You are on page 1of 3

FACULDADE SO JUDAS TADEU CURSO DE CINCIAS CONTABEIS DISCIPLICINA: CONTABILIDADE AVANADA I PROFESSOR: CONTADOR MILTON PAULO SILVA ALUNO:

PAULO SERGIO DA ROSA MATRICULA: 21110108 PRINCIPAIS ALTERAES NA ESTRUTURA DAS DEMONSTRAES CONTABEIS A LEI n 11.638/07. Introduo No presente position paper, procura-se verificar de que forma as alteraes promovidas pela Lei n 11.638 de 2007 afetaram a estrutura das demonstraes contbeis, ou seja, como elas eram demonstradas e como ficaram a partir dos fundamentos discutidos por Eliane Sayuri Takahashi Nishio, Geraldo Viana, Priscila Juliana Batista e Ricardo Pereira Rios na Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 1 n 1 2010. Desenvolvimento Com as mudanas ocorridas no cenrio mundial a partir de 2005 em especial com o International Accouting Standard Board (IASB) e a necessidade de se buscar convergncia entre as prticas contbeis brasileiras com as internacionais sem contar a necessidade de se dar mais transparncia e segurana nestas informaes o presente estudo procurou apresentar como estas transformaes afetaram a estrutura das demonstraes contbeis no Brasil, em resumo como elas eram demonstradas atravs da Lei n 6.404/76 e como ficaram de acordo com a Lei n 11.638/07. Foram descritas as principais alteraes ocorridas nas demonstraes contbeis de acordo com a nova lei, a saber: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE); Demonstrao de Origem e Aplicao de Recursos (DOAR); Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Liquido (DMPL); Demonstrao dos Lucros e Prejuzos Acumulados (DLPA) e Demonstrao do Valor Adicionado (DVA). Balano Patrimonial Em termo de anlise das demonstraes contbeis (reclassificao de contas) as mudanas podem ser consideradas pequenas, uma vez que entre as varias alteraes apresentadas foram normatizados procedimentos contbeis j adotados por profissionais da rea que j utilizavam os critrios determinados pela nova legislao. DRE Por ser apurada por regime competncia e ser um importante instrumento para a tomada de deciso suas alteraes podem ser consideradas pequenas. Foram alteradas as despesas e receitas no operacionais e na participao dos lucros, elas passaram a ser classificadas como despesas e receitas operacionais aps a mensurao que resulta lucro ou prejuzo operacional, aumentando desta forma o resultado operacional. DMPL Nesta demonstrao no houve necessidade de alterao. DLPA

Mesmo com a extino da conta lucros acumulados esta demonstrao se faz necessria, pois, tem como objetivo relatar as modificaes ocorridas nas contas de lucros ou prejuzos acumulados em determinado perodo de tempo. DFC Substituiu a DOAR e a partir de 01/01/2008, passou a ser uma demonstrao obrigatria pela Lei 11.638/07 para empresas com patrimnio liquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais). A DFC tem como objetivo conceder informaes sobre os pagamentos e recebimentos em dinheiro de uma empresa em determinado tempo, de forma simples informa o resultado fluxo financeiro da organizao. Ela deve ser apresentada seguindo as normas internacionais, ou seja, deve ser segmentada em trs atividades: as Operacionais, Investimento e Financiamento. So duas a formas de apresentao da DFC o mtodo direto e o indireto. O mtodo indireto mais utilizado nos pases onde h a obrigao legal para apresentao do DFC, pois alm de sua fcil elaborao, ele permite que o usurio confira os dados apresentados com as demais demonstraes contbeis gerando assim maior credibilidade demonstrao. DVA Demonstra de forma sinttica riqueza gerada pela empresa em determinado perodo, passou a ser obrigatria para as companhias abertas, considerada importante fonte de informaes para a apresentao dos efeitos sociais produzidos pela distribuio da riqueza gerada pela organizao. Concluso O que conclui com texto apresentado que a contabilidade brasileira em relao s alteraes das demonstraes contbeis de acordo com a Lei 11.638/07 caminha em direo a padronizao internacional, mesmo sendo uma obrigao a clareza e a parametrizao destas informaes inserem nossas empresas nacionais no cenrio internacional, sem contar os investimentos externos atravs de abertura de capital que esto sendo feitos em nossas companhias, estas alteraes possibilitam uma analise de dados muito mais uniforme e menos complexa para os investidores de outros pases. Existem ainda muitas questes a serem discutidas mais sem duvidas estas mudanas esto trazendo grandes oportunidades para os profissionais da rea contbil em todo o Brasil.

Fontes: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracaodovalor.htm Pagina visitada em: 30/09/2012. http://pt.shvoong.com/business-management/accounting/2255055-demonstra %C3%A7%C3%A3o-fluxo-caixa-met%C3%B3do-direto/ Pagina visitada em: 30/09/2012. http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25732/000751622.pdf?sequence=1 Pagina visitada em: 30/09/2012. http://pt.shvoong.com/business-management/accounting/2255055-demonstra %C3%A7%C3%A3o-fluxo-caixa-met%C3%B3do-direto/#ixzz27y0fL6FA Pagina visitada em: 30/09/2012.

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/resource/view.php?id=1179 Pagina visitada em: 30/09/2012.

You might also like