You are on page 1of 23

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTO E ECONOMIA

MARKETING

Comunicao e Multimdia

EVOLUO DA GOOGLE

Ricardo Antunes Gomes N 27306

Covilh, 2012

Introduo
No mbito da cadeira de comunicao e multimdia foi realizado um trabalho de investigao da evoluo grfica de uma marca, neste caso a marca escolhida foi a GOOGLE, apesar de o aspecto principal ser a evoluo grfica vo estar presentes neste trabalho outros tpicos que achei relevante de os colocar.

Google Sub-Servios Cronologia/Histria Porque tanto sucesso Curiosidades Evoluo Visual Logtipos Divertidos

Google

uma pgina em branco com um logtipo colorido e um pequeno espao para uma linha de texto representa o que existe de mais bem-sucedido na Internet. O site de busca GOOGLE. Mesmo quem no usa (ser que algum no usa?) a Internet conhece o GOOGLE, sabe que ele um mecanismo de busca, sabe que basta digitar um termo para procurar assuntos relacionados e de longe conhece o logtipo do servio. Se algum falar em Internet, vai ter que falar em GOOGLE, que hoje oferece muito mais que uma simples busca, oferecendo servios online, redes sociais, sistema de anncios e uma centena de outras funes e possibilidades. No exagero nenhum dizer que o GOOGLE j domina o mundo! Afinal um sistema de buscas sabe o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e lem. E tem mais: nenhuma outra empresa simboliza to bem e de forma to abrangente o incio do sculo 21 quanto o GOOGLE.

Sub-Servios

Pesquisa de Imagens

Servio de e-mail

Servio de mensagens/conversas

Navegador de Internet

Servio de mapa-mundo

Ferramentas Online Gratuitas

Servio de comparao de preos

Cronologia/Histria

1995 Surgimento da ideia 1998 Registaram a marca 1999 Em 21 de Setembro, o servio sai da fase de testes e a palavra BETA removida do logtipo. 2000 Lanamento do GOOGLE ADWORDS, um sistema revolucionrio de anncios, que logo geraria seus primeiros lucros para a empresa. Lanado no dia 23 de outubro para 350 clientes, o programa de anncios de auto-atendimento prometia ativao on-line com um carto de crdito, segmentao por palavraschave e avaliao de desempenho. Lanamento do GOOGLE TOOLBAR, a famosa barra de ferramenta do programa para ser instalada no navegador que permitia pesquisar sem visitar a pgina inicial do GOOGLE. 2001 Lanamento do GOOGLE IMAGE SEARCH, servio de busca de imagens na Internet, 2002 Aquisio no dia 17 de Fevereiro da empresa Pyra Labs, responsvel pelo desenvolvimento do BLOGGER, servio que oferece ferramentas e hospedagem para a criao de dirios electrnicos, conhecido popularmente como BLOGS. Lanamento do GOOGLE NEWS, servio que permite a busca de notcias na Internet. Lanamento do FROOGLE (mais tarde conhecido como GOOGLE SHOPPING), servio que permite fazer buscas por determinado produto ou realizar comparaes de preos. Lanamento do GOOGLE LABS, o site para apresentao de novas tecnologias ou servios que esto sendo desenvolvidos pelas equipes da empresa.

Lanamento do primeiro hardware do GOOGLE: uma caixa amarela (chamada de GOOGLE SEARCH APPLIANCE) atravs da qual as empresas podiam conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus prprios documentos. 2003 Lanamento do GOOGLE ADSENSE, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anncios de texto. Lanamento no dia 1 de Abril do programa de publicidade gratuita destinado a organizaes sem fins lucrativos para veiculao de campanhas de anncios gratuitos para suas causas. Lanamento no dia 17 de Dezembro do GOOGLE PRINT (agora conhecido como GOOGLE BOOK), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados atravs do contedo de bibliotecas e editoras.

