You are on page 1of 24

IBM RS/6000 SP

SUMRIO
Introduo 1 A Famlia RS/600 2 Caractersticas Gerais do RS/6000 SP 3 O Funcionamento do RS/6000 SP 4 O Hardware do RS/6000 SP
4.1 Frames 4.2 Ns de processamento 4.2.1 Ns do tipo thin 4.2.2 Ns do tipo wide 4.2.3 Ns do tipo high 4.2.4 Ns do tipo servidor anexado 4.2.5 Comparao rpida entre os diversos tipos de ns 4.3 Switches 4.4 Ns de extenso 4.5 Estao de controle 4.6 Adaptadores para conexo de rede 4.7 Drivers de disco

5 O Software do RS/6000 SP
5.1 Sistema operacional AIX 5.2 Programas de Suporte ao Sistema Paralelo (PSSP) 5.3 Outras aplicaes

6 Configuraes do RS/6000 SP
6.1 Numerao dos ns 6.1.1 Numerao dos slots 6.1.2 Nmeros de frames e nmeros de switch 6.1.3 Numerao de ns em sistemas com switch 6.1.4 Numerando as portas do switch 6.2 Particionamento 6.3 Montagem dos diretrios de usurio 6.4 Gerenciamento de impresso 6.5 Gerenciamento de contas de usurio 6.6 Gerenciamento do sistema de arquivos

7 Concluses 8 Referncias Bibliogrficas 9 Anexos


9.1 Anexo A - As mquinas da famlia RS/6000 9.2 Anexo B - Modelos de SP

INTRODUO
Este trabalho pretende descrever o sistema RS/6000 SP, que um computador paralelo com caractersticas de escalabilidade. O RS/6000 SP, ou simplesmente SP, fabricado pela IBM Corporation e parte integrante da famlia RS/6000. O primeiro captulo do trabalho apresenta uma contextualizao histrica, onde sero abordados alguns aspectos genricos da famlia RS/6000. Os captulos 2 e 3 abordam algumas caractersticas gerais do RS/6000 SP e a descrio do seu funcionamento. No captulo 4 sero abordados os aspectos de hardware do SP, onde sero explicadas as partes que fazem parte deste sistema. No captulo 5, de forma complementar ao captulo 4 as caractersticas de software sero descritas, com um enfoque especial ao sistema operacional e ao sistema de suporte disponveis com o SP. No captulo 6, so enfocadas algumas configuraes necessrias para o bom funcionamento do SP e, no captulo 8, so apresentadas as concluses deste trabalho. Por fim so apresentados dois anexos, o primeiro com uma relao de mquinas da famlia RS/6000 e o segundo com a apresentao das mquinas atuais e fora de linha da famlia RS/6000 SP.

1 A FAMLIA RS/6000
A famlia RS/6000 baseada na arquitetura RISC Reduced Instruction Set Computing [2]. A concepo inicial da arquitetura RISC era criar um uma mquina com um clock muito rpido que pudesse processar instrues a uma taxa de uma por ciclo. Para alcanar este objetivo, a tcnica natural utilizada era o pipeline. Hoje em dia, as mquinas chamadas RISC, na verdade, possuem uma arquitetura hbrida, fugindo um pouco das caractersticas puramente RISC. Este o caso da famlia RS/6000. O RISC System/6000 (RS/6000) foi anunciado pela IBM s 10:00h horrio do leste dos Estados Unidos em uma quinta-feira 15 de fevereiro de 1990 [1]. Desde ento muitos avanos foram desenvolvidos, culminando no RS/6000 SP. Quando o projeto RS/6000 teve incio, a IBM tinha alguns objetivos em mente, que eram [3]: O sistema seria desenvolvido para ter um desempenho notvel. O RS/6000 teria um processador de ponto flutuante integrado. A IBM garantiria que o RS/6000 teria um lugar de destaque na rea de sistema abertos. A IBM forneceria um grande nmero de sistemas e permitiria espao para expanso. O RS/6000 seria desenvolvido para ser um sistema balanceado entre a computao numrica intensiva e a computao multi-usurio comercial.

Na prtica a idia da IBM era criar uma mquina RISC mono ou multiprocessada onde uma alta performance fosse alcanada. Nesta poca a IBM j possua uma mquina com arquitetura RISC, o 6150 ou PC RT [3], mas o RS/6000 seria projetado para ter uma arquitetura revolucionria, bem diferente do PC RT. Esta nova arquitetura foi chamada de POWER (Performance Optimization With Enhanced RISC), que em uma traduo literal significaria "RISC com melhoria na otimizao de desempenho" e foi considerada, no mundo da cincia da computao, como geradora da segunda gerao RISC. A IBM havia aprendido com sua experincia no desenvolvimento de poderosos mainframes e outros sistemas e utilizou muitas destas tcnicas no desenvolvimento do RS/6000 [3]. O RS/6000 era uma arquitetura que usava uma implementao superescalar, onde mltiplas instrues eram executadas simultaneamente. O RS/6000 tinha unidades separadas de branch, ponto-flutuante e ponto-fixo integradas com a CPU. Com isto um alto nmero de instrues alimentavam estes processadores e tornava possvel um alto nvel de paralelismo. Como a proposta da IBM era atender a diversas fatias do mercado, indo desde aplicaes cientficas at as comerciais, foram desenvolvidos vrios modelos de RS/6000 e, inicialmente, foram quatro quatro diferentes modelos [1]:

Modelo RISC System de nvel inicial uma estao de trabalho sem disco, com custo bastante reduzido. Modelo RISC System em desktop um desktop bastante parecido com um PC, mas com um desempenho bastante superior. Modelo RISC System em torre so os mais populares RS/6000. uma torre com desempenhos superiores aos demais modelos e com uma configurao mnima bem mais avanada. Modelo RISC System em rack um modelo montado em rack com o intuito de possibilitar a expanso com maior facilidade e versatilidade.

A partir da possibilidade de conectar vrias estaes RS/6000 em clusters, a IBM criou uma nova mquina, o RS/6000 SP, onde SP a abreviao de Scalable Paralel, que significa: paralelo e escalvel. Estas palavras so significativas, pois englobam, genericamente, as principais caractersticas destas mquinas, quais sejam: o processamento paralelo massivo (usando vrios processadores) e a facilidade da deciso de qual a configurao de mquina se adequa melhor para cada tarefa especfica. O primeiro SP a surgir foi o RS/6000 SP1, a seguir foi lanado o RS/6000 SP2 e, as mquinas da atual gerao so chamadas de RS/6000 SP ou apenas de SP. Na FIG 1 pode ser observado o desenvolvimento e a utilizao da famlia RS/6000. Inicialmente somente uma estao de trabalho era utilizada, a seguir, vrias estaes de trabalho foram agrupadas, sempre no intuito de obter-se maior desempenho, por fim, com o SP, foi criada uma forma elegante e poderosa de interconectar vrios ns computacionais, objetivando-se atingir os tera flops de desempenho.

