You are on page 1of 5

Departamento de Msica da ECA-USP: Percepo Musical I Profa.

Adriana Lopes Moreira 1 semestre / 2011

Percepo Musical I Programao para o semestre


Segundas-feiras, das 14:30 s 16:10 horas (14 aulas) Imprimir e considerar material de aula

Calendrio
21/02 14/03 21/03 28/03 04/04 11/04 18/04 25/04 02/05 09/05 16/05 e 07/03 No haver aulas de Percepo I, em decorrncia do perodo de Licena-prmio da Profa. Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani: Srie 2-1, Estruturas de pulsaes e Fifrilim Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani Benward Cap. 1 / Carr Cap. 1 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 1: M1A (16-30), H1A (11-20, apenas graus), H1B (5-8, apenas letras), H1F (13-24, apenas nmeros) Avaliao de Leituras (Carr Cap. 1) / Corrigir o Trabalho Mensal (Benward Cap. 1) Benward Cap. 2 / Carr Cap. 2 / Gramani Feriado (Semana Santa) Benward Cap. 2 / Carr Cap. 2 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 2: M2A (8-14), M2B (11-20), M2D (11-30, com notas e denominaes dos intervalos), H2A (11-20, apenas graus), H2B (5-8, apenas letras), H2F (11-20, apenas nmeros) Avaliao de Leituras (Carr Cap. 2) / Corrigir o Trabalho Mensal (Benward Cap. 2) Benward Cap. 3 / Carr Cap. 3 / Gramani Benward Cap. 3 / Carr Cap. 3 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 3: M3A (9-14), M3B (4-8, apenas nmeros), M3D (11-30, com notas e denominaes dos intervalos), H3A (11-20, apenas graus), H3B (5-8, apenas letras), H3D (6-8, com graus e notas), H3E (11-20, com notas e denominaes das trades: M, m, d, A), R3A (11-16) Avaliao de Leituras (Carr Cap. 3) / Corrigir o Trabalho Mensal (Benward Cap. 3) Benward Cap. 4 / Gramani Benward Cap. 4 / Gramani / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 4: M4A (9-18), M4B (13-25), M4D (11-30), H4A (11-20), H4B (5-8), H4C (16-20), H4D (1-5), H4E (1120), R4A (4-6), R4B (7-10) Avaliao Gramani / Avaliao da disciplina / Corrigir o Trabalho Mensal (Cap. 4) Feriado (Corpus Christi) Avaliao escrita (Benward)

23/05 30/05 06/06

13/06 20/06 27/06

Sistema de avaliao
- Trabalhos mensais: Sero entregues nos dias determinados no Calendrio, durante o horrio da aula. No sero aceitos trabalhos entregues fora da sala de aula, com atraso, ou por e-mail. Se porventura as aulas forem suspensas (devido a greve ou outro motivo), sero considerados para nota os trabalhos entregues, portanto, importante que os alunos realizem os primeiros trabalhos. - Avaliaes: Nos dias acima especificados teremos trs avaliaes de leitura (em grupos com 6 alunos), uma Avaliao de Rtmica do Gramani e uma Avaliao Escrita (individual). A Nota das Avaliaes ser = somatria das notas das Avaliaes de Leitura e Rtmica + nota da Avaliao Escrita : 2. - Conceito final = nota das Avaliaes com peso 3 + nota da entrega dos Trabalhos Mensais com peso 1. Por exemplo, um aluno com nota 8 nas avaliaes 0 nos trabalhos ter mdia final 6.0 (8x3+0:4=6); um aluno com nota 6 nas avaliaes e 0 nos trabalhos ter mdia final 4.5; um aluno com nota 6 nas avaliaes e 10 nos trabalhos ter mdia final 7. - Freqncia: A chamada ser feita aps 15 minutos do incio da aula e a presena ser vlida somente se o aluno permanecer na sala at o trmino da aula. Os alunos que possurem mais do que 30% de faltas sero automaticamente reprovados (norma USP). - Planto de dvidas: s sextas-feiras, das 13 s 14 horas, com Roberto Rodrigues (bobs@usp.br), na sala 10A (Laboratrio de Percepo e Anlise Musical, PAM, coord. pelos Profs. Adriana e Paulo de Tarso). - Observaes: (1) No h perodo de recuperao ao final do semestre. (2) Este calendrio poder sofrer ajustes no decorrer do semestre, por deciso do professor, aps comunicado prvio. (3) Estas informaes constam em http://moodle.stoa.usp.br/

Departamento de Msica da ECA-USP: Percepo Musical I Profa. Adriana Lopes Moreira 1 semestre / 2011

Por que nos dedicamos ao estudo da percepo musical?


