You are on page 1of 42

Perfil sanitrio: as condies de saneamento e de habitao na Terra Indgena Xakriab, Minas Gerais

Joo Luiz Pena1 Lo Heller2

Resumo Tendo como referncia o ano de 2003, procura-se descrever e analisar a habitao e as condies de saneamento na Terra Indgena Xakriab, determinadas por intervenes realizadas pelas instituies responsveis pela sade indgena no Brasil. Verificou-se que, no perodo analisado pelo estudo, apesar de a Fundao Nacional de Sade FUNASA, por meio do Distrito Sanitrio Especial Indgena de Minas Gerais e Esprito Santo DSEI-MG/ES, estar atuando nesta terra indgena, as condies sanitrias e de habitao desta populao indgena no so satisfatrias. As dificuldades institucionais para atender as necessidades de saneamento apontam para deficincias da estrutura burocrticoadministrativa, fragmentada e com pouco apoio da instituio; pouco clara definio de competncias e responsabilidades no planejamento, execuo, fiscalizao e avaliao dos servios de saneamento; reduzido e inexperiente quadro de pessoal. Alm disso, as intervenes na rea de saneamento esto sendo realizadas sem o necessrio conhecimento da cultura dos Xakriab e o reconhecimento de como a especificidade cultural do grupo influencia o xito do trabalho. Palavras-chave: Saneamento. Habitao indgena. Xakriab. ndios sulamericanos.

Introduo

No Brasil e em outros pases da Amrica Latina, a pssima distribuio de renda, o analfabetismo e o baixo grau de escolaridade, assim como as condies precrias de habitao e ambiente tm um papel muito importante nas condies de vida e sade.
Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Braslia, v.4, n.1, p.213-254, jul. 2007

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

O saneamento, dentre as atividades de sade pblica, constitui um importante meio de prevenir doenas. Segundo a Organizao Mundial de Sade, saneamento o controle de todos os fatores de meio fsico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletrio sobre o seu bem-estar fsico, mental ou social (Mota, 1999, p. 405). Assim, o objeto do saneamento a promoo da sade do ser humano, bem como a promoo da melhoria da qualidade de vida das populaes. So muitas as doenas que podem proliferar devido falta ou inadequao de medidas de saneamento. Fatores que contribuem para uma maior incidncia ou prevalncia de doenas so a no disponibilidade de gua em quantidade e de boa qualidade, a m disposio dos dejetos e um inadequado destino dos resduos slidos. De acordo com Briscoe, Feachem & Rahaman (1986), os investimentos em saneamento possibilitam a reduo da morbidade infantil por diarria, desnutrio, parasitoses intestinais, doenas oculares e doenas da pele, entre outras. No estudo sobre os Xakriab, integrante deste artigo, procurou-se descrever e analisar a habitao, o abastecimento de gua, o esgotamento sanitrio e a disposio dos resduos slidos na terra indgena.

Os Xakriab

Os Xakriab, estudados na pesquisa, so habitantes de uma regio historicamente denominada serto, serto mineiro ou serto sanfranciscano, vivendo no municpio de So Joo das Misses, norte de Minas Gerais.
214

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Segundo Rodrigues (1975), a filiao lingstica do povo Xakriab, cujo dialeto tem o mesmo nome, pertence ao tronco lingstico Macro-J, famlia J, lngua Akwn. Vale salientar que, hoje, os Xakriab j no falam a lngua original, usam o portugus ~ regional. O territrio tradicional dos falantes da lngua Akwn e dialetos dela derivados (xakriab, xavante e xerente) abrangia uma faixa de terra que tinha como limites as bacias dos rios Araguaia, Tocantins e So Francisco, de Gois ao Maranho (Paraso, 1987). Na Terra Indgena Xakriab estudada, em junho/julho de 2003, havia 52 localidades subdivididas em 27 aldeias e 25 subaldeias distribudas esparsamente em duas reas contguas que tm, respectivamente, 46.415 e 6.660 ha (Schettino et. al., 1999). A rea maior foi delimitada em 1978 e demarcada em 1987, e a outra, ainda no demarcada, foi identificada e delimitada somente em 1999. De um modo geral, a ocupao dessas reas est limitada pela pouca disponibilidade de gua e se restringe, basicamente, aos pontos onde esta mais abundante. preferencialmente em torno desses espaos, onde h olhos dgua ou cursos perenes, que se organizam aldeias ou agrupamentos de aldeias, tambm chamadas de subaldeias. O povo Xakriab foi contatado em perodo bem remoto da colonizao do Brasil, ao tempo em que se deu a ocupao do alto-mdio vale do rio So Francisco. De tal sorte, fortes impactos ocorreram sobre sua organizao social durante esse contato ao longo dos sculos. Contudo, demonstrando grande resistncia, conseguiram manter sua base territorial na regio.

215

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Aspectos metodolgicos Procedimento adotado para ingresso na terra indgena

Por se tratar de estudo realizado em terra indgena e que abordou a rea temtica sade, a presente pesquisa seguiu as diretrizes da Instruo Normativa n. 01/PRES, de 29/11/95, da Fundao Nacional do ndio FUNAI, que disciplinam o ingresso em terras indgenas com a finalidade de desenvolver pesquisa cientfica e as determinaes da Resoluo n. 196/96, do Conselho Nacional de Sade. O ncleo da pesquisa foi o levantamento de dados realizado por meio de trabalho de campo especfico, o qual foi desenvolvido entre os meses de fevereiro e agosto de 2003, de forma descontnua.
Observao direta3

Durante toda a pesquisa, os dilogos mantidos com os Xakriab aconteceram de modo informal e as questes de interesse da pesquisa foram introduzidas em meio s conversas sobre o cotidiano deles. O primeiro autor deste artigo percorreu as aldeias e subaldeias da terra indgena acompanhando o trabalho dirio de tcnicos da FUNASA na instalao e manuteno de equipamentos de saneamento, nas visitas domiciliares, na distribuio de filtros de vela e de gua por um caminho transportador. Foi tambm neste perodo, anterior aplicao do inqurito domiciliar, em que foram realizadas as visitas s lideranas com o intuito de esclarecer os objetivos da pesquisa.
216

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Neste nterim e aps a aplicao dos inquritos domiciliares, quando tambm foram realizadas visitas aos domiclios, os hbitos de higiene dos Xakriab puderam ser observados. Os dilogos foram estabelecidos com os professores indgenas, as lideranas, os agentes indgenas de sade e de saneamento, os curandeiros e os Xakriab que estavam presentes durante a visita ao seu domiclio, indivduos resistentes ou no s intervenes sanitrias. Alguns desses indivduos tornaram-se informantes valiosos. As conversas com eles possibilitaram a confirmao de interpretaes e inferncias dos pesquisadores.
Inqurito domiciliar

Com a finalidade de descrever a populao Xakriab e as condies sanitrias de suas moradias, foi desenvolvida uma pesquisa de survey. Em assim sendo, foi elaborado um questionrio, denominado inqurito domiciliar, parcialmente estruturado, no qual foi solicitado aos respondentes escolher uma alternativa numa lista apresentada pelo entrevistador. A equipe de trabalho foi composta por 13 entrevistadores todos agentes indgenas de sade e dois supervisores de campo, servidores da FUNASA de nvel mdio, com experincia anterior em trabalhos de campo no mbito da prpria FUNASA. A superviso dos trabalhos foi realizada pelo primeiro autor deste artigo. A realizao das entrevistas domiciliares iniciou-se no dia 11 de junho de 2003 e foi finalizada no dia 31 de julho de 2003, contemplando as 1.224 habitaes ocupadas quela poca.
217

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Banco de dados

Todos os questionrios foram revisados e as perguntas foram codificadas para facilitar a digitao. Posteriormente, os dados foram digitados numa interface desenvolvida para a digitao dos inquritos domiciliares, utilizando o aplicativo Microsoft Access 97. A consistncia do banco de dados foi verificada analisando-se a distribuio de freqncia para cada varivel utilizada e fazendo-se o cruzamento de variveis que tinham algum tipo de relao.

