You are on page 1of 26

Material Terico

DIREITO AMBIENTAL
Temas 3 e 4
Caractersticas, Conceitos Relevantes e Princpios do Direito Ambiental

Conteudista Responsvel: Prof Marlene Lessa


cod AmbientalCDS1202_a02

Caractersticas e Conceitos Relevantes sobre o Meio Ambiente

Conhecemos, na aula passada, a importncia da preservao ambiental acompanhando cada fase em que a humanidade e nosso pas tentaram implementar as normas para salvaguarda destes direitos. Hoje veremos alguns conceitos importantes acerca desta disciplina. Inicialmente podemos indagar...

Jos Afonso da Silva1 nos auxilia nesta tarefa de respondermos questo: a expresso meio ambiente se manifesta mais rica de sentido (como conexo de valores) do que a simples palavra ambiente. O conceito de meio ambiente h de ser, pois, globalizante, abrange toda a Natureza original e artificial, bem como os bens culturais correlatos, compreendendo o solo, a gua, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimnio histrico, artstico, turstico, paisagstico e arqueolgico. Doutrinadores, como Celso Antonio Pacheco Fiorillo2, ampliam o conceito, integrando o patrimnio gentico humano e de todos os espcimes, a esta explicao. O patrimnio gentico vegetal, fngico, microbiano ou animal. Este patrimnio tambm deve ser alvo da tutela jurisdicional prevista na nossa Constituio Federal.

SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional, 5ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004, p.20. 2 FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Princpios do Processo Ambiental. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 54.

Nos Estados Unidos da Amrica o alvo do direito ambiental possui uma caracterstica antropocntrica, ou seja, o homem aparece como destaque da proteo ao meio ambiente: O direito ambiental no concerne somente ao meio ambiente natural a condio fsica da terra, do ar e da gua. Abrange, tambm o meio ambiente humano a sade, o social, e outras condies, afetando os seres humanos da Terra3.

Na Frana Michel Prieur4 quem sintetiza esta expresso, dentre outros importantes doutrinadores: o termo environnement um neologismo recente na Lngua Francesa, que exprime o fato de estar ao redor. Vem do substantivo ingls environment, fazendo sua entrada no Grand Laurrousse de La Langue Franaise, que define o meio ambiente como conjunto de elementos naturais ou artificiais que condicionam a vida do homem. O meio ambiente termo genrico que abrange trs elementos: a Natureza (espaos, espcies animais e vegetais, diversidade e equilbrio biolgico); os recursos naturais e a qualidade do ar; os stios e as paisagens.

No nosso pas, a Constituio Federal com uma viso antropocntrica ampliada aponta que o meio ambiente um bem de uso comum do povo.

A definio de meio ambiente est disposta na Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938/81 (art. 3, inciso I) que diz:

meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

Esta lei de suma importncia no Direito Ambiental porque, a Poltica Nacional do Meio Ambiente, em paralelo com a Constituio Federal, traa as principais regras para execuo dos mecanismos de proteo ambientais.

3 4

Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente, 1969 - traduo de Paulo Affonso Leme Machado. PRIEUR, Michel. Droit de LEnvironnement, 5 ed., pp. 1-2 - traduo de Paulo Affonso Leme Machado.

Diz a lei:

Art 2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; Ill - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; (Regulamento) IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X - educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente. Art 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; IV - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

A Poltica Nacional do Meio Ambiente foi regulamentada pelo Decreto 99.274/1990. O Decreto aponta as formas de implementar os princpios da poltica nacional do meio ambiente nos diferentes nveis de governo, determinando a estrutura dos rgos responsveis, com suas respectivas competncias e definies legais.

O Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, tambm institudo pela Lei 6.938/81 o rgo responsvel pelo monitoramento pelo cumprimento da Poltica do Meio Ambiente no pas.

Este sistema constitudo pelos rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e pelas Fundaes institudas pelo Poder Pblico. Todas estas entidades atuam em conjunto visando a proteo e melhoria da qualidade do meio ambiente nacional.

A estrutura do SISNAMA obedece seguinte ordem:

O SISNAMA atua em articulao coordenada dos rgos e entidades que o constituem, observado o acesso da opinio pblica s informaes relativas as agresses ao meio ambiente e s aes de proteo ambiental, na forma estabelecida pelo CONAMA.

De acordo com as informaes oficiais do Ministrio do Meio Ambiente, os Estados, Distrito Federal e Municpios tm buscado a regionalizao das medidas emanadas do SISNAMA, para elaborao de normas e padres supletivos e complementares.

Os rgos Seccionais fazem relatrios que so enviados ao Ministrio do Meio Ambiente. Extrai-se, destes informes, a situao do meio ambiente no Pas, e um diagnstico publicado e submetido considerao do CONAMA para se apurar as medidas que sero realizadas e executadas.

Portanto, o meio ambiente no nosso pas recebe proteo de um conjunto de rgos que precipuamente atuam para fazer valer as diretrizes de amparo ao meio ambiente.

