You are on page 1of 1

FRANA, Ftima. Reflexes sobre Psicologia Jurdica e seu Panorama no Brasil. Psicologia: Teoria e Prtica. So Paulo, 2004 p. 73-80.

A Psicologia Jurdica brasileira uma das especialidades emergentes da Psicologia, no entanto, as publicaes sobre o tema so diminutas. Inicialmente cabe lembrar os vrios termos utilizados para definir esta cincia, inquietaes sobre as definies, os pontos de interseco entre Direito e Psicologia, alm dos seus desafios. O termo Psicologia Jurdica usado para a rea da Psicologia que se relaciona com o sistema de justia. No Brasil, o termo Psicologia Jurdica mais utilizado, em vez de Psicologia Forense, por ser mais abrangente, pois se refere aos processos ocorridos nos tribunais, os que so frutos de deciso judicial, ou aqueles que so de interesse jurdico ou do Direito. A autora cita Popolo afirmando que a Psicologia Jurdica uma rea especializada da Psicologia, que tem como objeto de estudo os comportamentos complexos de interesse jurdico, atividades realizadas no tribunais ou fora deles. Ressalta, que embora muito

importantes, os peritos devem reconhecer os limites de suas percias, que alm da tcnica adequada deve ter uma compreenso multidisciplinar do fenmeno estudado (Visto tratar-se de um recorte parcial da realidade e apenas uma das possibilidades de atuao do psiclogo jurdico, e no a nica. Neste recorte, devem ajudar a compreender a subjetividade do indivduo). Segundo a autora, alm do comportamento do indivduo, a Psicologia Jurdica deve ter como objeto de estudo as consequncias das aes jurdicas sobre a subjetividade do indivduo. Na sua relao com o Direito, a Psicologia Jurdica deve transcender as solicitaes do mundo jurdico, mas tendo com ele uma relao de complementaridade, pois se trata de cincia autnoma, que produz conhecimento e se comunica com outra cincia. So ressaltadas, tambm, as possibilidade de atuao do psiclogo jurdico: com o Direito do Menor; de Famlia; Cvel; Trabalho; Penal; vitimologia; mediao, entre outros campos. No obstante, as perspectivas profissionais de atuao, o texto afirma que a atuao destes profissionais se limita, no Brasil, reas mais tradicionais, quais sejam, em penitencirias, Infncia e Juventude, questes de famlia, necessitando evoluir para outros horizontes. A necessidade de crescimento, de evoluo da Psicologia Jurdica, depender da intensificao da produo e publicao de conhecimento, para que se possa alcanar maior eficincia prtica.

You might also like