FIGURA 1 Desenvolvimento dos sistemas RS/6000 SP FONTE: IBM do Brasil - POA

2 CARACTERSTICAS GERAIS DO RS/6000 SP


Os RS/6000 SP so mquinas que representam o estado da arte dos sistemas de computao paralela e, por isso, possuem desempenho muito elevado. Para isso, o projeto do SP teve alguns objetivos que foram alcanados [5]: Escalabilidade como forma de obter desempenho e permitir um crescimento incremental. Possibilidade de upgrades como forma de preservar o investimento do cliente, tanto no hardware quanto no software. Liderana no desempenho com o uso de computao paralela intensiva, com processamento de alta performance para transaes e com pesquisas de notvel desempenho. Alta disponibilidade com o uso de manuteno concorrente e componentes redundantes. Gerenciamento facilitado com o uso de um nico ponto de controle e de monitorao do sistema. Interoperabilidade com conexes de rede e acesso a dados em mainframes.

Os SPs rodam o sistema operacional AIX, que a verso da IBM do UNIX, e o Parallel System Support Programs (PSSP), software que controla todo o sistema [6]. Estas caractersticas de software sero vistas com maior detalhamento no captulo 5 deste trabalho. A escalabilidade, a alta performance de comunicao e os processadores POWER3, POWER2 e PowerPC, possibilitam a manipulao de jobs com dados intensivos, com computao intensiva e com I/O intensivo de forma facilitada [6]. No SP aplicaes seriais e paralelas podem ser executadas simultaneamente, possibilitando o uso para as mais variadas situaes como processamento cientfico, aplicaes de banco de dados, processamento de negcios em batch, etc.

A famlia SP, assim como o AIX e a RS600, tem uma poltica de aderir a padres abertos de sistemas. Deste modo, as interfaces Ethernet, HIPPI, SCSI, FDDI, Token-Ring, ATM, SSA, ESCON, BMCA e Canais de Fibra so suportadas pelo SP [6]. Na FIG 2 apresentado o RS/6000 SP e algumas das caractersticas que o fazem to poderoso, como: a arquitetura POWER, os adaptadores PCI, os softwares baseados no AIX, a conectividade e o armazenamento do RS/6000 e o SP Switch.

FIGURA 2 O RS/6000 SP e seus dispositivos FONTE: IBM do Brasil POA

3 O FUNCIONAMENTO DO RS/6000 SP
No RS/6000 SP cada n de processamento roda seu prprio sistema operacional AIX de modo a facilitar o gerenciamento dos vrios ns. Os processadores nos ns so o POWER3, o PowerPC ou o P2SC. A utilizao de paralelismo entre estes chips, que j possuem um desempenho aprecivel, acaba por gerar um desempenho total bastante alto, principalmente porque a arquitetura do SP foi muito bem preparada para explorar estas caractersticas. No RS/6000 SP o paralelismo implementado via memria distribuda e o modelo de comunicao o de troca de mensagens [8]. O SP, para evitar que o transporte das mensagens passe a ser um gargalo no sistema, possui um switch muito poderoso, que ser visto mais detalhadamente no item 4.3 deste trabalho. Reside neste switch boa parte da responsabilidade pelo alto desempenho do SP. ele o responsvel pelo transporte das mensagens e, em um sistema com at 128 ns de processamento, passa a ser vital que a mensagem enviada pelo primeiro n chegue at o n mais distante em um tempo mnimo. O switch do SP possui uma relao de ligaes entre ns que possibilita um tempo gasto no transporte da mensagem bem pequeno. Na FIG 3 pode-se observar o funcionamento de um SP com vrios ns. Cada n de processamento tem seu(s) processador(es), sua prpria memria e um canal de entrada e sada. O canal de entrada e sada comunica-se diretamente com o switch e com os discos internos para o armazenamento de dados de cada n. Como a memria, no SP, no compartilhada simples colocar aplicaes seriais para rodar em ns individuais.

FIGURA 3 O funcionamento do RS/6000 SP FONTE: IBM do Brasil - POA

4 O HARDWARE DO RS/6000 SP
Os componentes bsicos do hardware do RS/6000 SP so [6]: Frames (com o subsistema de energia eltrica completo); Ns de processamento; Swhitches; Ns de Extenso; Estao de controle; Adaptadores para conexes de rede; Drives de disco.

A FIG 4 mostra estes diversos componentes do hardware do SP. Nos itens a seguir sero comentados cada um destes componentes.

FIGURA 4 O hardware do RS/6000 SP

4.1 Frames
Fundamentalmente, existem 3 tipos diferentes de frames: short, tall e swhitch. Os dois primeiros se destinam colocao dos ns de processamento e sero melhor detalhados, enquanto que o ltimo se destina para a colocao dos switches e no necessita de maiores explicaes. Short Um frame do tipo short mede 1,25m de altura e possui 4 gavetas, capazes de suportar 8 ns thin, 4 ns wide ou 2 ns high (estes ns so explicados no item 4.2 deste trabalho). Existem 2 tipos de frames short, um completo e outro para expanso do sistema e que no prev uma gaveta para switch. Estes frames possuem um sistema de energia capaz de alimentar os ns que neles forem colocados e este sistema de energia replicado, de maneira que, se um apresentar defeito, o outro pode ser ativado com uma interrupo mnima na operao da mquina e, inclusive, o sistema de alimentao que apresentou defeito pode ser retirado com o frame em funcionamento. No caso do frame completo, entre o sistema de energia e a primeira gaveta para os ns est a gaveta para o switch. Tall Um frame do tipo tall mede 1,924m de altura por 92,2m de largura e 1,295m de profundidade e possui 8 gavetas, que so capazes de suportar 16 ns thin, 8 ns wide e 4 ns high. Este frame possui um sistema de energia idntico ao short, apenas com maior potncia. Tambm de forma similar ao short, existem dois modelos de frames do tipo tall: completo e para expanso. No caso do frame completo, entre o sistema de alimentao e a primeira gaveta, est a gaveta reservada ao switch. A FIG 5 apresenta este frame e as suas respectivas medidas.

FIGURA 5 Medidas do frame tipo tall FONTE: IBM do Brasil - POA

4.2 Ns de processamento
O IBM RS/6000 SP permite de 1 at 128 ns de processamento, que podem estar contidos em mltiplos frames SP. Para algumas aplicaes especiais este nmero pode chegar a 512 ns, mas no esta a situao mais comum. At 16 ns podem ser montados em um frame do tipo tall, enquanto que um frame short pode ter at 8 ns de processamento [6]. Cada n de processamento pode ter no mnimo 1 e no mximo 8 processadores, dependendo do n escolhido. Existem quatro tipos diferentes de ns de processamento: thin, wide, high e servidores anexados, onde os trs primeiros so os tipos de ns que podemos colocar em um frame e o ltimo para a conexo de outros servidores como parte integrante do sistema SP. Neste trabalho sero abordados os quatro tipos de ns, mas os trs primeiros tero maior destaque.

4.2.1 Ns do tipo thin


Existem ns thin com configuraes multiprocessador e monoprocessador. A configurao multiprocessador simtrica (Symmetric Multiprocessor SMP). Todos os ns thin SMP usam a arquitetura Peripheral Component Interconnect (PCI), enquanto que as configuraes monoprocessador usam Micro Channel Architeture (MCA) [6]. Como os ns thin ocupam metade de uma gaveta do frame, podem ser colocados at 16 ns em um frame do tipo tall. Os dois tipos de ns thin SMP atualmente disponveis so: POWER3 SMP Possui 1 ou 2 processadores POWER3 de 200MHz, ethernet integrada (10/100 Mbps) e ultra SCSI, memria variando de 256MB a 4GB, disco interno de 0 a 36,4GB e 2 slots PCI. Este n funcionalmente equivalente a uma estao de trabalho IBM RS/6000 7043-260. A verso do programa de suporte (PSSP) deve ser a 3.1 ou posterior para este n. A FIG 6 mostra a ligao deste n no sistema SP.

