You are on page 1of 5

Universalismo Crstico - O Futuro das Religies

de Roger Bottini Paranhos

Estudo Dirigido

- Dever ser um projeto a nvel popular, no para iniciados. Ser algo novo, mas que estar implcito dentro do corao dos homens. No fundo, os homens que buscam a liberdade espiritual diro: Mas era isso que eu procurava durante toda a minha vida... Por isso que as religies no atendiam aos meus anseios!.
Rafael

Parte III O Grande Projeto


A Nova Conscincia - O Incio de uma Nova Era Rafael explica ao seu pai a diferena entre Religiosidade e Espiritualidade, depois, rene rica, Tadeu e Eduardo para expor as bases de seu revolucionrio projeto de compreenso espiritual.

Pg. 91 a 116.

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 3 O Grande Projeto


Religiosidade ou Espiritualidade?

No incio do terceiro milnio, o homem est demasiadamente afastado do verdadeiro Deus. O Criador lembrado somente por mero formalismo entre aqueles que no desejam se considerar abertamente ateus ou agnsticos. Na verdade, o esprito religioso da humanidade apenas uma crena social com o objetivo de perpetuar as tradies de seus ancestrais. Tudo mero simbolismo e formalismo, sem nenhuma introspeco verdadeira. A verdadeira busca pela Espiritualidade qualidade de poucos encarnados que se encontram "despertos" na matria. A grande maioria da humanidade est nesse perodo envolta em um profundo sono espiritual: escrava de sua prpria ignorncia quanto ao objetivo maior da vida.
Pg. 94

Todo homem que adquire a verdadeira sabedoria espiritual encontra a felicidade e transita pelo mundo em equilbrio. Felicidade no se resume somente ao conforto material. Depositar toda nossa f na vida em cima disso uma temeridade. Somos usufruturios dos bens que so somente de Deus. Se compreendermos isso, teremos uma vida feliz e confortvel, sem o apego que escraviza. S perde quem escravo do apego! Aquele que vive do emprstimo de Deus sabe que dando que se recebe e que seguimos um eterno fluxo de foras em que o Pai orienta a nossa caminhada. Viveremos o que tivermos que viver. Nada mudar isso! O importante sempre observar o aprendizado que o momento oferece. Vamos viver o dia de hoje, amando e respeitando nossos semelhantes . Isso nos tornar mais ricos do que possamos imaginar. O desenvolvimento espiritual nos torna pessoas melhores, mais calmas, mais equilibradas... Aquele que sabe estabelecer o equilbrio em sua vida torna-se verdadeiramente feliz.
Pg. 96

Ns fazemos parte de um grande plano divino. No somos apenas matria, que veio ao p e ao p retornar! Ns somos espritos imortais, uns mais amadurecidos do que outros, mas todos com uma nica meta: evoluir, tanto individualmente como dentro da imensa famlia universal. Somos filhos de um mesmo Pai, o Criador, portanto somos todos irmos; ou seja, temos responsabilidades com o mundo l fora. E no somente fazer caridade, dar um pedao de po, mas tambm a responsabilidade de despertar os nossos irmos para a realidade.
Pg. 97

As pessoas deveriam deixar suas religies de lado, pois elas nos levam a uma prejudicial acomodao, por causa de seus rituais e dogmas. As pessoas deveriam partir para a busca independente de crenas pr-estabelecidas, procurando, dentre todas as experincias religiosas, pinar aquilo que realmente as torne melhores e as conduza a uma compreenso mais ampla e verdadeira da eterna pergunta: quem somos ns, de onde viemos e para onde devemos seguir?
Pg. 98

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 3 O Grande Projeto As agremiaes de toda natureza so compostas de homens, e no apenas de ideias. Se os seguidores mantivessem na ntegra os ensinamentos de seus lderes, o mundo j teria encontrado a paz e a harmonia. uma pena que os homens se prendam s suas prprias verdades e procurem somente imp-las aos demais, atravancando o debate e o caminho do progresso. Com o passar do tempo, sempre uma nova verdade se revela, porm o retrgrado jamais a aceita! As religies como se apresentam nos dia atuais somente atraem pessoas que necessitam de amparo espiritual, aquelas pessoas que no sabem mais como se socorrer para salvar as suas vidas do caos em que se encontram. So rarssimos aqueles que procuram realmente espiritualizar-se em meio ao modelo religioso atual.
Pg. 98-99

