You are on page 1of 32

Correia

Sistema Mecnicos Elementos de Mquina

1.0 Introduo
Segundo Virgil (1975), a correia o elemento flexvel, que pode ser composta de vrios materiais e formas, responsvel pela transmisso de rotao entre duas rvores paralelas ou reversas. Em sua forma mais simples, a transmisso por correias composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente. A transmisso de potncia no conjunto s se verifica possvel em decorrncia do atrito existente entre polia e correia. Para se obter este atrito, ,deve-se montar o conjunto com uma tenso inicial que comprimir a correia sobre a polia de forma uniforme. Entretanto, quando a transmisso est em funcionamento, observa-se que os lados da correia no esto mais submetidos mesma tenso; isso ocorre uma vez que a polia motriz traciona a correria de um lado (lado tenso) e a folga do outro (lado frouxo). Essa diferena de tenso verificada entre os lados tenso e frouxo da correia responsvel pelo fenmeno de deformao da mesma, tambm conhecido como "creep". Este fenmeno pode ser explicado da seguinte maneira: na polia motriz, a correia entra tensa e sai frouxa ; assim, medida que a correia passa em torno da polia, a tenso diminui, gradualmente e a correia sofre uma contrao tambm gradual. Em conseqncia disso, sai da polia um comprimento menor de correia do que entra, uma vez que a correia perde um pouco do seu alongamento ao mover-se em torno da polia. J na polia resistente, o fenmeno se repete, mas inversamente. Outro fenmeno que pode acontecer em transmisses por correias o deslize, sendo este conseqncia de uma tenso inicial insuficiente ou de uma sobrecarga excessiva no eixo resistente, o que causa uma compresso insuficiente da correia sobre a polia, no desenvolvendo o atrito necessrio entre elas. O deslize e o creep so fenmenos que se processam custa de potncia do eixo motor e que, portanto, diminuem o rendimento da transmisso. O creep um fenmeno inevitvel, conseqncia da elasticidade dos materiais, mas as perdas de potncia dele decorrentes so pequenas e no afetam de modo sensvel a qualidade da transmisso. Por outro lado, o deslize, quando excessivo, pode no somente diminuir apreciavelmente o rendimento da transmisso, mas tambm gerar calor capaz de danificar a superfcie da correia. O deslize pode ser evitado com a aplicao de uma tenso inicial correta na correia (.

1.1 - Vantagens da Utilizao das Corias


As principais vantagens encontradas em transmisses por correias acontecem em funo do elemento ser flexvel, no ter partes mveis e ter como princpio de transmisso o atrito. Assim, podemos citar como vantagens em relao a outros mtodos de transmisso:

Segurana: A transmisso por correias oferece proteo contra choques (em decorrncia do deslizamento), vibraes (em funo do elemento ser flexvel) e sobrecarga (tambm decorrente do deslizamento). No caso do
2

choque e/ou sobrecarga exceder a fora de atrito, ocorrer o deslizamento da correia, protegendo, assim, o sistema motor, o que no ocorre nas transmisses por correntes e engrenagens.

Economia : A transmisso por correias mais econmica que qualquer outro tipo de transmisso, tanto no custo da instalao quanto da manuteno, uma vez que o preo das correias fabricadas em srie no elevado, o mecanismo no exige lubrificao (como exigem correntes e engrenagens) e a substituio das correias gastas se faz fcil e economicamente. Tambm tem-se uma economia de tempo de parada de produo, uma vez que as correias podem ser substitudas de um modo cmodo e rpido. Versatilidade : As transmisses por correias podem ser projetadas com grandes redues ou grandes multiplicaes de rotaes e, numa mesma instalao, com uma nica correia, podem-se obter diferentes relaes de velocidades, bastando para isso colocar a correia, ora em um par, ora em outro par de polias. Alm disto, a transmisso de rotaes pode ser conseguida com rotaes no mesmo sentido ou em sentidos opostos (correias cruzadas). Comodidade : Uma transmisso est a salvo das vibraes que podem ser observadas nas transmisses por engrenagens. Isso se deve ao fato das correias serem flexveis.

1.2 - Desvantagens da Utilizao das Corias


As principais desvantagens encontradas em transmisses por correias so: Ocupam grandes espaos entre os eixos; Curtos perodos entre manutenes; Grau de escorregamento elevado, gerando baixo rendimento.