2004 Lanamento do GMAIL (abreviao de GOOGLE MAIL), servio de correio electrnico que provocou uma revoluo na Internet ao oferecer 1 Gigabyte de espao aos usurios gratuitamente. Lanamento do GOOGLE SMS, permitindo que usurios realizem buscas diretamente de seus telemveis. Lanamento do GOOGLE DESKTOP SEARCH, um pequeno utilitrio para realizao de buscas rpidas e documentos armazenados em seus prprios discos rgidos usando a tecnologia GOOGLE. Lanamento do GOOGLE LOCAL, que oferecia listagens de negcios importantes, mapas e rotas. O servio acabaria sendo integrado ao GOOGLE MAPS, oferecendo mapas urbanos que permitem traar rotas entre pontos, localizar endereos e uma srie de outras possibilidades. Aquisio do PICASA, servio voltado para o gerenciamento e organizao de imagens. Criao do ORKUT, uma rede social filiada ao prprio GOOGLE, que surgiu com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter seus relacionamentos. Lanamento do Blog oficial do GOOGLE.

Inaugurao da famosa GOOGLE STORE. Desde sua inaugurao a loja, voltada para funcionrios, vendeu mais de 90.000 brinquedos, inclusive 10.472 lava-lamps e mais de 20.000 iois.

Lanamento da verso beta do GOOGLE ACADMICO, um servio gratuito que ajuda usurios a pesquisarem literatura acadmica, como por exemplo, artigos cientficos, teses, livros, pr-impresses, resumos e relatrios tcnicos. 2005 Lanamento do GOOGLE WEB ACCELERATOR, software para acelerar a navegao na Internet. Lanamento do GOOGLE TALK, um comunicador de mensagens instantneas e de VoIP bastante simples e eficiente. Ele permite que os usurios do Gmail conversem ou troquem mensagens instantneas gratuitamente com amigos de modo fcil e rpido usando um microfone de computador e alto-falantes (no preciso ter telefone). Lanamento do GOOGLE EARTH, servio de mapeamento baseado em imagens de satlite que combina visualizao de construes em 3D e terrenos com recursos de mapeamento e pesquisa do GOOGLE. O novo servio, apresentado no dia 28 de junho, permitia a localizao de pases, cidades e at ruas utilizando fotos de satlite de alta resoluo. O servio havia sido lanado em 2001 pela empresa Keyhole Inc., comprada pelo GOOGLE em 2004, com o nome de Earth Viewer. Lanamento, no dia 19 de maio, da Pgina Inicial Personalizada (agora conhecida como iGoogle) permitindo que as pessoas personalizem sua prpria pgina inicial do GOOGLE com mdulos de contedo escolhidos por elas. Lanamento da Pesquisa Google de Blogs, atravs da qual era possvel localizar postagens de blogs atuais e pertinentes sobre tpicos especficos por toda a imensa blogosfera.

Lanamento do GOOGLE READER, um leitor de feeds, apresentando oficialmente na conferncia Web 2.0, em So Francisco. Lanamento do GOOGLE TRANSIT. Os moradores da rea metropolitana de Portland, no estado do Oregon, agora podiam planejar suas viagens usando transporte pblico em um nico lugar. Lanamento no dia 15 de dezembro do Gmail para celular nos Estados Unidos. Lanamento do GOOGLE ANALYTICS, antes conhecido como Urchin, para medir o impacto de sites e campanhas de marketing na Internet.

Lanamento do BLOGGER MOBILE, permitindo aos blogueiros usar seus telefones celulares para postar e enviar fotos a seus blogs.

2006 Lanamento do GOOGLE VIDEO PLAYER, uma loja de vdeo, onde produtores de vdeos passam a definir preos e licenas de uso para seus contedos. Lanamento do GOOGLE CALENDAR, servio de agenda on-line que pode ser compartilhado. Lanamento do GOOGLE FINANCE, servio de informaes financeiras e econmicas. Lanamento do GOOGLE TRENDS, uma maneira de visualizar a popularidade de pesquisas ao longo do tempo. Lanamento do GOOGLE APPS, um pacote de aplicativos que inclui Gmail e Google Agenda, projetado para organizaes de todos os portes. Lanamento do GOOGLE CKECKOUT, servio de processamento de compras, semelhante ao PayPal. Aquisio do YOUTUBE, site que permite aos seus usurios carregarem, assistirem e compartilharem vdeos em formato digital. O site foi adquirido por US$ 1.6 bilhes. Aquisio da JOTSPOT, empresa especializada na criao de pginas feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis. Aquisio do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo) por US$ 100 milhes. Mais de 65 milhes pessoas usam diariamente os servios do sistema. A compra mostrou como os feeds se tornaram parte importante da distribuio de contedo na Internet. 2007 Incluso de informaes de trnsito no Google Maps para mais de 30 cidades nos Estados Unidos. Lanamento no dia 25 de maio do GOOGLE STREET VIEW, que permitia imagens panormicas de vrias ruas de algumas cidades americanas. O servio funciona da seguinte maneira: um carro passa fotografando o que est acontecendo de interessante em alguma rua ou quadra de uma cidade. Em 2010 Brasil, Irlanda e Antrtida foram includos no servio, agora disponvel em sete continentes. Lanamento do GOOGLE HOT TRENDS, utilitrio que permite ver o que as pessoas esto pesquisando em tempo real.