Anlises da qualidade da gua consumida


A fim de proceder avaliao da qualidade da gua, foi solicitada FUNASA, Coordenao Regional de Minas Gerais, a anlise microbiolgica e fsico-qumica da gua de beber consumida pelos Xakriab em suas habitaes, bem como do manancial responsvel pelo seu abastecimento. Foi entregue Unidade Regional de Controle da Qualidade da gua da FUNASA uma relao de quatro a seis casas por aldeia e subaldeia, selecionadas por sorteio, onde morava pelo menos uma criana de zero a oito anos de idade, e solicitado que fosse realizada a coleta e anlise da gua em pelo menos dois domiclios, no local onde a gua usada para beber estivesse armazenada. Estas anlises foram realizadas nos meses de outubro a dezembro de 2003, seguindo as metodologias recomendadas pelo Standard Methods (APHA et al., 1998).
Estratgia para anlise dos dados

Para descrever e analisar a habitao Xakriab, o abastecimento de gua, o esgotamento sanitrio e a disposio dos
218

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

resduos slidos na terra indgena foram utilizadas tanto a tcnica quantitativa, a aplicao de inquritos domiciliares e as anlises da qualidade da gua de consumo quanto a tcnica qualitativa, a observao direta.

O que revelam os dados A habitao

O jeito Xakriab de morar, como tambm o dos Xavante (Silva, 1983; S, 1983), dos Bororo da aldeia Meruri, Tadarimana e Perigara (Novaes, 1983), dos Kayap-Xikrin (Vidal, 1983), dos Yawalapiti e dos Karaj (S, 1983), dos Waipi (Gallois, 1983), est estruturalmente ligado s mudanas decorrentes do contato com a sociedade majoritria. Por um lado, a sedentarizao, a economia de trabalho e a escassez de matria-prima trouxeram modificaes nas casas quanto forma e tecnologia construtiva e, por outro, enquanto povos dominados, foram levados a incorporar padres estticos e sociais tpicos da sociedade invasora. As casas dos Xakriab, qualquer que seja a aldeia ou a subaldeia correspondem unidade familiar e, na maioria das vezes, so ocupadas por apenas uma famlia nuclear. Em cada casa vivem de uma a 15 pessoas. A parcela de domiclios com um nico morador representa 6,4%. No Brasil, em 2002, o percentual de domiclios com um nico morador era de 9,7% (IBGE, 2003). A casa Xakriab o espao do repouso, do aconchego, da intimidade, da comida, da reposio de energias, dos carinhos, dos filhos e da vida. Muitas vezes, no cho dessas mesmas casas, depois de dar a luz a mais uma criana, as mulheres enterram a placenta
219

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

nesse espao feminino. Embora os homens freqentem a casa para dormir e comer, ela se caracteriza por ser um campo social nitidamente feminino, onde so realizadas as tarefas femininas, como, por exemplo, a preparao dos alimentos, a limpeza da casa e os cuidados com as crianas. No caso da separao do casal, normalmente, metade da casa demolida e os materiais so transportados para o novo local em que uma das partes em desavena ir habitar. Percorrendo a Terra Indgena Xakriab, percebe-se ora as casas espacialmente dispersas, ora concentradas. De um modo geral, h uma maior concentrao de casas nas aldeias onde esto localizados as igrejas, os postos de sade, as escolas e o Posto Indgena da FUNAI. O inqurito domiciliar realizado em 2003 mostrou que, nesta poca, havia 1.224 domiclios ocupados e uma populao de 6.442 indivduos, o que perfaz, aproximadamente, uma densidade de 5,3 indivduos por domiclio. Estes indivduos esto distribudos em 6.716 cmodos, sendo 2.725 cmodos utilizados para dormir, o que resulta numa mdia de 5,5 cmodos por domiclio, 1,0 indivduo por cmodo e 2,4 indivduos compartilhando o mesmo ambiente usado para dormir. As informaes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2002 (IBGE, 2003) para o universo do Pas mostram um Brasil com uma mdia de 3,6 moradores por domiclio. A densidade de 5,3 habitantes por domiclio na terra indgena 47,22% maior do que a mdia brasileira. Esse fato tambm se repete quando o nmero mdio de pessoas por dormitrio analisado. No Brasil e na regio Sudeste, em 1999, este nmero mdio de pessoas por dormitrio era de 1,9 (IBGE, 2000), enquanto que na Terra Indgena Xakriab de 2,4 (26,32% maior do que a mdia brasileira e da regio Sudeste).
220

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Constata-se que em 29% das habitaes no h iluminao eltrica. O nmero de moradias dotadas de geladeira, um bem durvel que reflete no nvel de bem-estar da populao em termos de sade e conforto, de 17,20%, contemplando apenas 17,28% da populao Xakriab. A participao dos domiclios com rdio de 52%, proporo muito superior ao encontrado para os demais bens durveis. A cozinha tambm est contida numa habitao Xakriab. Pde-se observar que 182 casas (14,87%) tm a cozinha localizada no ambiente externo. Geralmente um puxado que utilizado como cozinha. A maioria das moradias, 1008 (82,35%), tem a cozinha dentro de casa. Em apenas 34 (2,78%) domiclios a cozinha no parte integrante da moradia. Cenrio comum nas habitaes das aldeias e subaldeias Xakriab a presena de um jirau externo, com ligeiro caimento, sobre o qual colocada uma bacia com gua, que utilizada como pia. Quanto localizao de banheiros4 ou instalaes sanitrias5 nos domiclios, foram obtidos os seguintes dados: trs casas (0,25%) possuem banheiro e/ou instalaes sanitrias dentro e fora do domiclio; em outras 47 (3,84%), o banheiro ou as instalaes so localizados na parte interna da casa e outras 249 (20,34%) na parte externa da moradia. Vale destacar, 925 habitaes (75,57%) no dispem de banheiro ou instalaes sanitrias. Atualmente, os Xakriab moram em casas feitas de diferentes tipos de materiais. De um modo geral, so casas de adobe6 e de enchimento7. As habitaes construdas num perodo mais recente, principalmente aquelas pertencentes camada assalariada da terra indgena, por exemplo, professores e agentes de sade, so de alvenaria.
221

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Dentre estes domiclios recenseados, 574 (46,90%) so casas de adobe, 343 (28,02%) so casas de enchimento, 143 (11,68%) e 17 (1,39%) foram construdas, respectivamente, com tijolos de barro e blocos de cimento; 11 (0,90%) so casas de pau-a-pique8, trs (0,25%) so casas de lona e outras trs (0,25%) foram construdas com outro tipo de material no especificado. H tambm 130 (10,62%) casas que apresentam uma grande diversidade de combinaes de materiais. Em relao ao revestimento externo e interno das paredes, respectivamente, 576 e 539 casas no tm as suas paredes rebocadas ou com algum outro tipo de revestimento. A Figura 1 exibe mais detalhes sobre o tipo de revestimento que os Xakriab utilizam em suas habitaes. Quanto pintura das casas, foi observado que alguns moradores tm o hbito de pint-las com motivos decorativos, utilizando pigmentos locais.

Figura 1 Tipologia do revestimento das paredes dos domiclios ocupados Terra Indgena Xakriab, 2003. 222

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

O tipo de cobertura acha-se assim distribudo: 1.138 casas (92,97%) so cobertas com telhas de barro, 11 (0,90%) com telhas de cimento amianto, cinco (0,41%) com telhas de alumnio, duas (0,16%) possuem cobertura de sap, e quatro (0,33%) cobertura de palha; outras quatro moradias (0,33%) utilizam a lona como cobertura, cinco (0,41%) outro tipo de material no especificado e para outras 55 habitaes (4,49%) a cobertura um mosaico de vrios tipos de materiais. Dentre os 1.224 domiclios ocupados, apenas 130 (10,62%) tm forro de madeira ou laje. Quanto ao piso, 818 casas (66,83%) no possuem nenhum tipo de revestimento no piso, ou seja, so de terra batida; 233 casas (19,03%) tm piso construdo base de cimento, em 124 habitaes (10,13%) o piso constitudo de uma diversidade de materiais, em 30 (2,45%) domiclios o piso base de cermica, quatro casas (0,33%) possuem revestimento de tijolos e trs (0,25%) utilizam o ladrilho como piso. Para 12 moradias (0,98%) no h referncia sobre o tipo de material utilizado. A Tabela 1 mostra, alm do tipo de material das portas e janelas das moradias Xakriab, que no h portas externas nem internas em, respectivamente, 55 (4,49%) e 149 habitaes (12,17%). Pode-se observar tambm que 222 domiclios (18,14%) no dispem de janelas.
Tabela 1 Tipologia das portas e janelas dos domiclios ocupados Terra Indgena Xakriab, 2003.
Descrio da tipologia das portas e janelas dos domiclios
Madeira Pano Lona Metal No tem Outro tipo de material no especificado Materiais diversificados Total

