You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA - UEPB

Centro de Cincias Jurdicas - CCJ Componente Curricular: Direito Internacional Pblico Turma: 4 Ano B Noturno

PROJETO DE PESQUISA

A internalizao do Pacto de So Jos da Costa Rica no ordenamento jurdico brasileiro no que se refere priso civil.

Equipe: Mrcio Glaydson Fonseca de Sousa Patrcio Alexandre Barbosa da Silva Teophilo Dantas da Silva

Professor Dr.: Ricardo dos Santos Bezerra

Campina Grande 2012

MRCIO GLAYDSON FONSECA DE SOUSA PATRCIO ALEXANDRE BARBOSA DA SILVA TEOPHILO DANTAS DA SILVA

A internalizao do Pacto de So Jos da Costa Rica no ordenamento jurdico brasileiro no que se refere priso civil.

Trabalho apresentado para fins de avaliao parcial da 2 nota da 1 Unidade Temtica da Componente Curricular Direito Internacional

Pblico do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraba.

Professor Dr.: Ricardo dos Santos Bezerra

Campina Grande 2012

RESUMO

Com a promulgao da Constituio de 1998, o Brasil, alm de enfatizar no texto constitucional a preocupao com os direitos humanos, tambm se abre ao cenrio internacional, sendo signatrio de basicamente todos os tratados que dizem respeito aos direitos humanos, deixando bem claro a construo de um Estado Democrtico de Direito, acima de tudo preocupado com as pessoas. A Conveno Americana de Direitos Humanos, conhecida como Pacto de So Jos da Costa Rica se insere neste contexto de abertura do pas para o cenrio internacional. No entanto, essa insero no ordenamento jurdico ptrio, no se d de maneira pacfica, gerando muitas controvrsias acerca da soberania do Estado, sobre a fora deste tratado em relao s leis nacionais, sua fora cogente e eficcia. Outrossim, no que se refere ao entendimento pelos doutrinadores, legisladores e operadores do direito, o que implicar em um tempo para amadurecimento e compreenso da norma e um lapso temporal bastante acentuado at a efetiva resoluo deste imbrglio por parte da Corte Suprema, como aconteceu com o julgamento histrico do RE 466.343/SP, no que se refere a priso do depositrio infiel.
PALAVRAS-CHAVE: Tratados. Constituio. STF. Priso. Depositrio Infiel.

SUMRIO

01. INTRODUO .................................................................. 5

02. JUSTIFICATIVA ................................................................ 6

03. FUNDAMENTAO TERICA ......................................... 7

04. OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS ............................ 13

05. METODOLOGIA ................................................................ 14

06. CRONOGRAMA ................................................................. 15

07. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................16

INTRODUO

O marco da redemocratizao brasileira, sem dvida, foi a Constituinte de 1988, fato to importante, que no se limitou a definir os parmetros internos da nao, mas sim a abertura do Brasil para uma nova conjuntura mundial, chamada pelos tericos de nova ordem. Eis, o Estado Democrtico de Direito, fundamentado na Soberania, Cidadania, na Dignidade da Pessoa Humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, assim como no pluralismo poltico. Neste contexto, o Brasil ratifica praticamente todos os tratados internacionais sobre direitos humanos, no mbito mundial, como tambm no continente. A lgica moderna estabelecer o papel do Estado preocupado com as pessoas (humanizao do direito) e no apenas levar em conta os seus prprios interesses. Capitaneado pela Dignidade da Pessoa Humana a Repblica Federativa do Brasil, incorpora, entre outros, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, 1966 (art. 11) e o Pacto de So Jos da Costa Rica, 1969 (art. 7, VII), no que se refere priso civil. No obstante, vrias polmicas, incongruncias na interpretao de dispositivos constitucionais para implementao eficaz destas normas, surgem, tendo sido colocado um ponto final, a posteriori, e a que parece definitivo, pelo Supremo Tribunal Federal, corte que tem a funo de zelar pela integridade na Carta Magna brasileira.

