You are on page 1of 5

Apoio ao Investimento e Incentivos Fiscais QREN e SIFIDE II

Apoio Metodologia
Fase 1
Planeamento e Mobilizao

II
Fase 3 Fase 4
Elaborao da Candidatura

Fase 2
Anlise Estratgica

Fase 5
Acompanhamento da Candidatura

Enquadramento do Projecto de Investimento

Incentivos s Empresas SI Inovao - Sistema de Incentivos Inovao


mbito
Apoio a projectos de investimento de inovao produtiva promovidos por empresas.

INCENTIVO Taxa Base Mxima


Tipo de Empresa 20 p.p. a atribuir a Pequenas Empresas

Objectivos
Promover a inovao no tecido empresarial, pela via da produo de novos bens, servios e processos que suportem a sua progresso na cadeia de valor; Introduo de melhorias tecnolgicas, criao de unidades de produo e reforo da orientao das empresas para os mercados internacionais; Estimular o empreendedorismo qualificado e o investimento estruturante em novas reas com potencial crescimento.

Majoraes
10 p.p. a atribuir a Mdias Empresas

45%
Sem pagamento de juros ou outros encargos

Despesas Elegveis:
Activo fixo tangvel
Aquisio de mquinas e equipamentos afectos ao projecto, aquisio de equipamentos informticos, instalao de sistemas energticos para consumo prprio utilizando fontes renovveis de energia, software standard e especfico;

Tipo de Estratgia Empreendedorismo Feminino ou Jovem

10 p.p. a atribuir aos projectos de estratgia de eficincia colectiva


10 p.p. a atribuir aos projectos de empreendedorismo feminino ou jovem

Activo fixo intangvel


Transferncia de tecnologia, atravs da aquisio de direitos de patentes, licenas, saber -fazer ou conhecimentos tcnicos no protegidos por patente (no caso de no PME no podero exceder 50% do total);

Outras despesas de investimento


Despesas com a interveno de TOC ou ROC; estudos, diagnsticos, auditorias, planos de marketing e projectos de arquitectura e de engenharia; investimentos na rea de eficincia energtica e energias renovveis; despesas relacionadas com a promoo internacional; entre outros. So ainda elegveis os investimentos em formao de recursos humanos no mbito do projecto, de acordo com o regulamento especfico dos apoios formao profissional.

O prazo de financiamento de 6 anos, com um perodo de carncia de capital de 3 anos

Perodo de Candidatura: 24-10-2012 a 05-09-2013

O incentivo poder converter-se em no reembolsvel (a fundo perdido), em funo da avaliao do desempenho do projecto, at ao montante mximo de 75% do incentivo reembolsvel concedido.

Incentivos s Empresas SI Qualificao e Internacionalizao PME


mbito
Apoio a projectos de investimento promovidos por empresas, a ttulo individual, bem como por entidades pblicas e associaes que com elas tenham estabelecido parcerias, associaes empresariais ou entidades do Sistema Cientifico e Tecnolgico (SCT) direccionados para a interveno nas PME, tendo em vista a inovao, modernizao e internacionalizao, atravs da utilizao de factores dinmicos da competitividade.

INCENTIVO Taxa Base Mxima Majoraes


5 p.p. a atribuir quando os projectos se inserem em estratgias de eficincia colectiva

Objectivos
Promoo da competitividade das empresas atravs do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presena activa das PME no mercado global.

45%
(nas despesas relativas participao em feiras e exposies, a taxa ascende a 75%)

Despesas Elegveis (Projecto Individual):


Activo fixo tangvel
Aquisio de mquinas e equipamentos afectos ao projecto; aquisio de equipamentos informticos; Software standard e especfico; equipamento que permita superar as normas em matria de ambiente.

Tipo de Estratgia

Activo intangvel
Transferncia de tecnologia atravs da aquisio de direitos de patentes, licenas, saber -fazer ou conhecimentos tcnicos no protegidos por patente;

Outras despesas financeiras


Despesas com a interveno de TOC ou ROC; estudos, diagnsticos, auditorias planos de marketing; investimentos na rea de eficincia energtica e energias renovveis; direitos de propriedade industrial; despesas de promoo internacional; custo com a contratao de dois novos quadros tcnicos necessrios implementao do projecto; entre outras.

O incentivo a conceder assumir a forma de incentivo no reembolsvel (a fundo perdido) at 400.000 (projectos individuais e de cooperao)

Perodo de Candidatura: 24-10-2012 a 16-09-2013

Incentivos s Empresas
Outros Programas
SI Investigao & Desenvolvimento Tecnolgico (Empresas)
mbito: Projectos de investigao e desenvolvimento tecnolgico (I&DT) Incentivo: Taxa Base Mxima: 25% Majoraes: 25 p.p. - Investigao industrial; 10 p.p. - Mdias Empresas; 20 p.p. - Pequenas Empresas; 15 p.p. cooperao, divulgao ampla de resultados, ou cooperao com entidades do SCT. Prximo Perodo de Candidatura: 12-10-2012 a 30-08-2013 (Ncleos de I&DT); (12-10-2012 a 2008-2013 (Projecto Individual); 12-10-2012 a 30-08-2013 (Projecto em co-promoo)

Programa Operacional Potencial Humano (POPH)


