You are on page 1of 24

MANUAL TCNICO

FALHAS PREMATURAS EM PISTES E BRONZINAS

METAL LEVE
7~ EDiO

- SETEMBRO/97

Reviso 07/95

FALHAS PREMATURAS EM PISTES


Introduo. ... 1 - Falhasprematuras dospistesporerrosdemontagem 1.1 - Expulso daargolade reteno pino do 1.2 - Folgainsuficiente entrepinoe bucha 1.3 - Zonadecontatoinclinado 1.4 - Engripamentoordeformao p dacamisadecilindro 1.5 - "FLUTTER" dosanis 1.6 - Insuficincia efolgademontagem d - Falhasprematuras pormaufuncionamentoomotor d 2 2.1 - Engripamentoorrefrigeraoeficiente p d 2.2 - Danificaopordetonao 2.3 - Danificao orpr-ignio p 2.4 - Trincasnacabeae noscubosdo pisto e abaixodonormal 2.5 - Falhaporfuncionamentomtemperatura 2.6 - Excesso decombustvel injetado 2.7 - Danificao otopoporeroso d 2.8 - Interferncia istocontracabeote p elouvlvula 2.9 - Fraturadopistona regiodoscubos 2.10 - Trincasnabordadacmara 2.11 - Trincasnasaiadopisto 2.12 - Deformao apartesuperiordacamisa d

... ...

:02

02 02 03 03 03 04 05 05 05 06 07 08 08 09 09 10 11 11 12 12

FALHAS PREMATU,RASEM BRONZINAS


Introduo. - Falhasprematuras ebronzinas d pormaufuncionamento 3 3.1 - Corroso 3.2 - Fragilidade aquente("HotShort") 3.3 - Fadiga generalizada 3.4 - Insuficincia eleonabronzina d 3.5 - Eroso porCavitao 4 - Falhasprematuras ebronzinas d porerrodemontagem 4.1 - Folgaaxial longitudinal) ( insuficiente 4.2 - Impurezas lidas s 4.3 - Sujeira noalojamento 4.4 - Alojamentoovalizado 4.5 - Alturadeencosto insuficiente 4.6 - Alturade encostoexcessiva 4.7 - Bielaempenada outorcida : 4.8 - Capadeslocada 4.9 - Virabrequim deformado 4.10 - Blocodeformado 4.11 - Colosnocilndricos 4.12 - Raiodeconcordncia incorreto 5 - Montagem incorreta porfaltadeateno 14 15 15 16 18 19 20 21 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

FALHAS PREMATURAS EM BUCHAS


6.1 - Folgademontagem incorreta 6.2 - Alojamentodeformado TABELA DE CONVERSO. 34 34 35

t:1
FALHAS PREMATURAS
EM PISTOES
INTRODUO
Todas as peas de um motor possuem uma vida til prevista, sendo essa durao especfica da mesma. Cada uma delas porm deve durar determinado tempo e isso constitui sua vida til prevista. No presente captulo vamos analisar as falhas prematuras de pistes e para melhor compreenso analisaremos cada caso sob os seguintes temas: Geralmente, a ocorrncia se d por uma componente de fora que empurra o pino contra uma das argolas de reteno at sua expulso elou sua fratura. Eventualmente, pedaos da argola fraturada passam pelo furo do pino, indo danificar a outra extremidade.

CAUSAS

- Cilindros
-

- Bielas

empenadas desalinhados em relao ao virabrequim. Montagem incorreta da argola. Conicidade no colo do virabrequim. Folga longitudinal (axial) excessiva no virabrequim Folga excessiva entre o pino e a argola Falta de paralelismo entre o centro da bucha do p de biela e da bronzina.

1 ASPECTO 2-CAUSAS 3-CORREO


Dividiremos ainda, para facilitar a compreenso. os problemas em dois grupos a saber:

CORREO
- Alinhar corretamente as bielas (trocar se ne-

cessrio)
- Retificar os cilindros devidamente alinhados em relao ao virabrequim. - Montar corretamente a argola, cuidando para no deform-Ia durante a montagem. - Retificarcorretamente os colos do virabrequim Verificar a folga axial do virabrequim.

A-FALHAS PREMATURAS POR ERROS NA MONTAGEM B-FALHASPREMATURAS POR ERROS DE FUNCIONAMENTO


Sobre o item "A" podemos dizer que a falta de cuidados na montagem, pode acarretar problemas as vezes irreparveis no motor. Quanto ao item "B" so problemas geralmente ocasionados por uso indevido do motor ou manuteno deficiente do mesmo.

- FALHAS PREMATURAS DOS


PISTES POR ERROS NA MONTAGEM.

1.1. - EXPULSO DA ARGOLA DE RETENO DO PINO ASPECTO

- Rompimento
o do pino.

da canaleta da argola de reten-

--I

..:.r.

t:.1
1.2 - FOLGA INSUFICIENTE PINO E BUCHA ENTRE

ASPECTO

- Faixas de engripamento
pino (cubos). CAUSAS

ao lado do furo para

- Montagem do pino com folga insuficiente no cubo do pisto e/ou na bucha do p de biela.

CORREO
- Montar o pino do pisto com a folga especificada na bucha do p de biela, observando a existncia ou no de classificao pino e pis-

to.

,
CAUSAS

Fig.1.3

~- Bielas empenadas. - Cilindros desalinhados em relao ao virabre-

auim.

CORREO - Alinhar corretamente as bielas (trocar se ne-

cessrio).
- Retificar os cilindros devidamente alinhados

~
O""\

" '. i.o . 00. ~'j: '~i' : c.~ --'

o ..,:
. ~o rlg. 1.2

em relao ao virabrequim. - Mandrilar a bucha do p de biela no esquadro em relao a biela.

1.4 - ENGRIPAMENTO POR DEFORMAO DA CAMISA DE CiliNDRO


1.3 . ZONA DE CONTATO INCLINADO

ASPECTO

- Engripamento

em faixas estreitas, geralmente

ASPECTO

- rea

de contato inclinada em relao ao eixo

dopisto.

em toda a circunferncia da saia do pisto, e tendem a ir se alargando com o funcionamento, com consequente engripamento generalizado.

--

-.
3

t:1
CAUSAS
Deformao da camisa devido a: na montagem no bloco. - Dilatao das gaxetas de vedao, durante o funcionamento do motor.

t:1
o direta aos gases da combusto. A combusto retardada sobre os aneis origina calor, superaquecendo esta regio do pisto. Alm disso, os anis no exercem perfeitamente sua funo de transferir calor para o cilindro. Dessa forma o pisto tem sua resistncia diminuda, podendo vir a fraturar o que se d normalmente na zona de fogo/anis.

1.6 -INSUFICINCIA DE FOLGA DE


MONTAGEM

- Irregularidade

ASPECTO

2- FALHAS PREMATURAS POR MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR


2.1ENGRIPAMENTOPOR REFRIGERAO DEFICIENTE

-Engripamento

- Dimetro dos alojamentos das gaxetas de vedao acima do valor especificado. - Aperto excessivo do cabeote. - Deficincia de Retificao do cilindro.