No Developer Day (Dia do Desenvolvedor), em 30 de maio, foi anunciado o GOOGLE GEARS (atualmente conhecido apenas como Gears), uma tecnologia de cdigo aberto para criar aplicativos web off-line.

Lanamento do GOOGLE TRANSLATE, servio gratuito de traduo instantnea de textos e sites. No ano seguinte o tradutor incluiu mais 10 idiomas (blgaro, croata, tcheco, dinamarqus, finlands, hindu, noruegus, polons, romeno e sueco), o que elevou o total para 23. Atualmente o servio oferece traduo instantnea para mais de 52 idiomas. 2008 Lanamento do GOOGLE CHROME, em verso beta (verso de testes), de um navegador em cdigo aberto com uma implantao mais rpida do interpretador Javascript, e adotando diversas funes na interface para facilitar a vida de quem usa aplicativos on-line. Em princpio, o browser, disponvel em 43 lnguas, poderia ser usado em 100 pases atravs de computadores que operavam o sistema operacional Windows. Futuramente, o navegador tambm foi adaptado para as verses Linux e Mac. Atualmente o GOOGLE CHROME, disponvel em mais de 50 idiomas, possui aproximadamente 25% de participao no mercado de navegadores. Em um evento de desenvolvedores, realizado no dia 12 de maio, a empresa mostrou uma prvia do GOOGLE FriendConnect, um conjunto de funes e aplicativos que permite aos proprietrios de sites adicionarem recursos sociais a seus sites, como cadastro, convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, alm de aplicativos criados pela comunidade de desenvolvedores do OpenSocial. Lanamento do ANDROID, sistema operacional para dispositivos mveis, que permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programao Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo GOOGLE. O GOOGLE havia comprado em 2005 a pequena empresa fundada pelo engenheiro Andy Rubin por estimados US$ 50 milhes. O que despertou o interesse do gigante foi o fato de Rubin desenvolver naquele momento um promissor sistema operacional para celulares, o Android. Existem atualmente mais de 100 mil aplicaes disponveis para Android, que detm mais de 43% de participao no mercado de sistemas operacionais. Estima-se que a receita do GOOGLE proveniente da publicidade mvel e da venda de aplicativos supere US$ 2 bilhes por ano.

2009 Lanamento do GOOGLE VOICE, recurso que funciona como um gerenciador de contatos, unificando nmeros telefnicos do usurio, como telefone comercial, de casa e mvel, em uma nica combinao. Lanamento do GOOGLE LATITUDE, servio que permite localizar amigos e visualizar suas localizaes atravs do Google Maps. O usurio tambm pode integrar o servio ao prprio celular, e ser rastreado via satlite. 2010 Lanamento do GOOGLE FONT API, um sistema para facilitar o uso de diferentes fontes em pginas web.

Lanamento do GOOGLE BUZZ, servio que incorporou ao Gmail funes de compartilhamento de fotos e vdeos, alm de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter. Apresentao da GOOGLE TV, com a proposta de levar a presena do GOOGLE para a sala de estar de milhes de consumidores, indo muito alm do universo dos computadores de mesa ou portteis. A nova plataforma une a Internet tradicional televiso permitindo a utilizao de inmeros recursos como a busca por filmes e shows e a possibilidade de assisti-los via cabo ou web; assistir a vdeos em Flash; ler notcias; enviar e-mails; e personalizar a tela inicial com seus canais e sites favoritos. O novo produto uma parceria entre o GOOGLE, Intel e a Sony. 2011 Lanamento da rede social GOOGLE+, que conta com todas as funcionalidades comuns a diversas outras redes sociais, como um mural para publicar mensagens, fotos, vdeos e links; lbum de fotos; verso para smartphones; etc. Lanamento do GOOGLE MUSIC, uma loja virtual onde os usurios podero comprar msicas pela Android Market, em um formato semelhante ao iTunes, da Apple, e compartilhar o contedo pelo Google+.

