You are on page 1of 96

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

ENSINO MDIO

Florianpolis 2005
1

Consultoria e Organizao Francisco de Assis Maroneze Abreu Juara Terezinha Cabral Maria Auxiliadora Maroneze de Abreu

Editorao Eletrnica Francisco A. M. Abreu Reviso Sueli Duarte Arago

Ficha catalogrfica elaborada na Biblioteca da SED/DIEB/GEREF

Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educao, Cincia e Tecnologia. Secretaria de Estado da Fazenda. Educao fiscal: ensino mdio caderno do professor/ Organizadores Maria Auxiladora Maroneze de Abreu; Francisco de Assis Maroneze de Abreu; Juara Terezinha Cabral. Florianpolis, 2005. 96 p. Produo de educadores da rede pblica estadual de ensino de Santa Catarina e tcnicos da Secretaria de Estado da Fazenda. 1. Educao Justia e equidade Santa Catarina 2. Cidadania Santa Catarina CDU 37.035.1(816.4) 304(816.4)

GRUPOS DE PRODUO DOS CADERNOS DE EDUCAO FISCAL 2001 - 2004 EQUIPE QUE PARTICIPOU DO SEMINRIO DE EDUCAO FISCAL EM TREZE TLIAS (SC) E CONTRIBUIU PARA A SISTEMATIZAO DE ALGUMAS ATIVIDADES: NOME Ana C. T. Canei Cinara M. Peres Dayse Mello P. da Silva Edir Pacheco Silva Eliana Scremim Martins Ivane Fiorini Deufel Jussara Eleguida Leocdia F. P. Scatolm Lucimar Chiamulera Luiz O G. Ebling Marcos Leandro Rosilene Floriani Becker Salete Savegnago Sonia M. M. Hoff Suzana DallOrsoletta Terezinha L. Martins Vanderlei Jos Puhl Tarciso Kock MUNICPIO GEREI Pinhalzinho Maravilha Palhoa So Jos Palhoa So Jos Garopaba Laguna Garopaba Laguna Pinhalzinho Maravilha Palhoa So Jos Pinhalzinho Maravilha Lacerdpolis Joaaba Garopaba Laguna Witmarsum Ibirama Brao do Trombudo Rio do Sul Pinhalzinho Maravilha Pinhalzinho Maravilha Lacerdpolis Joaaba Capinzal Joaaba Pinhalzinho Maravilha Rio do Sul Rio do Sul ESCOLA EEB Vendelino Junges EEB Pe. Vicente F. Cordeiro EEB Pe. Vicente F. Cordeiro EEB Prof. Jos R. Lopes EEB Prof. Jos R. Lopes EEB Jos Marcelino Eckert EEB Pe. Vicente F. Cordeiro EEB Vandelino Junges EEB Mater Dorolum EEB Prof. Jos R. Lopes EEB Prof. Semramis Bosco EEB Adolfo Bving EEB Vandelino Junges EBB Jos Marcolino Eckert EEB Mater Dorolum EEB Mater Dorolum EEB Jos Marcelino Eckert EEB Adolfo Bving

ESCOLAS QUE PRODUZIRAM E DESENVOLVERAM ATIVIDADES


o o o o o o o o

EEB Jos Marcelino Eckert Pinhalzinho (SC) EEB Mater Dorolum Capinzal (SC) EEB Melo e Alvin Herval D'Oeste (SC) EEB Padre Vicente Ferreira Cordeiro Palhoa (SC) EEB Prof. Semramis Bosco Witmarsum (SC) EEB Professor Jos Rodrigues Lopes Garopaba (SC) EEB So Cristvo Capinzal (SC) EEB Vendelino Junges Pinhalzinho (SC)

CONSULTORES E ORGANIZADORES DAS ATIVIDADES


o o o

Francisco de Assis Maroneze de Abreu Juara Teresinha Cabral Maria Auxiliadora Maroneze de Abreu

Caro Educador,

A Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Secretaria de Estado da Educao, Cincia e Tecnologia vm desenvolvendo o Programa de Educao Fiscal, que tem como objetivos precpuos promover e institucionalizar a Educao Fiscal como instrumento para a construo e ampliao do exerccio da cidadania, possibilitando a participao ativa do cidado no processo econmico, poltico e social. A rigor, o cidado se apresenta como sujeito deste processo histrico que produz mudanas significativas no Pas, com vistas a uma distribuio mais equnime dos bens materiais e culturais. O Programa Educao Fiscal, fundamentado nos pressupostos filosficos e metodolgicos da Proposta Curricular de Santa Catarina, relativamente ao processo educacional, tem o compromisso de proporcionar ao educando as condies necessrias e adequadas para o exerccio pleno da cidadania. Nesta linha de pensamento, a implementao da Educao Fiscal nas escolas se constitui prtica educacional voltada para a compreenso da realidade social e dos direitos e responsabilidades, nos nveis pessoal e coletivo, assim como a afirmao do princpio da participao poltica. Desta forma, possibilita ao educando a socializao de conhecimentos acerca da Administrao Pblica, em especial a tributao, a alocao e o controle dos gastos pblicos, conceitos estes imprescindveis para a conscincia da cidadania. O Caderno do Professor foi elaborado a partir da produo de professores e alunos de escolas da rede estadual de ensino, com a colaborao de tcnicos das respectivas Secretarias. , assim, mais um recurso educativo para a construo da prtica pedaggica do cotidiano escolar, criado com o objetivo de construir educao, cidadania, justia e qualidade de vida para todos os catarinenses.

Max Roberto Bornholdt


Secretrio de Estado da Fazenda

Jac Anderle
Secretrio de Estado da Educao, Cincia e Tenologia

NOTA DOS CONSULTORES Grande parte do material deste caderno o resultado da produo de educadoras e educadores, de alunas e alunos de escolas da rede estadual de ensino, com a colaborao de tcnicas e tcnicos da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Santa Catarina, envolvidos no programa de Educao Fiscal*. As atividades de aprendizagem desenvolvidas nas escolas e algumas elaboradas por ns, fundamentam-se nas diretrizes para a educao catarinense, estabelecidas na Proposta Curricular de Santa Catarina, ou seja, tm como referencial tericometodolgico, o Materialismo Histrico e a Escola de Psicologia Histrico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), pesquisador russo que quem vai produzir uma nova contribuio para a cincia da Psicologia. Fundamentando-se no Materialismo Histrico Vygostky elaborou com isso, uma das explicaes mais significativas do pensamento marxista, a que trata do problema e das origens e da evoluo da conscincia no ser humano. Tal elaborao resultou numa forma de aplicao do pensamento marxista (ABREU; CABRAL, 2003, p.23). Embasado na obra de Vygotsky, Alxis Leontiev (1904-1979) sistematiza a Teoria da Atividade, reforando a necessidade de interveno do mediador, da interao e das aes e operaes realizadas pelos sujeitos no processo de apropriao do conhecimento. Apropriao esta que tem como objetivo primeiro a constituio de um ser humano consciente de sua participao na construo de uma sociedade mais justa.
As Atividades de Aprendizagem, planejadas a partir da Teoria da Atividade, apontam para uma srie de aes e operaes que precisam ser oportunizadas para que o aluno se coloque como sujeito ativo no processo ensino/ aprendizagem. Apostam seguramente na transformao deste mesmo aluno no que se refere aprendizagem dos conceitos essenciais sobre tributos vinculados a outros conceitos disciplinares e transversais (de um todo possvel). Alm disto, apostam na formao deste aluno como um sujeito que no s elaborou os conceitos para si mesmo, mas num sujeito que continuar engajado num processo de se unir a outros sujeitos para um dia, conseguirem viver numa sociedade na qual direitos e deveres de contribuinte sejam verdadeiramente justos (ABREU; CABRAL, 2003, p.29).

O que ns educadores buscamos construir com os alunos um mundo baseado na igualdade de direitos, na defesa e preservao da natureza, na cooperao, na solidariedade, no desarmamento das naes e na convivncia pacfica com a diversidade. Uma sociedade em que a cultura e a informao no sejam mercantilizadas, e que o ser humano esteja acima do mercado, da produo selvagem e destruidora, do lucro ilimitado. Ou seja, buscamos um mundo construdo pelo envolvimento de todos na luta por uma sociedade local, mas de pensamento global, cujas pessoas possam fazer escolhas, sem ter que para isso destruir os outros. No que se refere sistematizao e organizao dos cadernos, assumimos a responsabilidade pelas ilustraes, pelos acrscimos, pelas sugestes artsticas e bibliogrficas. Fizemos isto com a inteno de contribuir com um trabalho significativo para a educao catarinense, em que a Educao Fiscal exera papel fundamental na construo da cidadania.
7

HISTRICO DA EDUCAO FISCAL EM SANTA CATARINA Wanderley Peres de Lima1 Durante a realizao do seminrio sobre Federalismo Fiscal em Salvador - BA, promovido pelo Conselho Nacional de Poltica Fazendria (CONFAZ), em dezembro de 1995, alguns expositores internacionais enfocaram a necessidade de aes educativas para o cumprimento das obrigaes tributrias pelo cidado. A experincia de pases mais avanados foi apresentada como importante soluo para o problema, ou seja, a partir da escola, disseminam-se conhecimentos sobre educao tributria, educando o cidado para viver em sociedade e para o exerccio da cidadania. No seminrio do CONFAZ, sobre Administrao Tributria, realizado em Fortaleza CE, em maio de 1996, foi apresentado um vdeo institucional intitulado A Histria dos Tributos, produzido em 1993 Fig 1 pelas Secretarias de Educao e Fazenda do Estado do Esprito Santo - ES. Das concluses do seminrio, o destaque foi para a necessidade de introduo de um programa de conscincia tributria nas escolas, fundamental para despertar a prtica da cidadania nos jovens. Assim, em 13 de setembro de 1996 foi assinado o Convnio de Cooperao Tcnica entre a Unio, Estados e Distrito Federal. Dentre outros objetivos foi definida a implantao de um programa nacional permanente de conscientizao tributria a ser desenvolvido pelas unidades da Federao. A partir deste encontro, um grupo de tcnicos das Secretarias Estaduais da Fazenda e do Ministrio da Fazenda iniciou as atividades do Grupo de Trabalho de Educao Tributria (GET), que passou a reunir-se periodicamente na Escola de Administrao Fazendria (ESAF), em Braslia. Em seguida, o Ministrio da Educao enviou seu representante para participar das discusses do Programa Nacional. Gradativamente, os Estados passaram a contar com a parceria das Secretarias de Estado de Educao, inclusive, com a participao de representantes nas reunies do grupo nacional. Inicialmente a ESAF foi utilizada como base de operao e, depois, passou a coordenar o Grupo de Trabalho.

Auditor Fiscal da Receita Estadual. Coordenador do Programa de Educao Fiscal no perodo de junho de 1998 a maro de 2001 e de janeiro de 2004 a fevereiro de 2005.

Em 25 de julho de 1997, o CONFAZ aprovou a criao do GET e a Portaria n 35, de 27/ 02/1998, do Ministrio da Fazenda, o oficializou. Os objetivos do GET ficaram ento definidos como sendo: promover e coordenar as aes necessrias elaborao e implementao de um programa nacional permanente de educao tributria e acompanhar as atividades do Grupo de Educao Tributria dos Estados GETE. Por contemplar no s as questes tributrias, mas, tambm, a alocao e a gesto dos recursos arrecadados, em julho de 1999, o CONFAZ decidiu alterar a denominao para Programa Nacional de Educao Fiscal (PNEF). O PNEF tem como objetivo geral, promover e institucionalizar a Educao Fiscal para o pleno exerccio da cidadania. A Portaria Interministerial n 413/2002, de 31/12/2002, implementou o Programa Nacional de Educao Fiscal, oficializando a competncia dos Ministrios e demais rgos envolvidos no Programa. So objetivos do Programa: desenvolver a conscincia crtica da sociedade para o exerccio do controle social; promover harmonia nas relaes entre o Estado e o cidado; conscientizar os cidados para a funo socioeconmica dos tributos; socializar conhecimentos sobre a Administrao Pblica, alocao e controle dos gastos pblicos e tributao; incentivar o acompanhamento e fiscalizao, pela sociedade, da aplicao dos recursos pblicos; aumentar a responsabilidade fiscal com vistas obteno do equilbrio fiscal no longo prazo; fortalecer o comportamento tico na Administrao Pblica e na iniciativa privada; aumentar a eficincia e transparncia do Estado; promover a reflexo sobre as prticas sociais.

Em Santa Catarina, a Educao Fiscal passou a ser discutida em 1998. Em julho foi criado o Grupo de Trabalho de Educao Fiscal Estadual (GEFE), formado por tcnicos das Secretarias de Estado da Educao e da Fazenda, com o objetivo de coordenar, elaborar, implantar e acompanhar o Programa de Educao Fiscal no Estado. No ms de setembro de 1998 foi realizado em Fraiburgo - SC, o Seminrio de Capacitao e Elaborao do Material Didtico sobre Educao Fiscal, que contou com a participao de cento e cinqenta educadores e tcnicos fazendrios.

10

A partir daquela data desencadeou-se uma aproximao entre rgos pblicos, com finalidades e objetivos distintos, com vistas a encontrar pontos de convergncia que pudessem sustentar a implantao de um Programa de Educao Fiscal em forma de parceria duradoura, bem como, socializar experincias e conhecimentos, e definir a forma de encaminhamento da Educao Fiscal em nosso Estado. Em razo da novidade que a temtica abordada pelo Programa representou, optou-se pela produo de atividades de aprendizagem, embasadas na Teoria da Atividade, de Alxis Leontiev da Escola de Psicologia Histrico-cultural, explicitada na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Estas atividades produzidas foram sistematizadas em cadernos pedaggicos, elaborados por tcnicos da Secretaria de Fazenda, contando ainda com materiais de apoio que versam, especificamente, sobre temas relacionados s finanas pblicas. A partir do ano 2000, a Educao Fiscal em Santa Catarina foi objeto de diversas aes. De acordo com o planejamento e diretrizes definidas, ainda em 1998, realizaram-se cursos com a participao de educadores e tcnicos fazendrios, visando produo deste material pedaggico. Da mesma forma, decidiu-se pela produo de material de apoio versando sobre temas relacionados s finanas pblicas, que seriam abordados pelo Programa. Elaborada pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual Francisco Ricieri Fontanella, a Apostila Fig 2 denominada FINANAS PBLICAS: Lies Introdutrias destinadas aos Docentes do Programa de Educao Fiscal passou a ser utilizada como fonte de consulta e esclarecimento de dvidas sobre a Administrao Pblica. Durante o ano de 2000 foram realizados quatro eventos visando capacitao de docentes e produo de atividades de aprendizagem para compor os cadernos pedaggicos. A capacitao envolveu 640 educadores e 90 tcnicos fazendrios. Como resultado do trabalho desenvolvido entre as Secretarias de Estado da Educao e da Fazenda foram produzidos quatro cadernos pedaggicos, a saber: Sries Iniciais, Ensino Fundamental de 1 a 4 Srie, Ensino Fundamental de 5 a 8 Srie e Ensino . . . . Mdio, cujas atividades devem ser utilizadas pelos demais professores em sala de aula.

11

Os cadernos pedaggicos foram impressos e distribudos durante o exerccio de 2001, em boa parte da rede pblica estadual de ensino, algumas prefeituras municipais e, quando houve solicitao, foram enviados a outras Unidades da Federao. De acordo com o planejamento efetuado no ano de 1999, nos meses de abril e maio de 2001, foram realizados dezenove seminrios por meio dos quais procedeu-se o trabalho de sensibilizao de 4.500 educadores. importante salientar que todas as escolas da rede estadual enviaram seus representantes. A descentralizao dos trabalhos Fig 3 possibilitou que, a partir do segundo semestre de 2001, fossem realizados encontros, palestras e seminrios, em diversas regies do Estado visando sensibilizao de educadores. De acordo com dados divulgados em 2003, aproximadamente 20.000 educadores tiveram, de alguma forma, contato com os propsitos do Programa de Educao Fiscal. Por solicitao dos educadores, novas atividades foram produzidas, contendo, inclusive, atividades desenvolvidas em sala de aula, comprovando a excelncia dos profissionais da rede estadual de ensino. O resultado desta produo est sistematizado e organizado neste caderno.
http://www.esaf.fazenda.gov.br/parcerias/educacao-fiscal/programa.pdf

Fig 1: Disponvel em: <http://www.knhg.nl/images/historia.jpg>. Acesso em: 27 maio 2004. Fig 2: Disponvel em: VEJA, A AVENTURA DO DESCOBRIMENTO, P. 32. Fig 3: Disponvel em: <http://www.tci.art.br/BcoImgs/images/Ilcd2.jpg>. Acesso em: 27 maio 2004.

12

SUMRIO
I A Interferncia do alcoolismo no processo de aprendizagem e na construo da cidadania

15 33 47 61 74 87 89

II Indstria automobilstica no Brasil III A crise energtica no Brasil IV A indstria txtil em Santa Catarina e a Educao Fiscal V Conceitos VI Sugestes de livros de literatura para o ensino mdio VIIBibliografia geral

13

14

I ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - A INTERFERNCIA DO ALCOOLISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA CONSTRUO DA CIDADANIA


Produo: Equipe tcnica, pedaggica, administrativa e alunos da escola de Educao Bsica Jos Marcolino Eckert - Pinhalzinho SC

Fig 1. Bacco - Caravaggio

O VINHO PERDIDO Paul Valry Eu tenho, algum dia, no oceano, (Mas eu no sei mais se debaixo de que cus), Lanado, como no me oferecendo ao nada, Todo um pequeno precioso vinho... Quem quis esta perda, oh licor? Eu obedeo, talvez ao vidente? Talvez para a preocupao de meu corao, Pensando em sangue, vertendo-me vinho? Em transparncia habitual Depois da fumaa rosa Recupera-me como o mais puro mar... Perdido o vinho, misturado entre as ondas!... Eu cuidei de saltar meu ar amargo Das faces mais profundas...
(traduo livre de Eric Ponty)

15

ESCOLA DE EDUCAO BSICA JOS MARCOLINO ECKERT PINHALZINHO SC A Escola de Educao Bsica Jos Marcolino Eckert de Pinhalzinho SC, pertence Rede Pblica Estadual de Ensino, tendo como entidade mantenedora a Secretaria de Estado da Educao, vinculada Coordenadoria Regional de Educao de Maravilha. A atividade a seguir relatada foi desenvolvida na escola que possui em torno de 50 professores e aproximadamente 1.100 alunos. O municpio de Pinhalzinho, por sua vez, tem aproximadamente 13.000 habitantes e sua populao sobrevive da agroindstria, principalmente a agricultura. O processo de globalizao da economia, a informatizao, as novas tecnologias e a comunicao exercem um papel fundamental na vida das pessoas e na transformao da sociedade. Estes fatores contribuem para acelerar o processo de enriquecimento de alguns pases e empobrecimento de outros, atravs de uma brutal concentrao de renda. A explorao internacional, dominao, recesso, privatizao, concorrncia desleal, especulao financeira e aumento de impostos tornam os pases pobres, cada vez mais dependentes e escravos do sistema, desencadeando uma srie de problemas, tais como: desemprego, aumento da pobreza e da misria, violncia, prostituio, drogas, alcoolismo, desestruturao e enfraquecimento da organizao social e poltica, bem como a economia dos pases pobres. O municpio de Pinhalzinho, situado na regio Oeste do Estado de Santa Catarina, constitudo por vrias etnias, destacando-se a cabocla, alem e italiana. Seu povoamento inicial ocorreu na dcada de 30 do sculo XX, sendo que a colonizao se efetivou somente a partir da dcada seguinte. As famlias que aqui se estabeleceram, a princpio, dedicaram-se explorao da madeira e posteriormente atividade agrcola, em pequenas propriedades. A partir dos anos 60, a mecanizao provocou mudanas no meio rural, ocasionando o xodo rural e influenciando a formao de ncleos urbanos e industriais. Nos ltimos anos, em funo da expanso industrial e do prprio aspecto geogrfico, este municpio tem sido alvo de migrao de famlias de outros municpios, atradas por expectativas de trabalho. Este processo contribuiu para o aumento da populao urbana, pois diminuiu sensivelmente a populao rural, trazendo, como conseqncia, problemas de emprego, principalmente da mo-de-obra no-qualificada. A escola constantemente se defronta com o problema da inverso de valores praticados na sociedade, como: a injustia, a concorrncia desleal, o desrespeito, a falta de tica, a desonestidade e a explorao, dentre outros. Como sujeitos produzidos por este meio, alunos e professores da escola no poderiam esperar uma realidade diferente a ser trabalhada. Entendemos, porm, que a abordagem de alguns valores fundamentais fazem-se necessrios, como: a cidadania, a vida, a famlia, a tica, o respeito, a responsabilidade, a honestidade, a justia, o senso crtico, a valorizao da coisa pblica. Em funo de problemas relacionados com a aprendizagem, como por exemplo o baixo rendimento escolar, e partindo da suposio de que tais problemas poderiam ter relao com o alcoolismo, que a escola buscou trabalhar com este tema.

16

TEXTO INTRODUTRIO TRABALHADO NAS DIFERENTES DISCIPLINAS

ALCOOLISMO Cotidianamente, usa-se a palavra droga, ou txico, para falar de substncias que atuam sobre o sistema nervoso, alterando a forma de pensar, de sentir e de perceber as coisas. Neste sentido, o lcool, a maconha, a cocana e at os solventes, como aqueles que existem na cola de sapateiro, so considerados drogas. Alm dos efeitos que essas substncias tm sobre o indivduo que as consome, so extremamente graves as conseqncias que elas causam s famlias e sociedade. Pode-se dizer que a droga mais consumida no Brasil (no sentido de substncia modificadora do comportamento) , sem dvida, o lcool.Os efeitos do lcool sobre o organismo humano j so bem conhecidos. O consumo de altas doses, de uma s vez, pode levar morte. Tambm conhecemos os males causados pelo consumo regular de doses menores. O lcool provoca ntidas mudanas no comportamento de quem o consome, causando a embriaguez. O indivduo sob o estado de embriaguez sente inicialmente uma sensao de euforia e desinibio; mais tarde, esse estado seguido de um abatimento conhecido como depresso. Com o tempo o sistema nervoso sofre danos permanentes. O alcoolista acaba tendo enfraquecimento da memria e diminuio da ateno e dos reflexos. Tambm j foram bem estudados os efeitos nocivos do lcool sobre o fgado, que muitas vezes terminam por causar a cirrose heptica e, eventualmente, a morte do indivduo. As drogas podem ser classificadas, conforme sua ao, em depressoras, euforizantes e alucingenas. As depressoras, entre as quais se incluem o lcool, a cola de sapateiro, a benzina, o pio e alguns remdios para dormir, inicialmente causam sensao de tontura, confuso mental e desibinio. Mais tarde, ocorre uma sensao de sonolncia. Algumas dessas substncias so de uso mdico, como certas solues usadas para controlar distrbios intestinais, ou ainda certos xaropes calmantes da tosse. Das drogas euforizantes, a mais conhecida a cocana. So tambm euforizantes certos remdios moderadores do apetite usados em regime de emagrecimento. Essas substncias causam euforia e sensao de maior eficincia e poder. Do pessoa a impresso de que ela pensa melhor e de forma mais gil. Por ltimo, as alucingenas causam alucinaes. Em outras palavras, a pessoa passa a ouvir vozes, sentir cheiros e ver objetos que no existem. A mais comum dessas drogas a maconha. Tambm so alucingenos o LSD e as substncias presentes em certos cogumelos. As drogas apresentam alguns efeitos comuns, independentemente da ao particular decorrente do uso de cada uma. Uma das conseqncias mais graves decorrente do uso de Fig 2 drogas a dependncia. Uma pessoa dependente

17

aquela que no consegue abandonar o uso da droga, mesmo que tenha conscincia de todos os tipos de problemas que esta lhe causa, quais sejam: familiares, escolares, fsicos, psquicos ou at profissionais. Muitas vezes, essas pessoas tentam abandonar o uso, mas a privao da droga lhes traz sensaes de mal-estar to grandes que elas voltam a drogar-se para se sentirem melhor. SITUAO-PROBLEMA O consumo de bebida alcolica no municpio causa problemas dos tipos: desajustes familiares e comportamentais, consumo precoce, influncia no trabalho e na escola e/ou estudo, infraes e riscos no trnsito e prejuzos evidentes sade. Nestas circunstncias h uma perda para a sociedade uma vez que os servios pblicos so acionados em caso de acidente e problemas de sade. Diante desse contexto imperiosa a indagao: Qual a relao entre o consumo de bebidas e a Educao Fiscal? OBJETIVO Proporcionar uma reflexo sobre o consumo de bebida alcolica e sobre as conseqncias produzidas nos nveis individual, familiar e social, oportunizando um estudo sobre o problema para que os educandos entendam que os problemas sociais poderiam ser amenizados se as drogas fossem evitadas. CONCEITOS DISCIPLINARES Relaes sociais, tempo e espao, cultura, lugar, sociedade, temporalidade, corporeidade, movimento, relaes de produo, meio bitico e abitico, sade, fenmenos fsicos e qumicos da matria, discurso, texto, leitura, dialogia, oralidade e textualidade, nmeros naturais e racionais, proporcionalidade, juros e porcentagem, sistema de medidas, estatstica, ser humano, tradio religiosa, smbolos religiosos, forma, som, artes visuais, matrizes e determinantes, progresso geomtrica e progresso aritmtica. TEMAS MULTIDISCIPLINARES tica e Cidadania, Educao Fiscal (Oramento Municipal, Despesas Pblicas, SUS, Prestao de Contas, Previdncia e Seguridade Social, Assistncia Social, Patrimnio Pblico, Evaso Fiscal, Pirataria, Contrabando, Documentos Fiscais, Evaso de Divisas, ICMS, IPI, Movimento Econmico, ndice de Participao do Municpio e Repartio de Receitas Tributrias), Educao e Sade, Pluralidade Cultural.

