You are on page 1of 35

Historia da umbanda

Escrever sobre Umbanda sem citarmos Zlio Fernandino de Moraes praticamente impossvel. Ele, assim como Allan Kardec, foram os intermedirios escolhidos pelos espritos para divulgar a religio aos homens. Zlio Fernandino de Moraes nasceu no dia 10 de abril de 1891, no distrito de Neves, municpio de So Gonalo - Rio de Janeiro. Aos dezessete anos, quando estava se preparando para servir as Foras Armadas atravs da Marinha, aconteceu um fato curioso: comeou a falar em tom manso e com um sotaque diferente da sua regio, parecendo um senhor com bastante idade. A princpio, a famlia achou que houvesse algum distrbio mental e o encaminhou ao seu tio, Dr. Epaminondas de Moraes, Diretor do Hospcio de Vargem. Aps alguns dias de observao e no encontrando os seus sintomas em nenhuma literatura mdica, sugeriu famlia que o encaminhassem a um padre para que fosse feito um ritual de exorcismo, pois desconfiava que seu sobrinho estivesse possudo pelo demnio. Procuraram, ento, tambm um padre da famlia que aps fazer ritual de exorcismo no conseguiu nenhum resultado. Tempos depois Zlio foi acometido por uma estranha paralisia, para o qual os mdicos no conseguiram encontrar a cura. Passado algum tempo, num ato surpreendente Zlio ergueu-se do seu leito e declarou: "Amanh estarei curado". No dia seguinte comeou a andar como se nada tivesse acontecido. Nenhum mdico soube explicar como se deu a sua recuperao. Sua me, D. Leonor de Moraes, levou Zlio a uma curandeira chamada D. Cndida, figura conhecida na regio onde morava e que incorporava o esprito de um preto velho chamado Tio Antnio. Tio Antnio recebeu o rapaz e fazendo as suas rezas lhe disse que possua o fenmeno da mediunidade e deveria trabalhar com a caridade. O Pai de Zlio de Moraes, Sr. Joaquim Fernandino Costa, apesar de no freqentar nenhum centro esprita , j era um adepto do espiritismo, praticante do hbito da leitura de literatura esprita . No dia 15 de novembro de 1908, por sugesto de um amigo de seu pai, Zlio foi levado a Federao Esprita de Niteri. Chegando na Federao e convidados por Jos de Souza, dirigente daquela Instituio, sentaram-se mesa. Logo em seguida, contrariando as normas do culto realizado, Zlio levantou-se e disse que ali faltava uma flor. Foi at o jardim apanhou uma rosa branca e colocou-a no centro da mesa onde realizava-se o trabalho. Tendo-se iniciado uma estranha confuso no local, ele incorporou um esprito e simultaneamente diversos mdiuns presentes apresentaram incorporaes de caboclos e pretos velhos. Advertidos pelo dirigente do trabalho, a entidade incorporada no rapaz perguntou: " Por que repelem a presena dos citados espritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens? Seria por causa de suas origens sociais e da cor?" Aps um vidente ver a luz que o esprito irradiava perguntou:

" Por que o irmo fala nestes termos, pretendendo que a direo aceite a manifestao de espritos que, pelo grau de cultura que tiveram quando encarnados, so claramente atrasados? Por que fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuta e a sua veste branca reflete uma aura de luz? E qual o seu nome meu irmo?" Ele responde: Se julgam atrasados os espritos de pretos e ndios, devo dizer que amanh estarei na casa deste aparelho, para dar incio a um culto em que estes pretos e ndios podero dar sua mensagem e, assim, cumprir a misso que o plano espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque no haver caminhos fechados para mim." O vidente ainda pergunta: " Julga o irmo que algum ir assistir a seu culto?" Novamente ele responde; Colocarei uma condessa em cada colina que atuar como porta-voz, anunciando o culto que amanh iniciarei." Depois de algum tempo todos ficaram sabendo que o jesuta que o mdium verificou pelos resqucios de sua veste no esprito, em sua ltima encarnao foi o Padre Gabriel Malagrida. No dia 16 de novembro de 1908, na rua Floriano Peixoto, 30 Neves So Gonalo RJ, aproximando-se das 20:00 horas, estavam presentes os membros da Federao Esprita , parentes, amigos e vizinhos e do lado de fora uma multido de desconhecidos. Pontualmente s 20:00 horas o Caboclo das Sete Encruzilhadas desceu e usando as seguintes palavras iniciou o culto: Aqui inicia-se um novo culto em que os espritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram no encontram campo de ao nos remanescentes das seitas negras, j deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiaria, e os ndios nativos da nossa terra, podero trabalhar em benefcios dos seus irmos encarnados, qualquer que seja a cor, raa, credo ou posio social. A prtica da caridade no sentido do amor fraterno ser a caracterstica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo". Aps estabelecer as normas que seriam utilizadas no culto e com sesses dirias das 20:00 s 22:00 horas, determinou que os participantes deveriam estar vestidos de branco e o atendimento a todos seria gratuito. Disse tambm que estava nascendo uma nova religio e que chamaria Umbanda. O grupo que acabara de ser fundado recebeu o nome de Tenda Esprita Nossa Senhora da Piedade e o Caboclo das Sete Encruzilhadas disse as seguintes palavras: Assim como Maria acolhe em seus braos o filho, a tenda acolher aos que a ela recorrerem as horas de aflio; todas as entidades sero ouvidas, e ns aprenderemos