1.3 - Classificao das Correias

Segundo Virgil (1975), as correias podem ser classificadas quanto forma em: Plana Utilizada em rvores paralelas ou reversas.

Figura 01 Correia Plana. Fonte: Souza (2008)

Trapezoidal ou em V Utilizadas somente em rvores paralelas.

Figura 02 Correia Trapezoidal. Fonte: Souza (2008)

Correia Sincronizada (dentadas)

Figura 03 Correia Sincronizada. Fonte: Souza (2008)

Correia circulares.

E quanto ao material em:

Couro; Borracha; Tecido; Fita de ao; Nylon; Neoprene; Compostas.

2.0 - Dimensionamento da transmisso por correia plana


Segundo Murilo (1968), o projeto de transmisso por correia envolve ou a seleo da correia para transmitir uma certa potncia ou a determinao da potncia que pode ser transmitida por uma correia plana ou em V. No primeiro caso a incgnita a largura da correia enquanto no segundo , esta um elemento conhecido.Em ambos os casos, supe-se conhecida a espessura.

2.1 - Potncia transmitida por uma correia


Segundo Murilo(1968), a potncia transmitida por uma correia funo das tenses nos ramos da mesma e de sua velocidade. P= Onde:

(T1 T2 ).v 550

T1 = tenso no lado tenso, lb; T2 = tenso no lado fouxo, lb; V = velocidade da correia, p/s. P = potncia em hp.

A expresso apresentada a seguir permite determinar a tenso T2, em psi, quando conhecida a espessura e se deseja conhecer a largura.

1 .v 2 / g f. =e 2 .v 2 / g
Onde:

T1 = tenso mxima permissvel, psi; T2 = tenso no lado frouxo da coria, psi; w = peso por p de comprimento de uma correia que tenha 1pol2 de seo transversal; v = velocidade da correia, p/s; g = acelerao da gravidade, 32.2 p/s; f = coeficiente de atrito entre a correia e a polia; = ngulo de abraamento da coria na polia, radianos.

A seo transversal necessria de uma coria, quando no conhecida sua largura, e determinada por: T1 T2 = seo transversal necessria 1 2 Assim, a largura b ser = rea / espessura; A capacidade de transmisso de potncia de um par de polias determinada por aquela que apresentar o menor valor para a expresso ef..

2.2 - ngulo de abraamento Correia aberta - mesmo sentido de rotao

Figura 04 Correia Aberta. Fonte: Souza (2008)

Os ngulos de abraamento para uma correia aberta so dados por: Rr C Rr 2=180 + 2.arc sen C 1=180 2.arc sen

Correia cruzada - sentido de rotao opostos

Figura 05 Correia Cruzada. Fonte: Souza (2008)

Os ngulos de abraamento para uma correia aberta so dados por: 1= 2 = 180 + 2.arc sen
3.0

R+r C

- Dimensionamento das transmisso por correia em V

Segundo Melconian (2008), para dimensionar uma correia em Vso necessrios os seguintes dados: Tipo do motor; Potncia do motor; Rotao do motor; Tipo de mquina ou equipamento; Rotao da mquina ou equipamento; Distncia entre centros; Tempo dfe trabalho dirio da maquina;

3.1.0 Potncia Projetada (Pp)


Pp = Pmotor x Fs Onde: Pp = potncia projetada; Pmotor = potncia do motor; Fs= fator de servio.

3.1.1 Fator de servio (Fs)

O fator de servio determinado em funo da mquina conduzida, da maquina condutora e do tipo de servio, conforme ilustrado na tabela1.
Tabela 01 Fator de Servio. Fonte: Melconian (2008)

3.1.2 Perfil da Polia

O perfil da polia e determinado em funo da potncia projetada e da rotao do eixo mais rpido em (rpm), conforme ilustrado nos grficos 1 e 2 a seguir:
Grfico 1 Seleo de perfil de Correias Super HC. Fonte: Melconian (2008)

Grfico 2 Seleo de perfil de Correias Hi-Power. Fonte: Melconian (2008)

3.1.3 Dimetro das Polias

O dimetro das polias so determinados por meio das tabelas 2 (correias Super HC) e tabela 3 ( Correias Hi-PowerII), determina-se o dimetro menor em funo da potncia do motor(cv) e da rotao do eixo mais rpido.
Tabela 02 Dimetros Externos Mnimos Recomendados para Correia Super HC ( em Polegadas). Fonte: Melconian (2008)

Tabela 3 Dimetros Pitch Mnimos Recomendados para Correias Hi-PowerII ( em Polegadas). Fonte: Melconian (2008)

10

OBS: Para obter o dimetro da polia em mm, basta multiplicar o dimetro em polegadas por 25.4.

