You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N.

02602/10 Objeto: Pedido de Prorrogao de Prazo Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Interessada: Livnia Maria da Silva Farias Advogados: Dr. George Nbrega Coutinho e outros DECISO SINGULAR DS1 TC 00061/12 Trata-se de pedido de prorrogao de prazo para apresentao de defesa, formulado pela Secretria da Administrao do Estado da Paraba, Dra. Livnia Maria da Silva Farias, nos autos do processo que trata da anlise da penso concedida a Sra. Maria Augusta Melo Agra, esposa do ex-Deputado Estadual Aristteles Agra, sendo determinado, no referido feito, as citaes do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraba, Deputado Ricardo Luis Barbosa de Lima, bem como das Secretrias de Estado da Administrao e das Finanas, respectivamente, Dras. Livnia Maria da Silva Farias e Aracilba Alves da Rocha. A referida pea processual est encartada aos autos, fls. 34/35, onde a Dra. Livnia Maria da Silva Farias pleiteia a dilao do lapso temporal por mais 15 (quinze) dias, destacando, em sntese, a necessidade de realizar diligncias, com vistas localizao da documentao indispensvel instruo da matria. o relatrio. Decido. Compulsando o presente feito, constata-se que as correspondncias endereadas foram recebidas por terceiros, conforme atestam as marcas de carimbos constantes nas cpias dos OFCIOS N.s 5668, 5669 e 5670/12 1 Cmara, fls. 30/32, no servindo, portanto, como as efetivas citaes. Contudo, diante do comparecimento espontneo da Dra. Livnia Maria da Silva Farias, atravs da petio protocolada no Tribunal em 13 de novembro do corrente ano, fls. 34/35, fica evidente que a falha em relao citada autoridade foi sanada, concorde dispe o art. 252 do Regimento Interno do TCE/PB RITCE/PB c/c o art. 214, 1, do Cdigo de Processo Civil CPC, in verbis:

Art. 252. Aplicam-se subsidiariamente a este Regimento Interno as normas processuais em vigor, no que couber. Art. 214. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 1 O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao.

Especificamente, no tocante ao requerimento da Secretria da Administrao do Estado da Paraba, Dra. Livnia Maria da Silva Farias, pleiteando a prorrogao do lapso temporal para o encaminhamento de contestao, evidencia-se que, no presente caso, o prazo para o

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N. 02602/10 envio da defesa teve incio com o registro neste Sindrio de Contas do aludido pedido de prorrogao, consoante estabelecido no art. 217, pargrafo nico, do RITCE/PB, verbatim:

Art. 217. Inicia-se o prazo de defesa aps a emisso da certido de juntada aos autos do Aviso de Recebimento com a cincia e identificao de quem recebeu. Pargrafo nico. A protocolizao da defesa ou de pedido de prorrogao antes da emisso da certido de juntada aos autos do Aviso de Recebimento antecipa os efeitos legais desta. (grifos inexistentes no texto original)

Ante o exposto, no acolho a solicitao e determino o retorno dos autos Secretaria da 1 Cmara para as providncias cabveis, ressaltando que a contagem do prazo para o envio da contestao da Secretria de Administrao do Estado da Paraba, Dra. Livnia Maria da Silva Farias, teve incio a partir do seu comparecimento espontneo ao feito, fato ocorrido em 13 de novembro de 2012. Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Gabinete do Relator Joo Pessoa, 14 de novembro de 2012

Auditor Renato Srgio Santiago Melo Relator

You might also like