You are on page 1of 3

Faculdade Mineira de Direito

Prof. Luiz Augusto Lima de vila

NOME: _______________________________________

NOTA: _________

QUESTO: Discorra sobre a non distributivo medii e suas implicaes com o dilema de Jorgen Jorgensen, abaixo indicado, na determinao do raciocnio jurdico implicado no exemplo ilustrado pela narrativa do caso hipottico abaixo indicado: no Direito, na moral etc. os argumentos que se articulam partem muitas vezes de, e chegam a, normas; isto , empregam um tipo de enunciados em relao aos quais no parece que tenha sentido falar de verdade ou falsidade. Em consequncia, surge o problema de se a lgica se aplica ou no s normas. Por exemplo, Kelsen, sobretudo em sua obra pstuma, La teora general de las normas (1979), sustentou enfaticamente que a inferncia silogstica no funciona com relao s normas. As regras da lgica se aplicam ao silogismo terico que se baseia num ato de pensamento, mas no ao silogismo prtico ou normativo (o silogismo em que pelo menos uma das premissas e a concluso so normas). Na tradio da filosofia do Direito, a questo costuma remontar a Jorgensen (1937), que props um problema por ele denominado 'quebracabea', e que Ross (1941 e 1971) chamou de 'dilema de Jorgensen'. De acordo com Ross, uma inferncia prtica como: Voc deve manter as suas promessas. Essa uma das suas promessas. Logo, voc deve manter essa promessa. carece de validade lgica. No logicamente necessrio que um sujeito que estabelece uma regra geral deva tambm estabelecer a aplicao particular dessa regra. Que isso se verifique ou no depende de fatos psicolgicos. No raro acrescenta Ross que um sujeito formule uma regra geral, mas evite a sua aplicao quando se v afetado. Entretanto, se examinarmos bem, essa idia decididamente estranha. (2000. P. 35-36) (...) isso no parece ter relao com a lgica, que como a gramtica uma disciplina prescritiva: no diz como os homens pensam ou raciocinam de fato, apenas como deveriam faz-lo. (ATIENZA. 2000. P. 37)

Faculdade Mineira de Direito


Prof. Luiz Augusto Lima de vila

Faculdade Mineira de Direito


Prof. Luiz Augusto Lima de vila

RESPOSTA

O silogismo do dilema de Jorgenson : Voc deve / manter as suas promessas Essa (promessa) / uma de suas promessas Logo, voc deve / manter essa promessa

O princpio da non distributio medii diz que para um argumento ser vlido necessrio que pelo menos um dos termos mdios esteja distribudo. No caso do dilema de Jorgensen, o termo mdio suas promessas. Na primeira premissa, o sujeito particular e o predicado afirmativo, sendo os dois no distribudos. Dessa forma, na primeira premissa, o termo mdio est no-distribudo.Na segunda premissa o sujeito particular e o predicado afirmativo, sendo ambos, novamente, no-distribuidos. Levando-se em conta o princpio da no distribuio do termo mdio, o argumento oriundo dessas duas premissas falacioso, visto que nenhum dos termos mdios est distribudo. Passando para a anlise do caso concreto, pode-se extrair um silogismo: Toda mulher de traficante traficante B mulher de traficante Logo B traficante Nesse exemplo, o termo mdio mulher de traficante. Na primeira premissa, pelo fato do sujeito ser universal, o termo mdio est distribudo. E na segunda premissa, por ser um predicado afirmativo, o termo mdio est no distribudo. Levando-se em conta o princpio da no distribuio do termo mdio, a concluso seria verdadeira, pois um dos termos mdios est distribudo. Contudo, no se pode afirmar que a primeira premissa verdadeira, sendo esta indeterminada. Dessa forma, no se pode afirmar que a concluso verdadeira se uma das premissas indeterminada.

You might also like