FIGURA 6 Ligao do n POWER3 ao SP FONTE: IBM do Brasil - POA 332 MHz SMP Possui 2 ou 4 processadores PowerPC 604e de 332MHz, ethernet integrada (10 Mbps) e SCSI-2, memria variando de 256MB a 3GB, disco interno de 0 a 36,4GB e 2 slots PCI. Este n funcionalmente equivalente a uma estao de trabalho IBM RS/6000 7025-F50. A verso do PSSP para este n deve ser a 2.4 ou inferior. A FIG 7 mostra os blocos de um n 332 MHz SMP.

FIGURA 7 Ligao do ns 332 MHz ao SP FONTE: IBM do Brasil - POA O nico tipo de ns thin monoprocessador disponvel : 160MHz uniprocessador Possui um processador POWER2 Super Chip (P2SC) de 160MHz, ethernet integrada (10 Mbps) e SCSI-2, memria variando de 64 a 1024MB, disco interno de 4,5 a 18,2GB e 4 slots MCA. Este n equivalente a um IBM RS/6000 7012-397. Este n precisa ser instalado em pares com configuraes idnticas. A verso do PSSP para estes ns a 2.2 ou posterior.

4.2.2 Ns do tipo wide


Os ns do tipo wide tambm esto disponveis para configuraes SMP e monoprocessador. Todos os ns wide SMP usam a arquitetura PCI, enquanto que os ns monoprocessador usam MCA [6]. Por ocuparem uma gaveta completa do frame, podem ser colocados at 8 ns wide em um frame do tipo tall. Os dois tipos de ns wide SMP atualmente disponveis so: POWER3 SMP Possui 1 ou 2 processadores POWER3 de 200MHz, ethernet integrada (10/100 Mbps) e ultra SCSI, memria variando de 256MB a 4GB, disco interno de 0 a 72,8GB e 10 slots PCI. Este n funcionalmente equivalente a uma estao de trabalho IBM RS/6000 7043-260. A verso do programa de suporte (PSSP) deve ser a 3.1 ou posterior para este n. A FIG 6 mostra um n POWER3 SMP. 332 MHz SMP Possui 2 ou 4 processadores PowerPC 604e de 332MHz, ethernet integrada (10 Mbps) e SCSI-2, memria variando de 256MB a 3GB, disco interno de 0 a 72,8GB e 10 slots PCI. Este n funcionalmente equivalente a uma estao de trabalho IBM RS/6000 7025-F50. A verso do PSSP para este n deve ser a 2.4 ou inferior. A FIG 7 mostra um n 332 MHz SMP.

O nico tipo de n wide monoprocessador disponvel : 135 MHz uniprocessador Possui um processador POWER2 de 135MHz, ethernet integrada e SCSI-2, memria variando de 64MB a 2GB, disco interno de 2 a 36,4GB e 8 slots MCA. Este n equivalente a um IBM RS/6000 7013-595. A verso do PSSP para estes ns a 2.2 ou posterior.

4.2.3 Ns do tipo high


Os ns do tipo high so disponveis apenas para configuraes SMP e usam a arquitetura MCA [6]. Estes ns ocupam duas gavetas completas do frame e, por isso, podem ser colocados at 4 ns high em um frame do tipo tall. Atualmente existe apenas um nico tipo de n high disponvel, que :

200MHz SMP - Possui 2, 4, 6 ou 8 processadores PowerPC 604e de 200MHz com ethernet integrada e SCSI-2, memria variando de 256MB a 4GB, disco interno de 4,5 a 18,2GB e 16 slots MCA. Este n funcionalmente equivalente a uma estao de trabalho IBM RS/6000 7015-R50. A verso do programa de suporte (PSSP) deve ser a 2.3 ou posterior para este n.

4.2.4 Ns do tipo servidor anexado


O n do tipo servidor anexado no RS/6000 SP , na verdade, um Servidor IBM RS/6000 7017 configurado para operar com o sistema SP. Este servidor est disponvel em dois modelos: S70 e S7A, tambm conhecido como Servidor Avanado S70. Ambos so baseados na arquitetura PCI e so capazes de rodar aplicaes de 32 e 64bits [6]. A FIG 8 ilustra um servidor S70 anexado ao SP.

FIGURA 8 Servidor S70 anexado ao SP FONTE: IBM do Brasil - POA O n servidor anexado pode rodar muitos processos e funes administrativas como um n de processamento SP padro mas, diferentemente de um n padro, o servidor anexado reside em seu prprio frame. A principal utilidade destes ns est em sua caracterstica eminentemente comercial, j que os servidores S70 so voltados para a rea de negcios e executam com facilidade aplicaes como: Online Transaction Processing (OLTP), Enterprise Resource Planing (ERP) e bancos de dados [6]. Desta forma possvel aprimorar a capacidade de transaes comerciais, como comrcio eletrnico, sem perder a capacidade de processamento cientfico. No sero abordados, neste trabalho, maiores detalhes sobre estes servidores, at porque este seria um outro trabalho a parte. Ento, apenas algumas caractersticas so descritas a seguir. Tanto o S70 como o S7A so mquinas multiprocessadas simtricas (SMP) de 64 bits. Podem existir configuraes com 4, 8 ou 12 processadores PowerPC RS64-II. O disco interno pode variar de 4,5 a 218GB. A memria no S70 pode variar de 512MB a 16GB, enquanto que no S7A pode variar de 512MB a 40GB. Ambos os servidores podem possuir at 56 slots PCI. Os processadores do S70 so de 125MHz, enquanto que os do S7A so de 262MHz. Estes servidores usam o sistema operacional AIX e precisam da verso 3.1 ou posterior do PSSP para serem anexados ao sistema SP. A conexo do servidor ao SP pode ser feita via switch ou via LAN, mas para ambos os casos uma srie de regras devem ser seguidas para que a conexo seja bem sucedida. Estas regras esto disponveis em [6] e no sero abordadas neste trabalho.

4.2.5 Comparao rpida entre os diversos tipos de ns


Na TAB 1 so mostrados os diversos tipos de ns de processamento do RS/6000 SP atualmente disponveis, com uma resumida comparao entre eles, onde pode-se perceber suas diferentes caractersticas, indo do processador at a verso do PSSP que suporta o n.