O estudo da percepo musical tanto um subsdio como uma finalidade do estudo da anlise musical. E a composio, a anlise musical e a interpretao so processos intrinsecamente interdependentes e auxiliares. Estabelecem um relacionamento de troca de informaes imprescindvel, mantenedor de sua sustentao, permanncia e renovao. Em sua tese de doutorado, a Profa. Adriana Moreira complementa:
A percepo musical parte integrante do processo de anlise, por constituir o ponto de contato entre o som musical e o intelecto do analista (Moreira 2008: 224). 1

Nos livros Potica musical e O caminho para a msica nova, respectivamente, Igor Stravinsky e Anton Webern se reportaram importncia do desenvolvimento da percepo musical para os msicos profissionais:
A arte musical limitada em sua expresso de um modo que corresponde exatamente s limitaes do rgo que a percebe (Stravinsky 1996: 63). 2 E devo citar Goethe (...): A cor a expresso das leis da natureza na sua relao com o sentido da viso. Como entre cor e msica no existe uma diferena de essncia, mas apenas de grau, pode-se dizer que a msica a expresso das leis da natureza na sua relao com o sentido da audio (Webern 1984: 25). 3

No livro The Listening Experience, 4 o educador musical James Patrick OBrien, professor na University of Arizona, classificou cinco maneiras principais de se ouvir: (1) para melhorar o humor; (2) por entretenimento; (3) por participar de experincia cerimonial; (4) focando a qualidade da interpretao; (5) focando a percepo de padres sonoros. OBrien observou que esta ltima se refere escuta: das combinaes de alturas com a finalidade de formar unidades mais longas, da justaposio de sees para formar movimentos, das combinaes de movimentos para formar estruturas musicais maiores e da organizao da obra. O autor sabiamente observou que a audio do planejamento, da estrutura, da lgica e do padro sonoro de uma obra intensifica a compreenso e a apreciao do ouvinte (OBrien 1987: 8). Acrescento que tal compreenso contribui diria e constantemente para a excelncia do trabalho do msico profissional. No mesmo exemplar, OBrien apresentou uma segunda classificao, referente a tipos de ouvintes: (1) sensorial; (2) associativo; (3) crtico; (4) atento. O autor focou o ouvinte classificado como atento, por constituir a postura associada ao msico profissional. Observou que o ouvinte atento incorpora e aperfeioa os outros trs tipos de ouvintes: aprecia o som, est apto a criticar a qualidade da execuo, sente que compreendeu mais a obra aps cada escuta, observa as razes musicais que conduziram a sensaes, sente curiosidade em relao s tcnicas de composio, instrumentao e textura que o compositor utilizou, busca a audio de obras de difcil compreenso e que agucem sua curiosidade, assim como procura ler sobre anlise musical. O ouvinte atento capaz de reconstruir a obra a partir de seus componentes auditivos (OBrien 1995: 16-17). 5 Enquanto msicos profissionais que somos, devemos buscar o aprimoramento dirio e contnuo de nossa audio atenta.

O ouvido absoluto
Na Introduo do livro Modus Novus, que trata da leitura primeira vista cantada (solfejo) de passagens em obras no tonais, Lars Edlund, professor na Royal University College of Music de Estocolmo (Sucia), referiu-se de maneira acertada ao chamado ouvido absoluto:
O ouvido absoluto basicamente uma forma de memria e geralmente os objetos lembrados constituem alturas absolutas e a tonalidade. (...) Raramente os alunos que possuem esta forma de
1 2 3

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Olivier Messiaen: inter-relao entre conjuntos, textura, rtmica e movimento em peas para piano. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP, IA, Departamento de Msica, 2008. STRAVINSKY, Igor. Potica musical (em 6 lies). RJ: Jorge Zahar, 1996. WEBERN, Anton. O caminho para a msica nova. SP: Novas Metas, 1984. (Edio esgotada.) OBRIEN, James P. The Listening Experience: Elements, Forms, and Styles in Music. NY: Schirmer Books, 1987.

4
5

OBRIEN, James P. The Listening Experience: Elements, Forms, and Styles in Music. 2nd. ed. NY: Schirmer, 1995. Com abordagem semelhante de James OBrien, voltada apreciao musical, indico a leitura dos livros: FERRIS, Jean. Music: The Art of Listening. w/CD-ROM. 6th ed. Boston: McGraw-Hill College, 2003. KERMAN, Joseph & TOMLINSON, Gary. Listen. With 6 CDs. 6th ed. Boston: Bedford, 2008.

