You are on page 1of 4

Nome: Luis Fernando Teles de Sousa Cdigo: 915629 Curso: Arquitetura e Urbanismo 4 Ano.

Titulo - Plano Diretor de Franca: Direcionando a cidade para dias melhores.

Introduo Porque raios eu escolhi esse tema? No inicio do curso eu sempre tive muita empatia pelas questes sociais e urbansticas (fator que foi determinante para o meu egresso na vida acadmica), mas com o passar dos anos letivos e com o descaso que se tratado o urbanismo na maior parte das universidades brasileiras que contem em sua grade acadmica o curso de arquitetura e urbanismo (fato comprovado graas as minhas viagens por varias faculdades do pas e estando em contato com outros alunos e professores) acabei desanimando do tema. Porem, no meu terceiro ano de universidade, graas a docente Ana Luisa, que trouxe uma nova abordagem dos temas urbansticos, sempre com assuntos interessantes e pertinentes e com uma maior liberdade para ns, alunos, voltei a ter novamente interesse e esperana em abordar uma tese voltada principalmente para os aspectos urbansticos de uma cidade, que era e continua sendo, o assunto preferido na minha vida profissional e a rea que eu irei seguir aps o termino do curso. Estimulado com as aulas da docente Ana Luisa, fui a vrios congressos, encontros e palestras sobre arquitetura e urbanismo e tambm com temas sociais e urbanos. Em um desses encontros, pude aprender muito sobre os temas urbanos e o quanto eles so primordiais para um bom planejamento de um municpio, trazendo assim, maiores possibilidades de melhorias para a sociedade como um todo. Na primeira palestra desse encontro, palestra essa da Urbanista Raquel Rolnik com o ttulo Planejamento Estratgico das cidades (urbanista que participou do plano diretor da cidade de So Paulo e escritora de vrios livros sobre o assunto, alem de ser representante da UNESCO no pas sobre questes urbanas e sociais) me interessei pela elaborao e execuo de um plano diretor e o quanto um plano diretor importante para uma boa evoluo de uma cidade. Na palestra ela explicou a evoluo das cidades, traando paralelos sobre culturas diversas, desde a formao da Plis grega, passando pelo Plano de reforma de Paris, feito por Haussman, ate chegar aos mais bem sucedidos exemplos de cidades planejadas como Braslia de Lcio Costa e os diversos planos diretores de Curitiba. Na palestra ela tambm citou que fcil fazer arquitetura, pois, segundo ela, a arquitetura uma unidade individual da cidade e que para o arquiteto dos dias de hoje muito mais fcil projetar uma residncia do que se preocupar em projetar uma cidade, com todas as suas possibilidades, pois o arquiteto de hoje, com o avano da tecnologia, se alienou, se individualizou, se industrializou, se padronizou e deixou para l as complexas questes

urbanas e sociais de uma cidade, que hoje, gritam por intervenes e aes. (ROLNIK, Raquel. Plano Diretor Estratgico. 14 de Abril de 2011 - Campinas). Logo aps a palestra, tive a possibilidade de conversar com a palestrante sobre os principais problemas de uma cidade, algumas solues e o que estimulou toda essa individualizao do ser humano e quais medidas poderiam ser tomadas para que o ser humano pudesse se desalienar do mundo e pudesse voltar a viver de forma mais coletiva. Segundo ela, os principais problemas de uma cidade so visveis a qualquer leigo do assunto, pois, sbios ou no, somos seres humanos e sabemos de tudo aquilo que necessidade para nossa sobrevivncia, mas que os problemas sempre giravam em torno das questes sociais, pois, segundo ela, o ser humano de hoje, graas a muitas variantes, passaram a se preocupar cada vez mais com si prprio, se esquecendo e perdendo razes com a sua comunidade, com sua vizinhana, com sua cidade e consequentemente com seu pas. Ela citou dois exemplos curiosos, um deles o de que o brasileiro perdeu tanta esperana no pas que at na copa do mundo, evento antigamente comemorado de forma coletiva, com varias culturas e raas interagindo entre si, hoje comemorado de outra forma, com cada cidado vendo o jogo no seu telo, dentro de sua casa e comemorando pelas redes sociais, tamanho o desinteresse da populao com tudo aquilo que coletivo. Ela cita tambm o exemplo de que, um cidado se sente to realizado dentro da sua residncia, que ele vive alienado na sua rotina, da casa para o trabalho, do trabalho pra casa e que isso, aliado a tecnologia dos dias de hoje, o faz sentir bem resolvido consigo mesmo, esquecendo todos os problemas sociais do seu bairro. Ela disse que o brasileiro se sente assim, muito graas a uma soma de fatores determinantes que colaboraram com isso, sendo eles a crescente onda de violncia que cada vez mais cresce no pas, aliado com a falta de f nos governantes, que deveriam se preocupar com o bem estar da populao, mas s se preocupam, cada vez mais, em roubar e desviar dinheiro pblico em benefcio particular. Esses fatores so determinantes para contribuir com a recluso do cidado dentro do seu mundinho, aonde ele se encontra seguro, bem realizado graas a tecnologia, tendo a sua privacidade assegurada. Foi ai que ela me explicou o quanto um plano diretor e um planejamento estratgico de uma cidade, pode contribuir, e muito, para um bom desenvolvimento de todas as necessidades da sociedade urbana, pois, segundo ela o crescimento e o sucesso da cidade est atrelado as diretrizes que ela deve seguir, por exemplo, se uma cidade se planejou, estipulando metas, traando estratgias, ela ter melhores resultados a mdio e longo prazo do que aquela cidade que no se planejou e que, consequentemente, ir sofrer ainda mais com os problemas sociais e urbanos (ROLNIK, Raquel. Plano Diretor Estratgico. 14 de Abril de 2011 - Campinas).

