You are on page 1of 12

1

A GEOPOLTICA DA AMRICA DO SUL O papel determinante da defesa na integrao do setor eltrico. Francisco Nixon Lopes Frota CAEM/ECEME Nivalde J. de Castro - Dr. - GESEL/UFRJ Palavras-Chave: Integrao da Amrica do Sul Defesa Setor eltrico 1. INTRODUO A integrao econmica regional vem se consolidando como um importante fenmeno internacional desde a segunda metade do sculo XX. Nesse sentido, a convergncia de objetivos polticos e econmicos entre pases vizinhos possibilita superar em melhores condies os desafios de um mundo cada vez mais globalizado. No perodo Ps-Guerra Fria, o sistema global de segurana foi alterado de forma destacada em conseqncia de profundas transformaes no cenrio internacional. Os EUA firmaram-se como potncia hegemnica, criando uma assimetria nas relaes internacionais, inclusive em relao s ditas grandes potncias (Unio Europia, Japo, China e Rssia). A emergncia de potncias regionais, tais como o Brasil e a ndia, entre outras, somada ao fim da disputa ideolgica da Guerra Fria, permitiu o surgimento de laos de confiana na rea de defesa e segurana, favorecendo o desenvolvimento da integrao regional em vrios campos do poder nacional. Na Amrica do Sul, essas transformaes vm influindo de maneira bastante visvel nas reas poltica e econmica, dentre outras. Os primeiros acordos bilaterais intensificaram-se e expandiram-se, fazendo surgir os primeiros organismos multilaterais subregionais, a exemplo da Comunidade Andina de Naes (CAN), do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), da Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica (OTCA), e da Unio das Naes Sul-Americanas (UNASUL). Outras iniciativas tambm tm contribudo positivamente para o processo de integrao do subcontinente, tais como a Iniciativa para a Integrao das Infra-Estruturas Regionais Sul-Americanas (IIRSA). Nesse contexto, no ano de 2007, durante uma reunio de Chefes de Estado do subcontinente na ilha Margarita, na Venezuela, foi assinada a Declarao de Margarita, com a qual foi criado o Conselho Energtico da Amrica do Sul, composto pelos Ministros da Energia dos pases envolvidos. Com a atribuio de elaborar uma

estratgica energtica sul-americana, esse Conselho desempenha um papel catalisador para a integrao regional, buscando atender as demandas energticas exigidas pelo crescimento econmico da Amrica do Sul. Ressalta-se, tambm, que o choque de interesses e os antagonismos ainda existentes entre determinados pases tm gerado alguns focos de tenso, ocasionando a interrupo do fornecimento de energia, tal como ocorreu com a Bolvia - em 2004, quando se negou a fornecer gs natural para o Chile, atravs da Argentina, pela reivindicao boliviana no-resolvida de acesso ao mar, vedado desde o sculo XIX, quando o Chile anexou a provncia costeira boliviana. De forma semelhante a este caso exemplificado, existem na Amrica do Sul outras situaes conflituosas nas quais se identifica a necessidade do desenvolvimento das relaes internacionais relacionadas com a defesa estratgica como garantia do fornecimento de energia eltrica, quesito fundamental para a desejada integrao regional. Diante dessa constatao, o mencionado processo de integrao regional induziu criao do Conselho Sul-Americano de Defesa, em 2008, com o objetivo de fomentar o entrosamento em assuntos de Defesa dos pases que integram a UNASUL. Entre outras atribuies, esse Conselho visa elaborao de polticas de defesa conjunta nos assuntos de segurana regional, intercmbio de informaes e de pessoal entre as respectivas Foras Armadas, troca de anlises sobre os cenrios mundiais de defesa e integrao das indstrias de material de defesa. Do exposto, surge nossa problemtica: Como estabelecer vnculos entre o setor eltrico com as questes de defesa da Amrica do Sul, a fim de contribuir para o processo de integrao regional? Assim sendo, a pesquisa cientfica ora realizada teve como objetivo analisar a funo da defesa e do setor eltrico na integrao do subcontinente, buscando identificar as implicaes entre ambos. Pretendeu-se, ainda, identificar o papel do Brasil como lder catalisador nesse processo. 2. A ENERGIA ELTRICA NA INTEGRAO DA AMRICA DO SUL A energia insumo indispensvel ao desenvolvimento econmico, impulsionando a indstria, a agricultura e o comrcio, desenvolvendo transportes e as comunicaes, entre outros setores, e permitindo melhoria na qualidade de vida da sociedade.