3.1.4 Relao de Transmisso

11

Figura 06 Ilustrao da Relao de Transmisso. Fonte: Melconian (2008)

maior D = =i menor d
Onde: = relao de transmisso; maior = rotao da polia motora; menor = rotao da polia movida; D = dimetro da polia maior em (mm); d = dimetro da polia menor em (mm).

3.1.5 Comprimento das correias


l =2.C+1.57.(D+d)+ Onde: C = comprimento da correia; D = dimetro da polia maior em (mm); d = dimetro da polia menor em (mm). l = comprimento da coria (mm); Atravs do comprimento da correia pode-se determinar a referncia da coria a ser utilizada atravs da tabela 4 ( correias Super Hc) e tabela 5 ( correias Hi-Power). (D d )2 4.C

Tabela 4 Comprimentos das Correias Super HC. Fonte: Melconian (2008)

12

Tabela 5 Comprimentos das Correias Hi-Power II. Fonte: Melconian (2008)

13

3.1.6 Ajuste da Distncia entre Centros

14

C=

l A h.( D d ) 2

Onde: A = comprimento de ajuste (mm); C = comprimento da correia (mm); h = fator de correoda distncia entre centros (tabela 6); D = dimetro da polia maior em (mm); d = dimetro da polia menor em (mm). C = Distncia entre centros (mm). O fator de correo da distncia entre centros obtido atravs da tabela 6 a seguir.

3.1.7 Comprimento de Ajuste da Correia (lA)


Consiste no comprimento da correia que no esta em contato com as polias. A=C-1.57.(D+D)
Tabela 6 Fator de Correo da Distncia Entre Centros (h) . Fonte: Melconian (2008)

3.1.8 Capacidade de transmisso por Correia


PPc= (Pb-Pa).fcc.fcac Onde; PPc = capacidade de transmisso de potncia por correia(cv); Pb = potncia bsica - (cv) determinado em funo do dimetro e da potncia do motor da polia motora (ver tabela 7 a tabela 14 ); Pa = potncia adicional - (cv) determinado em funo da potncia do motor e da relao de transmisso (ver tabela 7 a tabela 14); fcc = fator de correo do comprimento ( ver tabela 15 correias Super HC e tabela 16 correias Hi-Power); fcac = fator de correo do arco de contato ( ver tabela 17)

15

Tabela 7 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Hi-Power e Band HiPower II Perfil A . Fonte: Melconian (2008)

16

Tabela 8 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Hi-Power e Band HiPower II Perfil B . Fonte: Melconian (2008)

Tabela 9 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Hi-Power e Band HiPower II Perfil C . Fonte: Melconian (2008)

17

Tabela 10 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Hi-Power e Band HiPower II Perfil D . Fonte: Melconian (2008)

18

Tabela 11 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Hi-Power e Band HiPower II Perfil E . Fonte: Melconian (2008)

19

Tabela 12 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Super HC e PowerBand Super HC Perfil3V . Fonte: Melconian (2008)

20

Tabela 13 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Super HC e PowerBand Super HC Perfil5V . Fonte: Melconian (2008)

21

Tabela 14 Classificao de CV por Correia (mm) para Correia Super HC e PowerBand Super HC Perfil8V . Fonte: Melconian (2008)

22

Tabela 15 Fator de Correo de Comprimento de Correias Super HC . Fonte: Melconian (2008)

23

Tabela 16 Fator Correo de Comprimento de Correias HI-PowerII . Fonte: Melconian (2008)

24

Tabela 17 Fator Correo do Arco de Contato. Fonte: Melconian (2008)

