You are on page 1of 2

A grande polmica que o aviamento gera acerca de sua natureza jurdica: se um elemento do estabelecimento empresarial, entendido como conjunto

to de bens corpreos e incorpreos empregados para a atividade empresarial, ou se atributo desse. A ttulo de conceituao, tem-se que o aviamento empresarial, chamado tambm de azienda ou de goodwill, a capacidade de gerao de lucros do estabelecimento comercial, em sntese, aptido para futuros ganhos. Negro e Ascarelli o classificam em aviamento objetivo e em subjetivo. objetivo pela simples capacidade de gerar lucros que o prprio estabelecimento, como objeto, possui. Por sua vez, o aviamento subjetivo a capacidade do empresrio de fazer com que o estabelecimento seja frutuoso. Para efeito desta anlise, leva-se em considerao o aviamento empresarial to somente como a capacidade de gerar lucros, portanto, no se faz importante a sua classificao. Por ser abstrato, o aviamento traz consigo peculiaridades que geram discordncia na doutrina. Ora, pela sua imaterialidade, considerado por alguns doutrinadores como bem incorpreo, logo, seria um elemento integrante do estabelecimento empresarial, integrando, portanto, o fundo de comrcio, conforme o entendimento do douto Carnelutti. No mesmo sentido de que o aviamento no se trata de um direito autnomo do estabelecimento, coopera o doutrinador italiano Rotondi: "esso sar tutelato nei singoli fattori materiali, immateriali e personali che concorrono a produrlo, sar tutelato ancora in quanto tutelata la coordinazione di elementi che condizione di vita dellazienda e cio in quanto tutelata lazienda, ma non gi tutelato in s per s come oggetto di un autonomo diritto". A problemtica de ser considerado como tal, reside no fato de que os bens integrantes do fundo de comrcio no perdem a sua individualidade ao serem avaliados agregadamente. Assim sendo, o aviamento deixaria de existir caso os elementos do fundo de comrcio fossem individualizados, haja vista que, para os doutrinadores que emcampam tal tese, o aviamento somente se encontra no sobrevalor do agregado. Ento, revela-se o paradoxo da tese de que o aviamento integra o fundo de comrcio, logo, tal entendimento no merece prosperar. Salvo melhor juzo, o aviamento deve ser considerado como um atributo do estabelecimento comercial.

Para ilustrar, vejamos o seguinte exemplo: Uma pessoa resolve empreender um salo de beleza. Para tanto, compra todo o equipamento necessrio e o local onde pretende desenvolver o objeto social, registra a empresa e adota o nome fantasia, Enfim, o salo est apto funcionar. inegvel que, antes mesmo do incio das atividades, esse complexo de bens destinado ao exerccio da empresa j possui um sobrevalor se considerado como unidade de fato, formando ento, nos dizeres do professor Requio, a bizarra figura jurdica fundo de comrcio. Por certo, ento, caso o empresrio quisesse vender este salo antes de iniciar as suas atividades, ele pode considerar, para fins de avaliao, o fundo de comrcio. Agora, poderia considerar o aviamento? No. Isso porque, sendo o aviamento a capacidade de gerar lucros, no possvel inferir se este salo ser frutuoso ou se ir falir. Somente ser possvel analisar o aviamento deste estabelecimento quando da sua atividade. Mas isso no quer dizer, entretanto, que quando as atividades se iniciarem, este salo render ganhos. Ser frutuoso se os clientes gostarem dos bens destinados ao exerccio do salo, tais como servios prestados, instalaes e funcionrios. Diante de tal quadro se tem o aviamento, do contrrio, no se pode calcul-lo. Somente se os clientes ou envolvidos qualificarem o salo como "timo" ou termo afim, possvel saber se o estabelecimento passvel de gerar renda. de extrema coerncia o pensamento do comercialista Ricardo Negro, pois aduz, em remate, que o aviamento qualidade da azienda, consequncia do conjunto de vrios fatores de ordem material ou imaterial que lhe conferem capacidade ou aptido de gerar lucros, portanto no elemento do estabelecimento empresarial, porque no se insere no conceito de coisa, passvel de domnio. Por estas razes, o aviamento funciona como o adjetivo ou atributo que qualifica o sujeito, o estabelecimento empresarial. H uma relao de dependncia entre ambos, mas isso no quer dizer que o primeiro integra o segundo, mas sim o enobrece.

You might also like