Com uma dotao global aproximada de 8,8 mil milhes de Euros, dos quais 6,1 mil milhes de comparticipao do Fundo Social Europeu, o POPH visa estimular o potencial de crescimento sustentado da economia portuguesa, no quadro das seguintes prioridades: Superar o dfice estrutural de qualificaes da populao portuguesa, consagrando o nvel secundrio como referencial mnimo de qualificao, para todos; Promover o conhecimento cientfico, a inovao e a modernizao do tecido produtivo, alinhados com a prioridade de transformao do modelo produtivo portugus assente no reforo das actividades de maior valor acrescentado; Estimular a criao e a qualidade do emprego, destacando a promoo do empreendedorismo e os mecanismos de apoio transio para a vida activa; Promover a igualdade de oportunidades, atravs do desenvolvimento de estratgias integradas e de base territorial para a insero social de pessoas vulnerveis a trajectrias de excluso social. Esta prioridade integra a igualdade de gnero como factor de coeso social. A actividade do POPH estrutura-se em torno de dez eixos prioritrios: Eixo Prioritrio 1 Qualificao Inicial; Eixo Prioritrio 2 Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida; Eixo Prioritrio 3 Gesto e Aperfeioamento Profissional; Eixo Prioritrio 4 Formao Avanada; Eixo Prioritrio 5 Apoio ao Empreendedorismo e Transio para a Vida Activa; Eixo Prioritrio 6 Cidadania, Incluso e Desenvolvimento Social; Eixo Prioritrio 7 Igualdade de Gnero; Eixo Prioritrio 8 Algarve; Eixo Prioritrio 9 Lisboa; Eixo Prioritrio 10 Assistncia Tcnica.

Programa Operacional Valorizao do Territrio (POVT)


Programao Financeira: O financiamento comunitrio global do PO ascende a 4.342.544.223 Euros (Fundo de Coeso 3.059.965.525 Euros e FEDER - 1.282.578.698 Euros), a que corresponde, nos termos da programao aprovada, o montante de despesa pblica de 671.508.809 Euros e de despesa privada de 94.902.956 Euros (contrapartida nacional total de 766.411.765 Euros e um investimento total pblico e privado de 5.108.955.988 Euros) Eixos Prioritrios: Eixo I - Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentvel; Eixo II Sistemas Ambientais e de Preveno, Gesto e Monitorizao de Riscos; Eixo III - Redes e Equipamentos Estruturantes da Regio Autnoma dos Aores; Eixo IV - Redes e Equipamentos Estruturantes da Regio Autnoma da Madeira; Eixo V Infraestruturas e Equipamentos para a Valorizao Territorial e o Desenvolvimento Urbano; Eixo VI Assistncia Tcnica.

II
Objectivos
Intensificar o esforo empresarial nacional de I&DT; Criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas.

Incentivos s Empresas Incentivo Fiscal


Taxa base: 32,5% das despesas

mbito da Deduo
Os sujeitos passivos de IRC residentes em territrio portugus que exeram uma actividade de natureza agrcola, industrial, comercial e de servios e os no residentes com estabelecimento estvel nesse territrio podem deduzir ao montante apurado nos termos do artigo 90. do Cdigo do IRC, e at sua concorrncia, o valor correspondente s despesas com investigao e desenvolvimento, na parte que no tenha sido objecto de comparticipao financeira do Estado a fundo perdido, realizadas nos perodos de tributao de 1 de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2015; Para os sujeitos passivos de IRC que sejam PME de acordo com a definio constante do art. 2 do D.L. n. 372-2007, de 6 de Novembro, que ainda no completaram dois exerccios e que no beneficiaram da taxa incremental fixada (50%), aplicase uma majorao de 10% taxa base fixada (32,5%); A taxa incremental prevista (50%) acrescida em 20 p.p. para as despesas relativas contratao de doutorados pelas empresas para actividades de investigao e desenvolvimento, passando o limite previsto a ser de 1.800.000.

Despesas Elegveis
Consideram-se dedutveis as seguintes categorias de despesas, desde que se refiram a actividades de investigao e desenvolvimento: a) Aquisies de activos fixos tangveis, excepo de edifcios e terrenos, desde que criados ou adquiridos em estado novo e directamente afectos realizao de actividades de I&D; b) Despesas com pessoal directamente envolvido em tarefas de I&D (apenas 90% para no micro nem PME); c) Despesas com a participao de dirigentes e quadros na gesto de instituies de I&D; d) Despesas de funcionamento, at ao mximo de 55% das despesas com o pessoal directamente envolvido em tarefas de I&D contabilizadas a ttulo de remuneraes, ordenados ou salrios, respeitantes ao exerccio; e) Despesas relativas contratao de actividades de I&D junto de entidades pblicas ou beneficirias do estatuto de utilidade pblica ou de entidades cuja idoneidade em matria de investigao e desenvolvimento seja reconhecida por despacho conjunto dos Ministros da Economia e da Inovao e da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior; f) Participao no capital de instituies de I&D e contributos para fundos de investimentos, pblicos ou privados, destinados a financiar empresas dedicadas sobretudo a I&D, incluindo o financiamento da valorizao dos seus resultados, cuja idoneidade em matria de investigao e desenvolvimento seja reconhecida por despacho conjunto dos Ministros da Economia e do Emprego e da Educao e Cincia; g) Custos com registo e manuteno de patentes apenas para micro, pequenas e mdias empresas (Micro e PME); h) Despesas com a aquisio e manuteno de patentes que sejam predominantemente destinadas realizao de actividades de I&D (Micro e PME); i) Despesas com auditorias I&D (Micro e PME); j) Despesas com aces de demonstrao que decorram de projectos de I&D apoiados.

Acrescem 50% do aumento das despesas do perodo, em relao mdia dos dois exerccios anteriores, at ao limite de 1.500.000
As despesas que, por insuficincia de colecta, no possam ser deduzidas no exerccio em que foram realizadas podero ser deduzidas at ao 6 exerccio imediato.

Perodo de Entrega de Candidaturas: At ao final do ms de Julho do ano seguinte ao do exerccio em causa

You might also like