JUSTIFICATIVA

Durante muitos anos o tema da priso civil no Brasil gerou muitas controvrsias, suscitando embates doutrinrios, decises judiciais conflitantes, sendo necessria a interferncia da Corte Suprema do pas, colocando um ponto final, no que se refere ao priso civil do depositrio infiel. Tratou-se de um

processo demorado e bastante doloroso. Primeiro, porque a Conveno Americana sobre Direitos Humanos foi celebrada em 1969, entrando em vigor internacional em 1978; segundo, foram vrios anos at a sua ratificao. O Brasil ratificou o Pacto de So Jos da Costa Rica somente no ano de 1992, tendo ela sido promulgada internamente pelo Decreto n 678, de 6 de novembro desse mesmo ano. Porm, o fato da adeso ao tratado no significou sua eficcia plena em nosso pas, e s em 03.12.2008, em deciso histrica do STF, tratando sobre Recurso Extraordinrio 466.343 SP ps fim priso civil por dvida no Brasil, excetuando-se a proveniente de dbito alimentar. Fazendo uma linha do tempo, pode-se concluir facilmente que a recepo de dispositivo internacional um acontecimento bastante demorado, ou seja, foram sete anos da celebrao do tratado e sua vigncia; foram mais quatorze anos para a ratificao pelo Estado brasileiro; at a deciso do Excelso Pretrio, mais dezesseis anos. Totalizando trinta e nove anos, de embates doutrinrios, decises judiciais divergentes, at a pacificao do tema.

FUNDAMENTAO TERICA

A gnese do direito internacional dos Direitos Humanos se d em face do ps Segunda Guerra Mundial, sendo tema principal no Direito contemporneo, e resultado de um processo gradual e lento de universalizao desses direitos, que teve como precedente histrico os tratados de paz de Westflia de 1648, embora seja alicerado no Direito Humanitrio, a Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. Surge a partir de ento, o indivduo como sujeito do Direito Internacional Pblico, assim, o direito internacional dos Direitos Humanos, aquele que visa proteger todos os indivduos, qualquer que seja sua nacionalidade e independentemente do lugar onde se encontre (MAZZUOLI, p. 831, 2012). erigido como preocupao da sociedade internacional, no ps-guerra, e principalmente como repulsa ao Holocausto nazista, quando fora cometido genocdio contra milhares de pessoas, especialmente judeus. A doutrina da soberania estatal absoluta sofre um abalo e um grande processo de mitigao, em face do crescimento dos Direitos humanos. Os tratados internacionais de Direitos Humanos no direito brasileiro so vislumbrados a partir da conjugao dos 2 e 3 do art. 5 da Constituio Federal de 1988, que tratam da integrao e eficcia dos mesmos no ordenamento jurdico brasileiro. A promulgao da Carta Magna constituiu marco do processo de redemocratizao do pas, como tambm de abertura do nosso sistema jurdico para uma nova dinmica mundial, fato que se confirma pela ratificao pelo Brasil da maioria dos tratados internacionais sobre direitos humanos. A Carta de 1988 tem carter eminentemente humanizante e protetivo, fundado na Dignidade da Pessoa Humana (art. 1, inc. III, CF/88). Valrio de Oliveira Mazzuoli, a respeito dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil acentua: tm ndole e nvel constitucionais, alm de aplicao imediata, no podendo ser revogados por lei ordinrio posterior, tendo

ainda, observado que no 2, art. 5 da CF, se reconhece claramente no seu sistema de direitos e garantias uma dupla fonte normativa: a primeira advinda do direito interno e outra do direito internacional, onde havendo conflito,

preferencialmente deve-se optar pela norma mais favorvel pessoa protegida (princpio internacional pro homine). Com relao ao posicionamento supra do autor, cabe apontar qual o status hierrquico dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurdico brasileiro: a) supraconstitucional (papel preponderante s normas constitucionais); b) constitucional (equipara os tratados s normas constitucionais); c) de lei ordinria (entendimento ultrapassado, podem ser derrogados por lei posterior; d) supralegal (adotada pelo STF, submetem-se Constituio, sendo superiores s leis ordinrias).