Podemos, para finalizar este estudo inicial dos conceitos e caractersticas importantes que envolvem o meio ambiente, lembrar das palavras de Leite e Ayala5: visualiza-se o meio ambiente como o macrobem, que, alm de bem incorpreo e imaterial, se configura como bem de uso comum do povo. Isso significa que o proprietrio, seja ele pblico ou particular, no poder dispor da qualidade do meio ambiente ecologicamente equilibrado, devido previso constitucional, considerando-o macrobem de todos.

Vejamos, a seguir, quais os princpios que tutelam o meio ambiente.

Princpios
A misso de instrumentos de proteo ambiental, inibidores de impactos ambientais (Usina de Chernobyl, Usina de Fukushima, exploso da plataforma petrolfera da Bacia de Campos no Rio de Janeiro, contaminao do solo na cidade de Paulnia, So Paulo, dentre outros acidentes ambientais), vem sendo alvo de discusses acirradas entre os interessados na causa ambiental.

O ordenamento jurdico, em quaisquer sistemas de normas, de forma tardia, entendeu que no a indenizao ou a responsabilidade pela leso cometida que conseguir evitar novas agresses ambientais ou recompor a degradao consumada.

LEITE, Jos Rubens Morato; PATRYCK de Arajo Ayala. Direito Ambiental na sociedade de risco Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002, p. 51.

A prtica e os custos sociais decorrentes da degradao ambiental, enfocados nas diversas conferncias mundiais para proteo do meio ambiente, possibilitou transferir o paradigma do sistema de reparao para o de preservao. Consolidaram-se os princpios ambientais, na Conferncia de Estocolmo em 1972, identificando um mecanismo de proteo ambiental pr-leso, reiterado na declarao do Rio e na Agenda 21. A aceitao dos princpios internacionais ambientais pelos pases evoluiu gradativamente, fazendo com que muitos doutrinadores e estudiosos do direito tecessem conceituaes que posteriormente acabaram sendo suplantadas pelas decises resultantes das conferncias internacionais. A Constituio Federal de 1988 trouxe novas perspectivas ao tratamento da questo ambiental no Brasil, abrindo caminho para o entendimento da aplicao do Estado de Direito Ambiental. Bellver Capella define a nova concepo do papel estatal, entendendo que este modelo tem por escopo solidificar o desenvolvimento econmico, baseado em marcos legais para buscar a solidariedade substancial:

neste marco surge o que temos chamado Estado Ambiental, o qual poderamos definir como a forma de Estado que se prope a aplicar o princpio da solidariedade econmica e social, para alcanar um desenvolvimento sustentvel orientado a buscar a igualdade substancial entre os cidados mediante o controle jurdico do uso racional do patrimnio natural6.

Embora no seja pacfico o pensamento do Estado de Direito Ambiental, certo que as exigncias de transformao, determinadas pelo gradual esgotamento dos recursos naturais, levaram vrias legislaes, dentre elas a brasileira, a inserir em seu ordenamento jurdico normas atinentes proteo ambiental. Nesse passo andou bem o constituinte ao elaborar o art. 225 da Constituio Federal de 1988, estabelecendo o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida.

CAPELLA, Vicente Bellver. Ecologia: de las razones a los derechos. Granada:Ecorama, 1994, p. 248.

O direito ao meio ambiente nada mais que um dos direitos de solidariedade ou direitos dos povos sendo, portanto, direito fundamental de terceira gerao e indisponvel por sua prpria natureza.

Antnio Augusto Canado Trindade observa a dimenso temporal do direito ao meio ambiente afirmando que:

cada gerao a um tempo usuria e guardi de nosso patrimnio comum natural e cultural, e deveria assim deix-lo para as geraes futuras em condies no piores do que o recebeu (encorajamento da igualdade entre as geraes). Donde o princpio da equidade intergeracional (conservao de opes, de qualidade, e do acesso), lucidamente desenvolvido por E. Brown Weiss, assim como a necessidade de proteger sistemas de sustentao de vida, processos ecolgicos, condies ambientais e recursos culturais necessrios sobrevivncia da espcie humana, e a necessidade de sustentar um meio ambiente humano sadio7.

O meio ambiente, mesmo antes do advento da ordem constitucional de 1988, j recebera definio do legislador infraconstitucional, no art. 3, inciso I, da Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que afirmava (como tratamos) que o: conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, porm, limitava-se ao conceito restrito de recursos da natureza. O art. 225 da Constituio Federal de 1988 o recepcionou e ampliou a tutela s demais espcies de meio ambiente: cultural, artificial e do trabalho. Desta maneira, todas as formas de meio ambiente restaram protegidas pela Lei Maior. O envolvimento do constituinte na questo do direito ao meio ambiente estendeu o enfoque de que esse direito social no deve ser compartimentado ou estanque. O meio ambiente caracterstica intrnseca do direito vida...

una normativa che voglia disciplinare I problemi dellambiente non pu essere che settoriale, devendosi collegare a nozioni desomogenee (paesaggio, territorio, urbanistica, salute)8 .