Portas externas N
1.022 26 85 55 13 23 1.224

%
83,50 2,12 6,94 4,49 1,06 1,89 100

Portas internas N %
545 314 35 149 6 175 1.224 44,53 25,65 2,86 12,17 0,49 14,30 100

Janelas N
867 3 100 222 12 20 1.224

%
70,83 0,25 8,17 18,14 0,98 1,63 100

223

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Os dados referentes s moradias permitem a avaliao de um dos aspectos fundamentais da qualidade de vida da populao Xakriab: as suas condies habitacionais. Um dos indcios de insalubridade de grande nmero de domiclios distribudos entre as aldeias e subaldeias, tendo em vista que hoje a sociedade Xakriab sedentria, est relacionado com a sua tipologia habitacional. As casas de enchimento e pau-a-pique no oferecem segurana e podem abrigar, entre suas frestas, insetos e roedores que causam doenas ao ser humano. Isso pde ser constatado na fala de uma liderana Xakriab que hoje habita uma casa de adobe: Fazemos melhorias nas nossas casas no por luxo. As casas antigas agasalhavam baratas, lacraias, percebeijos (percevejos), barbeiros[...] (comunicao verbal). importante ressaltar que o material e o acabamento inadequados nas moradias podem favorecer a proliferao de animais transmissores de doenas. Um exemplo a infestao por barbeiros, que so os vetores da doena de Chagas. De igual forma, o piso de terra no aconselhvel, uma vez que, estando a terra solta, a poeira levantada pode trazer prejuzo para a sade da populao estudada. De mais a mais, o piso de terra batida ou de tijolos dificulta a higiene domstica, uma das estratgias preventivas na transmisso de doenas fecoorais e das controladas pela limpeza com gua (Heller et al.,1995, 59). Outro fato relevante que, das 222 habitaes Xakriab que no tm janelas, a cozinha est situada dentro de 151 dessas casas. Vale salientar, as pessoas que moram nessas habitaes utilizam o fogo a lenha para cozinhar os seus alimentos. Assim, a falta de
224

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

ventilao nessas moradias, associada presena da fumaa lanada pelo fogo a lenha, pode vir a se constituir em fator de risco para a sade de seus moradores. Vale dizer, condies adequadas de espao, ventilao, temperatura do ar e umidade de uma habitao podem prevenir doenas transmitidas pelo ar, como catapora, caxumba, meningite, difteria e doenas respiratrias (Heller et al.,1995). Alm disso, a ausncia de portas externas em alguns domiclios possibilita a entrada de animais domsticos dentro das casas. Esse fato pode se constituir numa forma de disseminao de doenas, acarretando prejuzos sade de seus moradores.
O abastecimento de gua

De acordo com Souza (2002), as aes de saneamento desenvolvidas pela FUNASA na Terra Indgena Xakriab tiveram seu incio a partir do ano de 2000. At ento, as intervenes em saneamento restringiam-se implantao de sistemas de abastecimento de gua por meio da atuao de diversas organizaes, governamentais ou no, sempre sem continuidade das aes, exceto pela operao dos sistemas implantados, conduzida pelo municpio de Itacarambi e, posteriormente, depois de sua emancipao, pelo municpio de So Joo das Misses. Antes do incio das atividades da FUNASA na terra indgena, apenas onze aldeias e seis subaldeias possuam sistemas de abastecimento de gua. Este cenrio foi alterado com a implantao de novos sistemas de abastecimento de gua e melhoria dos existentes. Apenas os sistemas de abastecimento de gua existentes na aldeia Rancharia e nas subaldeias Boqueiro e
225

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Tenda ainda no sofreram qualquer tipo de interveno. At julho de 2003, estes sistemas eram responsveis pelo abastecimento de gua total ou parcial de 19 aldeias e 18 subaldeias, atendendo 719 domiclios (58,74% dos 1.224 domiclios ocupados) e, aproximadamente, 3.811 indivduos (59,16% dos 6.442 indivduos que vivem na terra indgena). Vale ressaltar que a captao de todos estes sistemas de abastecimento de gua realizada atravs de poos tubulares profundos. Em 2000, na Terra Indgena Xakriab, aproximadamente 408 habitaes usufruam de algum tipo de sistema de abastecimento de gua. At 2003, como j foi relatado, o nmero de moradias atendidas passou para 719. Em assim sendo, o incremento constatado neste perodo no nmero de domiclios atendidos pela FUNASA, seja atravs de gua canalizada at o quintal, o banheiro ou dentro de casa, bem como por meio de chafarizes, situa-se no patamar de 76,23%. Pode-se dizer que em mdia 77,8 novos domiclios foram abastecidos com gua potvel em cada um destes quatro anos de atuao da FUNASA na terra indgena. Vale destacar, uma mdia bastante parcimoniosa. A Tabela 2 mostra a proporo de domiclios atendidos com gua de poos tubulares profundos na terra indgena. Observa-se que somente seis aldeias e trs subaldeias tm 100% de suas casas abastecidas com gua canalizada at o quintal, o banheiro ou dentro de casa.

226

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Tabela 2 Tipologia do atendimento aos domiclios por meio de poos tubulares profundos e porcentagem de domiclios atendidos, por aldeia e subaldeia Terra Indgena Xakriab, 2003.

227

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Entrementes, durante o perodo em que os dados foram coletados, a gua distribuda pela FUNASA (gua de poos tubulares profundos) no era suficiente para impedir que todos os moradores desses 719 domiclios deixassem de fazer usos diversos da gua de crregos, rios, cacimbas9, cisternas, barragens, lagoas, audes ou daquela distribuda por veculo transportador (Tabela 3).
Tabela 3 Tipos de fontes de gua utilizados em associao aos poos tubulares profundos Terra Indgena Xakriab, 2003.
Descrio dos tipos de fontes de gua utilizados em associao aos poos tubulares profundos
Poo Poo + lagoa, barragem ou aude Poo + mina Poo + cacimba Poo + caminho pipa Poo + cisterna Poo + cacimba + crrego ou rio Poo + cacimba + lagoa, barragem ou aude Poo + mina + crrego ou rio Poo + crrego ou rio Total

N
602 54 34 12 6 5 3 2 1 1 719

%
83,72 7,51 4,73 1,67 0,83 0,70 0,42 0,14 0,14 0,14 100

Assim, do universo de 1.224 moradias ocupadas na Terra Indgena Xakriab, somente 602 (49,18%) estavam utilizando uma gua que, sendo de poo tubular profundo e distribuda pela FUNASA, deveria estar de acordo com a Portaria n 518/2004, do Ministrio da Sade, que estabelece o padro de potabilidade da gua para consumo humano (Tabela 4).
Tabela 4 Diversos usos da gua de poo tubular profundo mantidos pelos moradores Terra Indgena Xakriab, 2003.
Descrio dos diversos usos da gua de poo tubular profundo
Beber, cozinhar, tomar banho, lavar vasilhas e lavar roupas Beber, cozinhar, tomar banho e lavar vasilhas Beber, cozinhar e tomar banho Beber, cozinhar e lavar vasilhas Beber e cozinhar Beber Lavar roupas Total

N
602 9 1 1 102 2 2 719

%
83,72 1,25 0,14 0,14 14,19 0,28 0,28 100

228

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Ento, dentre os 614 domiclios que tm gua canalizada at o quintal, o banheiro ou dentro de casa, 602 utilizam a gua para beber, cozinhar, tomar banho, lavar vasilhas e lavar roupas. Nestes 12 domiclios atendidos com rede de distribuio e que buscam outras fontes de gua para suprir algumas das necessidades bsicas dos seus moradores, provavelmente, a gua no chega em quantidade suficiente. Esse fato parece ser confirmado pelos inquritos domiciliares. Quando os entrevistados foram questionados sobre a intermitncia ou no dos sistemas de abastecimento de gua, ficou evidenciado que somente em 253 domiclios (35,19%) nunca falta gua. Por outro lado, falta gua pelo menos uma vez por dia e uma ou mais vezes por semana, respectivamente, em 147 (20,45%) e 272 habitaes (37,83%). No obstante a intermitncia dos sistemas de abastecimento de gua, a grande maioria dos moradores (65,47%), cujas habitaes so atendidas por rede geral, est satisfeita com o servio oferecido pela FUNASA. Tal fato pode ser atribudo ao perodo de convivncia anterior dessas pessoas com os infortnios provocados pela escassez de gua na Terra Indgena Xakriab. Este um dos elementos mais carentes nela, uma regio marcada pela quase total falta de cursos dgua permanentes, a irregularidade das chuvas e a ocorrncia de secas peridicas. Em relao aos aspectos organolpticos, o inqurito domiciliar mostrou que em 24 domiclios, onde os moradores consomem gua de poos tubulares profundos, o sabor e o odor no agradam aos
229

