You are on page 1of 6

MJ DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL INSTRUO NORMATIVA No.

8, DE 3 DE JULHO DE 2002

Estabelece procedimentos para o embarque em aeronave que efetua transporte pblico civil, de passageiro portando ou transportando armas de fogo e d outras providncias.

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL, no uso de suas atribuies legais e tendo em vista o que dispe o artigo 33, inciso VII, do Regimento Interno do DPF, aprovado pela Portaria 213-MJ, de 17 de maio de 1.999; e Considerando que compete Polcia Federal exercer as funes de Polcia Aeroporturia, conforme artigo 144, 1o., da Constituio Federal, e como tal incumbe, dentre outras atividades, a de fiscalizar o embarque de passageiros portando arma de fogo em aeronave da Aviao Civil; Considerando o disposto nos itens 4.1.1 e 4.1.2 do Anexo 17 Conveno Sobre a Aviao Civil Internacional; Considerando o disposto nos itens 4.2.3, 4.2.4.4, 4.2.4.5 e 4.2.4.6, do Plano de Segurana da Aviao Civil Internacional; Considerando o que estatui o artigo 7o., da Portaria Interministerial 352, de 26 de junho de 1991; Considerando o disposto na Lei 9.437, de 20 de fevereiro de 1997 e Decreto 2.222, de 08 de maio de 1.997 que, entre outras providncias, estabelece em seu artigo 19, pargrafo nico, a necessidade de se regulamentar e disciplinar os casos excepcionais de embarque de passageiros portando armas de fogo, nos aeroportos brasileiros, resolve: Art. 1o. Expedir esta Instruo Normativa IN, com a finalidade de estabelecer procedimentos para o embarque e desembarque de passageiros, portando ou transportando armas de fogo, em aeronave de transporte pblico civil. Art. 2o. vedado o embarque de passageiros portando ou transportando armas de fogo em aeronaves que efetuem transporte pblico civil, ressalvado s autoridades pblicas com porte concedido na categoria funcional, policiais federais, civis, oficiais das foras armadas e oficiais das polcias militares, com suas armas devidamente desmuniciadas.

Pargrafo nico Nos aeroportos em que houver Planto de Policiais Federais, caber a estes, em cumprimento a esta Instruo Normativa, a liberao para embarque de passageiros portando armas de fogo, ainda que na categoria funcional, bem como a inspeo e fiscalizao das respectivas armas. Art. 3o. Os passageiros com autorizao para portar arma, exceto os constantes da ressalva do artigo anterior, devero despachar suas armas desmuniciadas e as respectivas munies pela empresa area, no momento do check in, devendo a empresa area comunicar ao Policial Federal de Planto no Aeroporto o nome do passageiro, vo e dados da arma. Art. 4o. proibido o transporte de explosivos, plvoras, produtos qumicos e materiais que possa colocar em risco a segurana do vo, nos avies de passageiros. Art. 5o. Os casos omissos e as dvidas surgidas da aplicao da presente IN sero resolvidos pelo delegado titular da unidade de Polcia Federal do local de embarque ou por policial por ele indicado. Art. 6o. Ao titular de autorizao de porte de arma de fogo proibido embarcar com arma nos aeroportos com destino ao exterior, ressalvados os casos previstos em tratados, convenes e acordos firmados pela Unio e os princpios de reciprocidade. Art. 7o. Esta Instruo Normativa entrar em vigor na data de sua publicao. Art. 8o. Revogam-se as disposies em contrrio.
ITANOR NEVES CARNEIRO

(Transcrio do DOU no. 129, de 08.07.2002 Seo 1).

108.39 Transporte de arma de fogo ou munies (a) O operador areo deve comunicar ao passageiro, no ato da venda do bilhete areo, sobre os procedimentos a serem adotados para o despacho de arma de fogo ou munies em aeronaves; (b) O operador areo deve acompanhar o passageiro at a PF ou outro rgo de segurana

pblica responsvel para que, aps a apresentao dos devidos documentos e desmuniciamento da arma, seja acondicionada em embalagem apropriada na presena do passageiro e encaminhada para despacho. (1) Na ausncia de representante de rgo de segurana pblica instalada no aerdromo, o operador areo deve realizar a avaliao dos documentos exigidos pela PF, conferir se o tipo de arma de fogo e munies permitido para o embarque e acompanhar o passageiro at ao local de desmuniciamento para que o prprio passageiro o faa. (c) O operador areo deve receber e conduzir a arma de fogo e munies despachadas de maneira segura, fora do alcance dos passageiros, em embalagem lacrada, colocando-a em cofre situado no poro da aeronave. (1) Na ausncia ou impossibilidade de utilizao de cofre ou poro, o operador areo deve especificar local seguro para o transporte exclusivo de armas e munies despachadas, de acesso restrito e controlado. (d) O operador areo deve garantir, no momento do desembarque, a retirada imediata da arma de fogo e munies despachadas em aeronaves e a entrega em mo ao passageiro, mediante conferncia do recibo de bagagem. (e) Em caso de extravio de armas de fogo e munies despachadas, a Polcia Federal, Polcia Civil, e o operador do aerdromo devero ser imediatamente comunicados pelo operador areo.