Fig 3

18

DESCRIO DA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DISCIPLINARES HISTRIA - A constituio da famlia, a histria da famlia, as tradies e costumes; as primeiras bebidas, a descoberta das bebidas fermentadas, o surgimento das bebidas destiladas, a herana cultural europia e indgena; as relaes sociais ao longo da histria; a histria dos tributos nas sociedades antigas, os impostos e contribuies feudais, as revolues comercial e industrial, a sustentao das monarquias, as revolues sociais; a Revoluo Francesa e os tributos, os tributos na atualidade. GEOGRAFIA O estudo do homem e suas relaes com o meio, os modos de produo, infra-estrutura urbana e social, o Brasil e os grandes mercados mundiais (blocos econmicos), economia, sociedade, territrio, relaes de poder, desenvolvimento sustentvel, recursos renovveis. CINCIAS - Composio qumica da clula, fisiologia dos sistemas (nervoso, circulatrio, digestrio, respiratrio, excretor, reprodutor); respirao celular X saldo energtico; fermentao e destilao; reaes qumicas; mudanas de estados fsicos da matria. MATEMTICA Nmeros Racionais (decimais e fracionrios); porcentagem; regra de trs; grficos e tabelas; medidas de capacidade, rea e volume; proporcionalidade; funes; geometria espacial (slidos geomtricos: formas dos recipientes em que se armazenam e se consomem bebidas alcolicas); equao do segundo grau; matrizes e determinantes; progresso geomtrica e progresso aritmtica. PORTUGUS E INGLS Leitura e interpretao de textos, produo de textos (coletivos e individuais), reestruturao de textos, anlise lingstica, intertextualidade, textualidade: coerncia e coeso; interdiscursividade, polissemia (multiplicidade significativa da lngua), polifonia (as vozes de que se constitui a lngua). ARTES Som (agudo, grave, ritmo, timbre, andamentos rtmicos, intensidade, fontes sonoras), msica, forma, texturas, cores (luz, sombra, linha, ponto, planos), gestos, artes cnicas (teatro), releitura de obras de arte, desenho, pintura, simetria e assimetria, representao de imagem (outdoor, histria em quadrinhos, cartazes). EDUCAO FSICA Tipos de jogos (tradicionais, faz de conta, de construo, presportivos e dramatizao), dana (brinquedos cantados, cantigas de roda, atividades rtmicas, linguagem gestual, expresso corporal, danas folclricas, danas populares, modernas e clssicas, danas de salo), a histria dos esportes e o exame antidoping, esterides e anabolizantes. ENSINO RELIGIOSO A histria das religies, a relao da bebida com as celebraes, ritos, crenas, doutrinas, a fundamentao dos limites ticos e morais conforme as tradies religiosas.

19

Embriaga-te Charles Baudelaire Deve-se estar sempre bbado. a nica questo. A fim de no se sentir o fardo horrvel do tempo, que parte tuas espduas e te dobra sobre a terra. preciso te embriagares sem trgua. Mas de qu? De vinho, de poesia ou de virtude? A teu gosto, mas embriaga-te. E se alguma vez sobre os degraus de um palcio, sobre a verde relva de uma vala, na sombria solido de teu quarto, tu te encontrares com a embriaguez j minorada ou finda, pea ao vento, vaga, estrela, ao pssaro, ao relgio, a tudo aquilo que gira, a tudo aquilo que voa, a tudo aquilo que canta, a tudo aquilo que fala, a tudo aquilo que geme. Pergunte que horas so. E o vento, a vaga, a estrela, o pssaro, o relgio, te respondero. hora de se embriagar!!! Para no ser como os escravos martirizados pelo tempo, embriaga-te Embriaga-te sem cessar. De vinho, de poesia ou de virtude

Fig 4

Pense: vamos nos embriagar de: Virtude, Conhecimento, Solidariedade, Afetividade, Dignidade, Compreenso, enfim, de Cidadania e Liberdade

AES E OPERAES Organizao de equipes para fazer coletas de dados (pesquisa de campo) sobre o consumo de bebidas alcolicas, nos estabelecimentos locais (distribuidores ou revendedores de bebidas); Estudo sobre a Histria da Tributao, bem como os conceitos dos tributos que incidem sobre a comercializao de bebidas alcolicas. A necessidade dos tributos, sua finalidade. O que a populao ganha ao pagar impostos; Pesquisa sobre os seguintes conceitos: arrecadao tributria; arrecadao municipal; oramento municipal; IPI, ICMS; tributo; recursos pblicos; servios pblicos; prestao de contas; evaso fiscal. Estudo de textos sobre sonegao fiscal e contrabando no ramo de bebidas e cigarros, enfocando a ambigidade do setor: os danos sade e a fonte de recursos para o Estado; Estudo sobre a proibio do consumo de bebidas alcolicas prevista no ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente), Art. 81; Discusso, debate e elaborao de um painel sobre os problemas ocasionados pelo consumo de bebida alcolica, enfatizando aspectos de sade, familiares e sociais; Interpretao de letras de msicas que abordam o tema (Diverso Tits entre outras);

20

Pesquisa com os alunos do Ensino Fundamental sobre o consumo de bebida alcolica na famlia e entre os prprios alunos; Envolvimento da comunidade no estudo do problema, realizando palestras com profissionais da rea de sade, assistncia social, Alcolicos Annimos, Ministrio Pblico e/ou Polcia Civil e Militar, com coleta e quantificao de dados; Realizao de seminrios ou fruns com autoridades competentes; Anlise da influncia cultural no consumo de bebida alcolica (etnias e meios de comunicao); Avaliao das conseqncias biolgicas dos componentes qumicos das bebidas alcolicas, bem como diferenciaes entre bebidas fermentadas e destiladas; Pesquisa sobre despesas do Estado com programas de sade e com situaes decorrentes do consumo excessivo de bebidas alcolicas; Confeco de cartazes, desenhos, frases dos alunos e exposio de painis; Educao do aluno sobre a necessidade de exigir nota e cupom fiscais para o incremento do movimento econmico e retorno do ICMS ao municpio; Produo de textos referentes ao estudo realizado; Organizao de um levantamento de dados junto Prefeitura Municipal sobre os gastos que a mesma tem com a sade, ou seja, os valores destinados ao tratamento de molstias decorrentes do consumo de cigarros e de bebidas alcolicas.

SOCIALIZAO Confeco de folders informativos, contemplando os dados coletados e analisados, com posterior divulgao e distribuio sociedade. AVALIAO O processo de avaliao ocorreu em todos os momentos da atividade desenvolvida. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (EXEMPLO) Pesquisa realizada pelos alunos da 8 srie da EEB Jos Marcolino Eckert relata a venda mensal das principais bebidas alcolicas em seis distribuidoras do municpio, bem como o percentual de ICMS recolhido sobre a venda das mesmas, conforme tabelas 1 e 2. TABELA 1. BEBIDAS VENDIDAS (GARRAFAS). DISTRIBUIDORAS A Cerveja Vinho Cachaa Outras 12.000 375 600 333 B 24.000 2.250 C 12.000 3.750 2.000 D 4.560 750 300 200 E 96.000 7.500 4.000 6.667 F 16.800 1.500 16
21

Consumo de Bebidas
8% 4% 4%

Cerveja Vinho Cachaa Outras 84%

TABELA 2. OS VALORES DAS BEBIDAS SO OS APURADOS EM JUNHO DE 2002. Alquota Bebidas Cerveja Vinho Conhaque Usque Catuaba Valores(R$) 182.496,00 8.512,50 3.952,00 144,00 168,00 ICMS(%) 25 25 25 25 25 Imposto(R$) 45.624,00 2.128,12 987,90 36,00 42,00

Obs.: o valor do ICMS constante da tabela o gerado em todas as fases da circulao da mercadoria GRFICO REFERENTE TABELA 2 0% 2% 4% 0% Cerveja Vinho Cachaa Usque Catuaba 94%

Valores (R$)

22

Consumo anual de bebidas alcolicas no Estado de Santa Catarina. Volumes em milhes de litro/ano

Ano 1998 1999 2000 2001 2002

Cerveja Aguardente Destilados Vinhos Conhaque Vermute Sidra Rum Outros 8160 7880 8230 8450 8400 1010 1056 978 986 248 238 237 238 217 309 370 304 108 102 108 109 46 44 39 40 15 14 18 18 17 20 19 20 171 166 166 169

Fonte: SINDICERV

23

FOLDER PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA E.E.B. JOS MARCOLINO ECKERT O consumo de lcool socialmente aceito e at mesmo incentivado pela sociedade, mas o responsvel nmero um dos problemas de sade pblica no Brasil. E. E. B. Jos Marcolino Eckert tem uma preocupao com o alto consumo de bebidas alcolicas em Pinhalzinho, principalmente entre os jovens.
OLHOS

CREBRO

EFEITOS DO LCOOL NO ORGANISMO


MSCULO ORELHA

PELE

GLNDULA

Com 0,6 ml de lcool no sangue (+/- duas doses de usque) a pessoa se livra das inibies. Com 0,7 ml a 1,5 ml de lcool no sangue a pessoa tem dificuldade para andar, a fala enrola e o raciocnio comprometido. Com 1,6 ml a 3,0 ml no sangue, no consegue parar em p e pode chorar e ficar raivoso. Com 3,1 ml a 4,0 ml de lcool no sangue, tem conscincia, mas no compreende nada do que v ou escuta. Com 4,1 ml a 5,5 ml de lcool no sangue, entra em coma. Com 6,6 miou mais de lcool no sangue, h parada respiratria e cardaca.

24

SINAIS DE DEPENDNCIA DO ALCOOLISMO


quando o indivduo: * Tem inteno de diminuir o consumo, mas no consegue; * Planeja sua vida em funo da bebida; * Apresenta variao constante de comportamento; * Evita conversar sobre a bebiba. * Procura companheiros e situaes para beber. * Necessita beber em quantidade cada vez maior. * Desenvolve o sentimento de auto- piedade, perseguio e culpa. * Distncia-se da famflia e dos amigos. * Apresenta problemas no trabalho. * Bebe escondido. * Apresenta desequilbrio pessoal, fa- miliar, financeiro e profissional.

RACIONALIZAO: Ele tenta explicar porque bebe, no aceitando o fato de que impotente perante a bebida, procurando se justificar como forma de esconder o seu prprio desapontamento. Ex.: Eu bebo porque meu time perdeu. Eu bebo porque meu time ganhou. PROBLEMAS RELACIONADOS COM O LCOOL Na Sade, afeta: O Fgado: hepatite alcolica, cirrose heptica; O Corao: insuficincia cardaca, alterao cardaca, angina, hipertenso arterial, fibrose. O Sistema Nervoso Central: destruio dos neurnios, desestruturao mental, descoordenao motora, viso dupla, derrame (AVC). No Estmago: gastrite, lcera, cncer. Causa cncer de boca, esfago, estmago, fgado e bexiga. Causa impotncia, esterilidade, alterao no ciclo menstrual, em mulheres grvidas aborto espontneo, Sndrome alcolica fetal (retardo mental, pouco desenvolvimento motor, deficincia de crescimento, dificuldade de aprendiza- gem, comprometimento da inteligncia). Do ponto de vista social e humano: Um tero de todos os acidentes automobilsticos fatais tem relao com bebidas alcolicas VOC SABIA... Aproximadamente, vendem-se 165.360 garrafas de cerveja de 600ml por ms em Pinhalzinho. Alm disso, no esto computados O grande consumo de bebidas alcolicas em latas e outras bebidas como: vinho, cachaa, conhaque entre outros.

ATITUDES MAIS UTILIZADAS PELO ALCOOLISTA


NEGAO: O indivduo nega sua con- dio de alcoolista, tentando encobrir a rea- lidade que desagradvel. Ex.: Eu no sou alcoolista. PROJEO: O alcoolista atribui a responsabilidade de seus prprios erros e falhas a outra pessoa ou coisa. Ex.: Eu bebo porque meu pai sempre me rejeitou. Acidentes industriais, afogamentos, queimaduras. Agresses fsicas, estupros, espancamentos e abandono dos filhos, agresses sexuais criana e a violncias contra a famlia em geral. REDUO DO USO DO LCOOL possvel reduzir o uso das bebidas alcolicas atravs de um processo educativo que contenha alguns pontos fundamentais: 1 - No beba se voc no tem idade para isso (18). ilcito e perigoso. 2 - No beba se voc tem problemas com bebidas, ou qualquer outro tipo de dependncia. 3 - No beba se voc est grvida ou amamentando. 4 - No beba se est fazendo uso de alguma medicao. 5 - No beba diariamente. perigoso e deve ser evitado. 6 - No beba se ir dirigir veculos motorizados ou ir para o trabalho. Voc pode reduzir simultaneamente o consumo e os problemas provocados pelo lcool. Procure ajuda. Ajude-se. Valorize sua vida e seja feliz.

25

FILMOGRAFIA SUGERIDA PELOS CONSULTORES 1. 28 Dias. EUA, 2000. Dir: Betty Thomas. 103 min. 2. Margem da Imagem. BRA, 2002 - Dir: Evaldo Mocarzel - curta-metragem, 30 min. 3. Adeus Minha Filha. AUSTRALIA, 1998. Dir: Richard Flanagan, 93 min. 4. Alcoolismo, Como Sair Dessa. BRA. Dir: Lais Bodanzki, 30 min. 5. Algum Esperar Por Ti. EUA, 1997, Dir: Martin Donovan, 90 min. 6. Bicho de Sete Cabeas. BRA, 2000. Dir: Lais Bodanski, 88 min. 7. Fbrica de Iluses. EUA, 1979. Dir: Burt Brinckerhoff. 8. Farrapo Humano. EUA, 1945 - Dir: Billy Wilder, 100 min. 9. Gergia. EUA, 1995. Dir: Ulu Grosbard, 115 min. 10. Grugstore Cowboy. EUA, 1989. Dir: Gus Van Sant, 100 min. Fig 5 11. In vino veritas. BRA, 1981, documentrio. Dir: tala Nandi. 12. O Alcoolismo e a Fbrica. POR, 1975. Documentrio. 30 min. 13. O Sorgo Vermelho. CHI, 1987. Dir: Zhang Yimou, 91 min. 14. Olhar da Inocncia. FRA, 1999. Dir: Jean Becker, 115 min. 15. Pollock. EUA, 2000. Dir. Ed Harris, 122 min. 16. Quando Um Homem Ama Uma Mulher. EUA, 1994. Dir: Luis Mandoki, 126 min. 17. Segunda-feira ao sol. ESP, 2002, Dir: Fernando Len de Aranoa, 113 min. 18. Txi Blues FRA, 1989. Dir: Pavel Lounguine, 110 min. 19. Trs Garrafas de Vinho Tokai. ALE,1989, Dir: Udo Witte, 80 min.

PINTURAS SUGERIDAS PELOS CONSULTORES 1. As Garrafas Especiais Carlos Scliar 2000 2. Auto-Retrato com Garrafa de Vinho - Edvard Munch - 1906 3. Caf das Artes - Jorge Salles 4. Calvados - Natasha Ilicheva - 2003 5. Cerveja e Batatas - Ivan Kolisnik - 2001 6. Cigarros e Conhaques no Bar Juarez Machado 1997 7. Clment Pichon Juarez Machado 1989 8. Cotidiano com Garrafas - Katerina Badianova 2003 9. Embriagados - Diego Velazquez 1629 10. Garrafa de Vinho Juan Miro, 1924 11. No Bar - Natasha Ilicheva - 2003 12. O Caf Noite - Vincent Van Gogh - 1888 13. O Soldado que Bebe Marc Chagall 1912 14. Senhor Boileau em um Caf - Toulouse Lautrec - 1893 15. Um Aperitivo no Estdio Juarez Machado 16. Vinhedos Anna Cherednichenko, 1956

Fig 6

26

MSICA TRABALHADA
Em certas horas isso o que nos resta No se esquece o preo que ela cobra Em certas horas isso o que nos sobra Ficar frgil feito uma criana S por medo ou insegurana Ficar bem ou mal acompanhado No importa se der tudo errado s vezes qualquer um faz qualquer coisa Por sexo, drogas e diverso Tudo isso s vezes s aumenta A angstia e a insatisfao s vezes qualquer um enche a cabea de lcool Atrs de distrao Nada disso s vezes diminui

Fig 7

A dor e a solido Tudo isso, s vezes tudo ftil Ficar brio atrs de diverso Nada disso, s vezes nada importa Ficar sbrio no soluo Diverso soluo sim Diverso soluo pra mim

MSICAS SUGERIDAS PELOS CONSULTORES


1. gua Perrier Adriana Calcanhotto 2. 3 Whisky Blues Etlicos 3. Beber at Morrer Ratos de Poro 4. Clice Chico Buarque/Milton Nascimento 5. De Bar em Bar - Didi, Um Poeta Escola de Samba Unio da Ilha RJ 6. Diverso - Tits 7. Eduardo e Mnica Legio Urbana 8. Festa Profana Escola de Samba Unio da Ilha RJ 9. Grand Hotel Kid Abelha 10. Ideologia Cazuza 11. + Uma Dose Gabriel, o Pensador 12. O Bbado e a Equilibrista Joo Bosco Fig 8 13. Pelo Vinho e Pelo Po Z Ramalho 14. Por Que a Gente Assim Cazuza

27

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NA ATIVIDADE E RECOMENDADA PELOS CONSULTORES


ARANTES, Valria Amorim. Afetividade na escola. So Paulo: Summus, 2003. BAUDELAIRE, Charles. Poesia: Embriaga-te. Disponvel em: <http:// www.nossacasa.net/literatura/> Acesso em: 22 abril 2004. CEBRID Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas. Universidade Federal de So Paulo. Depto. de Psicobiologia. Coleo Clssicos Universais. So Paulo: Rideel, 2002. Coleo Construindo Nossa Memria. So Paulo: FTD, 1997-2000. Coleo Mestres das Artes no Brasil. So Paulo: Moderna, 1999. Coleo O Sabor da Histria. So Paulo: FTD, 2000. DIMENSTEIN, Gilberto; GIANSANTI, lvaro Csar. Quebra-cabea Brasil. So Paulo: tica, 2003. DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro: Cidadania hoje e amanh. So Paulo: tica, 1997. LARANJEIRA, R; PINSKI, J. O alcoolismo. So PauFig 9 lo: Contexto, 1994. SAYO, Rosely. Em defesa da escola. So Paulo, Campinas: Papirus, 2004. Srie Bom Livro. So Paulo: tica, 1997-2000. Srie Discusso Aberta. So Paulo: tica, 1998-2000. Srie mdia e mobilizao social. So Paulo: Cortez. Srie Por Dentro da Arte. So Paulo: tica, 2003. VALRY, Paul. Poesia: O Vinho Perdido. Disponvel em: <http:// www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pi/pi200261.htm> Acesso em: 22 abril 2004. www.alcoolismo.com.br/ www.cinemateca.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.siciliano.com.br www.skylight.com.br www.vidhya-virtual.com

LISTA DE ILUSTRAES

28

Fig 1: Disponvel em: <http://www.abconsul.it/relax/caravaggio/01240380.jpg> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 2: Disponvel em: <http://agorafobiadepressao.planetaclix.pt/Alcoolismo_3.jpg> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 3: Disponvel em: <http://www.sfa-ispa.ch/Librairie/francais/flyers/FLYalcool.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 4: Disponvel em: <http://matoine1.club.fr/l'alcool-tue-1.gif> Acesso em 18 junho 2005.

Fig 5: Disponvel em: <http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/a-margem-da-imagem/a-margem-da-imagem-poster02.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 6: Disponvel em: <http://www.carlosscliar.com/garrafasespeciais.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 7: Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/w3/teotonio/eca/images/est12.jpg> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 8: Disponvel em: <http://mpbfm.ig.com.br/programas/acervo/cazuza.html> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 9: Disponvel em: <http://www.gais.org.br/sug_leitura/anteriores/aprendiz_futuro/ 8508065299.gif> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 10: Disponvel em: <http://www.guiabus.com.br/criar_t_vida/edicao_8/pag03.htm> Acesso em: 22 abril 2004.

ALTERAO NO CREBRO

HLITO RUIM, FALTA DE APETITE

INFECES RESPIRATRIAS

CNCER ALTERAES NO RITMO CARDACO GASTRITE LCERA

INFLAMAO DO PANCREAS FGADO -HEPATITE -CIRROSE

ALTERAO NA PELE

INFLAMAO E/OU IRRITAO DO INTESTINO GROSSO

ESTERILIDADE E IMPOTNCIA SEXUAL

INFLAMAO DOS NERVOS Fig 10

29

TEXTOS SUGERIDOS PELOS TCNICOS DA SEF ABEAD - Associao Brasileira de Estudos do lcool e Outras Drogas Posicionamento da Associao Brasileira de Estudos do lcool e Outras Drogas, ABEAD, quanto s propagandas de bebidas alcolicas veiculadas na mdia brasileira. Hoje, as vrias formas de fazer propaganda em nossa televiso tm sido muito comentadas e avaliadas pela maioria dos indivduos em nossa sociedade. Parte deste questionamento tem sido dirigido s propagandas de cervejas, elaboradas para influenciar os jovens. A qualquer preo, entre eles o preo de muitas vidas, o investimento nesta rea tem feito muito barulho. O barulho das vtimas do lcool que ainda tem sido muito pouco escutado, quase mesmo que abafado, pelos gingles musicais ou por grandes carnavais. De um lado, est o produtor que quer e precisa vender seu produto, aquele produto que desce redondo, e que tambm classificado pela Organizao Mundial de Sade, como um dos trs responsveis pelas mais altas taxas de mortalidade e morbidade no mundo (WHO, 2001; ONS, 1998). Do outro lado esto adolescentes e crianas, alvos destas propagandas, que acabam por ficar sem opo. Escolher livremente o que beber, comer, ou fazer, um direito individual, mas que, inexoravelmente, remete cada indivduo ao seu grupo, com suas normas e leis. Alm destes fatores de proteo, s evidncias da cincia. A percepo do dano e o comportamento de risco entre os jovens esto longe das estatsticas! Levantamentos internacionais classificam a mortalidade brasileira entre as dez mais altas do mundo para os jovens de 15 a 25 anos (World Health Statistics Annual, 1995). Em um estudo na regio metropolitana de So Paulo, entre 5.690 vtimas jovens de mortes violentas, metade apresentou dosagem de lcool no sangue positiva (Carlini-Cotrim et al., 1998). Adolescentes tm uma caracterstica normal e saudvel do seu desenvolvimento que a fase de experimentao. Para eles no preciso insistir para experimentar. Mas o exagero na propaganda pode ser mais um fator incentivador de um comportamento altamente preocupante entre os jovens encontrado nas pesquisas: a taxa de adolescentes que se intoxicam, abusam, ou usam o lcool de forma pesada tem aumentado significativamente (Room et al., 1995; WHO, 1999; Hibell et al., 2000). Este dado tambm foi encontrado pelo Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, o CEBRID em seu ltimo levantamento (Carlini et al., 2001). O jovem inicia o consumo de bebidas alcolicas em casa e com amigos, antes mesmo de ter a permisso legal para consumir (Galdurz et al., 1997). Isto acontece em uma faixa etria precoce, antes que este jovem possa ter amadurecido sua capacidade de abstrao para refletir, avaliar e optar (Rappaport et al., 1982). O jovem no tem a informao de que bastam duas doses de bebida alcolica, como por exemplo, duas latas de cerveja; dois copos de chopp ou duas doses de destilados, whisky ou vodka sem chorinho, ou dois copos de vinho, para que aumente consideravelmente os riscos e danos pessoais e coletivos (Mayo-Smith, 1998). Entre eles, o beber pesado e dirigir, tendo como conseqncia imediata o risco de acidentes fatais, ou a mdio prazo, o desenvolvimento da dependncia, que cuja prevalncia encontra-se em torno de 11% no Brasil (Carlini et al., 2001). Assim, a propaganda um aspecto a ser considerado, pois as crianas e os jovens so influenciados por elas. Um estudo nacional sobre o impacto da mdia violenta no comportamento de crianas e jovens comprovou esta influncia recentemente entre crianas brasileiras (Gomide, 2000; 2001; no prelo) A responsabilidade social em encontrar solues para todos estes problemas comea por considerar todas estas evidncias. Ana Cecilia Petta Roselli Marques Presidente da ABEAD

30

MATERIAS RELACIONADAS: Carlini, E.A.; Galdurz, J.C.F.; Noto, A.R.; Nappo, S.A. I Levantamento domiciliar domiciliar sobre uso de drogas psicotrpicas no Brasil, 2001. Carlini-Cotrim, B.; Galina, J.R.; Chasin, A.A.M. (1998) Ocorrncias de suicdios sob efeito de lcool: um estudo na regio metropolitana de So Paulo. Revista ABP-APAL, 4(20)146-149. Galdurz, J.C.F.; Noto, A.R.; Carlini, E.A. - IV Levantamento sobre o uso de drogas entre Estudantes de 1o e 2o graus em 10 Capitais Brasileiras -CEBRID, 1997. Gomide, P. C. (2000). Efeitos de filmes violentos em comportamento agressivo de crianas e adolescente. Revista: Psicologia Reflexo e Critica, 13 (1), pp. 127-141. Gomide, P. C. (2001). Efeitos das Prticas Educativas no desenvolvimento do Comportamento Antisocial. Em M. L. Marinho e V. Caballo (org) Psicologia Clnica e da Sade.Editora UEL-APICSA, filiada ABEU, Londrina (Brasil) e Granada (Espanha). Gomide, P. I. C. (no prelo). Crianas e Adolescentes em Frente TV: O Que e Quanto Assistem de Televiso. Revista Argumento. Hibell, B.; Andersson, B.; Ahlstrm, S.; et al (2000). The 1999 ESPAD report: alcohol and other drug use students in 30 European countries. Stockholm: Swedish Council for Information on Alcohol and Other Drugs (CAN). Mayo-Smith, Michael F. (1999) Management of Alcohol Intoxication and Withdrawal in Principles on Addiction Medicine by AllanW.Grahan and Terry K. Schultz (eds.) 2nd edition, 431-40. Office for National Statistics (1998) Mortality Statistics, Cause: England and Wales 1996 (London, The Stationery Office) Psicologia do Desenvolvimento (1982) Volume 4 - A idade escolar e a Adolescncia; Rappaport, C.R.; Fiori, W.R; Davis, C. EPU - Editora Pedaggica e Universitria Ltda. Room, R.; Bondy, S.; and Ferris, J. (1995). The risk of harm to oneself from drinking . Canada 1989. Addiction, 90:499-513. World Health Organization (WHO). Global Status Report on Alcohol. Geneva: WHO, 1999. Available from: URL: http://www.who.int/substance_abuse/pubs_alcohol.htm World Health Organization (WHO). (1988). IARC monographs on the evaluation of carcinogenic risks to humans, alcohol drinking Vol.44. Lyon: International Agency for Research on Cancer. World Health Organization (WHO). International guide for monitoring alcohol consumption and related harm. Geneva: WHO, 2000. Available from: URL: http://www.who.int/substance_abuse/PDFfiles/ guidemontr_alcohlconsum.pdf World Health Statistics Annual (WHOSIS) (1995) http://www3.who.int/whosis/menu.cfm Fonte: http://www.abead.com.br/asp/opiniao_abead_viii.asp

31

MOBILIZAO

Comea a Semana Nacional Antidrogas


VIVIANE BEVILACQUA Com o slogan Gente dependente de gente, a Secretaria Nacional Antidrogas da Presidncia da Repblica realiza de hoje at o dia 26, em todo o Brasil, a 6 a Semana Nacional Antidrogas.