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

consumidores. Em dois domiclios houve reclamao quanto presena de calcrio na gua. Grande parte da gua fornecida coletivamente na Terra Indgena Xakriab no submetida ao processo de desinfeco. Somente a gua do poo situado na Aldeia Sumar vinha sendo clorada sistematicamente. Assim, no foi detectada nenhuma queixa quanto ao gosto de cloro residual na gua distribuda pela FUNASA. A populao da maioria das aldeias e subaldeias ainda no favorecidas com sistemas de abastecimento de gua se abastece em crregos ou rios, comumente temporrios; minas e lagoas; audes ou barragens. O abastecimento de alguns domiclios realizado de forma mais precria do que em outros, principalmente naqueles que utilizam a gua apanhada em cacimbas. Na poca da estiagem, elas so abertas no leito de crregos secos e, durante o resto do ano, em locais regionalmente denominados de minadouros. Atualmente, em carter emergencial, veculos transportadores distribuem gua para as aldeias e subaldeias mais atingidas pela seca. Mesmo assim, faz parte da paisagem de algumas aldeias e subaldeias da Terra Indgena Xakriab o vai-e-vem de mulheres e crianas transportando gua durante boa parte do dia, muitas vezes vencendo grandes distncias. Segundo alguns relatos, as mulheres das famlias que consomem, principalmente, a gua de rios e crregos, guas tambm utilizadas para a dessedentao de animais, necessitam levantar de madrugada e colher a gua de beber antes que os animais a sujem. Outras consideraes sobre o abastecimento de gua so: 480 domiclios (39,22%) tm reservatrio e, destes, 174 (36,25%)
230

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

esto ligados rede. Vale destacar que somente 47 casas (7,65%) so abastecidas com gua clorada e 588 (48,04%) possuem filtro de vela. A FUNASA tem distribudo os filtros de vela para os domiclios da terra indgena, entretanto no h um trabalho educativo sistemtico para instruir os Xakriab sobre como deve ser feita a manuteno desta nova tecnologia. Alm disso, no existe nenhuma poltica da instituio em relao reposio das velas e das torneiras de plstico. Em relao qualidade da gua, nos meses de outubro a dezembro de 2003 a FUNASA realizou anlise microbiolgica e fsico-qumica da gua consumida para beber em 108 moradias Xakriab, bem como das respectivas fontes responsveis pelo abastecimento de gua destas casas, isto , dos mananciais subterrneos e superficiais, dos chafarizes e do veculo transportador de gua. Os resultados das anlises de gua dos mananciais superficiais e subterrneos, chafarizes e veculo transportador parmetros cloro residual livre, pH11, turbidez12, cor aparente13, flor, dureza total14, coliformes totais15 e Escherichia coli16 encontramse representados na Tabela 5. No Brasil, os padres de potabilidade so estabelecidos pela Portaria n 518/2004, do Ministrio da Sade. Esta Portaria define gua potvel como sendo gua para consumo humano cujos parmetros microbiolgicos, fsicos, qumicos e radioativos atendam ao padro de potabilidade e que no oferea riscos sade (Ministrio da Sade, 2005).
231

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Tabela 5 Parmetros microbiolgicos, fsicos e qumicos da gua dos mananciais superficiais e subterrneos, dos chafarizes e do veculo transportador utilizada para o abastecimento individual e coletivo de 108 moradias Xakriab Terra Indgena Xakriab, 2003.
Pontos de amostragem
Aldeia ou subaldeia Fonte de gua Presena de chuvas CRL (mg/ L) 0,5 nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc 0,2 nc nc nc nc 1,0 1,0 nc nc nc nc nc nc nc nc nc nc < 8,0 5,5 5,5 7,5 7,5 7,5 7,5 7,0 7,5 8,0 7,0 7,0 7,0 7,5 8,0 8,0 7,5 8,0 8,0 7,0 7,0 7,0 7,5 7,5 7,5 8,5 9,0 7,5 7,5 8,0 7,5 8,0 7,5 pH Turbidez (UT)

Parmetros
Cor Aparente (uH) Flor (mg/L) Dureza (mg/L) C. totais E. coli

Valor permitido pela Portaria n 518/2004 Pedrinhas (1) Riachinho (2) Peruau (3) Dizimeiro (4) Veredinha (5) Olhos D. Grande (6) Olhos D. Grande I (7) Olhos Dgua (8) Barra do Sumar (9) Pindaba (10) Prata (11) Barra do Sumar (12) Boqueiro (13) Santa Cruz (14) Peruau (15) Custdio (16) Caatinguinha I (17) Riachinho (18) Santa Cruz (19) Morro Falhado (20) Sap (21) Imbaba II (22) Boqueiro (23) Rancharia (24) Mundo Novo (25) Brejo Mata Fome (26) Sumar III (27) Barreiro Preto (28) Forges (29) Riacho dos Buritis (30) Sumar (31) Caatinguinha (32) cacimba cacimba cacimba cisterna cisterna crrego crrego crrego crrego mina mina mina mina rio Itacarambi rio Peruau carro pipa chafariz chafariz poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo poo profundo sim no sim sim no no no no no sim sim no sim no sim sim sim no no no no no sim sim no sim no no sim sim sim sim

1,0 22,70 41,40 94,50 41,40 55,80 2,36 0,81 1,65 67,30 0,80 2,16 47,40 0,76 286,00 1,45 0,38 0,52 1,07 9,97 6,47 0,82 0,93 3,97 1,73 8,91 0,23 0,23 12,80 1,36 0,53 0,23 0,23

15 214,0 267,0 640,0 436,0 92,0 11,0 nd 23,0 438,0 1,0 27,0 10,0 11,0 181,0 23,0 nd nd 7,0 66,0 38,0 6,0 3,0 25,0 7,0 34,0 nd nd 85,0 2,0 nd nd 1,0

1,5 nd nd nd nd nd 0,10 0,10 0,12 nd nd 0,13 nd 0,19 nd nd nd 0,04 0,10 0,41 0,46 0,63 0,44 0,09 0,09 0,37 2,76 nd 0,18 0,18 nd 0,13 0,09

500 8,91 12,87 39,60 139,60 277,62 179,21 278,41 179,90 198,41 179,70 238,42 239,01 179,70 139,70 79,80 199,21 198,22 199,60 288,02 307,72 307,82 219,00 208,71 297,10 555,54 8,91 109,60 377,03 79,60 79,41 199,60 179,80

A P P P A A P P P P P P P P P P A A A A A A A A A A A A A A A A A

A P P P A A P P P P P P P P P P A A A A A A A A A A A A A A A A A

Fonte: Unidade Regional de Controle da Qualidade da gua da FUNASA, para o contexto desta pesquisa, 2003.

232

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Notas: CRL: Cloro Residual Livre. UT: Unidade de turbidez (unidade de Jackson ou nefelomtrica). uH: Unidade Hazen (mg Pt-Co/L padro de platina-cobalto). nc: no clorado. nd: no detectado. P: presente em 100ml. A: ausente em 100ml.