CORREO
- Usinar corretamente os furos no bloco para a instalao das camisas. - Utilizar gaxetas de vedao de boa qualidade. - Verificar o dimetro dos alojamentos das gaxetas de vedao. - Dar o torque correto nos parafusos do cabeote.

CAUSAS - Excesso de folga entre anel e canaleta Montagemde anis novos em canaletas gastas - Utilizao de anis com altura incorreta - Excessode depsitos, de materiais carbonferos. O superaquecimento desta regio do pisto, acrescido pela abraso provocada pelos materiais carbonferos, desgastam excessivamente a canaleta proporcionando a vibrao do anel.

bastante acentuado e generalizado na saia do pisto, preferencialmente'no lado de maior presso, decorrente de um funcionamento anormal e por conseguinte uma diminuio de folga a valores que ultrapassam a indicada.em projeto.

ASPECTO

- Engripamento

do pisto, preferencialmente sobre o eixo do pino (cubo).

CAUSAS
- Montagem do pisto no cilindro com folga insuficiente. O conjunto pisto-cilindro montado com folgas bastante pequenas, sendo que estas folgas tendem a diminuir com o aquecimento do motor, j que o coeficiente de dilatao do pisto superior ao do cilindro.

CORREO
- Observar a folga de montagem entre pisto e cilindro recomendada pelo fabricante.

Evidentementeno projetodo pisto levado em considerao o sistema de refrigerao do motor.


Qualquer alterao, que ocorra na refrigerao do motor, faz com que tenhamos um superaquecimento do conjunto, com a eliminao das folgas de projeto, rompimento do filme de leo lubrificante e contato metlico entre pisto e cilindro.

CORREO - Verificar minuciosamente quando da troca dos anis, as condies das canaletas nos pistes, principalmente as primeiras, que recebem os anis de cpmpresso. - Manter a folga entre anis e canaletas dentro das tolerncias especifica das.

Esse funcionamento anormal leva inevitavelmente a um engripamento dos pistes. CAUSAS


- Excesso de depsitos nos condutos de gua no bloco, no removidos por ocasio do ltimo recondicionamento. Estes depsitos causam sensvel aumento da resistncia trmica das paredes, elevando a temperatura do pisto. - Engripamento da vlvula termosttica, ainda que por curtos peroc;fos, pode causar a no passagem da gua de refrigerao pelo radiador, elevando portanto a temperatura do motor. - Radiador em ms condies, especialmente com bloqueio parcial da colmia, quer interna ou externamente. O isolamento trmico da

Fig.1.6 1.5 - "FLUTTER" DOS ANIS ASPECTO

- Canaletas

de anis destrudas.

- O problema ocorre geralmente no primeiro anel de compresso, que e a zona mais solicitada da regio dos anis, devido a sua exposi-