Fique atento
O uso de drogas e de lcool pode aumentar em cinco vezes o risco de acidentes de trabalho, alm de ser responsvel por 50% de absentesmos no trabalho O lcool responsvel por 95% dos casos de dependncia qumica, 90% das urgncias psiquitricas, 50% das internaes psiquitricas, 50% das mortes por acidente de trnsito e por 65% dos crimes violentos no Brasil 10% dos estudantes brasileiros de 13 a 24 anos consomem regularmente bebidas lcoolicas Dos 50 mil alunos de escolas de ensino fundamental e mdio entrevistados, 45% disseram beber em eventos sociais, especialmente cerveja e vinho 11% consideram o uso de substncias ilcitas uma doena, e menos 3%, algo normal. O levantamento abrange 4,6 milhes de alunos de 14 capitais brasileiras A cerveja a bebida preferida de 36% dos alunos. No ranking das cidades com maiores ndices de jovens consumidores de bebidas aparecem Porto Alegre (14,4%), Salvador (13,5%), Florianpolis (13,1%), Cuiab (12,7%), Recife (12,3%) e Rio (11%) Porto Alegre (RS) ocupa o primeiro lugar no consumo dirio de drogas ilcitas, com 6% dos entrevistados utilizando todos os dias essas drogas. Florianpolis (4,3%) e Vitria (3,7%) vm em seguida
Fonte: Associao Brasileira de Estudos do lcool e outras Drogas

Criado em 1999, o evento visa a conscientizao e mobilizao da sociedade brasileira, no que diz respeito aos problemas e s atividades de reduo da demanda e oferta das drogas. Em Florianpolis, a Semana Nacional Antidrogas comea hoje com o curso de capacitao de agentes comunitrios e tcnicos no atendimento de adolescentes em situao de risco. A promoo da Secretaria de Estado da Segurana Pblica, Academia de Polcia Civil e Conselho Estadual de Entorpecentes, em parceria com a Comunidade Teraputica Fazenda Novos Caminhos (Creta). O curso prossegue at 2 de outubro, na sede da Acadepol, em Casnavieiras. Para o dia 21 esto previstos a apresentao, debate e troca de experincias atravs de teleconferncia interativa transmitida de Braslia para todos os estados brasileiros. Em santa Catarina, os debatedores estaro reunidos no Plenarinho da Assemblia Legislativa. No dia 25, a prefeitura de Florianpolis e os conselhos municipal e estadual de entorpecentes promovem uma mobilizao em frente Catedral Metropolitana. Haver vrias atividades: caminhada, apresentaes culturais, distribuio de flderes e cartazes, orientaes sobre preveno e tratamento de drogas.

Jornal Dirio Catarinense de 18/06/2004 Caderno Geral, p.20

32

II ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - INDSTRIA AUTOMOBILSTICA NO BRASIL


Produo: Maria A. M. de Abreu e Francisco Maroneze de Abreu

Fig 1

INDSTRIA
Raul Pompia

O homem bate-se contra o mundo. Cada fora viva um inimigo. parte a luta das paixes, trava-se na sociedade a batalha perene das indstrias. Combate-se contra o tempo que atrasa e contra a distncia que afasta. A locomotiva atravessa as plancies como um turbilho de ferro; a rede nervosa da telegrafia cria a simultaneidade e a solidariedade na face do globo; o steamer suprime o oceano; o milagre de Guttemberg precipita em tempestade as idias, reduzindo o esforo

cerebral; exacerbam-se os mpetos produtores do solo, com a energia vertiginosa das mquinas. Vibram as cidades ao rumor homrico das caldeiras. Cada dia, o combate ganha uma nova feio e o ventre fecundo, o ventre inexaurvel das forjas, para as novas pugnas, produz novas armas. Bendita febre industrial! Bendito o operrio, mrtir das indstrias! Estenda-se por todo o firmamento o fumo que paira sobre as cidades, vele aos nossos olhos os abismos da amplido e os signos impenetrveis das esferas.
33

TEXTO INTRODUTRIO: AS INDSTRIAS CHEGAM AO BRASIL

A implantao da indstria automobilstica no Brasil data de 16 de junho de 1956, quando o ento Presidente Juscelino Kubitschek assinou um decreto criando o GEIA (Grupo Executivo da Indstria Automobilstica). Esta medida proporcionou a instalao e o desenvolvimento de outros setores como as indstrias de autopeas, metalrgicas, siderrgicas e a comercializao de veculos. A nova situao promoveu ainda um acmulo de capitais, maiores salrios e crescimento no nmero de ofertas de emprego. As primeiras linhas de montagem de veculos importados surgiram no Brasil aps a I Guerra Mundial. Em 1919, a Fig 2 Ford inaugurou em So Paulo sua linha de montagem de automveis Ford modelo T; em 1925 a General Motors iniciou a montagem dos modelos Chevrolet; em 1926 a Internacional Harvester iniciou a montagem de caminhes; em 1928 a Fiat iniciou sua prpria produo. Nessa poca, as peas eram importadas e apenas a montagem dos veculos era efetuada no pas. A crise de 1929 retardou a expanso do setor, que foi retomada somente aps a II Guerra Mundial. Em 1945 foi instalada a Studebaker, mais tarde transformada em Vemag do Brasil, que viria a representar posteriormente a Masey Harris, a Kenworth (1946), a Scania Vabis (1951) e a Ferguson (1954). Durante a II Guerra Mundial foi construda a FNM - Fbrica Nacional de Motores, originalmente para a produo de motores para aviao, que a partir de 1949 iniciou a fabricao de caminhes de origem italiana. O ano de 1951 foi marcante pela importao de veculos e peas, que alcanaram 15% do total das importaes - US$ 1,1 bilho - superando as compras externas de trigo e de petrleo. O ento Presidente Getlio Vargas restringiu as importaes e instituiu uma comisso de estudos para promover uma gradativa nacionalizao dos veculos utilizados no Brasil. Instalaram-se no pas a Willys (1952), a Volkswagen, a Mercedes (1953), e a Simca (1954). Em 1956 as indstrias Romi lanavam a Romi-Isetta. E em 15 de maio de 1956 era fundada a Anfavea, Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores. O governo Kubitschek possibilitou os incentivos para a implantao do setor automobilstico no Brasil. A indstria brasileira comeou a firmar o p atravs da Vemag, que lanou, em novembro de 1956, a caminhonete DKW Universal (um projeto alemo). No ano da estria, apenas 68 unidades foram feitas. O modelo s durou dois anos at ser substitudo por uma caminhonete maior: era a Vemaguet, que se tornaria um sucesso, Com a crise do petrleo na dcada de 70, foi iniciada a pesquisa de novos combustveis, resultando no Pr-lcool e no lanamento do primeiro carro eltrico pela Gurgel (1981), veculo no poluente e silencioso. Muitas outras mudanas ocorreram nas ltimas dcadas: novas empresas se instalaram no pas, outras foram absorvidas ou deixaram de operar, mas o setor, como um todo, vem crescendo continuamente.

34

SITUAO-PROBLEMA A indstria automobilstica no Brasil um dos fortes setores da economia, gerando empregos, e tambm uma significativa parcela da arrecadao de tributos. Sendo o tema Indstria um dos componentes do currculo de Histria, na escola, indaga-se como possvel educar os alunos para a compreenso e a apropriao de conceitos sobre este assunto, possibilitandolhes um engajamento na luta por uma vida digna para todos os brasileiros. OBJETIVO Estudar a histria Fig 3 - 512M at Daytona Alfredo de la Maria da instalao da indstria automobilstica no Brasil, vantagens e desvantagens, estabelecer a sua relao com a gerao de tributos, benefcios fiscais (postergao do recolhimento do ICMS), trabalhando os conceitos de todas as disciplinas do currculo. CONCEITOS DISCIPLINARES Relaes sociais; Tempo; Relaes de produo; Poltica econmica; Espao; Industrializao; Regio industrial; Tecnologia; Trabalho; Campos numricos; Funes; Matrizes e determinantes; Proporcionalidade; Geometria mtrica; Geometria espacial; Texto; Textualidade; Anlise lingstica; Intertextualidade; Corporeidade; Esporte; Poluio; Desenvolvimento sustentvel; Transformao Qumica; Metalurgia; Artes Visuais; Msica; Teatro; Literatura. TEMAS MULTIDISCIPLINARES Educao Ambiental (gua, desenvolvimento sustentvel, desequilbrio ambiental, reciclagem e reaproveitamento de materiais); Educao Fiscal (benefcios fiscais, incentivos fiscais, iseno tributria, PIB, movimento econmico, repartio das receitas tributrias, evaso fiscal, IPVA, ICMS, IPI, previdncia social); tica (legitimao de valores, tica e convivncia, dignidade da vida humana, solidariedade, direitos humanos); Educao Sexual (relaes e gnero, preconceito, doenas sexualmente transmissveis).

35

AES E OPERAES Pesquisa sobre a histria da indstria automobilstica no Brasil e no mundo, com posterior produo de resenha crtica dos textos estudados; Estudo sobre a instalao desta modalidade de indstria no pas e no estado: aspectos positivos e negativos; Pesquisa sobre as marcas e modelos de automveis produzidos no pas, com a construo de tabelas, grficos, matrizes e determinantes; Debate sobre a situao da indstria automobilstica no pas (gerao de empregos, de tributos, destino destes tributos); Pesquisa sobre o automobilismo como modalidade esportiva (eventos, brasileiros que se destacaram e se destacam na prtica deste esporte); Produo de textos individuais ou coletivos sobre benefcios fiscais: Estudo, anlise e debate sobre as propagandas veiculadas na mdia, referentes ao tema; Pesquisa sobre os impactos ambientais causados pela indstria automobilstica no Brasil e no Estado de Santa Catarina; Leitura de imagens sobre a temtica (filmes, pinturas, propagandas); Pesquisa sobre msicas nacionais que falam sobre automvel, velocidade, dentre outros; Educao sobre as leis de trnsito, preveno de acidentes; Pesquisa sobre os recursos pblicos utilizados na construo e manuteno de rodovias e no tratamento das vtimas de acidentes de trnsito; Realizao de um concurso, entre os alunos, para a criao de modelos de automveis; Debate sobre as condies das rodovias estaduais e nacionais; Pesquisa sobre os diferentes meios de transporte, vantagens e desvantagens: qual a melhor alternativa para o transporte no pas? Pesquisa sobre carros adaptados para portadores de necessidades especiais; Estudo dobre os tributos gerados sobre a produo de um automvel, sua comercializao e sua utilizao pelo contribuinte.
Fig 4 - O carro de Heno - Bosh

36

SOCIALIZAO Os resultados desta atividade de aprendizagem devem ser divulgados para a comunidade na forma de folder, palestras, apresentaes teatrais e mostras educativas. Da atividade: ser realizada por professores e alunos envolvidos no processo. Do conhecimento apropriado: auto-avaliao do aluno e avaliao do aluno feita pelo professor.

AVALIAO

Texto e imagens retirados de: <www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_industria.htm

A indstria automobilstica brasileira comeou anonimamente nas pequenas oficinas, nas garagens, nos galpes de fundo de quintal. Quem poder, em s conscincia, dizer quem, quando e como foi montado o primeiro carro brasileiro, no Brasil? Deve ter havido dezenas, centenas de casos que se perderam no anonimato das iniciativas privadas e no pioneirismo dos montadores improvisados. Sem poder citar todos os nomes, declinamos como homenagem a todos, dois fatos, duas histrias. Por volta de 1925 a 1928 (a tradio oral no precisa a data), uma conhecida fbrica em So Cristvo, construiu um carro nacional. Fizeram tudo: chassis, carroceria, caixa de mudanas, etc. S o motor no era nacional. A segunda histria foi contada por Srgio Ferreira, que, quando meninote, fascinado pela vertigem da velocidade, ganhara um pequeno carro de O Globo para disputar corridas na Praa Paris. Um acidente com um garoto interrompeu essas corridas, mas Srgio, ajudado por seu irmo e at pelo seu pai, fez a martelo e

37

forja, um pequeno carro de corrida a que chamaram Sucata. E Sucata, verde e amarelo, fez sucesso pelos idos de 1937. A iniciativa privada, mais precisamente a indstria de auto peas, deu incio indstria automobilstica do Brasil. Antes havia apenas montagens de peas e acessrios importados. A Ford foi uma das pioneiras, quando demonstrava, na Esplanada do Castelo, ao pblico numeroso e curioso, a montagem de algumas importantes peas de seus carros. Isso aconteceu durante a I Exposio de Automobilismo do Rio de Janeiro, de 1 a 15 de agosto de 1925. A general Motors tambm comeou a importar carros e peas para montar aqui no Brasil. s vsperas da 2 Grande Guerra nossa indstria de auto peas no passava da feitura de pneus, mangueiras, molas planas, baterias e carrocerias rudimentares de caminhes. Quando comeou a guerra o Brasil possua, entre carros, caminhes e utilitrios de toda espcie, cerca de 200 mil veculos. Duzentos mil veculos de todas as marcas e de todos os pases do mundo, pois naquela poca a importao era franca. Veculos que, de uma hora para outra, ficaram sem peas de reposio com a interrupo do mercado europeu, primeiro; e com o parque industrial norte-americano todo voltado para o esforo e a prioridade da guerra, depois. De 1939 a 1945 pequenas oficinas que iam se transformando em fbricas comearam a fazer coisas verdadeiramente incrveis, sem ferramentas, sem mquinas apropriadas, sem matria-prima adequada. Realizaram verdadeiros milagres para manter em trfego a frota rodoviria brasileira. Quando o prprio combustvel comeou a se tornar escasso, surgiu at uma nova indstria: a dos gasognios. Uns monstrengos, no incio; e no final, at sofrivelmente prticos. Mas a verdade que no fim da guerra, em 1945, e com todas as deficincias do apuro tcnico, o Brasil j possua modesto parque industrial de autopeas. D a por diante comea, lentamente, a volta da importao e umas poucas mquinas e matrizes vm melhorar o nosso incipiente parque industrial. Mas quando a importao normalizou (1951) os responsveis pelo destino do pas ficaram alarmados com um novo perigo: a queima de divisas na fome de veculos que o pas atravessava. Para se ter idia da gravidade do problema, basta dizer que somente em dois anos, de 1951 a 1952, o Brasil importou em nmeros redondos 200 mil veculos que, aproximadamente, consumiram 540,9 milhes de dlares! Exatamente a mesma quantidade de veculos que existiam antes da guerra. Foi a que se pensou, em termos de planejamento, em montar um parque industrial automobilstico brasileiro.

38

MSICAS SUGERIDAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. A Estrada Cidade Negra ABC Z Geraldo Andana Beth Carvalho BR3 - Tony Tornado. Capito da Indstria - Paralamas Carro Velho Ivete Sangalo Carros Nenhum de Ns Chamando Todos os Carros Capital Inicial 9. Expresso 2222 Gilberto Gil 10. Mustangue Cor de Sangue Wilson Simonal 11. O P da Estrada S e Guarabira 12. Papai me Empresta o Carro - Rita Lee 13. Paralelas - Belchior 14. Retrovisor - Fagner

Fig 5

15. Sinal Fechado Paulinho da Viola 16. Terral - Fagner 17. Trem das Sete - Raul Seixas 18. Trem do Pantanal Almir Sater 19. ltimo Pau de Arara - Luiz Gonzaga. (Int. Z Ramalho) 20. Um Ponto Oito - Pato Fu

FILMOGRAFIA SUGERIDA 1. Alta Velocidade. EUA, 2001. Dir: Renny Harlin, 117 min. 2. Baladas, Rachas e um Louco de Kilt. EUA, 2003. Ronny Yu. 3. Car Wash. EUA,1976. Dir:Micharl Schultz.107 min. 4. Conduzindo Miss Daisy. EUA,1989. Dir: Bruce Beresford. 99 min. 5. Corrida Rumo ao Sol. EUA,1995, Dir: Charles Kanganis, 99 min. 6. Crash - Estranhos Prazeres. CAN, 1996. Dir: David Cronemberg. 100 min. 7. Fbrica de Loucuras. EUA, 1986. Dir: Ron Howard, 108 min. Fig 6 8. Ferrari - A Paixo de Um Homem. ITA, 2002. Dir: Carlo Carlei. 146 min. 9. Ford O Homem e a Mquina. EUA, 1995. Dir: Alan Eastman, 150 min. 10. Grand Prix. EUA, 1966. Dir. John Frankenheimer. 179 min. 11. Juventude Transviada. EUA,1955. Dir: Nicholas Ray. 111 min. 12. Michel Vaillant. FRA, 2003. Dir: Luc Besson, 117 min. 13. Os Anos JK. Documentrio. BRA, 1980. Dir. Silvio Tendler; 110 min. 14. Se Meu Fusca Falasse. EUA, 1969. Dir: Robert Stevenson, 107 min. 15. Segurana no Trabalho: Trabalhando com Mquinas. 17 min. 16. Tucker Um Homem e Seu Sonho. EUA, 1988. Dir: Francis Ford Coppola. 130 min. 17. Velozes e Furiosos. EUA, 2001. Dir. Rolo Cohen, 107 min. 18. Videopdia A Revoluo Industrial, 48 min.

39

PINTURAS SUGERIDAS

A Indstria Goya, 1802 BMW645 - Natasha Ilicheva - 2003 Carros Usados -Ron Blumberg - 1935 Carros! Carros! Carros! - Molanda Chiang 1999 5. Chrysler Crossfire - Natasha Ilicheva 2004 6. Construo de Rodovia Cndido Portinari, 1936 7. Corrida de Carros Mimisol, 2003 8. Estrada no Inverno - Eugene Kovalenko - 2000 9. Greve - Lasar Segall 1956 10. Land Cruiser 100 - Natasha Ilicheva 2003 11. Lexus GX 470 - Natasha Ilicheva 2003

1. 2. 3. 4.

12. Melhor que o Vento Adriano, 2003 13. O Carro de Heno - El Bosco 1514 14. O Carro Voador - Marc Chagall 1913 15. O Poder e a Mquina Benjamim Silva, 1987 16. Operrios - Tarsila do Amaral 1933 17. Sonhos Azuis Tara, 2003 18. Strength Ocean Natasha Ilisheva, 2002 19. Surf na Cidade - Yuan Yuan Shaw 2003 20. Uma Palavra - Alexander Shmelev 1993

Fig 7 - Operrios - Tarsila do Amaral

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
A importncia da qualidade. Disponvel em: <http://www.gesventure.pt/qualidade/ imp_qual.htm> Acesso em: 22 abril 2004. A restaurao de carros antigos. Disponvel em: <http://www.joinet.com.br/joel/ antigomobilismo.html> Acesso em: 22 abril 2004. ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro. De JK a FHC, a reinveno dos carros. So Paulo: Scrita, 1997. As Indstrias Chegam ao Brasil. Disponvel em: <http://www.sincodiv-rj.com.br/ 10anos/10.htm> Acesso em: 23 abril 2004. CASTRO, Antnio Barros de (et al.) O futuro da indstria no Brasil e no mundo: os desafios do sculo XXI. Rio de Janeiro: Campos, 1999.

40

Cdigo Nacional de Trnsito Coleo Clssicos Universais. So Paulo: Rideel, 2002 Coleo Construindo Nossa Memria. So Paulo: FTD, 1997-2000. Coleo Meio Ambiente. So Paulo: Atual, 2000. Coleo Mestres das Artes no Brasil. So Paulo: Moderna, 1999. Coleo O Sabor da Histria. So Paulo: FTD, 2000. Coleo Sinal Aberto. So Paulo: tica, 2004. Coleo Tudo Histria. So Paulo: Brasiliense. Economia na Segunda Repblica. Disponvel em: <http:// www.conhecimentosgerais.com.br/historia-do-brasil/economia-na-segundarepublica.html> Acesso em: 22 abril 2004. Educao para o Trnsito, Disponvel em: <www.pr.gov.br/detran/educa/curiosidades> Acesso em: 22 abril 2004. Evoluo das rodas. Disponvel em: <http://www.carroantigo.com/> Acesso em: 22 abril 2004. GLEISER, Marcelo. O fim da terra e do cu - o apocalipse na cincia e na religio. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. Histria do Automvel no Mundo. Disponvel em: <http:// geocities.yahoo.com.br/jfassi2000/histria.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Histria do Automvel no Mundo. Disponvel em: <http:// www.direttaveiculos.com.br/historia.asp> Acesso em: 22 abril 2004. IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1985. Inspeo tcnica veicular no Brasil. Disponvel em: <http:// www.detrans.com.br/insptec.htm> Acesso em: 22 abril 2004. LEONARD, Victor. Histria da indstria e do trabalho no Fig 8 Brasil. So Paulo: tica, 2002. O Brasil sobre quatro rodas - A questo da Falta de Mercado. Disponvel em: <http:// www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/209-pag11.pdf> Acesso em: 22 abril 2004. O motor a gua. Disponvel em: <http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/ curio_agua.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Os primeiros motoristas cariocas. Disponvel em: <http://www.sincodiv-rj.com.br/ 10anos/10.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Os primrdios do automvel no Brasil. Disponvel em: <www.carroantigo.com/ portugues/conteudo/curio_industria.htm> Acesso em: 22 abril 2004. POMPIA, Raul. Poesia: Indstria. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/ aplicexternas/enciclopedia/poesia/index.cfm?> Acesso em: 22 abril 2004. ROOS, Daniel. A mquina que mudou o mundo. So Paulo: Elsevier, 1992.