As amostras individuais procedentes de cacimbas, minas, crregos e rios, mananciais superficiais utilizados para o abastecimento sem distribuio canalizada, indicaram a presena simultnea de coliformes totais e Escherichia coli. Alm disso, com a exceo dos pontos 7, 10 e 13, todos os outros pontos apresentaram valores de turbidez superiores a 1,0 UT. essencial que a turbidez da gua que precede a desinfeco no exceda 1 UT, pois a presena de partculas coloidais 17 protege os microrganismos da ao desinfetante do cloro, o que vem a inviabilizar a qualidade da gua para o consumo humano. Medidas no sentido de reparar esta situao carecem de urgente estabelecimento. As demais fontes de abastecimento de gua atendem ao padro microbiolgico de potabilidade da gua para consumo humano. Cabe verificar se os parmetros fsicos e qumicos destas fontes de abastecimento de gua que apresentaram ausncia de coliformes totais e Escherichia coli esto em conformidade com a Portaria n 518/2004. A fim de garantir a qualidade microbiolgica da gua, em complementao s exigncias relativas aos indicadores microbiolgicos, pode ser observado que as amostras coletadas nos pontos 4, 5, 19, 20, 23, 24, 25, 28, 29 e 35 apresentam valores de turbidez superiores a 1,0 UT, no estando assim em consonncia
233

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

com o padro de aceitao para consumo humano. Em assim sendo, a gua destes mananciais deve, antes de iniciar o processo de desinfeco, ser submetida previamente a um tratamento para remoo da turbidez. Os poos tubulares profundos que passam pelo processo de desinfeco, pontos amostrados 21 e 22, no ultrapassam o limite de 1,0 UT, valor mximo recomendado pelo padro de turbidez para desinfeco da gua subterrnea. Igualmente, tomando como referncia um dos aspectos organolpticos, cor aparente, os pontos amostrados de nmeros 4, 5, 19, 20, 23, 25 e 28 excedem o limite mximo de 15 uH preconizado pelo padro de aceitao para consumo humano. Outra substncia que afeta a qualidade organolptica a dureza. A concentrao mxima desejvel, segundo o padro de aceitao para consumo humano, de 500 mg/L. Pode-se observar que apenas o ponto 25 amostrado transpe este limite. O poo tubular profundo localizado na aldeia Brejo Mata Fome (amostra n 26) apresenta concentrao de on fluoreto acima do valor mximo recomendado de 1,5 mg/L. Este poo foi desativado em setembro de 2003. O teor de cloro residual livre encontrado na gua fornecida para consumo humano por meio de veculo transportador est abaixo do teor mnimo de 0,5 mg/L recomendado pela Portaria n 518/ 2004. Por outro lado, nos pontos 21 e 22, o teor de cloro residual livre, aps a desinfeco destes poos tubulares profundos, encontrase dentro da faixa (0,5 mg/L < CRL < 2,0 mg/L) recomendada por esta Portaria.
234

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

As anlises microbiolgicas realizadas nas torneiras e nos recipientes utilizados para armazenar gua para beber de 108 domiclios abrangeram todas as aldeias e subaldeias da terra indgena. Apenas 24 dos pontos amostrados (22,22%) apresentaram ausncia de coliformes totais e Escherichia coli. Em relao s outras amostras coletadas, foram observadas as seguintes situaes: 52 dos recipientes pesquisados (48,15%) exibiram a presena de coliformes totais e os outros 32 restantes (29,63%) mostraram resultados positivos para coliformes totais e Escherichia coli. Entre as 108 amostras analisadas, 55 (50,93%) foram coletadas em potes, 36 (33,33%) em filtros de vela, seis (5,55%) em baldes plsticos, cinco (4,63%) em torneiras; duas (1,85%), respectivamente, em caixas dgua e gales de plstico, uma (0,93%) em cabaa e, por fim, uma (0,93%) em tambor. Por sua vez, a gua armazenada nesses recipientes ou retirada diretamente das torneiras tem como origem os mananciais subterrneos (50%), os veculos transportadores de gua (29,63%), os mananciais superficiais (12,96%), os poos rasos ou cisternas (3,70%) e os chafarizes (3,70%). A fim de dirimir dvidas, procurou-se relacionar o resultado das anlises microbiolgicas realizadas nos recipientes usados para armazenar a gua bebida pelos moradores com a fonte de abastecimento de gua de suas habitaes. Conforme se observa na Tabela 6, entre as 54 amostras cuja gua proveniente de mananciais subterrneos, apenas nove (16,67%) revelam resultado satisfatrio. Em relao gua distribuda pelo veculo transportador, entre as 32 amostras analisadas, 13 (40,63%) esto em conformidade com o padro microbiolgico. Nenhuma amostra associada aos
235

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

mananciais superficiais e aos chafarizes apresentou resultado negativo e, das quatro amostras relacionadas a poos rasos, 50% delas so prprias para o consumo humano no que diz respeito s exigncias relativas aos indicadores microbiolgicos.
Tabela 6 Resultados das anlises microbiolgicas realizadas nos recipientes usados para armazenar a gua utilizada para beber de 108 moradias Xakriab, segundo a fonte de fornecimento de gua Terra Indgena Xakriab, 2003.
Fonte de abastecimento de gua Parmetro: coliformes totais e Escherichia coli Presena de ambos os parmetros
12 (85,71%) 11 (20,37%) 2 (50%) 6 (18,74%) 1 (25%) 32 (29,63%)

Ausncia de ambos os parmetros


0 9 (16,67%) 2 (50%) 13 (40,63%) 0 24 (22,22%)

Total Somente a presena de de coliformes amostras totais


2 (14,29%) 34 (62,96%) 0 13 (40,63%) 3 (75%) 52 (48,15%) 14 (100%) 54 (100%) 4 (100%) 32 (100%) 4 (100%) 108 (100%)

Manancial superficial Manancial subterrneo Poo raso Veculo transportador Chafariz Total

importante salientar, a gua coletada nos chafarizes pelos Xakriab, uma gua apropriada para o consumo humano como foi visto anteriormente, fica triplamente exposta contaminao por coliformes fecais e Escherichia coli: durante o seu transporte at a moradia do indivduo, na disposio de seu armazenamento e na forma de seu manuseio, eventos associados s prticas de higiene. Agora, focalizando apenas aquelas amostras relacionadas aos mananciais subterrneos (poos tubulares profundos), buscouse associar o resultado das anlises microbiolgicas com o local de coleta das amostras. Pode-se observar, na Figura 2, que, entre as quatro torneiras amostradas, uma acusou a presena de coliformes totais na gua. Cabe destacar, das 23 amostras coletadas nos filtros de vela, somente duas apresentaram resultado negativo para os indicadores microbiolgicos. Igualmente, a anlise realizada a partir da gua armazenada em potes de barro indicou que apenas trs
236

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

amostras, dentre as 24 feitas, esto em conformidade com o padro microbiolgico de potabilidade da gua para consumo humano. Estes fatos sinalizam para a premncia da efetivao, pela FUNASA, da Portaria n. 518/2004 na Terra Indgena Xakriab, bem como a implementao de uma poltica de educao em sade.

Figura 2 Resultados das anlises microbiolgicas realizadas na gua usada para beber em 54 habitaes Xakriab abastecidas atravs de poos tubulares profundos Terra Indgena Xakriab, 2003.

Vale dizer que, certamente, os altos ndices de resultado positivo para coliformes totais e Escherichia coli na gua de beber esto associados, alm da inefetividade demonstrada pelo rgo gestor da sade indgena em levar a efeito as aes de saneamento na terra indgena, aos hbitos de higiene dos Xakriab e concepo deste povo sobre o processo sade-doena. Em assim sendo, o filtro de vela, elemento cultural exgeno, acaba sendo usado de forma semelhante ao pote de barro, inclusive no que diz respeito tcnica utilizada para efetuar a sua limpeza. Normalmente, quando
237

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

o indivduo da terra indgena vai saciar a sua sede, sua mo, na maioria das vezes suja, entra em contato com a gua do pote. Dando nfase anlise dos parmetros fsicos e qumicos das amostras coletadas nas torneiras e nos recipientes usados para armazenar a gua de beber, e que apresentaram resultados negativos para coliformes totais e Escherichia coli, observou-se que apenas os pontos abastecidos por poos rasos no esto em conformidade com o padro de aceitao para consumo humano em relao aos aspectos fsicos da gua, a saber, cor aparente e turbidez. No perodo de atuao da FUNASA na Terra Indgena Xakriab, a infra-estrutura de saneamento apresentou melhorias em relao ao abastecimento de gua. Entretanto, os avanos alcanados na prestao de servios de rede geral de abastecimento de gua no foram suficientes para diminuir as desigualdades existentes nos domiclios da sociedade Xakriab no acesso s condies adequadas, sobretudo se forem comparadas com os moradores de domiclios localizados nas cidades brasileiras. No Brasil, 82% dos domiclios tm canalizao em pelo menos um cmodo do domiclio ou a canalizao est instalada at a propriedade (IBGE, 2003). Na regio Sudeste, a abrangncia das moradias atendidas por rede geral de abastecimento de gua era de 91% (IBGE, 2003). Na terra indgena em questo, a proporo de domiclios ligados rede (50,16%) , respectivamente, 31,8 e 40,84 pontos percentuais menor do que a proporo de domiclios brasileiros e da regio Sudeste com rede de abastecimento de gua. interessante pr em destaque que apenas 50,53% da populao Xakriab (aproximadamente 3.255 indivduos) abastecida por rede e desta, no perodo analisado, somente 3,89% tem gua clorada.
238