Departamento de Msica da ECA-USP: Percepo Musical I Profa. Adriana Lopes Moreira 1 semestre / 2011 escuta refletem a respeito dos intervalos, da funo tonal desses intervalos ou da funo desses intervalos no contexto musical. (...) Esses alunos devem pensar mais a respeito dos intervalos e de suas funes meldicas e menos no nome das notas (Edlund 1963: 15). 6

A prtica da percepo auditiva


No que se refere importncia da prtica da percepo auditiva, observemos algumas consideraes de Lars Edlund, bem como de Bruce Benward e Timothy Kolosick, 7 professores na University of Wisconsin e na University of Arizona, respectivamente:
O principal objetivo da prtica da percepo auditiva desenvolver a sensibilidade. (...) A prtica da percepo auditiva um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma conscincia e uma compreenso clara das estruturas musicais (Edlund 1963: 13). A reconstruo mental dos sons denominada imagem sonora e o domnio dessa prtica uma das habilidades mais importantes que um msico pode adquirir em um curso de percepo musical (Benward & Kolosick 2008: 81).

A disciplina Percepo Musical


Nossa disciplina ir focar, inicialmente, a prtica da percepo de domnios musicais - como alturas, rtmica, textura e progresses harmnicas. Na seqncia, iremos nos reportar formao de unidades mais longas, como frases, sees e movimentos. O curso prev o concomitante desenvolvimento da leitura primeira vista cantada (solfejo) e o desenvolvimento da independncia rtmica. Buscaremos focalizar tanto o repertrio tonal quanto o no tonal (atonal e modal). Para tanto, adotaremos os seguintes livros:

Bibliografia para a disciplina Percepo Musical


Bibliografia principal: a ser adquirida por todos os alunos at o dia 14 de maro e da qual todos os alunos devem estar de posse em absolutamente todas as aulas: BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepo musical: prtica auditiva para msicos. Srie didtico-musical. Traduo da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. (Na livraria da Edusp, os professores tm 50% de desconto e os alunos, 30%.) GRAMANI, Jos Eduardo. Rtmica. SP: Perspectiva, 2004. CARR, Maureen & BENWARD, Bruce. Sightsinging complete. 7 ed. Boston: McGraw-Hill, 2007. (H um exemplar no xerox da ECA. Copiar apenas as Unidades 1 a 3, uma vez que o exemplar traduzido ser lanado em maio.) Os exerccios contidos no livro Percepo musical devem ser resolvidos diariamente, atravs do acesso ao endereo http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/train.htm. Para salvar o contedo das gravaes disponveis nesse site e montar um CD para uso dirio: cliquem com o boto direito do mouse sobre o exerccio Melody 1A, depois escolham "salvar destino como" e o contedo j estar salvo em mp3; em seguida, cliquem com o boto direito do mouse sobre o exerccio Melody 2A, escolham "salvar destino como" e assim por diante.

1.

GRAMANI, Jos Eduardo. Rtmica.

Jos Eduardo Gramani (1944-98) foi violinista, rabequeiro e etnomusiclogo. Professor da disciplina Rtmica na Universidade Estadual de Campinas (1981-98) e fundador do Grupo Anima, atuou nos grupos Oficina de Cordas, Trem de Corda, Armonico Tributo e Trio Bem Temperado, dentre outros. Desenvolveu esta coleo de exerccios com o intuito de aprimorar no msico o movimento associado ao ritmo musical, buscando contribuir para uma realizao musical fluente e consciente. Atravs da execuo de exerccios polimtricos, as atividades propostas pela Rtmica desenvolvem: a capacidade de concentrao e o direcionamento da ateno do msico; o descondicionamento de reflexos no intencionais (como, por exemplo, a realizao de um acento em cada primeiro tempo dos compassos, ou
6 7 EDLUND, Lars. Modus novus: Studies in reading atonal melodies. Stockholm: AB Nordiska Musikfrlaget, 1963.

BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepo musical: prtica auditiva ara msicos. Srie didtico-musical. Traduo da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008.

Departamento de Msica da ECA-USP: Percepo Musical I Profa. Adriana Lopes Moreira 1 semestre / 2011

de um acento aps uma nota longa); a criao de associaes cognitivas para a realizao de uma polifonia na qual a personalidade de cada linha est presente; a intensificao da disciplina interior e da capacidade analtica do msico. A pulsao considerada uma das linhas da textura polifnica, no preponderante sobre as demais, mas concomitante.

2.

BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepo musical: prtica auditiva para msicos.

