You are on page 1of 17

A M O ST RA

ias CIL tg F tra ICO Es BL de P ia SO Gu UR


C NC O

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

WWW.CONCURSOPUBLICOFACIL.COM.BR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

Guia de Estratgias

CONCURSO PBLICO FCIL

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

Sumrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Introduo Fique motivado Estabelea metas Organize o seu ambiente de estudos Controle o seu tempo Crie mapas mentais Aprenda leitura dinmica Faa anotaes Desenvolva sua memria Prepare-se para o dia da prova 5 8 16 23 34 50 60 71 82 90

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

1
AVANCE UMA CASA

Introduo

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

APROVAO

eja bem vindo ao Guia de Estudos Concurso Pblico Fcil, um conjunto de estratgias que ir ajud-lo a estudar de forma mais efetiva para assim conquistar um cargo pblico. Ao decidir pela carreira pblica voc deve ter em mente que a preparao para as provas requer disciplina, mtodo e dedicao. Este guia contm informaes, exerccios e dicas indispensveis para que voc conquiste esses atributos e os aplique aos seus estudos e sua vida. Aqui voc aprender a se manter motivado para que a falta de nimo no comprometa seu objetivo final. Para isso entender a importncia de traar metas, ter dicas para organizar seu ambiente de estudos e seu cronograma, ser orientado sobre como administrar corretamente o tempo, alm de vrias outras estratgias para aperfeioar sua preparao para os concursos pblicos.
6

COMPRAR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

Entre os concursandos, destacam-se aqueles que alm de estudarem a matria, aprendem a aprender, ou seja, tem sua preparao guiada por estratgias de estudo. Essas estratgias, que capacitam o estudante a superar obstculos e manter-se motivado, esto listadas e explicitadas neste guia de estudos. Siga as instrues do guia, mude seus hbitos e se torne um concursando diferenciado. Dessa forma, voc estar mais prximo do seu objetivo final: a aprovao em um concurso pblico. Equipe Concurso Pblico Fcil

COMPRAR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

2
AVANCE DUAS CASAS

Fique motivado

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

O que motivao?

1
De acordo com o dicionrio Aurlio, motivao : Ato ou efeito de motivar.

2
Conjunto de fatores psicolgicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiolgica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivduo.

A partir dessa definio possvel estabelecer duas partes da motivao sobre as quais necessrio manter o foco. A primeira parte determinar os motivos que o levaram a querer participar de concursos pblicos, importante conhecer os benefcios que se espera alcanar a partir da realizao deles. A segunda parte da definio
COMPRAR

refere-se importncia de manter-se motivado para continuar estudando, mesmo quando o desejo desistir ou realizar outras atividades. As estratgias para manter-se motivado sero descritas a seguir. Preencha a tabela abaixo com as razes que o motivaram a se dedicar ao estudo para concursos. Assim que voc realizar essa ta-

refa, dever escrever estas razes em post-its e col-los em sua mesa ou em qualquer outro lugar aonde voc possa v-los. Sempre que voc ficar um pouco desanimado essas notas serviro para lembr-lo das razes que o motivam a fazer o que voc est fazendo.

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

MOTIVOS PELOS QUAIS VOU FAZER ESTE CONCURSO

O S B E N E F C I O S PA R A A M I N H A V I DA Exemplo: Tempo extra para dedicao aos projetos pessoais

1 2 3 4 5 6 7 5 9 10

Exemplo: Carga horria de trabalho reduzida

COMPRAR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

10

Como manter-se motivado

Frequentemente o maior desafio enfrentado durante a preparao para concursos manter-se motivado. Essa questo uma realidade para vrios estudantes, saber super-la o tornar mais dedicado e eficiente nos estudos. Leia as estratgias listadas a seguir e descubra como manter-se motivado ao longo de sua preparao. Voc pode utilizar a maioria destes elementos para atingir qualquer meta que tenha estabelecido para alcanar em sua vida.
COMPRAR

Foque em voc Entenda as consequncias de suas aes e no aja por impulso; Tenha um plano de ao do que voc quer alcanar e releia isso sempre que sentir-se desmotivado; No foque no que deu errado ou nas tarefas no cumpridas, foque no seu sucesso; Lembre-se que mudanas levam tempo, no espere que voc tenha uma rotina diria de 8 horas estudo do dia para a noite;

W W W W

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

11

W W

No busque a perfeio. Esperar a hora ou o lugar perfeito para estudar atrasar seus estudos, foque no processo atual; Tenha uma ajuda acessvel. sempre importante ter uma estrutura de suporte, algum que possa te dar um estmulo e te lembrar dos motivos pelos quais voc est se dedicando; O medo de falhar no deve impedi-lo tentar. Se voc quer muito alguma coisa, tambm deve estar preparado para falhar.