Em respeito s incongruncias do 3 do art. 5 da Constituio:


3. Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais.

Construdo para por fim as controvrsias doutrinrias e jurisprudenciais sobre o nvel hierrquico dos tratados de direitos humanos no Brasil, no chegou ao seu objetivo, conforme entende Mazzuoli, que prope uma redao diferente ao 3, que na verdade reforasse o significado do 2 do art. 5, dando-lhe verdadeira interpretao autntica, qual seja:
3. Os tratados internacionais referidos pelo pargrafo anterior, uma vez ratificados, incorporam-se automaticamente na ordem interna brasileira com hierarquia constitucional, prevalecendo, no que forem suas disposies mais benficas ao ser humano, s normas estabelecidas por esta Constituio.

Para o autor, o importante no hierarquizar os tratados de direitos humanos, mas sim, dar verdadeiro sentido aos 1 e 2,
que tratam da hierarquia constitucional e da imediata aplicao dos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos no ordenamento brasileiro [...] A Emenda Constitucional n 45, no seguiu essa orientao [...] um tratado ratificado por um Estado o vincula ipso jure, aplicando-se de imediato, quer tenha ele previamente obtido aprovao parlamentar por maioria simples ou qualificada.

(MAZZUOLI apud Canado Trindade, p. 843, 2012).

A doutrina mais abalizada entende que os tratados tm status constitucional, em que pese o STF atribuir carter supralegal aos tratados de direitos humanos quando no aprovados pela sistemtica do art. 5, 3 da Constituio. A Constituio de 1988 cuida do processo de celebrao de tratados em to somente dois de seus dispositivos:
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) VIII celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; (...) Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretarem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; (...)

O processo de celebrao dos tratados segundo o 3 da CF tem uma primeira interpretao, em que o Congresso Nacional tem competncia para referendar (Decreto Legislativo), por maioria simples, promulgado pelo Presidente do Senado, e autorizando o Executivo a ratificar o acordo, resumindo o parlamento aprova ou no o seu contedo. Uma segunda interpretao, no obriga o Poder Legislativo a aprovar eventual tratado de direitos humanos pelo quorum qualificado. O que o pargrafo faz

to somente autorizar o Congresso Nacional a dar, quando lhe convier, a equivalncia de emenda aos tratados de direitos humanos ratificados pelo Brasil. Por vezes, certos dispositivos de determinado tratado no abolem nenhum direito constitucional, mas traz tal direito ou garantia de forma mitigada, como exemplo a priso civil do devedor de alimentos. A Carta de 1988 somente permite seja preso o devedor de alimentos se for ele responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentar, e no qualquer obrigao alimentar inadimplida. O Pacto de So Jos da Costa Rica no faz esta acepo, como se percebe, permite que sejam expedidos mandados de priso pela autoridade competente, em virtude de inadimplemento de obrigao alimentar, e neste caso a Constituio mais benfica que o Pacto, por isso, seria prejudicial ao nosso sistema de direitos e garantias reform-la em benefcio da aplicao do tratado, aplicando-se a, o princpio da primazia da norma mais favorvel (princpio internacional pro homine). Na sistemtica constitucional brasileira, aprovado um tratado de direitos humanos, 3 do art. 5 da Constituio, de forma nenhuma ser possvel o pas desengajar-se desse seu compromisso, quer no mbito interno, quer no plano internacional. A aplicao imediata s normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, 1 do art. 5 da Constituio, sugere que os tratados de direitos humanos s tero aplicao imediata depois de aprovados pelo Congresso Nacional, independentemente de serem ou no aprovadas por maioria qualificada. Se a promulgao e publicao de tratados tm sido exigidas para os tratados comuns, as mesmas so dispensveis quando em jogo um tratado de direitos humanos (MAZZUOLI, p. 866, 2012).

