You are on page 1of 3

Plano de Aula Isomeria

Objetivos
1) Compreender o que isomeria e a sua classificao bsica. 2) Avaliar as implicaes da isomeria: compostos de estruturas diferentes tm comportamentos diferentes.

Ponto de partida
Os alunos devem estar familiarizados com ligaes qumicas, frmulas estruturais e noes de funes orgnicas.

Estratgias
1) Distribuir aos alunos (que podero ser divididos em grupos) folhas de papel ou papelo com o tangram impresso. Pedir que recortem a folha e tentem montar um retngulo com as peas.

2) Alternativamente, o tangram pode ser dado j recortado, em saquinhos, aos alunos que devem comear tentando montar um quadrado ou retngulo. 3) Familiarizados com o tangram, cada aluno ou grupo deve agora tentar montar uma figura: ave, gato, galinha, monge, etc. fcil achar alguns sites na Internet com a grande variedade de figuras possveis de se montar com o tangram. Pea aos alunos que circulem pela sala vendo quais as figuras obtidas pelos colegas. 4) Hora de voltar para as molculas: pedir aos alunos para desenharem todas as estruturas que conseguirem com a frmula C4H10O (4 lcoois e 3 teres), ou C4H8 (5 hidrocarbonetos, sendo 2 cclicos). Uma frmula como C4H8O, apesar de parecer dar poucas possibilidades, d mais de 20 ismeros.

5) Pedir para os alunos desenharem no quadro algumas das estruturas qumicas que obtiveram. Analis-las com os alunos e comentar que, da mesma forma que possvel montar diversas figuras com as peas de tangram, possvel formar molculas diferentes com os mesmos tomos. E que, da mesma forma que um quadrado pode ser montado na diagonal (mas ainda um quadrado), nem todos os desenhos de molculas que se faz no papel so diferentes: preciso ateno.

6) Desenvolver, com o auxlio do material didtico, os tipos bsicos de isomeria (plana e espacial, ou constitucional e configuracional). Ser mais fcil trabalhar, nesta primeira aula, a isomeria plana (de funo, cadeia e posio). Liste as propriedades de alguns compostos, como os ismeros do propanol: Composto metil-etil ter lcool isoproplico lcool n-proplico Ponto de ebulio (C) 10.8 82.5 97.2 Densidade (g/mL, a 20C) 0.74 0.79 0.81

Lembre aos alunos que a grande diferena entre esse ter e os lcoois a ponte de hidrognio, mas que mesmo os lcoois apresentam diferenas nas foras de interao - o lcool n-proplico possui foras de atrao um pouquinho mais fortes.

Sugestes e dicas

O tangram um quebra-cabea de origem chinesa, tradicional e muito difundido. Alguns alunos certamente j o conhecero, o que pode gerar uma ansiedade de alguns alunos para mostrar que conhecem, ou que sabem montar alguma figura do tangram. Isso no atrapalha a aula - pelo contrrio, deixar esses alunos explicarem aos colegas qual a idia do quebra-cabea vai deix-los felizes e facilitar o acompanhamento da turma. interessante que o papel tenha cores diferentes de cada lado, porque uma das figuras no simtrica. Pode ser usado um site para uma aula em laboratrio de informtica (embora a manipulao das peas seja mais interessante) Esse tema pode ser trabalhado com outras disciplinas, como matemtica, desenho ou artes (para fazer o tangram, com as medidas corretas, por exemplo em cermica). Apesar de o conceito de isomeria ser tradicionalmente trabalhado depois de funes orgnicas, esta aula introdutria pode mostrar porque as diferenas aparentemente sutis entre estruturas na qumica orgnica fazem tanta diferena. Isso ajuda a justificar o estudo de funes. Como exerccio de fixao, se as funes j forem bem conhecidas, pode-se pedir para montar os ismeros e os nomes IUPAC de compostos com frmula C3H6O e C3H8N, por exemplo.

As duas estruturas desenhadas para o n-butano no so iguais: so diferentes conformaes. No entanto as duas tem quase a mesma energia, coexistem e uma pode ser convertida outra sem reao.

You might also like