W
2

Foque nas suas metas Esta a sua chance. Ningum est o obrigando a estudar ou realizar essas provas, uma escolha que voc fez. Mantenha isso em mente quando estiver desanimado ou desmotivado; Comece cedo. Quanto mais cedo voc comea a se dedicar a uma tarefa, maior a chance de completa-la com xito. No adie suas atividades para amanh;

COMPRAR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

12

W W
3

comum ficar estressado, use esse estresse para motivar voc a alcanar suas metas; Pouqussimas pessoas conseguem manter-se motivadas o tempo todo, reconhea isso e foque em alcanar suas metas.

Tenha direcionamento Saiba qual concurso escolher. Para escolher um concurso que seja adequado ao seu perfil, voc deve conciliar as variveis como: grau de formao, interesses pessoais, rea de formao e experincia; Decida se seu projeto de curto, mdio ou longo prazo. Voc est disposto a ficar de 2 a 5 anos estudando para um concurso de longo prazo, mais concorrido e mais difcil? Ou prefere se preparar para um mais fcil e crescer no trabalho gradativamente? Fique atento s condies do concurso que pretende fazer: remunerao, horas de trabalho, funo, pr-requisitos, etc.

COMPRAR

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

13

Superando a procrastinao

Estima-se que mais de 80% de todos Porque os estudantes procrastinam? os estudantes deixem suas tarefas para mais tarde e muitos dos que Aqui esto algumas razes pelas quais os estudantes adiam suas tarefas: fazem isso acabam abandonando a faculdade ou abrindo mo das pro- W Falta de habilidade para administrar o tempo de estudo; vas para as quais estavam estudando. As estratgias a seguir iro aju- W Dificuldade para se concentrar; da-lo a se tornar mais produtivo e a no adiar compromissos e tarefas: W Crenas negativas, como medo e autodepreciao; O que procrastinao? Procrastinao ato de adiar uma tarefa que deve ser feita. Pessoas que fazem disso um hbito referem sentimentos de culpa, autodvida e depresso, obstculos que interferem no sucesso profissional.
COMPRAR

W W W W

Problemas pessoais ou estresse familiar; Achar a atividade entediante; Tentar ser perfeccionista; Medo de falhar no cumprimento de suas metas.

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

14

Como superar a procrastinao? Aqui esto algumas maneiras de impedir que suas metas sejam prejudicadas pelo atraso ao executar tarefas, muitas delas tm sido discutidas detalhadamente neste guia de estudos:

W W W W W W W W
COMPRAR

Reconhea hbitos ruins como m administrao do tempo, problemas de concentrao, tentativa de alcanar a perfeio, etc. Identifique suas metas e o que voc quer alcanar; Compare suas aes com as metas que voc quer atingir (elas iro ajud-lo a atingir essas metas?); Use seu tempo com inteligncia, descubra suas prioridades; Estude em blocos menores de tempo e se recompense com um pequeno intervalo para descanso aps cada bloco; Mantenha-se motivado com base no seu sucesso e no no fracasso; Tenha certeza de que suas metas so realistas; Modifique seu ambiente para que ele seja propcio para os estudos.
15

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

Gostou?

Adquira o guia completo!

CO MP RE AG O RA !
Donwload Imediato

Visite nossa fan page no Facebook: facebook.com/ConcursoPublicoFacil

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

95

WWW.CONCURSOPUBLICOFACIL.COM.BR

TIPOGRAFIA

Enriqueta League Gothic e Calibri Equipe Concurso Pblico Fcil

TEXTO E REVISO DESIGN

Mrcio Duarte PageLab

Guia de estratgias Concurso Pblico Fcil

96

You might also like