Novela Policial impedido de embarcar em voo porque estava com dois carregadores sobressalentes

O agente federal Carlos Francisco Ribeiro Tavares lotado na Delegacia de Bag, Rio Grande do Sul, passou por um constrangimento ao embarcar em um voo de Braslia para Porto Alegre na ltima tera-feira, 23. Tavares foi impedido de entrar no avio porque alm da pistola estava com dois carregadores sobressalentes.

A novela para viajar comeou quando o policial avisou que possua os carregadores. O funcionrio da empresa area Gol disse que ele s poderia entrar na aeronave portando apenas um carregador. Segundo o funcionrio, haveria uma instruo que probe o policial de entrar com mais de dois carregadores. Diante do dilema o policial se recusou a deixar o carregador com a empresa. Funcionrio e policial foram at a PF, onde foi feito o trmite legal. Perguntei se havia a tal norma, todos disseram que no existia. Mas a ida at a PF no foi suficiente para colocar um ponto final no problema. Quatro funcionrios ficaram na porta do avio durante o embarque olhando nome por nome nas passagens. Ao me encontrar uma funcionaria estava com um envelope para lacrar meu terceiro carregador, diz o agente federal. Ele chegou a indagar a funcionria, mas ele disse que se o policial no desse o carregador no iria embarcar, mesmo com a liberao da PF. Quem manda na empresa a empresa, teria dito a comissria. Como era meia-noite e estava cansado, resolvi dar o carregador a ela e seguir minha viagem com os outros 2 comigo, diz o policial. NORMAS Em mensagem encaminhada Agncia Fenapef, opolicial ressalta que nas normas da Anac no h referncia ao porte de carregadores durante o voo. Tenho dvidas sobre as normas que tratam dessa questo, ressaltou. Veja Decreto n 7168, de 05/05/2010 Seo V

Do Despacho de Arma de Fogo, de Munio e do Embarque de Passageiro Armado Art. 152. O embarque de passageiro com arma de fogo deve se restringir aos servidores governamentais autorizados, levando-se em conta os aspectos relativos necessidade, segurana de voo e segurana da aviao civil, atendendo aos atos normativos da ANAC, em coordenao com a PF.

1 O controle de embarque de passageiro armado ser realizado pela PF ou, na sua ausncia, por rgo de segurana pblica responsvel pelas atividades de polcia no aeroporto. 2 A comunicao do embarque de passageiro armado empresa area ser realizada por meio de documento expedido pela PF ou, na sua ausncia, por rgo de segurana pblica responsvel pelas atividades de polcia no aeroporto. 3 Na ausncia de unidade da PF ou de rgo de segurana pblica responsvel pelas atividades de polcia no aeroporto, sero observados procedimentos estabelecidos em atos normativos da ANAC, em coordenao com a PF. 4 As informaes referentes ao embarque de passageiros armados devero ser transmitidas pela empresa area ao comandante da aeronave de forma discreta, limitandose ao nome do passageiro e nmero do seu assento, de forma a resguardar o sigilo da existncia de arma a bordo e da condio de seu detentor. 5 A tripulao da aeronave dever informar, de forma reservada, ao passageiro que embarcar armado sobre a existncia de outros passageiros que se encontrarem nessa mesma condio. 6 A administrao aeroporturia dever disponibilizar local apropriado e equipado para desmuniciamento de arma de fogo.

7 O embarque armado dever ser coordenado junto administrao aeroporturia, a fim de evitar alarde indesejvel no momento da inspeo de segurana da aviao civil.

Art. 153. O passageiro com arma de fogo que no atenda aos requisitos previstos no caput do art. 152 poder ter o embarque autorizado mediante despacho de sua arma e munio.

Art. 154. O despacho de arma de fogo e o embarque de passageiro armado sero autorizados pela PF ou, na sua ausncia, por rgo de segurana pblica responsvel pelas atividades de polcia no aeroporto, conforme atos normativos da ANAC, em conjunto com a PF.

Pargrafo nico. Na ausncia de unidade da PF ou de rgo de segurana pblica responsvel pelas atividades de polcia no aeroporto, sero observados procedimentos estabelecidos em atos normativos da ANAC, em coordenao com a PF.

Art. 155. As empresas areas devem adotar procedimentos especficos de transporte de armas de fogo despachadas, com o objetivo de assegurar que a restituio seja realizada ao seu portador em local reservado, situado fora das ARS.

Art. 156. O transporte de qualquer tipo de munio no poro da aeronave est sujeito s normas e regulamentaes relativas ao transporte de material perigoso, estabelecidos em

legislaes especficas, bem como no manual geral de operao de cada empresa, com exceo das munies de armas de uso pessoal.

Art. 157. vedado o embarque de passageiro armado em voos internacionais, ressalvado o disposto em tratados, convenes e acordos, considerado o princpio de reciprocidade.

Art. 158. O transporte de armas de agremiaes esportivas, de empresas de instruo de tiro, de colecionadores, de atiradores e de caadores, em voos domsticos ou internacionais, deve ser realizado com o despacho da arma desmontada, armazenada em estojo apropriado para o transporte, mediante apresentao PF do porte de trnsito (guia de trfego), expedida pelo Comando do Exrcito.

Fonte: Agncia Fenapef s acontece estes absurods porque os no delegados esto swem poder, se no essas empreas iriam ver onde o buraco...mas com os deltas fica tudo por isso mesmo....MPF EM TODO MUNDO

You might also like