TRINDADE, Antonio Augusto Canado. Direitos Humanos e Meio-Ambiente: Paralelo dos sitemas de proteo internacional. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1993, p. 57.
8

GIANNINI, Massimo Severo. Ambiente: Saggio sui Diversi suoi Aspetti Guiridici. In: Rivista Trimestrale di Diritto Pubblico, 198, p. 22.,

A proteo ambiental encontra sustentculo em princpios jurdicos internacionais que, de acordo com KISS 9, podem ser utilizados contra todos os Estados e so regras costumeiras, na maior parte formulados como instrumentos no obrigatrios e repetidos em tratados internacionais, a partir de ento, tornando-se obrigatrios.

A tendncia de proteo ao meio ambiente pelos princpios internacionais contaminou o constituinte brasileiro, o qual passou a encarar o assunto como matria supra legal, justificando a incluso dos princpios da poltica global do meio ambiente como interesse nacional. A importncia dada aos princpios de categoria constitucional foi detalhada por Crmen Rocha:

Os princpios constitucionais so os contedos primrios diretores do sistema jurdico-normativo fundamental de um Estado. Dotados de originalidade e superioridade material sobre todos os contedos que formam o ordenamento constitucional, os valores firmados pela sociedade so transformados pelo Direito em princpios. Adotados pelo constituinte, sedimentam-se nas normas, tornando-se, ento, pilares que informam e conformam o direito que rege as relaes jurdicas no Estado. So eles, assim, as colunas mestras da grande construo do Direito, cujos fundamentos se afirmam no sistema constitucional 10.

Os princpios constitucionais podem ser enfocados como dispositivos normativos em posio hierrquica, na pirmide de normas, bastante elevada.

KISS. Op. cit., p. 100-101. ROCHA, Carmem Lcia Antunes. Princpios Constitucionais da Administrao Pblica. Belo Horizonte: Del Rey, 1994, p. 25-26.
10

Mirra11 colacionou o entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca do art. 225 da Magna Carta, no mandado de segurana No. 22.164-0, relator Ministro Celso de Mello, j. 30.10.1995:

Os preceitos inscritos no art. 225 da Carta Poltica traduzem a consagrao constitucional, em nosso sistema de direito positivo, de uma das mais expressivas prerrogativas asseguradas s formaes sociais contemporneas. Essa prerrogativa consiste no reconhecimento de que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (...) os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem em momento importante do processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis, pela nota de uma essencial inexauribilidade.

Extraem-se da Carta Magna princpios ambientais constitucionais, que integram o sistema protetivo ao meio ambiente.

O Princpio da Obrigatoriedade da Interveno Estatal

O princpio da obrigatoriedade da interveno estatal12 ou do desenvolvimento sustentvel encontra-se previsto no art. 225, caput e 1, da Constituio Federal e art. 2 da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Denota-se por tal princpio, oriundo do item 17 da Declarao de Estocolmo (1972), que o poder pblico, cujo principal objetivo o bem comum, tem o dever de atuar na defesa do meio ambiente nas suas esferas administrativa, legislativa e judicial. No se trata, portanto, de faculdade, mas de compulsoriedade e obrigatoriedade para agir.

11 12

MIRRA, lvaro Luiz Valery. Op. cit., p. 55-56.

SMANIO, Gianpaolo Poggio. Tutela penal dos interesses difusos. So Paulo: Atlas, 2000, p. 73-74. 10

As competncias constitucionais delimitadas no texto constitucional incumbiram aos entes federativos as respectivas atribuies ambientais13. Infere-se da a possibilidade de exigncia do cumprimento de todos os entes federados de suas misses relativas proteo do meio ambiente.

O art. 170, inciso IV, da Constituio Federal, em consonncia com o art. 225, estabelece que a ordem econmica dever respeitar o princpio da defesa do meio ambiente, vinculando o desenvolvimento preservao ambiental.

No se pode olvidar da questo da supremacia do interesse pblico sobre o privado no princpio ora em enfoque. A administrao pblica tem como finalidade primacial o bem comum. Visando atingir tal objetivo necessrio se faz a utilizao dos poderes administrativos, mormente, aqueles relacionados coercitividade, a fim de compelir o infrator a no degradar o meio ambiente.

Imperativo, portanto, a utilizao do poder de polcia, sendo este o estrito necessrio, no mbito administrativo para sedimentao do princpio da obrigatoriedade ou do desenvolvimento sustentvel.

Conceituado como a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado, podemos dizer que o poder de polcia o mecanismo de frenagem de que dispe a Administrao Pblica para conter abusos e preservar interesses mais amplos que os individuais.

O princpio da obrigatoriedade da interveno estatal tem contedo preventivo considerada a necessidade do poder estatal em tomar medidas necessrias para evitar a degradao ou potencial leso ao ambiente. Caso fosse facultativa a interveno do Estado na tutela ambiental, seria incua a ao preventiva.

