You are on page 1of 15

"FRAU MLLER"

(Hilda Mller nascida Radmann)


Uma breve biografia comp depoimento sobre a sua consagrao ao servio da Igreja, em favor prximo.

"FRAU MLLER" marcou diversas geraes de crianas, jovens e de senhoras, de sua vizinhana e da sua "Comunidade de F", na IECLB, em Panambi - RS, atravs do seu dedicado trabalho.

NASCIMENTO EM PANAMBI RS.


HILDA nasceu a 06.02.1924 em Neu-Wrttemberg, hoje Panambi - RS, filha de Alberto Radmann e Alzira Radmann nascida Schmidt.

Hilda, com 3 anos.

ESTUDO E TRABALHO.
Estudou na Escola de Linha Ramada, dirigida pela professora Martha Becker. O incio dos estudos foi no ano de 1930. Recebeu a oportunidade de fazer cinco anos de estudo, algo raro para moas, na poca. A Escola ficava a seis quilmetros de casa. Normalmente era obrigada a ir a p para a escola, quase sempre como castigo. Hilda quando ia cavalo no aguentava e apostava corridas com outras crianas. O prejuzo era com a lousa e o lpis de pedra que apareciam quebrados. O pai possua um abatedouro e um aougue. Hilda, bem cedo passou a ajudar o pai no servio de carneao (gado, porcos, ovelhas e galinhas). Aprendeu a confeccionar salame e charque. Fora os dias de carneao, no horrio vago da Escola, ela ajudava nos trabalhos da roa. Era para o plantio e a colheita de fumo, feijo, trigo, cevada, linhaa, aveia, arroz e amendoim. Aprendeu a fazer o trabalho de arao (arado puxado a boi) e o servio de limpeza (arado puxado a cavalo). Hilda aprendeu a malhar feijo, trigo, cevada, linhaa e aveia (servio feito normalmente com auxlio de cavalo, para trilhar os gros). Aprendeu a preparar polvilho alm de todos os servios domsticos. Por isto Alberto e Alzira elogiavam a filha, destacando as suas muitas prendas.

CONFIRMAO.
A Confirmao foi no dia 22 de maro de 1936, na Igreja Evanglica Luterana de Panambi. A professora enviou um carto com mensagem, em lngua alem, para a aluna Hilda. No verso do carto seguia o lema "Jesu, geh voran!".

CASAMENTO.
Hilda casou em 1942 com Arthur Theodoro Mller, agricultor e pintor de paredes tambm natural de Neu Wrttemberg, hoje Panambi RS. .

Foto: Arthur, Hilda e os trs primeiros filhos, nascidos em Linha Brasil. Os trs tornaram-se pastores da IECLB, Armindo ( direita), Elio Eugenio (no meio) e Arry (no colo da me).

A VIDA DE CASADA.
Hilda e Arthur tiveram um incio, na vida de casados, marcado pelas dificuldades. Arthur recebera do pai apenas uma junta de bois e uma carroa, pois eram 21 os filhos de Ernesto Mller. Assim, Artur e Hilda arrendaram terras da Famlia Stanger, situadas na Linha Brasil, em Panambi - RS. Comearam plantando milho, feijo, amendoim, batata e mandioca. Naquela morada nasceram os trs primeiros filhos: Armindo Laudrio Mller (1942), Elio Eugenio Mller (1944) e Arry Rodolfo Mller (1947). Depois ainda nasceriam Dulce Muller (1951) e Waldemar Oscar Mller (1954) j na Zona Norte de Panambi. Hilda fazia questo de contar que o Velho Stanger, membro da Igreja Batista de Panambi devotava uma especial ateno ao jovem casal. Ele no s havia dado a terra em arrendamento a preo baixssimo como tambm vinha muitas vezes para ver se eles estavam passando bem. Hilda relatou um fato que a impressionara muito. Depois do nascimento do terceiro menino, o Velho Stanger apareceu, pedindo para ver de perto os trs. Ele os olhou com emoo e ento se ajoelhou para orar. Ao levantar-se solicitou algo inusitado. Pediu permisso para beijar os ps dos trs meninos. Enquanto o velho Stanger lhes beijava a sola dos ps, dizia: - "Que estes pzinhos sejam abenoados. Que eles realizem o plano de Deus por onde quer que andarem". Falta apenas informar que estes meninos cresceram e buscaram a misso de Pastor. Foram ordenados para o exerccio do Ministrio Eclesistico pela Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil - IECLB.

MUDANA PARA A CIDADE.


No ano de 1950 a famlia de Arthur e Hilda Mller mudou-se para a cidade. Arthur construiu casa nova na Rua Palmeira, 811, na Zona Norte da cidade de Panambi. Ali nasceram Dulce Mller (1950) e Waldemar Oscar Mller (1953). O desejo do casal era o de oferecer uma boa formao educacional aos filhos. Todos, passo a passo, ingressaram no Colgio Evanglico de Panambi, de alto conceito em toda a regio.