41

Srie Atlas Visual. So Paulo: tica, 1996. Srie Bom Livro. So Paulo: tica, 1997-2000. Srie Discusso Aberta. So Paulo: tica, 1998-2000. Srie Histria em Movimento. So Paulo: tica, 1999. Srie Por Dentro da Arte. So Paulo: tica, 2003. SILVA, Eduardo Roberto. lcool e Gasolina Comb. Brasil. So Paulo: Scipione, 1999. (Coleo Universo da Cincia) SINGER, Paul. Brasil na criFig 9 se: perigos e oportunidades. So Paulo: Contexto, 2002. Tecnologia e Desenvolvimento na Indstria Automobilstica. Disponvel em: <http:// www.cadware.com.br/emanuel.pdf> Acesso em: 22 abril 2004. Trabalhadores e indstria automobilstica. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ rbcsoc/v18n51/15994.pdf> Acesso em: 22 abril 2004. www.cafemusic.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.siciliano.com.br www.skylight.com.br

LISTA DE ILUSTRAES
Fig 1: Disponvel em: <http://www.astropa.unipa.it/EVENTS/XRAY2000/PRESS/ press000830.htm> Acesso em: 22 abril; 2004. Fig. 2: Disponvel em: EXAME, 12 FEV. 1997, P. 32. Fig 3: Disponvel em: <http://www.cstudio.net/artsportscars.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 4: Disponvel em: <http://personal.telefonica.terra.es/web/jack/bosco/carro.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 5: Disponvel em: <http://www.agenciapopular.com.br/upload/35472-festival_02.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 6: Disponvel em: <http://geocities.yahoo.com.br/wagner_cinema/w_velozes.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 7: Disponvel em: <http://personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundoepoemas/ OPERARIOS%20TARSILA.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 8: Disponvel em: <http://www.ucb.br/fisica/webfisica/livrosvideos.htm> Acesso em: 22 abril 2004. Fig 9: Disponvel em: RICHTER; FIEGL, Rio de Janeiro, 110 colorfotos, p. 42.

42

TEXTO SUGERIDO PELOS TCNICOS DA SEF INCENTIVAR O QU? Diana Farrell* Matria extrada da Revista poca Edio 285 03/11/2003 Pesquisadora revela que os pases podem no ganhar nada ao atrair as multinacionais com incentivos fiscais Estela Caparelli

Um estudo sobre o comportamento das multinacionais em pases em desenvolvimento desmonta os argumentos dos defensores dos incentivos fiscais. A pesquisa, feita pelo insuspeito McKinsey Global Institute (ligado consultoria americana McKinsey), mostra que a poltica de atrao de multinacionais por meio de reduo de impostos e de subsdios financeiros um tiro ngua. Os pases no tm nenhum benefcio com a guerra fiscal entre os Estados. Os casos analisados revelam que a renncia fiscal, alm de esvaziar os cofres pblicos, provocou distores nos mercados. Pior: os prprios empresrios, teoricamente vidos por esse tipo de vantagem, no consideram o incentivo fiscal como fator primordial nas decises de investimentos. O trabalho foi coordenado por Diana Farrell, diretora do McKinsey Global. Ela e seu time de 20 pesquisadores estudaram durante um ano a vida das mltis no Brasil, no Mxico, na China e na ndia. Durante 1995 e 2000, empresas transnacionais investiram US$ 405 bilhes nessas economias. Para levantar as informaes, foram entrevistados executivos e especialistas e colhidos dados sobre os setores automotivo, financeiro, eletroeletrnico e varejista. Diana diz que um dos maiores exemplos da ineficincia de polticas de incentivo fiscal o setor automobilstico brasileiro. Cada emprego criado nas novas trs fbricas de automveis no Brasil custou a enormidade de US$ 182 mil em incentivos. J o setor bancrio foi, para ela, um tpico caso de incua entrada de capital estrangeiro. A pesquisadora tenta mostrar que os governos s conseguem chamar a ateno dos estrangeiros oferecendo estabilidade econmica, infra-estrutura adequada e barata e legislao confivel. Ela tambm critica as empresas. Segundo Diana, muitos empresrios ainda no conseguiram se adaptar realidade de pases como o Brasil.

POCA - Muitos analistas e organizaes no-governamentais criticam o fortalecimento das empresas globais. Esse bicho-papo existe?
Diana Farrell - No. As multinacionais ajudaram a melhorar a qualidade de vida dos pases. Elas provocaram aumento de produtividade porque difundiram tecnologia e prticas modernas de gesto. A pesquisa mostra que os recursos, a tecnologia e as prticas avanadas de gesto das multinacionais estimularam a competio nos setores estudados, o que fez com que as prprias multinacionais e as empresas nacionais se tornassem mais produtivas.

POCA - O que comprova essa concluso?


Diana - Dos 14 casos estudados nos pases, 13 tiveram impactos positivos ou muito positivos em relao presena de multinacionais. Ou seja, houve aumento de produtividade e melhora na vida dos consumidores, com reduo de preos e oferta de melhores produtos.
43

POCA - A atrao de multinacionais no provocou desemprego nos pases em desenvolvimento?


Diana - Ao contrrio do que dizem os crticos, o impacto no emprego foi neutro ou positivo em dois teros dos casos. Na China, por exemplo, a chegada das multinacionais provocou uma queda de 31% no preo dos carros. A produtividade dos trabalhadores cresceu 30% e o emprego aumentou de forma moderada no mesmo perodo. Houve impactos negativos em relao a fornecedores locais que no eram to produtivos antes da competio.

POCA - Qual setor foi a ovelha negra do estudo?


Diana - O varejo bancrio no Brasil. O setor foi capitalizado com a entrada de estrangeiros. Mas o fato que os bancos locais j eram produtivos e, portanto, a chegada dos novos competidores no provocou grande impacto. A explicao para esse comportamento a natureza do setor de varejo bancrio brasileiro, menos sensvel competio. A concorrncia existente nos servios bancrios da Europa e dos Estados Unidos provocada pela participao de empresas no-financeiras.

POCA - Qual a relao entre o Brasil e as multinacionais?


Diana - O Brasil abriu as portas para o investimento direto estrangeiro, o que atraiu muitos negcios para o pas. Mas algumas polticas pblicas de atrao de capital no foram to inteligentes. Um exemplo o setor automotivo. O governo gastou muito dinheiro na tentativa de criar mais empregos, o que provocou capacidade ociosa e, conseqentemente, minou a produtividade do setor. Cada emprego criado nas trs fbricas de automveis instaladas no Brasil entre 1995 e 1996 custou o equivalente a US$ 182 mil em incentivos. O valor representa mais de 20 vezes a renda per capita do pas. Nos Estados Unidos, onde a situao tambm no foi boa, cada emprego custou US$ 28 mil em incentivos nas sete indstrias automobilsticas instaladas nos anos 1980, o que representa 90% do PIB per capita. Na rea de eletroeletrnicos, as polticas da Zona Franca de Manaus colocaram o Brasil numa posio desvantajosa em relao a outros pases. Essas polticas limitaram a capacidade do Brasil de se fortalecer nessas reas.

POCA - Os incentivos fiscais no foram um bom negcio para o Brasil?


Diana - Os incentivos fiscais ou financiamentos subsidiados podem provocar um excesso de investimentos e reduzir a capacidade de utilizao, prejudicando a produtividade. o caso do setor automotivo. O governo acaba gastando dinheiro com uma poltica que gera distores na economia. Principalmente porque a poltica de incentivos fiscais e subsdios financeiros no algo que motiva as empresas a investir em determinado pas.

POCA - Observando o que aconteceu nos ltimos anos, quais so os cuidados que o governo do presidente Lula deveria tomar?
Diana - Muitos pases como o Brasil esto tentando oferecer subsdios para atrair as empresas, mas essas no so polticas inteligentes. O Brasil est conseguindo manter a estabilidade econmica. O governo deveria continuar nesse caminho, combater a informalidade e oferecer
44

melhores condies de infra-estrutura. Essa a maneira mais inteligente de atrair o dinheiro das multinacionais.

POCA - O que faz com que as multinacionais apostem em um pas?

Diana - Polticas que incentivem a estabilidade macroeconmica, a competio e a reduo da informalidade. H uma tentao por parte dos governos de oferecer benefcios diretos na forma de incentivos fiscais e financiamentos subsidiados, que no promovem a produtividade da indstria. O governo deve se preocupar em manter um ambiente competitivo, oferecendo condies legais e de infra-estrutura para que as empresas produzam e cresam.

POCA - O que assusta as multinacionais?


Diana - Um ambiente de instabilidade macroeconmica. O que atrapalha a volatilidade provocada por polticas que causam insegurana no mercado, como a m gesto da dvida pblica. A entrada de recursos estrangeiros no Brasil e no Mxico aconteceu em momento de estabilidade econmica.

POCA - Qual foi o impacto da entrada dos estrangeiros na rea de alimentos?


Diana - Nos anos 90, os varejistas internacionais se expandiram rapidamente nas economias emergentes para tentar aumentar suas receitas. Nenhum deles, no entanto, conseguiu uma vitria consistente. O sucesso nesses casos depende da capacidade de moldar essas qualidades globais s condies locais.

POCA - E no Brasil?

Diana - Os setores de alimentos do Brasil e do Mxico tm praticamente o mesmo tamanho, mas os impactos das aes das multinacionais foram diferentes. Nos dois pases, os consumidores saram ganhando com o aumento de competio e as prticas trazidas pelas empresas estrangeiras. O problema que, no Brasil, essas inovaes foram prejudicadas pelo sistema tributrio. No Mxico, ao contrrio, as prticas de fornecedores trazidas pelas multinacionais provocaram melhorias at mesmo na indstria local de alimentos.

POCA - Como a questo tributria prejudicou as multinacionais na rea de alimentos?


Diana - A maior barreira para a expanso das empresas multinacionais so as prticas de varejistas do mercado informal, que conseguem manter suas margens altas ao esconder as verdadeiras receitas e os salrios para burlar impostos. A est o problema. Quando as grandes multinacionais compram essas empresas para ganhar espao no mercado, os lucros desses negcios evaporam-se com a alta carga tributria.

POCA - As empresas cometeram erros nas estratgias empregadas nos pases estudados?

45

Diana - As multinacionais souberam transferir para os pases seus produtos e processos. O problema que muitas delas no conseguiram adaptar suas capacidades e qualidades globais para o mercado local. Tambm no conseguiram entender a informalidade no Brasil ou o relacionamento com o governo na China. Um exemplo o problema enfrentado pela cadeia de varejo americana Wal Mart. A companhia tinha uma grande capacidade global, mas no conseguiu adaptar essas qualidades aos mercados locais. No basta ser uma potncia global se a empresa no souber entender o funcionamento de cada um dos mercados em que atua. Essa situao fez com que empresas locais fortes mantivessem seu espao no mercado por conhecer as caractersticas locais. Mas isso est mudando.

POCA - Como assim?


Diana - As empresas locais tm menos capital e tecnologias. Com o aumento da competio, a abertura dos mercados e as novas tecnologias, o jogo pode mudar. As multinacionais que souberem aproveitar essa situao tero grandes oportunidades.

POCA - Qual o prximo passo das multinacionais em economias emergentes como o Brasil?

Diana - Elas ainda esto comeando a aproveitar os ganhos de escala e as possibilidades de aumento de receitas nesses mercados. As barreiras regulatrias e os custos de transporte, comunicao e infra-estrutura esto caindo. H uma estrada de oportunidades para mais investimentos, com exceo do setor automotivo brasileiro. Basta ver a relao entre investimento direto estrangeiro e o porcentual do Produto Interno Bruto dos pases. Essa relao de 3,5% no Brasil, 3,8% na China, 2% no Mxico e apenas 0,6% na ndia. Os pases tambm podem se beneficiar desse novo momento se focarem seus esforo na manuteno de um ambiente competitivo e estvel e deixarem de promover polticas distorcidas de incentivos.
* Economista pela Wesleyan University e especialista em administrao de empresas pela Harvard Business School. diretora do McKinsey Global Institute. Foi scia da consultoria McKinsey e trabalhou como executiva da Goldman Sachs em Nova York. Durante um ano coordenou 20 pessoas em vrios pases para concluir esse trabalho

46

III ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM A CRISE ENERGTICA NO BRASIL


Produo: Equipe tcnica, pedaggica, administrativa e alunos da Escola Estadual Prof Semramis Bosco Witmarsum (SC)

Fig 1

ESTUDO QUASE PATTICO Murilo Mendes O vento em r maior Prepara o temporal, Desfolha as esttuas, Parte as hlices dos anjos.

O temporal arranca os postes do lugar, Os peixes pulam na atmosfera, A luz eltrica protesta no caos. As ondas com trabalho Avanam contra o farol, Os quatro elementos em itlico Anunciam a vinda do Anticristo Um som de piano Se mantm na desordem , Em vez do reclamo KODAK Se l JUZO FINAL, Mas eu no posso esquecer As filhas dos aougueiros.

Ah! quem que namora As filhas dos aougueiros? Sempre que passo Diante de um aougue Vejo a filha do aougueiro De olhos baixos, to triste.

47

ESCOLA ESTADUAL PROF SEMRAMIS BOSCO WITMARSUM (SC) INTRODUO A primeira usina eltrica brasileira foi instalada em 1883, no Rio de Janeiro. Aps a 1 Guerra Mundial, na dcada de 20, do sculo XX, houve maiores investimentos na indstria energtica. Aps a 2 Guerra Mundial (1945), a eletricidade comeou a ser utilizada em larga escala no pas. A energia eltrica por si s no uma forma de energia. Ela fruto da transformao de outras formas de energia. O homem utilizou e continua utilizando os recursos naturais de forma irracional e quando sente a necessidade de mudanas percebe os erros cometidos no passado. Hoje buscam-se novas formas de energia que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, no prejudiquem o meio ambiente. Uma das formas encontradas a produo de eletricidade atravs da biomassa. Situando a Escola onde a atividade foi desenvolvida O municpio de Witmarsum est localizado no Vale Norte do Itaja, com uma extenso territorial de 175 Km e populao aproximada de 3.400 habitantes. A economia baseada na agricultura, principalmente em pequenas propriedades, e em indstrias de pequeno e mdio portes. Por ser rico em belezas naturais vem procurando desenvolver tambm seu potencial turstico. Witmarsum possui apenas uma escola estadual denominada Escola Estadual Prof Semramis Bosco, que atende alunos desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio. SITUAO-PROBLEMA Recentemente o Brasil passou por uma crise de energia eltrica, que foi sanada em funo do volume de chuvas. O problema, entretanto, poder ocorrer novamente, no somente em razo da estiagem mas pela falta de investimentos no setor. Ser que a eminente falta de energia eltrica no Brasil resultado da m- administrao dos recursos pblicos; ou da falta de conscientizao do cidado brasileiro quanto ao uso racional de energia; ou decorrente da falta de investimentos no setor energtico? OBJETIVO GERAL Oportunizar a apropriao de conceitos sobre a poltica energtica brasileira, os recursos Fig 2 pblicos destinados modernizao do setor e os impactos ambientais como resultado da degradao dos espaos reservados a produo de energia eltrica e, sobretudo, valorizar a participao do aluno no processo de desenvolvimento econmico, mostrando-lhe sua real importncia como indivduo na formao de um coletivo social mais igualitrio.

48

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA Ao longo do ano a escola desenvolveu algumas atividades de aprendizagem envolvendo o tema multidisciplinar Educao Fiscal. Dos trabalhos apresentados destacamos um na rea de Fsica, realizado pelo professor Marcos Leandro. A idia inicial era preparar uma aula de Fsica de modo a despertar o interesse do aluno para o tema abordado. O professor buscava estabelecer relaes e a apropriao dos seguintes conceitos cientficos:
SUGESTO crise energtica no Brasil; O professor de Fsica ou de fontes alternativas de energia; Matemtica pode solicitar consumo de energia eltrica; aos alunos que calculem o economia de eletricidade; consumo de energia eltriICMS nas notas fiscais/contas de energia ca em sua residncia, no eltrica; perodo de um ms. Fazer a recursos pblicos; comparao com a fatura da empresa de energia. direitos e deveres do consumidor de energia eltrica; influncia no meio ambiente durante o processo de construo das usinas produtoras de eletricidade;

Ao longo do desenvolvimento do trabalho percebeu-se a dificuldade e necessidade que os alunos tinham para compreender os aspectos fiscais da atividade. Assim, novos objetivos foram estabelecidos e a atividade tomou uma formatao mais ampla e com carter econmico e social. Vrios setores da sociedade foram envolvidos e outros professores da escola engajaram-se no processo de construo desse conhecimento. CONCEITOS DISCIPLINARES Relaes sociais; Tempo; Espao; Proporcionalidade; Estatstica; Estado; Cultura; Porcentagem; Textualidade; Eletricidade; Ecologia; Oralidade, Geometria Analtica; Trigonometria; Literatura.
Sugesto: Pesquisar os conceitos referentes a ICMS e TAXAS
Fonte: http://www.sef.sc.gov.br

Fig 3

49

TEMAS MULTIDISCIPLINARES Educao Ambiental; tica e Cidadania; Pluralidade Cultural; Educao e Tecnologia; Educao Fiscal (Arrecadao tributria, oramento municipal, impostos federais, estaduais e municipais, tributos, servios pblicos, despesas pblicas, bens pblicos, receitas pblicas, repartio tributria, evaso tributria ou fiscal, direitos relativos sade, lei orgnica municipal, ministrio pblico, tributos diretos e indiretos, tributao regressiva e progressiva, cdigo de defesa do consumidor, COFINS, ICMS, IPI, PIS, PASEP, PIB, CIDE, ISS, IOF, CPMF, INSS, FGTS, IPTU e ITR).

Em maro/2003 o setor de energia eltrica contribuiu com 14,17% do montante do ICMS arrecadado em Santa Catarina Fonte: http://www.sef.sc.gov.br

Fig 4

AES E OPERAES A - Diante da situao-problema, os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsvel pela pesquisa de um dos seguintes temas: 1. crise energtica brasileira; 2. modos de produo existentes e fontes alternativas de energia eltrica; 3. modernizao tecnolgica das empresas produtoras de energia; 4. identificao dos aparelhos que mais consomem eletricidade nas residncias; 5. gerenciamento racional do consumo de energia no mbito residencial; 6. arrecadao tributria no setor de energia (ICMS); 7. critrios para o retorno do ICMS aos municpios; 8. pesquisa sobre a legislao que rege a aplicao dos recursos pblicos e os direitos e deveres dos consumidores; 9. impactos ambientais dos diversos modos de produo de eletricidade; 10. leitura de mapas para entender a localizao geogrfica das usinas; 11. relao do meio bitico e abitico; 12. fenmenos fsicos e qumicos envolvidos no processo de produo da energia. B - pesquisa bibliogrfica (livros, revistas, jornais, Internet etc). C - utilizao de equaes matemticas para calcular o consumo de energia eltrica, os valores do ICMS e multas, se houver. D - socializao da produo dos alunos na comunidade escolar (murais, slides, maquetes, questionrios, teatros, baners etc).
50

E - pesquisa de campo em estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais, a fim de verificar a quantidade de energia eltrica consumida e o ICMS cobrado. F levantamento junto a Prefeitura, das despesas com energia eltrica nos diversos rgos municipais e ICMS destacado nas notas fiscais.

COMO CALCULAR Para calcular qual o consumo mensal de cada aparelho, basta multiplicar a potncia (em watts) pela quantidade de horas que ele fica ligado no ms. O resultado ser em watt-hora por ms Ferro de passar Usado 12 horas por ms Consumo mensal

1.000 W

12

12.000 Wh

Na conta de luz, o consumo medido em quilowatts-horas (kWh). Para fazer a converso, s dividir por 1.000 o consumo mensal em watt-hora Consumo mensal Dividido por 1.000 Consumo em kWh

12.000 Wh

1.000

12 kWh

SOCIALIZAO Aps as pesquisas os alunos realizaram um seminrio para discutir as informaes obtidas. O ltimo passo foi estabelecer uma sntese que expressasse a realidade energtica do Brasil.

AVALIAO A avaliao ocorreu em todo o processo da atividade e foi realizada por professores e alunos.

51

TEXTO SUGERIDO PELOS CONSULTORES OS TRIBUTOS E O CIDADO


Roberto Fendt Em comum, mesmo, as famlias de Dona Sebastiana e do Dr. Rogrio s tm o viverem no mesmo bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Dona Sebastiana batalha a semana toda como ambulante para completar a penso magra deixada pelo marido. O filho mais novo est empregado, mas o seguro-desemprego do mais velho no d nem para cobrir as despesas com a filha pequena, e os parcos recursos que recebe dos diversos programas do governo mal cobrem as despesas com o barraco, de onde avista, ao longe, o apartamento do Dr. Rogrio. Tudo somado, em 1999 a famlia de Dona Sebastiana recebeu R$ 1.018,00 de proventos de toda espcie que, acrescidos dos diversos benefcios recebidos do governo, geraram uma renda bruta de R$ 1.409,00. O nico imposto direto que a famlia de Dona Sebastiana paga a contribuio Previdncia do filho mais novo, acrescida da contribuio do empregador j que ele estaria disposto a pagar de qualquer maneira, como j est pagando. A famlia de Dona Sebastiana, ao contrrio do que possa parecer, contudo, paga muito imposto. S de ICMS so quase 14% da receita bruta total da famlia, embora os gastos estejam quase que limitados s poucas compras no supermercado do bairro; de IPI vo outros 3%; pior a Cofins, que leva outros 6%; barato mesmo, s PIS/PASEP, que subtrai somente 1,3% da renda bruta da famlia. Computando lucros e perdas, nada mal: a famlia recebeu de transferncias R$ 391,00 e devolveu sob a forma de impostos e contribuies R$ 353,00. Para uma famlia abaixo da linha da pobreza, como a de Dona Sebastiana, os programas de ao social do governo Fig 5 aportaram, liquidamente, exatos R$ 38,00 aos parcos rendimentos cerca de 3,7% do rendimento original. Da cozinha do apartamento do Dr. Rogrio d para ver o barraco de Dona Sebastiana, embora seja difcil distingui-lo de tantos outros pendurados na encosta do morro distante. Dr. Rogrio, um engenheiro formado no Mackenzie, mudou-se para o Rio de Janeiro na dcada de 1970, durante o Milagre Econmico, e pde surfar as oportunidades de um pas generoso que crescia e dava empregos (bons) para (quase) todos. Se a famlia pequena, o rendimento no . Dona Marli est aposentada, e recebeu R$ 8.177,00. Dr. Rogrio tem uma empresa de engenharia, de onde percebeu rendimentos de R$ 38.543,00. Somados aposentadoria de Dona Marli e outros penduricalhos, a famlia recebeu rendimentos totais de R$ 46.720,00 em 1999. claro que, diferentemente da famlia de Dona Sebastiana, o Leo mordeu uma parte dos rendimentos. S de tributos diretos (imposto de renda e as contribuies sociais do empregado e do empregador) ficaram R$ 8.457,00 quase 22% do rendimento do Dr. Rogrio, ou, se quisermos ser mais abrangentes, 18% da renda bruta total da famlia. A parte dos tributos indiretos foi tambm expressiva: outros R$ 5.186,00. Exceto pelos impostos indiretos, a famlia do Dr. Rogrio no ficou mal. O que pagou de tributos diretos recebeu de volta sob a forma de proventos de aposentadoria. Excluindo, para facilitar as contas, o
52

pagamentos dos tributos diretos e o rendimento da aposentadoria, os tributos indiretos custaram famlia do Dr. Rogrio cerca de 13,5% de seu rendimento bruto. Histria da carochinha? Pode ser, mas os nmeros no so. Foram retirados de importante estudo da Secretaria de Poltica Econmica do Ministrio da Fazenda.1 Os domiclios so agrupados por grupos de rendimento, cada um deles correspondendo a um decil do total. O primeiro decil, portanto, corresponde ao grupo de menor rendimento, e o ltimo, ao de maior rendimento. Dizer exatamente onde fica a classe mdia no tarefa to fcil como parece, embora estejamos habituados a nos referir a ela como se o fosse. claro que no est no primeiro decil, onde esto os cidados abaixo da linha da pobreza. Dependendo do propsito, pode estar no ltimo decil, j que a esto concentrados 45% da renda. Ou nos trs decis imediatamente anteriores. A despeito de toda a atividade de coleta de tributos e sua transferncia aos segmentos de menor renda,2 o efeito final sobre a distribuio de renda pfio. Isso se d porque as despesas com aposentadorias e penses particularmente as do setor pblico tm efeito extremamente regressivo, transferindo renda das classes de menor renda para as classes de maior renda. No Brasil, como j disse algum, o xerife de Nottingham venceu Robin Hood. Os Tributos e a Classe Mdia Como j nos advertia o antigo dito ingls, s h duas coisas certas na vida: a morte e os tributos. A evidncia dos efeitos da poltica fiscal sobre a distribuio de renda no Brasil, analisados com profundidade no documento do Ministrio da Fazenda, mostra que os 10% mais ricos da populao pagam, liquidamente, da transferncia de aposentadorias e penses, muito pouco de tributos. Sobre os demais, especialmente os mais pobres, recai a incidncia dos tributos indiretos. Portanto, qualquer proposta que sugira aumentar a carga tributria quase certamente implicar piorar a distribuio de renda, j que os mais pobres no tm como escapar dos tributos indiretos e os mais ricos no so afetados, liquidamente, pela tributao. Essa percepo coloca dois problemas. Primeiro, por que a preocupao com a classe mdia, se quase toda a populao brasileira vem vagarosa e lentamente sofrendo um aumento progressivo da tributao nas ltimas duas dcadas?3 E, talvez com exceo daqueles abaixo da linha da pobreza, o que dizer dos mais pobres? No sero eles ainda mais penalizados pelo incessante aumento da carga tributria e incapazes de se defender, como os mais ricos e afortunados da sociedade? H duas razes para a preocupao com os efeitos dos tributos sobre a classe mdia, qualquer que seja a forma de defini-la. A primeira a incapacidade da classe mdia de fugir da incidncia de praticamente qualquer tributo, sejam eles impostos diretos ou indiretos, sejam as diversas contribuies criadas pelos trs nveis de governo. Esse cerco menos apertado no caso dos pobres e dos ricos. A segunda razo decorre da tendncia, que se agravou a partir de 1988, maior progressividade de muitos dos tributos, atingindo com isso mais a classe mdia que os extremos pobre e rico da sociedade. Essa tendncia assume agora novas conotaes, diante da necessidade de manter um elevado saldo primrio nas contas do setor pblico e da viso mope de que sempre possvel aumentar a arrecadao aumentando as alquotas dos tributos. Uma Rpida Olhada nos Nmeros No segredo para ningum que a carga tributria brasileira vem crescendo de forma sistemtica, ano aps ano, depois da promulgao da Constituio Federal de 1988. Essa taxa de crescimento em muito ultrapassa a taxa de crescimento do PIB, o que, na prtica, implica que o Estado brasileiro vem, desde a nova Constituio, comandando parcela crescente de tudo o que se produz no pas e redistribuindo entre grupos sociais o produto dessa carga tributria.