13

Vide art. 24 da Constituio Federal.

11

O Princpio da Participao e Cooperao

A participao popular visando a proteo do meio ambiente passou a ter fora na segunda metade do Sculo XX. Vrias constituies internalizaram a possibilidade de manifestao popular no que concerne ao meio ambiente.

No foi diferente a legislao brasileira, estando presente na Poltica Nacional de Meio Ambiente, em seu art. 2, inciso X, ao afirmar que a educao ambiental forma de participao ativa na defesa do meio ambiente.

A Constituio de 1988 estampa em seu art. 225, 3, o princpio da participao ao expressar que imposto ao Poder Pblico e coletividade o dever de defesa e de preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes.

O direito de participao popular no exclusivo do Direito Ambiental, conforme afirma o Prof. Canotilho:

em primeiro lugar, o princpio democrtico acolhe os mais importantes postulados da teoria democrtica rgos representativos, eleies peridicas, pluralismo partidrio, separao de poderes. Em segundo lugar, o princpio democrtico implica democracia participativa, isto , estruturao de processos que ofeream aos cidados possibilidades de aprender a democracia, participar nos processos de deciso, exercer controle crtico na divergncia de opinies, produzir inputs polticos democrticos14.

Trata o princpio da participao ou da cooperao da atuao conjunta entre o poder pblico e a sociedade, importando manifestao comunitria nas metas e projetos de interesse ambiental. Tambm envolve atuao indistinta entre entes federativos, estados e pases com fito de alcanar novas tecnologias, legislaes e incentivos melhoria ambiental.
14

CANOTILHO. J. J. GOMES apud MACHADO, Paulo Affonso Leme. Op. cit., p. 75.

12

A Declarao do Rio de Janeiro em 1992, j estipulava no art. 10:

o melhor modo de tratar as questes do meio ambiente assegurando a participao de todos os cidados interessados, no nvel pertinente.

O princpio da participao, segundo Cristiane Derani...

resultado de uma diviso de funes dentro da ordem econmica fundada nas relaes de mercado. Sua concretizao, como princpio do direito ambiental e do direito econmico simultaneamente, se d, por exemplo, quando se determina a diviso dos custos de uma poltica preventiva de proteo ambiental, implicando em uma negociao constante entre as atividades do Estado e do cidado15.

O Princpio da Informao

O princpio da informao tambm integra o sistema protetivo ambiental. Conceber a impossibilidade de acesso de informaes ambientais seria prejudicar a implementao das medidas protetivas estatais impostas pelas polticas de meio ambiente. Importante princpio esculpido no 1, inciso VI, do art. 225 da Carta Republicana e nos arts. 6, 3, e 10 da Poltica Nacional do Meio Ambiente retrata a necessidade de serem transmitidos dados e informaes ambientais para sociedade civil e interessados em geral, para conhecimento, monitoramento, tomada de decises e mobilizao nas questes ambientais.

15

DERANI, Cristiane. Op. cit., p. 161-162.

13

A informao deve ser completa e suficiente para permitir, no s a formao de opinio do pblico indistinto, mas principalmente para agilizar eventual ao dos interessados em medidas administrativas e judiciais contra ilegalidades, danos ou quaisquer tipos de aes ou omisses relevantes ao meio ambiente. A Declarao do Rio de Janeiro, de 1992, tambm incluiu no Princpio 10 o direito informao no nvel nacional, cada indivduo deve ter acesso adequado a informaes relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades pbicas, inclusive informaes sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades. Mesmo antes da Eco-92 os pases interessados na preservao ambiental j haviam consolidado posio de intercmbio de dados e informaes relevantes ao meio ambiente e sua proteo. Paulo Affonso Leme Machado16 enumera vrias convenes e tratados de mbito regional e internacional, que solidificaram o princpio 10 formulado em 1992, na Declarao do Rio, servindo como precedentes da importncia da informao como aspecto integrante do Direito Ambiental. Destacam-se a 1 Conferncia Europia sobre Meio Ambiente e Sade (1989 em Frankfurt), Declarao de Limoges (fruto da Reunio Mundial das Associaes de Direito Ambiental 1991), Tratado de Cooperao Amaznica (1978), Tratado da Antrtica (1959), Conveno sobre Pronta Notificao de Acidente Nuclear, Conveno da Basilia, Frum de Siena (1992, Itlia), entre outros. A Conveno sobre o Acesso Informao, a Participao do Pblico no Processo Decisrio e o Acesso Justia em Matria de Meio Ambiente (1998 Dinamarca) ditou expressamente as regras sobre a informao ambiental17. Realmente a relevncia dos informes ambientais encontra espao, no Brasil, sobretudo nos procedimentos de avaliaes dos rgos de controle, fiscalizao e registro de produtos de higiene, sade e alimentao disponibilizados. Especificamente, quanto aos produtos comercializados o direito de rotulagem permite ao consumidor obter dados sobre o produto com informaes claras, precisas, caractersticas, validade, origem, enfim informaes primordiais para conhecimento do produto ou servio a ser adquirido pelo interessado, conforme disposto no art. 6, inciso III, e art. 31 do Cdigo de Defesa do Consumidor.