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Alm disso, nem mesmo os domiclios que contam com abastecimento de gua tm gua em quantidade suficiente para o consumo de seus moradores. Fato que tambm causa desconforto saber que, entre as 108 habitaes (8,82% do total de domiclios ocupados na terra indgena) escolhidas aleatoriamente para ser realizada a anlise microbiolgica e fsico-qumica da gua consumida para beber, 77,78% das amostras apresentaram resultado positivo para coliformes totais e/ou Escherichia coli. Alm disso, entre as amostras coletadas nas moradias cuja gua oriunda de poos tubulares profundos, 83,33% delas mostraram que a gua era imprpria para o consumo humano. Na mesma medida que este cenrio ilustra a qualidade da gua ingerida pelos Xakriab, tambm sugere que a qualidade de vida e a manuteno da sade deste povo esto sob forte risco.
O esgotamento sanitrio

Conforme os dados levantados, nos 1.224 domiclios ocupados da Terra Indgena Xakriab h 25 banheiros e 277 instalaes sanitrias, distribudos em 299 habitaes. A divergncia entre esses nmeros (302 ambientes sanitrios versus 299 habitaes) explicada da seguinte forma: duas residncias dispem de duas instalaes sanitrias e outra de um banheiro e uma instalao sanitria. Os banheiros so um local improvisado, principalmente pelas mulheres Xakriab, para a famlia tomar banho. De um modo geral, as paredes do cmodo so construdas com lona, plstico, pano ou bambu e o ambiente sanitrio no dotado de nenhum tipo de cobertura. Quando o domiclio dispe de instalaes domiciliares
239

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

de gua, os moradores levam uma canalizao at o banheiro e a gua servida lanada sobre o terreno. J as instalaes sanitrias, so geralmente limitadas por paredes de adobe ou alvenaria, possuem algum tipo de cobertura, e em seu interior h, no mnimo, um aparelho sanitrio ou buraco para receber as dejees. Entre as 277 instalaes sanitrias, 145 so mdulos sanitrios18 que foram implantados pela FUNASA em 2001 (67) e 2002 (78). As outras 132 instalaes sanitrias foram construdas pelos moradores da terra indgena ou pelos antigos posseiros. As instalaes sanitrias so parte integrante de 275 domiclios (22,47%) e atenderiam, aproximadamente, 1.466 pessoas (22,76% da populao total). Indubitavelmente, um nmero bastante modesto, principalmente quando se constata que nos quatro anos de atuao da FUNASA na terra indgena, at a poca deste estudo, apenas 145 mdulos sanitrios foram implantados. Ainda acerca das instalaes sanitrias existentes nas residncias, os seguintes dados foram encontrados: 187 (67,51%) so completas, dispem de vaso sanitrio, lavatrio e chuveiro; 75 (27,08%) tm apenas vaso sanitrio ou buraco para receber as dejees, oito (2,89%) contam com vaso sanitrio e chuveiro e seis (2,17%) possuem vaso sanitrio e lavatrio. Vale salientar, entre os 145 mdulos sanitrios construdos pela FUNASA, um deles est sendo usado pelos moradores somente para tomar banho, uma vez que est faltando o vaso sanitrio. Das 275 casas que dispem de instalaes sanitrias, em 144 delas (52,36%) o aparelho sanitrio est ligado fossa sptica (considerando o mdulo sanitrio que se encontra sem o vaso sanitrio) e, em outras 130 casas (47,27%), as excretas tm como
240

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

destino as fossas absorventes ou as fossas secas. Em um domiclio (0,37%), onde h duas instalaes sanitrias, um aparelho sanitrio est ligado fossa sptica e o outro fossa absorvente. Principalmente nas aldeias Brejo Mata Fome, Sumar e Sumar II, locais onde foi construdo, pela FUNASA, um grande nmero de mdulos sanitrios, uma reclamao recorrente entre os seus moradores est relacionada s fossas spticas. Estas aldeias esto infestadas de muriocas19 e os tanques spticos, cujas tubulaes de ventilao acopladas aos sumidouros so desprovidas de tela de proteo, acabam se tornando o ambiente ideal para a proliferao desses mosquitos. Nem todos os ambientes sanitrios das 275 habitaes que desfrutam de instalaes sanitrias so utilizados pelos seus moradores. H 35 domiclios (12,73%) distribudos em sete aldeias e cinco subaldeias. As motivaes para este comportamento so: a falta de gua em 28 domiclios, e a resistncia nova tecnologia em outros sete. Nestes sete domiclios os moradores no fazem uso apenas do vaso sanitrio. Cabe pr em destaque, em relao subaldeia Veredinha, que os tcnicos da FUNASA cometeram um erro crasso: construram os mdulos sanitrios antes de implantar a rede de distribuio. Nas outras aldeias e subaldeias, onde as instalaes sanitrias tambm no so usadas por causa da falta de gua, somente na aldeia Peruau e na subaldeia Pingo ainda no existem sistemas de abastecimento de gua. Provavelmente, a falta de gua, nas localidades onde ocorre o abastecimento deste, est relacionada ao posicionamento dos reservatrios ou ao subdimensionamento das redes distribuidoras de gua.
241

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Ainda em relao aos mdulos sanitrios, a grande maioria dos moradores (82,76%), cujas habitaes so dotadas deste tipo de ambiente sanitrio, considera boa a instalao sanitria construda pela FUNASA. Posto isso, vale colocar em evidncia os locais aos quais os Xakriab, que no possuem ou no utilizam as instalaes sanitrias, recorrem para dispor seus excretos. Os moradores de 239 domiclios (19,53%), que dispem de instalaes sanitrias, utilizam o vaso sanitrio ou a privada. Os habitantes de grande parte das outras moradias Xakriab (78,19%) fazem uso do terreno prximo s suas casas. Quanto s guas servidas, oriundas da gua de banho, dos lavatrios, dos tanques e das pias, para aqueles domiclios que dispem de banheiros ou instalaes sanitrias ou somente de tanques e pias, tomando como referncia o total de domiclios ocupados na terra indgena, destacam-se as seguintes propores: em 200 habitaes (16,30%) a gua utilizada no banho segue para a fossa e em outras 99 (8,10%) para o terreno; a gua servida dos lavatrios de 172 casas (14,10%) segue para a fossa e de outras 20 (1,60%) para o terreno; das 210 moradias (17,16%) que dispem de tanques, a gua servida segue para a fossa e para o terreno em, respectivamente, 154 (12,60%) e 56 (4,60%) destas casas; por fim, a gua usada nas pias de 205 (16,75%) habitaes que usufruem deste dispositivo tambm encaminhada para a fossa e para o terreno em, respectivamente, 156 (12,70%) e 49 (4,00%) destas moradias. Antes do contato, como ressalta Carvalho (1997), os povos indgenas praticavam intensa e freqente alternncia de ambientes sobre o territrio que habitavam. Os espaos habitacionais eram
242

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

utilizados de forma descontnua. Os grupos indgenas saam de suas aldeias em busca de caa, coleta e pesca ou devido sazonalidade agrcola, permanecendo dias, semanas ou at meses fora (Carvalho, 1997, 50). A vida nmade ou seminmade interrompia os ciclos geohelmintos devido pouca permanncia em um s lugar. A ausncia humana no espao e, por conseguinte, a no reposio de excretas e resduos slidos no ambiente tornava favorvel o saneamento natural do meio. Alm disso, o isolamento geogrfico e cultural das populaes indgenas propiciava que algumas doenas infecciosas e parasitrias ocorressem de forma endmica e sem grande impacto negativo devido ao longo perodo de adaptao aos agentes infecciosos com os quais estas se relacionavam em seus territrios tradicionais (Pithan et al.,1991). A mudana de certos hbitos, por exemplo a converso (transformao cultural) ao sedentarismo, traz conseqncias na manuteno de outros, nos quais no concorriam os mesmos agravantes. Assim, uma situao de esgotamento sanitrio precrio pode propiciar a manuteno de diversas enfermidades e agravamento do quadro nosolgico da populao. Por exemplo, estudos realizados na Terra Indgena NadbMaku (Genaro et al., 1984), no Parque Nacional do Xingu (Kameyama, 1985) e entre ndios Tucuna de Puerto Narino e Petuna, Colmbia (Schwaner et al.,1974) sugerem que a alta prevalncia de parasitoses intestinais dos indgenas destes locais est relacionada com a contaminao fecal dos solos. Assim, das condies de saneamento, a fim de atingir um ndice adequado que possa garantir melhorias nas condies de
243