53

Outro aspecto importante, geralmente ressaltado pelos analistas das finanas pblicas brasileiras, o peso da tributao sobre bens e servios no total da carga tributria. Juntos, o ICMS, o IPI, o PIS, a Cofins, a CPMF, o IOF, o ISS e a CIDE responderam por 48,32% do total da arrecadao de tributos em 2002. Esse grupo de tributos, medidos como porcentagem do PIB, transferiu do contribuinte para os cofres pblicos 17,61% do PIB naquele ano.4 A tributao sobre os salrios, incluindo o imposto de renda sobre salrios, as contribuies para o INSS e o FGTS e as contribuies dos servidores pblicos para a Previdncia Social totalizaram 27,42% da arrecadao e 9,99% do PIB. A tributao sobre o capital e demais rendas tem menor expresso. O imposto de renda da pessoa jurdica, a contribuio social sobre o lucro lquido e o IOF, juntos, arrecadaram 16,48% da carga tributria e 6,01% do PIB. Menor expresso ainda tem a tributao sobre o patrimnio. Nesse conjunto esto o IPVA, o IPTU, o ITBI, o ITCD e o ITR. O conjunto arrecadou 3,41% da carga tributria e 1,24% do PIB. Finalmente, a tributao sobre o comrcio exterior supostamente com fins meramente regulatrios arrecadou 1,67% do total da arrecadao e 0,61% do PIB. Apenas para fins de completar, os demais tributos arrecadam 2,70% da carga tributria (0,98% do PIB). O que est por detrs de todos esses nmeros? Analisemos o caso dos impostos sobre o consumo. Desde o final do sculo XIX, a descoberta pela teoria econmica do conceito de elasticidade da demanda abriu um novo campo para a tributao cientfica. Trata-se do seguinte: por definio, se a demanda por um bem ou servio inelstica, um aumento no preo final ao consumidor, provocado por um aumento de tributao, causa uma reduo na quantidade demandada em percentual menor que o do aumento do preo. Moral da histria: para esses bens e servios, o aumento da alquota aumenta a arrecadao tributria. Diante disso, h uma tentao irresistvel de aumentar as alquotas dos tributos incidentes sobre esse tipo de bens e servios. Alguns exemplos? Cigarros tm alquota de 86%; bebidas destiladas, 80%; cerveja consumida indistintamente por todas as classes sociais no pas tributada com alquota de 70%. E por a vai, j que o ICMS tem uma enorme variedade de alquotas derivadas da aplicao do princpio do que chamei tributao cientfica, no pargrafo anterior. Voltamos questo original: o que tem a classe mdia a ver com tudo isso? Estudo da Price Waterhouse Coopers, calcado nas Pesquisas de Oramentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundao Getulio Vargas, mostra que os principais itens na cesta de consumo da classe mdia correspondem classificao despesas diversas da POF, onde predominam bens com demanda inelstica. De acordo com o estudo, mais da metade dos gastos da classe mdia corresponde a tributos. Se o leitor imagina que somente cigarros e bebiFig 6 das tm demanda inelstica, a vo outros produtos com a mesma caracterstica e de alto peso no consumo da classe mdia: analgsicos e antitrmicos (28% do preo final desses produtos corresponde a tributos). Material de limpeza, como o detergente, tem 35% de tributos imbutidos no preo.

54

Concluso As propostas de reforma tributria em discusso no Congresso Nacional ou visam explicitamente aumentar as alquotas de alguns tributos, como no caso da alquota marginal do imposto de renda, ou podem levar a um aumento da carga tributria, como o aumento da alquota do ICMS para 25% (cobrado por dentro). Essas medidas, a menos que estejam em vigor as mudanas nas aposentadorias e penses do setor pblico, provavelmente agravaro a distribuio de renda e tornaro ainda mais difcil a situao econmica da classe mdia brasileira. Os riscos que o Pas corre so os de aumentar a concentrao de renda, tornar residual a classe mdia no estatal, aumentar o nvel de atividade informal e a taxa de sonegao. NOTAS 1 Ministrio da Fazenda. Gasto Social do Governo Central: 2001 e 2002. Braslia: novembro de 2003, disponvel no site www.fazenda.gov.br 2 O gasto social o principal item nas despesas no-financeiras do governo central, correspondendo a 77% dessas despesas em 2002. Ver Gasto social, op. Cit. 3 Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio mostra que entre 1986 e 1999 a carga tributria brasileira cresceu 295%, e continuou a crescer nos anos subseqentes. 4 Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT). 5 digna de nota a inteno do projeto de reforma tributria de reduzir a cinco o nmero de alquotas do ICMS

MSICAS TRABALHADAS

ELETRICIDADE Capital Inicial Eletricidade Ligao direta Com certas partes Do meu corpo Eletricidade Correntes alternadas Bocas e quadris Em alta velocidade s olhar Que eu sinto a terra tremer s tocar que voam fagulhas Entre eu e voc Eu ouo sinos tocando Eu vejo cidades queimando Eu dou a volta ao mundo Em menos...em menos de um segundo

Eletricidade... Eletricidade Fios descobertos Cinco mil megawatts Entre os meus braos Eletricidade Tenso e sobrecarga Plos opostos Em eletroatividade s olhar Que eu sinto a terra tremer s tocar Que voam fagulhas Entre eu e voc Eu ouo sinos tocando Eu vejo cidades queimando Eu dou a volta ao mundo Em menos...em menos de um segundo Eletricidade

55

ANGRA DOS REIS


Legio Urbana Deixa, se fosse sempre assim quente Deita aqui perto de mim Tem dias em que tudo est em paz E agora todos os dias so iguais Se fosse s sentir saudade Mas tem sempre algo mais Seja como for uma dor que di no peito Pode rir agora que estou sozinho Mas no venha me roubar Vamos brincar perto da usina Deixa pra l, a angra dos reis Por que se explicar se no existe perigo? Senti seu corao perfeito batendo toa E isso di Seja como for uma dor que di no peito Pode rir agora que estou sozinho mas no venha me roubar Vai ver que no nada disso Vai ver que j no sei quem sou Vai ver que nunca fui o mesmo

Fig 8

A culpa toda sua e nunca foi Mesmo se as estrelas comeassem a cair E a luz queimasse tudo ao redor E fosse o fim chegando cedo E voc visse nosso corpo em chamas Deixa pra l. Quando as estrelas comearem a cair Me diz, me diz pra onde a gente vai fugir?

A ENERGIA DA NATUREZA (Texto estudado pelos alunos)


Sabe o que o puraqu, a maior enguia eltrica do Amazonas, faz para conquistar a fmea? Ele d um choque nela, de at 600 volts. como se a fmea tivesse colocado o dedo na tomada umas cinco vezes. O puraqu faz isso para demonstrar interesse. Do jeito dele. A fmea gosta, tanto que logo em seguida desova, para que os ovos sejam fertilizados pelo macho. Esquisitices dos bichos parte, o interessante que a energia eltrica est na natureza, sem que ningum tenha que ligar o interruptor. Assim como o puraqu existe mais de uma centena de outros peixes eltricos. Na maioria dos casos, no so to perigosos quanto ele, que bota medo em todos que moram na beira dos rios da Amaznia. Fig 9 Um tipo de arraia, por exemplo, que um parente do tubaro, tambm d choque. Ela costuma se defender dos inimigos com descargas eltricas, de at 200 volts. Os choques saem de dois msculos que ela tem no corpo. Ao contrrio do puraqu, que d choque por amor assim que as arraias se defendem dos inimigos. Outra forma de perceber a energia ao seu redor, sem ter que enfiar a mo num rio cheio de enguias ou arraias penteando cabelos compridos. Ao passar a escova entre os fios, eles se agitam. Tambm um tipo de eletricidade, fraquinha, que acontece entre os cabelos e a escova. Passa logo, basta achatar os cabelos com a mo. A manifestao mais impressionante da eletricidade na natureza so os raios. No meio de tempestades, a nuvem solta uma descarga de energia entre ela e o solo. Normalmente, isso vem acompanhado de relmpagos, que so aqueles clares no cu, e troves, que so os estrondos. Em algumas situaes, o raio pode queimar pastagens ou at matar animais e pessoas. Os raios serviram de matria-prima para Benjamin Franklin descobrir como aproveitar melhor a eletricidade.

56

PINTURAS SUGERIDAS PELOS CONSULTORES

1. 3 Lmpadas Guto Lacaz 2. A Grande Cidade Iluminada Antnio Bandera, 1953 3. A Grande Intriga Jack Vettriano 4. Acendedor de Lmpadas Sndor Bortnyic, 1921 5. Alleyway Alexander Khrapachev, 2003 6. Andreevsky Spusk Natasha Ilicheva, 2003 7. Chuva em uma Rua de Paris Gustave Cailebotte, 1877 8. E o Smbolo de Boas Vindas a Luz Norman Rockwell, 2001 9. Lmpada de Rua Eleonora Turovsky 10. Luz Gregory J. Goud, 1998 11. Natureza Morta com Lampio Manabu Mabe, dcada de 50 12. O imprio das Luzes Ren Magritte, 1954 13. Philadelphia Hugh Henry Breckenridge, 1916 14. Poste Telefnico com Luz Bruce Mitchel, 2001 15. Viso Noturna da Cidade Floria Isabella, 2003

Fig 10

MSICAS SUGERIDAS PELOS CONSULTORES

Fig 11

1. A Cidade da Luz Amarela 14 Bis 2. A Marcha do Povo Doido Gonzaguinha 3. gua e Luz - Joyce 4. Angra dos Reis Legio Urbana 5. Dana das Luzes Z Ramalho 6. Eletricidade Capital Inicial 7. Eletricidade Fernanda Porto 8. Eletricidade Kid Abelha 9. Idade da Luz 14 Bis 10. Louco de Luz Kleyton e Kledyr 11. Luz da F Almir Sater 12. Luz da Light Demnios da Garoa 13. O Segredo da Luz Raul Seixas 14. Quebra-Cabeas Sem Luz Oswaldo Montenegro
57

FILMOGRAFIA SUGERIDA PELOS CONSULTORES 1. A Cincia um Barato 1985, 58 min. 2. A Ostra e o Vento. BRA, 1998. Dir: Walter Lima Jr. 112 min. 3. De Volta Para o Futuro I, II e III. EUA, 1985, 1988 e 1989. Dir: Robert Zemeckis. 4. Deus Brasileiro. BRA, 2002. Carlos Diegues, 110 min. 5. Edison, o Mago da Luz. 1940. Dir. Clarence Brown. 6. Energia Pura. 1995, EUA Dir: Victor Salva, 111 min. 7. Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento. EUA, 2000. Dir: Steven Soderbergh, 145 min. 8. Fenmeno. EUA, 1996. Dir: Jon Turteltaub, 88 min. 9. Frankenstein de Mary Shelley. 1994, EUA/ING Dir: Kenneth Branagh, 125 min. 10. Inteligncia Artificial. EUA, 2001. Dir: Steven Spielberg, 145 min. 11. Narradores de Jav. BRA, 2003. Eliane Caff. 100 min. 12. Monstros S/A. EUA, 2001. Dir: Peter Docter e David Silveman, 92 min. 13. O Acendedor de lampies. Dir: Luiz Carlos Lacerda, Curta-metragem 14. O Jarro. IRA, 1992. Dir: Ebrahim Foruzesh. 83 min. 15. O Jovem Einstein. AUSTRALIA, 1988. Dir: Yahoo Serious, 92 min. 16. Pavilho de Mulheres. EUA, 2000. Dir: Ho Yim, 116 min 17. Silkwood Retrato de uma coragem. 1983, EUA Dir: Mike Nichols, 131 min. 18. Sndrome da China. EUA, 1979. Dir: James Bridges, 123 min. 19. Um Duende em Nova York. EUA, 2003. John Favreau, 97 min. Fig 12 20. Coleo Videopdia - Energia Nuclear 24 min. 21. Coleo Videopdia - Energia Nuclear, Magnetismo e Raio Laser 26 min.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NA ATIVIDADE E BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PELOS CONSULTORES


A Energia da Natureza. Disponvel em <http://www.canalkids.com.br> Acesso em: 27 abril 2004. ALDABO, Ricardo. Qualidade na energia eltrica. So Paulo: Artliber, 2001. BRANCO, Samuel. Energia e meio ambiente. So Paulo: Moderna, 1991. (Coleo Polmica). BRASIL. Agncia Nacional de Energia Eltrica. Atlas da Energia Eltrica do Brasil Organizao ANEEL. Profissional Responsvel Maria Alice Dalledone Machado. BRITO, Marilza Elizardo. (Coord.) A Vida Cotidiana no Brasil Nacional. Rio de Janeiro: Centro da Memria da Eletricidade no Brasil, 2001. CENBIO Notcias, ano 3, n 10. Coleo Clssicos Universais. So Paulo: Rideel, 2002. Coleo Grandes Exploradores. So Paulo: Melhoramentos, 1999. Coleo Mestres das Artes no Brasil. So Paulo: Moderna, 1999. Coleo O Sabor da Histria. So Paulo: FTD, 2000. Enciclopdia Delta V. 5p. 1112 a 1115.

58

FENDT, Roberto. Os tributos e o cidado. Disponvel em: <http:// www.institutoliberal.org.br/publicacoes/thinktank/ Os%20tributos%20e%20o%20cidadao.doc> Acesso em: 09 abril 2004. GLEISER, Marcelo. O fim da terra e do cu - o apocalipse na cincia e na religio. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. MENDES, Murilo. Poesia: Estudo quase pattico. In: O Visionrio, 1941. Disponvel em: <http://www.memorial.org.br/paginas/cbeal/murilo_mendes/Sonho.htm#Pattico (poema)> Acesso em: 27 ABRIL 2004. MIRANDA, L; SCHMIDT, Carlos; CORAZZA, Gentil. Energia eltrica em debate. Porto Alegre: FAURGS, 2003. NOVAES, Washington. A dcada do impasse da Rio 92 Rio + 10. So Paulo: Expresso Liberdade, 2002. PAIVA, Marcelo Rubens. Blecaute. ARX, 2003. Publicaes IDEC: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. REIS, Lineu Blico dos; SILVEIRA, Semida. Energia eltrica para o desenvolvimento sustentvel: introduo de uma viso multidisciplinar. So Paulo: EDUSP, 2001. (Coleo Acadmica). Srie Bom Livro. So Paulo: tica, 1997-2000. Srie Por Dentro da Arte. So Paulo: tica, 2003. VASCONCELLOS. Gilberto Felisberto; VIDAL, J. W. Bautista. Poder dos Trpicos. So Paulo: Casa Amarela, 1998. www.arte.hpg.com.br www.cinemateca.com.br www.criseenergetica.com.br Fig 13 www.letrasdemusicas.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.submarino.com.br

LISTA DE ILUSTRAES
Fig 1: Adaptado de: <http://www.onewayviajes.com/Mapamundi.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 2: Disponvel em: <http://tudoparana.globo.com/fotografia/wallpapers/800x600/ luzes_jorgewoll_p.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 3: BRASIL, O LIVRO DOS 500 ANOS, P. 108. Fig 4: Ponte Herclio Luz. Florianpolis. Disponvel em: <http://i1.trekearth.com/photos/ 4013/hercilio.jpg > Acesso em: 18 junho 2005. Fig 5: Disponvel em: <http://i1.trekearth.com/photos/15851/lampa.jpg > Acesso em: 18 junho 2005. Fig 6: Mercado Pblico de Florianpolis. Disponvel em: <http://pessoal.portoweb.com.br/ projetoseletricos/servicos.html> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 7: Disponvel em: <http://www.dansdata.com/images/neon/globerun320.jpg> Acesso em: 23 abril 2004. Fig 8: Usina Nuclear de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. BARSA, v. 10, p. 373. Fig 9: Disponvel em: <http://paginas.terra.com.br/educacao/physike/> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 10: Disponvel em: <http://perso.wanadoo.fr/minerva/Citations Citations_cadre.htm> Acesso em: 18 junho 2005.
59

Fig 11: Disponvel em: <http://www.kidabelha.com.br/images/index1_01.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 12: Disponvel em: <http://www.caratulas.info/peliculas/A/A-I-Inteligencia-ArtificialFrontal-DVD.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 13: Disponvel em: <http://www.submarino.com.br/images/books/cover/9536.jpg> Acesso em: 23 abril 2004. Fig 14: Disponvel em: <http://www.soet.com.br/arquivos_download/paper/paisagem/ paisagem-02.jpg> Acesso em: 23 abril 2004.

Fig 14

60

IV ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - A INDSTRIA TXTIL EM SANTA CATARINA E A EDUCAO FISCAL


Produo: Maria A. M. de Abreu e Francisco Maroneze de Abreu

Fig 1

A Rendeira Bento Prado

Mas por arte do malvado, no tinha o lavor findado, fere a sua nvea mo... E o sangue corre encarnado mancha-lhe todo o rendado... Quanta dor no corao! E a rendeira se entristece, pois na renda que ela tece, a imagem da vida tem, cujo tecido oferece manchas de sangue tambm... Rendeira boa rendeira, no deixars de tecer, que o tecido trabalheira, que a gente, queira ou no queira, h de ter a vida inteira, como castigo e prazer...
61

Rendeira, boa rendeira no deixars de tecer, que o tecido trabalheira, que a gente, queira ou no queira, h de ter a vida inteira, como castigo e prazer... Desde que o dia amanhece, rendeira tece que tece, no pra de tecer... E o branco urdume entretece, com o alvor da sua prece roubado do amanhecer! Tem na renda o seu cuidado, tece-a para o seu noivado... Mais alva no pode ser!

... Cala nova de riscado, palet de linho branco que at o ms passado l no campo ainda era flor... Fagner e Antonio Carlos Belchior.

TEXTO INTRODUTRIO: A HISTRIA DA INDSTRIA TXTIL NO BRASIL


Talvez poucos saibam que o processo de industrializao no Brasil teve seu incio com a indstria txtil. Suas razes precedem a chegada e a ocupao do Pas pelos portugueses porquanto os ndios que aqui habitavam j exerciam atividades artesanais, utilizando-se de tcnicas primitivas de entrelaamento manual de fibras vegetais e produzindo telas grosseiras para vrias finalidades, inclusive para proteo corporal. Todavia, partindo-se do princpio de que tudo teria comeado com a efetiva ocupao do territrio brasileiro, ocorrida em 1500, podem ser identificadas quatro etapas importantes para a definio da evoluo histrica da indstria txtil no pas: a fase colonial, a fase de implantao, a fase da consolidao e a fase atual que passaremos a analisar na seqncia. Fase Colonial No perodo colonial, que se estende de 1500 at 1844, a caracterstica fundamental a incipincia da indstria txtil, alm de sua descontinuidade. As diretrizes da poltica econmica para as colnias eram ditadas pela Metrpole. Assim, era comum a adoo de polticas de estmulo ou restrio, segundo seus interesses ou necessidade de cumprimento de acordos comerciais com outros pases. Instrumentos restritivos: Em 1785, por Alvar de d. Maria I, mandou-se fechar todas as fbricas de tecidos de algodo, l e outras fibras, com exceo daquelas que fabricavam tecidos grosseiros destinados vestimenta de escravos e para enfardamento ou embalagens. A determinao da extino das fiaes e tecelagens existentes no Brasil tinha como objetivo evitar que um nmero maior de trabalhadores agrcolas e extrativistas minerais fosse desviado para a indstria manufatureira. Essa restrio foi posteriormente reforada em instrues de outros membros do governo da Metrpole, tais como a do ministro dos Negcios Ultramarinos, que determinava ser absolutamente necessrio abolir do Brasil ditas fabricas, advertindo ao vice-rei Luiz de Vasconcelos e Souza, no sentido de ter grande cuidado em que debaixo do pretexto dos sobreditos panos grosseiros se no manufaturarem por modo algum os que ficam proibidos. Em sntese, o famoso Alvar extremamente representativo do poder coercitivo que exercia a autoridade central colonizadora sobre qualquer esforo de desenvolver-se uma atividade manufatureira, quer por parte dos nativos, quer pelos
Fig 2

62

prprios colonos portugueses. Com a chegada de Dom Joo VI ao Brasil, o Alvar de d. Maria I foi revogado, mas o surto industrialista que poderia ter-se verificado no ocorreu. Ao contrrio, foi aniquilado em razo de medidas econmicas de interesse da Metrpole que assinara em 1810 um tratado de aliana e comrcio com a Inglaterra, instituindo privilgios para os produtos ingleses, reduzindo-se os direitos alfandegrios para 15%, taxa essa inferior at mesmo aplicada para os produtos portugueses que entrassem no Brasil. Com isso, nossa incipiente indstria txtil no tinha como competir com os tecidos ingleses, perdurando essa situao at 1844, quando novo sistema tarifrio veio comandar o processo evolutivo da industrializao brasileira. Fase de Implantao Instrumentos de Estmulo: Em 1844, esboou-se a primeira poltica industrial brasileira, quando foram elevadas as tarifas alfandegrias para a mdia de 30%, fato que provocou protestos de vrias naes europias. A medida propiciou realmente um estmulo industrializao, especialmente para o ramo txtil, que foi o pioneiro desse processo. Contudo, o processo da industrializao no se deu de imediato; ele foi lento, podendo ser considerado o perodo de 1844 at 1913 como fase de implantao da indstria no Brasil. Em 1864, o Brasil j tinha uma razovel cultura algodoeira, matria-prima bsica da indstria txtil, mo-de-obra abundante e um mercado consumidor em crescimento. Outros fatores no-econmicos tambm influenciaram a evoluo da indstria txtil, dentre os quais citamse: a guerra civil americana, a guerra do Paraguai e a abolio do trfico de escravos, fato este que resultou na maior disponibilidade de capitais, antes empregados nessa atividade. Assim, em 1864 estariam funcionando no Brasil 20 fbricas, com cerca de 15.000 fusos e 385 teares. Menos de 20 anos depois, ou seja, em 1881, aquele total cresceria para 44 fbricas e 60.000 fusos, gerando cerca de 5.000 empregos. Nas dcadas seguintes, houve uma acelerao do processo de industrializao e, s vsperas da I Guerra Mundial, contvamos com 200 fbricas, que empregavam 78.000 pessoas. Fase de Consolidao Como vimos anteriormente, no incio da I Guerra Mundial o Brasil j dispunha de um importante parque txtil. A guerra pode ser considerada como fator decisivo na consolidao da indstria txtil brasileira. A limitao da capacidade do Pas de importar propiciou a oportunidade de crescimento da produo interna no vcuo deixado pelo no-suprimento externo de tecidos. Assim, a interrupo do fluxo de entrada de artigos oriundos do exterior, pela concentrao dos Pases europeus e Estados Unidos no esforo da guerra, funcionou como elemento de estmulo para o crescimento da indstria brasileira. Segundo dados do IBGE, em 1919, a indstria txtil contava com 105.116 trabalhadores, o que representava 38,1% do contingente empregado nas indstrias de transformao. Com o fim do conflito na dcada de 20, novamente arrefeceu a atividade txtil pela retomada das importaes de tecidos diante da dificuldade de competio com os similares estrangeiros que eram vendidos no Brasil a preos inferiores aos que eram cobrados em seus pases de origem. Em 1929, a grande crise que se abateu sobre a economia mundial propiciou nova oportunidade de crescimento da indstria brasileira, a exemplo do que havia ocorrido durante a I Guerra. A capacidade de importao foi drasticamente reduzida, levando praticamente todos os pases a adotarem polticas de substituio dos importados pela produo interna das mercadorias necessrias a seu abastecimento

63

Esse processo foi aprofundado pela ecloso da II Guerra Mundial, perodo em que ocorreram realmente excepcionais alteraes na estrutura industrial brasileira. Como os fornecedores tradicionais do Brasil estavam envolvidos no conflito, abriu-se a possibilidade de o mercado ser suprido por meio do incremento da produo interna, com o surgimento de muitas fbricas em praticamente todos os setores da atividade manufatureira. No ramo txtil, as fbricas se ampliaram, passando a operar com mais de um turno de trabalho e produzindo mais para atender o mercado interno e, ainda, exportando para mercados importantes, principalmente da Europa e dos Estados Unidos. O nmero de operrios ocupados no ramo txtil triplicou no perodo de 1920 a 1940. A participao do setor no Produto Industrial atingiu 23,1%, o que bem demonstra o nvel de pujana alcanado no perodo. Todavia, terminado o conflito mundial, novamente o setor retornou situao anterior. Com a normalizao paulatina do mercado internacional, perdemos nossos clientes externos e as exportaes caram a nveis insignificantes. De uma mdia anual de cerca de 24 mil toneladas de tecidos de algodo exportados no perodo de 1942 a 1947, camos para 1.596 toneladas em 1951, que se reduziram a quase nada nos anos seguintes. Os investimentos foram travados e o obsoletismo do equipamento em uso ficou patente. Fase Atual A segunda metade dos anos 50 marca, todavia, o incio da fase industrial brasileira em processo acelerado, com nfase para os setores mais dinmicos e no-tradicionais. Nessa fase, o setor txtil, por influncia sistmica do desenvolvimento industrial da poca, tambm comeou a passar por grandes transformaes. assim que, a partir de 1970, incentivos fiscais e financeiros administrados pelo CDI - Conselho de Desenvolvimento Industrial, rgo do Ministrio da Indstria e CoFig 3 mrcio, possibilitou um movimento de fortes investimentos em modernizao e ampliao da indstria txtil, com vista, principalmente, ao aumento das exportaes brasileiras de produtos txteis. Em clebre reunio realizada na sede do Sindicato da Indstria de Fiao e Tecelagem do Estado de So Paulo, o ento Ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto, desafiou o setor a exportar 100 milhes de dlares por ano em manufaturados txteis. Realmente, as exportaes txteis, que tinham alcanado apenas 42 milhes de dlares em 1970, deslancharam continuamente, atingindo US$ 535 milhes em 1975, US$ 916 milhes em 1980, US$ 1,0 bilho em 1985, US$ 1,2 bilhes em 1990 e US$ 1,5 bilho em 1992. A partir de 1993, porm, nossas vendas externas novamente regrediram, agora por conta das novas e profundas transformaes ocorridas na economia e na poltica brasileira, tais como a abertura do mercado interno aos fornecedores externos, iniciada em 1990, a eliminao de entraves burocrticos s importaes, a reduo das tarifas aduaneiras, etc., as quais ocasionaram o fechamento de muitas empresas e obrigaram o setor a investir fortemente na sua modernizao para reduzir custos e poder competir com os produtos importados. Mas esta j outra parte da histria que pretendemos contar por meio dos nmeros e comentrios
64

alinhados no Relatrio Setorial da Indstria Txtil Brasileira, intitulado Brasil Txtil 2002, que, orgulhosamente, o IEMI oferece a todos os que labutam nestes setores. (*) Parte deste histrico foi extrado do trabalho produzido pela SUDENE e publicado em 1970, sob o ttulo A Indstria Txtil no Nordeste.