com aqueles espritos que souberem mais e ensinaremos aqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas e nem diremos no, pois esta a vontade do Pai". Ainda respondeu perguntas de sacerdotes que ali se encontravam em latim e alemo. Caboclo foi atender um paraltico, fazendo este ficar curado. Passou a atender outras pessoas que havia neste local, praticando suas curas. Nesse mesmo dia incorporou um preto velho chamado Pai Antnio, aquele que, com fala mansa, foi confundido como loucura de seu aparelho e com palavras de muita sabedoria e humildade e com timidez aparente, recusava-se a sentar-se junto com os presentes mesa dizendo as seguintes palavras: "- Ngo num senta no meu sinh, ngo fica aqui mesmo. Isso coisa de sinh branco e ngo deve arrespeit". Aps insistncia dos presentes fala: Num carece preocup no. Ngo fica no toco que lug di ngo". Assim, continuou dizendo outras palavras representando a sua humildade. Uma pessoa na reunio pergunta se ele sentia falta de alguma coisa que tinha deixado na terra e ele responde: Minha caximba, ngo qu o pito que deixou no toco. Manda mureque busc". Tal afirmativa deixou os presentes perplexos, os quais estavam presenciando a solicitao do primeiro elemento de trabalho para esta religio. Foi Pai Antonio tambm a primeira entidade a solicitar uma guia, at hoje usadas pelos membros da Tenda e carinhosamente chamada de"Guia de Pai Antonio". No outro dia formou-se verdadeira romaria em frente a casa da famlia Moraes. Cegos, paralticos e mdiuns que eram dado como loucos foram curados. A partir destes fatos fundou-se a Corrente Astral de Umbanda. Aps algum tempo manifestou-se um esprito com o nome de Orix Mal, este responsvel por desmanchar trabalhos de baixa magia, esprito que, quando em demanda era agitado e sbio destruindo as energias malficas dos que lhe procuravam. Dez anos depois, em 1918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, recebendo ordens do astral, fundou sete tendas para a propagao da Umbanda, sendo elas as seguintes:

Tenda Esprita Nossa Senhora da Guia Tenda Esprita Nossa Senhora da Conceio Tenda Esprita Santa Brbara Tenda Esprita So Pedro Tenda Esprita Oxal Tenda Esprita So Jorge Tenda Esprita So Jernimo

As sete linhas que foram ditadas para a formao da Umbanda so: Oxal, Iemanj, Ogum, Ians, Xang, Oxossi e Exu. Enquanto Zlio estava encarnado, foram fundadas mais de 10.000 tendas a partir das acima mencionadas. Zlio nunca usou como profisso a mediunidade, sempre trabalhou para sustentar sua famlia e muitas vezes manter os templos que o Caboclo fundou, alm das pessoas que se hospedavam em sua casa para os tratamentos espirituais, que segundo o que dizem parecia um albergue.

Nunca aceitar a ajuda monetria de ningum era ordem do seu guia chefe, apesar de inmeras vezes isto ser oferecido a ele. O ritual sempre foi simples. Nunca foi permitido sacrifcios de animais. No utilizavam atabaques ou qualquer outros objetos e adereos. Os atabaques comearam a ser usados com o passar do tempo por algumas das Tendas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, mas a Tenda Nossa Senhora da Piedade no utiliza em seu ritual at hoje. As guias usadas eram apenas as determinadas pelas entidades que se manifestavam. A preparao dos mdiuns era feita atravs de banhos de ervas e do ritual do amaci, isto , a lavagem de cabea onde os filhos de Umbanda fazem a ligao com a vibrao dos seus guias.

Aps 55 anos de atividade, entregou a direo dos trabalhos da Tenda Nossa Senhora da Piedade a suas filhas Zlia e Zilmia, as quais at hoje os dirigem. Mais tarde, junto com sua esposa Maria Isabel de Moraes, mdium ativa da Tenda e aparelho do Caboclo Roxo, fundaram a Cabana de Pai Antonio no distrito de Boca do Mato, Cachoeira do MacacRJ. Eles dirigiram os trabalhos enquanto a sade de Zlio permitiu. Faleceu aos 84 anos, no dia 03 de outubro de 1975.

Smbolo da Umbanda Dentro da historia

O smbolo que verdadeiramente representa a Religio de Umbanda :

F: Representada pela cruz: Formada pela interseco de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, a cruz representa o quaternrio espiritual e neutro. Aqui, o Princpio Divino e a Terra esto combinados em harmonia. A cruz representa os 04 principais elementos: Terra, Ar, Fogo e gua. o centro do mundo e por isso o ponto de comunicao entre o Cu e a Terra. tambm um smbolo do homem universal, arquetpico, capaz de harmoniosas e infinitas expanses tanto no plano vertical quanto no horizontal; a linha vertical celestial, espiritual e intelectual, positiva, ativa e masculina enquanto a horizontal o mundano, racional, passivo, e negativo e feminino culminando na cruz inteira que forma o andrgino primordial. Em termos cristos, a salvao atravs do sacrifcio de Cristo; redeno; expiao, renovao, perdo e f. A cruz tambm representa a aceitao da morte ou sofrimento e sacrifcio. A cruz simboliza o Crucificado, o Cristo, o Salvador, o Verbo. Ela mais do que uma figura de Jesus, ela se identifica com sua histria humana, com a sua pessoa. Apontando para os quatro pontos cardeais, a cruz a base de todos os smbolos de orientao, nos diversos nveis de existncia do homem. A cruz o mais totalizante dos smbolos. A cruz , ento, o smbolo da glria eterna, da glria conquistada pelo sacrifcio e culminando em uma felicidade exttica. Esperana: Representando pela ncora. A ncora considerada um smbolo de firmeza, esperana, tranqilidade, salvao, estabilidade, boa sorte, segurana e fidelidade. Representa a parte estvel do nosso ser, aquela que, em meio a tempestades, capaz de manter a firmeza. Caridade: Representando pelo corao. O corao o lugar do ser fsico e espiritual e representa a sabedoria central do sentimento em oposio sabedoria-cabea da razo. compaixo e compreenso, ddiva e complexo. o smbolo para o amor, conhecido como a assento das emoes e sinnimo das afeies.

Todos os umbandistas deveriam ter esse smbolo bordado em seus uniformes, pois caracteriza o que a Umbanda em sua essncia e na realidade do seu dia-a-dia.