No atual cenrio mundial, cada vez mais globalizado e multipolar, evidencia-se o afloramento de uma crise energtica global, resultante de vrios componentes, tais como o aquecimento global, as mudanas climticas e a inquietante necessidade de preservao do meio ambiente; o fortalecimento de pases emergentes com a economia em plena expanso, como China e ndia; a crescente dependncia das maiores economias de pases e regies politicamente instveis; a escassez na oferta de energia, com previses do possvel esgotamento dos combustveis fsseis para meados deste sculo; a instabilidade crescente em regies detentoras de relevantes fontes energticas, a exemplo do Oriente Mdio e sia Central, dentre outros. Na Amrica do Sul, em comparao com outras regies, a questo energtica encontra-se em situao privilegiada, caracterizando-se pela relativa estabilidade poltica e econmica e, principalmente, pela existncia de fontes energticas suficientes para atender s necessidades da regio. O subcontinente pode ser auto-suficiente em insumos energticos, sendo detentor de substanciais reservas de petrleo, gs natural e recursos hdricos, tais como as bacias Amaznica e Platina. Ademais, em razo de sua posio geogrfica, apresenta promissora capacidade de gerao de energia elica, solar e biomassa (CASTRO, 2009). Acrescenta-se a essa abundncia de insumos, a possibilidade de levar a efeito a integrao energtica entre os pases da regio pela vantajosa caracterstica da complementaridade, vivel pela forma como essas fontes encontram-se distribudas na regio. Verifica-se que a heterogeneidade das fontes permite a diversificao das matrizes energticas, o equilbrio da oferta e da demanda de cada pas, devido aos ciclos hidrolgicos e aos fatores climticos, dentre outros aspectos (CASTRO, 2009). Nesse sentido, o setor eltrico se sobressai no cenrio sul-americano, no qual a hidreltrica binacional de Itaipu, entre Brasil e Paraguai, o principal e mais imponente projeto de integrao (CASTRO, 2010). Esse setor est assentado em sistemas eltricos independentes, os quais se estruturam em quatro segmentos: gerao, transmisso, distribuio e comercializao. Como os dois ltimos esto inteiramente relacionados com o espao interno de cada pas e tm pouca (ou mnima) influncia para o processo de integrao regional, esto excludos desta pesquisa. Na gerao de energia eltrica, as principais fontes energticas utilizadas so a hidrolgica, gs natural, biomassa e petrleo, havendo ainda o emprego, embora em menor escala, da fonte nuclear e de outras fontes alternativas (CASTRO, 2009).