Porque tanto sucesso

Se h uma receita que explique o sucesso do GOOGLE essa: a empresa sabe desvendar os desejos de internautas do mundo todo. Com suas criaes, acabou revolucionando a maneira das pessoas lerem e-mails, procurarem novos caminhos e at conhecerem outras pessoas. O GOOGLE uma empresa de Internet muito, muito especial. Cresceu quando a bolha das empresas on-line estava murchando. Na primeira olhada, graficamente, a sua pgina no empolga. No h cores berrantes e bonecos falantes. O GOOGLE um sucesso de pblico e crtica, e seu charme est exatamente naquilo que no se encontra hoje no mundo virtual: simplicidade e objetividade. Nada paradoxalmente to simples e sofisticado como o servio de buscas GOOGLE. Por trs da aparncia simplista da interface se esconde um arsenal de tecnologia, como o sistema PageRank. Trata-se de um mecanismo que classifica os sites de acordo com a quantidade de links externos que apontam para ele. Em outras palavras, quanto mais links um site tiver em outros, maior seu grau de importncia no GOOGLE. Seja no Brasil, na Nova Zelndia, Alemanha ou Mxico, sua ferramenta gratuita de busca a mais acessada e garante praticamente boa parte da receita da empresa com a venda de anncios. Mas o GOOGLE ainda tem muito que lucrar com suas outras faces, ainda pouco disseminadas. Gratuitas, com exceo dos pacotes para grandes corporaes, as solues seguem a filosofia de reunir, organizar, compartilhar e divulgar informaes de maneira prtica e simples. Seguindo a tendncia de personalizao, pioneirismo e facilidades para seus usurios, combinado com o incentivo aos prprios funcionrios para pesquisa de novos produtos, alm de um apetite voraz para comprar empresas em todo o mundo, o GOOGLE j oferece mais de uma centena de aplicativos e servios online, dos mais complicados aos mais simples.

Afinal, levante a mo quem nunca usou pelo menos um dos mais conhecidos: Google Search, Gmail, Google Maps, Picasa, Google Earth, Google Vdeo, Youtube, Orkut, Blogger, Google Desktop, Google News e uma enorme lista que segue. Entre seus principais aplicativos ou servios, que prometem ajudar os usurios a organizar sua vida virtual, importante destacar:

Gmail Criado inicialmente com 1GB de espao de armazenagem, este servio gratuito de e-mail modificou o conceito de webmail e forou o mercado a se reinventar. Seu surgimento forou o Yahoo e a Microsoft, que ofereciam apenas 6MB e 2MB (1MB equivale a 1 milho de bytes) respectivamente, a aumentar a capacidade dos seus servios de mensagens para continuarem competitivas. O mesmo teve de ser feito por outros servidores pagos. Pouco tempo depois, o Gmail aumentou novamente o espao oferecido e assim sucessivamente a ponto de, hoje, cada usurio poder guardar 315 bytes por segundo em seu endereo virtual. Atualmente o servio possui mais de 193 milhes de usurios e oferece mais de 7.5 GB de espao de armazenamento.

Gtalk Para atrair ainda mais usurios, em agosto de 2005, as contas de e-mail do GOOGLE ganharam mais uma funcionalidade: um servio de mensagem instantnea. Com o Google Talk, as pessoas podiam usar gratuitamente o comunicador enquanto estavam na pgina do Gmail. O produto foi criado para competir diretamente com o MSN, da Microsoft, e o Yahoo Messenger, da Yahoo. De l para c, a ferramenta ganhou novas funcionalidades, como envio de documentos e integrao do site de relacionamento Orkut. A incluso da opo de udio e vdeo tambm fez com que a empresa entrasse em uma disputa com o comunicador Skype. Hoje em dia o aplicativo est disponvel em mais de 14 idiomas. Docs Esta ferramenta permite que pequenas empresas economizem com licenas de softwares para realizar tarefas simples de editar textos e planilhas. Com o Google Docs o usurio importa documentos, planilhas e apresentaes. Como os documentos so armazenados online, o acesso pode ser feito de onde ele estiver. Ou seja, se uma pessoa precisar modificar algum arquivo durante uma viagem para o exterior, ela consegue cumprir a tarefa at se estiver em uma lan house. Outra grande sacada da ferramenta permitir que os arquivos sejam compartilhados e alterados ao mesmo tempo por outros usurios do sistema.