A tenda

A corrente de trabalho Tenda maria Conga vem atuando recentemente, contamos com uma casa aberta para atender a todos que desejam freqentar nosso terreiro (Tenda). Respeitamos e entendemos as necessidades de todas as linhas de trabalho e por este motivo trabalhamos com as falanges da direita e da esquerda tambm, porm visando sempre o trabalho para o bem espiritual de todos. Os trabalhos ocorrem duas vezes por semana e para quem desejar nos visitar, s seguir as datas da nossa programao.

Programao da casa ****

Orixas na umbanda

Oxossi

Orix da sade, prosperidade, fora, energia (ligada a sade), farmacopia (farmcia), nutrio o caador do Ax. Representado pelos Caboclos e Caboclas. Reino: mata. Cor: verde (todos os tons e branco). Os tons de verde variam de acordo com a origem do Caboclo. Sincretizado no Rio de Janeiro com So Sebastio, tem o seu dia comemorado em 20 de janeiro. Elemento: terra. Dia na semana de vibrao maior: quinta-feira. Planeta: Jpiter Caractersticas bsicas de seus filhos: meio fechados, gostam de viver no seu prprio meio. Gostam de contemplar a natureza. Geralmente so pessoas desconfiadas, mas que quando confiam so amigos fis. Trabalhadores incansveis. Outras formas de grafia encontradas: Oxossi e Oxosse.

Ogum

Orix da energia (ligada a atitude), perseverana, vencedor de demanda, persistncia, tenacidade, renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer). Reino: Orix sem reino especfico, que atua na defesa de todos os reinos em funo A Energia de Ogum est em todos os lugares. Cor bsica: vermelha e branco. Sincretizado no Rio de Janeiro com So Jorge, tem o seu dia comemorado em 23 de abril. Elemento: fogo. Dia da Semana de vibrao maior: tera-feira Planeta: Marte Caractersticas de seus filhos: so persistentes, tem temperamento forte. Determinados e batalhadores. Desdobramentos Principais de Ogum Ogum Meg vermelho, branco e preto (trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena - cemitrio). Ogum Rompe Mato Vermelho e verde (trabalha em harmonia completa com Oxoce, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na tera-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxoce) Ogum Beira-mar Coral (trabalha na orla martima em harmonia com Ians e Iemanj) Ogum Iara azul claro e vermelho (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum) Ogum de Lei vinho e branco (trabalha com as Almas em harmonia com Xang, Omulu, Oxum e Ogum Iara)

OBS.: Os demais Oguns encontrados mais raramente dentro dos terreiros de Umbanda, so desdobramentos destes principais Chefes de Linha, exemplo: Ogum 7 Ondas (desdobramento de Ogum Beira-Mar).
Xang

Orix da justia e do conhecimento (estudo de maneira geral), equilbrio das foras de um modo geral, ligadas a questes de Justia. Sincretizado no Rio de Janeiro com So Jernimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro. Encontramos tambm outras datas de comemorao porque este Orix foi sincretizado com outros Santos Catlicos, em funo de seus desdobramentos, a saber: Xang Alafim-Ech (So Jernimo - 30 de setembro), Xang Abomi (Santo Antnio - 13 de junho), Xang Alufam (So Pedro - 29 de junho), Xang Agod (So Joo Batista - 24 de junho), Xang Aganju (So Jos - 19 de maro) Xang D'Jacut (sem sincretismo - Regncia geral da Linha de Xang). Reino: pedreira. Fora da natureza que rege: trovo. Cores: marrom, cinza e ainda o roxo. Elementos: ar e terra. Dia da semana de vibrao maior: quarta-feira Planeta: Mercrio Caractersticas dos seus filhos: Rigidez de pensamento, tem grande senso de justia, so pessoas metdicas, equilibradas e tem facilidade no estudo.

Omulu

Orix de transformao energtica, de toda energia produzida de forma natural ou artificial, quer dizer, a energia natural toda aquela emanada da natureza ou do nosso prprio pensamento e a artificial a fabricada (oferendas). Ele transforma tudo e descarrega para terra. Orix da transio para a vida astral. Senhor dos segredos da vida e da morte. Mestre das Almas. Se Exu o grande manipulador das foras de magia, o Sr. Omulu o Mestre. Quando desencarnamos tem sempre um enviado de Omulu do nosso lado, por isso que ele sempre diz que temos que resgatar a nossa dvida; temos que agir efetivamente para resgatarmos o nosso Karma. Sincretizado no Rio de Janeiro com So Lzaro tem o seu dia comemorado em 17 de dezembro. Reino: calunga pequena (cemitrio). Cores: preta e branca em propores iguais. Elemento: terra. Dia da Semana de vibrao maior: sbado Planeta: Saturno Caractersticas dos seus filhos: Pessoas fechadas, que passam por grandes transformaes na vida, normalmente ligadas a perdas. So protegidos contra qualquer tipo de magia. A mediunidade aguada desde muito jovem. OBS.: Obalua um desdobramento de Omulu, vibrando em forma mais jovem. No se trata de outro Orix, mas sim de um desdobramento.

Ians

Orix dos ventos, raios e tempestades. Responsvel pelas transformaes, (mutaes e mudanas) ligadas s coisas materiais, fluidez de raciocnio e verbal. Orix intimamente ligada aos avanos tecnolgicos. Grande guerreira. No tem reino especfico, atua nos fenmenos da natureza. Cor: amarelo ouro e branco. Elemento: ar, gua e fogo Dia da semana: quarta-feira (horas pares at s 16:00h) Planeta: Mercrio Sincretizada no Rio de Janeiro com Santa Brbara tem o seu dia comemorado em 4 de dezembro. Caractersticas dos seus filhos: Mudana de pensamento (jogo de cintura), facilidade de falar, de se comunicar, de interagir. Pessoas geralmente bastante flexveis (abertas) as novidades e mudanas.