TABELA 1 Comparao entre os ns de processamento do sistema SP Tipo Processador (N por n) Clock Arquitetura em MHz Memria mnima e mxima Disco interno mnimo e mximo GB 0 to 36,4 0 to 36,4 4.5 to 18,2 0 to 72,8 0 to 72,8 2 to 36,4 4.5 to 18,2 4.5 to 218 4.5 to 218 PSSP

Thin Power3 (1 ou 2) Thin PowerPC 604e (2 ou 4) Thin P2SC (1) Wide Power3 (1 ou 2) Wide PowerPC 604e (2 ou 4) Wide Power2 (1) High PowerPC 604e (2, 4, 6 ou 8) Anexado PowerPC (4,8 ou 12) Anexado PowerPC (4,8 ou 12)

200 332 160 200 332 135 200 262 125

64 bits SMP 32 bits SMP 32 bits MP 64 bits SMP 32 bits SMP 32 bits MP 32 bits SMP 64 bits SMP 64 bits SMP

256MB to 4GB 256MB to 3GB 64MB to 1GB 256MB to 4GB 256MB to 3GB 64MB to 2GB 256MB to 4GB 512MB to 40GB 512MB to 16GB

3.1 2.4 2.3 3.1 2.4 2.2 2.3 3.1 3.1

SMP = Multiprocessador Simtrico, MP = Monoprocessado

4.3 Switches
Como j foi afirmado anteriormente, os switches do SP so um dos maiores responsveis pelo alto desempenho destas mquinas, dada a importncia da conexo efetiva entre os diversos ns para o processamento das mais variadas tarefas. Os switches possibilitam uma rede de troca de mensagens que conecta todos os ns de processamento com um mnimo de quatro caminhos diferentes entre qualquer par de ns. Os switches podem ser usados tambm para conectar o sistema SP com dispositivos externos opcionais [6]. Os switches mais atuais so chamados de Switches SP e tem dois diferentes modelos, um de 8 e o outro de 16 portas. Ainda existe disponvel um switch chamado de High Performance Switch que possui um desempenho bastante inferior ao Switch SP. Este switch ainda est no mercado apenas para upgrades de sistemas e, por isso, este trabalho enfocar apenas o Switch SP. O Switch SP possibilita uma comunicao de baixa latncia e grande largura de banda entre os ns do sistema, viabilizando um alto desempenho das aplicaes que fazem uso de vrios ns simultaneamente. Para aumentar ainda mais este desempenho, principalmente no TCP/IP, na transferncia de arquivos, nas chamadas remotas a procedimentos e em funes sobre banco de dados relacionais, pode-se usar o Switch SP em conjunto com o Roteador SP Switch [6], que ser visto no item 4.4 deste trabalho. Os componentes mais atuais do sistema SP exigem que o switch utilizado seja o SP, devido a questes de incompatibilidade com o High Performance Switch. Estes componentes so os ns computacionais POWER3 SMP, 332MHz SMP e servidores anexados, Roteadores SP Switch e o PSSP verso 3.1 [6]. A FIG 9 mostra uma possvel ligao entre os ns que, neste caso, so ns do tipo thin, e o Switch SP. O caso mostrado na FIG 9 o que ter o maior nmero possvel de ligaes entre os ns e o switch em um nico frame, uma vez que o nmero mximo de ns em um frame de 16.

FIGURA 9 Exemplo de ligao dos ns a um switch Um switch SP uma placa, sobre a qual esto colocados 8 chips, chamados de switch que possuem 8 portas cada, onde 4 portas so conectadas a ns do sistema e 4 portas so ligadas a outros chips switch. Como pode-se observar na FIG 9, os chips switch superiores tm em suas portas os ns de processamento do frame e, por isso, so chamados de switches de ns. J nos chips da parte inferior, so conectados os dispositivos externos ou outro(s) frame(s) e, por isso, so chamados de switches de ligao. Ns conectados em um mesmo chip podem se comunicar diretamente por via deste chip. A comunicao via chips diferentes sempre pode percorrer at quatro diferentes caminhos, como forma de prever tolerncia a falhas no switch. Se um dos chips falha, a comunicao pode ser feita por outro. Como pode ser observado na FIG 9, cada um dos chips da parte superior (C2, C2, C3 e C4) est ligado a todos os chips da parte inferior (C5, C6, C7 e C8). Desta forma, se o n N1 precisar comunicar-se com o n N9 ele pode fazer isto por C1, C5, C4 ou C1, C6, C4 ou C1, C7, C4 ou ainda por C1, C8, C4. Com a configurao da FIG 9 as trocas de mensagens podem passar por 1 ou por 3 chips diferentes. Se os ns que precisam comunicar-se esto conectados a um mesmo chip a mensagem passa apenas por este chip, enquanto que, se estiverem conectados em chips diferentes, a mensagem passar pelo chip origem, por um chip intermedirio e, em fim, pelo chip destino. Para a conexo de ns em diferentes frames podem ser utilizados os switches dos frames, que chamada de conexo em estgio simples, ou ento utilizar um frame de switches, chamada de conexo de duplo estgio. Nos dois casos o objetivo interligar os diversos ns com o maior nmero possvel de caminhos, para que vrias mensagens possam circular simultaneamente. Idealmente, pretende-se que cada switch esteja com todas as suas portas de ligao (8 ou 16 portas) conectadas em todos os switches do sistema. Na conexo de estgio simples esta conexo ideal s ocorre se o sistema possui apenas dois frames e ambos possurem switches, como no caso da FIG 10, onde o switch 1 est ligado ao 2 com 16 vias.

FIGURA 10 Conexo de estgio simples entre dois frames FONTE: IBM Corporation [6] Na FIG 11, com trs frames, percebe-se a impossibilidade da ligao ideal, uma vez que todos os frames devem estar conectados entre si. A melhor soluo, ento, foi dividir as portas igualmente entre os frames, para tornar o sistema o mais equilibrado possvel, sempre aproveitando todas as conexes. Neste caso as conexes j caram metade do valor ideal.

FIGURA 11 Conexo de estgio simples entre trs frames FONTE: IBM Corporation [6] Para calcular o nmero de conexes dividi-se o nmero de portas do switch pelo nmero de frames 1.

Na FIG 12 um exemplo mais detalhado mostrado, onde podem ser percebidos todas as ligaes entre os switches. Como o switch possui 16 portas e so 4 frames, o maior nmero de conexes entre eles 5 e ainda sobram duas conexes que tambm sero usadas. Desta forma, o switch 1 est ligado ao switch 3 e o switch 2 est ligado ao switch 4 com 6 vias, enquanto que o switch 1 est ligado ao switch 4 e o switch 2 est ligado ao switch 3 com 5 vias.

FIGURA 12 Detalhe de uma conexo de estgio simples entre quatro frames FONTE: IBM do Brasil - POA No caso da utilizao de um segundo estgio de switches, garante-se o nmero ideal de ligaes entre os diversos switches. Cabe salientar que o sistema ter o custo adicional da aquisio de um frame de switches mas, principalmente para aplicaes que usem um processamento massivamente paralelo, este custo amplamente justificvel. A FIG 13 apresenta este tipo de conexo para 7 frames, onde pode-se perceber a nova organizao das ligaes. Todos os switches dos frames so conectados diretamente no switch maior, que faz a conexo com os demais switches.

FIGURA 13 Conexo de duplo estgio entre sete frames FONTE: IBM Corporation [6]

Como, tanto no frame do tipo tall quanto no do tipo short, o switch opcional; pode-se usar um switch centralizado para fazer a ligao entre os ns dos frames que no possuem switch. Com relao a deteco de erros, o switch SP prev uma checagem das ligaes para a transmisso e um controle no fluxo de dados, como forma de garantir que os dados no sejam perdidos. Para a utilizao de switches SP so necessrios adaptadores, que ligam cada n ao subsistema do switch. Um adaptador necessrio para cada n em um switch SP. Existem quatro tipos diferentes de adaptadores para switches: Adaptador MX2 para Switch SP utilizado para ns com arquitetura PCI; Adaptador para Switch SP utilizado para ns com arquitetura MCA; Adaptador para Sistema RS/6000 SP Anexado usado para servidores anexados; Adaptador para Roteador SP Switch utilizado no n de extenso roteador.