Considerada uma matriz limpa, pela baixa emisso de gs carbnico na atmosfera, a matriz eltrica sul-americana predominantemente hdrica, destacando-se o Brasil pelo efetivo aproveitamento e por possuir o maior potencial de expanso. Ademais, as possibilidades de acelerar o processo de integrao energtica esto assentadas no grande potencial hidreltrico ainda no explorado que permitiria a desejvel autosuficincia de energia para o subcontinente de forma sustentvel (CASTRO, 2010). O gs natural tambm assume relevante e progressivo valor na regio e a base da matriz energtica da Argentina, Bolvia e Chile. No Brasil, ele constitui o insumo das usinas trmicas que tm um papel complementar na matriz, contribuindo para a segurana energtica. O gasoduto que transporta o gs natural da Bolvia para o Brasil, chamado de Gasbol, o mais proeminente projeto integrador na regio (CASTRO, 2009) e permitiu acelerar o processo de diversificao da matriz energtica e eltrica brasileira e, ao mesmo tempo, gerar benefcios econmicos para a Bolvia (COSTA, 2011). Outras estruturas integradoras, relacionadas transmisso de energia, como as interligaes eltricas entre Venezuela-Brasil, Argentina-Brasil, Argentina-Uruguai, Paraguai-Argentina, Argentina-Chile, Colmbia-Venezuela, Colmbia-Equador, dentre outros, demonstram que a integrao energtica est na vanguarda desse processo regional. Analisando a localizao geogrfica dessas interligaes, percebe-se existirem duas pores de concentrao. Uma no cone sul, regio base do Mercosul, onde a integrao est mais avanada, e outra poro noroeste do subcontinente, onde se apresentam em nmero mais reduzido. Nestes termos, a interligao do setor eltrico da Amrica do Sul, se confirmada, permitir mais eficincia e maior segurana energtica, despontando como projeto essencial para a efetiva integrao regional, requisito primordial para o fortalecimento poltico, econmico e social do subcontinente diante dos desafios internacionais. Com a implementao de Itaipu, marcante projeto binacional e de extrema importncia para ambos pases, o Brasil demonstrou iniciativa na integrao energtica em mbito regional, o que lhe garantiu assumir a vanguarda na integrao energtica no cone sul. Essa vanguarda mantida pela estatal Eletrobrs, por meio da implementao de seu plano estratgico que prev, dentre outras aes, a compra de ativos e novos projetos em pases sul-americanos (GAMA, 2011).

Os substanciais aportes financeiros disponibilizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e a expressiva participao de empreiteiras brasileiras no desenvolvimento do setor energtico em pases sulamericanos, a exemplo da Odebrecht, ratificam esse protagonismo dianteira (NOGUEIRA, 2011). A Petrobrs e a Cemig tambm investem em energia nos pases vizinhos e, atualmente, o projeto do plo de gs natural e petroqumica, no Peru, o maior investimento brasileiro no exterior (SANTORO, 2011). Embora a partir de 2005, Itaipu e o Gasbol tenham sido alvo de reivindicaes de dirigentes polticos nos pases parceiros, exigindo alteraes contratuais a fim de obterem maiores benefcios econmicos, o Brasil conseguiu gerenciar diplomaticamente essas crises, fazendo concesses que permitiram evitar possveis cortes no suprimento de energia eltrica e gs natural para o mercado nacional. Projetos como esses exemplificados, demonstram claramente as intenes brasileiras de garantir um processo integrador baseado no ganha-ganha, completamente oposto ao esquema de explorao imposta ao subcontinente no perodo colonial (COSTA, 2011). Importante destacar que o setor mencionado enfrentou inmeras contingncias a partir dos anos 90, quando foram realizadas equivocadas reformas nas estruturas (privatizaes) em todos os pases, tendo como um elemento comum a perda da capacidade de planejamento do setor eltrico. A fim de reverter essa situao crtica, entre 2003 e 2004, o Brasil manteve sua iniciativa ao implementar um novo modelo baseado em investimentos privados complementados por investimentos pblicos, considerado slido, consistente e dinmico, o qual tem permitido o equilbrio entre oferta e demanda de energia eltrica (CASTRO, 2010). Isso posto, comprova-se a capacidade tcnica do Brasil para planejar e executar projetos energticos efetivamente integradores, aliada vital capacidade de atrair recursos de toda ordem necessrios viabilidade desses projetos e, ainda, tradicional capacidade para resoluo pacfica de conflitos com pases da regio. Alm disso, so inegveis as influncias diretas das dimenses do prprio setor eltrico brasileiro (considerando seus nveis de produo e consumo), bem como da demografia; da economia e do territrio nacional em comparao com os demais integrantes da Amrica do Sul. Isso somado emergncia crescente do Brasil no cenrio poltico e econmico internacional, evidencia o protagonismo do Pas no subcontinente,

