You are on page 1of 37

S e n s o r e s d e N v e l

INTRODUO A medio de nvel, embora tenha conceituao simples, requer por vezes artifcios e tcnicas apuradas. O nvel uma varivel importante na indstria no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico. Na indstria se requer medies tanto de nvel de lquidos como de slidos. Para facilitar a compreenso costuma-se definir nvel, como sendo a altura do contedo de um reservatrio, que poder ser um lquido ou um slido.

CLASSIFICAO E TIPO DE MEDIDORES DE NVEL A medida do nvel de um reservatrio contendo lquido ou slido efetuada a fim de manter esta varivel em um valor fixo ou entre dois valores determinados, ou ainda para determinar a quantidade (volume ou massa) do fluido em questo. Existem dois mtodos de medio que so usados nos processos em geral. a) Mtodo de Medio Direta a medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

239

b) Mtodo da Medio Indireta o tipo de medio que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel. A tabela 8.1, a seguir, mostra alguns de medidores de nvel mais utilizados na instrumentao. Tabela 8.1 Sensores de Nvel mais utilizados MEDIO DIRETA MEDIO INDIRETA

- Rguas ou Gabaritos - Displace (empuxo) - Visores de Nvel - Bia ou Flutuador - Presso diferencial (diafragma) - Borbulhador - Capacitncia eletrosttica - Ultra-snico - Por pesagem - Por raio gama

MEDIDORES DE NVEL POR MEDIO DIRETA

Medidor de Nvel Tipo Rgua ou Gabarito. Consiste em uma rgua graduada que tem o comprimento conveniente, para ser introduzido dentro do reservatrio onde vai ser medido o nvel (Figura 8.01). A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento marcado na rgua, pelo lquido. So instrumentos simples e de baixo custo permitindo medidas instantneas. A graduao da rgua deve ser feita a uma temperatura de referncia, podendo estar graduada em unidades de comprimento, volume ou Massa.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

240

Figura 8.1 - Rgua ou Gabarito. Visores de Nvel Aplica-se nestes instrumentos o princpio dos vasos comunicantes. Um tubo transparente colocado a partir da base do reservatrio at o seu ponto mais alto, permitindo a leitura precisa do nvel do lquido, mesmo para altas presses. Os visores de nvel se destinam exclusivamente monitorao do nvel de lquido ou da interface entre dois lquidos imiscveis, em vasos, colunas, reatores, tanques, etc. submetidos ou no presso. Os visores so aplicados quase na totalidade dos casos de monitorao local do nvel, devido ao seu baixo custo em comparao com outros tipos de instrumentos, a no ser em casos onde a presso e temperatura sejam excessivas e impeam a sua utilizao.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

241

Devido s suas caractersticas construtivas, os visores de nvel so de fcil manuteno e construdos de maneira a oferecer segurana na operao. Para atender as mais variadas aplicaes em diversos processos existem atualmente os visores do tipo tubular, de vidro plano, magnticos e os especiais para uso em caldeiras. Sero analisados os Visores o tipo tubular e de viro plano.

A - Visores de Vidro Tubular Estes visores so normalmente fabricados com tubos de vidro retos com paredes de espessuras adequada a cada aplicao. Estes tubos so fixados entre duas vlvulas de bloqueio de desenho especial atravs de unio e juntas de vedao apropriadas a cada especificao de projetos (Figura 8.2). O comprimento e o dimetro do tubo iro depender das condies a que estar submetido o visor, porm convm observar que os mesmos no suportam altas presses e temperaturas. Para proteo do tubo de vidro contra eventuais choques externos, so fornecidas hastes protetoras metlicas colocadas em torno do tubo de vidro ou com tubos ou chapas plsticas envolvendo o mesmo. Os tubos de vidro tm dimetros normalizados onde para cada dimenso esto relacionados valores de presso e temperatura mximas permissveis. Devido s caractersticas construtivas, os visores de vidro tubular no suportam altas presses e temperaturas, bem como apresentam alta probabilidade de quebra acidental do vidro por choque externo.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

242

Figura 8.2 - Visores Tubulares Devido s limitaes quanto a sua resistncia a segurana, os visores de vidro tubular so recomendados para uso em processos que no apresentam presses superiores a cerca de 2,0 bar e em temperaturas que no excedam a 100 C. No se recomenda o seu uso com lquidos txicos, inflamveis ou corrosivos, visto que a fragilidade destes instrumentos aumenta a possibilidade de perda de produto contido no equipamento. Recomenda-se que o comprimento do tubo no exceda os 750 mm. Caso seja necessrio cobrir faixas de variao de nvel maiores, recomenda-se usar dois ou mais visores com sobreposio (Figura 8.3) de faixas visveis.

