para entender um pouco mais sobre as fontes de alimentao e conhecer os diversos tipos que existem, confira o artigo Fontes: voc d a devida importncia sua? e, por fim, depois de comprar uma nova fonte, consulte o artigo Como substituir a fonte-padro.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conectores/2591-manutencao-depcs-como-testar-se-uma-fonte-esta-queimada-video-.htm#ixzz2D8yU9KzF

You might also like