Iemanj

Orix dos mares, das guas salgadas. Responsvel pelos bens materiais, grande provedora e me. Senhora da Calunga Maior(mar), portanto grande absorvedora de energias negativas. Traduz a sua vibrao em paz e harmonia. Protetora da famlia, dos laos familiares. Reino: mar. Cores: azul claro, cu ou branco transparente. Elemento: gua. Dia da semana de maior vibrao: sexta-feira. Planeta: Vnus Sincretizada no Rio de Janeiro com N. Senhora da Glria tem o seu dia comemorado em 15 de agosto. Caractersticas de seus filhos: dinheiro com facilidade (quando no tem, aparece), no aparentar a idade que tem, "esprito" maternal, gosta do poder.

Oxum

Atributos: amor-doao, caridade, misericrdia, compaixo; corresponde nossa necessidade de equilbrio emocional, concrdia, complacncia e fertilidade.

Oxum Atributo: amor-doao, equilbrio emocional, concrdia, complacncia, fertilidade. Os tipos psicolgicos de Oxum so serenos, gentis, emotivos (choram com facilidade), e altamente intuitivos. Observadores dos sentimentos, usam-nos para alcanar seus objetivos. Em geral so envolventes e amigos. Apesar dessas caractersticas de comportamento, por vezes so desconfiados, indecisos e vingativos, sendo astutos para "jogar" com o emocional das pessoas. Preocupam-se com a higiene pessoal, gostam de estar sempre perfumados e bem-vestidos. Possuem uma fora de penetrao na natureza humana fora do comum; so psiclogos natos. Pela alta sensibilidade e apurado sentimento de amor, so exmios na magia e excelentes mdiuns e dirigentes. Aspectos positivos: graciosidade, bondade, julgamento sensato, boas maneiras. Aspectos negativos: insatisfao, articulao da vingana, pois no esquecem uma traio ou ofensa, agarrando-se s lembranas e recordaes do passado. Florais de Bach: Honeysuckle, Crab Apple, Vervain, Holly e Olive. Florais de Saint Germain: Madressilva, Limo, Pepo, Rosa, Embaba e Saint Germain. Sade: distrbios ginecolgicos, atingindo o tero, os ovrios e as trompas. Podem ter dificuldade para engravidar, mas com tratamento, a fim de normalizar ou recuperar a fertilidade, obtm sucesso. H tambm a possibilidade de depresso, desencadeada por estresse emocional. Metal: ouro. Signo: cncer (pela regncia da Lua), e touro e libra (pela regncia de Vnus). A maior influncia aqui a planetria. Planeta: Lua, no que se refere fecundidade e gestao; Vnus, no que se refere beleza, satisfao, ao gosto refinado por tudo o que caro. Erva: erva de Santa-Maria. Flores: amarelas. Chackra: frontal e cardaco.

Mdiunidade

Uma das maravilhas, uma das coisas que mais fascinam e ao mesmo tempo assustam as pessoas em um templo de Umbanda so as incorporaes. o fenmeno medinico, a cesso do corpo e da mente de um mdium a outra inteligncia, a outro esprito. A mediunidade da Umbanda preciso conceituar a mediunidade, ou tentar faz-lo. Nome criado pelo codificador do espiritismo ao trabalhar com o termo meio, intermedirio. Ou seja, o mdium o intermedirio, aquele que percebe, que capta, que sente a presena das energias, dos espritos desencarnados, ou melhor, de espritos, de seres e de energias de outros planos astrais.

Classificao dos Mdium

Os mdiuns podem ser classificados em conscientes, inconscientes e semiconscientes. Os mdiuns conscientes so aqueles que percebem de forma plena tudo enquanto esto em exerccio da mediunidade. Assim vo se lembrar do que viram, ouviram, escreveram, etc.. Mesmo durante a incorporao estaro com o pleno domnio de suas faculdades materiais, podendo interferir a qualquer momento na manifestao medinica. De uma forma geral todos os mdiuns de Umbanda comeam suas incorporaes de forma consciente. Alguns com o passar do tempo passam a ser semi-conscientes. Os mdiuns semi-conscientes so aqueles em que apesar de lembrarem de suas manifestaes, perdem em muito a noo de tempo, no tm 100% do domnio de sua fala e corpo. Mas isto no quer dizer descontrole, apenas que os movimentos so feitos e as falas professadas e a escrita realizada de forma simultnea, como se assistissem seu movimentos. Os mdiuns inconscientes so aqueles que durante as atividades medinicas perdem completamente a conscincia, como se dormissem um sono profundo. No

h qualquer vestgio de memria no perodo da manifestao. Este tipo de mdium muito raro e est fadado a extino, pois o importante que o mdium durante seu trabalho possa tambm receber os ensinamentos. Alm da garantia que se tem contra as mistificaes. Na psicografia e na pintura/escultura medinica poder ainda existir outra forma de mdiuns que so os mdiuns mecnicos, que apesar de manterem sua conscincia estaro escrevendo ou pintando sem sequer ter noo do que esto fazendo. como se os braos ou ps se movimentem sem a vontade mental do mdium.

Trabalho Mdiunico

No fcil ser mdium e mais difcil ainda ser mdium de Umbanda. A mediunidade o elo de ligao, o caminho e a meta das pessoas possuidoras desse dom. E longe de ser um instrumento passivo, o mdium, como mediador que , tem o dever de buscar o auto-aprimoramento e a reta conduta pois, esses so os sintonizadores maiores da mediunidade. como disse o mestre: "Uma rvore m no pode dar bons frutos" e plantando que se colhe, ou seja, nossas afinidades refletem o nvel e o tipo de espritos que atramos para nosso campo medinico. Sabemos o quanto penoso o caminho da matria, quantos pseudo-atalhos existem no caminho da evoluo, incontveis atalhos que no levam a lugar nenhum e, para conseguirmos uma sintonia fina com "canais" superiores precisamos de trs coisas bsicas: humildade, simplicidade, e pureza de pensamentos, sentimentos e aes. A primeira vista parece simples, mas quando pisamos no cho, nos damos conta de nossa fraqueza que, nos atira a caminhos escuros e incertos. Ento, s apelando para o Astral superior que conseguiremos trilhar o verdadeiro caminho da espiritualidade pois, se estamos fracos, nossa f verdadeira pautada pela razo nos libertar. E gradativamente conquistaremos e domaremos o nosso pior inimigo que, est em nosso ntimo. Ainda, em termos cientficos podemos definir a mediunidade como um aumento varivel da percepo extra-fsica ( PES ), causada por modificaes e acrscimos energticos nos chacras de determinadas pessoas, e ressaltamos que esse processo ocorre antes de encarne ou seja, a nvel Astral.