Figura 8.3 - Esquema de visor com sobreposio das faixas visveis

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

243

B - Visores de Vidro Plano Os vidros planos substituram, ao longo dos anos, quase a totalidade dos visores tubulares. Esse fato decorre da inerente falta de segurana apresentada pelos visores tubulares em aplicaes com presses elevadas. Atualmente, os visores planos representam cerca de 90% das aplicaes de visores de nvel em plantas industriais. Os visores de vidro plano tm o aspecto mostrado na Figura 8.4(a). So compostos de um ou vrios mdulos onde se fixam barras planas de vidro. Estes mdulos so conhecidos como sees dos visores. Apesar da diversidade de modelos e fabricantes, cada seo apresenta uma altura variando de 100 a 350 mm e, dependendo do desnvel a ser medido, os visores podem ser compostos de vrias sees (visor multisseo). Contudo, recomenda-se que cada visor tenha, no mximo, quatro sees. Ultrapassa esse limite, o peso da unidade torna-se excessivo e o visor pode deixar de ser autosustentvel, necessitando de suportes adicionais. Caso sejam previstas variaes amplas na temperatura do fluido, o visor dever ser provido com loops de expanso para possibilitar a dilatao ou contrao resultantes. Quando o desnvel a ser medido exigir um nmero de sees adicionais sero sobrepostos como mostra a Figura 8.4(b). As principais desvantagens dos visores multissees so as regies de no visibilidade entre sees adjacentes que medem tipicamente 38 mm. A especificao dos materiais das diversas partes depende da aplicao (temperatura, presso, tipo de fluido, etc.), mas de um modo geral, pode-se dizer que seus componentes so:

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

244

Vidro de borossilicato temperado capaz de suportar choques trmicos e mecnicos. Devido sua prpria natureza, no dever ser aplicado qualquer esforo que resulte em flexo.

(a)

(b)

Figura 8.4 - (a)Visor de vidro plano com trs sees; (b)Visores sobrepostos.

Corpo de Visor A cmara por onde passa o fluido geralmente em ao carbono usinado. Para fluidos corrosivos ou alta presso dever ser utilizado ao inoxidvel. Espelho A tampa frontal, que deve suportar altas tenses, fabricada em ferro modular ou ao carbono/inoxidvel (para presses mdias e elevadas).

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

245

Juntas As juntas de vedao so em papelo hidrulico e as juntas almofadas de amianto (grafitado). Geralmente a instalao de um visor de vidro requer os seguintes acessrios adicionais (Figura 8.5): -Vlvulas de isolao das tomadas de amostra (vlvula 1 e 2). -Vlvula de bloqueio junto ao visor, normalmente, so vlvulas de trs vias (3 e 4) que permitem conectar o visor tubulao de tomada no equipamento ou sada de dreno ou respiro. -Vlvula de dreno (5) instalada na extremidade inferior do visor. Eventualmente poder ser instalada tambm uma vlvula para respiro em lugar do plugue, mostrado na Figura 8.5. -A especificao da classe de presso, material e outras caractersticas das vlvulas, tubo e do prprio visor devem seguir a especificao do equipamento a ele relacionado. Vrias opes para instalao de instrumentos de nvel podem ser usadas. O API-RP550 (Manual of Instrumentation of Refinery Instruments and Control System - Parte 1 - Seo 2), mostra vrias alternativas para instalao de visores, bem como recomendaes quanto dimenso e tipos de vlvulas, conexes e tubulaes. 1 - Vlvula de isolao 2 - Vlvula de isolao 3 - Vlvula de bloqueio 4 - Vlvula de bloqueio 5 - Vlvula de dreno 6 - Plug 7 - Equipamento 8 Coluna 9 - Visor Figura 8.5 - Instalao tpica de um visor

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

246

Por segurana, as vlvulas de bloqueio do visor podem ser dotadas de uma esfera de reteno que previna a descarga de fluido para atmosfera se, por ventura, ocorrer a quebra do vidro ou vazamento excessivo no visor. Quando se deseja maximizar a viabilidade, as vlvulas de bloqueio devero ser instaladas lateralmente. Por outro lado, para facilitar o posicionamento do visor em relao ao observador podero ser instaladas vlvulas off-set que permitem a comunicao sem obstrues entre a conexo ao visor e a sada de dreno ou respiro, j que a haste da vlvula deslocada lateralmente em relao ao canal de comunicao visor-dreno/respiro. Quando instalados em vasos onde tambm se encontram instrumentos de medio contnua de nvel recomenda-se que os visores cubram uma faixa maior que a destes, de forma a facilitar o ajuste ou verificao de funcionamento dos medidores. Os visores de vidro devem ser instalados em posio que permita ao operador uma boa visibilidade e fcil acesso para manuteno do tubo de vidro, das vlvulas e juntas. O vidro deve ser mantido sempre limpo e verificadas sempre as condies das juntas de vedao e vlvulas de bloqueio.

Medidor de Nvel tipo Flutuador A - Medidor de Nvel com flutuador interno Neste medidor de nvel um dispositivo esfrico colocado a flutuar no tanque (Figura 8.6) e seu movimento vertical convertido pela alavanca em movimento rotativo para um indicador externo.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

247

A rotao da alavanca produz uma indicao direta ou aciona um contato magntico. O flutuador tipo esfrico normalmente usado quando grande resistncia presso desejada. O flutuador desenhado de modo que a linha de centro da esfera coincida com o nvel da superfcie do lquido, proporcionando uma mxima sensibilidade na mudana de nvel. O medidor de nvel com flutuador interno usualmente utilizado em tanques abertos. Deve-se ter o cuidado para assegurar que no ocorram vazamentos quando estes so usados com presso ou em tanque de vcuo.

Figura 8.6 - Medidor de nvel com flutuador interno. B - Medidor de nvel com flutuador externo Neste medidor o flutuador colocado em uma cmara montada do lado de fora do tanque, como mostra a figura 8.7. Conforme varia o nvel do flutuador movimenta-se verticalmente. Este por sua vez transmite esta variao ao elemento indicador atravs de um sistema de alavancas. Sua vantagem sobre o sistema com flutuador interno est no fato deste ser menos afetado por oscilaes na superfcie do lquido contido no tanque.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

248

Com este medidor pode-se obter o nvel em tanques sob presso ou vcuo, medir nvel de interface entre dois lquidos de densidade diferentes e medir nvel de lquido corrosivos. indicado especialmente para os casos em que a instalao de um flutuador tipo bia dentro do tanque de medio no for recomendado.