SITUAO-PROBLEMA A Indstria txtil uma das atividades econmicas mais significativas do Estado de Santa Catarina, envolvendo a gerao de empregos e a exportao. , conseqentemente, uma das atividades responsveis pela gerao e circulao de tributos. De que forma, no processo de educao formal, os educadores podero contribuir para que os alunos estabeleam a relao entre a histria da indstria txtil no Estado de Santa Catarina e a gerao de tributos, vitais para a construo de uma sociedade mais equnime?

OBJETIVO Educar para o conhecimento da histria da Economia Catarinense e trabalhar os conceitos da Educao Fiscal e das disciplinas do currculo, como necessrios construo da cidadania.

CONCEITOS DISCIPLINARES Tempo e Espao; Relaes sociais; Relaes de produo; Estado; Sociedade; Fig 4 Campos numricos (Naturais, Racionais, Inteiros); Geometria Plana; Geometria Espacial; Relaes e Funes; Matrizes e sistemas lineares; Estatstica; Meio bitico e abitico; Ciclo de matria e Energia; Preservao, degradao e recuperao ambiental; Oralidade; Leitura; Textualidade; Literatura; Artes Cnicas; Artes Plsticas; Msica; Corporeidade.

65

TEMAS MULTIDISCIPLINARES Trabalho e Tecnologia; Educao Ambiental; Educao Sexual; tica; Educao Fiscal (Documentos Fiscais, Movimento Econmico, PIB, Tributos, Evaso Fiscal, Prestao de Contas, Dvida Interna, Dvida Externa, Seguro Desemprego, Trabalho Informal, Fontes de Receita, COFINS, Contrabando, Crimes contra a ordem tributria, Gesto Fiscal, Ministrio Pblico, Reduo da Base de Clculo, Impostos Federais, Economia Informal, Concorrncia Desleal, Retorno do ICMS, Pirataria, Evaso de Divisas, Contrabando, IPI, PIS, IR, ndice de Participao do Municpio e Repartio das Receitas Tributrias). AES E OPERAES Construo de uma linha do tempo, situando o aluno na histria da sua vida e da organizao da sociedade e enfatizando a Revoluo Industrial, suas causas e conseqncias; Leitura e produo de textos referentes ao tema em estudo; Pesquisa bibliogrfica sobre a criao e a evoluo da indstria txtil no Brasil e no Estado, e sua contribuio para a economia destes; Pesquisa sobre o movimento econmico e fiscal das indstrias txteis do Estado de Santa Catarina, organizando os dados em tabelas e grficos; Pesquisa sobre o material utilizado nas indstrias e a criao ou identificao de modelos matemticos usados na sua produo; Estudo sobre o processo de produo e comercializao dos produtos, utilizando matrizes e sistemas lineares para realizao de clculo; Pesquisa sobre consumo de gua e energia de uma indstria txtil; Estudo e debate sobre a degradao ambiental, vinculada a este tipo de atividade; Estudo de textos sobre as condies do trabalhador deste setor; Produo de pea teatral sobre a histria da Revoluo Industrial e a imigrao em Santa Catarina; Estudo e debate sobre filmes, pinturas, livros de literatura e msicas referentes temtica; Estudo de textos sobre economia informal e pirataria: prejuzos economia do pas e aos trabalhadores que vivem do comrcio informal e da venda de produtos pirateados; a concorrncia desleal em relao a empresas legalmente constitudas; Organizao de um jri simulado representando patres e empregados numa assemblia da empresa; Estudo dos conceitos de Educao Fiscal, buscando o desenvolvimento dos conceitos de solidariedade, cidadania, trabalho Fig 5 coletivo, Estado, pblico e privado.

66

SOCIALIZAO Produo de um texto coletivo pelos alunos, com a mediao do professor, para ser distribudo comunidade, com o objetivo de divulgar a atividade de aprendizagem desenvolvida na escola. AVALIAO A avaliao da atividade deve ser realizada por professores e alunos, devendo ocorrer em dois momentos: auto-avaliao do aluno e avaliao da aprendizagem do aluno pelo professor.

INDSTRIA TXTIL EM SANTA CATARINA


1- Breve histrico da Indstria Txtil em Santa Catarina- FIESC O ano de 1880 marcou um divisor de guas entre a indstria artesanal e a fabril em Santa Catarina. Em uma casa de madeira com telhado inclinado localizada na coFig 6 Costureiras Susan Lyon lnia de Blumenau, os irmos Bruno e Hermann Hering abriram as portas da Tricotwarem Fabrik Gebrueder Hering, a primeira fbrica de tecidos de malha do Brasil. No ano seguinte, em Joinville, Carl Gottlieb Dhler construiu seu prprio tear, feito de madeira nativa, e produziu as primeiras peas de tecido. Logo a seguir, comearam a funcionar duas outras txteis fundamentais na industrializao do Vale do Itaja: a Karsten, s margens do rio Testo, em 1882, e a Garcia, em 1884, ambas nas cercanias de Blumenau. Em maro de 1892, o comerciante Carlos Renaux empregando um grupo de teceles emigrados de Lods, na Polnia russa, abriu a primeira tecelagem de Brusque. Oito anos depois, a obstinao de Renaux o levaria a montar a primeira fiao industrial de Santa Catarina, resolvendo o suprimento de fios de algodo e inaugurando o processo de integrao vertical, que viria a se constituir em uma das principais caractersticas do setor at o final do sculo XX. Em 1898, Brusque recebeu a segunda indstria txtil, a indstria Eduard von Bettner & Cia. Em 1920, j eram 53 os empreendimentos industriais do ramo txtil e de vesturio em Santa Catarina. Fora do eixo Blumenau-Joinville, havia poucas manifestaes industriais. Na regio de Nova Trento, Henrique Boiteux animou-se com a seda. Levado exposio em Paris, em 1889, o produto foi premiado com medalha de bronze, recebendo quatro anos depois medalha de ouro na exposio de St. Louis, nos Estados Unidos. Em Lyon, na Frana, a seda de Henrique Boiteux foi classificada como melhor do que a da China, a mais famosa da poca. No trmino do sculo XIX, a vida econmica efervescia em Blumenau e Joinville as principais colnias. Em 1898 foi fundada a Associao Comercial de Blumenau, para incentivar a produo, exportao e importao. No ano de 1908 Blumenau j possua 568
67

estabelecimentos, sendo 96 fbricas e 472 engenhos de acar, mandioca, milho, arroz e serrarias. Em 1895, Joinville j possua 29 estabelecimentos industriais, sendo 10 txteis.No incio do sculo XX, estavam assentadas as primeiras bases da indstria catarinense. De forma geral, o desenvolvimento industrial de Santa Catarina, entre 1880 e 1945 foi profundamente marcado pela habilidade de diversos empreendedores em aproveitar os espaos e as oportunidades do mercado. Assim ao final da Segunda Guerra Mundial, Santa Catarina emergiria para os novos tempos que se instalavam em todo mundo com um parque industrial consolidado e bastante diversificado, com empresas preparadas para enfrentar o mercado e exercer forte influncia na modelagem da poltica e da economia catarinense nas dcadas seguintes. 2- Alguns dados relevantes sobre o complexo txtil (vesturio, calados e artefatos de tecido): - Maior concentrao geogrfica: Blumenau e Brusque - Nmero de empresas: 6057 - Nmero de trabalhadores: 114.000 - Principais empresas: Karsten, Hering, Teka, Sulfabril e Cremer - Exportao (em US$ FOB) em 2002: Vesturio e seus acessrios de malha: 12.443.844 Vesturio e seus acessrios, exceto malha: 1.747.838 - Nmero de empresas exportadoras em 2002: 62 - Arrecadao de ICMS (em R$) em 2002: 86.449.549 - Nmero de trabalhadores (em 2002): 50.194 - Salrio lquido mdio da mo-de-obra (em 2002): R$ 628,19 - Faturamento mdio mensal (em R$ mil) em 2002: 194.252,63 Fonte: SC em dados, FIESC, 2003

Fig 8

68

A MOA TECEL Marina Colasanti Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrs das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para comear o dia. Delicado trao cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto l fora a claridade da manh desenhava o horizonte. Depois ls mais vivas, quentes ls iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as ptalas, a moa colocava na lanadeira grossos fios cinzentos do algodo mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumpriment-la janela. Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as Fig 7 - Penlope Tecendo - detalhe - Stradono folhas e espantavam os pssaros, bastava a moa tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lanadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trs, a moa passava os seus dias. Nada lhe faltava. Na hora da fome tecia um lindo peixe, com cuidado de escamas. E eis que o peixe estava na mesa, pronto para ser comido. Se sede vinha, suave era a l cor de leite que entremeava o tapete. E noite, depois de lanar seu fio de escurido, dormia tranqila. Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer. Mas tecendo e tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou em como seria bom ter um marido ao lado. No esperou o dia seguinte. Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, comeou a entremear no tapete as ls e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado. Estava justamente acabando de entremear o ltimo fio da ponto dos sapatos, quando bateram porta. Nem precisou abrir. O moo meteu a mo na maaneta, tirou o chapu de pluma, e foi entrando em sua vida. Aquela noite, deitada no ombro dele, a moa pensou nos lindos filhos que teceria para aumentar ainda mais a sua felicidade. E feliz foi, durante algum tempo. Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu. Porque tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou a no ser nas coisas todas que ele poderia lhe dar. Uma casa melhor necessria disse para a mulher. E parecia justo, agora que eram dois. Exigiu que escolhesse as mais belas ls cor de tijolo, fios verdes para os batentes, e pressa para a casa acontecer. Mas pronta a casa, j no lhe pareceu suficiente. Para que ter casa, se podemos ter palcio? perguntou. Sem querer resposta imediatamente ordenou que fosse de pedra com arremates em prata. Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moa tecendo tetos e portas, e ptios e escadas, e salas e poos. A neve caa l fora, e ela no tinha tempo para chamar o sol. A noite chegava, e ela no tinha tempo para arrematar o dia. Tecia e entristecia, enquanto sem parar batiam os pentes acompanhando o ritmo da lanadeira. Afinal o palcio ficou pronto. E entre tantos cmodos, o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre. para que ningum saiba do tapete ele disse. E antes de trancar a porta chave, advertiu: Faltam as estrebarias. E no se esquea dos cavalos! Sem descanso tecia a mulher os caprichos do marido, enchendo o palcio de luxos, os cofres de moedas, as salas de criados. Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer. E tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palcio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou em como seria bom estar sozinha de novo. S esperou anoitecer. Levantou-se enquanto o marido dormia sonhando com novas exigncias. E descala, para no fazer barulho, subiu a longa escada da torre, sentou-se ao tear. Desta vez no precisou escolher linha nenhuma. Segurou a lanadeira ao contrrio, e jogando-a veloz de um lado para o outro, comeou a desfazer seu tecido. Desteceu os cavalos, as carruagens, as estrebarias, os jardins. Depois desteceu os criados e o palcio e todas as maravilhas que continha. E novamente se viu na sua casa pequena e sorriu para o jardim alm da janela. A noite acabava quando o marido estranhando a cama dura, acordou, e, espantado, olhou em volta. No teve tempo de se levantar. Ela j desfazia o desenho escuro dos sapatos, e ele viu seus ps desaparecendo, sumindo as pernas. Rpido, o nada subiu-lhe pelo corpo, tomou o peito aprumado, o emplumado chapu. Ento, como se ouvisse a chegada do sol, a moa escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado trao de luz, que a manh repetiu na linha do horizonte. 69

MSICAS SUGERIDAS 1. A Fbrica de Sonhos - Gonzaguinha 2. A linha e o linho Gilberto Gil 3. Aquarela do Brasil Ary Barroso 4. Beradro Chico Csar 5. Bicho Medo Ftima Guedes 6. Com que roupa? Noel Rosa 7. Fbrica Legio Urbana 8. ndios Legio Urbana 9. Mucuripe Raimundo Fagner 10. Msica de Trabalho Legio Urbana 11. Parangol Pamplona Adriana Calcanhotto 12. Ponto sem N Itamar Assuno 13. Profisso de Ladro Tom Z 14. Roupa Nova Milton Nascimento 15. Trs apitos - Noel Rosa FILMOGRAFIA SUGERIDA

16. Tribos e Tribunais Engenheiros do Havaii 17. Velha Roupa Colorida Belchior 18. Vestido Estampado Ana Carolina Vida de Operrio Pato Fu

Fig 9

1. Abrindo o Zper. EUA, 1994. Documentrio. Dir: Douglas Keeve. 73 min. 2. A Classe Operria Vai ao Paraso, ITA, 1971. Dir. Elio Petri, 115 min. 3. A Fantstica Fbrica de Chocolates EUA, 1971. Dir: Mel Stuart, 98 min. 4. As Aventuras de Oliver Twist. EUA, 1998. Dir: Tony Bill, 91 min. 5. Colcha de Retalhos. EUA, 1995. Dir: Jocelym Moorhouse. 116 min. 6. Danando no Escuro. DIN/SUE/FRA, 2000. Dir: Lars Von Trier, 137 min. 7. Fbrica de Loucuras. EUA, 1986. Dir: Ron Howard, 108 min. 8. Garotas do ABC BRA, 2002. Dir: Carlos Reichenbach, 124 min. 9. Germinal. FRA/ITA, 1993. Dir: Claude Berri. 155 min. 10. Hoffa, Um Homem, Uma Lenda. EUA, 1992. Dir: Danny DeVito, 140 min. 11. Metrpolis. ALE, 1926 Dir: Fritz Lang, 90 min. 12. Norma Rae. EUA, 1979. Dir: Martin Ritt, 117 min. 13. O Judeu. BRA, 1995. Dir: Jom Tobi Azulay, 91 min. 14. O Que Eu Conto do Serto Isso BRA, 1979. Fig 10 Dir: Umbelino Brasil e Romero Azevedo. 15. Oliver Twist. ING, 1948 Dir: David Lean, 110 min. 16. Planeta Terra Pura Magia. EUA, 1995. Dir. David Fortney, 115 min. 17. Prt--Porter. EUA, 1994. Dir. Robert Altman, 113 min. Tempos Modernos. EUA, 1936, Dir. Charles Chaplin. 87 min.

70

PINTURAS SUGERIDAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A Modista Boucher, 1746 Bairro Fabril Arcangelo Ianelli, 1957 Carretis Iber Camargo, 1993 Colcha de Retalhos Cludio Tozzi, 81 Colheita de Algodo - Amorelli Costureiras Tarsila do Amaral, 1950 Estudo de Trajes Italianos Vitor Meirelles 1856 8. Fbrica V. Mecozzi, 1948 9. Fbrica de Tecidos de Juiz de Fora Fani Bracher, 1982 10. Fbrica Vermelha Ral Veroni 94 11. Fbricas em Asnires Vincent Van Gogh 1887 12. Mercadores de Algodo Degas, 1873. 13. Minha Irm Costurando Alfredo Volpi, 1922 14. Mulher Amish Costurando uma Colcha David Ellinger, 1913 15. Mulher Idosa ao Tear V. Kalashnikov, 1959 16. Na Fbrica de Tecelagem G. Maximov, 1974 17. Operrios Eugnio Proena Sigaud 18. Parangols Hlio Oiticica 19. Tecedor Vincent Van Gogh, 1884 20. Tecedor ao Tear Vincent Van Gogh, 1884

Fig 11

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
A Histria da Indstria Txtil no Brasil. Revista Textlia. Disponvel em: <www.textilia.net/ index.asp> Acesso em: 21 abril 2004. ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e educao a paixo pelo impossvel. So Paulo: UNESP, 2002. BRAGA, Joo. Histria da Moda. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. BUARQUE, Cristovam. Colapso da modernidade brasileira e uma proposta alternativa. So Paulo: Paz e Terra, 1991. CASTELLANI, Regina Maria. Moda Ilustrada de A a Z. So Paulo: Manole. 2003. COLASANTI, Marina. Doze Reis e a Moa no Labirinto do Vento. Rio de Janeiro: Global, 1999. Coleo Clssicos Universais. So Paulo: Rideel, 2002 Coleo Construindo Nossa Memria. So Paulo: FTD, 1997-2000. Coleo Mestres das Artes no Brasil. So Paulo: Moderna, 1999. Coleo Sinal Aberto. So Paulo: tica, 2004. DAVIS, Keith. Comportamento humano no trabalho, v.1. So Paulo: Thomsom Pioneira, 1997.

71

FAGNER, Raimundo; BELCHIOR. Mucuripe. Warner Chappell. Grav. Philips. Disco: Manera fru fru manera, 1991, CD. FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. FIESC 50 anos Uma histria voltada para a indstria Catarinense. Florianpolis: Expresso, 2000. GIMPEL. Jean. A Revoluo Industrial na Idade Mdia. Jorge Zahar, 1977. IGLESIAS, F. Revoluo Industrial. So Paulo: Brasiliense, 1981. KHLER, Carl. Histria do Vesturio. So Paulo: Martins Fontes, 2001. KUMAR, Krishan. Da sociedade ps-industrial psmoderna. So Paulo: Jorge Zahar, 2003. LOBO, Augusto. O Melhor da Internet sobre Txtil e Vesturio. Edies Centro Atlntico: Portugal, 2001. (Coleo O Melhor da Internet). MACHADO, Ana Maria. Texturas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. PRADO, Bento. Poesia: A Rendeira. Disponvel em: <www.secrel.com.br/jpoesia/bprad4.html> Acesso em: 23 abril2004. Srie Discusso Aberta. So Paulo: tica, 1998-2000. Srie Histria em: Movimento. So Paulo: tica, 1999. Srie Ponto de Apoio. So Paulo: Scipione, 1997-2000. Fig 12 Srie Por Dentro da Arte. So Paulo: tica, 2003. SINGER, Paul. Globalizao e desemprego: diagnsticos. So Paulo: Contexto, 2003. SOUZA, Gilda de Mello. O Esprito das Roupas - A Moda no Sculo Dezenove. So Paulo: Cia das Letras, 2003. VERGAS, Giovanni. Os malavoglia. So Paulo: Ateli Editorial, 2002. www.cinemateca.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.siciliano.com.br www.skylight.com.br www.vidhya-virtual.com

LISTA DE ILUSTRAES
Fig 1: Disponvel em: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/vermeer/i/lacemaker.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 2: Disponvel em: <http://www.sitioduascachoeiras.com.br/educacao/ tecelagem:.html> Acesso em: 23 abril 2004. Fig 3: Disponvel em: <TEIXEIRA, REVOLUO INDUSTRIAL, P. 29.> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 4: Disponvel em: <http://www.coepbrasil.org.br/algodao/img_texto/inicial4.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 5: Disponvel em: <http://academic.brooklyn.cuny.edu/history/core/pics/0253/ img0056.htm> Acesso em: 23 abril 2004. Fig 6: Disponvel em: <http://www.burdicklyon.com/2000susan24.htm> Acesso em: 23 abril 2004.

72

Fig 7: Disponvel em: <http://www.asgard.hpg.ig.com.br/mitologi/grega/fotos/ penelope.htm> Acesso em: 23 abril 2004. Fig 8: Disponvel em: <http://www.singer.com.br/arquivos/aprenda/tecidos.jpg > Acesso em: 18 junho 2005. Fig 9: Disponvel em: <http://www.revistaparadoxo.com/fotos/Ana%2001.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 10: Disponvel em: <http://www.filmeemcasa.com.br/portal/conteudo/ detalhesfilme.cfm?fcod=2273> Acesso em: 20 abril2004. Fig 11: Disponvel em: <http://www.pitoresco.com.br/brasil/oiticica/011.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 12: Disponvel em: <http://www.martinsfontes.com.br/detalhes.asp?ID=92119> Acesso em: 18 abril 2004. Fig 13: Disponvel em: <http://www.mac.usp.br/exposicoes/01/acolecao/galeria5/ tarsiladoamaral/grandes/631243.JPG> Acesso em: 18 junho 2005.

Fig 13 Costureiras Tarsila do Amaral

73

V EDUCAO FISCAL - CONCEITOS


ADMINISTRAO PBLICA - um conjunto de rgos especificamente institudos para atingir as metas e os objetivos do governo. Tambm pode ser entendida como o conjunto das funes necessrias realizao dos servios pblicos. ADMINISTRAO TRIBUTRIA - a atividade da Administrao Pblica voltada para o gerenciamento da rea tributria (tributao, fiscalizao e arrecadao), realizada pelas Secretarias de Fazenda Fig 1 ou Finanas nos estados e municpios e, no mbito da Unio, pela Secretaria da Receita Federal e pelo INSS. ALQUOTAS DO ICMS So percentuais que incidem sobre o valor de comercializao de mercadorias, bens ou servios. Variam de 25%, para produtos considerados suprfluos como cigarros e outros, at zero (iseno ou imunidade). ARRECADAO DE TRIBUTOS/ARRECADAO TRIBUTRIA - a atividade estatal, privativa da Unio, dos estados e municpios, visando entrada de recursos de origem tributria para os cofres pblicos. ASSISTNCIA SOCIAL Direitos estabelecidos na Constituio Federal que devem ser atendidos mediante aes governamentais para proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice, assim como a reabilitao e habilitao de pessoas portadoras de deficincia e outras. A assistncia social deve ser prestada a quem dela precisar. AUTONOMIA - Os estados e municpios possuem, no mbito de seus territrios, autonomias administrativa e financeira, determinadas pela Constituio Federal. A Unio possui soberania. BALANA COMERCIAL Relao entre importaes e exportaes do pas. Se as exportaes superam em valor as importaes, h supervit comercial. Ao contrrio, h dficit comercial. BENEFCIOS FISCAIS A legislao prev formas legais de reduo ou supresso do tributo a pagar ou a recolher. As principais formas so: iseno, reduo da base de clculo, diferimento e imunidade. BENS PBLICOS - So as propriedades mveis e imveis que integram o patrimnio pblico, como escolas, hospitais pblicos, pontes, rios, praas, ruas, mveis das reparties pblicas, veculos oficiais e outros.