Essas pessoas, os mdiuns, possuem o dom medinico por terem misses krmicas dentro do movimento espiritualista. A palavra mediunidade significa modo, meio de manifestao, ou intermediao. E partindo do fato de que a mediunidade est vinculada a misses definidas, no correto afirmarmos que todas as pessoas so mdiuns; Podemos dizer que todos so suceptiveis influncias espirituais mas, isso no mediunidade. Saibam tambm que existem diversas formas de mediunidade, tais como: a clarividncia, a clariaudincia, vidncia etc. E existe uma forma de mediunidade mais acentuda, a mais utilizada na Umbanda, que a mediunidade de incorporao. O mdium de incorporao aquele que alm da ligao e proteo da corrente espiritual de sua vibrao original ( Orix ), possui uma forte ligao com determinadas entidades espirituais. Essa ligao vem de ligaes krmicas e do acordo firmado no plano Astral, pelo prprio mdium antes de seu reencarne, onde o mesmo se compromete a trabalhar pela causa espiritualista em determinado movimento ou culto. Por essa razo que ouvimos pessoas dizerem que foram falar com a entidade tal, e ela lhe aconselhou para que vestisse a roupa branca, ou seja, que assumisse sua misso medinica. Vocs que passaram por isso, se conversaram com "entidades de fato" e foram chamados para o trabalho, no percam tempo. Procurem um templo que mais se afinize com suas idias e assumam seu compromisso que, certamente sero mais felizes e realizados. Dentro da medinidade de incorporao existem trs tipos bsicos de atuao que carcterizam graus krmicos e de conscincia, expressos nos mdiuns de karma: probatrio, evolutivo, ou missionrio. Os mdiuns de karma probatria se afinizam e trabalham com entidades no grau de protetores. A maioria de ns est nessa condio e utiliza o caminho da mediunidade como apaziguador para dbitos krmicos antigos. H tambm, os mdiuns de karma evolutivo se afinizam e trabalham com entidades no grau guia, eles possuem um mediunismo mais apurado com possibilidades de desenvolver a clarividncia e a clariaudincia, na depndencia da funo desenpenhada, a qual lhe foi confiada no astral. Por fim, existem raros mdiuns no grau de missionrios, eles so mestres com grandes misses junto a coletividade a qual pertencem, e se mediunizados podem contactar e manifestar entidades no grau de Orixs Menores; Eles possuem vrios dons medinicos, associados a um grande conhecimento, adquirido em encarnaes pretritas, e alicerciados pela luz do amor e da sabedoria que s raras pessoas possuem.

Enfim, independente do grau ou atividade medinica, todas as entidades espirituais trabalham e todos os mdiuns esto aptos a desenvolver tambm, importantes trabalhos que contribuiro para evoluo mundial. Se cada um fizer sua pequena parte, por amor, teremos um mundo bem melhor porque o futuro realmente depende de ns !

Como saber se Mdium

Mdium uma palavra neutra e serve para os dois gneros. de origem latina e significa medianeiro, o que est no meio. O mdium serve de intermedirio entre o mundo fsico e o espiritual. Deste modo podemos afirmar, sem sombra de dvida, que todos ns somos mdiuns, pois durante nossas vidas teremos alguns sintomas e que sabemos que no so de ordem fsica. Afinal quem que nunca viu um vulto diferente, um assovio diferente, algumas pancadas, arrastamento de chinelos, vozes, pesadelos, sonhos, premonies, etc, etc. S no podemos afirmar que somos mdiuns ostensivos, aquele que tem contato com os espritos. Que sinais so apresentados e que podemos saber que a pessoa um mdium ostensivo? Nenhum sinal fsico existe que possa dizer que esta ou aquela pessoa um mdium ostensivo. Ningum veio marcado para isto. um dom natural que vem com a pessoa, pela escolha que esta pessoa fez na espiritualidade. Alguns sintomas indicam que a pessoa pode ter mediunidade. Os mais comuns so: suor excessivo nas mos e axilas, mas do rosto muito vermelhas e quentes, as orelhas ardem, depresso psquica e instabilidade emocional, melancolia, distrbios de sono, ou em excesso, ou insnia; perda do equilbrio do corpo, sensao de desmaio iminente, sbita acelerao dos batimentos cardacos(taquicardia), fobia e medo de quase tudo, sensao de insegurana. Mas tudo isso vai se estabilizando e desaparecendo conforme o mdium canaliza de