Figura 8.7 - Medidor de nvel com flutuador externo

C - Medidor de nvel tipo flutuador livre

Figura 8.8 - Medidor de nvel tipo flutuador livre

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

249

Medidor de nvel tipo flutuador livre indica a variao do nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do flutuador ligado por meio de uma fita metlica ou corrente a um peso. O deslocamento do flutuador de utilizao deste medidor de aproximadamente de 0 a 30m.

MEDIDORES DE NVEL POR MEDIO INDIRETA

- Medidor de Nvel Tipo Deslocador (DISPLACER) Este medidor de nvel provido de um detector que utiliza o princpio de Arquimedes que diz:

Um corpo imerso em um lquido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do lquido deslocado.
A esta fora exercida pelo fluido no corpo nele submerso denominado de empuxo, ser maior quanto maior for a densidade do lquido. (Ex: Nadar no mar mais fcil que nos rios gua salgada possui maior densidade) Deslocador (DISPLACER) O deslocador comumente utilizado como sensor transmissor de nvel tem a forma de um cilindro oco, fabricado de materiais como ao inox 304 ou 316, monel, hastelloy, tefflon slido, etc. A escolha do material adequado determinada principalmente pela temperatura e poder corrosivo do fluido. No interior do cilindro, se necessrio, so depositados contrapesos granulados, a fim de ajustar o peso do deslocador. Uma vez que o empuxo aumenta com o percentual de imerso, segue-se que o peso aparente do deslocador se reduz com o aumento do nvel.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

250

Nas figuras 8.9 e 8.10, esto representados deslocadores tpicos utilizados. O deslocador pode trabalhar diretamente no interior do equipamento ou dentro de um compartimento denominado cmara, dependendo das caractersticas dinmicas do processo, propriedades fsicas do lquido e facilidade de manuteno desejada.

SLIDOS EM SUSPENSO

Figura 8.9 - Faixa de Medio e Preciso

Fig. 8.10

Sua faixa de medio varia de acordo com a aplicao sendo que a faixa mxima disponvel normalmente no mercado de 0 ~ 5.000 mm sendo que a preciso varia conforme o fabricante, entre 0,5 e 2%.

Medidor de Nvel Tipo Presso Diferencial Estes instrumentos, quando utilizados em medio de nvel, medem diferenciais de presso que so provocados pela coluna lquida presente nos equipamentos cujo nvel se deseja medir. Os instrumentos funcionando, segundo este princpio, so em geral transmissores, pelo que daremos aqui ateno.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

251

O princpio mais comum de funcionamento dos transmissores de presso diferencial do tipo diafragma o princpio de equilbrio de foras, as presses que definem um dado diferencial so aplicadas atravs das conexes de entrada do instrumento a duas cmaras situadas em lados opostos, estanques entre si e separadas por um elemento sensvel (diafragma). Estas presses, atuando sobre o elemento com uma superfcie determinada, produzem foras de mesma direo e sentidos opostos, fazendo originar uma fora resultante. Esta fora resultante, no caso de transmissor tipo clula capacitiva, provoca uma variao na relao das capacitncias C1 e C2 (Figura 8.11). Esta variao, proporcional presso diferencial convertida, amplificada proporcionando um sinal de sada em corrente na sada do transmissor (normalmente de 4-20 mA).

Figura 8.11- Esquema dos capacitores na clula capacitiva.

A - Para tanque aberto O lado de alta presso do transmissor de presso diferencial ligado pela tomada da parte inferior do tanque e o lado de baixa presso aberto para a atmosfera. Visto que a presso esttica do lquido diretamente proporcional ao peso do lquido, este pode ser obtido pela medida do primeiro. Neste caso, o medidor de presso pode ser usado em vez do transmissor de presso diferencial.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

252

O transmissor de presso diferencial usualmente montado em uma posio que corresponde o nvel baixo de medio. Se isto difcil, ele pode ser montado como mostra a figura 8.12 (c). Neste caso a supresso necessria desde que a presso adicional j esteja na parte baixa do nvel do lquido.

Figura 8.12 - Medidor Presso Diferencial (tanque aberto) No tanque fechado se a presso dentro do tanque diferente da presso atmosfrica, os lados de alta e baixa presso so conectados individualmente por tubos na parte baixa e alta do tanque respectivamente para obter presso diferencial proporcional ao nvel lquido. C - Para tanque fechado com vapor Quando se necessita medir nvel em tanque fechado contendo vapor, se faz necessrio preencher a tomada de alta presso com um lquido (normalmente gua) para evitar que se forme uma coluna de gua nesta tomada, devido

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

253

existncia de condensado que se acumularia nela e provocaria medio falsa. Neste caso, deve-se fazer a correo do efeito desta coluna. (Figura 8.13).