colmia em relao ao ambiente d-se principalmente, por excessivos depsitos de barro na superfcie externa da mesma. - Falhas mecnicas na bomba de gua podem

~~~~

o. o:

_n ---

I 5

~
gerar baixa vazo de gua de refrigerao, o
que se faz sentir especialmente quando o motor muito solicitado; frouxa (patinando) em demasia, originando queda no fluxo de ar atravs da colmia; -Tampo do radiador defeituoso, no oferecendo estanqiedade suficiente, causa queda de presso no circuito de guae ''fervura'' mais freqente da mesma.

~
Esta combusto pode envolver aprecivel parcela de massa, que ao invs de queimar progressivamente atravs do avano da chama, queimando cada incremento de massa, aproximadamente a presso constante, vai reagir instantaneamente, e a volume constante. A presso atingida muito maior do que a presso final atingida em combusto normal. Devido a grande rapidez com que ocorre o fenmeno, no h tempo para que os gases queimados se expandam, o que justifica a hiptese, de que esta combusto anormal se realiza a volume constante. A elevao de presso correspondente limita-se portanto ao volume ocupado pela massa, que reagiu espontneamente e da origem a uma onda de presso, que se propaga dentro da cmara com a velocidade do som. Esta onda sofre repetidas reflexes pelas paredes da cmara, dando origem a um rudo caracterstico, que na linguagem popular erroneamente chamado de "batida de pinos". O nome correto para o fenmeno descrito "DETONAO". A detonao ocasiona uma eroso na cabea do pisto, no lado em que os gases sofrem a combusto espontnea (normalmente do lado oposto a vela) e tem origem na ao turbulenta dos gases de temperatura elevadssima contra a cabea do pisto. - Rebaixamento excessivo do cabeote com conseqente aumento da taxa de compresso. Temos pois uma nova frente de chama, o que no constitui inconveniente, enquanto ocorre depois da frente da chama principal iniciada pela vela. A medida que a temperatura das peas se eleva, a pr-ignio ocorre cada vez mais cedo no ciclo, adiantando-se faisca da vela e diminuindo a potncia do motor.

-Correia de ventilador

CORREO
- Proceder periodicamente a uma reviso dos sistemas de alimentao e ignio, mantendoos em condies de funcionamento recomendadas pelo fabricante. - Evitar sobrecargas operacionais no motor.

CORREO
- Revisar periodicamente o sistema de arrefecimento, (bomba d'gua, radiador, correia, ventilador e vlvula termosttica).

Em se tratando de apenas um cilindro, a potnciairia diminuir progressivamenteat que, finalmente e silenciosamente, o motor viesse a parar. Nos motores policilindricos porm, os outros cilindros mantm o motor em movimento e o cilindro com pr-ignio submetido s temperaturas de combusto durante tempos

cada vez

mais longos com um aumento exces-

sivo do fluxo de calor para as paredes da cmara.


As excessivas temperaturas e presses resultantes da pr-ignio podem ocasionar um furo no topo do pisto.

~.
--

CAUSAS

- Velas ~
Fig.2.2

inadequadas

para o tipo de servio

re-

Fig. 2. 1

Alm disso, pode ocasionar em seus ltimos estgios,excessivo desgaste daprimeira canaleta, quebra, sulcos e aprisionamento dos anis.

CAUSAS
2.3 - DANIFICAO POR PR-IGNIO 2.2 - DANIFICAO POR DETONAO ASPECTO
- No utilizao de marchas adequadas a cada condio de carga e velocidade do veculo;

querido. - Pontos quentes ocasionados por sistema de arrefecimentodefeituoso. - Depsitos de carbono em temperatura muito alta (quase incandescentes), ocasionando pontos quentes. . - Vlvulas operando emtemperaturas mais elevadas do que a normal. - Detonao ou condies que levam a ela.

ASPECTO

Cilindro

trabalhando

excessivamente

aqueci-

- Cabea

do pisto parcialmente destruda. - Durante a combusto, quando a mistura dos gases no queimados sofre compresso devido ao avano da frente da chama, pode ocorrer, que em determinado instante toda a parcela final da mistura entre em combusto espontnea.

do; - Carburador com regulagem incorreta(mistura excessivamente pobre); - Centelha excessivamente avanada; - Combustvelde m qualidade (combaixo nQ de octanas);

- Zona

dos anis e cabea do pisto parcialmente destruidas.

CORREO
- Instalar velas adequadas para o motor. - Verificar sistema de arrefecimento. - Descarbonizar o topo dos pistes e o cabeote sempre que possvel. - Regular periodicamente as vlvulas do motor conforme prescrito pelo fabricante.

- Furo no topo do pisto. A formao de uma segunda frente de chama, no devida a fasca da vela, com a queima espontnea do combustvel, recebe o nome de pr-ignio.

- Sobrecarga do motor; - Acmulo de depsitos


cabeote;

no topo do pisto

ou no

r
6

~iiJ<Ztw~

- -'

,J
7

li
CORREO O recondicionamento do motor, a regulagem do sistema de injeo, bem como as condies de operao do motor devem ser executadas dentro das especificaes estabelecidas pelo fabricante.

t:1
A partir do rompimento dessa pelcula ocorre contato metlico entre pisto e cilfndro, elevao substancial da temperatura devido ao atrito, com consequente dilatao excessiva do pisto at o engripamento.

~
'-~"
-

"~

~_...
~
.1' ..
,~l . _.Y~~"'"

~.a~"'" -

fi'

- "

'.~~

. .--

Fig.2.3

~~

Fig. 2.5 - Vlvula termosttica bloqueada na posio aberta elou inexistente.


Fig.2.6

2.4-TRINCASNA CABEA
CUBOS DO PISTO ASPECTO

E NOS

CORREO - Regular corretamente o carburador para que fornea a dosagem certa de ar e combustvel. - Verificar o funcionamento da vlvula termosttica. - Recolocarvlvula termosttica no caso de sua falta. - aconselhvel no solicitar o veiculo com o motor totalmente frio.

CORREO - Revisar peridicamente bomba e bicos injetores, conforme recomendado pelo fabricante.

- Trinca

na cabea do pisto. - Trinca na parte superior dos cubos.

CAUSAS
As trincas que se originam na cabea dos pistes so consequncias de tenses trmicas extremas. No caso em que as trincas evoluem na direo perpendicular ao eixo do pino, verificou-se que em adio aos efeitos trmicos existem tenses mecnicas, induzindo tenses de trao ou de compresso na superfcie do topo. As trincas que se originam na parte superior dos cubos e evoluem em direo ao topo, numa tendncia de abrir o pisto ao meio, so decorrentes da interao entre o cubo e o pino. Ocorrem tenses elevadas, acima do valor recomendvel causadas pela compresso, pela deformao do pino e pelo efeito de cunha que exerce na superfcie do furo.

Fig.2.4

2.7 - DANIFICAO DO TOPO POR EROSO ASPECTO

2.5 - FALHA POR FUNCIONAMENTO EM TEMPERATURA ABAIXO DA NORMAL ASPECTO


- Paredes entre as canaletas de anis destrudas. - Carbonizao excessiva da zona de fogo e canaletas.

2.6 - EX~ESSO

DE COMBUSTVEL

INJETADO ASPECTO

- Eroso

da cabea do pisto, devido a sobrecarga mecnica e desintegrao trmica.

- Faixas

de engripamento da cabea boca do pisto, geralmente na direo dos jatos de leo Diesel, propagando-se posteriormente para outras regies.

CAUSAS
Excesso de combustvel injetado por ciclo. Injeo prematura (ponto adiantado). Pulverizao incorreta. Falta de entanqueidade nos injetores.

CAUSAS
- Carburador mal regulado (mistura excessivamente rica). - Motorfuncionando abaixo da temperatura normal.

CAUSAS A diluio da pelcula de leo lubrificante, existente nas paredes dos cilindros,se da partir do excessode combustfvelinjetado,sejapor dbito da bomba injetora com valor acima do especificado elou por pulverizao incorreta (esguicho) dos bicos injetores.

CORREO - Regular bomba e bicos injetores para obter correta injeo e pulverizaode leo Diesel. - Corrigir o ponto de injeo de combustfvel.

I
8

I.

iill'ifir=Jlt7:(JI(f(u{fi}J@iJ I~rg(fi.~(;

l.:l'[(o"':1fifl~

~j&:WJf~Jl.rlI1~(rJm.{fJriiJIJ/.tft(itJJ~~1'llj(iJiJ~ -

-=:J
9

li
ga provocando por isso impactos no cabeote do cilindro. - Altura do bloco abaixo do especificado. - Variao do curso devido a retificao incorreta dos colos do virabrequim. - Alterao do comprimento da biela. - Reduo da altura do cabeote sem o devido ajuste na profundidade das sedes das vlvulas. - Flutuao das vlvulas. - Sincronismo incorreto do eixo comando vlvulas. de

t:1
2.9 - FRATURA DO PISTO NA REGIO DOS CUBOS
ASPECTOS 2.10 - TRINCAS NA BORDA DA CMARA

ASPECTO

- Trincas

- Trincas

profundas na regio dos furos para pino ou na parte inferior da sala podendo chegar a fratura da mesma.

originadas radialmente na borda da cmara de combusto de pistes de motores Diesel de injeo direta.

CAUSAS

CAUSAS Normalmente esse tipo defalha ocorre devido a problemas de funcionamento com engripamento e travamento da cabea do pisto provocados por:

CORREO

- folga
do eixo comando de

de montagem pisto/cilindro

inadequa-

"
Fig.2.7 2.8 - INTERFERNCIA PISTO CONTRA CABEOTE EIOU VLVULA ASPECTO

- Verificar o sincronismo vlvulas.

da; - supersolicitao do motor ainda em fase de amaciamento;

- Verificar a medida da folga. - Verificar as posies demasiadamente

avan-

adas dos pistes nos cilindros em relao ao topo do bloco. - Verificar a altura do topo do pisto em relao a face do bloco. - Na retificao dos colos manter o curso dentro dos valores especificados pelo fabricante. - Verificar o comprimento das bielas. - Corrigir a profundidade das sedes das vlvulas. - No exceder a rotao mxima especificada pelo fabricante. - Verificar o sincronismo do eixo comando de vlvulas. - Regular o ponto de injeo. - Ajustar a bomba de acordo com as instrues do fabricante.

- deficincia - deficincia - combusto

de refrigerao; de lubrificao; anormal.

No momento em que o pisto engripado arrastado pelos demais, a saia arrancada a partir da seco mdia do furo para pino. CORREO - Observar as instrues do fabricante relativo folga de montagem pisto/cilindro. - Seguir as instrues do fabricante do motor relativos ao amaciamento do mesmo. - Verificar se os sistemas de refrigerao, de lubrificao e de injeo funcionam corretamente.

