You are on page 1of 2

Fernando Pessoa Como surgiu?

Fenando pessoa conta na carta dirigida ao seu amigo Adolfo Casais Monteiro que se lembrou um dia de fazer uma partida a S Carneiro de inventar um poeta buclico (campestre), de espcie complicada e apresentar-lho, j no me lembro como, em qualquer espcie de realidade. No dia 8 de Maro de 1914, Fernando Pessoa criou o seu primeiro heternimo Alberto Caeiro, apesar de em 1912 tenha nascido Ricardo Reis, sem que o poeta soubesse. Nesse dia deu-lhe uma enorme vontade de escrever poemas e escreveu mais 30 poemas. No mesmo dia batizou-o como Alberto Caeiro e soube logo que aparecera o seu mestre. Percurso Biogrfico Alberto Caeiro nasceu em Lisboa, em 1889, mas viveu quase toda a sua vida no campo (Ribatejo), com uma tia-av idosa, porque tinha ficado rfo de pais cedo. No final da sua vida regressou a Lisboa onde escreveu Os poemas incinjuntos, antes de morrer de tuberculose em 1915 (morreu com 26 anos). Era louro, de olhos azuis. Como educao, apenas tinha tirado a instruo primria e no tinha profisso. morreu em 1915, O que o distingue dos outros (tambm faz parte das carateristicas

Mestre dos outros heternimos e do prprio Fernando Pessoa Ortnimo porque, ao contrrio destes, consegue submeter o pensar ao sentir, o que lhe permite:

viver sem dor; envelhecer sem angstia e morrer sem desespero; no procurar encontrar sentido para a vida e para as coisas que o rodeiam; sentir sem pensar; ser um ser uno (no fragmentado);

Caracteristicas da sua obra

Poeta do real objetivo. Aceita a realidade e o mundo exterior como so com alegria ingnua e contemplao, recusando a subjetividade e a introspeo. O misticismo foi banido do seu universo. Poeta da Natureza, porque anda pela mo das Estaes e integra-se nas leis do universo como se fosse um rio ou uma rvore, rendendo-se ao destino e ordem natural das coisas. Temporalidade esttica, vive no presente, no quer saber do passado ou do futuro. Cada instante tem igual durao ao dos relmpagos, ou das flores, ou ao do sol e tudo o que v eterna novidade; um tempo objectivo que coincide com a sucesso dos dias e das estaes. A Natureza a sua verdade absoluta.

Antimetafsico, pois deseja abolir a conscincia dos seus prprios pensamentos (o vcio de pensar) pois deste modo todos seriam alegres e contentes. Crena que as coisas no tm significao: tm existncia, a sua existncia o seu prprio significado.

Forma como se exprime A Caeiro s interessa vivenciar o mundo que capta pelas sensaes, nesta medida um sensacionista a que o sentido das coisas reduzido percepo da cor, da forma e da existncia. Recusa o pensamento metafsico, afirmando que pensar no compreender. Insistindo naquilo a que chama aprendizagem de desaprender, ou seja aprender a no pensar, para se libertar de todos os modelos ideolgicos, culturais ou outros e poder ver a realidade concreta. Vive de acordo com a natureza na sua simplicidade e paz e v-a na sua constante renovao, aderindo espontaneamente s coisas, tais como so e procura goz-las com despreocupada e alegre sensualidade apreciando a beleza das coisas na sua originalidade e na sua simplicidade.

You might also like