forma mais adequada suas faculdades psquicas com muito estudo, trabalho e disciplina. Outros sinais podem surgir como: sensao de presenas invisveis; sono profundo demais, desmaios e sncopes inexplicveis; sensaes ou idias estranhas, mudanas repentinas de humor, crises de choro; Ballonement (sensao de inchar, dilatar) nas mos, ps ou em todo o corpo, como resultado do desdobramento perispiritual; adormecimento ou formigamento nos braos e pernas; arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitaes. Uma das tarefas mais complexas para o mdium novato conseguir discernir as influncias que atuam em sua psiqu. No se questiona mais o fato de que o ser humano sofre interferncias de todos os elementos que compem o universo, e isso inclui as formas pensamento de outros seres. De uma maneira ou de outra, todos os seres humanos so, em maior ou menor grau de intensidade, mdiuns por natureza. s vezes, a pessoa escreve uma mensagem e no sabe se veio dela mesmo, de seu mentor ou de outro esprito. No tem certeza se foi inspirao ou psicografia. s vezes pode at alterar o texto que est recebendo de um esprito. Algumas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbao e desequilbrio. Se a pessoa se perturba ante as manifestaes medinicas por sua falta de equilbrio emocional e por sua ignorncia do que seja a mediunidade, ou porque est sob a ao de espritos ignorantes, sofredores ou maus. A pessoa que possui tais problemas precisa ser ajudada at se equilibrar psiquicamente atravs de passes, vibraes, esclarecimentos doutrinrios. Tambm deve fazer uma consulta mdica. S depois, bem mais tarde, ir para uma mesa medinica. Para o desenvolvimento medinico, somente deve ser encaminhado quem esteja equilibrado e doutrinariamente esclarecido e conscientizado. A mediunidade ostensiva pode ser percebida quando: a) houver comprovada vidncia ou audio no plano espiritual; b) se d o transe psicofnico (falante ) ou psicogrfico (escrevente); c) h produo de efeitos fsicos sonoros, luminosos, deslocao de objetos, desdobramentos, etc. Mas na verdade, nenhum destes fenmenos, podem dizer claramente que a pessoa pode ser um mdium ostensivo. Como descobrir ento? Somente com o estudo e a prtica da mediunidade. Por este motivo temos os desenvolvimentos medinicos em quase todos os centros espritas. Como se caracteriza esse desenvolvimento? Pelo estudo das obras de Kardec e outras similares e da prtica. A pessoa deve ir praticando as diversas modalidades de mediunidade: Psicofonia, psicografia, vidncia, transporte, desdobramentos, sempre acompanhado de pessoas experientes nestas reas. A pessoa pode desenvolver uma destas modalidades com facilidade, algumas, apenas pequenos vestgios de uma ou de outra e outras pessoas nada conseguem. Seu trabalho ficar perdido? Claro que no. Ele no imagina a

ajuda que deu aos espritos inferiores que vieram receber as energias de que precisam para se melhorar.

Ervas
Ns do site "Tenda Maria Conga" temos o privilgio de poder contar com o conhecimento das ervas fitoterpicas. Relacionamos algumas das principais ervas utilizadas nos rituais com observaes sobre suas propriedades fitoterpicas acrescidas das suas caractersticas ritualsticas

Arruda

ARRUDA

Mais uma erva bastante usada ritualisticamente, conhecida por todos e ao mesmo tempo requer muitos cuidados, tanto no sentido litrgico como medicinal. Seu uso litrgico bastante vasto, principalmente como amuleto e banhos, porm este ltimo no pode ser aplicado na cabea, salvo filhos de Ogum e Exu, os Orixs desta erva. P da folha seca: Seu uso medicinal bastante moderado, pois tem ao vermicida (timo contra pulgas e piolhos). Durante a gravidez a arruda tem um efeito especial sobre o tero, ocasionando hemorragia grave, levando ao aborto e a morte. Acrescentamos que o aborto raro e que a administrao desta substancia com um fim criminoso (aborto). Pode acarretar a morte da me sem que haja parto. (Dictionnaire des Plantes Medicinales, Pg. 541, Pelo Dr. A. Hraud). Repetimos a advertncia que, tratando-se de uma planta muito ativa, s deve ser administrada com muita prudncia, quando usada internamente. O ch de arruda bom calmante dos nervos e trata urina presa. Formas de uso: Amuleto, p externamente e ch. Orixs: Ogum e Exu. Caractersticas: um sub-arbusto com folhas pequenas verdes claras fortemente aromticas.

Alfavaca

ALFAVACA, ERVA DE BOIADEIRO ou MANJERICO DE FOLHA LARGA

Esta erva muito utilizada pelos caboclos em rituais de sacudimento (geralmente junto com peregum) tem suas folhas aromticas, estimulantes e diurticas. Aplica-se nos casos de ardor ao urinar, enfermidades dos intestinos, estmago, rins e bexiga. Externamente usa-se para gargarejo em casos de dor de garganta, aftas, etc. Com o ch das folhas, ou com o ch das sementes em macerao, preparam-se compressas que as mes lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afetados. Forma de uso: ch, sacudimento, gargarejo. Orixs: Oxal, Oxossi, Oxum. Caractersticas: Planta muito cheirosa de folhas ovais ou oval elpticas, compridas. Inflorncia em espigas.

Manjerico

MANJERICO

A erva boa pra tudo, esta a melhor definio do manjerico que bastante conhecido na cozinha em forma de cozimento.Tem como principal caracterstica litrgica o poder de elevao espiritual por isso muito utilizada em banho da coroa, amaci. Formas de uso: Banho e ch. Orixs: Oxal. Caractersticas: Pequenas folhas ovais arredondadas de colorao verde clara inflorncia em espigas.

Peregum

PEREGUM, PAU DGUA ou IPEREGUM

Uma erva de uso extremamente ritual difere em suas cores para diferenciar os orixs que pegam cada uma delas e so extremamente apreciadas para rituais de sacudimento, acompanhadas de outras ervas ou no, muito utilizadas tambm em banho de amaci ou que antecedem cada trabalho de seu respectivo orix. Formas de uso: Banho de sacudimento. Orixs: De acordo com as cores, sendo verde de ogum, verde e amarelo de Oxossi e Loguned, verde e branco de Ossain, vermelho de Oia e Xang. Caractersticas: So folhas lisas e compridas, um pouco mais estreitas e menores do que a colnia, por exemplo, encontradas nas cores acima citadas. O Peregum vermelho (Xang e Oya) tambm chamado de folha de fogo.

Abre Caminho

ABRE CAMINHO ou PERIQUITINHO DE OGUM


Sua aplicao tambm de cunho litrgico. Nas formas de banho de defesa, sacudimento e defumao, com o principal objetivo de abrir os caminhos seja no trabalho ou na vida pessoal. Os ps feitos de suas folhas secas e triturados servem para misturar no p de pemba ou p de abre caminho. Tambm se usa a folha seca no meio da carteira profissional ou da carteira (a exemplo do acoc) e o correto devolver a folha de onde foi retirada. Orixs: Ogum Caractersticas: Folhas bem finas e de colorao roxa de um lado e verde do outro.