- Uma injeo de combustvel adiantada e/ou excessiva podem levar solicitaes trmicas e mecnicas mais elevadas ao topo do pisto. - A parte mais aquecida da cmara de combusto circundada pelas regies menos aquecidas, no podendo expandir-se como deveria, de acordo com o coeficiente de dilatao trmica e temperatura atingida, uma vez que no possvel comprimir o material, a nica possibilidade a dilatao do mesmo na direo da superfcie livre. - O limite de elasticidade do material do pisto, que baixo, em altas temperaturas, excedido, isto , ocorre uma deformao plstica na forma de acmulo de material, ou uma concentrao na periferia da cmara. - Quando o pisto se esfria at a sua temperatura ambiente, esta deformao persiste, criando tenses de trao, que conduzem as trincas na borda da cmara.

- A cabea

do pisto apresenta-se deformada devido a batidas contra o cabeote e/ou vlvulas do motor.

CAUSAS
- Aumento do curso do pisto devido a afrouxamento de um parafuso da biela. - O depsito de carvo de leo que se forma na cabea do pisto, torna-se maior do que a fol-

CORREO - Regular o ponto de injeo. - Ajustar a bomba injetora de acordo com as instrues do fabricante.

;~~

~o

Y'"' ~

r:l'!.'.";"~o
.

,
y'

.r .. """.. . -. ..J;~'.
o;

:.

.;- ; ;:~;-.. .,.,. .

~
.
o 0'0

i,:o o,. ,'.

. .. ..',
.,.0 J
,'
:~ ~

..

..

Trinca

~
r-10

--.--------.

Fig.2.8

Fig.2.9

.2.10.2

- _~l;F~~~

l(lmL,,[~~~~~"fJ~SJ

11

t:.1
2.11 TRINCAS NA SAIA DO PISTO
ASPECTO I .rn alguns tipos de pistes a trinca na saia tem Inicio no furo da fenda existente na canaleta de 6100, e em outros, na fenda existente na saia. o de compresso. - Observar a folga pisto/cilindro fabricante. indicada pelo - Observar as indicaes de montagem existentes na cabea do pisto.

CAUSAS
Este tipo de trinca caracterstico de supersolicitao do motor, e consequentemente, do pisto e geralmente ocorre, sempre do lado de maior presso, pois a regio mais solicitada a sala, que submetida a esforos de flexo excessiva. A trinca ou as trincas evoluem em direo a parte inferior (boca) da saia do pisto, chegando a destacar a parte central da mesma. As irregularidades, que mais geralmente ocasionam tal processo de supersolicitao do motor e pisto, so as seguintes: aumento da relao de compresso acima dos limites estabelecidos no projeto; aumento da rotao do motor acima do valor especificado pelo fabricante; - combustvel no adequado para essa relao de compresso; - montagem do pisto invertido; - folga excessiva pisto/cilindro.

2.12 - DEFORMAO DA PARTE SUPERIOR DA CAMISA ASPECTO


Arrancamento pisto. de material da zona de fogo do

CAUSAS
A deformao da parte superior da camisa tem como consequncia a danificao da zona de fogo do pisto. As causas desse tipo de desgaste do pisto podem ser:

- Junta

Deformao

da camisa

por aperto

irregular;

do cabeote imprpria.

CORREO
- Efetuar a montagem da camisa e aperto do cabeote seguindo as especificaes do fabricante. - Utilizar junta do cabeote de boa qualidade seguindo as instrues do fabricante. - Verificar as dimenses do alojamento do colarinho da camisa.

CORREO
a relao de compresso e a rotao especificadas pelo fabricante. - Utilizar o combustvel adequado para a rela-

- Manter

-=",..:-:"'2.<~
I ~~~ -..::::t/F.

.~~ I

,
~~----.

Fig.2.11

12
-=:::::==
o;:;

II~/JIl~
"""

- ---

t:1
FALHAS PREMATURAS EM BRONZINAS
bronzina. Nessa condio, as bronzinas devem ter vida consideravelmentelonga. A maior evidnciade que o tempo de vida til da bronzina foi ultrapassada e o aparecimento de ruidos no motor("rajadas")e uma diminuioda presso do leo lubrificante. O desgaste normal , comumente, indicado por: pequena quantidadede riscosnasuperfcie da

t:1
ou podem ser produzidos durante a operao, como resultado da oxidao do leo lubrificante. A ao nociva que se desenvolve quando uma bronzina opera em meio corrosivo pode ocasionar a remoo direta de um ou mais elementos de liga, ou a formao de frgeis xidos sobre a superfrcie de deslizamento. No primeiro caso, o metal atacado removido da matriz, tornando-a frgil com respeito a capacidade de carga, ocorrendo a fadiga. Igualmente uma peHcula frgil de xido na superfcie de deslizamento pode ser removida por fadiga, ou mesmo por eroso, dada a dificuldade desta superfcie de incrustar partculas estranhas. A indstria de leos lubrificantes tem desenvolvido aditivos que inibem a oxidao do leo por um prolongado tempo de sevio, tornando esse tipo de falha bastante minimizado, mas no de todo eliminado. O calor gerado na operao acelera o processo de oxidao, bem como a exposio ao ar, gua ou outros materiais estranhos no leo, incluindo certos metais que podem atuar como catalizadores. Outros fatores contribuintes incluem passagem de gases para o crter ("blow-by"), e a queima de combustfvel contendo alto teor de enxofre, com a possibilidade, inclusive, da formao de cidos inorgnicoso

INTRODUO
I odas 8Speasdeum motorpossuemumavida (ltII provista, sendo essa durao maior ou manor de acordo com a funo especfica a ela IItrlbulda. Peas muito solicitadas tm uma durao menor e, em consequncia, prev-sesua troca antes das outras. Cada umadelas porm, deve durar determinado tempo e isso constitui sua vida til prevista. Todavia, nem sempre a pea realmente mantm suas condies de funcionamentoduranteesse perrodo.Porvezes ela se danifica antes do tempo, isto , h uma falha prematura.A funo do bommecnicono deve se limitar apenas na troca da pea, mas tambm em diagnosticar, como um mdico, a causa dessa falha. Ele deve determinar o "porqu" do encurtamento da durabilidade prdeterminada. Abaixo apresentamos as causas mais comuns para a falha prematura de br'onzinasna ordem de'sua maior incidencia. importante lembrar que, na maioria das vezes a falha prematura se deve a uma combinao de vrias dessas causas. simplesmente uma bronzina danificada no motor, sem determinara causa dafalha prematura, na maioria das vezes submeter a bronzina as mesmas causas, que foram responsveis pelo dano da pea anterior. Assim como o mdico no podecurar umdoente sem antesdeterminar a causa do mal, tambm o mecnico nao pode corrigir uma falha prematura da bronzina sem antes descobrir qual a causa que a provocou. Neste manual,cada caso analisado, parauma melhor exposio didtica, sob trs ngulos diferentes:

bronzina, provocados por partculas estranhas no retidas pelo filtro; esses riscos no representam problemas, desde que a liga-base no seja atingida sendo que, com a operao continua, o desaparecimento desses riscos ainda pode ocorrer.

ASPECTO
Breve descrio de uma bronzina que falhou devido a uma causa especifica.

-~
Y'

CAUSAS
Descrio do processo destruidor e fatores capazes de acelerar o dano. CORREO
Cuidados que devem ser tomados, para corrigir a falha prematura da bronzina.

CORREO

3 - FALHASPREMATURAS DE BRONZINAS POR MAU FUNCIONAMENTO


3.1 - CORROSO

- Troca de leo dentro do prazo especificado pelo seu fabricante. - Caso seja observado que a corroso tenha sido provocada por passagem de gases para o crter ("blow-by"), efetuar a troca dos anis e retificar o motor se necessrio.

- Partculas estranhas noleo. - Montagem defeituosa - Faltadealinhamento - Lubrificao insuficiente

- Sobrecargcrmecnica e/ou trmica - Corroso - Outros fatores

ASPECTO

OPERAO NORMAL, APARNCIA E DESGASTE


A maior bronzina no incio continua parcela de desgaste normal de uma ocorre quando da partida do motor ou da operao, aps o que o desgaste em ritmo bastante reduzido. Se efe-

A funo das bronzinas , essencialmente, proteger e prolongar a vida dos elementos mveis de maior responsabilidade e custo, como o virabrequim e o alojamento. Deve a bronzina sofrer osdanos que, de outro modo, iriam alcanar a outra pea. Pode-se afirmar que, um mecnico substituindo

A aparncia tfpica da ocorrncia de corroso e identificada pela formao de compostos escuros e pequenas cavidades ("pits") na superfcie da bronzina.

CAUSAS
Corroso um ataque qumico sobre a liga das bronzinas por compostos existentes no lubrificante. Tais compostos podem ser estranhos ao sistema de lubrificao, como no caso de gua

tuada uma manuteno preventiva adequada, apenas as partrculas de dimenses reduzidas, no retidas no filtro de leo, estaro presentes no processo de abraso da superfcie da

I14

., ".-.
~

..'

ti

ti

-..

:.

ti

1-

15

ti
.~
.
. .

t:1
..~~ \
.

. '':1

J-", .

:~
ffiil

01;.'" ?,,' rJ :-i }r~ill '.:,~

J,'

, , ' :

chumbo, separando-se do cobre, e a camada superficial perder a aderncia com a capa de ao provocando, consequentemente, o destaque do material. A condio de fragilidade a quente provocada por uma elevao excessiva de calor em alguma rea da bronzina. O calor excessivo pode ser devido insuficincia de folga radial, impurezas, deformao dos colos do virabrequim ou ainda desalinhamento do bloco e/ou virabrequim.

- Verificar
quim:

o alinhamento do bloco e do virabre-

~\ I -,''\\ ~.~ ",';

CORREES
- Montar as bronzinas com a folga recomendada pelo fabricante. . Na troca de leo observar o mximo de limpeza e na montagem do motor retirar todos os resduos de usinagem e outras sujeiras existentes. - Antes da montagem de novas bronzinas fazer uma inspeo dimensional cuidadosa dos colos do virabrequim.

L~
Fig.3.1.1

,~~
.

" .

~, ,,~.
.

Fig.3.1.2

..
Fig. 1 3.2.

\9
t,! ,,~ :~

ri I

n,J
,~,
.

11 ,

.~
'I ~~II; I

:"
',i'

/:\t,".1. ..f,..... : J,., ,.'.;:\M;!/,.,. ll:., ~. ,.\~~v':W.


t .
.~"I!

~
,' :.t

.A

" " .

"

,.

Fig.3.1.3
3.2 . FRAGILIDADE ("HOT SHORT") Quando uma bronzina em operao se aquece acima da temperatura de fuso do chumbo (3262 C) ou estanho (2312 C) e est sujeita ao esforo de arraste considervel do atrito com o eixo, o material antifrico da mesma assume a condio de fragilidade a quente. Sob essa condio pode ocorrer uma movimentao do A QUENTE

CAUSAS

i' ,' . ~
::\~

'I,

ASPECTO
Grandes reas d;i camada antifrico da bronzina so arrancadas, ficando exposta a capa de ao.

;,~~
f

:i
.
'

Fig. 3.2.2

r--16

--