Agenda Gerenciar tarefas e compartilhar contedo com outras pessoas. Essa a funo do Google Agenda, um gerenciador de tarefas que se integra conta dos usurios de e-mail do GOOGLE.

Com uma interface simples e organizada, permite acessos a recursos como compartilhar agendas, agregar contedo de outras agendas e controlar eventos. Os compromissos podem ser visualizados por dia, semana ou ms. Imagine marcar um encontro com os amigos ou uma reunio com algumas pessoas do trabalho por meio do aplicativo.

Para isso, basta incluir o evento na data desejada e permitir a incluso da informao na agenda por outros utilizadores.

Desktop O servio foi criado com o objetivo de simplificar a organizao de informaes. possvel fazer buscas de arquivos dentro do computador, em emails do Outlook/Outlook Express, arquivos do Word, Excel e PowerPoint e histrico de pginas visitadas na Internet. A ferramenta permite ainda que informaes sejam inseridas e compartilhadas pelos usurios do sistema e traz uma barra lateral personalizvel para acesso a outras sees, como a de notcias, meteorologia, fotos e e-mail. Maps Encontrar locais especficos, traar rotas de trfego e visualizar mapas: esse o papel do Google Maps. O servio disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto do planeta. A verso brasileira traz ainda o Local Business Center, ferramenta que permite o cadastro de empresas que queiram ser encontradas no sistema por qualquer usurio. Algumas empresas petrolferas, por exemplo, j utilizam a soluo para visualizar pontos estratgicos para pesquisas de novas bacias de petrleo. O servio est disponvel atualmente para 181 pases ao redor do mundo.

Earth Quando surgiu o Google Earth revolucionou a maneira como enxergamos o mundo. Com ele, possvel visualizar imagens de satlite, mapas, terrenos e construes em 3D. O sistema pode ser adaptado para necessidades corporativas no formato PRO.

Nesta verso, possvel realizar pesquisa e incluso de dados e restringir o acesso a elas. Como exemplo, a Eurodisney criou uma ferramenta interativa que proporciona aos clientes uma viagem tridimensional pelo destino turstico. A maioria das grandes cidades do planeta j est disponvel em imagens com resoluo suficiente para visualizar edifcios, casas ou mesmo detalhes mais prximos, como por exemplo, automveis. Todo o globo terrestre j est coberto com aproximao de pelo menos 15 quilmetros. Hoje em dia o servio est disponvel em mais de 40 idiomas.

Chrome O browser surgiu para competir com o Internet Explorer, da Microsoft, o Firefox, da Mozilla, e o Safri, da Apple. O navegador capaz de gerenciar vrios aplicativos independentes ao mesmo tempo, como acesso Internet, arquivos de msica, processador de texto e organizador de fotos.

Curiosidades

O nome

Em 1998, Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa BackRub precisa de um novo nome. Depois de algumas discusses, eles concordam com GOOGLE uma brincadeira com a palavra googol, inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemtico americano Edward Kasner, para designar o nmero 1 seguido de 100 zeros. possvel ver uma boa representao disso no rodap das pginas de busca do GOOGLE: o marcador de pginas de resultados consiste em um G com vrios o, de modo que a busca fique organizada. O uso do termo simbolizava a misso dos dois jovens de organizar a aparentemente infinita quantidade de informaes na web. A misso do GOOGLE era oferecer a melhor opo de busca na Internet tornando as informaes mundiais mais acessveis e teis. O GOOGLE comeou a utilizar nomenclaturas prprias no ms de junho de 1999, quando surgiu o termo Googler para designar os funcionrios da empresa. Depois surgiram outros termos internos derivados:

Noogler (novo Googler, ou seja, um novo funcionrio), Gaygler (funcionrio gay), Doogler (funcionrio que tem cachorro), Carpoogler (funcionrio que d ou pega
carona) e Greygler (funcionrio de uma certa idade). Verbo Googlar O verbo googlar (ou guglar), inspirado no ingls to google, um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca GOOGLE. A nova palavra uma evidncia clara da grande popularidade atingida pelo GOOGLE. A Sociedade Americana de Dialetos escolheu o verbo to Google como a palavra mais til de 2002.