16 17

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Op. cit., p. 70-71. No art. 2, item 3 da Conveno ficou determinado que a expresso informaes sobre meio ambiente designa toda a informao disponvel sob a forma escrita, visual, oral ou eletrnica ou sob qualquer outra forma material sobre: a) o estado do meio ambiente,...b)fatores tais como as substncias, a energia, o rudo e as radiaes e atividades ou medidas, compreendidas medidas administrativas, acordos relativos ao meio ambiente, polticas, leis, planos e programas que tenham, possam ter, incidncia sobre os elementos do meio ambiente...c) o estado de sade do homem, sua segurana e suas condies de vida, assim como o estado dos stios culturais e das construes na medida onde so, ou possam ser, alterados pelo estado dos elementos do meio ambiente...

14

No Brasil, ainda, Adilson Paes de Souza18 afirma sobre o direito de rotulagem: A importncia deste direito do consumidor fica latente quando em 1999 o IDEC ingressa com uma ao civil pblica contra o Governo Federal perante a 11 Vara Pblica da Fazenda Federal pleiteando que sejam observados, entre outras coisas, os direitos informao e escolha do consumidor alegando no haver normas relativas segurana alimentar que observem tais direitos. Tal ao foi remetida 6 Vara da Fazenda Pblica que, em 21 de junho de 2000, deu ganho de causa ao IDEC.

O princpio da informao encontra estrita ligao com o princpio da educao ambiental, posto que esta somente pode ser efetivada mediante a informao ambiental, tambm prevista nos arts. 220 e 221 da Constituio Federal.

O Princpio da Educao Ambiental

No texto constitucional, o Princpio da Educao Ambiental est descrito no art. 225, 1, inciso VI. Seu significado de levar ao titular do direito ao meio ambiente, a conscientizao ecolgica, a integrao e participao do cidado para resguardo de seus direitos, afinal, a educao ambiental aparece como
despertar de uma nova conscincia solidria a um todo maior. com a viso do global e com um desejo de colaborar para um mundo melhor que se pode propor um agir local19.

O inciso X, do art. 2, da Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, ressalta que dever ser atendido o princpio de educao ambiental a todos os nveis do ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

18

SOUZA, Adilson Paes de. Organismos Geneticamente Modificados. Monografia de concluso de curso de Aperfeioamento de Oficiais da Polcia Militar do Estado de So Paulo, 2003, p. 48. 19 Conceitos para se fazer educao ambiental. 2 ed., So Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1999, p. 8.

15

A importncia da educao ambiental est no fato de ser um meio de formao do indivduo visando a conscientizao relativa aos comportamentos que concorram para a garantia da qualidade do meio ambiente. Espera-se que os jovens e crianas adotem posturas de proteo aos elementos que compem o ambiente.

Trata-se de uma educao permanente, parte de um currculo interdisciplinar, uma nova leitura da viso holstica que foi trazida pela cultura oriental (as entidades fsicas e biolgicas integram um todo interagente e unificado, com vistas ao restabelecimento do contexto e da viso em conjunto20). Entende Geraldo Ferreira Lanfredi que

a educao ambiental um estgio indispensvel preveno. Com efeito, a instruo promove a preparao, conscientizao sobre os valores relacionados defesa dos recursos naturais e dos ecossistemas, a fim de que o educando desperte para a importncia de viver em harmonia com o meio ambiente21.

O autor afirma ainda a correlao entre a educao ambiental e a obrigao da reparao civil, estabelecendo que esta, embora seja meio corretivo e punitivo, tambm forma de educao, posto que estimula a preveno de danos futuros ao meio ambiente e cumpre, portanto, as imposies referidas nas aes preventivas.

A Conferncia Organizada pela UNESCO em parceira com o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, em Tbilissi, Gergia, URSS, em 197722, traou as diretrizes para educao ambiental, considerando-a instrumento de capacitao para defesa do meio ambiente. Dentre os tpicos abordados est a adoo de uma perspectiva interdisciplinar para que cada disciplina focalize os problemas ambientais de maneira global e equilibrada.

20 21

MILAR, dis. Op. cit., p. 671. LANFREDI, Geraldo Ferreira. Poltica ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, p. 197. 22 Mesmo na Conferncia de Estocolmo, em 1972, havia proposta de educao ambiental no Princpio 19: essencial um trabalho de educao em matria ambiental, tanto para as geraes mais jovens como para as mais adultas...

16

O Captulo 36, da Agenda 21 (instrumento formal da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, no Rio de Janeiro), utilizando os princpios fundamentais traados na Conferncia de Tbilissi, cuidou da aplicabilidade das seguintes metas de educao ambiental:

1. promoo do ensino; 2. conscientizao; 3. da capacitao.