~~~7.JJr1ffiiJ

,. . .'"

. (]1iD. o' m: 0-

17

ti
3.3 . PADIGAGENERALIZADA ASPECTO
A superfcie da bronzina apresenta reas irregulures de onde se detacou o material antifrico.
As fraturas por fadiga so iniciadas por cargas excessivas, propagando-se perpendicularmente superfcie da bronzina. Antes de alcanar a linha de ligao entre a liga da bronzina e o material suporte (ao), a fratura muda de direo propagando-se paralelamente linha de ligao. Essas fraturas podem chegar a se unir provocando o destacamento do material da bronzina. Um dos tipos mais comuns de fadiga ocorre na sobrecamada de bronzinas trimetlicas, onde as fraturas, aps a penetrao perpendicular, propagam-se paralelamente barreira de nquel, ocasionando a remoo da mesma em reas reduzidas. (Fig. 3.3.2)

t:1
3.4-INSUFICINCIA DELEO NA BRONZINA

. -.

1
11

Fig.3.4.1 Fig.3.3
ASPECTO
Quando uma bronzina falha por insuficincia ou diluio do leo lubrificante, sua superfcie de trabalho pode tornar-se brilhante; (Fig. 3.4), no caso de falta completa de lubrificao apresenta desgaste excessivo pelo arrastamento de material pelo eixo no contato da superfcie de deslizamento da bronzina com o colo do virabrequim.

Fig. 3.4.2

INSUFICI~NCIA DE LEO NA BRONZINA

CAUSAS Os danos por fadiga podem ser causados por esforo anormal e cclico, ou seja, picos de carga (Fig. 3.3.1)

FADIGA

CAUSAS

~
Junto interface. mudam de direao e propagam-se paralelamente quando se encontram. Um pedaode liga se destaca. I

Eixo

A insuficincia ou diluio do filme de leo lubrificante entre a bronzina e o eixo, que ocasiona o desgaste da camada eletrodepositada normalmente provocada por:

~,-~~

Filme InsuficIente

Fig. 3.4 CORREO

- folga

vertical

insuficiente;

.
Fig.3.3.2

- diluio do leo lubrificante; - motor trabalhando em marcha

- Verificar sdimenses os colos para a escoa d


lenta por longos

lha correta das novas bronzinas;

perodos. Falta de leo lubrificante, que ocasiona um contato metal-metal da bronzina com o colo do

- Retificar - Verificar

os colos de virabrequim, o bom funcionamento

caso seja

necessrio;
da bomba de

CORREO
da bronzina foi menor que a prevista, verificar as condies de temperatura e carga em que trabalhou o motor eliminando os defeitos que houver. - Evitar sobrecargas operacionais do motor observando as recomendaes do fabricante.

- Se a durabilidade

I=18

~ ~
f

- .. .,'

...~..

'.

-'Fig. .3.1 3

.,

..

.'

.o

.- -

{= .' ",'

galerias

virabrequim, com desgaste excessivo pelo arrastamento do material antifrico normalmente provocado por:
de leo parcialmente obstrudas;

- escolha incorreta de submedida da bronzina; - montagem invertida das bronzinas centrais


(parte inferior no lugar da superior);
da bomba de leo ou vlmau funcionamento

leo e da vlvula de alvio; caso seja necessrio, recondicion-Ias ou troc-Ias; - Observar se os furos de leo das bronzinas esto alinhados com os existentes no bloco do motor e nas bielas; - Evitar o funcionamento do motor na marcha

- Verificar a diluio do

lenta por perodos prolongados;

leo lubrificante por

vula de alvio.

combustvel ou lquido de arrefecimento.

'

'. ':t'.