Egenda

EGENDA

Esta planta tem a excelente funo de auxiliar o desenvolvimento dos novos mdiuns, usado em banhos. Tem o poder de trazer logo os guias do filho de santo. Formas de Uso: Banho antes dos trabalhos. Orixs: Ogum Caractersticas: Planta rasteira, com folhas de colorao verde e rocha, geralmente verde por cima e roxa por baixo, mas podendo variar.

Alecrim

ALECRIM

Esta tambm uma erva utilizada para quase tudo nos rituais, mau olhado, quebrante, etc. Seu uso medicinal est voltado para o corao, como um tnico, mas Poe ser dilatador seu efeito, deve-se tomar cuidado com a quantidade do uso. No confundir com alecrim do cruzamento, tambm conhecido por alfazema do Brasil, ou alecrim do norte, como conhecido na Bahia, este j tem maior aplicao litrgica no seu poder de afastar Egum. Formas de uso: Alecrim Ch Alecrim do Cruzamento Banho, defumao, p e sacudimento Orixs: Oxal, Oxossi. Caractersticas: Alecrim Folhas opostas cruzadas, e estreitas, de bordas voltadas para baixo de colorao verde escuras, exala cheiro aromtico, forte e agradvel. Alecrim de Cruzamento Caule estirado esgalhado, com folhas bem pequenas e verdes.

Guin

GUIN, PIPI ou AMANSA SENHOR

Uma erva muito utilizada por caboclos e pretos velhos em suas mirongas. Excelente para banho de descarrego e sacudimento. Usa-se colocar uma folha sob o p para atrair coisas boas. Importante, seu uso interno altamente restrito, apesar de ter funes medicinais, as doses teriam que ser mnimas e muito bem administradas para no causar efeitos nocivos que podem levar inclusive a morte. Externamente, o guin tem diversas aplicaes analgsicas. Emprega-se as folhas machucadas, em compressas, para acalmar as dores de cabea, dores reumticas, etc. Forma de Uso: Banhos e compressas externas, proibido uso interno. Orixs: Oxossi Caractersticas: Sub-arbusto de at de um metro e meio de altura, ramos eretos, folhas mdias e verde clara.

Louro

LOURO

Outra erva muita conhecida nas cozinhas, como condimento e tempero e que tambm tem qualidades litrgicas e medicinais, no ritual muito utilizada em defumao e banho para atrair prosperidade. Tem bons resultados para combater a ausncia da menstruao (amenorria) em forma de ch, ou no combate da nevralgia e reumatismo fazendo frices com o azeite extrado das folhas. Sobre as partes doloridas. Forma de Uso: Defumao, banho e ch. Orixs: Yas / Oya Caractersticas: rvore de tronco liso. Folhas semelhantes as da laranjeira, so mais duras que o normal, como se estivessem secas.

Guaco

GUACO, ERVA DE COBRA ou CIP CATINGA

Esta erva veio do Peru e era utilizada pelos incas contra picadas de cobras e de insetos venenosos usando uma folha para uma xcara de gua. Os ndios utilizavam a folha do guaco em banhos para afastar a cobra humana. Da folha desta planta prepara-se xarope de bom efeito contra a bronquite e as tosses rebeldes (derrete-se o acar junto com as folhas picadas, acrescenta gua e ferve at engrossar, pode adicionar mel no final) Formas de uso: ch, xarope e banho. Orixs: Yas / Oya Caractersticas: Planta trepadeira com folhas totalmente verdes e de espessura mais grossa, flores brancas.

Mo de Deus

MO DE DEUS

Muito receitada para combater vcios de drogas (cigarro, bebida, etc) utilizando na forma de ch, tambm se utiliza muito em rituais de sacudimento e em p. Coloca sob o travesseiro para fazer dormir. O fruto maduro, por infuso, usado contra hemorridas. Formas de uso: Ch, p, sacudimento. Orixs: Oxal Caractersticas: Cip muito comum em terrenos abandonados, suas folhas lembram a palma de uma mo divididas em cinco lobos, flores amarelas.

Terra Micina

TERRAMICINA ou PERNA DE SARACURA

Bom para infeces, internas ou externas, excelente depurativo do sangue, utiliza-se em forma de ch de hora em hora ou de 2 em 2 horas. A exemplo do guaco tambm utilizado contra picadas venenosas, e antibitico. Formas de uso: Ch Orixs: Xang e Yans / Oya. Caractersticas: Caule e folhas arroxeadas.

Colnia do Norte

COLNIA ou COLNIA DO NORTE

Uma das folhas mais importantes e utilizadas na umbanda e candombl. Tem como principal caracterstica litrgica ser o maior contra Egum que existe. Formas de uso: Defumao e Banho. Orixs: Yemanj e Oxal Caractersticas: Folhas grandes, lisas e longas de colorao verde.

Pontos cantado

Hino da Umbanda

Refletiu a luz divina Com todo seu esplendor do reino de Oxal Onde h paz e amor. Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que veio, de Aruanda Para todos iluminar. A Umbanda paz e amor um mundo cheio de luz a fora que nos d vida e a grandeza nos conduz. Avante filhos de f, Como a nossa lei no h, Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxal !

Ponto de Abertura

Abrir a Jurema Vou abrir minha Jurema Vou abrir meu Jurem Vou abrir minha Jurema Vou abrir meu Jurem Com licena de mame Ians E de Nosso Pai Oxal Com licena de mame Ians E de Nosso Pai Oxal J abri minha Jurema J abri meu Jurem J abri minha Jurema J abri meu Jurem Com licena de mame Ians E de Nosso Pai Oxal Com licena de mame Ians E de Nosso Pai Oxal ********************************************************************** ********************** Abro a Gira Eu abro a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa gira Sandor, pemba de Angola Gira, gira dos caboclos Sem sua gira eu no posso trabalhar Assim, assim, na f de Ogum meu Pai Sem gira, eu no posso trabalhar.