Na Conferncia Internacional de Tessalnica organizada pela UNESCO, na Grcia, em 1997, sobre Educao e Conscientizao Pblica para a Sustentabilidade ficou consolidado o princpio de educao ambiental tanto na instruo formal (escolaridade em todos os nveis de ensino), quanto na no formal, mobilizando educadores, administradores, pedagogos, enfim, toda a opinio pblica, para compreenso e apoio das solues e indagaes aos problemas e questes ambientais. No Brasil, a Lei Federal 9.795/1999, definiu a educao ambiental como sendo o conjunto de

processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A proteo ao meio ambiente encontra um meio eficaz na educao ambiental e serve sociedade no alcance do desenvolvimento sustentvel. A Poltica Nacional de Educao Ambiental (Lei n. 9.795/1999 e Decreto 4281/2002) estipulou como seus objetivos fundamentais, entre outros, o incentivo participao individual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como valor inseparvel do exerccio da cidadania.

17

O Princpio da Ubiquidade

Assinalado por Gianpaolo Poggio Smanio como um dos princpios constitucionais do meio ambiente, significa a considerao do meio ambiente como fator importante para tomada de decises polticas, atuao administrativa, criao legislativa e qualquer medida relevante comunidade e ao ambiente.

Nas palavras de Smanio...

o meio ambiente deve ser levado em considerao antes e durante a realizao de qualquer atividade que venha a ser desenvolvida, de qualquer natureza. Decorre da tutela constitucional da vida e da qualidade de vida23.

Como afirma Fiorillo

Dessa forma, observa-se que o direito ambiental reclama no apenas que se pense em sentido global, mas tambm que se haja em mbito local, pois somente assim que ser possvel uma atuao sobre a causa de degradao ambiental e no simplesmente sobre seu efeito24.

Depender da fiscalizao comunitria e da atividade estatal cumprir o disposto nesse princpio. Estritamente relacionado preveno, o princpio da ubiquidade ressalta o meio ambiente na gesto de qualquer atividade a ser desenvolvida, antecipado-se a tais atividades nocivas e possivelmente lesivas ao meio ambiente.

23

SMANIO, Gianpaolo Poggio. Interesses difusos e coletivos: Estatuto da criana e do adolescente, consumidor, meio ambiente, improbidade administrativa, ao civil pblica e inqurito civil. 4 ed., So Paulo: Atlas, 2001. (Srie Fundamentos Jurdicos), p. 90. 24 FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Op. Cit, p. 43.

18

O Princpio do Poluidor-Pagador ou da Responsabilizao

A raiz do princpio poluidor-pagador, definido no art. 225, 3, da Magna Carta, encontra-se no Tratado de Roma (1958), e no surgimento do Mercado Comum Europeu (fundado em 1973 por seis pases com designao de Comunidade Europia).

A qualidade ambiental da Comunidade Europia era tratada como uma misso na marcha comum para progresso das polticas econmicas. Antnio Dias Vargas, responsvel pela qualidade ambiental da Comisso das Comunidades Europias lembra que o contaminador deve suportar o custo das medidas de reduo da contaminao impostas pelos poderes pblicos para conseguirem nvel aceitvel de qualidade de vida do meio ambiente 25. A Unio Europia, instituda em 1992, atravs do Tratado de Maastricht, adotou como referncia, na poltica ambiental, o princpio do poluidor-pagador, impondo ao agente o nus de arcar com as despesas para a diminuio da degradao ambiental. A concesso de subvenes visando a busca de uma melhor qualidade do meio ambiente atravs de programas foi defendida na IV Comisso das Comunidades Europias, utilizando assim a fase preventiva do princpio poluidor-pagador. Dada a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais, um dos modos de implementao do princpio do poluidor-pagador na Europa foi a tributao. Conforme Julio Arriola Palomares:

las fuentes de contaminacin se diversifican y hacen necesario el empleo de instrumentos econmicos y jurdicos diferentes que ayuden a establecer el precio real de la contaminacin. Una vez fijado el precio, podremos repartirlo com justicia26.

25

VARGAS, El principio quien contamina, paga. Seminario sobre Instrumentos Jurdicos y Econmicos para la Proteccin del Medio Ambiente. Ponencias e Comunicaciones. Comision de las Comunidades Europeas. Principado de Asturias: Editora del Principado de Asturias, 1991, p. 139. 26 PALOMARES apud LANFREDI, Geraldo Ferreira. Op. cit., p. 218.

19

Os tributos verdes como so conhecidos na Europa, so instrumentos utilizados visando a diminuio da degradao ambiental, tendo um fim determinado, como, por exemplo, tributo ecolgico sobre veculos automotor, ou seja, sobre uma degradao a ser realizada.

Assim, tambm existem aquelas tributaes sobre administrao do lixo, combate contaminao da gua, poluio sonora de avies.

Embora pouco utilizada no Brasil a poltica de tributao e taxao, a lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente estabeleceu em seu art. 4, inciso VII, a obrigao de reparao ou indenizao do dano causado pelo poluidor ou predador ambiental.