.....:. .. ...

,
.

",.,"'..c

..

'.

0.0:-..=..0

'

19

ti
a,b nRosAo POR CAVITAO
J

--r-

ti
4 - FALHAS PREMATURAS DE BRONZINAS POR ERRO NA MONTAGEM
4.1 - FOLGA AXIAL (LONGITUDINAL) INSUFICIENTE

I
""

ASPECTO
Desgaste excessivo na lateral do flange e numa regio da superfcie interna da bronzina, no lado de maior carga axial enquanto que o outro lado encontra-se com aspecto normal de funcionamento. Nas reas do desgaste h fuso e desprendimento da liga antifrico. gerado e pela falta da formao do filme de leo h uma elevao de temperatura a nveis onde o chumbo presente na liga se separa do cobre, com consequente danificao total nessas reas.

I"

"1' , Fig.3.5.2
,f

CAUSAS
A mudana de presso mais pronunciada a cada tempo do motor, em que ocorre uma deformao relativamente grande entre a bronzina e o colo correspondente. A eroso da bronzina pode tambm ser causada pela alta velocidade do fluxo de leo nos furos do virabrequim e pela variao do fluxo em descontinuidades da superfcie da mesma, como rebaixos, canais e cantos vivos. A eroso por cavitao nas bronzinas, pode ser dividida em quatro grupos principais: Uma folga insuficiente provocada por montagem incorreta ou por colocao incorreta do disco e plat, que foram o virabrequim contra o flange da bronzina a tal ponto que, pelo atrito

CORREO
- Obedecer a folga de montagem especificada pelo fabricante. - Verificar a colocao correta dos elementos de lig~o entre o motor e cmbio.

-Fig.3.5. 1
ASPECTO
Algumas regies da superfcie da bronzina ficam erodidas. Em algumas ocasies a eroso pode atravessar todo o material da liga da bronzina e chegar at a capa de ao. CAUSAS A eroso por cavitao um tipo de dano causado pela exploso instantnea de bolhas de vapor de leo a baixa presso na superfcie da liga antifrico da bronzina. As cargas em uma bronzina do motor flutuam rapidamente, tanto em intensidade como em direo, durante o ciclo de trabalho do motor. Isso ocasiona mudanas rpidas na presso hidrodinmica filme de leo na bronzina. do

a) Eroso por cavitao de suco - ocorre por trs do movimento do eixo.


b) Eroso por cavitao de descarga

frente do movimento do eixo. c) Eroso por cavitao de fluxo. d) Eroso por cavitao de impacto. CORREO

- ocorre

- Usar

leo lubrificante com viscosidade

reco-

"""..

11

mendada para o motor. - Verificar a presso do leo. - Evitar contaminao do leo lubrificante. - Verificar a folga de montagem.

Fi[1.4.1.1

rL.. -20

<om '

a:..,,:."

~:.

.iJ..=,6

_,1

I; ,11 ITfJ 0, ~,.

,.

21

t:1
4.2 -IMPUREZAS SLIDAS
4.3 - SUJEIRA NO ALOJAMENTO

t:1

fir.:1
II

'.k; "'. ~'


'

"

r
I I
I

I, "

f
Fia. 4.2.2

"'--

Fig. 4.3. 1

j
&

I ~' \./
,
~,

\:

....
Fig. 4.2. 1 .

li

ASPECTO Partculas estranhas ficam impregnadas na liga antifrico, provocando deslocamento do material. Pode-se encontrar tambm riscos na superfcie da bronzina.

Fig.4.3.2

CAUSAS
Poeira, sujeira, abrasivos ou partculas metlicas, presentes no leo, incrustam-se na superfcie da bronzina, deslocando a liga antifrico. As salincias, da liga ou da partcula, podem tocar no eixo criando pontos de atrito localizados e provocando o rompimento do filme de leo (Fig. 4.2). As impurezas podem provir da limpeza incorreta do motor antes ou durante a montagem. Pode ocorrer tambm falha de funcionamento pelo desgaste de partes metlicas. IMPUREZAS SLIDAS CORREO - Instalar novas bronzinas, seguindo cuidadosamente as instrues de limpeza recomendadas. - Retificar o eixo, caso seja necessrio. - Recomendar que o operador troque o leo e o respectivo filtro, periodicamente, nos intervalos recomendados pelo fabricante do motor e mantenha limpo o filtro de ar e o respiro do crter.

ASPECTO
rea localizada de desgaste na superfcie da liga, correspondendo a uma marca provocada pela presena de partcula estranha nas costas da bronzina.
SUJEIRA NO ALOJAMENTO

Partfcula Alojamento

Fia.4.2.3

CAUSAS
Partculas entre o alojamento e a bronzina impedem o contato adequado e dificultam o fluxo de calor. O aquecimento e as cargas localizadas provocam a fadiga nessa rea e o material se destaca (Fig. 4.3). CORREO

Llga.Antl Fricao

Capa

Sujeira

- Limpar

cuidadosamente o alojamento, retirando todas as rebarbas, sujeiras ou partculas slidas, antes de instalar novas bronzinas. - Examinar o estado dos colos e retificar caso seja necessrio.

Vista Frontal

Vista Lateral

Fig. 4.3

~-

_~~~1

"

: ~..

"

...

t:1
4.4 - ALOJAMENTO OVALlZADO
4.5 - ALTURA DE ENCOSTO INSUFICIENTE

t:1

Jt

~
";""

"

t. ~; ~}
II''''U .lI'

,.

Fig.4.5.2

ASPECTO reas brilhantes (polidas) so visveis nas costas da bronzina,e em alguns casos, tambm na superfcie de partio. CAUSAS
o aperto insuficiente nao permite que se estabelea a presso radial que retm a bronzina no alojamento. O contato inadequado, a conduo do calor dificultada e ao mesmo tempo o atrito adicional provocado pela pulsao da bronzina aumenta o calor gerado (Fig. 4.5). As causas para uma altura de encosto ser insuficiente so: na superfcie de partio da bronzina; - capa afastada por sujeira ou rebarba na superfcie de partio; - torque insuficiente; - parafuso encostando no fundo de um furo no passante; - alojamento da bronzina com o dimetro acima do especificado.

I\i..,~
~~: "

'b

~""
....

Fig. 4A, 1 ASPECTO


reas de desgaste excessivo, prximas as linhas de partio da bronzina.

~~_.

~Fig.4.5.3

CAUSAS
As flexes da biela devido as cargas alternadas podem produzir a ovalizao do alojamento. As , bronzinas tendem a adquirir essa forma, resultando dai uma superfcie intema no cilndrica. A folga prxima da linha de partio, pela deformao do alojamento fica muito reduzida, podendo haver contato metlico da liga antifrico com o colo do eixo (Fig 4.4).

ALOJAMENTO OVALlZADO

- limagem

ALTURA DE ENCOSTO INSUFICIENTE

CORREO
- Limpar as superfcies de partio, antes de apertar os parafusos. - Examinar as dimenses e o estado dos alojamentos, cessrio. recondicionando-os caso seja ne-

CORREO
- Examinar a circularidade do alojamento da bronzina e se estiver fora das especificaes, recondicionar o mesmo ou trocar a biela. - Examinar o colo do eixo, retificando caso seja necessrio.