25

3.1.9 Nmeros de Correias


O numero de correias necessrio para a transmisso obtido por meio: N= PP PPc

Onde: N = numero de correias PP = potncia projetada (cv); PPc = capacidade de transmisso de potncia por correia(cv);

3.2.0 Velocidade Perifrica da correia (VP)


VP = 1.r1 = 2.r2 VP =

.r1 .1 .r2 . 2 = 30 30

Onde: VP = velocidade perifrica (m/s); 1 =velocidade angular da polia 1 (rad/s); 2 =velocidade angular da polia 2 (rad/s); r1 = raio da polia 1; r2 = raio da polia 2; 1 = rotao da polia 1; 2 = rotao da polia 2; = constante trigonomtrica 3.1415.....

3.2.1 Velocidade Perifrica Mxima


26

Correias Super HC: v 33m/s Correias Hi-Power: v 30m/s Arco de Contato ou ngulo de abraamento (rad): rad =

. o 180

Onde : rad = arco de contato ou ngulo de abraamento (rad); = arco de contato ou ngulo de abraamento (graus);

3.2.2 Esforos na Transmisso

Figura 07 Esforos na Transmisso. Fonte: Melconian (2008)

Torque na Polia 1 Mt1 = 30.P .1

Torque na Polia 2 Mt2 = 30.P . 2

Fora Tangencial na Polia 1

27

FT = Fora Tangencial na Polia 2

2.Mt1 d1

FT =

2.Mt 2 d2

Fora motriz F1 e foca motriz F2 F1 = e..rad F2 F1 F2 = FT

Onde:

Fora Resultante F2 = (F1)2 + (F2)2 + 2.F1. F2.co

F = fora resultante (N); F1 = fora motriz (N); F2 = fora resistiva (N); FT = fora tangencial (N); e = base dos logaritmos neperianos e = 2,71...... = coeficiente de atrito (correia-polia); rad = arco de abraamento (rad).

3.2.3 Como Instalar Correias em V

28

Tabela 18 Como Instalar Correias em V. Fonte: Melconian (2008)

Tabela 19 Como Instalar Correias em V. Fonte: Melconian (2008)

29

4.0 Referencias

Melconian, S. Elementos de Mquinas.9ed. So Paulo: rica, 2008. 376p.

30

Faires, V.M. Elementos orgnicos de Mquinas .2ed. Rio de Janeiro: livros tcnicos e cientficos, editora S.A, v2, 2008. 639p. Murilo, P.R. Elementos orgnicos de Mquinas . Rio de Janeiro: livros tcnicos e cientficos, editora S.A, 1968. 579p.

EXERCCIOS

31

1 - Um ventilador acionado por uma motor que gira a 880 rpm. atravs de uma correia. Para esta transmisso, a correia escolhida de couro, de duas camadas, de 5/16 pol de espessura de 10 pol de largura. Os dimetros das polias motora e acionada, ambas so de ferro fundido, so respectivamente 14 pol e 54 pol. O coeficiente de atrito do couro no ferro fundido 0.35. A tenso mxima admissvel na correia de 350 psi. O pso especfico da correia de 0.035 lb/pol 3. Qual a potncia transmitida pela correia e seu comprimento. 2 Uma correia cruzada transmite 10 hp. A polia menor tem 10 pol de dimetro e gira a 1000 rpm. A relao de transmisso igual a 2 e a distncia entre centros de 50 pol.Deseja-se usar uma correia plana de pol de e espessura e tendo um coeficiente de atrito igual a 0.3. Sendo de 250 psi a tenso mxima admissvel na correia, determinar sua largura b e seu comprimento. Sendo peso especfico da correia igual a 0.035lb/pol3. 3 O compressor de ar da figura do tipo pisto, gira com relao c = 810 rpm, acionado por um motor eltrico de CA de induo, assicrono, trifsico, com potncia p = 1cv (0.7355 KW) e rotao m = 1730 rpm, sendo a distncia entre centros C = 600 mm.

Considerar: Servio normal 8-10h/dia; Utilizar correias Gates Hi-Power II, coeficiente de atrito correia polia = 0.25. Determinar para a transmisso: -O numero e a referncia da(s) correia(s) necessrias(s) para transmisso; -Os esforos atuantes na transmisso: fora motriz, fora resistiva e fora resultante.

32

You might also like