You are on page 1of 2

TRATAMENTO DE GUAS INDUSTRIAIS

Praticamente todos os tipos de indstrias necessitam de gua potvel ou para utilizao no processo industrial, na obteno de seus produtos. notria a importncia da preparao conveniente da gua para a indstria e, alm disso, os rejeitos de guas industriais constituem um problema complicado e difcil. As impurezas da gua podem dar origem a srios problemas operacionais, causados pela formao de depsitos, corroso de metais, espumas em sistemas geradores de vapor e lodo microbiolgico e deteriorizao de madeiras em sistemas de refrigerao de gua. Outro srio problema que as indstrias se deparam quanto a interferncia do uso de guas fora de especificao na obteno de seus produtos durante a industrializao, desta forma, torna-se necessrio atender as exigncias de qualidade da gua em cada processo em particular. As quantidades e a natureza dos constituintes presentes em guas variam, principalmente em funo da gua do solo de onde so originrias, das condies climticas e do grau de poluio que lhes conferido, especialmente pelos despejos municipais e industriais. Para avaliar a qualidade de uma gua no preciso se conhecer todos os constituintes nela presentes. As impurezas das guas que se destinam ao uso na indstria, bem como para fins potveis, geralmente so: Dureza total, composta por bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos de clcio e magnsio; Alcalinidade total, devido a bicarbonatos de clcio, magnsio e sdio; Sulfatos, geralmente presentes como sulfatos de clcio, magnsio e sdio; Slica solvel, tambm chamada de reativa, est presente na forma de cido silcico e silicatos solveis; Cloretos, presentes na forma de cloretos de sdio, magnsio e clcio; Gs carbnico, apresenta-se dissolvido nas guas brutas; Oxignio, est dissolvido presente na forma de O2 Amonaco, apresenta-se muitas vezes dissolvidos nas guas ou combinado na forma de compostos orgnicos; Gs sulfdrico, gs este no freqente, embora possa ser encontrado na forma livre de H2S; Ferro, presente na forma de bicarbonatos; Mangans, presente na forma de bicarbonatos; Matrias em suspenso (quantidades avaliadas por turbidez e cor), geralmente constitudas de argila, areia, lama, leos, matria orgnica, slica coloidal, cidos hmicos e flvicos (resultante da decomposio de vegetais) e organismos como bactrias e esporos; Slidos totais dissolvidos.

BiocaneQumicaIndustrialLtda. RuaKinitiMori,50,DistritoIndustrialUninortePiracicabaSP CEP:13405971/CaixaPostal:1379Tel::(19)34135066/34212080 www.biocane.com.br/biocane@biocane.com.br

O processo de clarificao de guas engloba fundamentalmente: 1. Clorao: utilizada para oxidar matrias orgnicas, destruindo a formao de microorganismos que inibem a formao de flocos. So empregados o cloro na forma gasosa (difcil manuseio e requer equipamentos apropriados), ou compostos clorados como os hipocloritos. A ao antimicrobiana do cloro devido a formao do cido hipocloroso, quando o cloro livre reage com a gua. Cl2 + H 2O HCl + HClO Hipocloritos sofrem hidrlise formando cido hipocloroso, o qual decomposto liberando oxignio nascente.

3. Floculao: ocorre em agitao lenta e objetiva agregar as partculas coloidais neutralizadas na coagulao. O emprego dos POLMEROS BIOCANE torna as partculas maiores e de maior peso, resultando numa rpida velocidade de sedimentao. 4. Sedimentao: evidenciado pela decantao das impurezas agrupadas (flocos). 5. Filtrao: consiste na passagem de gua por filtros para remoo de slidos suspensos. Essa operao puramente mecnica, executada por filtros que funcionam por gravidade ou sob pesso. 6. Troca inica: de acordo com a finalidade do uso da gua, so ainda empregados o processo de abrandamento e desmineralizao, que consiste na utilizao de resinas trocadoras de ons.

HClO HCl + O
Os microorganismos so destrudos pela ao do oxignio nascente, que um potente agente oxidante. 2. Coagulao: tem como objetivo reduzir o potencial zeta, ou seja, neutralizar as cargas eltricas das partculas. Ocorre com a adio dos COAGULANTES e FLOCULANTES BIOCANE com rpida agitao inicial.

BiocaneQumicaIndustrialLtda. RuaKinitiMori,50,DistritoIndustrialUninortePiracicabaSP CEP:13405971/CaixaPostal:1379Tel::(19)34135066/34212080 www.biocane.com.br/biocane@biocane.com.br

You might also like