A INTEGRAO NA COMUNIDADE.
No ano de 1953 o pastor Alfred Simon, atravs do programa de visitao aos membros chegou casa de Frau Hilda Mller. Reclamou da falta de freqncia, de todos os integrantes da famlia, aos cultos.

Em 1954 a esposa do pastor Simon em companhia da esposa do escrivo Oscar Fetter tambm veio incentivar a participao da vida na Comunidade. Trouxeram um convite pedindo para que Hilda passasse a participar dos encontros das senhoras (OASE). Diante da insistncia, Hilda foi, finalmente, para ver e para saber o que l se fazia. Gostou muito. Ali, nas reunies das senhoras, ela podia se encontrar com outras mes que, como ela, procuravam orientao e ajuda para as mais diferentes situaes da vida pessoal e familiar. Umas aconselhavam as outras, naquilo que melhor conheciam ou sabiam. Hilda recordava com muito carinho de Clementina Hartemink (do Hotel Hartemink), de Elvine Koch (da Transportadora Koch), e de Mina Rahmeier (da Funilaria). Elas foram suas conselheiras. Elas que ensinaram Hilda nos misteres espirituais, como a orao e a meditao, alm de uma leitura regular da Palavra de Deus. Em 1958 Hilda foi eleita Secretria do Grupo de OASE - Centro. Passou a viajar, acompanhando o pastor Braun e esposa, com oportunidade de participar de Congressos Sinodais e dos eventos mais importantes da Igreja. No dia 08 de fevereiro de 1960, Hilda realizou um sonho. Conseguiu fundar um grupo de senhoras em sua residncia, na Zona Norte da Cidade. O incio foi com 17 mulheres. As reunies ocorriam na sala de visitas de sua casa.

Foto: OASE - ZONA NORTE - Fundao em 08.02.1960. Pastor Karl Gerhard Braun e o grupo de Senhoras.

O TRABALHO COM CRIANAS E JOVENS.


Hilda j participava do trabalho com crianas desde 1955, na igreja principal, do centro, ministrando Culto Infantil.

Foto: Culto Infantil, no Centro de Panambi

Em 1961 Hilda estabeleceu um trabalho com crianas em sua prpria casa, na Zona Norte. O trabalho cresceu. Assim, em 1968, foi erguido um templo nas proximidades, para abrigar todo esse trabalho com senhoras e crianas.

Em 1968 Hilda fundou tambm um grupo de jovens. Todas as faixas etrias passaram a ser atendidas.

HILDA VIU OS FRUTOS DE SEU TRABALHO.


No dia 19.11.1989 Hilda foi homenageada pelos 30 anos de servio, prestados Comunidade da Zona Norte da cidade de Panambi. Hilda emocionouse muito, vendo crianas, jovens, senhoras, homens e tantos idosos, que a saudavam, com carinho. Ela disse ento, em lngua alem: Jesus, geht voran . . . denn Ehr ist unser Herr und Heiland . . . . E, ela chorou de alegria. Realmente, com alegria e satisfao, Hilda podia olhar para as diversas geraes de crianas e jovens que haviam passado por sua orientao espiritual, alm do trabalho com o grupo de senhoras e da visitao a enfermos e na ateno aos idosos. Ela estava feliz, em poder constatar estes frutos do trabalho, na Igreja. Hilda faleceu no dia 02 de julho de 1993.
Produo: Elio E. Mller eliomuller@uol.com.br

Templo da IECLB em Panambi RS.

Artur e Hilda casaram na igreja na sede de Panambi RS.

Artur e Hilda e os trs primeiros filhos, nascidos no interior da Colnia.

O casal e os cinco filhos.

No casamento de Dulce com Manfred Adler todos os filhos de Artur e Hilda presentes.

No casamento de Arry com Heloni todos os filhos do casal presentes bem como os primeiros netos.

A casada que Artur cosntruiu na Zona Norte e ali nasceram os dois ltimos filhos, Dulce e Waldemar.

Alberto e Alzira Radmann, pais de Hilda,


com os netos Carlos Augusto e Cristiane no colo

Alberto Radmann

Alzira Schmitt Radmann

Alberto Radmann era Inspetor de Quarteiro, no apoio ao servio policial, quando recm casado.

Alzira Schmitt Radmann poucos meses antes de seu falecimento. Ela ficou sob os cuidados de sua filha Hilda.

O filho primognito de Hilda e Artur, o pastor Armindo Laudrio Mller.


(Depois Elio e Arry seguiriam o mesmo caminho, tambm abraando o pastorado na IECLB.

Outros dados sobre a histria da Comunidade IECLB de Panambi RS:


http://www.ieclb.com.br/index.php?d=2012-06-10&data=2012/6/03&menu=1101&fotosId=&noticiasId=

Elio E. Mller

You might also like