Figura 8.13 - Medio de Nvel com Transmissor de Presso Diferencial Caracterstica Fsica Nominais Algumas caractersticas mais comuns dos transmissores do tipo presso diferencial esto listadas a seguir: Faixa: 250/1250 mm H2O at 5000/25000 mm H2O Sinal de sada: 4 -20 mA Alimentao: 24 Vcc Presso de Projeto: Max 400 Kgf/cm2 Limites de Temperatura (ambiente e processo): - 40 a + 120C Preciso: apresenta valores de ordem de 0,1% da faixa (span), incluindo efeitos conjuntos de linearidade, histerese e repetibilidade. Conexo do processo: NPT ou NPT.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

254

Materiais Apesar de existir o recurso da utilizao de sistemas de selagem para proteger seus internos contra fluidos corrosivos, o transmissor pode apresentar uma srie de combinao de materiais para as partes que tm contato com fluido: Ao Inoxidvel 316 e 316L, Hastelloy C, Monel, Tntalo, Duranickel. Tambm podem ser fornecidos com preparao especial dos internos para operaes com oxignio e hidrognio. Os corpos (cmara de presso) so geralmente de ao inoxidvel forjado ou de ao carbono forjado (niquelado ou cadmiado). O invlucro da eletrnica normalmente de liga de alumnio alto impacto.

Frmulas de clculo da altura do lquido a) Para tanque aberto (Figura 8.14) P = .h2 .g h2 = P/g. Onde: P = P1 - P0 P0=presso atmosfrica

Figura 8.14 - Nvel em tanque aberto utilizando transmissor de flange b) Para tanque fechado (Figura 8.15) P = . h1 .g - . h2 .g (h1 - h2) = P/.g .g.(h1 - h2) = P h2 = h1 - P/.g.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

255

Figura 8.15 - Nvel de Tanque fechado com condensador Instalao Na maioria dos casos instalado no campo um suporte para tubulao (vertical ou horizontal). Seu posicionamento na linha de processos depende quase que exclusivamente da varivel a ser medida. Existem instalaes tpicas para medies de vazo de lquidos, gases e vapor. Para medies de nvel, devem ser consideradas as colunas de presso atuantes no transmissor no momento do seu ajuste e calibrao (Figura 8.16).

Figura 8.16 - Tipos de Instalao. Clculos para calibrao Onde: 1 - Nvel mximo 2 - Nvel mnimo 2-Peso especfico do lq. de selagem

1-Peso especfico de lquido

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

256

a) Tanque aberto Span: (x + y + z) . 1 Elevao de zero: Y . 1 + Z . 2 b) Tanque fechado Span: (x + y + z) . 1 Elevao de zero: Y . 1 + Z . 2 c) Com selagem lquido Span: (x + y) . 1 Supresso de zero: d . 2 - Y . 1

Medidor de Nvel tipo Borbulhador.

Neste tipo de medio, um tubo inserido no lquido em um vaso. Uma das pontas devidamente preparada submersa no lquido cujo nvel se deseja medir e atravs da ponta superior fornecido ar ou gs inerte permanentemente. O princpio no qual se baseia este tipo de medio que ser necessria uma presso de ar igual coluna lquida existente no vaso, para que o ar vena este obstculo e consiga escapar pela extremidade inferior do tubo. Na medio necessrio que se possa saber se a presso exercida pela coluna de lquido est sendo vencida ou no, e isto se torna possvel com o escape das bolhas de ar pela ponta imersa no tubo. Isto representa um pequeno valor adicional na presso de ar, desprezvel, desde que o borbulhamento no seja intenso.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

257

A medida se faz atravs de um instrumento receptor que pode ser um manmetro ou qualquer outro instrumento transmissor de presso. A Figura 8.17 mostra um esquema deste tipo de medidor.

Figura 8.17 - Medidor de nvel tipo borbulhador. Quando o nvel do lquido sobe ou desce a presso interna do tubo aumenta ou diminui respectivamente acompanhando o nvel; esta variao de presso sentida pelo instrumento receptor. Uma coluna de lquido maior requer, maior presso de ar para que haja expulso de bolhas de ar e para colunas menores, presses menores de ar. Para termos um bom ndice de preciso, necessrio que o fluxo de ar ou gs seja mantido constante em qualquer situao e para conseguirmos esta condio temos diversas maneiras, seja pela utilizao de orifcios de restrio, vlvulas-agulha, rotmetros com reguladores de presso diferencial,

borbulhadores regulveis, entre outros. As vlvulas-agulha e os orifcios de restrio so utilizados por constiturem limitadores de vazo. Podem ser regulados, no caso das vlvulas-agulha, at obter o borbulhamento ideal e calculado, no caso de orifcios de restrio.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

258

J o rotmetro com reguladores de presso diferencial apresentam tima preciso, pois, alm de permitirem vazo de ar ou gs, mantm o fluxo do mesmo constante regulando permanentemente a queda de presso montante e a jusante do rotmetro. A - Materiais O tubo de medio pode ser executado em qualquer material, de acordo com o fluido a ser monitorado. Ele poder ser de ao inox ou aos especiais materiais plsticos como PCV, teflon, etc. B - Erros de Calibrao O erro neste tipo de medio devido somente ao erro do elemento receptor. O sistema no introduz erros considerveis desde que

convenientemente montado e regulado. C - Recomendaes para seleo O mtodo do borbulhamento tal como descrito no indicado para vasos sob presso, visto que uma variao na presso do vaso ir afetar a leitura, somando-se coluna de lquido. Isto faz com que o instrumento receptor acuse nvel maior que o realmente existente nos vasos. Sob vcuo ocorre o mesmo. Nestes casos deve-se usar um instrumento de presso diferencial onde uma das tomadas ligada ao topo do equipamento. Os borbulhadores no so recomendados tambm, quando o ar ou gs possa contaminar ou alterar as caractersticas do produto. O ar utilizado deve ser o ar de instrumentos, seco e isento de leo, ou qualquer gs inerte. O lquido no deve conter slidos em suspenso e sua densidade deve manter sempre constante.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