A identificao do poluidor d-se recorrendo Lei n. 6.938/1981, art. 3, onde esto definidos os conceitos de degradao, poluio e poluidor, sendo este a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, que direta ou indiretamente cause degradao ambiental, devendo por isso ser responsabilizada. No se trata de pagar para que se possa poluir. Apresenta, o princpio, duas faces: a primeira preventiva, qual seja, a tentativa de evitar o dano ambiental e, a segunda, repressiva, ocorrido o dano, obrigatria sua reparao.

O princpio do poluidor pagador tem dois momentos, segundo as lies do Professor Paulo Affonso Leme Machado:

um momento o da fixao das tarifas ou preos e/ou da exigncia de investimento na preveno do uso do recurso natural, e outro momento o da responsabilizao residual ou integral do poluidor27 .

Destarte, o custo a ser pago pelo poluidor compreende no s a imediata reparao do dano, mas tambm a atuao preventiva e, embora tenha tido custos quanto preveno, ou tenha pago algum tributo ou tarifa para esse mister, no estar imune, o poluidor, em caso de responsabilidade por dano ao meio ambiente.

27

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Op. cit., p. 48.

20

MARTON, AO SER CITADO POR DIAS28, APONTA QUE A


RESPONSABILIDADE

A SITUAO DAQUELE QUE TENDO VIOLADO UMA NORMA QUALQUER,


V-SE EXPOSTO S CONSEQNCIAS DESAGRADVEIS DECORRENTES DESSA VIOLAO, TRADUZIDAS EM MEDIDAS QUE A AUTORIDADE ENCARREGADA DE VELAR PELA OBSERVAO DO PRECEITO LHE IMPONHA, PROVIDNCIAS ESTAS QUE PODEM OU NO ESTAR PREVISTAS.

ESSA SNTESE DEMONSTRA QUE PODE HAVER APLICAO DA


RESPONSABILIDADE, APENAS PELO RISCO QUE CERTA ATIVIDADE ENCERRA.

Nos casos de condutas potencialmente nocivas, at o nexo causal no tem mais o rigor exigido para caracterizao da responsabilizao.

Averiguada a situao que possa causar risco hipottico, a potencializao oriunda da natureza da atividade serve para embasar a presuno de que quem lucra o responsvel pelo prejuzo dela resultante.

A Conveno Internacional sobre Responsabilidade Civil em Danos causados por Poluio a leo adotou a teoria objetiva no Brasil.

28

DIAS, Jos de Aguiar, op cit, p. 37.

21

Para Celso Antnio Bandeira de Mello: Se houve conduta estatal lesiva a bem jurdico garantido de terceiro, o princpio da igualdade inerente ao Estado de Direito suficiente para reclamar restaurao do patrimnio jurdico lesado. Qualquer outra indagao ser despicienda por j se haver configurado situao que reclama em favor do atingido o patrocnio do preceito da isonomia.29 (...) Em matria de responsabilidade estatal por danos causados pelo prprio Estado, tem razo Sotto Kloss quando afirma que o problema h de ser examinado e decidido em face da situao do sujeito passivo a de lesado em sua esfera juridicamente protegida e no em face dos caracteres do comportamento do sujeito ativo30.

H, ainda, a responsabilidade de reparao, independente da subjetividade do agente, denominada Teoria do Risco Integral.

Nesta modalidade de risco, h obrigao de reparar os danos, pela mera atividade potencialmente nociva ou perigosa.

O advento do Direito Ambiental fez surgir a necessidade de, em casos especficos e excepcionais, adotar-se a referida Teoria do Risco Integral, como recepo, em nosso Direito, dos princpios globais do meio ambiente, principalmente o Princpio do Poluidor Pagador.

29 30

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Op. cit., p. 342. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Op. cit., p. 343. 22

O art. 21, inciso XXIII, letra c, da Constituio Federal, assevera:

Art. 21. Compete Unio: (...) XXIII explorar os servios e instalaes nucleares de qualquer natureza e exercer monoplio estatal sobre pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios nucleares e seus derivados, atendidos os seguintes princpios e condies: (...) c) a responsabilidade civil por danos nucleares independe da existncia de culpa;

Entre outros exemplos, citamos, ainda, como decorrncia da Teoria do Risco Integral, o art. 14, 1, da Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 (Poltica Nacional do Meio Ambiente) que estabelece que o poluidor obrigado a indenizar independente da existncia de culpa: o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, efetuados por sua atividade. Decorre do acima exposto a incidncia na doutrina objetiva ou do risco, pela qual o autor da violao ou da leso dever arcar com todo o prejuzo que causou, mesmo que no tenha agido com culpa. No necessria a anlise, ou juzo de valor, da culpa do autor. Deste modo, em que pese a culpa ser a principal fonte da responsabilidade civil, nos casos apontados, o risco tambm d azo responsabilidade. O risco no pode ser rechaado, pois, muitas vezes, a comprovao da culpa difcil e, portanto, insuficiente para gerar a responsabilidade civil, principalmente em se tratando da matria ambiental. Alis, para caracterizao de responsabilidade no Direito Ambiental, basta a potencial atividade do agente vir a causar prejuzo ao bem tutelado, mitigandose a exigncia do nexo causal. O exerccio da atividade de risco gera responsabilidade, independente da culpa.