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

moradia e sade da populao Xakriab, bem como preservar a qualidade do meio ambiente, o esgotamento sanitrio aquele que apresenta o mais longo caminho a ser percorrido. Esta situao torna-se mais evidente ao se verificar a proporo de domiclios que no dispunha de instalaes sanitrias na Terra Indgena Xakriab: 77,53%. Alm disso, no se pode perder de vista que esta proporo sobe para 80,47% se for considerado o nmero de habitaes que possuam instalaes sanitrias e que no eram utilizadas, por motivos diversos, pelos seus moradores (13,82%). J a proporo de domiclios com o aparelho sanitrio ligado fossa sptica (11,84%) se aproximava do valor de 12,90% encontrado no Censo Demogrfico de 2000 (IBGE, 2001) para o conjunto dos domiclios das reas rurais do Pas. Mesmo levando em considerao os 145 mdulos sanitrios construdos nos domiclios deste povo at julho de 2003, e admitindo, por hiptese, que novas casas no foram levantadas nesse nterim, ainda assim a proporo de 11,84% est muito aqum do necessrio. Disposio dos resduos slidos De um modo geral, as mulheres Xakriab mantm o terreno ao redor de suas casas limpo e os detritos ficam espalhados pelo quintal ou so empurrados at as cercas que limitam o espao territorial da habitao. Nas aldeias e subaldeias, onde as casas se encontram espacialmente mais concentradas, os resduos slidos ficam dispersos pelas ruas ou reunidos em reas de pastagem. Nos outros locais, a disperso das moradias minimiza as conseqncias do hbito de jogar resduos slidos nas redondezas. Este um panorama corriqueiro da Terra Indgena Xakriab.
244

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Pde-se observar que os resduos slidos produzidos pelos Xakriab, normalmente, so compostos de matria orgnica (folhas, restos de frutas, sabugo de milho, ossos), papel comum, papelo, plstico flexvel, garrafas feitas com polietileno tereftalato (PET), vidro, pano, metal no ferroso e pilha. Entre os 1.224 domiclios ocupados na terra indgena, em junho e julho de 2003, havia resduos slidos disseminados pelo quintal de 967 destas casas (79,00%). Quanto aos resduos slidos gerados nas casas e nos ambientes sanitrios, o seu acondicionamento, quando ocorre, feito em sacos de lixo, sacolas de plstico e caixas de papelo, baldes ou lixeiras. Com relao ao resduo slido produzido nas habitaes, principalmente o gerado nas cozinhas, o seu destino, conforme a linguagem regional, o murundu. Em outras palavras, um montculo constitudo de um amontoado de lixo. Vale pr em destaque que o resduo slido originado nas instalaes sanitrias constitudo, principalmente, de papel higinico, papel comum, folhas de plantas e sabugo de milho. Em relao ao destino final dos resduos slidos, 805 domiclios (65,77%) queimam o resduo slido em seus quintais e 19 moradias (1,55%) so contempladas pelo servio de limpeza pblica do municpio de So Joo das Misses. Com relao freqncia da coleta nestas habitaes, somente realizada na aldeia Rancharia, o veculo coletor da prefeitura passa uma vez por semana e o destino dos resduos slidos o lixo da cidade. Os moradores de apenas trs moradias (0,25%) tm o hbito de enterrar seus resduos slidos. Nas outras 397 residncias (32,43%), o resduo slido fica exposto nos quintais, pastagens, lotes vagos ou estradas.
245

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Apesar de boa parte dos moradores dos domiclios informarem que queimam o resduo slido produzido em suas casas (65,77%), no se sabe com qual freqncia isso acontece. No entanto, sabese que, durante as visitas domiciliares realizadas em junho e julho de 2003 para a aplicao do inqurito domiciliar, havia resduos slidos espalhados pelo quintal da maioria dos domiclios (79,00%). Evento que tambm se sobressai na terra indgena e est associado disposio final dos resduos slidos: moradores de 105 domiclios (14,58%), dos 720 que informaram possuir gado bovino, j tiveram perdas em seus rebanhos devido ingesto de plstico flexvel pelos animais. Ainda em relao s formas de destino final dos resduos slidos, devido dificuldade e altos custo da coleta do resduo slido rural, a opo dos moradores de 65,77% dos domiclios de queimlo uma alternativa que, seno a mais satisfatria, pelo menos tem um impacto negativo menor sobre a sade humana, quando comparado com aquele que deixado exposto. Por outro lado, esta opo no espontnea. Faz parte dos programas de educao ambiental difundidos pelos agentes indgenas de sade e abrange toda a terra indgena. , no mnimo, estranho que tcnicos do rgo gestor da sade indgena ligado diretamente ao Ministrio da Sade incentivem este tipo de alternativa, que no adequada, uma vez que agride o meio ambiente (poluio atmosfrica) e coloca em risco a sade da populao Xakriab. interessante destacar, na maioria dos domiclios (1.149) h criao de algum tipo de animal domstico (cachorros, gatos e galinhas). Estes animais tm contato direto com os resduos slidos expostos e, normalmente, o acesso deles ao interior das casas livre.
246

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Vale assinalar que os resduos slidos so componentes importantes do perfil epidemiolgico de uma populao, exercendo influncia, ao lado de outros fatores, por exemplo a quantidade/ qualidade da gua consumida e a disposio inadequada do esgotamento sanitrio, sobre a incidncia das doenas. H indicao da existncia de associao entre doenas infecciosas e parasitrias e o manejo ineficiente de resduos slidos, apesar da escassez de dados quantitativos sobre esta relao (Catapreta et al., 1999). Macro e microrganismos, que vivem ou so atrados pelos resduos slidos, encontram abrigo e alimento nos detritos de natureza biolgica, como fezes ou restos de origem vegetal e animal, e podem ser agentes responsveis por enfermidades transmitidas ao ser humano e a outros animais.
Consideraes finais

A dominao e a marginalizao experimentada ao longo de sua histria, associadas perda de territrio e mudanas ambientais, resultando no abandono das tcnicas tradicionais de subsistncia, na alterao da forma tradicional de ocupao do territrio, na converso ao sedentarismo e em maiores concentraes demogrficas em suas aldeias so alguns dos fatores que contribuem para uma situao precria das condies de saneamento e de habitao na Terra Indgena Xakriab. Apesar de a FUNASA, por meio do Distrito Sanitrio Especial Indgena de Minas Gerais e Esprito Santo (DSEI-MG/ES), estar atuando nesta terra indgena, os servios sanitrios disponibilizados quela populao ainda no foram capazes de contornar a situao frgil de saneamento.
247

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Observaes quanto s dificuldades institucionais para atender as necessidades de saneamento no perodo estudado apontam para deficincias da estrutura burocrtico-administrativa, fragmentada e com pouco apoio da instituio; pouco clara definio de competncias e responsabilidades no planejamento, execuo, fiscalizao e avaliao dos servios; reduzido e inexperiente quadro de pessoal. Sob esse ltimo prisma, de modo geral os profissionais que atuam na esfera do saneamento dispem de conhecimento restrito das diretrizes da poltica nacional de ateno sade dos povos indgenas, para promoo de ambientes saudveis e proteo da sua sade, e no foram qualificados para desenvolver atividades como a educao em sade. De mais a mais, como grande parte dos outros profissionais que atuam na terra indgena, no se verificou capacitao especfica para o trabalho intercultural. Em assim sendo, as intervenes na rea de saneamento esto sendo realizadas sem o necessrio conhecimento da cultura dos Xakriab e o reconhecimento de como a especificidade cultural do grupo influencia o xito do trabalho. Deve-se ter em mente que cada povo indgena um caso, portanto h que se traarem estratgias e prticas diferenciadas para desenvolver atividades com cada um deles. De sua parte, as aes de saneamento desenvolvidas na Terra Indgena Xakriab no tm como base critrios epidemiolgicos e no esto conseguindo universalizar populao gua em quantidade e de boa qualidade, nem destino adequado dos dejetos e resduos slidos. Alm disso, nenhuma atividade realizada no sentido de preservar as nascentes situadas dentro dos limites da terra indgena.
248

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Quanto aos domiclios dos Xakriab, os resultados indicam a necessidade de desenvolvimento de projetos habitacionais adequados, a fim de garantir uma ateno integral sade desta populao. Entrementes, esta ao no parece ser uma das prioridades do rgo gestor da sade indgena e, portanto, nada tem sido feito nesse sentido.