259

D - Recomendaes para Instalao O tubo de medio deve ser instalado firmemente, no permitindo vibraes ou deslocamentos longitudinais. Deve-se cuidar para que equipamentos como agitadores ou serpentinas no interfiram no funcionamento dos borbulhadores. Deve-se, sempre que possvel instal-lo em um ponto onde as variaes de nvel por ondulao da superfcie sejam mnimas e onde possvel instalar quebraondas. A extremidade do tubo imersa no lquido deve ter um corte em ngulo ou um chanfro triangula com a finalidade de formar bolhas pequenas, garantindo uma presso no interior do tubo o mais estvel possvel.

Medidor de Nvel Tipo Capacitivo Um capacitor consiste de dois condutores, denominados placas, separados por um material dieltrico. Este componente, muito utilizado em circuitos eltricos, tem como principal caracterstica a propriedade de armazenar cargas eltricas. A grandeza que caracteriza um capacitor a capacitncia, expressa em Farad. Um capacitor de 1 Farad armazena 1 Coulomb de carga ao ser submetido a uma diferena de potencial de 1 Volt. Quando submetido a uma tenso alternada, o capacitor percorrido por uma corrente diretamente proporcional a sua capacitncia. A capacitncia funo da rea das placas, da distncia entre elas e da constante dieltrica do meio entre as placas.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

260

A - Princpio de Funcionamento O medidor por capacitncia consiste de uma sonda vertical inserida no vaso no qual se deseja monitorar o nvel. A sonda pode ser isolada ou no e serve como uma das placas do capacitor. A outra placa formada pelas paredes do vaso e o fluido comporta-se como dieltrico. A capacitncia medida atravs de um circuito em ponte AC, excitado por um oscilador de alta freqncia (500 kHz a 1,5 MHz). Ao variar o nvel no interior do vaso, altera-se a proporo entre o lquido e o vapor. Como a constante dieltrica da maioria dos lquidos maior que a dos vapores as variaes de nvel se traduzem em variaes (quase) lineares de capacitncia. Conseqentemente, as sondas capacitivas tambm podem ser utilizadas para detectar a interface de lquidos com constantes dieltricas (K) distintas. A Figura 8.18 ilustra a instalao de uma sonda capacitiva para medio do nvel de um lquido isolante em um vaso com paredes condutoras. mostrado, tambm, o circuito eltrico equivalente. B - Recomendaes de Utilizao Para tanques com dimetros grandes, prefervel que a sonda seja formada por um condutor central e uma blindagem concntrica, agindo como a outra placa do capacitor. Isto aumentar a sensibilidade da sonda. Essa configurao tambm utilizada quando a parede do vaso no condutora. Se o fluido for condutor, uma corrente fluir entre as placas do capacitor prejudicando a preciso. Sondas com revestimento total de Teflon ou material isolante similar devero ser utilizados. Neste caso, o revestimento da sonda o dieltrico, enquanto que o fluido comporta-se como a outra placa do capacitor.

EQ771
A B S i V C1 Ce Ce

Captulo 8 Sensores de Nvel

261

C1 C2 C3

C2 Ka L I Kp C3 R 4

R 4

S = SONDA i = ISOLADOR V = VASO Ce = C1 + C2 + C3

Figura 8.18 - Transmissor capacitivo para lquidos isolantes As sondas capacitivas com revestimento podem tambm ser utilizadas quando o fluido for corrosivo. Para tanques com alturas elevadas (acima de 3m), a sonda pode consistir de um cabo de ao isolado ancorado ao fundo. Sondas montadas horizontalmente possuem uma preciso maior e so adequadas para deteco pontual de nvel ou interface lquido-lquido-vapor ou slido-vapor. A utilizao das sondas capacitivas apresenta, por outro lado, alguns inconvenientes: -A temperatura do material altera a constante dieltrica. Um valor tpico do coeficiente de temperatura - 0,1%/C. Portanto se prevista a variao de temperatura do material, deve-se dotar o sistema de medio com um compensador automtico de temperatura. -A composio qumica e fsica do material ou alterao de sua estrutura pode afetar a constante dieltrica. Este efeito mais pronunciado nas aplicaes com slidos onde a granulometria das partculas e o seu volume especfico (m3/kg) afetam a constante dieltrica.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

262

-Em aplicaes com lquidos condutivos viscosos, possvel que o material incruste na superfcie da sonda. Em uma reduo de nvel a camada aderida superfcie acarreta um erro de medida, j que o instrumento indicar o nvel anterior reduo. Nesse caso utiliza-se sistema com proteo contra incrustao. Polpas condutoras de baixa fluidez, por exemplo, que so freqentes nas aplicaes da indstria alimentcia (mostarda, coalhada, massa de tomate, etc.), formam uma camada sobre a sonda que escoa com dificuldade e impede a medio do nvel, at que a camada tenha diminudo de espessura, de forma a tornar a sua resistncia eltrica ao longo do comprimento da sonda, e atravs do lquido at a parede do reservatrio, menor ou no mximo igual reatncia capacitiva. -A presena de bolhas de ar ou espuma na superfcie do lquido pode acarretar indicaes falsas. -A interface entre dois lquidos condutores no pode ser detectada por esse tipo. -A contaminao do fluido com gua afeta bastante a constante dieltrica, alterando a indicao, devido elevada constante dieltrica da gua. Outro problema a contaminao do isolamento da sonda com umidade. Esta contaminao especialmente problemtica com certos lquidos ou polpas (pastas) condutoras. Assim, lquidos como cido clordrico e solues de cloretos (gua do mar) formam um fino filme condutor contnuo na superfcie do isolamento, que por sua resistncia relativamente baixa, altera totalmente as caractersticas eltricas da sonda capacitiva de deteco.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