O RECURSO EXTRAORDINRIO N 466.343/SP E A INTERNALIZAO DOS TRATADOS BRASILEIRO. DE DIREITOS HUMANOS NO ORDENAMENTO JURDICO

O Recurso Extraordinrio n 466.343/SP trata de uma deciso histrica do Supremo Tribunal Federal, pela qual a Corte Suprema posicionou-se pela inconstitucionalidade da priso civil do depositrio infiel. [...] a referida deciso traa criao jurisprudencial, qual seja a norma supralegal (LIMA, p.1, 2011). [...] deciso harmoniza-se com as disposies internacionais acerca dos direitos humanos, em destaque a Conveno Americana, a qual repele a priso civil que no tenha por respaldo a dvida de alimentos (LIMA, p. 1, 2011). Questiona-se o STF quando cria nova hierarquia na pirmide normativa, afrontando a prpria Constituio, a que tem o dever de resguardar (LIMA, p. 1, 2011).

A PRISO CIVIL DO DEPOSITRIO INFIEL E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A priso civil do depositrio infiel encontra referncia no art. 5, inc. LXVII da Constituio Federal, no Decreto 911/69 e no art. 652 do Cdigo Civil, alm do Pacto de San Jos da Costa Rica (art. 7, 7) e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos (art. 11). Qual a importncia dos tratados internacionais de Direitos Humanos frente ao ordenamento jurdico brasileiro?
O Brasil assume, perante a comunidade internacional, a obrigao de manter e desenvolver o Estado Democrtico de Direito e de proteger, mesmo em situaes de emergncia, um ncleo de direitos bsicos e inderrogveis. Aceita, ainda, que essas obrigaes sejam fiscalizadas e controladas pela comunidade internacional, mediante uma

sistemtica de monitoramento efetuada por rgos de superviso internacional (LIMA Apud PIOVESAN, pp. 2-3, 2011).

O posicionamento do STF fundamenta-se no art. 4 e nos 2, 3 e 4 do art. 5 da Constituio Federal em que Os tratados sobre direitos humanos no poderiam afrontar a supremacia da Constituio, mas teriam lugar especial reservado no ordenamento jurdico, e desde que no aprovados sob o quorum de emenda, esto submetidos supremacia constitucional, gozando de privilgio frente legislao ordinria. Assim, afirma LIMA, que a internalizao dos tratados internacionais sobre Direitos Humanos tem o condo de paralisar a eficcia jurdica de toda e qualquer disciplina normativa infraconstitucional com ela conflitante, [...] a priso de depositrio infiel passa a no ter qualquer sustentao legal (LIMA, Apud STF on line, pp. 5-6, 2011)
EMENTA DO JULGAMENTO RE N 466.343/SP PRISO CIVIL. Depsito. Depositrio infiel. Alienao fiduciria. Decretao da medida coercitiva. Inadmissibilidade absoluta.

Insubsistncia da previso constitucional e das normas subalternas. Interpretao do art. 5, inc. LXVII e 1, 2 e 3, da CF, luz do art. 7, 7, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica). Recurso improvido. Julgamento conjunto do RE n 349.703 e dos HCs n 87.585 e n 92.566. ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. 5LXVIICF. (466343 SP, Relator: Min. CEZAR PELUSO, Data de Julgamento: 03/12/2008, Tribunal Pleno, Data de Publicao: DJe-104 DIVULG 0406-2009 PUBLIC 05-06-2009 EMENT VOL-02363-06 PP-01106 RDECTRAB v. 17, n. 186, 2010, p. 29-165).

Por fim, afirma o Ministro Gilmar Mendes, em voto no RE 466.343/SP: [...] no h dvida de que a priso civil do devedor-fiduciante viola o princpio da reserva legal proporcional, inconstitucionalidade esta que, portanto, fulmina a norma em referncia desde a sua concepo, sob a gide da Constituio de 1967/69.