23

Princpios da Precauo e da Preveno ao Meio Ambiente

Os princpios da precauo e da preveno esto revestidos de normatividade jurdica por estarem inseridos como preceitos constitucionais consagrados no art. 225 da Magna Carta. Integram o sistema jurdiconormativo fundamental do Estado Brasileiro e por isso expressam sua natureza ideolgica, poltica e social. A essncia de tais princpios constitucionais ambientais valorar, informar e conformar as normas regentes das relaes jurdicas e comportamentais do Estado e dos indivduos. Por sua natureza principiolgica, a precauo e a preveno ambientais so pilares que vinculam e direcionam a vontade poltica, administrativa e jurisdicional observncia de seu contedo normativo: defender e preservar o meio ambiente para as futuras geraes. A precauo e a preveno nasceram da necessidade mundial de impedir a devastao do meio ambiente. Os pases que mais consumiram as riquezas ambientais abandonaram suas polticas locais para abraar a proteo ao meio ambiente de forma globalizada aps desastres e devastaes ambientais, em meados de 1970, quando o processo de industrializao j no comportava o consumo desenfreado dos recursos naturais. Os tratados e convenes mundiais para a proteo ambiental estabeleceram gradativamente objetivos e princpios para a preservao ambiental. Em 1972, na Declarao de Estocolmo, a precauo erigida como princpio internacional de tutela ao meio ambiente. Na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, a preveno expressamente passa a integrar a base do sistema de proteo internacional como princpio. No Brasil, a Constituio Federal de 1988 trouxe a precauo e a preveno como critrios direcionadores da tutela ao meio ambiente. O princpio da precauo sedimentou uma nova perspectiva de aplicabilidade das normas jurdico ambiental, focalizando a vigilncia nas atividades que possam causar degradao ao meio ambiente em contraposio tolerncia de tais atividades.

24

Embora muitas resistncias tenham sido encontradas, quer pelo legislador ou pelos operadores do Direito, certo que nossos tribunais esto se conscientizando da insero dos princpios da precauo e da preveno no ordenamento jurdico e passaram a utiliz-los na resoluo de litgios, julgando demandas relativas proteo do ambiente. A vigilncia quanto degradao ambiental passou a prevalecer com a utilizao dos princpios da precauo e da preveno. Os termos designativos da ao de antecipar os danos ambientais mostraramse ambguos e diversos na doutrina nacional. Entretanto a diferenciao restou consolidada pela terminologia adotada pela Declarao do Rio de Janeiro, em 1992, da qual o Brasil foi signatrio. Prevalecem para a doutrina e tribunais os designativos de precauo e preveno, apesar de serem encontradas outras expresses que pretendam substitui-las. Basicamente o contedo normativo do princpio da precauo a incerteza do dano ambiental, ou seja, deve-se impedir o prejuzo ambiental mesmo incerto. A ausncia de certeza cientfica absoluta no pode ser utilizada como razo para adiar a adoo de medidas eficazes que impeam a degradao ambiental. Por outro lado, o princpio da preveno considerado como a antecipao ao dano que j se conhece e se tem certeza de sua lesividade. O Tratado da Comunidade Europia em Matria Ambiental distinguiu os princpios da preveno e precauo. A incerteza a respeito do perigo que determinada atividade possa ocasionar, mesmo no havendo comprovao cientfica suficiente, exige a aplicabilidade do princpio da precauo. Quando a atividade j se mostrou perigosa, o termo doutrinrio especfico preveno. As medidas para impedir a agresso e os danos reais ambientais so preventivas. A aplicabilidade dos princpios da preveno e da precauo reside em frear atividades degradadoras ao meio ambiente. O princpio da precauo exige o afastamento espao-temporal do perigo, ou seja, protege a coletividade contra o prprio risco. Os Estados devem implementar a defesa, o afastamento ou a diminuio de risco para o meio ambiente, mesmo que os riscos futuros ainda no sejam diagnosticados e compreendidos pelo atual estgio de desenvolvimento da cincia. O princpio da preveno, por seu turno, aplicado em momento anterior degradao, j conhecidas suas conseqncias. Evita-se a repetio ou reiterao do comportamento lesivo.

25

As medidas administrativas de conteno de atividades lesivas ao meio ambiente so veculos eficazes de aplicabilidade dos princpios da precauo e da preveno, posto que h o exame prvio da possibilidade de dano e irreversibilidade ou no da leso.

Os princpios da precauo e da preveno no ficam margem da aplicao pelos tribunais brasileiros, que paulatinamente passam a adot-los em seus julgados.

26

You might also like