4.4 Ns de Extenso
Um n de extenso um n no padro que estende as capacidades do sistema SP, mas que no pode ser usado da mesma maneira que um n padro [6]. Para usar ns de extenso a verso 2.3 ou posterior do PSSP requerida. Este trabalho ir detalhar o n de extenso Roteador SP Switch, por consider-lo o mais til e importante. Este n um n dependente. O n dependente um tipo de n de extenso, ele depende dos ns SP para certas funes, mas implementa muito do protocolo relacionado ao switch, que padroniza os ns usados no Switch SP [6]. O Roteador SP Switch um dispositivo externo opcional que pode ser usado para conexo a redes de alta velocidade [6]. Atravs dele possvel conectar o RS/6000 SP as mais diferentes redes e mquinas com um desempenho extraordinrio. A FIG 14 mostra as diversas possibilidades de conexo, que podem ser outros RS/6000 SP, servidores RS/6000 S70, servidores de arquivo NFS de alta performance, switches ATM, internet, roteadores externos e mesmo outras redes. Para isso so usados adaptadores ATM OC3, HIPPI, ATM OC12, HSSI, Sonet, 10/100 Ethernet e FDDI.

FIGURA 14 Um roteador SP Switch e suas possveis ligaes com o mundo externo FONTE: IBM do Brasil - POA

O Roteador SP Switch possibilita uma largura de banda e uma taxa de empacotamento superiores para comunicao com redes externas e entre sistemas SP, alm de ser uma alternativa muito interessante, dada a sua tima relao entre o preo e o desempenho. A conexo do Roteador SP Switch ao Switch SP feita por intermdio do Adaptador para Roteador SP Switch. Para cada ligao entre o switch e o roteador necessrio que exista um slot vlido livre no switch e um adaptador. So exemplos de slots livres os que esto em gavetas no usadas do frame e aqueles que esto sobrando nas gavetas utilizadas, como no caso do n wide e do n high, onde sobram 1 e 3 slots respectivamente [6]. No caso de uma configurao com 16 ns do tipo thin em um frame do tipo tall, no ser possvel a utilizao do roteador, uma vez que todos os slots estaro ocupados.

4.5 Estao de controle


O RS/6000 SP requer uma estao RS/6000 com monitor colorido para controlar o sistema. Esta estao funciona como um ponto de controle para o gerenciamento, a monitorao e a manuteno dos frames SP e seus ns de processamento individuais. Um administrador do sistema pode efetuar este controle de tarefas logando-se na estao de controle de qualquer outra estao na rede [6]. A estao de controle pode ser vista como um servidor para as aplicaes do sistema SP. Os subsistemas rodando na estao de controle so as aplicaes do servidor SP para os ns SP. Os ns so clientes das aplicaes do servidor que a estao de controle. As aplicaes da estao de controle servidora possibilitam a configurao de dados, segurana, monitoramento do hardware, diagnsticos e um ponto nico para o servio de controle [IBMHard]. Existem dois tipos bsicos de estaes de controle: as que usam adaptadores MCA e as que usam adaptadores PCI. As estaes possveis que usam adaptadores MCA so: RS/6000 7012 modelos 37T, 370, 375, 380, 39H, 390, 397, G30, e G40; RS/6000 7013 modelos 570, 58H, 580, 59H, 590, 591, 595, J30, J40, e J50; RS/6000 7015 modelos 97B, 970, 98B, 980, 990, R30, R40, e R50; RS/6000 7030 modelos 3AT, 3BT e 3CT.

As estaes possveis que usam adaptadores PCI so: RS/6000 7024 modelos E20 e E30; RS/6000 7025 modelo F30; RS/6000 7025 modelos F40 e F50; RS/6000 7026 modelos H10 e H50; RS/6000 7043 modelos 140 e 240.

O software necessrio para as estaes de controle so: sistema operacional AIX verso 4.3.2 ou posterior, PSSP verso 3.1 e C para AIX ou o compilador C e C++. A IBM disponibiliza um grupo de softwares para monitoramento da "sade" do sistema SP chamado de Service Director. Quando uma falha detectada, a severidade desta falha analisada por este software e, se configurado para tanto, o Service Director ir notificar o centro de suporte da IBM. Adicionalmente ele pode ser configurado para enviar automaticamente um e-mail contendo a informao da falha para o administrador do sistema. Para usar o Service Director um modem, uma linha telefnica e alguns ajustes so necessrios. A estao de controle tem alguns requisitos de hardware que devem ser obedecidos [7]: 128MB de memria principal e 64MB extras para cada partio adicional do sistema; 4GB de disco, 2GB usados para root e 2GB usados para um grupo externo; Drive de disquete de 3,5"; Drive de fita de 4 ou 8 milimetros; CD-ROM SCSI; Teclado e mouse; Monitor colorido e adaptador grfico colorido; Adaptador de rede apropriado para a comunicao externa; Adaptadores SP ethernet para conexo com o SP ethernet.

A conexo da estao de controle no sistema SP feita via dois barramentos: um ethernet e outro RS232 que conecta todos os ns de todos os frames. A FIG 15 mostra esta ligao. Pelo barramento RS232 so enviados os comandos da estao de controle e, ento, o estado dos ns recebido e monitorado. Pela conexo ethernet circulam todos os dados do sistema que precisam interagir com a estao de controle. A distncia mxima da estao de controle para o frame no pode ultrapassar os 12 metros.

FIGURA 15 A ligao de uma estao de controle ao sistema SP FONTE: IBM Corporation [6] A IBM oferece vrios caminhos para configurar a estao de controle e cada um deles habilita diferentes nveis de confiabilidade para o sistema SP [7]: nica estao de controle sem o uso das funes de tolerncia a falhas do AIX Esta configurao no possui funes redundantes ou de backup. A vantagem desta configurao est no menor custo e na menor complexidade. A desvantagem que uma falha simples em um componente de hardware ou de software pode afetar a disponibilidade do sistema SP. A FIG 16 apresenta esta configurao, onde a estao controla 3 frames. A rede ethernet conecta todos os ns do sistema estao de controle, o mesmo acontece com o barramento RS-232.

FIGURA 16 Sistema SP com uma nica estao de controle FONTE: IBM do Brasil - POA nica estao de controle que utiliza as funes de tolerncia a falhas do AIX Esta configurao possui algumas funes de redundncia ou backup mas no protege de todas as falhas. Sua desvantagem que muitas falhas de software e da base do sistema de hardware no so previstas. Sua vantagem est na proteo que bem mais efetiva do que na primeira configurao e em seu custo, que bem menor do que a prxima. Estao de controle com alta disponibilidade - HACWS (High Availability Control Workstation) Esta configurao a que possibilita a maior segurana da estao de controle e do sistema SP. Todos os componentes de hardware e de software so redundantes, o que resolve a questo da falha simples. Sua desvantagem est no custo mais elevado, j que duas configuraes das anteriores sero necessrias. A vantagem que o sistema SP fica melhor adaptado a sistemas de produo com esta opo habilitada. A FIG

17 mostra um exemplo de uma conexo de alta disponibilidade, com duas estaes e duas unidades de disco replicadas. A rede ethernet e a conexo RS232 chegam nas duas estaes. Inicialmente somente a estao primria est em operao, havendo alguma falha esta estao desconectada do sistema e a estao de backup ativada. Com relao aos discos, todos os dados do sistema so armazenados simultaneamente nas duas unidades, se uma das unidades falha a outra pode ser acionada.