74

BOLO DO ICMS Da arrecadao do ICMS, 25% vai direto para uma conta em nome de todos os municpios do Estado. o chamado bolo do ICMS. Cada municpio tem direito a uma parte da arrecadao. CARGA TRIBUTRIA - a relao existente entre o total de tributos arrecadados no pas (impostos, taxas e contribuies) e o Produto Interno Bruto - PIB. CIDE Contribuio de Interveno no Domnio Econmico. Contribuio de competncia exclusiva da Unio. No perodo de forte interveno estatal no Brasil, vrias foram as contribuies compulsrias que beneficiavam determinadas atividades econmicas. Hoje, em especial, tem relevncia uma contribuio denominada CIDE combustveis. Tal contribuio incide sobre a importao e comercializao de petrleo, seus derivados e lcool etlico combustvel. A arrecadao destina-se ao pagamento de subsdios a preos ou transporte de lcool combustvel, de gs natural e seus derivados e de derivados de petrleo; financiamento de projetos ambientais relacionados com a indstria do petrleo e do gs e financiamento de programas de infra-estrutura de transportes. Do produto arrecadado, 29% (vinte e nove) dividido entre os estados. Do valor destinado aos estados, 25% dividido entre os municpios conforme critrios estabelecidos em lei. Tanto municpios quanto estados devem, obrigatoriamente, aplicar os recursos em programas de infra-estrutura de transportes (Lei n 10.866, de 04 de maio de 2004 e Emenda Constitucional n 44/2004). COFINS Tipo de contribuio para o Financiamento da Seguridade Social, cobrada pela Unio. A COFINS incide sobre o faturamento das empresas e se destina ao financiamento da Seguridade Social (sade, previdncia e assistncia social). CONTRIBUIES SOCIAIS - Espcie tributria cobrada pela Unio e destinada, conforme determina a lei, ao financiamento do sistema de seguridade social (previdncia social, assistncia sade e assistncia social), ou seja, recursos destinados a garantir direitos sociais estabelecidos na Constituio Federal. O produto da arrecadao exclusivo da Unio, portanto, no havendo repartio com municpios e estados. CONTRABANDO a importao ou exportao de mercadorias, cuja importao ou exportao seja proibida pela legislao. No confundir com descaminho. CONTRIBUINTE - a pessoa fsica ou jurdica obrigada ao pagamento do tributo e pode ser: Contribuinte de fato: aquele que sofre efetivamente o nus do tributo, ou seja, o consumidor final. Contribuinte de direito: aquele que, tendo cobrado o imposto do consumidor final, ao embuti-lo no preo da mercadoria ou servio, tem a obrigao de repass-lo ao ente tributante.

75

CONSTITUIO FEDERAL a lei maior no mbito nacional. Os estados possuem a Constituio Estadual e os municpios a Lei Orgnica Municipal. CONSUMIDOR FINAL: a pessoa fsica ou jurdica que adquire mercadoria para seu consumo ou recebe os servios prestados. CONTROLE EXTERNO Atividade de fiscalizao financeira, contbil, oramentria, operacional e patrimonial, exercida pelo Poder Legislativo por meio do Tribunal de Contas. Objetiva verificar a probidade da Administrao Pblica, a guarda legal do dinheiro pblico e o cumprimento da lei do oramento, dentre outros. CONTROLE INTERNO - toda a atividade desenvolvida dentro da Administrao Pblica, por um setor especfico de cada rgo, que visa: avaliar o cumprimento das metas previstas pela Administrao, comprovar a legalidade dos seus atos, avaliar resultados e sugerir procedimentos para a melhor gesto das finanas pblicas. CPMF - A Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira uma contribuio social, arrecadada pela Unio, com a finalidade exclusiva de financiar os servios pblicos de sade. Sua maior fonte de arrecadao so as movimentaes em contas correntes bancrias. Alm de servir como fonte de arrecadao, utilizada para confrontar com informaes prestadas no imposto de renda, a fim de localizar fontes de sonegao de impostos. CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA - So condutas ilcitas praticadas por: contribuintes, que resultam em supresso ou reduo de tributo mediante a prtica de fraude, falsificao ou omisso de ordem tributria, bem como pelo no fornecimento de documento fiscal quando obrigatria sua emisso, pela prestao de declarao falsa sobre rendas ou bens e outras; servidores pblicos, no caso de extravio de documentos e processos, recebimento de vantagens indevidas, deixar de cobrar tributos, patrocinar interesse privado perante a Administrao Pblica e outros. DESCAMINHO - Importar ou exportar mercadorias permitidas pela legislao, sem o pagamento dos tributos devidos. DESPESA PBLICA - So os pagamentos efetuados pela Administrao Pblica relativos aos servios prestados e obras realizadas, em benefcio da sociedade. Sua realizao depende de prvia autorizao no oramento pblico. DIFERIMENTO Benefcio fiscal em que o pagamento ou recolhimento do tributo devido adiado. DIREITOS RELATIVOS ASSISTNCIA SOCIAL - So aes governamentais tais como: proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice, reabilitao e habilitao de pessoas portadoras de deficincia e outras, prestadas a quem dela precisar.

76

DIREITOS RELATIVOS PREVIDNCIA SOCIAL - So benefcios como: proteo maternidade, proteo ao desemprego involuntrio, cobertura de eventos de doena, invalidez, morte, acidentes de trabalho, ajuda manuteno dos dependentes dos segurados de baixa renda, aposentadoria e outros, sob a responsabilidade dos poderes pblicos. DIREITOS RELATIVOS SADE - So aes e servios de sade obrigatrios por parte do Estado, visando reduo do risco de doenas e de outros agravos sade, conforme estabelece a Constituio Federal. DVIDA EXTERNA - Montante dos dbitos das trs esferas de governo, mais os dbitos da iniciativa privada, com residentes no exterior. DVIDA INTERNA - Montante dos dbitos das trs esferas de governo com residentes no pas. DOCUMENTOS FISCAIS - So documentos emitidos obrigatoriamente quando do fornecimento de mercadorias e bens, ou quando da prestao de servios. So fundamentais no controle e arrecadao de tributos. Os principais documentos so: Cupom Fiscal, Nota Fiscal Modelo 1, Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, Nota Fiscal de Servios, Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Nota Fiscal/Conta Telefnica, Bilhete de Passagem e outros. DOTAO ORAMENTRIA - Valor constante no oramento para fazer face a determinado servio ou obra pblica.
Fig 2

ECONOMIA INFORMAL - So os pequenos empreendimentos no registrados nos rgos oficiais (fisco municipal, estadual e federal, junta comercial) e por isso no pagam tributos. Exemplos: sacoleiros, ambulantes, camels e outros. ELISO FISCAL - Forma legal de reduzir o valor do tributo a pagar ou a recolher, quando a legislao tributria permite a reduo ou supresso do tributo a pagar, por exemplo, por meio de concesso de benefcios fiscais (isenes ou imunidades). EVASO DE DIVISAS - a retirada ilegal de riqueza produzida no pas e encaminhada ao exterior. EVASO FISCAL E CONCENTRAO DE RENDA - A evaso fiscal provoca concentrao de renda. Ocorre enriquecimento de quem provoca evaso fiscal (aumento dos lucros) e diminui o volume dos bens e servios pblicos por parte do Estado, em decorrncia da diminuio dos valores arrecadados.
77

EVASO FISCAL OU TRIBUTRIA - A evaso fiscal se d pelo no pagamento parcial ou total do tributo. Pode ser lcita (eliso fiscal) ou ilcita. A primeira, quando a legislao tributria permite a reduo ou supresso do tributo a pagar, sem infringi-la, por exemplo, por meio da concesso de benefcios fiscais (isenes ou imunidades). Na evaso ilcita ou ilegal, a reduo do montante a pagar se d mediante infrao da legislao tributria, sendo sinnimo de sonegao, geralmente combatida mediante ao de fiscalizao formal, pelo fisco, e informal, por meio da conscientizao da sociedade. FINANAS PBLICAS - o conjunto de aes e atividades que integram o processo de arrecadao e execuo de despesas pela Administrao Pblica. a gesto do patrimnio pblico. Abrange todos os atos relativos arrecadao de tributos, captao de outros recursos, formulao e execuo dos oramentos, realizao de compras, fiscalizao, controle interno e prestao de contas. FONTES DE RECEITA - So as fontes de ingresso de dinheiro aos cofres pblicos. O ingresso se d atravs da tributao, emprstimos, financiamentos, emisso de moeda, venda de patrimnio (privatizao) e outras. FUNDEF Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio: Trata-se de um fundo constitudo com parte da arrecadao de impostos, o qual deve ser aplicado exclusivamente no Ensino Fundamental. obrigatrio em todos os estados e municpios. No se trata de novos recursos e sim, uma vinculao de recursos j existentes. fiscalizado por um conselho de acompanhamento e controle social. GASTOS PBLICOS - So todos os dispndios de recursos efetuados pela Administrao Pblica. GESTO FISCAL Consiste em um conjunto de operaes desenvolvidas pela Administrao Pblica para controlar receitas e gastos pblicos, quais sejam: arrecadar, gerir e despender os recursos necessrios satisfao das necessidades pblicas.
Fig 3

GESTO PBLICA - o conjunto de operaes desenvolvidas pela Administrao Pblica para controlar receitas e gastos pblicos, ou seja: obter, criar, gerir e despender os recursos necessrios satisfao das necessidades pblicas. IMPOSTOS DIRETOS O pagamento feito diretamente pelo contribuinte: IPTU, IR (Pessoa Fsica), IPVA, ITR.

78

IMPOSTOS INDIRETOS - O valor do imposto est incluso no preo da mercadoria ou do servio adquirido pelo consumidor final, sendo o comerciante e o industrial meros repassadores destes valores aos cofres pblicos: ISS, ICMS, COFINS.

IMPOSTOS PRINCIPAIS DE COMPETNCIA DOS ESTADOS IPVA Imposto sobre a propriedade de veculos automotores Imposto cobrado pelo estado e repartido em partes iguais com o municpio onde est registrado o veculo. ICMS - Imposto sobre operaes relativas a circulao de mercadorias e prestao servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao O ICMS um imposto indireto uma vez que quem, em ltima anlise, arca com o pagamento o consumidor final. a principal fonte de receita dos estados. O ICMS responsvel por quase 93% da arrecadao de Santa Catarina. Incide sobre as relaes de consumo - circulao de mercadorias em geral, energia eltrica, comunicao (telefone por exemplo) e transporte interestadual e intermunicipal (transporte municipal est sujeito ao ISS, de competncia municipal). Do total arrecadado, 25% so distribudos entre os municpios, proporcionalmente ao movimento econmico, tornando-se uma das principais fontes de receita destes ltimos. ITCMD Imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos Incide sobre o valor venal de heranas ou legados (causa mortis) e doaes de quaisquer bens. devido pelo herdeiro ou pelo legatrio (no caso de transmisso causa mortis) ou pelo donatrio (quem recebe em doao).

IMPOSTOS PRINCIPAIS DE COMPETNCIA DOS MUNICPIOS IPTU Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana um tributo muito antigo e existe desde 1808. Trata-se de um tributo muito mal administrado, na maioria dos municpios. Incide sobre a propriedade de bem imvel situado na zona urbana dos municpios. A Constituio Federal admite a utilizao de alquotas progressivas com o objetivo de fazer com que a propriedade atenda a sua funo social. ISS Imposto sobre servios de qualquer natureza, no compreendidos na rea de incidncia do ICMS Incide sobre servios no alcanados pelo ICMS (o ICMS incide sobre servios de comunicao e transporte intermunicipal e interestadual). So contribuintes do ISS: mdicos, advogados, clnicas, hospitais, dentistas, contadores, corretores, lavanderias, hotis, transportes municipais e outros servios.

79

ITBI - Imposto sobre a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo por ato oneroso de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio. Trata-se de outro tributo antigo. Desde o sculo XIX se tem notcia da cobrana de imposto sobre a transmisso de bens. Nos dias atuais a incidncia maior deste imposto recai sobre a compra e venda de imveis.

IMPOSTOS PRINCIPAIS DE COMPETNCIA DA UNIO II Imposto sobre importao de produtos estrangeiros Incide sobre as transaes comerciais com outros pases. No tem finalidade exclusivamente arrecadatria. Sua maior utilidade consiste em regular o comrcio exterior. Assim, quando quer estimular a importao de determinado produto, a Unio reduz a alquota desse produto. Se o objetivo reduzir a importao, a alquota aumentada. IE Imposto sobre a exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados Da mesma forma que o imposto sobre importao de produtos estrangeiros (II), trata-se de imposto com finalidade regulatria, utilizado quando o pas tem interesse em desestimular a exportao de determinado produto nacional. IOF Imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios A funo principal desse imposto a de servir de instrumento de poltica econmica. Produz resultados nas polticas cambial e monetria, estimulando ou desestimulando o ingresso de moeda estrangeira no pas, aumentando ou diminuindo o custo dos emprstimos e financiamentos, assim como em relao s operaes com valores mobilirios negociados em bolsas de valores. No confundir com a CPMF, que incide sobre a movimentao financeira, saque de dinheiro de conta corrente em banco, por exemplo. IPI - Imposto sobre produtos industrializados um imposto sobre o consumo, pois, da mesma forma que o ICMS, quem suporta seu encargo o consumidor final. Incide sobre os produtos industrializados e suas alquotas variam muito em funo da seletividade. Maiores alquotas so colocadas sobre produtos suprfluos. Produtos como cigarro, whisky, vodka e outros, tm controle do pagamento do IPI atravs de selos de controle. IR Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza O Imposto de Renda incide sobre a renda oriunda do produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos. Todas as pessoas fsicas ou jurdicas que auferirem renda, esto submetidas tributao do IR. Para pessoa fsica, h uma faixa de iseno e a

80

partir de determinado valor, alquotas de 15% e 27,5%. Para pessoa jurdica, as alquotas so variveis ITR Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Imposto de competncia da Unio, objetiva desestimular a manuteno de propriedades improdutivas. O imposto cobrado pela Unio e repartido em partes iguais com o municpio onde se localiza o imvel. Contudo, a partir da Emenda Constitucional n 42, de 19/12/ 2003, o municpio poder, de acordo com a lei (Delegao das Atribuies de Arrecadao e Fiscalizao aos Municpios), optar por fiscalizar e cobrar o referido imposto, desde que no implique reduo do imposto ou qualquer outra forma de renncia fiscal. Neste caso, todo o produto da arrecadao pertencer ao municpio. IMPOSTOS PROGRESSIVOS o imposto que incide proporcionalmente capacidade contributiva da pessoa, ou seja, quem ganha ou tem mais, paga mais e quem ganha ou tem menos, paga menos. O Imposto de Renda caso tpico, impondo alquotas maiores para os maiores rendimentos. IMPOSTOS REGRESSIVOS Imposto que Fig 4 incide sobre o consumo (ICMS, por exemplo). Tem caractersticas regressivas, uma vez que incide igualmente, independentemente do poder aquisitivo do consumidor. Significa que ao comprar uma caixa de sabo em p, tanto o motorista quanto o dono de uma empresa transportadora pagam o mesmo valor a ttulo de imposto. Contudo, proporcionalmente ao poder aquisitivo de cada um, o motorista pagou muito mais. IMPROBIDADE ADMINISTATIVA - a conduta desvirtuada da Administrao Pblica, praticada por um dos seus agentes, em qualquer nvel de governo ou hierarquia. o designativo tcnico para a corrupo administrativa mediante obteno de vantagens, pelo exerccio nocivo da funo ou emprego pblico, trfico de influncia, favorecimento de poucos em detrimento da sociedade, atos praticados sem observar a legalidade, a moralidade, a publicidade (transparncia) e outros princpios que devem ser observados na Administrao Pblica. IMUNIDADE - a vedao, prevista na Constituio Federal, de cobrar impostos sobre determinados produtos, bens ou atividades, dentre os quais livros, jornais e peridicos. INCENTIVOS FISCAIS - So formas estabelecidas na legislao que visam reduo ou supresso do tributo a pagar ou a recolher, beneficiando determinados setores produtivos com o objetivo de gerar empregos, ampliar a produo, o comrcio internacional e a prestao de servios.
81

INSS Instituto Nacional do Seguro Social. uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. Suas principais atribuies so as de promover a arrecadao, fiscalizao e a cobrana das contribuies sociais devidas por trabalhadores e empresrios sobre a folha de pagamento, gerenciar os recursos do Fundo de Previdncia e Assistncia Social FPAS e conceder os benefcios previdencirios. ISENO - a dispensa legal do pagamento ou recolhimento do tributo. LEI ORGNICA MUNICIPAL - a lei maior, no mbito municipal, que organiza e normatiza o funcionamento do municpio, somente se subordinando Constituio do Estado e Constituio Federal. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - a norma legal que fixa os princpios que devem Fig 5 nortear as finanas pblicas, visando eliminar o dficit pblico (despesa maior que a receita) nas trs esferas de poder, atravs de uma gesto fiscal responsvel, com nfase no controle do gasto e do endividamento pblico. Nada mais que um cdigo de conduta do administrador pblico. LICITAO um procedimento obrigatrio que deve ser realizado sempre que a Administrao Pblica for adquirir bens, obras, mercadorias ou servios. Visa encontrar a propostas mais vantajosa para aquisio ou contratao, se for o caso, pela Administrao Pblica. MINISTRIO PBLICO - uma instituio permanente, essencial funo do Estado, encarregado de velar ou zelar pela defesa do interesse pblico, ou seja, o rgo a quem cabe a defesa do interesse geral ou pblico, mediante a observncia das normas constitucionais e legais. MOVIMENTO ECONMICO - Significa a soma dos valores gerados pelos contribuintes do ICMS com mercadorias ou servios sujeitos ao imposto, ainda que no tenha ocorrido o pagamento ou o recolhimento do imposto. Sua apurao serve para determinar o valor do ICMS e outras receitas que retornam aos municpios (Repartio da Receitas Tributrias). A soma do movimento econmico das empresas de determinado municpio resulta no movimento econmico do municpio. O movimento econmico do Estado a soma do movimento econmico dos Municpios. MEIA NOTA Ocorre quando a nota fiscal emitida totalizando quantidade ou valor das mercadorias inferior ao valor ou quantidades reais comercializada ou transportada. MULTA - uma penalidade de natureza pecuniria (deve ser paga em dinheiro), aplicada por rgos de fiscalizao, sobre pessoas fsicas e jurdicas que descumprem
82

normas administrativas. Multa no tributo, pois representa uma sano por ato ilcito, mas os recursos arrecadados so fonte de receita para os cofres pblicos. MULTA DE TRNSITO - uma penalidade de natureza pecuniria (deve ser paga em dinheiro) aplicada pelos rgos de fiscalizao do trnsito sobre o condutor do veculo que descumprir regras estabelecidas na legislao de trnsito. A multa de trnsito no tributo, pois representa uma sano por ato ilcito, mas os recursos arrecadados so fonte de receita para os cofres pblicos. NVEL DE GOVERNO - So trs os nveis ou esferas de governo: municipal, estadual e federal. NOTA FISCAL AVULSA - Documento fiscal impresso por grficas credenciadas e deve ser utilizada por pessoas no obrigadas emisso de documentos fiscais, mas que dela necessitem, e por contribuintes varejistas que no possuam nota fiscal (Modelo 1), no caso de devoluo de mercadoria. NOTA FISCAL CALADA Ocorre quando h divergncia da 1 via de uma nota fiscal (que fica em poder do comprador) e a via fixa do talo ou bloco. Na 1 via esto registrados valores corretos e na via fixa do talo ou bloco, valores inferiores, visando reduzir o imposto a recolher. um dos meios para a prtica de sonegao fiscal. NOTA FISCAL PARALELA Ocorre quando uma nota fiscal falsificada. As caractersticas impressas das notas fiscais so idnticas, inclusive a numerao. Contudo, registram quantidades e valores diferentes. A nota fiscal entregue ou enviada ao comprador contm dados reais sobre a comercializao. J a nota fiscal utilizada para apurar o imposto devido, registra valores menores a fim de diminuir o imposto a recolher. ORAMENTO - um documento, sob a forma de lei, onde so estimadas as receitas e as despesas de um determinado ano (exerccio financeiro). Cada nvel de governo possui seu oramento. ORAMENTO PARTICIPATIVO Mecanismo de gesto das polticas pblicas, mediante participao da comunidade, destinadas a decidir a melhor alocao dos recursos. A populao participa da elaborao do oramento decidindo quais as suas prioridades. ORAMENTO PBLICO Lei que contempla a previso dos recursos que o Estado tem sua disposio para administrar. Tais recursos so provenientes da arrecadao de tributos, obteno de emprstimos e financiamentos, emisso de moeda, venda de patrimnio, rendimentos obtidos pelo patrimnio estatal e outras fontes. Indica onde os recursos arrecadados sero utilizados, ou seja, um documento que prev as receitas e as despesas do exerccio. Cada nvel de governo possui o seu oramento.

83

PATRIMNIO PBLICO - o conjunto de bens, direitos e obrigaes do municpio, do estado ou da Unio, para a realizao dos seus fins. So as propriedades mveis e imveis, recursos a receber, dvidas a pagar e outros. PIB - O Produto Interno Bruto toda a riqueza produzida dentro das fronteiras do pas, em um ano. PIS/PASEP Programa de Integrao Social / Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico. So contribuies para financiar o programa seguro-desemprego e o abono anual de um salrio-mnimo pago aos trabalhadores que perceberem menos de dois salrios-mnimos de remunerao. As empresas recolhem o PIS (0,65%) calculado sobre o valor das vendas. PRESTAO DE CONTAS - o procedimento pelo qual, nos prazos legais, quem quer que utilize ou administre dinheiro pblico, est obrigado a comprovar perante os rgos competentes (Tribunais de Contas, Setor de Controle Interno) o uso dos bens e valores que lhes foram entregues. PREVIDNCIA SOCIAL - Direitos previstos na Constituio Federal, que devem ser prestados por meio de aes governamentais. So benefcios como proteo maternidade, proteo ao desemprego involuntrio, cobertura de eventos de doena, invalidez, morte, acidentes de trabalho, ajuda manuteno dos dependentes dos segurados de baixa renda, aposentadoria e outros, sob a responsabilidade dos poderes pblicos. RECEITA TRIBUTRIA - Total de recursos carreados para os cofres pblicos decorrentes da cobrana de tributos. RECURSOS PBLICOS - Representam os recursos que os municpios, estados ou a Unio tm sua disposio para administrar. Tais recursos so oriundos da arrecadao de tributos, obteno de emprstimos e financiamentos, emisso de moeda, venda de patrimnio, rendimentos obtidos pelo patrimnio estatal e outras fontes. REDUO DA BASE DE CLCULO um benefcio fiscal que prev a supresso parcial do valor que serve de base para o clculo do tributo. REPARTIO DAS RECEITAS PBLICAS - uma forma de distribuio das receitas tributrias arrecadadas, permitindo que os estados e municpios participem da arrecadao dos tributos da Unio e os municpios participem do produto arrecadado pelos estados. Existem diferentes formas de repartio das receitas. Assim, em relao aos recursos do FUNDEF, a distribuio feita de acordo com o nmero de alunos matriculados no Ensino Fundamental. No caso do Fundo de Participao dos Municpios (FPM), formado com parcelas da arrecadao do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, sua distribuio aos municpios feita de acordo com o nmero de habitantes e, em se tratando do ICMS, esta distribuio tem

84

relao direta com o movimento econmico, ou seja, com a riqueza produzida pelo municpio. SEGURIDADE SOCIAL - um conjunto de aes governamentais e da sociedade que visam assegurar direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. A seguridade social financiada com recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados e dos municpios e de contribuies sociais, dentre as quais, as receitas provenientes de concursos de prognsticos. SEGURO DESEMPREGO - um benefcio de assistncia social de carter temporrio financiado por Contribuies Sociais (PIS/PASEP) e prestado ao trabalhador que tiver sido demitido sem justa causa e estiver desempregado, desde que preenchidas determinadas condies. solicitado junto s agncias da Caixa Econmica Federal ou Postos do SINE Sistema Nacional de Emprego. SELETIVIDADE um critrio de tributao, principalmente com relao ao ICMS e ao IPI. Os produtos suprfluos ou que tenham efeitos nocivos sade tm alquotas maiores, enquanto produtos essenciais tm alquotas menores ou at mesmo iseno. As doenas decorrentes do cigarro e bebidas alcolicas, posteriormente os gastos com assistncia, so colocados sobre toda a sociedade. SERVIOS PBLICOS - So aqueles prestados pela Administrao Pblica, nas trs esferas de governo, visando satisfao de necessidades pblicas como: educao, segurana, justia, sade, habitao, transportes, saneamento e outras. SOBERANIA - Poder supremo do Estado de governar e disciplinar juridicamente a vida de um povo, dentro do seu territrio, sem sofrer interferncias de outro poder ou de outro Estado. diferente de autonomia. SONEGAO FISCAL - So atos praticados com a finalidade de fraudar a Fazenda Pblica, mediante a utilizao de meios ilcitos para reduzir, suprimir ou retardar o pagamento ou recolhimento do tributo devido. SUS Sistema nico de Sade. um conjunto de aes governamentais criado para organizar e fazer funcionar os servios correspondentes promoo, proteo e recuperao da sade. Envolve rgos e instituies pblicas e a iniciativa privada, em carter complementar.

