You are on page 1of 3

VOC SABE QUAL A DIFERENA ENTRE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E BACHARELADO?

O que so os Cursos Superiores Tecnolgicos? Cursos superiores tecnolgicos, graduao tecnolgica ou simplesmente, cursos de tecnologia so denominaes de uma graduao com enfoque na prtica profissional e no desenvolvimento de tecnologias. Tm um tempo de durao menor (de 2 a 3 anos) e fornecem formao especfica, normalmente norteada para uma necessidade do mercado e, justamente por estes motivos, oferecem mais chances de uma rpida colocao no mercado de trabalho.

Os Cursos Tecnolgicos so cursos de graduao? Claro! Segundo o Decreto n 5.154, de 23/7/2004, so cursos de educao profissional tecnolgica de graduao. So, tambm, identificados por cursos superiores de tecnologia.

Quem pode se matricular nesses Cursos Tecnolgicos? So abertos a candidatos que tenham concludo o ensino mdio ou equivalente.

E quais as principais vantagens dos Cursos Tecnolgicos? Menor tempo de concluso; Menores investimentos financeiros (formao superior em menor tempo); Formao voltada para o mercado de trabalho; Maior especializao, menor generalizao, Acesso a programas de ps-graduao, tanto lato sensu quanto strictu sensu; entre outras.

Como se caracterizam os profissionais formados em cursos tecnolgicos? Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se tecnlogos e so profissionais de nvel superior, especializados em determinadas reas profissionais. Os tecnlogos possuem formao direcionada para aplicao, desenvolvimento e difuso de tecnologias, com formao em gesto de processos e capacidade empreendedora, sempre em sintonia com o mercado de trabalho. A organizao curricular dos cursos de graduao tecnolgica fundamenta-se nos princpios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualizao. Disciplinam os cursos superiores de

tecnologia os seguintes atos do Ministrio da Educao: Parecer CNE/CES 436/2001; Parecer CNE/CP 29/2002 e Resoluo CNE/CP 3/2002, contendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tecnolgico, alm do Decreto n 5.154/2004.

Os graduados em Cursos Tecnolgicos podem realizar cursos ou programas de psgraduao? Sim. Segundo o Artigo 44, inciso III, da Lei 9.394/1996, a educao superior abranger, entre outros, cursos e programas de ps-graduao, compreendendo mestrado, doutorado, especializao, aperfeioamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduao e que atendam s exigncias das instituies de ensino. Como os Cursos Tecnolgicos so cursos de graduao, os seus diplomados possuem a condio fundamental para prosseguimento de estudos na ps-graduao (lato ou stricto sensu).

Quais as razes do sucesso dos Cursos Tecnolgicos? Primeiro a atualizao permanente da estrutura curricular dos cursos, visando a atender a demandas do mercado de trabalho, esta uma exigncia regimental. Alm disso, leva ao cultivo do pensamento reflexivo, ao empreendedorismo e ao incentivo produo cientfica.

Qual a tendncia para os prximos anos? Como aconteceu nos Estados Unidos e outros pases, acredita-se que os Cursos Tecnolgicos ocupem um espao cada vez maior na graduao.

Qual a diferena entre Cursos Tecnolgicos e os Cursos Seqenciais? Os Cursos Seqenciais, em alguns casos, podem ser feitos sem vestibular e levam certificao de curso superior e no a diplomao em graduao. So cursos voltados para uma rea especfica de conhecimento e no permitem ao aluno realizar programas de ps-graduao stricto sensu, pois no conferem diplomao em cursos de graduao (artigo 44 da LDB). Cursos Seqenciais so cursos de formao especfica, que tm natureza de educao continuada.

Qual a diferena entre Cursos Tecnolgicos e o bacharelado? O bacharelado mais abrangente, mais geral. O Tecnolgico direcionado. Exemplo:

O bacharelado em Engenharia Ambiental (5 anos), generalista, destinado a capacitar profissionais para atuarem em qualquer demanda dentro da rea ambiental. Os cursos de graduao tecnolgica em Gesto Ambiental ou Saneamento Ambiental, por outro lado, formam para uma atuao reas especficas. Ambos tm enormes vantagens, cabendo ao vestibulando escolher por uma formao geral (Bacharelado) ou direcionada (Tecnolgico).

You might also like