Concebido pelos professores Bruce Benward e Timothy Kolosick, da University of Arizona, o livro trabalha detalhada e gradativamente cada domnio musical atravs da execuo de exerccios extrados da literatura musical, apresentados em ordem crescente de dificuldade. Inclui exerccios que focam o desenvolvimento tanto da percepo de domnios musicais especficos, como a identificao auditiva de intervalos, de linhas meldicas, ou de progresses harmnicas, quanto o reconhecimento destes domnios no contexto de uma obra musical. Segundo os autores:
() se a sua inteno for a de aprofundar a prtica musical, ir se sentir estimulado a empregar o pensamento consciente e a concentrao para identificar os diversos padres e configuraes que constituem o material musical. (...) ouvir msica com o intuito de reconhecer os recursos de composio e as estruturas musicais no dever prejudicar o prazer esttico; pelo contrrio, s ir apur-lo consideravelmente. (Benward & Kolosick 2008: 13).

3.

CARR, Maureen & BENWARD, Bruce. Sightsinging complete.

Escrito pelos professores Maureen Carr, da Pennsylvania State University e Bruce Benward, o livro apresenta passagens extradas da literatura musical, em uma ordem crescente de dificuldade. Em cada captulo, o aperfeioamento da leitura primeira vista cantada preparado atravs da execuo prvia de leituras rtmicas, vocalises e improvisaes. Alm de trabalhar os intervalos presentes no repertrio escolhido para compor o captulo em questo, as vocalises so formadas a partir de progresses harmnicas e constituem uma base para a execuo de improvisaes e modulaes. O repertrio que forma o livro se estende da Idade Mdia ao sculo XX. O andamento, o fraseado, a dinmica, o movimento, a afinao e a fluncia so sempre observados. Em nossa disciplina, cada passagem lida ser imediatamente transposta. Segundo os autores:
Ouvir msica com os olhos tem sido o propsito do livro Sight Singing Complete desde a sua primeira edio, em 1965. Com o intuito de atingir esse objetivo, foi planejada uma seqncia de eventos. Ao interagirem com esse processo, os alunos tero sua habilidade auditiva desenvolvida, at que se sintam capazes de promover uma reverso do processo composicional que se d do som ao smbolo (...). A tarefa de se observar cuidadosamente uma partitura, podendo ouvi-la a partir da leitura, constitui o resultado mais significativo deste livro. (Carr & Benward 2007: xvi).

Bibliografia complementar para alunos com facilidade:


AIELLO, Rita & SLOBODA, John A. Ed. Musical perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994. ANTAL, Molnr. Klasszikus Knonok. Budapest: Zenemkiad Budapest, 1955. BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997. EDLUND, Lars. Modus novus. Stockholm: AB Nordiska MusikFrlaget, 1963. FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990. GRAMANI, Jos Eduardo. Rtmica Viva: A conscincia musical do ritmo. Campinas: Ed. Unicamp, 1996. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para msicos. 3 ed. SP: Ricordi, 1983. KODLY, Zoltn. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967. KODLY, Zoltn. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969. LEMOINE, Henry & CARULLI, G. Solfge des solfges. Paris: ditions Henry Lemoine, 1910. NMETH, Rudolf; NGRDI, Lszl & PUSTER, Janos. Szolfzs Antolgia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001. PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canes brasileiras. Lus Bogo Editor, 1989.

Departamento de Msica da ECA-USP: Percepo Musical I Profa. Adriana Lopes Moreira 1 semestre / 2011

STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. WEBER, Alain. Leons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle dition. Paris: Alphonse Leduc, 1983. WITTLICH, Gary E. & HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1974.

Bibliografia de apoio para alunos com dificuldade:


BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1 ano. 6 ed. RJ: s/ed, 1994. BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2 ano. 3 ed. RJ: s/ed, 1987. BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001. PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canes brasileiras. Lus Bogo Editor, 1989. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepo rtmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001. SOBREIRA, Silvia. Desafinao vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003. Ear Open. CD-ROM. Ear Trainer. Endereo: http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer (1) Clique em Beginner ( esquerda); depois em simple intervals (observe se a listagem options, esquerda est marcando fixed root, normal tempo, normal volume, acoustic piano. Se no estiver, escolha cada tpico e clique em set options). (2) Clique em play (ao centro); oua o som; marque a resposta; clique em submit. (3) Se a resposta estiver correta, outra tela se abrir com a inscrio Yeah! Thats right! ento clique em try next one; se a resposta estiver incorreta, a outra tela ter Sorry! You are wrong ento clique em try again se quiser repetir o exerccio ou em try next one se quiser ouvir outro exerccio. (4) Repita esse exerccio at obter o resultado 10 right of 10 (no centro da tela). Em seguida, v esquerda da tela e mude a listagem options: apague o fixed root e clique em set options; repita o exerccio at obter 10 right of 10. V novamente esquerda da tela e mude a listagem options: escolha um instrumento diferente de acoustic piano e clique em set options; repita o exerccio at obter 10 right of 10. 5. Na semana seguinte, clique em Beginner ( esquerda); depois em major/minor. Siga at o final.

You might also like