263

Medidor de Nvel Tipo Ultra-Som O ultra-som uma onda sonora (mecnica), cuja freqncia de oscilao maior do que aquela sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 kHz. A gerao ocorre quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico. Esta excitao transferida de molcula a molcula do meio com uma velocidade que depende da elasticidade e inrcia das molculas. A propagao do ultra-som depende, desta forma, do meio, se slido, lquido ou gases e sua componente longitudinal da onda propaga-se velocidade caracterstica do material, isto , funo exclusivamente deste. Na gua, a 10C, a velocidade de propagao do som de 1440 m/s, enquanto que no ar, a 20C, 343 m/s. Assim sendo, a velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de ECO, usada nos dispositivos tipo ultra-snicos, sendo funo da temperatura e da presso, cujos efeitos originados por esta ltima so desprezveis. - Gerao do ultra-som As ondas de ultra-som so geradas pela excitao eltrica de materiais piezeltricos. A caracterstica marcante desses materiais a produo de um deslocamento quando aplicamos uma tenso. Assim sendo, eles podem ser usados como geradores de ultra-som, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma fora em um material piezeltrico, resulta o aparecimento de uma tenso no seu terminal eltrico. Nesta modalidade, o material piezeltrico usado como receptor de ultra-som.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

264

Pela sua estabilidade, o quartzo cultivado um dos materiais mais recomendados para fabricao do sensor transdutor. A excitao destes transdutores pode ser realizada de trs maneiras: a) Pulso: a excitao de pulso consiste em excitar o transdutor com pulsos que podem atingir uma tenso acima de 500V e com a durao de alguns nanosegundos. A freqncia de repetio dos pulsos m de 300 a 1000 kHz. b) Onda Contnua: como o nome indica, na excitao por onda contnua o transdutor excitado por uma onda senoidal (s vezes, onda quadrada) ininterruptamente. c) Trens de onda: pode ser produzido por um gerador de ondas senoidais que ligado por um tempo e, em seguida, desligado, repetindo-se o processo periodicamente. O princpio de operao dos dispositivos ultra-snicos tem por base uma lei da tica fsica: O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo (Figura 8.19).

Figura 8.19 - Princpio de reflexo de ondas Quando uma onda ultra-snica, que se propaga em um meio, incide sobre a interface de duas substncias de densidades diferentes, faz surgir duas ondas emergentes: uma onda ultra-snica proveniente da reflexo nessa interface (onda refletida) e outra proveniente da mudana de meio de propagao, denominada

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

265

onda refratada (Figura 8.20). Cada interface refletir de forma diferente conforme esquematizado na Figura 8.20.

ONDA INCIDENTE

ECO

ECO

LQUIDO/SLIDO

Figura 8.20 Reflexo e refrao da onda ultra-snica em diferentes meios. Os dispositivos do tipo ultra-snico utilizam-se da primeira, isto , seu princpio de operao concentra-se reflexo da onda gerada pelo transdutor, quando encontra a interface com o produto cujo nvel desejamos medir ou, mais precisamente, no lapso de tempo gasto pela onda desde o instante que gerada, at o instante em que retorna quele transdutor depois de refletir-se na interface. Detector Contnuo de Nvel Neste sistema, a onda emitida e o tempo necessrio para retornar uma indicao da profundidade. O detector ultra-snico contnuo de nvel (SONAR) mede o tempo requerido por uma onda ultra-snica para ir da superfcie do lquido, refletir-se e voltar. O transdutor pode ser montado no topo do equipamento ou imerso no meio lquido, cujo nvel se deseja medir.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

266

A Figura 8.21 ilustra algumas situaes de projeto:


A B

Figura 8.21 - Detector de nvel ultra-snico e contnuo. O tipo de instalao A prev dois transdutores, um para emisso e outro para recepo, montados em receptculos distintos. Neste caso, a onda gerada no ar, propagando-se at a interface ar-lquido, onde ocorre a reflexo, para depois a onda refletida ser recebida no cristal receptor. A medio contnua do nvel de lquido se faz de uma maneira indireta, uma vez que todo o percurso da onda realizado no meio ar. Em B o transdutor gera um trem de pulsos (burst) ultra-snico e, enquanto a energia acstica gerada, o receptor est desativado. O emissor e o receptor estando num nico receptculo faz-se necessrio a ativao do receptor aps a emisso do trem de ondas, visando deteco do eco. A montagem da unidade emisso/recepo no meio gasoso traz a vantagem de se evitar o contato com o fluido do processo; em contrapartida, apresenta a desvantagem de transferir para o meio gasoso uma parcela maior de sua energia. Nas aplicaes para medio de nvel de lquidos, a direo do ngulo de incidncia deve ser de 2 em relao vertical. Na instalao C, o tempo de eco ultra-snico indica diretamente o nvel do produto. A unidade pode ainda ser montada externamente ao vaso (situao D), apresentando a vantagem adicional da no necessidade de vazar o equipamento.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