Notas
1

Possui graduao em Engenharia Civil pela Fundao Mineira de Educao e Cultura (1986) e em Cincias Sociais, com nfase em Antropologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hdricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Possui graduao em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hdricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Cincia Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Cursou ps-doutorado na University of Oxford, no perodo 2005-2006. Atualmente professor do Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais e editor nacional da Revista Engenharia Sanitria e Ambiental da Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Observao direta um processo pelo qual se mantm a presena do observador numa situao social, com a finalidade de realizar uma investigao cientfica. O observador est em relao face a face com os observados e, ao participar da vida deles, no seu cenrio cultural, colhe dados para alm das informaes declaradas pelos sujeitos. Foi considerado como banheiro o local limitado por paredes de qualquer material e que era utilizado somente para banhar. Considerou-se como instalaes sanitrias o local limitado por paredes que dispunha de aparelho sanitrio ou buraco para dejees. Casa construda com tijolos de barro, secos ao sol. Moradia feita de barro e areia, socados entre armaes de madeira. Habitao edificada com madeira vertical lado a lado, sem intervalo e recoberta com barro. 249

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

Cova feita no leito seco dos rios temporrios ou na areia e terrenos midos a fim de recolher gua para usos domsticos. Caractersticas percebidas pelos sentidos humanos.

10

11

Potencial hidrogeninico (pH): d uma indicao sobre a condio de acidez, neutralidade ou alcalinidade da gua (von Sperling, 2000).

12

Turbidez: representa a capacidade da gua em absorver ou refletir a luz. causada basicamente pela presena de slidos em suspenso na gua, que podem ser constitudos de partculas inorgnicas (argila e silte) ou orgnicas (algas planctnicas e outros microrganismos), (von Sperling, 2000). Cor aparente: responsvel pela colorao na gua. No valor da cor aparente pode estar includa uma parcela devida turbidez da gua (von Sperling, 2000). Dureza: concentrao de ctions multimetlicos em soluo. Sua origem natural est relacionada dissoluo de minerais contendo clcio e magnsio (por exemplo as rochas calcreas), (von Sperling, 2000). Coliformes totais (bactrias do grupo coliforme): as bactrias do grupo coliforme so consideradas indicadores de contaminao fecal. Esses organismos so capazes de se desenvolver na presena de sais biliares ou agentes tensoativos que fermentam a lactose com produo de cido, gs e aldedo a 35 0,5 C em 2448 horas. Essa temperatura o fator de diferenciao entre os subgrupos fecais (termotolerantes) e no fecais (Funasa, 2001).

13

14

15

16

Escherichia coli: bactria do grupo coliforme, sendo considerada o mais especfico indicador de contaminao fecal e de eventual presena de organismos patognicos (Funasa, 2001). Partculas coloidais: partculas de pequenas dimenses em suspenso na gua (OPAS, 1999). O mdulo sanitrio composto de uma instalao sanitria completa (vaso sanitrio, lavatrio e chuveiro), um tanque e uma pia. O efluente conduzido a um tanque sptico e posteriormente a um sumidouro. Denominao regional dos mosquitos culicdeos, sugadores de sangue, conhecido em outras localidades como pernilongo ou carapan.

17

18

19

250

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

Referncias bibliogrficas AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION; AMERICAN WATER WORKS ASSOCIATION; WATER ENVIRONMENT FEDERATION. Standard methods for the examination of water and wastewater. 20 ed. Washington: APHA, 1998. BRASIL. MINISTRIO DA SADE. Portaria MS n. 518, de 25 de maro de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil], Braslia, DF, n.52, 26 mar. 2004. Seo 1, p.266-270. BRISCOE, J.; FEACHEM, R. G; RAHAMAN, M. M. Evaluating health impact: water supply, sanitation and hygiene education. Ottawa: International Development Research Center, 1986. CARVALHO, Maria Lcia Brant. Sade de populaes indgenas: tendncias aps os impactos do contato. So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1997. (Dissertao de Mestrado). CATAPRETA, Ccero Antnio Antunes; HELLER, Lo. Associao entre coleta de resduos slidos domiciliares e sade. Revista Panamericana de Salud Publica, Belo Horizonte, v.5, n.2, p. 88-96, fev., 1999. FUNDAO NACIONAL DE SADE. Controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade. Braslia: FUNASA, 2001. GALLOIS, Dominique. A casa Waipi. In: NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.) Habitaes indgenas. So Paulo: Nobel, 1983. p. 147168
251

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

GENARO, Odair.; FERRARONI, Jos J. Estudo sobre malria e parasitoses intestinais em indgenas da tribo Nadb-Maku, estado do Amazonas, Brasil. Revista de Sade Pblica, v.18, n.2, p. 162169, abr., 1984. HELLER, L.; MLLER, L. M. Saneamento e sade pblica. In: BARROS, Rafael Tobias Vasconcelos; CHERNICHARO, Carlos Augusto de Lemos; HELLER, Lo.; VON SPERLING, Marcos. Saneamento (Manual de saneamento e proteo ambiental para os municpios). Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995.v.2, p. 51-61. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Censo demogrfico 2000: caractersticas da populao e dos domiclios - resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2001. ______. Pesquisa nacional por amostra de domiclios 1999: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. (CD-ROM). ______. Pesquisa nacional por amostra de domiclios 2002: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. (CD-ROM). KAMEYAMA, I. Parasitoses intestinais entre os ndios do Parque Nacional do Xingu. alguns aspectos epidemiolgicos e ecolgicos. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, 1985. (Dissertao de Mestrado). MOTA, S. Saneamento. In: ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e sade. 5. ed. Rio de Janeiro: MEDSI Editora Mdica e Cientfica Ltda, 1999. p. 405-429 NOVAES, Sylvia Caiuby. As casas na organizao social do espao Bororo. In: NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.) Habitaes indgenas. So Paulo: Nobel, 1983. p.57-76.
252

PERFIL SANITRIO: AS CONDIES DE SANEAMENTO E DE HABITAO NA TERRA INDGENA XABRIAB, MINAS GERAIS

ORGANIZAO PAN-AMERICANA DA SADE. A desinfeco da gua - autoridades locais, meio ambiente e sade. Washington: OPAS - Diviso de Sade e Ambiente, 1999. PARASO, Maria Hilda Baqueiro. Identidade tnica dos Xakriab: laudo antropolgico. Braslia: FUNAI, 1987. PITHAN, O. A.; CONFALONIERI, U. E. C.; MORGADO, A. F. A situao de sade dos ndios Yanommi: diagnstico a partir da casa do ndio de Boa Vista, Roraima, 1987-1989. Cadernos de Sade Pblica, v.7, n.4, p. 563-580, out./dez., 1991. RODRIGUES, Aryon Dall'Igna. Lnguas amerndias. In: Grande Enciclopdia Delta Larousse. Rio de Janeiro: Larousse, 1975. v.9, p. 4035. S, Cristina. Observaes sobre a habitao em trs grupos indgenas brasileiros. In: NOVAES, Sylvia Caiuby. (Org.) Habitaes indgenas. So Paulo: Nobel, 1983. p. 103-146. SCHETTINO, Marco Paulo Fres. et al. Relatrio circunstanciado de identificao e delimitao da Terra Indgena Xakriab Rancharia - MG. Braslia: FUNAI, 1999. SCHWANER, T. D.; DIXON, C. F. Helminthiasis as a measure of cultural change in the Amazon basin. Biotropica, v.6, n.1, p. 32-37, 1974. SILVA, Aracy Lopes da. Xavante: casa - aldeia - cho - terra vida. In: NOVAES, Sylvia Caiuby. (Org.) Habitaes indgenas. So Paulo: Nobel, 1983. p. 33-56. SOUZA, C. A. S. Aes de saneamento - Atividades e planejamento: perodo 2000 ao primeiro semestre de 2003 Reserva Indgena Xakriab. Montes Claros: s.ed., 2002.
253

JOO LUIZ PENA / LO HELLER

VIDAL, Lux. O espao habitado entre os Kaiap-Xikrin (J) e os Parakan (Tupi), do mdio Tocantins, Par. In: NOVAES, Sylvia Caiuby. (Org.) Habitaes indgenas. So Paulo: Nobel, 1983. p. 77-102. VON SPERLING, Marcos. Introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. 2.ed. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 2000.

254

You might also like