induzindo-o a assumir o papel de catalisador na integrao do setor eltrico como parte do processo de integrao regional. De fato o setor eltrico da Amrica do Sul tem um papel especial no processo de integrao regional, o que o transforma em estrutura estratgica, pois a sua interrupo ou destruio, seja parcial ou total, afeta diretamente setores econmicos, sociais, polticos, militares, ou seja, causando uma infinidade de prejuzos e reflexos negativos. Ademais, alm da ameaa externa integridade e a soberania nacional, esse setor pode ser alvo de outras agresses. As ameaas internas ordem constitucional e paz interna de um ou vrios Estados, juntamente com as ameaas sociais segurana pblica e, ainda, as ameaas da natureza, so realidades que devem ser consideradas durante um diagnstico (SAINT-PIERRE, 2007). Na Amrica do Sul, tm sido uma constante as manifestaes hostis sobre questes de carter ambiental, fundirio, tnico, social, ideolgico e outros mais, que somados aos inmeros desastres naturais, tais como terremotos, enchentes, secas e descargas eltricas, apresentam-se como ameaas ao setor eltrico e de interesse da defesa. Os atuais projetos em andamento das hidreltricas brasileiras na Amaznia de Santo Antnio, Jirau e Belo Monte ratificam essa necessidade de planejamento. Deste modo, percebe-se a necessidade de aproximao mais efetiva entre o setor eltrico e da defesa do subcontinente, a fim de criar sinergias e garantir uma efetiva segurana energtica regional, por meio da cooperao, da formulao de parcerias de interesse mtuo, como o desenvolvimento de tecnologia dual1. 3. AS QUESTES DE DEFESA NA AMRICA DO SUL Desde a retirada do poder colonial, a partir do sculo XIX, quando teve incio o processo de emancipao poltica da Amrica Latina, o subcontinente sul-americano tem sofrido com as alternncias entre projetos de integrao e processos conflitivos, o que tem sido extremamente desfavorvel ao seu fortalecimento poltico e econmico. Aparentemente, essa alternncia foi uma herana enervante do dualismo colonial, iniciado com a Bula Inter coetera e o Tratado de Tordesilhas, em 1493 e 1494, respectivamente. A partir desse perodo, a regio que compunha o antigo imprio espanhol enveredou por um processo de fragmentao poltica, que ocasionou inmeras disputas

Tecnologia dual: com finalidades civil e militar.

fronteirias originrias de definices de limites ineficazes ou inexistentes. Essas disputas territoriais, somadas s descobertas de abundantes reservas de recursos naturais algumas em reas em litgio, tornaram-se ponto central de inmeros focos de tenso na regio at a contemporaneidade. Nesse contexto se inserem as principais guerras entre pases da Amrica do Sul: Guerra do Paraguai e as duas Guerras do Pacfico, no sculo XIX, e a Guerra do Chaco, no sculo XX. Na atual conjuntura, o panorama poltico-estratgico na Amrica do Sul passa por uma srie de profundas e surpreendentes mudanas. Como resultado do fim da Guerra Fria, evidencia-se uma interdependncia multilateral cada vez maior entre os Estados Nao. Nesse contexto, a questo de defesa regional na Amrica do Sul se encontra num momento chave neste incio do sculo XXI, com a emergncia de novas ameaas, de novos problemas e de novas proposies de soluo que so estrategicamente sensveis s formaes histricas, aos padres de relacionamento interestatal e s combinaes de recursos polticos, econmicos e militares (SENHORAS, 2009). Dessas transformaes emergem situaes que favorecem a ecloso de conflitos desestabilizadores de Estados, das quais se destacam as seguintes: (1) Ameaas externas: integridade territorial e a soberania; da natureza. Por conseguinte, a situao atual dos pases da Amrica do Sul ainda inspira avaliaes cautelosas quanto ao seu desenvolvimento, podendo ser dividido em duas pores de acordo com sua tendncia para a emerso de conflitos. A primeira poro, chamada por SAINT-PIERRE (2007) de Arco de Estabilidade, abrangeria os pases pertencentes ao Cone-Sul e o seu processo de integrao, o Mercosul, que se apresenta mais desenvolvido e menos propenso a uma regresso para processos conflitivos. A segunda poro, chamada por SAINT-PIERRE (2007) de Arco de Instabilidade, representa a rea que inclui os pases com maior probabilidade de se envolverem em conflitos, como Colmbia e Venezuela e Bolvia e Chile. Alm do exposto, importante destacar que a runa de um Estado pode ser conseguida por outros meios que no os militares. A fim de debilitar um pas, possvel destruir sua economia e seu sistema poltico, assim como sua coeso interna e sua identidade cultural, sem necessidade de empregar fora militar. Enfim, os ataques (2) Ameaas internas: a ordem constitucional e a paz interior; (3) Ameaas sociais: segurana pblica; e (4) Ameaas