Ponto de Defumao

Defuma com as Ervas Defuma com as ervas da Jurema Defuma com arruda e guin Defuma com as ervas da Jurema Defuma com arruda e guin Benjoim, alecrim e alfazema vamos defumar filhos de f Defumei, defumei Em nome de Oxal Que todo mal que aqui estiver Parta para as ondas do mar.

Preto velho(a)

Pai Joo cade V Maria?


Pai Joo cad v Maria ? Foi no mato apanhar guin Pai Jos cad v Luzia ? Foi no mato apanhar guin Diga a ela quando vier Que suba as escadas E no bata o p

Diga a ela quando vier Que suba as escadas E no bata o p ********************************************************** Cambina Mamanh Cambina mamanh Cambina Mame-nh Oi segura a Campina que eu quero ver Filhos de Umbanda no tem querer Segura a Campina que eu quero ver Filhos de Umbanda no tem querer O Povo de Cambina oi quando vem pra trabalhar O Povo de Cambina oi quando vem pra trabalhar Todo o povo vem por terra Campinar vem pelo mar Todo o povo vem por terra Campinar vem pelo mar

********************************************************************** ******************************* La Vem Vov Descendo a Serra L VEM VOV DESCENDO A SERRA COM A SUA SACOLA VEM COM SEU PATA VEM COM A SUA MANDINGA ELA VEM DE ANGOLA [2X] [refro] EU QUERO VER VOV EU QUERO VER EU QUERO VER SE FILHO DE PEMBA TEM QUERER [2X] [/refro] ********************************************************************** **************************************** Ponto de Afirmao de Preto velho

Eu andava perambulando Sem ter nada pra comer Fui pedir as Santas Almas Para vir me socorrer

(bis) Foram as almas quem me ajudou (bis) Meu Divino Esprito Santo Viva Deus Nosso Senhor (bis) ********************************************************************** ***************************************** Vov Cochila Vov cochila Seu cachimbo cai no cho Vov cochila Seu cachimbo cai no cho no sopro da fumaa Que seus inimigos vo no sopro da fumaa Que seus inimigos vo ********************************************************************** *****************************************

Ponto de Exu

Ponto Tranca Rua


O sino da Igrejinha Faz Belm blem blom O sino da Igrejinha Faz Belm blem blom Deu meia noite o galo j cantou Seu Tiriri que o dono da gira Oi corre gira que ogum mandou

***************************************************************************** *************************** Tranca Rua


Oi salve ele Que segura a nossa banda Oi salve ele Que espanta a nossa dor Mas ele Ordenana de Ogum E nos traz uma mensagem de amor Por isso ns vamos cantar E bater palmas Pr seu Tranca Rua das Almas Nosso amigo e protetor (bis) E com licena de Oxal, Ina ele mojub, Ele mojub Ina ele mojub mojub No calor das nossas palmas Seu Tranca Rua das Almas Vem na luz de Oxal Oi salve ele...

***************************************************************************** ************************************** Caveira

, Caveira, firma seu ponto na folha da bananeira, Ex Caveira! (x2) Quando o galo canta madrugada, Foi Ex na encruzilhada, batizado com dend. Rezo uma orao de traz pra frente, Eu queimo fogo e a chama ardente aquece Ex , Laroi. Eu ouo a gargalhada do Diabo, Caveira, o enviado do Prncipe Lcifer. ele quem comanda o cemitrio, Catacumba tem mistrio, seu feitio tem ax. Caveira! , Caveira, afirma ponto na folha da bananeira, Ex Caveira! (x2) Na Calunga, quando ele aparece, Credo e cruz, eu rezo prece pra Ex, dono da rua. Sinto a fora deste momento, E firmo o meu pensamento nos quatros cantos da rua. E peo a ele que me proteja, Onde quer que eu esteja ao longo desta caminhada.

Confio em sua ajuda verdadeira, Ele Ex Caveira, Senhor das Encruzilhadas. Caveira ! , Caveira, afirma ponto na folha da bananeira, Ex Caveira! (x2) ********************************************************************** ***************************************************** Tata Caveira Um pombo preto voou da mata Voou e pousou l na pedreira Onde os Exus se renem Mas o reino de Tat Caveira! Mas ele mora na pedra cruzada Onde no passa gua, onde no brilha o sol! Mas ele Joo Caveira au Tat Caveira au, da calunga au Exu pisa no toco, exu pisa no galho, Galho balana, exu no cai, ganga! exu, exu pisa no toco de um galho s (2x). Marimbondo pequenino bota fogo no paiol, ganga! exu Tat caveira no toco de um galho s! Um pombo preto voou da mata; Voou e pousou l na pedreira; Onde os exus se renem, Mas o reino de tat caveira! ********************************************************************** *************************************************

Links indicados

Aqui voc encontra para Downloads, Livros, Audios, Apostila e outros.. http://bvespirita.com.br

Apostilas

Links de apostilas para downloads, muito bom para o aprendizado http://povodearuanda.wordpress.com/2011/01/22/apostilas-de-umbanda/

Livro do Medium

Livro do Medium em pdf, no necessrio fazer o download http://bvespirita.com/O%20Livro%20dos%20M%C3%A9diuns%20%28Allan%2 0Kardec%29.pdf

Livro dos Espritos

Livro dos Espiritos, no necessrio fazer o download http://bvespirita.com/O%20Livro%20dos%20Esp%C3%ADritos%20%28Allan% 20Kardec%29.pdf

Livro a Caridade, no necessrio fazer o download http://bvespirita.com/A%20Caridade%20%28Luiz%20Guilherme%20Marques% 29.pdf

Mediunidade e Sobrevivncia

Livro Mediunidade e Sobrevivncia, no necessrio fazer o download http://bvespirita.com/Mediunidade%20e%20Sobreviv%C3%AAncia%20%20Um%20S%C3%A9culo%20de%20Investiga%C3%A7%C3%B5es%20%28Alan% 20Gauld%29.pdf

Teste dos Chkras

Aqui voc podera conhecer um pouco mais sobre sus chakras http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/chakratest.php

You might also like