You are on page 1of 2

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Filosofias Humanas Curso de Graduao em Cincias Sociais Introduo Sociologia SPO7103 Aluno: Willian de Souza Professora: Dra. Maria Soledad Orchard 2 Avaliao Escrita Respostas

1.2 - No que diz respeito natureza da sociedade e sua direo se resumiam a uma
nica verso com duas opinies: os que acreditavam no progresso, que estavam fortemente ligados a ideias iluministas racionalistas, e os que no acreditavam, que basicamente se baseavam em criticas negativas ao iluminismo (p. 36). De fato, os apoiadores do progresso tinham um pensamento extremante secularizado, com bases no racionalismo, materialismo e empirismo. O que triunfava entres estes era o pensamento liberal burgus, altamente individualista, em busca da felicidade pessoal, sendo a felicidade do maior numero de pessoas o objetivo da sociedade (p. 327). Nas palavras de Hobsbawm, Acreditavam que a sociedade humana e o homem individualmente podiam ser aperfeioados pela mesma aplicao da razo, e que estavam destinados a seu aperfeioamento na histria (p. 326).

1.3 - Aps um tempo, percebeu-se que os ideais iluministas j entravam em


contradio. Percebia-se que a liberdade, igualdade e fraternidade no atingiram a todos. A revoluo industrial e o capitalismo faziam com que o trabalhador fosse explorado. Desse modo, a felicidade da maioria no acontecia como se esperava. Assim, as ideias socialistas vieram com fora, afirmando que o progresso estava alm do capitalismo. A busca da felicidade intil individualmente, pois o homem naturalmente um ser comunitrio.

2.2 - Polanyi, sobre a auto-regulamentao do mercado, afirma que h mercados para


todos os componentes da indstria, no apenas pata os bens (sempre incluindo servios), mas tambm para o trabalho, a terra e o dinheiro, sendo seus preos chamados, respectivamente, preos de mercadorias, salrios, aluguel e juros. (p. 90). Tais componentes so essenciais numa economia de mercado, no sendo nada mais do que os prprios seres humanos nos quais consistem todas as sociedades, e o ambiente natural no qual elas existem.. Entretanto, por mais que cada componente aparea no mercado para ser vendido e sujeito ao mecanismo de oferta e procura, intermediado atravs do preo, trabalho, terra e dinheiro no so mercadorias, pois no podem ser produzidos. Simplificadamente, trabalho apenas uma atividade humana, terra apenas a natureza e dinheiro apenas o smbolo do poder de compra.

2.4 - Atravs das convenes do desenvolvimento sustentvel e da responsabilidade


social corporativa, que tem o poder de arrancar um compromisso das partes para a sua estrita observncia (p. 219), percebeu-se que a no observao de tais convenes causariam impactos negativos aos negcios. Dessa forma, Vinha trabalha com a hiptese de que est se processando uma reviso do modelo tradicional de firma, que caminha no sentido de internalizar cada vez mais as estratgias de responsabilidade

social (p. 221). Assim, as empresas cada vez mais se preocupam em ter uma identidade satisfatria e tica perante a sociedade, buscando valores ambientais, princpios de solidariedade, cooperao, confiana, e no somente o aumento da produtividade e lucros.

You might also like