segurana de um Estado podem partir de outros Estados, mas tambm de conglomerados multinacionais, organizaes terroristas ou cartis de narcotraficantes (GLENNY apud FGV, 2011). Nesse contexto, merece destaque o crescimento das ocorrncias das ciberameaas e das ciberguerras em mbito internacional. A preocupao com a ciberguerra tem levado criao de departamentos especializados nesse assunto, como o Cibercomando das Foras Armadas dos Estados Unidos que se junta s unidades existentes para Terra, Mar, Ar e Espao sideral. O potencial dessa nova forma de combater imenso, como mostra o uso do vrus stuxnet, que contaminou os computadores do programa nuclear do Ir e podem t-lo atrasado em anos. Torna-se evidente a necessidade de maior cooperao entre os governos para enfrentar essas ameaas, mas observando que se trata de um grande desafio, em razo das rpidas transformaes tecnolgicas, difcil estabelecer um marco regulatrio. Logo, conscientizado dessas premissas (expanso interna, integrao regional, projeo externa), o Brasil adota atitudes integradoras e cooperativas, que ocasionam uma nova postura do campo de defesa. O mais relevante exemplo a implementao da Estratgia Nacional de Defesa (END), que est focada em aes estratgicas de mdio e longo prazo e objetiva modernizar a estrutura nacional de defesa, atuando em trs eixos estruturantes: reorganizao das Foras Armadas, reestruturao da indstria brasileira de material de defesa e poltica de composio dos efetivos das Foras Armadas. Enfatiza ainda o papel de trs setores decisivos para a defesa nacional: o ciberntico, o espacial e o nuclear. O primeiro aspecto a ser destacado que a END qualificada como inseparvel da estratgia nacional de desenvolvimento. Enquanto uma motiva, a outra fornece escudo primeira, ou seja, cada uma refora as razes da outra. Em sua definio, Defesa Nacional o conjunto de medidas e aes do Estado, com nfase na expresso militar, para a defesa do territrio, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaas preponderantemente externas, potenciais ou manifestas (BRASIL, 2008). O segundo aspecto reside na inteno de estimular a integrao da Amrica do Sul, pois se considera que ela no somente contribuir para a defesa do Brasil, como possibilitar fomentar a cooperao militar regional e a integrao das bases industriais de defesa. Logo, pretende-se que o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) crie mecanismo consultivo que permita prevenir conflitos e fomentar a cooperao militar

regional e a integrao das bases industriais de defesa, sem que dele participe pas alheio regio (BRASIL, 2008). Um terceiro aspecto a ser lembrado e que serve de modelo ao subcontinente sulamericano, sobre a inteno de capacitar a indstria nacional de material de defesa para que conquiste autonomia em tecnologias indispensveis defesa. Para essa capacitao, a END menciona a proteo de empresas por meio de regime jurdico, regulatrio e tributrio especiais contra os riscos do imediatismo mercantil, assegurando continuidade nas compras pblicas. Enfim, pretende-se incentiv-la a competir em mercados externos para aumentar a sua escala de produo (BRASIL, 2008). A quarta idia levantada na END refere-se s capacidades cibernticas, que se destinaro ao mais amplo espectro de usos industriais, educativos e militares. Nesse sentido, em meados de 2010, foi criado o Centro de Defesa Ciberntica (CDCiber) do Exrcito Brasileiro, com sede em Braslia, com o objetivo de coordenar aes de defesa ciberntica e a proteo das redes militares e governamentais, alm de possibilitar uma contribuio na proteo s infraestruturas de informao (BRASIL, 2008). Alm de outros, a END tem como objetivos fundamentais o desenvolvimento de um maior engajamento da sociedade brasileira nos assuntos de defesa; o estreitamento da cooperao entre os pases da Amrica do Sul e, por extenso, com os do entorno estratgico brasileiro; e definir e desenvolver pesquisas de uso dual. Com a END, o Brasil procura explorar sua experincia j adquirida com projetos estratgicos relacionados segurana e a defesa nacional, tais como os projetos de Sistema de Vigilncia e Proteo da Amaznia (SIVAM/SIPAM), o Sistema de Monitoramento Integrado das Fronteiras Terrestres (SISFRON), o Sistema Integrado de Proteo de Estruturas Estratgicas Terrestres (PROTEGER) e inmeras parcerias e acordos de cooperao binacional em defesa com praticamente todos integrantes da UNASUL. O Sistema PROTEGER, criado em abril de 2012, visa capacitar o Exrcito Brasileiro a atuar na proteo das Estruturas Estratgicas Terrestres (EETer) do Pas, implementando medidas de preveno e/ou atuao em caso de contingncia, quando determinado pelo Governo Federal (BRASIL, 2012b), e o SISFRON visa fortalecer a presena do Estado na faixa de fronteira, incrementando a capacidade do Exrcito de monitorar as reas de interesse, de tomar decises confiveis e oportunas e atuar prontamente no cumprimento de suas misses constitucionais (BRASIL, 2012b).