A sede

A sede da empresa, desde maro de 2004, conhecida como GOOGLEPLEX, um enorme complexo composto por 30 prdios onde trabalham mais de 9 mil pessoas. Localizado em Mountain View (no endereo 1.600 da Amphitheatre Parkway), na Califrnia, seu nome a juno da palavra GOOGLE e COMPLEX (complexo). Porm h outra explicao: Googleplex o nome que designa o nmero 10 elevado ao googol. Trabalhar nesta sede completamente diferente do que trabalhar em qualquer outra. Os funcionrios podem utilizar a piscina a qualquer hora do dia ou da noite, e h at um salva-vidas de planto. E no s isso. H mesas de sinuca, videogames, cabeleireiros, academias, playground para os filhos de funcionrios, um campo de areia para jogar vlei e vias para locomoo de patinete ou Segway. Alm claro dos diversos restaurantes com comidas e bebidas vontade, para todos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cada funcionrio tem direito a duas refeies gratuitas por dia em uma das 11 cafeterias espalhadas pelo complexo. Alm das diversas opes de pratos oferecidos nestes locais, a empresa tambm dispe de diversas lanchonetes menores em que diversos lanches gratuitos esto disponveis.

Os funcionrios do complexo contam ainda com massagistas e podem levar at cachorros para o local de trabalho. As baias de trabalho dos funcionrios so bastante espaosas e confortveis. Cada um decora sua mesa como bem entender e, num ambiente super jovial e descontrado, o que no faltam so fones de ouvido: eles ouvem msica o dia inteiro. Perto do local do coffee break h espao nas paredes para quem tiver alguma idia e for desenvolv-la escrever, ou simplesmente anot-la para no esquecer. Quem possui carro pode at mesmo usar a estrutura da empresa para lav-lo gratuitamente e realizar trocas de leo. E tem mais: ambientalmente sustentvel, o complexo possui painis solares que poderiam iluminar mais de mil casas, alm do gramado de seus jardins serem aparados por 200 cabras. Uma empresa como o GOOGLE no poderia deixar de contar com uma espetacular conexo Internet.

H Wi-Fi disponvel por todo o complexo; ou melhor, por toda Mountain View. Isso mesmo: o GOOGLE instalou Internet sem fio, grtis, nos quatro cantos da cidade. Cada novo funcionrio que comea a trabalhar no complexo chamado de Noogler. Depois de pagar aluguel muitos anos, a empresa resolveu compr-la em definitivo da Silicon Graphics por US$ 319 milhes em 2006. Recentemente, com a ajuda da Marin Bee Company, a empresa instalou no campus o Hiveplex, quatro colmeias pintadas com as cores do GOOGLE, que em 2010 rendeu a primeira colheita de mel.

Evoluo Visual

Logtipos Divertidos

Consoante a procura que efectuamos o logtipo da marca altera a sua forma ficando mais curto ou mais comprido consoante o numero de resultados. E indica tambm a pgina actual com uma cor diferente.

Logotipos divertidos

Divertir-se com o logotipo corporativo e redesenh-lo de tempos em tempos impensvel em muitas empresas, mas, no GOOGLE, isso faz parte da marca e de sua filosofia. Irreverncia, criatividade e brincadeiras que costuma promover para seus usurios. O GOOGLE realmente uma empresa diferenciada. Por isso, o GOOGLE possui inmeros logotipos comemorativos (batizados oficialmente de GOOGLE DOODLES, que so os desenhos feitos sobre, ou usando como base o logotipo oficial da marca) referentes a feriados, datas e acontecimentos importantes como o Dia dos Pais, Dia das Mes, Dia de Aes de Graa, Natal, Ano Novo, 4th July (comemorao da independncia americana), entre outras. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversrio de Albert Einstein ou os cinqenta anos da descoberta do DNA, a equipe do doodle sempre encontra um jeito de celebrar esses eventos nicos com arte e muita criatividade. No dia 30 de agosto de 1998, o conceito de doodle se originou quando Larry e Sergey, os fundadores da empresa, brincaram com o logotipo corporativo para marcar a sua presena no festival

Burning Man, no deserto de Nevada. Um desenho simples de uma pessoa foi


colocado atrs da segunda letra o da palavra Google.

As informaes foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em vrias lnguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

You might also like