FIGURA 17 Sistema SP com estao de controle de alta disponibilidade FONTE: IBM do Brasil - POA

4.6 Adaptadores para conexes de rede


A rede ethernet obrigatria que serve para conectar os ns de processamento na estao de controle, necessria para a administrao do sistema, deve ser usada exclusivamente para este propsito. Por isso, a conectividade com redes externas no pode utilizar esta rede ethernet. Ento esta conectividade proporcionada por vrios adaptadores, alguns opcionais, que podem efetuar conexo com dispositivos de I/O, redes de estaes de trabalho e redes de mainframes. Ethernet, FDDI, token-ring, HIPPI, SCSI, FCS e ATM so exemplos de adaptadores que podem ser usados como parte de um sistema RS/6000 SP. Quatro dos adaptadores mais importantes so: Adaptador PCI Pode ser usado apenas nos ns thin e wide POWER3 SMP e 332MHz SMP, devido a arquitetura do barramento destes ns. usado para conexes com o Switch SP e com redes externas, sendo que, para cada conexo necessrio um adaptador. Adaptador MCA Pode ser usado apenas nos ns high 200MHz SMP, wide 135MHz monoprocessador e thin 160MHz monoprocessador. Tambm usado para conexes com o Switch SP e com redes externas, sendo que, para cada conexo necessrio um adaptador. Adaptador para Roteador SP Switch Utiliza-se este adaptador para possibilitar o uso dos Roteadores SP Switch, que se justificam porque as conexes de rede atravs de ns SP so, tipicamente, mais lentas que conexes atravs de um Roteador SP Switch. Adaptador para Servidor Anexado Utilizado para possibilitar a conexo do servidor ao sistema SP.

4.7 Drives de disco


Os drives de disco do sistema SP so chamados de Direct Access Storage Devices (DASD), que significa dispositivos de armazenamento de acesso direto. Os DASD podem ser montados internamente ou externamente. DASD interno So instalados nas baias internas dos ns. Existem vrios modelos de DASD internos com capacidades de at 18,2GB. As interfaces possveis so Ultra SCSI ou Ultra SCSI disk pair (unidade replicada). DASD externo Podem ser usados para aumentar muito a capacidade de armazenamento do sistema SP. Existem vrios modelos de DASD externos com capacidades de armazenamento variveis, podendo chegar na casa dos 2TB. As interfaces usadas so Ultra SCSI, SCSI ou SSA.

A TAB 2 apresenta os principais modelos de DASD internos, enquanto que a TAB 3 apresenta os modelos externos [7]. TABELA 2 Principais modelos DASD internos Cdigo Tamanho do DASD 2918 18,2GB Tipo do DASD Ultra SCSI disk pair Tipo de N POWER3 thin e wide 332MHz thin e wide POWER3 thin e wide 332MHz thin e wide TODOS POWER3 thin e wide 332MHz thin e wide TODOS

2909

9,1GB

Ultra SCSI disk pair

2908 2904

9,1GB 4,5GB

Ultra SCSI Ultra SCSI disk pair

2900

4,5GB

Ultra SCSI

TABELA 3 Principais modelos DASD externos

Cdigo Tamanho do DASD VS 2100 7133 7137 7027 7131105 7131405 2TB 873GB 70,4GB 67,3GB 63,7GB 45,5GB

Tipo do DASD Ultra SCSI SSA Ultra SCSI SCSI SCSI SSA

5 O SOFTWARE DO RS/6000 SP
A infraestrutura de software do sistema SP incluem [7]: Sistema Operacional AIX; Programas de Suporte ao Sistema Paralelo (PSSP); Outras aplicaes.

Os dois primeiros softwares so os mais importantes, sendo imprescindveis para a configurao, a operao e o gerenciamento do sistema SP. O terceiro grupo engloba todas as demais aplicaes.

5.1 Sistema operacional AIX


O sistema operacional AIX prov funes de operao do sistema como a interface de usurio AIXwindows, suporte estendido a tempo real, gerenciamento do espao de disco e uma plataforma para desenvolvimento e execuo de aplicaes. O AIX dispe da funcionalidade do UNIX, em conformidade com os padres da indstria para sistemas abertos [7]. A verso mais atual do AIX a 4.3.2 que possui caractersticas como segurana, escalabilidade, compatibilidade com todas as revises da verso 4 do AIX e funcionalidade concorrente para 32 e 64 bits. Alguns dos itens disponveis nesta verso do AIX so: Suporte para os ltimos sistemas RS/6000, adaptadores grficos e produtos de I/O; Incremento na capacidade, na escalabilidade e no desempenho de computaes em rede e de servidores web; Acrscimo nas capacidades grficas baseadas em OpenGL e em graPHIGS;

5.2 Programas de Suporte ao Sistema Paralelo (PSSP)


O PSSP para AIX quem d suporte operao do sistema SP. O PSSP prov as funes necessrias para gerenciar o sistema SP, como todas as funes de paralelismo. O PSSP prov ainda um ponto nico de controle para tarefas administrativas e auxilia incrivelmente na produtividade dos administradores por possibilitar a visualizao, o monitoramento e o controle das operaes do sistema [7]. A verso atual do PSSP a 3.1 e trouxe um incremento significativo na qualidade e no suporte para a habilitao de novos ns SP e do AIX 2.3.2. Estas melhorias so: novas capacidades de segurana, uso de interfaces grficas, discos virtuais distribudos, suporte a novos hardwares, diagnstico de switches, entre outras. Alguns componentes do PSSP so opcionais. Embora o pacote PSSP contenha estes componentes, necessrio a sua seleo no momento da instalao, pois a instalao padro no os utiliza. Os principais componentes opcionais so: High Availability Control WorkStation (HACWS) utilizado para configurar estaes de controle de alta disponibilidade; IBM Virtual Shared Disk e Recoverable Virtual Shared Disk utilizados para possibilitar o acesso de mltiplos ns a um mesmo disco atravs da criao e gerenciamento de discos virtuais; Performance Toolbox Parallel Extensions (PTPE) utilizado para monitorar informaes especficas de desempenho do hardware e do software do SP;

5.3 Outras aplicaes


Existem muitas outras aplicaes que rodam no sistema SP. Estas aplicaes so desenvolvidas pela IBM e por outras empresas e esto disponveis no mercado. Neste trabalho sero citadas apenas algumas das aplicaes desenvolvidas pela IBM: C para AIX 4.3 compilador C; Compiladores C e C++ compilador C e C++; Ambiente paralelo para AIX prov suporte para desenvolvimento e execuo de aplicaes paralelas; Biblioteca de subrotinas cientficas e de engenharia paralelas (Parallel ESSL) para AIX biblioteca de rotinas paralelas para aplicao cientfica e em engenharia; Cluster multiprocessado de alta disponibilidade para AIX, com ou sem acrscimo de escalabilidade (HACMP or HACMP/ES) ferramenta para processamento de tarefas crticas baseadas em UNIX; LoadLeveler para AIX gerenciador da carga de servios interativo e em batch; Sistema de acesso e controle para fitas em rede (NetTAPE) para AIX e biblioteca de conexo de fitas NetTAPE para AIX softwares que facilitam o acesso e o gerenciamento a fitas de rede; Soquetes de cliente para entrada e sada (CLIO/S) para AIX software que possibilita uma transferncia de dados transparente e de alta velocidade entre sistemas AIX; Sistema paralelo geral de arquivos (GPFS) para AIX software que possibilita acesso distribudo concorrente a arquivos espalhados em vrios discos localizados em vrios ns.