No basta crer e adorar; preciso viver os ensinamentos de Jesus. E para isso fundamental termos conscincia e real compreenso de Sua mensagem. S assim nos tornaremos melhores. O que se v por todo o lado so pessoas que se dizem fiis a Jesus, mas negam o perdo at mesmo aos seus irmos de sangue. Proclamam o amor de Jesus, mas so os primeiros a atacar ferrenhamente as opinies adversas a respeito da mensagem do divino Mestre!
Pg. 105

Devemos buscar um roteiro para autoconscientizao espiritual. No precisamos de algum para nos dizer o que fazer. A mensagem dos mestres est a para todo mundo tomar conhecimento e traar o seu prprio roteiro de evoluo rumo luz do Cristo. Se formos seguir um guru ou lder religioso estaremos sendo influenciados pela sua viso e no bebendo diretamente na fonte dos grandes mestres, como Jesus, Buda, Krishna, Moiss, Maom, Zoroastro, etc. Eles no desejaram fundar religies dogmticas. Desceram ao mundo fsico para traar um roteiro de Luz, na qualidade de divinos professores. Jamais eles procuraram colocar cabresto, pois compreendiam a necessidade do livre-arbtrio para a aquisio individual de conscincia espiritual. Alguns traaram regras sociais, mas no campo da espiritualizao eles deixaram nas mos dos homens a escolha entre o cu e o inferno.
Pg. 107-108

Universalismo Crstico Deve-se sempre deixar claro que este novo pensamento no trata de uma nova religio, e sim de um novo mtodo de compreenso espiritual. Somente trabalhando de forma independente s religies que atingiremos o grande pblico. Em relao ao nome deste novo pensamento: Universalismo Crstico: Universalismo porque abrigar a sabedoria de todas as religies, filtrando o que h de melhor em cada uma delas e, ao mesmo tempo, promovendo um avano nesses conceitos milenares, e Crstico porque resumir a mensagem de todos os avatares da Terra que foram inspirados pela luz do Cristo Planetrio.
Pg. 109-110

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 3 O Grande Projeto

O termo Crstico no vem de Jesus Cristo. Jesus e o Cristo no so o mesmo esprito, Jesus foi um dos diversos mdiuns do Cristo, que a entidade espiritual responsvel pela evoluo do planeta Terra. O Logos Planetrio no tem corpo espiritual. Devido sua extraordinria evoluo espiritual, ele no possui mais condies de habitar um corpo fsico. Ele onipresente! O Cristo se manifesta em todo o planeta, interpenetrando-o, assim como Deus. O Cristo o representante mximo de Deus na Terra e os avatares, como Jesus, so entidades angelicais que foram mdiuns do Cristo para fazer brilhar na Terra a mensagem de Deus, entre Diversas culturas, durante vrias pocas.
Pg. 110-111

O Universalismo Crstico definido sobre trs alicerces principais: I O amor ao prximo como a si mesmo buscando cultivar as virtudes morais de forma verdadeira e incondicional, refletindo diretamente o amor do prprio criador. uma verdade absoluta que j foi aceita por todas as religies e por aqueles que buscam a Deus, mesmo que de forma independente. A crena na reencarnao do esprito e no carma, pois sem eles no h Justia Divina. Muitas religies que no so reencarnacionistas no aceitaro tal pilar, razo pela qual dever ser uma verdade relativa, ainda passvel de debates e polmicas. Esse alicerce, quando comprovado definitivamente pela cincia e pelos debates ser de importncia fundamental para modificarmos a crena espiritual do mundo ocidental. A busca incessante pela sabedoria espiritual aliada ao progresso filosfico e cientfico com o objetivo de promover a evoluo integral da humanidade. Trata-se de um mecanismo de manter o UC sempre em evoluo, jamais se tornando sectrio ou rotulado por alguma religio.
Pg. 112-113