Fig.4A

- Aplicar no aperto dos parafusos ou porcas o torque recomendado pelo fabricante.

Fig.4.5

k4

t,-

tl;f1lIJ.(i~/: '. 'I.

---

t:1
4.6 - ALTURA DE ENCOSTO EXCESSIVA 4.7 - BIELA EMPENADA OU TORCIDA

t:1
~j~~'~~B ~
;;tI

I
i

""

!~
.
! I

~_.. .-:;. :::::


". ~c

.-".4.6.1

I
..... .... D IL

ASPECTO
reas de desgaste excessivo junto a linha de partio, em uma das bronzinas ou em ambas.

CAUSAS
Quando se coloca a bronzina no alojamento, ela fica saliente na linha de partio (altura de encosto). Ao se apertar os parafusos da capa, as bronzinas sero foradas contra o alojamento, garantindo um bom contato. Existindo o excesso de altura de encosto, a fora radial que se desenvolve, pode provocar a flambagem da bronzina, prximo a linha de partio (Fig. 4.6). So causas comuns: - superfcie de partio do alojamento usinada. - torque excessivo (aperto).

- Verificar, com o emprego de Azul da Prssia ou com outro processo adequado (sbito, etc.), se a ovalizao est dentro dos valores permitidos, depois de ter dado o aperto correto nos parafusos da capa, com a chave de torque. - Aplicar no aperto dos parafusos ou porcas, o torque recomendado pelo fabricante. ALTURA DE ENCOSTO EXCESSIVA

Fig. 4.7. 1

ASPECTO
reas de desgaste excessivo nos lados diagonalmente opostos de cada bronzina.

BIELA EMPENADA

Atrito

CAUSAS
Numa biela empenada ou com toro, os alojamentos esto desalinhados originando reas de elevadas presses e at contato metalmetal entre a bronzina e o colo do virabrequim. O empenamento da biela pode ocorrer por introduo forada do pino, aperto dos parafusos das capas com a biela fixada incorretamente na morsa ou por calo hidrulico (Fig 4.7). CORREO - Examinar'a biela, e caso seja necessrio substitu-Ia.
Altura de Encosto Excessiva

reas de Presso Excessiva

CORREO
- Se tiver sido usinada a superfcie de partio da capa, do bloco ou da biela, reusinar o alojamento para se obter uma circularidade perfeita.

Fig.4.6
.. u." . r.".

- Evitar esforos de toro na biela.

Fig.4.7

26

" l_

"

.,.,'"

".."

'.

t:.1
4.8

ti
DESLOCADA - Certificar-se que a posio da capa correta. - Verificar se o sistema de centragem das capas no est alterado ou danificado. e substitui-Io caso seja necessrio. 4.9 - VIRABREQUIM DEFORMADO

-CAPA

ASPECTO
reas de desgaste excessivo nos lados diametralmente opostos de cada bronzina prximo a linha de partio.

CAUSAS
A capa do mancal foi deslocada forando um lado de cada bronzina contra o eixo(Fig 4.8). Isso pode acontecer devido s causas seguintes:
- Uso de chave inadequada, para aperto dos pa-

~
..~" r

'--"

'

.. "t"~'
" ,"

:,

"~"

'

~
.:.,',','.~:'.
" ..;

.,'~tt :: 1/~:;~:':.'i ,

, ~

,;,J

t ,~', ~_.- -=- '-~~ '..1

rafusos. - Inverso da capa. - Furos ou pinos ou outros sistemas de centralizao das capas alterados.

r'1
";I

CORREO
- E!?colher a chave adequada e apertar alternadamente os parafusos para perfeito assentamento da capa. ~,

t,

Fig.4.8.1 ASPECTO
Uma faixa de desgaste bem definida pode ser observada no conjunto de bronzinas centrais superiores ou no conjunto das inferiores. O grau de desgaste varia de bronzina para bronzina, mas geralmente na do meio ele bem mais acentuado.

Fig.4.9.1

CAPA DESLOCADA

distoro.
Nestes pontos, a folga tambm se reduz, e pode haver contato metal-metal entre a bronzina e o colo do virabrequim (FigA.9). O virabrequim pode se deformar devido a manuseio inadequado, armazenagem incorreta ou condies operacionais extremas. CORREO - Verificar se o eixo est deformado atravs de um processo adequado. - Desempenarovirabrequim. DEFORMADO

CAUSAS
O virabrequim deformado submete as bronzinas centrais a cargas excessivas, sendo as presses mximas obtidas nos pontos de maior VIRABREQUIM

Interferncia de Chave

Fig. 4.8

Linha de Centro do Bloco

Fig. 4.9

r--I

28

UklJJ~ln~~(JJlDifJIg"jCP

b1i$1P.r,eiifilt?$Iiimll!lst~8fiiijZiij$

29

t:1
4.10 - BLOCO DEFORMADO 4.11 - COLOS NO CILiNDRICOS

13
",,,",, -..,

~.~~
fi~ II~' 'I

~i :'
,

ll

",
'1'

,~'

!
I
I

n ..

:I'i,

'~: '~ !

\ ~I
'
, , ,, ,, ,

!~. ",'I"" p. f'l ,.J.i..'~

'

"

t
I

r~:~i':..::l' 6 Vf
,

f' ':+~ I t],':i'" ,i,,!) ,.. ' ! .';!I


:1":1" ~ .f~;~~: I '.t~. I,
~

t~:l ~ .

\'\l,
I '-I '~J:

J 'i)'
L
J

~\L'~
Fig. 4. 11. 1

~~~

" .
,,"I

~.F:

i" /'L.'!., .,~

'"

'

:
,~.

"'\"'t"
.
.C:
;

;, ~'
J
I

J:':t"~. :' \~:;


I~

J
.
,

,P

~ I

ti I
II a

j"

:'::1'.
;

~.:I

~' r I~'

\
1
ASPECTO
Faixa de desgaste desigual na bronzina. De acordo com as regies que ficam submetidas a maiores presses, distinguem-se trs aspectos principais que correspondem respectivamente, aos defeitos de forma dos colos ilustrados (Fig. 4.11, A,S e C). CAUSAS Colos nao cilindricos impem uma distribuio irregular de cargas na superfcie da bronzina gerando em certas reas maior quantidade de calor e acelerando o desgaste. As folgas podero tornar-se insuficientes e haver contato

'~!'1:;"~~

,.t\ ~"
,

'IL.

:'1,
- -'1:8L~-"--

:'''i!
J

Fig.4.11.2

-.

, ,~:'fO. 1

ASPECTO
Uma faixa de desgaste bem definida pode ser observada no conjunto de bronzinas centrais superiores ou no conjunto das inferiores. O grau de desgaste varia de bronzina para bronzina, mas geralmente na do meio ele bem mais acentuado.

metal-metal entre a bronzina e o colo do virabrequim. Em outros casos as folgas sero excessivas. Os perfs cnico, cncavo ou convexo (barril) dos colos do virabrequim e ainda a conicidade do alojamento da bronzina na biela so sempre devidos a retificao incorreta.

por:
- Condies desfavorveis de uso (por exemplo, sobrecarga operacional do motor). - Procedimentos de aperto incorreto dos parafusos do cabeote (Fig. 4.1 O).

CAUSAS
O aquecimento e o resfriamento brusco do

CORREO

CORREO
- Retificarcorretamente os colos e os alojamen-

Determinar

a existncia

de deformao

atra-

motor uma das causas da distoro dos blocos quando ele opera sem vlvula termosttica. A deformao do bloco pode tambm ser causada

vs de um processo adequado. - Realinhar (mandrilar) os alojamentos. - Instalar vlvula termosttica.

tos.

BLOCO DEFORMADO

COLOS NAo CILINDRICOS

A~

~ ~
I

COnes""
,

A
',

.
'~'. """""",,,Ba,,'O

Fig.4.11

lI
30

1:(jJfffi$1

'i'!ti/TItiiw'ti;((:li,'.:It({'(@(J) 1?1ri'ili7Ili~(fJ I

!li'

Flr,em~~/st6:e:sw8?PQZjQa"$

31

~
4.12 RAIO DE CONCORDNCIA INCORRETO

l1
5

- MONTAGEM INCORRETA
POR FALTA DE ATENO

ASPECTO reas de desgaste excessivo ao longo das superffcies laterais da bronzina.

As bronzinas no funcionaro adequadamente se no forem montadas de maneira correta ou

se sofrerem alteraes de seu projeto. A mono tagem incorreta quase sempre provoca urnn falha prematura da bronzina. As figuras abaixo mostram os erros mais comuns de montagem.

BIELA ASSIMTICA

BRONZINAS TROCADAS

CAUSAS

Raios de concordncia dos colos incorretos ocasionandoo contato metal-metalaolongodas superfcies laterais da bronzina (Fig. 4.12). Isso leva a um desgaste excessivo e a uma fadiga prematura localizada.

'. II
~

CORREO

I
Correta Incorreta

- Retificar

os colos, tomando o cuidado de executar os raios com a curvatura correta.

- No deixar canto vivo que enfraquecer o eixo pela concentrao de tenses em rea j muito solicitada.

Fig.4. 12.1
CAPAS INVERTIDAS OU TROCADAS RESSALTOS DE CENTRAGEM NO COINCIDENTES

RAIO DE CONCORDNCIA

INCORRETO

CALOS Raios Incorretos

IMPRPRIOS

FURO DE LEO NO ALINHADO


Furo de leo (Bloco)

Fig.4.12

L32

', :. dI O:. .: 01, , -

~
FALHAS PREMATURAS EM BUCHAS
TABELA DE CONVERSO
'& .>c: E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 ,?9 30 ui .:I:! 7,23 14,47 21,70 28,93 36,17 43,40 50,63 57,86 65,10 72,33 79,56 86,80 94,03 101,26 108,50 115,73 122,96 130,14 137,43 144,66 151,89 159,13 166,36 173,59 180,83 188,06 195,29 202,52 209,76 216,99 ui ..c ... .:I:! 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
I .>c:

li
DE APERTOS (TORQUE)
..c ... .:I:!
ui I

E 0,1382 0,2765 0,4118 . 0,5530 0,6913 0,8295 0,9678 1,1060 1,2443 1,3825 1,5208 1,6591 1,7973 1,9356 2,0738 2,2121 2,3503 2,4886 2,6268 2,7651 2,9034 3,0418 3,1799 3,3181 3,4564 3,5946 3,7329 3,8711 4,0094 4,1476

.>c: E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65

.:I:!

.>c: E

.>c: E 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 00

..c ... .:I:! 477,38 484,61 491,84 499,08 506,31 513,54 520,78 528,01 535,24 542,48 549,71 556,94 564,17 571,40 578,64 585,87 593,11 600,34 607,57 614,81 622,04 629,50 636,50 643,74 650,97 658,20 665,44 672,67 679,90 687,14 694,37 701,60 708,83 716,07 723,30

ui

ui

.:I:! 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 00

'5 .>c: E 9,1248 9,2631 9,4013 9,5396 9,6778 9,8161 9,9544 10,0926 10,2309 10,3691 10,5074 10,6456 10,7839 10,9221 11,0604 11,1987 11,3369 11,4752 11,6134 11,7517 11,8899 12,0282 12,1664 12,3047 12,4429 12,5812 12,7195 12,8577 12,9960 13,1342 13,2725 13,4107 13,5490 13,6872 13,8255

6.1 - FOLGA DE MONTA INCORRETA

6.2. ALOJAMENTO DEFORMADO

ASPECTO ASPECTO
A superfcie externa da bucha apresenta riscos circunferenciais profundos.

Asuperfcie externa da bucha apresenta reas de pouco contato com o alojamento. CAUSAS
o alojamento no sendo perfeitamente circular diminui a rea de contato bucha com o alojamento no permitindo perfeita dissipao do calor gerado. CORREO Verificar a circularidade do alojamento antes da montagem de uma nova bucha No caso de alojamento muito deformado, retific-Io e utilizar uma bucha com sobremedida externa.

CAUSAS
Montagem do eixo na bucha com folga diametral insuficiente, fazendo com que o eixo fique "agarrado" na bucha provocando a rotao desta no alojamento.

CORREO Utilizar a folga de montagem especificada pelo fabricante do motor.

,
.,

224,22 31 231,46 32 238,69 33 245,92 34 253,16 35 260,39 36 267,62 37 274,85 38 282,09 39 289,32 40 296,55 41 303,79 42 311,02 43 318,25 44 235,49 45 332,72 46 339,95 47 347,18 48 354,42 49 361,55 50 368,88 51 376,12 52 383,35 53 390,58 54 397,82 55 405,05 56 412,28 57 419,51 58 426,75 59 433,98 60 441,21 61 448,45 62 455,68 63 469,91 64 470,15 65

4,2859 4,4242 4,5624 4,7007 4,8384 4,9772 5,1154 5,2537 5,3919 5,5302 5,6685 5,8067 5,9450 6,0832 6,2215 6,3597 6,4980 6,6362 6,7745 6,9128 7,0510 7,1893 7,3275 7,4658 7,6040 7,7423 7,8805 8,0188 8,1570 8,2953 8,4336 8,5718 8,7101 8,8483 8,9866

"

1 ft.-Ibs.= 0,138255 mkgf.


1 mkgf. = 10 mN (Metronewton)

1 mkgf.= 7,2330 ft.lbs.

Fig.6. 1

Fig.6.2 ,

A publicao e reproduo deste manual no todo ou em partes, sem autorizao escrita da Metal Leve S.A. Indstria e Comrcio, expressamente proibida.

: - .,,~<.,

~ ..:. ,,"

". :

,."',' /. ......: ..rJ .. ,,'"' ... "

34

1-

35

"

'I

...

Vendas e Assistncia Tcnica


ASSISTSNCIA. TCNICA E COMERCIAL
R.Braslio Luz, 535 -

Santo Amara
Paulo - SP

CEP

04746-901

- So

Tais.: (011)545-0644/0729/0659 Fax: (011)522-8743

You might also like