6 CONFIGURAES DO RS/6000 SP
Existem uma srie de configuraes que so necessrias para que o sistema SP possa entrar em funcionamento da maneira desejada. Por isso este trabalho ir enfocar algumas destas configuraes, consideradas as mais importantes.

6.1 Numerao dos ns


Existem algumas regras de numerao dos ns em um frame, em um conjunto de frames e em um switch. Estas regras sero discutidas nesta parte do trabalho.

6.1.1 Nmeros dos slots


Cada frame SP tall contm oito gavetas que tm dois slots cada para um total de 16 slots. O frame SP short tem s quatro gavetas e oito slots. Quando um frame tall visto de frente, os 16 slots so numerados consecutivamente do fundo a esquerda at o topo a direita. A posio de um n em um sistema SP percebida pelo hardware. Esta posio o slot que define e este o nmero de slot do n. Um n thin ocupa um nico slot em uma gaveta e seu nmero de slot o slot correspondente. Um n wide ocupa dois slots e seu nmero de slot o slot de menor nmero entre os dois ocupados. Um n high ocupa quatro slots sucessivos em uma frame. Seu nmero de slot o primeiro (nmero mais baixo) destes slots [7].

6.1.2 Nmeros de frame e nmeros de switch


O administrador estabelece os nmeros do frame quando o sistema instalado. Cada frame referenciado pela porta tty para qual o supervisor de frame anexado e nomeado um identificador

numrico. A ordem na qual os frames so numerados determina a sucesso na qual eles so examinados durante o processo de configurao. Esta ordem usada para nomear identificadores globais s portas de switch e aos ns. Isto tambm usado para determinar a ordem das partes dos frames em um switch.

6.1.3 Numerao de ns em sistemas com switch


Um nmero de n um id global designado para este n. Ele o meio primrio pelo qual o administrador pode fazer uma referncia a um n especfico no sistema. Todos os ns so designados, indiferentemente do tipo de n ou frame, pela seguinte frmula [7]:

Nmero_do_n = ((nmero_do_frame 1) x 16) + nmero_do_slot onde nmero nmero_do_slot o nmero de slot mais baixo ocupado pelo n. Cada tipo (tamanho) de n ocupa uma seqncia consecutiva de slots. Para cada n, h um inteiro n tal que um n thin ocupa o slot n, um n wide ocupa os slots n, n+1 e um n high ocupa os slots n, n+1, n+2, n+3. So designados nmeros de n independente de se o frame est completamente ocupado ou no. A FIG 18 demonstra a numerao de ns. O frame 4 representa um servidor anexado SP em uma posio onde no interrompe a configurao do frame com switch e do frame de expanso sem switch. Este n pode usar uma porta do switch do frame 2 que permanece disponvel, j que 2 portas deste switch esto vagas, pois o frame 3 ocupou 6 das 8 portas que haviam disponveis neste switch. O nmero do n determinado usando a frmula.

FIGURA 18 Numerao de ns em uma configurao hipottica FONTE: IBM Corporation [7]

6.1.4 Numerando as portas do Switch


Em um sistema com switch, as placas de switch so anexadas umas as outras, para formar uma maior estrutura de comunicao. Cada switch prov algum nmero de portas nas quais um n pode ser conectado. Em sistemas maiores, placas de switch adicionais devem ser introduzidas para possibilitar a conectividade desejada. Placas de switch so numeradas consecutivamente comeando com 1, do frame com o mais baixo nmero de frame, at aquele com o nmero de frame mais alto. Cada placa de switch full contm uma faixa de 16 nmeros de portas de switch (tambm conhecido como nmeros de ns de switch) que podem ser designados. Estas faixas tambm esto em ordem seqencial com os seus nmeros de placa de switch. Por exemplo, a placa de switch 1 contm os nmeros de portas de switch de 0 at 15.

6.2 Particionamento
Particionamento o processo de dividir o sistema SP em grupos de ns no sobrepostos, para tornar o sistema mais eficiente e mais adequado para as necessidades do usurio. Parties de sistema so entidades normalmente estticas e duradouras. Uma partio do sistema , de forma mais simplificada, um grupo de ns. Em essncia, uma partio de sistema um subconjunto de um sistema SP que consiste em partes suficientes (ns, estao controle, dados, comandos, e assim por diante) para formar um subsistema SP lgico. Com as parties de sistema o usurio pode ter certeza que as aplicaes que rodam em um grupo de ns no so afetadas inadvertidamente por alguma atividade em outros ns do sistema. Ns dependentes e servidores SP anexados podem ser considerados como um n padro quando se trata de uma partio do sistema. O particionamento do sistema s afeta a comunicao que acontece em cima do switch daquela partio, outros caminhos de comunicao esto inalterados. O particionamento do sistema tambm prov controles do ambiente que permitem para o administrador do sistema controlar e monitorar s a partio atual do sistema. O sistema SP tem uma configurao particular definida por seus frames e ns. O SP vem com um grupo predefinido de layouts de partio do sistemas para cada configurao padro. Alm disso, o SP vem com o software System Partitioning Aid que permite ao usurio construir os seus prprios layouts. No momento da instalao do PSSP, h uma partio default do sistema, que contm todos os ns e o nome desta partio o mesmo nome da estao de controle. Alguns dos benefcios que o uso de parties do sistema geram so [7]: Rodar aplicaes que usem switch em um grupo de ns sem interferir com trabalho de switch em outro grupo; Separar uma rea de teste para desenvolvimento de aplicaes; Instalar e testar novos lanamentos e migrar aplicaes sem afetar o trabalho corrente; Separar a administrao do sistema para cada partio.

6.3 Montagem dos diretrios de usurio


Para montar automaticamente os diretrios de usurio pode ser usado o automounter, que um programa residente do sistema operacional AIX. O automounter um sistema de arquivos automtico que monta dinamicamente os diretrios home dos usurios e outros sistemas de arquivo quando um usurio acessa os arquivos e desmonta-os depois de um perodo especifico de inatividade. O automounter administra diretrios especificamente definidos nos seus arquivos map. O uso de um automounter minimizar as quedas do sistema e, atravs do mapeamento, tambm prover um mtodo de compartilhar informaes dos sistemas de arquivos montados entre muitos sistemas. O automounter roda independentemente na estao de controle e em todos os n do sistema SP [7]. A implementao do automounter residente requer a verso 2.3 do PSSP (ou posterior) na estao de controle. Na inicializao do sistema a estao de controle cria todos os diretrios automouter, arquivos map e os logs necessrios ao sistema.

6.4 Gerenciamento de Impresso


O Sistema de Gerenciamento de Impresso SP foi removido a partir da verso 2.3 do PSSP. Isto quer dizer que o Sistema de Gerenciamento de Impresso SP no pode ser configurado em ns que usam a verso 2.3 do PSSP (ou posterior). A IBM recomenda, ento, o uso do Sistema de Gerenciamento de Impresso (PSM) para AIX como uma soluo mais geral para administrar impresses no sistema SP. Outra opo seria no usar o subsistema de impresso do SP e usar algum outro meio de manipulao da sada de impresso no sistema SP. A fila de impresso padro do AIX poderia ser adequado para sistemas pequenos [7].