10

Para exemplificar, um projeto piloto do SISFRON, que contempla a incluso do parque linear de Itaipu, ser implantado na regio da Trplice Fronteira (BrasilParaguai-Argentina), a fim de garantir a segurana das fronteiras. Outra ao brasileira executada, que serve de modelo para a UNASUL, a criao do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), do Ministrio da Integrao Nacional, com a responsabilidade das aes de defesa civil em todo o territrio nacional e que prev em seus planos o apoio das Foras Armadas tendo em vista sua estrutura, meios e pessoal presentes em todos os Estados da federao. 4. CONSIDERAES FINAIS A fim de cooperar com a implementao e o desenvolvimento de polticas de integrao regional, este trabalho visou a estabelecer vnculos entre a defesa e o setor eltrico da Amrica do Sul. Para isso, foi feita uma anlise em que se identifica a relevncia desses setores no processo de integrao ora em curso e se destacam as implicaes entre ambos. Em sntese, o papel das Foras Armadas dos membros da UNASUL surge como determinante para garantir a segurana e a estabilidade da regio, pois a segurana energtica representa um elemento prioritrio na agenda poltica e estratgica do subcontinente. Esse aspecto ganha proeminncia ao se levarem em conta as caractersticas dos conflitos atuais, entre elas a de que uma guerra tambm pode ser vencida com o emprego de mtodos no-convencionais. Novos cenrios, novas tecnologias, novos processos, novos adversrios - por vezes no identificados ou manipulados e novas formas de reduzir ou eliminar a capacidade de lutar do oponente deixam clara a substancial mudana na natureza dos conflitos. Seguindo a tendncia mundial, a cooperao multilateral deve ser privilegiada, no em detrimento da cooperao bilateral mas como um mecanismo mais gil para a formao de redes de colaborao entre pesquisadores, estudantes, tcnicos, executores, planejadores, estrategistas e decisores. Enfim, em todos os nveis e escales possveis e necessrios. Assim sendo, conclui-se que tais cooperaes, se implementadas de maneira complementar e no substitutiva, possibilitariam a criao de sinergias extremamente transparentes e benficas, o que permitiria a troca de pontos de vista e de experincias entre setores civis e militares, contribuindo para o desenvolvimento democrtico. Seus

