You are on page 1of 12

MILHO TRANSGNICO

(geneticamente modicado)

Distncias Mnimas de Isolamento


Normas para o plantio

A Resoluo agosto de 2Normativa N4 da CTNB obrigatrias 007, estabelece distnci io, de 16 de transgnica e para coexistncia entre as mnimas a convenciona a lavoura l do vizinho.

NORMA

A distnc geneticam ia entre uma lav o localizada ente modicado e ou ura comercial de em rea viz t m metros, com inha, devera de milho convencio ilho desde qu a alternativa de u ser igual ou superio nal, 10 linhas d e acrescida de uma ma distncia de 20 r a 100 vegetativoe plantas de milho cobordadura com pelo metros n m similar ao milho genevencional, de porte e enos ticamente c modicado iclo .

Opo 1

(no transgnico)

de mas ura

Opo 2

ho l, 0 os s o

(no transgnico)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 Por que preciso respeitar as distncias de isolamento?


A distncia de isolamento exigida pela Resoluo Normativa N 4 da Comisso Tcnica de Nacional de Biossegurana, a CTNBio. Segundo essa norma, todo agricultor que cultivar milho geneticamente modicado (transgnico) precisa guardar uma distncia do milho convencional (no transgnico) de seu vizinho, de modo a garantir o cultivo dos diferentes sistemas de produo de milho. O objetivo desse isolamento dar aos dois produtores a oportunidade de manter seus produtos diferenciados.

2 Quais so essas distncias?

As distncias so: 100 metros ou 20 metros. Se voc optar por 20 metros deve, obrigatoriamente, plantar 10 linhas de bordadura com milho no transgnico de porte e ciclo vegetativo similares ao milho transgnico.

3 Em que situaes necessrio seguir essas normas?


Sempre que um agricultor plantar um milho transgnico e seu vizinho plantar milho convencional. a) Se o meu vizinho estiver plantando milho geneticamente modicado tambm sou obrigado a seguir essas normas? No. Se o produtor vizinho plantar milho geneticamente modicado, ou outra cultura diferente do milho, no h necessidade de observar a norma de distncias mnimas. b) Posso fazer o plantio em conjunto com o meu vizinho? Pode. As reas de milho geneticamente modicado dos dois agricultores podem ser plantadas lado a lado, porque a norma de distncias mnimas refere-se apenas ao isolamento do milho comercial transgnico em relao ao milho no transgnico, de forma a permitir a coexistncia entre os diferentes sistemas de produo no campo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
4 Posso plantar outra cultura nessa rea de isolamento?
Sim. Nessa rea de isolamento, entre o milho geneticamente modicado e o milho no transgnico do vizinho, pode-se plantar qualquer cultura, inclusive milho convencional. A nica cultura que no pode ser cultivada na rea de isolamento o milho transgnico. Caso voc opte por plantar milho convencional nessa rea, h ainda a opo de reduzir a distncia de isolamento para 20 metros, desde que tambm plante, no mnimo, 10 linhas de milho convencional que seja de porte e ciclo vegetativo similares ao milho transgnico. Voc pode at plantar todos os 20 metros com esse milho no transgnico.

5 O milho convencional plantado na rea de isolamento ser vendido como convencional ou transgnico?
Ser vendido como milho transgnico. Como o milho convencional (no transgnico) na rea de isolamento estar sujeito a cruzamento com o milho geneticamente modicado, ele dever ser colhido e comercializado como milho transgnico.

6 Preciso seguir essas regras se eu plantar na minha prpria propriedade esses dois tipos de milho?
No. Dentro de sua propriedade, no preciso atender a essa norma, mesmo plantando o milho geneticamente modicado ao lado do milho convencional. Assegure-se que o seu milho transgnico esteja a 100 metros de distncia mnima da plantao de milho no transgnico de seu vizinho ou, alternativamente, 20 metros com 10 linhas de bordadura de milho convencional (no transgnico). No entanto, caso voc queira vender um ou mais talhes como milho convencional, eles devem ser plantados respeitando a norma de distncias mnimas, de forma a evitar eventuais cruzamentos entre os hbridos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

7 O que pode acontecer caso eu no siga essas normas?


O agricultor que cultivar o milho transgnico e no obedecer s normas de distncias mnimas est sujeito s penalidades previstas na Legislao de Biossegurana e poder ser autuado pela Fiscalizao Federal Agropecuria do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

8 Posso combinar com meu vizinho para plantarmos em pocas diferentes e evitar orescimento do milho transgnico e do milho no transgnico na mesma poca?
Esse acordo no atende norma das distncias mnimas. Mesmo que essa alternativa seja adotada, as distncias mnimas de isolamento devero ser observadas.

9 Se eu me esquecer de seguir essas normas, ou algo acontecer diferente do planejado, como devo proceder?
O produtor deve tomar as medidas necessrias para estar de acordo com as normas de distncias mnimas. Se a sua lavoura de milho transgnico estiver a uma distncia de mais de 100 metros do milho convencional de seu vizinho ou, alternativamente, de 20 metros com pelo menos 10 linhas de bordadura de milho no transgnico, voc atendeu norma de distncias mnimas. Se a distncia for menor que 100 metros, ou de 20 metros com as 10 linhas de bordadura, o produtor de milho transgnico dever eliminar as plantas que estiverem dentro desse limite antes do orescimento.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

10 Posso usar a rea de distncia mnima para refgio e vice-versa?


Sim, desde que sejam respeitadas ao mesmo tempo as normas de distncias mnimas e as orientaes para a rea de refgio. A rea de refgio consiste no plantio de pelo menos 10% de milho no Bt a menos de 800 metros da rea a ser plantada com milho Bt (resistente a insetos). Nessa rea, possvel plantar outro tipo de milho transgnico, como o tolerante a herbicida, mas, nesse caso, voc no poder contabilizar como rea de isolamento segundo a norma de distncias mnimas. Portanto, apenas milho no transgnico poder ser utilizado na rea de refgio para cumprir a norma das distncias mnimas.

11 Se entre a minha propriedade e a do meu vizinho existir uma rodovia, preciso seguir as regras de distncias mnimas?
Sim, e no se esquea de se assegurar que, tambm neste caso, a distncia mnima entre as lavouras (contando a rodovia) dever ser de 100 metros ou, alternativamente, 20 metros desde que se plante pelo menos 10 linhas de bordadura com milho convencional.

You might also like