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo do trabalho analisar a concretizao, no ordenamento ptrio, dos pargrafos 2 e 3, do artigo 5 da Constituio Federal, em relao Conveno Americana sobre os Direitos Humanos, mais conhecida como Pacto de So Jos da Costa Rica, no que concerne priso civil do depositrio infiel, assim como abordar outros dispositivos que tratam do assunto.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Observar a evoluo histrica/temporal dos direitos humanos abordados pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos (art. 11) e do Pacto de So Jos da Costa Rica (art. 7, VII), sobre a priso civil do depositrio infiel; Comparar os pargrafos segundo e terceiro do artigo 5 da Constituio Federal e relacionar seus entendimentos doutrinrios; Apontar incongruncias do 3 do artigo 5, suscitar entendimento adequado ao dispositivo; Listar alguns julgados no ordenamento ptrio que abordam o tema da priso civil; Abordar a interveno do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto; Visualizar o posicionamento do Estado brasileiro quanto a sua relao aos tratados internacionais, observando os conflitos surgidos entre os preceitos de Direito Internacional e de Direito interno (monismo e dualismo).

METODOLOGIA

O mtodo utilizado na elaborao do presente trabalho foi o indutivo, onde se partiu de um universo macro, internacional, abstrato, para explicar um universo particular, direito interno. Foi feita uma construo histrica dos fatos que propiciaram, seno o surgimento, mas, grande desenvolvimento de normas internacionais sobre os direitos humanos e a incorporao destas normas, nem sempre de maneira to pacfica, ao ordenamento jurdico interno. No deixou de ser apresentado o iter procedimental de aprovao, vigncia, o lapso temporal para eficcia e pleno entendimento das normas, atravs dos seus vrios organismos. abordada a insero do Pacto de So Jos da Costa Rica com a sua proibio da priso civil do depositrio infiel, que precisou ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, para que houvesse pacificao do assunto. Por fim, convm lembrar que se trata de um fenmeno sociolgico, de amadurecimento e aceitao dos dispositivos, mais do que jurdico, de imposio de norma cogente. Indaga-se, ainda, se a priso civil por dbito alimentar seguir o mesmo caminho histrico feito pelo depositrio infiel.

CRONOGRAMA

ABRIL E MAIO DE 2012

ATIVIDADES Escolha do tema Pesquisa bibliogrfica Elaborao do anteprojeto Redao / digitao do trabalho Reviso e redao final Entrega do projeto

1 Quinzena

2 Quinzena

3 Quinzena

4 Quinzena

X X X X X X X X X X

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Cdigo Civil comentado / coordenador at a 5. ed. Ricardo Fiuza. 6. ed. rev. e atual. coordenao de Regina Beatriz Tavares da Silva So Paulo: Saraiva: 2008. BRASIL.Supremo Tribunal Federal. STF. RESP N 433.343/SP. Disponvel em: <www.stf.jus.br>. Acesso em: 14 abr. 2012. DANTA NETO, Afonso Tavares. Penso alimentcia e priso. Jus navigandi, Teresina, ano 17, n. 3167, 3 mar. 2012. Disponvel em:

http://jus.com.br/revista/texto/21209. Acesso em: 24 maio de 2012. GOMES, Luiz Flvio. Deciso histrica do STF: fim da priso civil do depositrio infiel. Jus Navigandi, Teresina, disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/12081. Ano 13, n. 1993, 15 dez. 2008. Acesso em: 24 maio 2012. LIMA, Lorena Costa. O Recurso Extraordinrio n 466.343/SP e a internalizao dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurdico brasileiro. Jus navigandi, Teresina, ano 16, n. 2983, 1 set. 2011. Disponvel em:

<http://jus.com.br/revista/texto/19902>. Acesso em 14 abr. 2012. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Pblico 6. Ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012. _________. O novo 3 do art. 5 da Constituio e sua eficcia. In: Desafios do Direito Internacional Contemporneo / Antnio Paulo Cachapuz de Medeiros, organizador, p. 379-412. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 2007. PORTELA, Paulo Henrique Gonalves. Direito Internacional Pblico e Privado. 3 ed. rev. ampliada e atual. Salvador: Editora Jus Podivm, 2011. SARLETE, Ingo Wolfgang. A Reforma do Judicirio e os tratados internacionais de direitos humanos: observaes sobre o 3 do art. 5 da Constituio. In: mbito Jurdico, Rio Grande, IX, n. 34, nov. 2006. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1338>. Acesso em maio 2012.

You might also like