267

As instalaes C e D discutidas neste sub-item so aplicveis deteco de nvel de lquidos limpos, enquanto os esquemas A e B podem ser usados tambm para medir nveis de slidos. Medidor de Nvel tipo Radioativo Os sistemas radiamticos so utilizados para medio de nvel de lquidos, polpas ou slidos granulados em aplicaes onde nenhuma outra tecnologia disponvel pode ser aplicada. Esses sistemas consistem de uma fonte de emisso de raio gama, um detector tipo cmara de ionizao ou cintilao e uma unidade eletrnica conversora e transmissora de sinal. A fonte, normalmente de csio 137, alojada em cpsula de ao inox e blindada por chumbo ou ferro fundido, deixando desbloqueada para emisso do raio gama um ngulo de 40 (medio contnua) ou 7 (medio pontual). O detector mais utilizado formado por uma cmara contendo gs inerte (argnio, por exemplo) pressurizado, alimentado por uma tenso contnua negativa (-15 VDC) e um coletor de eltrons (que so retirados da ltima camada do tomo pela incidncia do raio gama). A corrente eltrica, produzida pela passagem do raio gama diretamente proporcional a intensidade da radiao e inversamente proporcional ao nvel do produto no silo ou tanque. Esse sinal convertido em tenso e/ou freqncia para finalmente, pela unidade eletrnica ser transmitida atravs de sinal de corrente de 4 a 20 mADC. Muitos arranjos so utilizados na instalao desses sistemas, porm a mais tpica pode ser vista na Figura 8.22, onde a fonte instalada de um lado do silo ou tanque e o detetor no outro.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

268

FONTE DE RADIAO

AMPLIFICADOR

INDICADOR

SENSOR GEIGER

Figura 8.22 Medidor de Nvel Radioativo A intensidade da fonte, que medida em Ci (Curie), calculada considerando a distncia da mesma ao detetor, a espessura e o material da parede, e o produto. J o comprimento do detetor considera o alcance de medio desejada. Medio de Nvel por Pesagem A medio de nvel por pesagem consiste basicamente na instalao de clulas de cargas nas bases de sustentao do silo cujo nvel se deseja medir. Clula de carga um sensor constitudo por fitas extensiomtricas (STRAINGAUGES) fixados adequadamente em um bloco de ao especial com dimenses calculadas para apresentar uma deformao elstica e linear quando submetido a uma fora. Essa deformao detectada pelas fitas extensiomtricas atravs da variao de sua resistncia eltrica. As clulas de carga podem ser instaladas sob os pontos de apoio da estrutura do silo, de tal forma que o seu peso nelas aplicado. O nmero de clulas de carga varia em funo da forma de silo, sendo que a soluo que apresenta melhor preciso apoiar o silo em trs clulas dispostas defasadas de 120 em relao projeo do seu centro de simetria.

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

269

Sempre que possvel o silo deve ser projetado com seo transversal circular de forma a garantir uma distribuio estvel e equalizada do peso total entre as trs clulas de carga. Em algumas instalaes existem silos apoiados em uma ou duas clulas de carga sendo os outros apoios fixos; esta soluo no recomendada devido impreciso provocada pela distribuio desigual do peso entre os apoios. Para silos pequenos podem ser usadas clulas de carga que so deformadas por trao, sendo neste caso o silo suspenso por uma nica clula, eliminando-se o problema de distribuio de carga. Os sistemas de medio de nvel atravs de pesagem exigem que o silo seja fisicamente isolado da estrutura do prdio, evitando, desta forma, que foras estranhas sejam aplicadas s clulas de carga, introduzindo erros na medio.

DETECTORES NOS PS DO SUPORTE

UNIDADE DE MEDIO

CAIXA DE JUNO

Figura 8.23 - Exemplo de sistema de pesagem Algumas alteraes do projeto estrutural do prdio podero ser necessrias, uma vez que o peso do silo no est mais distribudo em uma estrutura de sustentao, mas, sim, concentrando em pontos onde sero instaladas as clulas de carga. Os sistemas de enchimento e esvaziamento do silo devero ser cuidadosamente projetados tendo em vista minimizar sua interferncia no sistema

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

270

de medio. Deve ser evitada a instalao de vibradores, motores e outras fontes de vibrao em contato direto com o silo. Em silos mais altos ou instalados em local sujeito a vibraes excessivas, recomenda-se a colocao de barras estabilizadoras nas laterais do silo para absorver os eventuais esforos horizontais que tendam a desequilibrar o silo prejudicando o desempenho do sistema. Medio de Nvel de Slidos O aparecimento de modernas plantas com processos que exigem o manuseio de materiais slidos granulados com melhor monitorao e/ou controle vem pressionando os fabricantes de instrumentos de medio a desenvolver/melhorar as tcnicas de medio dessa varivel onde as tecnologias convencionais no se aplicam. Hoje, encontramos no mercado vrios tipos de dispositivos eletromecnicos, eletrnicos, snicos ou nucleares para atender s diversas situaes, nas quais necessrio o controle do volume ou massa de slidos armazenados em silos, depsitos de compensao e sistemas de dosagem. Embora alguns deles tenham aplicao quase que universal com timos resultados, perdem lugar devido a seu custo elevado, para dispositivos mais simples, menos precisos, desde que estes atendam satisfatoriamente aos requisitos do processo e s condies fsicas para a sua instalao. Para a seleo do dispositivo mais adequado para cada caso, torna-se imprescindvel o conhecimento do funcionamento e das limitaes dos diversos tipos de transdutores existentes, devendo ser considerados ainda fatores, tais como: material estocado; geometria e estrutura do silo; preciso requerida;custo; etc. - Tipos de sistemas mais utilizados A tcnica a ser utilizada para medio de nvel de slido deve ser escolhida aps anlise da aplicao quanto ao seu comportamento dinmico, tipo de silo ou