Graas a essa palestra, pesquisei sobre livros e estipulei alguns livros como minha bibliografia bsica:

- O que cidade? (Rolnik, Raquel. 3 edio 1994. Editora brasiliense) texto que explica o que o urbanismo e o que a cidade, ilustrando com exemplos desde o comeo do urbanismo com a Plis grega at os dias atuais (livro que deu embasamento para a palestra que eu assisti da autora) - Urbanismo (Corbusier, Le. 3 edio 2009. Editora Martins Fontes) livro que me deu uma noo de como se evoluiu o urbanismo no ponto de vista de um dos maiores arquitetos urbanistas que j existiram no sculo XX. Le Corbusier consegue expor com esse livro as diversas formas e leituras do urbanismo com o passar dos anos pela Europa e pela America. O Urbanismo (Choay, Franoise. 6 edio. Editora Perspectiva) livro que estudei nos primeiros anos na universidade, que pode explicar todas as fases do urbanismo, desde o prurbanismo, ate o urbanismo contemporneo dos dias atuais. Citando exemplos e os pensadores de cada poca, o livro ao meu ver, foi um dos que mais me deram sustentao para abordar o tema do meu TFG de forma clara e com uma maior clareza do tema de uma forma geral. Com essa literatura base, pude perceber que esse realmente era o tema que eu iria defender, pois, eu j trabalho com urbanismo na prefeitura de franca (sou desenhista no setor de cadastro fsico da prefeitura municipal de franca e graas a esse trabalho, estou diretamente ligado as questes abordadas do plano diretor do municpio de franca) e alem disso, a vertente da profisso que eu quero exercer aps formado, pois, creio eu, que faltam polticas publicas e falta uma maior dedicao e preocupao da nossa classe de arquitetos urbanistas com os temas sociais e urbanos, sendo que o urbanismo, muitas vezes, tratado com descaso, sendo que, na verdade, tudo comea e termina no urbanismo. Parafraseando a minha professora Linda Saturi em uma das aulas que ela me deu no terceiro ano, os arquitetos no so apenas projetistas de residncias, eles so projetistas do amanh, cabe a nos, arquitetos urbanistas, exercermos o urbanismo de uma maneira mais integra e dedicada, para que assim, consigamos sanar os problemas culturais, sociais, econmicos que a cidade tanto sofre.

Metodologia de Trabalho Como abordarei o tema em meu TFG? Abordarei o tema de uma forma completa, para isso, farei pesquisas de exemplos de outros planos diretores, entrevistarei outros urbanistas que foram responsveis por planos diretores e tambm entrevistarei os urbanistas que planejaram o plano diretor de franca (O urbanista Mauro Ferreira e a Urbanista Maria Ceclia, esta ultima, analisando a possibilidade de ser a minha mentora da tese). Alem disso, j aproveitando que trabalho na prefeitura, contarei com a ajuda da minha chefe Raquel Pereira (chefe do setor de cadastro fsico da prefeitura) nas questes de legislao e aprovao de um plano diretor na cidade. Aproveitarei tambm que sou cidado e morador desta cidade e traarei, juntamente com a populao, os prs e contras da cidade e desenvolverei os seguintes parmetros:

- Entrevistar os cidados da cidade para saber os prs e contras, no ponto de vista social, que a cidade tem; - Juntamente com a minha mentora e com outros urbanistas e pessoas capacitadas, definirei tambm outra lista de prs e contras da cidade; - Sozinho, definirei uma lista pessoal de pros e contras que a cidade tem; - De posse das pesquisas j feitas, elaborarei uma lista final, definindo os pros e contras que a cidade tem de acordo com a opinio em comum; - Com essa lista final, definirei, juntamente com minha mentora, as solues que vou propor para melhorar os contras, mantendo os pros da cidade; - Adequarei as propostas com o Estatuto das cidades; - Com as propostas adequadas e definidas juntamente com o Estatuto das cidades, defino o direcionamento do crescimento do municpio; - Concluir e colocar em vigncia, perante a legislao federal, a execuo do plano diretor. Creio que, seguindo esses parmetros, conseguirei fazer um trabalho que englobe e resolva as questes mais criticas da cidade, preparando ela para um futuro crescimento em todas as reas, pois, como dito anteriormente pela Raquel Rolnik na palestra por mim assistida sade, educao, moradia, trabalho, economia, tudo isso gira em torno de apenas um profissional e esse profissional, que est capacitado para resolver esses e outros problemas sociais e urbanos o urbanista, que deve ter total conhecimento sobre os problemas da cidade e que, com o plano diretor, deve resolver esses problemas, para que a cidade possa retornar ao seu curso de crescimento e oferecer sempre melhores condies para os que nela habitam. (Rolnik, Raquel. Plano Diretor Estratgico. 14 de abril de 2011 Campinas). Concluindo o pensamento, vejo que o plano diretor a forma mais organizada de poder resolver os problemas de interesse social, podendo antever e tambm enxergar os problemas que a sociedade vive no seu cotidiano, podendo pensar a cidade de uma forma mais coletiva, aonde as pessoas voltem a viver em uma melhor sociedade, mais harmoniosa, mais coletiva e menos individualista.

Fontes de pesquisa: - O que cidade? (Rolnik, Raquel. 3 edio 1994. Editora brasiliense) - Urbanismo (Corbusier, Le. 3 edio 2009. Editora Martins Fontes) - O Urbanismo (Choay, Franoise. 6 edio. Editora Perspectiva) - Plano Diretor de Franca (Ferreira, Mauro. 1 edio - 2003. Prefeitura Municipal de Franca)

You might also like