6.5 Gerenciamento de contas de usurio


O gerenciamento das contas de usurio para o sistema SP projetado para se ajustar ao ambiente de computao corrente. Se as funes para gerenciar a conta de usurio esto disponveis, podese configurar o sistema de SP para us-las. Alternativamente, pode-se usar os comandos e ferramentas disponveis no SP para este propsito. O SP usa um nico arquivo de /etc/passwd replicado em todos os ns do sistema SP. Estas opes so oferecidas para ajudar na gerncia das contas de usurio. Isto envolve senhas e caminhos de diretrios. O atributo passwd_file permite especificar o nome do arquivo de senha. O nome default do arquivo de senha /etc/passwd. O atributo passwd_file_loc deve conter o hostname da mquina onde o arquivo de senha est armazenado. O default a estao de controle. O valor do passwd_file_loc no pode ser um dos ns do sistema de SP. A especificao da localizao dos diretrios home de usurio feita atravs do atributo de homedir_server. Se a localizao no for especificada, os comandos de gerenciamento de usurios assumem o host no qual os comandos esto sendo executados como localizao padro. Este valor pode ser anulado quando uma conta de usurio est sendo adicionada ou alterada com os comandos spmkuser e spchuser. O atributo homedir_path usado para especificar o caminho de diretrios home de usurio. O caminho default bsico para diretrios home de usurio /home/localHostname. Para fixar um caminho diferente deve-se mudar este valor. O caminho default tambm pode ser anulado com o atributo home nos comandos spmkuser e spchuser.

6.6 Gerenciamento do sistema de arquivos


A tecnologia de coleo de arquivos SP simplificam a tarefa de manter arquivos duplicados pelos ns do sistema SP. Colees de arquivo provem um nico ponto de controle para manter uma verso consistente de um ou mais arquivos pelo sistema inteiro. Se alguma alterao feita em uma cpia de um determinado arquivo, o sistema replica as atualizaes nas outras cpias. Os arquivos que so requeridos na estao de controle, os servidores de arquivo e os ns SP so agrupados em colees de arquivo. Uma coleo de arquivo consiste em um diretrio de arquivos que incluem arquivos mestre especiais que definem e controlam a coleo. A estrutura de coleo de arquivo criada junto com a instalao e configurao inicial do sistema SP. Para o usurio fica a necessidade de decidir quais arquivos devero ser replicados [7].

7 CONCLUSES
Podemos concluir que o RS/6000 SP um sistema com caractersticas muito interessantes para vrias fatias diferentes do mercado. Com sua flexibilidade de configuraes e com o seu suporte a aplicaes comerciais e cientficas, uma mquina recomendvel para um grande nmero de aplicaes, que vo desde a gerncia de banco de dados at o processamento de clculos extremamente complexos. Outra constatao que o SP no foi um sistema desenvolvido da estaca zero, alis muito pelo contrrio. Na verdade a IBM apenas percebeu que poderia unir vrias das suas tecnologias em uma nica mquina e que esta mquina poderia ter um desempenho muito elevado e ocupar um lugar de destaque na rea do processamento paralelo de alto desempenho. importante frisar, tambm, que o objetivo deste trabalho no foi o de descrever, a nvel de CPU, os diferentes processadores possveis do SP. Na verdade a inteno foi disponibilizar uma viso de um nvel mais elevado do sistema SP e no uma viso restrita a apenas algumas de suas partes. Ento enfocamos aspectos gerais do funcionamento, o hardware, o software e algumas configuraes, acreditando que, deste modo, o sistema como um todo ficou facilmente compreensvel.

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] BENNETT, Marcus. Inside the IBM RISC System/6000. McGraw-Hill, Inglaterra, 1993. [2] CHAKRAVARTY, Dipto. Power RISC System/6000: Concepts, Facilities, and Architecture. McGrawHill, USA, 1994. [3] HARRIS, Clive. The IBM RISC System/6000. McGraw-Hill, Inglaterra, 1993. [4] RS/6000 Facts and Features. IBM Corporattion, USA, 1998. [5] RS/6000 SP. IBM Corporation, Austrlia. <www.rs6000.ibm.com/hardware/largescale/sp/index.html> [6] RS/6000 SP Planning Volume 1, Hardware na Physical Enviroment. IBM Corporattion, USA, 1999. [7] RS/6000 SP Planning Volume 2, Control Workstation and Software Enviroment. IBM Corporation, USA, 1998. [8] RS/6000 SP System Paralel Processing Leadership. IBM Corporation, Austrlia. <www.rs6000.ibm.com/hardware/largescale/sp/sp_specs.html>

9 ANEXOS
9.1 ANEXO A As Mquinas da Famlia RS/6000
Na TAB 4 (retirada de [4]) deste anexo so apresentadas vrias mquinas da famlia RS/6000 e suas descries resumidas, de modo a tornar possvel uma fcil comparao.

TABELA 4 Mquinas da famlia RS/6000 e suas descries Foto Modelo Tipo Processador Tipo 140 7043 PowerPC 604e N 1 233/332MHz Clock Memria mx. e min. 64MB 768MB Slots

3 PCI + 2 PCI/ISA

150

7043

PowerPC 604e

375MHz

128MB 1GB

5 PCI

240

7043

PowerPC 1 ou 604e 2

233MHz

64MB 1GB

3 PCI + 2 PCI/ISA

260

7043

POWER3 1 ou 2

200MHz

256MB 4GB

2 PCI (64b) + 3 PCI (32b)

397

7012

POWER2 SC

160MHz

128MB 1GB

4 MCA

E30

7024

PowerPC 604

233MHz

64MB 1GB

5 PCI + 2 ISA + 1 PCI/ISA 7 PCI + 2 PCI/ISA

F40

7025

PowerPC 1 ou 604e 2

233MHz

64MB 1GB

F50

7025

PowerPC 1,2,3 166/332MHz 128MB 7 PCI + 604e ou 4 3GB 2 PCI/ISA PowerPC 1,2,3 604e ou 4 332MHz 128MB 7 PCI + 3GB 2 PCI/ISA 256MB 4GB

H50

7026

R50

7015

Dual 2,4,6 PowerPC ou 8 604e

200MHz

15 MCA

S70

7017

PowerPC RS64/ RS64-II PowerPC RS64-II

4,8 ou 12 4,8 ou 12

125/262MHz 512MB 32GB

53 PCI

S70 A

7017

262MHz

1GB 32GB

53 PCI

604e thin

Dual 2,4,6 PowerPC ou 8 604e POWER2 SC 1

200MHz

256MB 14MCA 4GB

160MHz thin SP System

160MHz

64MB 1GB

4 MCA

135MHz wide

POWER2 SC

135MHz

64MB 2GB

7 MCA

332 MHz thin

PowerPC 2 ou 604e 4

332MHz

256MB 3GB

2 PCI

332 MHz wide

PowerPC 2 ou 604e 4

332MHz

256MB 3GB

10 PCI

POWER3 POWER3 1 ou thin 2

200MHz

256MB 4GB

2 PCI

POWER3 POWER3 1 ou wide 2

200MHz

256MB 4GB

10 PCI

9.2 ANEXO B Modelos de SP


Neste anexo so apresentados os modelos de SP, sendo que, na FIG 19 so mostrados os modelos atuais, na FIG 20, so mostrados os modelos que j esto fora de linha.

FIGURA 19 - Modelos de SP atualmente disponveis FONTE: IBM do Brasil - POA

FIGURA 20 - Modelos de SP fora da linha de fabricao FONTE: IBM do Brasil - POA

You might also like