Fig 6

TRABALHO INFORMAL Trabalho desenvolvido por pequenos empreendimentos ou autnomos sem qualquer registro junto ao poder pblico competente para fins de controle. O trabalho informal implica prejuzos para a arrecadao tributria e para o prprio trabalhador informal.
85

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO - o rgo auxiliar do Poder Legislativo encarregado da fiscalizao das entidades ou rgos pblicos estaduais ou municipais. TRIBUTOS - a parcela que a sociedade entrega ao Estado, em dinheiro, de forma obrigatria, para financiamento dos gastos pblicos. Tributo gnero do qual so espcies: Impostos, Taxas, Contribuies de Melhoria, Emprstimos Compulsrios e Contribuies Especiais.

a) IMPOSTO: o tributo cobrado sem que haja uma contraprestao especfica para este ou aquele servio ou para realizar esta ou aquela obra. b) TAXA: o tributo cobrado em relao ao qual h a obrigao de prestao de um servio (por exemplo, nos alvars de licenciamento para construo e confeco de Carteira de Identidade, dentre outros) e no se confunde com a remunerao de servios pblicos como: fornecimento de gua, esgoto, luz ou telefone, os quais constituem tarifas ou preos pblicos e no taxas. c) CONTRIBUIO DE MELHORIA: o tributo cobrado em razo de obra pblica que beneficie o contribuinte. d) EMPRSTIMO COMPULSRIO: o tributo cobrado exclusivamente pela Unio e restituvel. Destina-se a cobrir despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica ou guerra externa, ou ainda, em caso de investimento pblico urgente de relevante interesse nacional. e) CONTRIBUIO ESPECIAL: o tributo cobrado com finalidade especfica. Existem diversas espcies de contribuies especiais, sendo a mais importante delas a Contribuio Social, assim chamadas porque destinadas ao financiamento da seguridade social (sade, previdncia e assistncia social).
VINCULAO DE RECEITAS TRIBUTRIAS - So recursos de origem tributria e que devem ser aplicados em reas especficas, sendo as mais importantes quelas vinculadas s reas de educao e sade. Lista de Ilustraes
Fig 1: Disponvel em: <http://www.bethynha.com.br/imagens/jpg/dinheiro1.jpg e http:// images.amazon.com/images/P/B00004TFL6.01.LZZZZZZZ.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 2: Disponvel em: <http://www.brasil.indymedia.org/icon/2002/08/234901.jpg> Acesso em: 26 maio 2004. Fig 3: Disponvel em: <http://www.illustration.pp.se/bilder/people/malarprinsen.jpg> Acesso em: 26 maio 2004. Fig 4: Disponvel em: <http://pernambaiano.festim.net/archives/leao.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 5: Disponvel em: <http://www.financasparaavida.com.br/imagens/cifrao2.jpg> Acesso em: 18 junho 2005. Fig 6: Disponvel em: <http://www.spaequilibrio.com.br/medico.jpg> Acesso em: 18 junho 2005.

86

VI SUGESTES DE LIVROS DE LITERATURA PARA O ENSINO MDIO


1. 200 Crnicas Escolhidas. Rubem Braga; Record 2. 21 Contos pelo Telefone. Lgia Fagundes Telles; Bookman Comrcio de Livros. Ltda. 3. 234 Mini-histrias. Dalton Trevisan; Record 4. 99 Corruinas Nanicas. Dalton Trevisan; LPM 5. A Bela e a Fera. Clarice Lispector; Rocco 6. A colina dos suspiros. Moacir Scliar. So Paulo: Moderna. 7. A Guerra de Canudos. Francisco Martins. tica. So Paulo. 8. A Infncia Acabou. Renato Tapajs; tica 9. A Primeira Histria do Brasil. Pero de Magalhes Gandavo; Zahar 10. A Semente da Vitria. Nuno Cobra; SENAC 11. Abusado. Caco Barcellos. Record 12. Agosto. Rubem Fonseca; Cia das Letras 13. Amor de Beduno. Malba Tahan; Record 14. As Grandes Esperanas. Charles Dickens; Villa Rica 15. As trs irms. Anton Tchekov. 1901 16. Astrcia. Cristovan Buarque; Gerao 17. Atravs do Espelho. Josten Gaarder; Cia das Letras 18. Banquete com os Deuses. Lus Fernando Verssimo; Objetiva 19. Bar Don Juan. Antonio Callado; Nova Fronteira 20. Blecaute. Marcelo Rubens Paiva; ARX 21. Brava Gente Brasileira. Mrcio Moreira Alves; Nova Fronteira 22. Budapeste. Chico Buarque de Holanda; Cia das Letras 23. Buscando Seu Mindinho. Mario Prata; Objetiva 24. Calunga. Jorge de Lima; Ed; Record 25. Capo Pecado. Ferrez; Labortexto 26. Capites de Areia. Jorge Amado; Record 27. Cara ou Coroa. Fernando Sabino; tica 28. Chico Mendes Crime e Castigo. Zuenir Ventura; Cia das Letras 29. Cidade Partida. Zuenir Ventura; Cia. das Letras 30. Clube dos Anjos: a Gula. Lus Fernando Verssimo; Objetiva 31. Contos Inacabados. J.R.R. Tolkien; Martins Fontes 32. Crnicas de Educao. Ceclia Meireles. 1 a 5. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 33. Danando no Ar Trilogia da Magia, Vol I. Nora Roberts. Bertrand 34. Dirio de um Magro 2 a Volta ao SPA. Mario Prata; Objetiva 35. Ditadura Derrotada. Hlio Gaspari; Cia das Letras 36. Ditadura Envergonhada. Hlio Gaspari; Cia das Letras 37. Ditadura Escancarada. Hlio Gaspari; Cia das Letras 38. E agora? Odete de Barros Mott; Atual 39. Estao Carandiru. Druzio Varella; Cia das Letras 40. Euclides: a conquista do espao. Carlos Tomei. Odysseus 41. Harry Potter e a Cmara Secreta. J. K. Rowling; Rocco 42. Harry Potter e a Ordem da Fnix. J. K. Rowling; Rocco 43. Harry Potter e a Pedra Filosofal. J. K. Rowling; Rocco 44. Harry Potter e o Clice de Fogo. J. K. Rowling; Rocco 45. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. J. K. Rowling; Rocco 46. Memrias do Crcere. Graciliano Ramos; Record 47. Menino de Engenho. Jos |Lins do Rego; Jos Olympio 48. Meninos sem Ptria. Luiz Puntel; tica 49. O Centauro no Jardim. Moacir Scliar; Cia. das Letras
87

50. O Cdigo Da Vinci. Dan Brown. Sextante 51. O Homem que matou Getlio Vargas. J Soares; Cia das Letras 52. O mistrio da Fbrica de Livros. Pedro Bandeira; Moderna 53. O Mundo de Sofia. Josten Gaarder; Cia das Letras 54. O Senhor dos Anis, Trilogia. J. R. R. Tolkien; Martins Fontes 55. O velho e o mar, Ernest Hemingway. Bertrand Brasil. 56. O Xang de Backerstreet. J Soares; Cia. das Letras 57. Os carbonrios. Alfredo Sirkis. Record 58. Os Estatutos do Homem. Thiago de Mello; Inovao Distr. de Livros Ltda. 59. Pensar e Transgredir. Lya Luft; Record 60. Perdas e Ganhos. Lya Luft; Record 61. Um Assassinato, um Mistrio e um Casamento. Mark Twain; Objetiva 62. Ulace e Joo Victor. Rosa Amanda Strausz. Salamandra, 2002. 63. Vidas Secas. Graciliano Ramos; Record 64. Viver para Contar. Gabriel Garcia Marquez; Record

88

VII BIBLIOGRAFIA GERAL


ABREU, Maria Auxiliadora Maroneze de. et al. Metodologia do Ensino da Matemtica. Florianpolis: Editora da UFSC, 2002. ______; CABRAL, Juara Teresinha. Educao Fiscal: educar para a cidadania. Florianpolis: Prelo, 2003. ANDERSON, Perry. Afinidades seletivas. So Paulo: Boitempo, 2003. APPLE, Michael W. Educando direita. So Paulo: Cortez, 2003. ARANA, Luis V. Aqicultura e Desenvolvimento Sustentvel: subsdios para a formulao de polticas de desenvolvimento da aqicultura brasileira. Florianpolis: UFSC, 1999. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989. ______. Entre o passado e o futuro. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 2000. ARNS, D. Paulo Evaristo et al. Igreja, Classe Trabalhadora e Democracia. So Paulo: Paulinas, 1985. ARROYO, Miguel G. Ofcio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrpolis: Vozes, 2002. BALTAZAR, Ubaldo Csar; PALMEIRA, Marcos Rogrio. Temas de Direito Tributrio. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2001. BAQUERO, Ricardo. Vygostky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: ArtmedBookman, 2004. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. BESSE, Guy; CAVEING, Maurice. POLITZER: Princpios fundamentais de filosofia. So Paulo: Hemus, 1985. BETTO, Frei; FREIRE, Paulo; KOTSCHO, Ricardo. Essa escola chamada vida. So Paulo: Editora tica, 2003. BOFF, Leonardo et al. Direitos humanos. Direito dos pobres. So Paulo: Vozes, 1991. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educao. So Paulo: Vozes, 2000. BOURDOUKAN, Georges.O peregrino. So Paulo: Casa Amarela, 2000. BRASIL, Ministrio da Justia. Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. PNDH em Movimento. Ano 1, Numero 6 Julho/ setembro de 1998. BRASIL. Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais Secretaria da Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Direitos Humanos no cotidiano: Manual. 2. Braslia: 2001. BRASIL. Ministrio da Educao Secretaria de Educao distncia. TV Escola N 27 maio/junho 2002. Edio Era Editorial. Braslia DF, 2002. BRASIL. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e da Famlia. Estatuto da Criana e do Adolescente. 1999. CABRAL, J. T. A sexualidade no mundo ocidental. Campinas: Papirus, 1995. CANDAU, Vera Maria. et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedaggicas de direitos humanos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1995. ______. Cultura e Democracia o discurso competente e outras falas. 3. ed. So Paulo: Moderna, 1984. CHOMSKY, Noan. A luta de classes. Porto Alegre: Artmed-Bookman, 2000. CLMENT, Catherine. A viagem de Tho. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. CODO, Wanderley. Educao, carinho e trabalho. Petrpolis: Vozes, 1999.

89

Coleo Construindo Nossa Memria. So Paulo: FTD, 1997-2000. Coleo O Sabor da Histria. So Paulo: FTD, 2000. Coleo Pginas da Histria. So Paulo: FTD, 1998. Coleo Tudo Histria. So Paulo: Brasiliense. Como exercer sua cidadania. Coleo entenda e aprenda. So Paulo: Editora Bei COOK, Kathy. O Poo de Ryan. Selees do Readers Digest. Dezembro de 2001. COSTA, Carolina. O samba pede passagem. Educao. So Paulo, n.65, p.9, 7 setembro, 2002. DAVYDOV, V. V. La renovacin de la Educacin y el desarrollo mental de los alumnos. Revista de Pedagoga. Santiago: v.67, n. 403, p.197199, junho, 1988. ______. Tipos de generalizacin en la enseanza. Habana: Editorial Pueblo y Educacin, 1982. DAVYDOV; SHUARE (Orgs). La psicologia evolutiva y pedagogica em la URSS (Antologia). Moscou: Progresso, 1987. DIEGUES, Antnio Carlos. O Mito Moderno da Natureza Intocada. 3. ed. So Paulo: Hucitec, Ncleo de Apoio Pesquisa sobre Populaes Humanas e reas midas Brasileiras, USP, 2000. DIMENSTEIN, Gilberto; ALVES, Ruben. Fomos maus alunos. So Paulo, Campinas: Papirus, 2003. DUARTE, Newton. A individualidade para si: Contribuio a uma teoria histricosocial de formao do indivduo.Campinas: Autores Associados, 1993. ______. Educao escolar: teoria do cotidiano e a escola de VIGOTSKI. Coleo Polmicas do Nosso Tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. ______. Vigotski e o aprender a aprender. Crtica s apropriaes neoliberais e psmodernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. ESCAMEZ, Joan. Protagonismo na educao. Porto Alegre: Artmed-Bookman, 2003. FABICHAK, Irineu. ABC do Pescador. 5. ed. So Paulo: Nobel, 1975. FERRZ. Capo pecado. So Paulo: Labortexto, 2000. FIORI, Jos Lus. 60 lies dos 90. Rio de Janeiro. Record, 2001. FONTANA, Roseli A. Cao. Mediao pedaggica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996. FONTANELLA, Francisco Ricieri. Finanas pblicas: lies introdutrias destinadas aos docentes do programa de educao fiscal. SEF. Florianpolis, 2001. ______. Tributao: lies introdutrias e destinadas aos docentes do projeto de educao tributria. Verso 5. Florianpolis; maio, 1999. FREIRE, Gilberto. Americanidade e latinidade. Braslia: UNB, 2003. GALLO, Slvio. (Coord). tica e cidadania. Campinas: Papirus, 1997. GENTILE, Pablo. Reinventar a escola pblica. So Paulo: Vozes, 2003. GERALDI, Joo Wanderlei. Portos de Passagem. So Paulo: Martins Fontes, 1993. GIDDENS, Anthony. A constituio da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2003. GLEISER, Marcelo. O fim da terra e do cu - o apocalipse na cincia e na religio. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. HARNECKER, Marta; URIBE, Gabriela. Explorao Capitalista. So Paulo: Global, 1979. JR SILVA, Hedio. Discriminao racial nas escolas. Braslia: UNESCO, 2002. KADARE, Ismail. Abril despedaado. So Paulo: Cia. das Letras, 2001. KLIKSBERG, Bernardo. Amrica Latina: uma regio de risco-pobreza, desigualdade e institucionalidade social. Braslia: UNESCO, Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, 2000. ______. Por uma economia com face mais humana. Braslia: UNESCO Brasil, 2003.
90

KOZULIN, Alxis. La psicologia de Vygotsky. Madrid: Alianza Editorial, 1994. LAFER, Celso. A reconstruo dos direitos humanos. So Paulo: Cia das Letras, 1988. LAGO, Paulo Fernando. Comunidade Pesqueira de Santa Catarina. Condies sociais e econmicas do pescador artesanal e aspectos da atividade pesqueira em Santa Catarina. Rio de Janeiro: Sai, 1968. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. So Paulo: tica, 2000. LEDO, Blanca Sierra de. O Mar e seus recursos ictcos. Florianpolis: UFSC, 1983. LEFF, Enrique. Saber ambiental - sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrpolis: Vozes: 2001. LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. La Habana. Editoria Pueblo y Educacin.1985. ______. El aprendizaje como Problema em la Psicologia. In: Psicologia Sovitica Contempornea. Habana, Cuba: Srie Cincia e Tcnica. Instituto do Livro, 1967. ______. La cultura del Hombre y Problemas. Tese sobre educacin de los ricos. Grijalbo, 1968. ______. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. ______. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicolgicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Centauro, 2003. LURIA, A. R. Desarrollo Histrico de los Processos Cognitivos. Madrid: Ediciones Akal, 1987. ______. Pensamento e linguagem: as ltimas conferncias de Luria. Porto Alegre: Artmed, 1987. ______. Speech and intellect of rural, urban and homeless children. Selected Writings. Nova York: Sharpe, 1978. LURIA; LEONTIEV. Psicologia e Pedagogia: bases psicolgicas da aprendizagem e do desenvolvimento. So Paulo: Moraes, 1991. MACLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionrio. Porto Alegre: Artmed-Bookman, 1999. MARTINI, George; PELIANO, Jos Carlos P. Migrantes no mercado de trabalho metropolitano. Braslia: IPEA, 1978. Srie Estudo para o Planejamento. MARX. Karl. Elementos fundamentales para la critica de la economia poltica. (Grundisse) 1857-58, v.II, Mxico: Siglo XXI, 1972. MATOS, B.T.P; LOPES, C.Q., et al. Considerando mais o lixo. Florianpolis: Insular, 1999. MENDONA, Maria Luisa. O direito alimentao. Caros Amigos, So Paulo. n. 61. p. 41, abril de 2002. MENDONA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos. Vozes. Rio de Janeiro, 1994. MISSO TERRA. O resgate do planeta. Agenda 21. So Paulo: Melhoramentos. 2000. MOONEY, Pat Roy. O sculo 21. So Paulo: Expresso Popular, 2002. MOREIRA, Daniel Augusto. Analfabetismo funcional o mal nosso de cada dia. So Paulo: Thonson Pioneira, 2003. MORGA, Antnio. (Org). Histria das mulheres de Santa Catarina. Florianpolis: Letras Contempornea, 2004. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ______. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2001. ______. X da questo: o sujeito flor da pele. Porto Alegre: Artmed, 2003. MORTHY, Lauro (Org). Reforma tributria em questo. Braslia: UNB, 2003. NOLETO, Marlova J; WERTHIN, Jorge (Orgs). Pobreza e desigualdade no Brasil: traando caminhos para a incluso social. Braslia: UNESCO Brasil, 2003.

91

PACHECO, Anelise. Das estrelas mveis do pensamento. So Paulo: Record, 2004. PELLEGRINI, Domingos. No comeo de tudo. So Paulo: Nova Alexandria, 2003. PEREIRA, Reinaldo e Silva, (Org). Direitos humanos como educao para a justia. So Paulo: LTR, 1998. PINSKI, Jaime; PINSKI, Carla Bassanezi (Orgs). Histria da cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. PINTO R. GERUSA; LIMA, Regina. O dia-a-dia do professor. V. 5. 3 e 4 srie. Minas Gerais: FAPI LTDA. MG: 1998. PORTELA, Fernando; ANDRADE, Joaquim C. de. Secas no Nordeste. So Paulo: tica, 1991. ______; RUA, Joo. Estados Unidos. tica, So Paulo, 1995. ______; VESENTINI, Jos W. xodo Rural e urbanizao. tica. So Paulo, 1998. QUEVEDO, Jlio; ORDOEZ, Marlene; SALES, Geraldo. Santa Catarina. Scipione, 1997. REVISTA TV ESCOLA, n27 maio/junho 2002. RITCHER, Ivone Mendes. Interculturalidade e esttica do cotidiano das artes visuais. So Paulo, Campinas: Mercado das Letras, 2003. ROSA, Alberto; MONTEIRO, Igncio. O contexto histrico do trabalho de Vygotsky: uma abordagem scio-histrica. In: MOL. Luis C. Vygotsky e a Educao: implicaes pedaggicas da psicologia scio-histrica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. RUBINSTEIN, S. L. El Ser y la Conciencia. Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos, [s.d.] SAID, Edward. Reflexes sobre o exlio e outros ensaios. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educao Infantil, Ensino Fundamental e Mdio: Temas Multidisciplinares. Florianpolis: COGEN, 1998. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto; Secretaria de Estado da Fazenda Educao Fiscal: Ensino Mdio caderno do professor Florianpolis: Editora, 2001. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto; Secretaria do Estado da Fazenda. Educao Fiscal: Ensino Fundamental-caderno do professor 5a 8 sries. Florianpolis: Editora, 2001. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto; Secretaria do Estado da Fazenda. Educao Fiscal: Ensino Fundamental-caderno do professor 1a 4 sries. Florianpolis: Editora, 2001. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado, da Educao e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio: disciplinas curriculares Florianpolis: COGEN, 1998. SANTA CATARINA. Constituio do Estado de Santa Catarina, promulgada em 05 de outubro de 1989. SANTA CATARINA. Estatuto da Criana e do Adolescente. Secretaria de Estado Do Desenvolvimento Social e da Famlia. Florianpolis: 1999. SANTA CATARINA. Fundao Municipal do Meio Ambiente de Florianpolis FLORAN. Manual de legislao do meio ambiente.Florianpolis: 2000. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Caderno Tempo de Aprender 1. Florianpolis, 1999. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Diretrizes 3: organizao da prtica escolar na educao bsica: conceitos cientficos essenciais, competncias e habilidades. Florianpolis: Diretoria de Ensino Fundamental/Diretoria de Ensino Mdio, 2001.

92

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto; Secretaria de Estado da Fazenda. Educao Fiscal: Santa Catarina Olhando para o Futuro. Ensino Fundamental caderno do professor 5 a 8 sries. Florianpolis: Editora, 2002. SANTIAGO, Theo (Org.). Descolonizao. So Paulo: Francisco Alves, 1977. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez, 1997. SANTOS, Silvio Coelho dos (Org.) Santa Catarina no sculo XX. Florianpolis: UFSC Univale e FCC edies, 1999. Srie Discusso Aberta. So Paulo: tica, 1990-2000. Srie Histria em Movimento. So Paulo: Ed tica, 1999. Srie Mdia e mobilizao social. So Paulo: Cortez. SILVA, Tomaz Tadeu da. Aliengenas em sala de aula. So Paulo: Vozes, 1999. ______. Teoria cultural e educao. Belo Horizonte: Autntica, 2000. SINGER, Paul. A Formao da Classe Operria. So Paulo. Atual, 1985 ______. Brasil na crise: perigos e oportunidades. So Paulo: Contexto, 2002. ______. Capitalismo - sua evoluo, sua lgica e sua dinmica, So Paulo: Moderna, 1987. ______. Globalizao e desemprego: diagnsticos. So Paulo: Contexto, 2003. ______. Repartio da renda - ricos e pobres sob o regime militar, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. SODR, F; AZEVEDO, A. C. A Pesca como Atividade Econmica: Problemas e Solues, 1976. SPECK, Bruno Wilhelm. Caminhos da transparncia. So Paulo, Campinas: UNICAMP, 2002. SPINK, Mary Jane. (Org). A cidadania em construo: uma reflexo transdisciplinar. So Paulo: Cortez, 1994. TELES, Maria Luiza Silveira. Educao sem fronteiras. So Paulo: Vozes, 2003. THOMPSON, Paul. A voz do passado: histria oral. So Paulo: Paz e Terra, 1992. TISHMAN, Shari; PERKINS, David N; TAY, Eileen. A cultura do pensamento na sala de aula. Porto Alegre: Artmed. 1999. TOPALOV, Christian. Estruturas Agrrias Brasileiras. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. ______. Sociedade e Trabalho na Histria. Revista Brasileira de Histria . V. 6. So Paulo: Marco Zero, 1986. TRAUT, Emma Bruner. Os fundadores das grandes religies. So Paulo: Vozes, 1999. TRINDADE, Jos Damio de Lima. Histria social dos direitos humanos. So Paulo: Peirpolis, 2002. UNESCO. Um novo caminho para o Brasil no sculo XXI. Braslia, 2002. UNESCO. Declarao Universal sobre o Genoma Humanos e os Direitos Humanos: Da teoria prtica. Braslia: 2001. UNESCO INFORME MUNDIAL SOBRE A CULTURA, 2000: Diversidade cultural, conflito e pluralismo, Brasil: Moderna, 2003. VALENTE, Ana Lucia E.F. Educao e diversidade cultural. So Paulo: Moderna, 1999. VALRIO, Walter Paldes. Programa de direito tributrio: parte geral. 15. ed. Porto Alegre: Sulina, 1997. VIDAL, J.W. Batista; VASCONCELOS, Gilberto F. Poder dos trpicos. So Paulo: Casa Amarela, 1998. VIEIRA, Liszt. Os argonautas da civilizao: a sociedade civil na globalizao: Rio de Janeiro: Record, 2001.

93

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Antdoto, 1979. ______. Psicologia e pedagogia: bases psicolgicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1991. VYGOTSKI, LRIA, LEONTIEV. El Desarrollo de los Processos Psicolgicos Superiores. Barcelona: Editorial Crtica, 1989. ______. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. So Paulo: cone, 1988. ______. Obras Escogidas II Incluye Pensamento y Lenguaje, Conferecias sobre Psicologia. Madrid: Visor Distribuiciones, 1993. ______. Obras Escogidas III: Incluye Problemas del Desarrollo de la Psique.Madrid: Visor Distribuiciones, 1995. ______. Obras Escogidas IV: Incluye Paidologia del Adolescente, Problemas de la Psicologia Infantil. Madrid: Visor Distribuiciones, 1996. ______. Teoria e Mtodo em Psicologia. So Paulo: Martins Fontes, 1996. ______. A Formao social da mente. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1989. WAISELFISZ, Beatriz et al. Cultura cientfica: um direito de todos. Braslia: UNESCO Brasil, 2004. WATANABE, Marta. Guia valor econmico de disputas tributrias. So Paulo:Globo, 2004. ZUNINO, Delia Lener de. O pensamento de Vygotsky e Baktin no Brasil. Campinas, So Paulo: Papirus, 1994.

STIOS NA INTERNET www.sed.rct-sc.br Secretaria de Estado da Educao, Cincia e Tecnologia SC www.sef.sc.gov.br Secretaria de Estado da Fazenda SC Ministrio da Educao: www.mec.gov.br Secretaria da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br/ www.aprendiz.com.br www.scielo.br

REVISTAS E CADERNOS Cadernos UNESCO Brasil. Srie Educao. Braslia:UNESCO Brasil, 2004. Revista Caros Amigos, Editora Casa Amarela. Revista Educao, Editora Projeto. Revista Escola, Editora Abril.

94

Anotaes

95

Anotaes

96

You might also like