II

III

O mais interessante dos pilares a simplicidade do mecanismo. Apenas trs alicerces e espao livre para debate. Algo sem lugar para os tradicionais donos da verdade. Sem dogmas, sem rituais, sem verdades definidas por gurus de natureza suspeita ou ento por informaes milenares que j no atendem mais s necessidades atuais. O que verdade hoje poder ser uma meia verdade amanh, porque a humanidade est sempre em constante evoluo. O que hoje acreditamos ser o mximo da sabedoria, dentro de 10 ou 20 anos ser um plido esboo dessa verdade. Todo aquele que apresentar crenas embasadas em estudos srios, ser ouvido com ateno e carinho. O objetivo disso no realizar uma competio ou uma guerra de ideologias espirituais, mas confrontar o homem com a sua prpria crena, de forma racional. 4

Estudo dirigido do livro Universalismo Crstico Parte 3 O Grande Projeto A comunicabilidade dos espritos j existia antes de Allan Kardec, s que ningum tinha organizado esses conceitos como o fez o grande mestre esprita. isso que apresentamos: uma metodologia para o verdadeiro pensamento espiritual universalista. Teremos atingido plenamente nosso objetivo quando a humanidade deixar de ser escrava de suas religies e buscar verdadeiramente se espiritualizar, independente de dogmas e rituais.
Pg. 114-115

Temos que derrubar duas percepes errneas. A primeira provar aos leigos que no estamos falando de religio, mas procurando promover a espiritualizao do mundo. A segunda fazer com que os religiosos entendam que no estamos defendendo uma religio alternativa, mas quebrado o velho paradigma espiritual da submisso a crenas para construir a viso do futuro, que a busca da espiritualidade individual, a autoconscientizao espiritual. Somente a verdade, e sua conscincia plena que liberta. Sigamos a orientao do mestre Jesus: Conhecei a verdade e a verdade vos libertar.
Pg. 116

Os grandes mestres nos orientam, nesse primeiro momento, busca de um Universalismo Religioso, com o objetivo de unirmos foras para a construo desse novo modelo espiritual, que ser, na verdade, uma grande filtragem de todas as religies, obtendo o que h de melhor em cada uma, para depois buscarmos, atravs de estudos e experimentaes, uma libertao total das amarras religiosas que escravizam a humanidade, ao invs de libert-la. Assim sendo o que proposto no um sincretismo religioso. A tolerncia e respeito a todos os credos religiosos um principio que j deveria ter sido atingido na Era de Peixes. A religio universal da Nova Era no dever ser apenas um multi-culturalismo, onde todos pensam conforme a sua religio e sero respeitados por isto. Este padro religioso j foi definido e parcialmente conquistado. A proposta para a Nova Era libertar-se de tradies, ritos e dogmas que foram importantes e necessrios em seu tempo, promovendo a evoluo de seus adeptos, mas que hoje em dia apenas afastam as mentalidades modernas das religies. O ceticismo de muitos jovens hoje em dia reside mais em seu descrdito aos mtodos religiosos ultrapassados, do que propriamente em relao a sua falta de f e respeito aos assuntos de ordem espiritual. Talvez esses espritos recentemente encarnados sejam at mesmo mais evoludos do que os espiritualistas mais esclarecidos, s que as suas mentes sagazes aguardam a compreenso espiritual da Nova Era, mais moderna, racional e esclarecedora. O novo padro espiritual do terceiro milnio, o Universalismo Crstico, deve ser visto no como uma salada de religies, porm como a unio de todos aqueles que sentem a luz de Deus em seus coraes convidando-os a construo de um mundo melhor. E devemos lembrar sempre que evoluo significa: movimento ou deslocamento gradual e progressivo em determinada direo. No nosso caso, em direo luz e ao amor do Cristo. Roger Bottini Paranhos A caminho da Nova Era

You might also like