11

esforos somados estariam maximizando o desenvolvimento de pesquisas, a gesto do conhecimento, a execuo de atividades e o emprego de recursos de toda ordem. Sua efetivao, por si s, significaria a implementao de uma poltica de integrao regional, como ao integradora, beneficiando a integrao dos setores e das infraestruturas envolvidas. Alm do mais, permitiria a avaliao e a identificao dos riscos a fim de produzir pareceres conjuntos, incentivando o conhecimento das capacidades e limitaes de cada setor, o que facilitaria a identificao de contribuio recproca. Isso, certamente, garantiria a estabilidade no setor eltrico, tornando-o mais atraente para investidores, fator essencial para seu desenvolvimento. Por fim, ressalta-se que a incluso do setor eltrico nas questes de segurana e defesa da Amrica do Sul, por meio da cooperao interagncias interestatais, uma alternativa vivel, oportuna, relevante e exeqvel, desde que exista a conscientizao de sua necessidade e, conseqentemente, a imprescindvel vontade poltica. De fato, seus resultados fortaleceriam a segurana energtica sul-americana, permitindo o desenvolvimento poltico, econmico, social e militar, aspectos basilares para a desejada autonomia de uma Amrica do Sul integrada. 5. REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Defesa. Estratgia Nacional de Defesa. Braslia. 2008. Disponvel em: <http://www.defesa.gov.br>. Acesso em: 23 jun 2009. Aprovada pelo Decreto N 6.703, de 18/dez/2008. _______. Exrcito Brasileiro. Portaria N 044 EME, de 15 de abril de 2012. Cria o Projeto Estratgico SISFRON e constituio da equipe do projeto. Boletim do Exrcito, Braslia, DF, n. 16, p.35, 20 abril 2012a. _______. Exrcito Brasileiro. Portaria N 045 EME, de 17 de abril de 2012. Cria o Projeto Estratgico PROTEGER e constitui a equipe inicial do projeto. Boletim do Exrcito, Braslia, DF, n. 16, p.36, 20 abril 2012b. CASTRO, Nivalde J. de. O Papel do Brasil no Processo de Integrao do Setor Eltrico da Amrica do Sul. GESEL: UFRJ. Rio de Janeiro: Ago/2010. Disponvel em: http://www. nuca.ie.ufrj.br/gesel/tdse/TDSE23.pdf _____________________; ROSENTAL, Rubens; GOMES, Victor Jos Ferreira. A Integrao do Setor Eltrico na Amrica do Sul: Caractersticas e Benefcios. GESEL: UFRJ. Rio de Janeiro. 2009. Disponvel em: http://www.nuca.ie.ufrj.br/gesel/tdse/TDSE10.pdf

12

____________________________. Ciberameaas e Relaes CPDOC. FGV. Disponvel http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/reportagens/30112011

Internacionais. em:

COSTA, Darc. Consultor, ex-vice presidente do BNDS e professor da ESG. Entrevista concedida ao autor, em 5 de outubro de 2011, na sede de seu escritrio no Rio de Janeiro. GAMA, Sinval Zaidan. Superintendente de Operaes no Exterior da Eletrobrs. Entrevista concedida ao autor, em 14 de outubro de 2011, na sede da Eletrobrs no Rio de Janeiro. NOGUEIRA, Manoel Antnio. Desenvolvimento de Negcios da Odebrecht Defesa e Tecnologia. Entrevista concedida ao autor ,em 2 de dezembro de 2011, na sede da Odebrecht no Rio de Janeiro. SAINT-PIERRE. Hctor Luis. As Novas Ameaas s Democracias LatinoAmericanas: Uma Abordagem Terico Conceitual. 2007. In. Segurana e defesa nacional: da competio cooperao regional. Organizador: OLIVEIRA, Elizer Rizzo de. Fundao Memorial da Amrica Latina. So Paulo. 2007. SANTORO, Maurcio. Jornalista, doutor em Cincia Poltica e professor universitrio. Entrevista concedida ao autor em 9 de dezembro de 2011, por ocasio da Conferncia da IASIA para a Amrica Latina e Caribe. Na sede da Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro. SENHORAS, Eli Martins. O Conselho Sul-Americano de Defesa e as Percepes da Construo da Segurana Cooperativa no Complexo Regional da Amrica do Sul. Centro de Estudos Hemisfrico de Defesa. Conferncia Subregional. Retos a la Seguridad y Defensa en un Ambiente Poltico Complejo: Cooperacin y Divergencia en Suramrica. Cartagena de Indias. Colmbia. 2009. Disponvel em: http://www.ndu.edu/chds/SRC-Colombia09/Papers/Senhoras%20BRAl.pdf.

You might also like