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

271

tanque, tipo do material, preciso requerida, etc. Dentre as tcnicas disponveis podemos citar a sonda capacitiva, o sistema de pesagem, o sistema radioativos, ultra-snicos todos j abordados anteriormente. Escolha do tipo de Medidor de Nvel A escolha do tipo de medidor de nvel no uma tarefa to simples quanto parece ser a princpio. Excluindo aplicaes para lquidos como a gua que no requer grandes cuidados na escolha, a especificao do sensor deve levar em considerao as caractersticas qumicas e fsicas, o estado da matria, as interferncias das variveis temperatura e presso e principalmente o local da instalao. Se a opo melhor for a medio por presso diferencial deve-se recorrer as mesmas recomendaes sugeridas para os medidores de presso de lquidos. Se, o fluido for slido granulado importante verificar a gerao de poeira, vapores e tambm o perfil de carga e descarga.

Instrumentos para Alarme e Intertravamento A medio de nvel est sempre relacionada a monitorao e/ou controle da quantidade de fluidos estocados em silos e tanques em processos geralmente dinmicos e assim com cargas e descargas freqentes. Esta movimentao constante faz com que haja necessidade de utilizao de medidores de nvel ponterais denominados chaves de nvel, que tem por objetivo acusar uma condio extrema no armazenamento do fluido. Esta condio extrema visa sempre evitar que haja ou material em excesso no reservatrio o que ocasionaria transbordo ou falta de material o que faria, por exemplo, uma bomba cavitar (trabalhar em vazio).

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

272

- Chaves de Nvel As chaves de nvel so dispositivos prprios para atuar em determinados pontos fixos de nvel. Estes pontos fixos so valores de nvel em equipamentos que, uma vez alcanados, exigem o desencadeamento de alguma ao necessria boa operao ou segurana do sistema ao qual pertence o equipamento. Assim sendo, uma chave de nvel pode ligar uma bomba, acionar um alarme ou desencadear uma seqncia de operaes automticas quando o nvel atinge um ponto fixo, cujo valor informado chave atravs de ajuste a ela inteligveis. As chaves de nvel so capazes de dar como sada somente um dentre dois estados: energizado e desenergizado. Para cumprirem esta tarefa, as chaves so compostas basicamente de duas partes: um detector de nvel e um circuito de sada. O detector se encarrega de informar ao circuito de sada a presena ou ausncia do nvel em determinada posio; e esse circuito, de mudar o estado de sada da chave em funo desta informao. Tipos de Chave de Nvel Tipo vibratria a) Princpio de operao O princpio de operao da chave de nvel do tipo lmina vibratria baseiase no amortecimento da vibrao de uma haste singela ou de duas hastes em forma de diapaso. Este amortecimento mecnico se faz por absoro de energia de vibrao pela viscosidade de um lquido ou pela resistncia de slidos granulares ou em p que entram em contato com a(s) haste(s).

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

273

b) Construo Bsica Chave de nvel de uma Lmina - na chave de nvel de uma lmina ou haste de vibrao singela, a vibrao da mesma obtida por excitaes transversais nesta lmina ou haste por um sistema de bobina ou eletrom ativado por meio de um circuito oscilador eletrnico. A amplitude de vibrao da lmina ou haste detectada por uma bobina sensora cujo sinal de sada alimentado a um circuito eletrnico, o que, por sua vez, fornece um sinal de sada proporcional amplitude de vibrao. O amortecimento da vibrao tambm reduz o sinal de sada, que, indo a um rel eletrnico devidamente calibrado, faz atuar um contato, modificando o estado do sinal de sada (Figura 8.24).

Figura 8.24 - Chave de Nvel de Lmina Vibratria. Tipo de 1 Lmina c) Aplicaes A chave de nvel tipo lmina vibratria distingue-se de outros dispositivos mecnicos e eletromecnicos pela ausncia de partes mveis e pela estanqueidade da chave com relao ao interior do recipiente, podendo ser utilizada em presses

EQ771

Captulo 8 Sensores de Nvel

274

da ordem de at 10kg/cm2 . Normalmente, h limitao de temperatura do meio a ser detectado, de cerca de 80C. A chave de nvel tipo lmina vibratria utilizada na deteco do nvel de slidos a granel cuja granulometria, no caso da chave de duas lminas, no deve exceder a, aproximadamente, 10mm para evitar que um pedao maior possa ficar preso entre as mesmas, impedindo a sua operao. Pela prpria construo esta chave de nvel mais sensvel na extremidade das lminas vibratrias, j que a amplitude da vibrao neste ponto maior. d) Instalao A chave de nvel tipo lmina vibratria poder, dependendo da configurao em que executada, ser instalada lateralmente ou de topo no equipamento (Figura 8.25), devendo ser evitados cantos onde possa haver acmulo de material, bem como aquelas reas em que ocorra a queda de material alimentando o silo ou reservatrio.

Figura 8.25 Instalao da chave de nvel vibratria.

You might also like