You are on page 1of 3

A Tendncia Pedaggica Crtico-social dos Contedos

Desenvolvimento Nos anos oitenta e noventa pode-se observar uma preocupao com uma educao que tenha pressupostos para uma reflexo crtica; percebe-se a necessidade de compreend-la de maneira noalienada dos aspectos sociais. Neste perodo da histria brasileira h um vislumbre da democratizao do Estado, com eleies diretas para os governantes e a formulao de uma nova Constituio Federal. Conclui-se que a educao deve ter como caracterstica primordial o questionamento da sociedade em que ela est inserida; esta mesma sociedade que a prpria educao reproduz. Autores da poca evidenciam que o papel, at ento, desempenhado pela escola, seria o de reproduo de uma sociedade de classes, com o reforo do modo de produo capitalista; tais idias so advindas da influncia dos conceitos de Marx. Como a tendncia crtico-social dos contedos parte da anlise reflexiva e crtica do contexto sciocultural, ela vem com uma crtica ao sistema de produo vigente na sociedade e, portanto, encontra resistncia por parte da classe dominante. Cada diferente tendncia pedaggica percebe o aluno, o mundo, a sociedade, o professor e os diversos aspectos educacionais de maneira diferenciada; a tendncia progressista que objeto de estudo deste trabalho possui enfoques especficos a respeito do mundo, da sociedade, da escola, do processo ensinoaprendizagem, dos sujeitos e componentes que integram e participam de todo este processo. Pode-se fazer uma sntese destas concepes segundo o enfoque da tendncia crtico-social dos contedos:

Papel da escola: Possibilitar a apropriao de contedos escolares bsicos, concretos e indissociveis das realidades sociais dos alunos. Aluno: Pessoa concreta que determina e determinada pelo social, poltico e individual (sua prpria histria). Mundo: O homem est situado no mundo e com o mundo, pela reflexo e prxis pode transform-lo. Sociedade: Produto do homem de maneira criadora e transformista; deve ser desmistificada para que promova a conscientizao da realidade. Professor: um intelectual, o educador que direciona e conduz o processo ensinoaprendizagem. Contedo programtico: Selecionados a partir das culturas dominantes; intenciona possibilitar a superao atravs da apropriao. Metodologia: Utilizao de mtodos que favoream a relao dos contedos com os interesses dos alunos. Avaliao: Preocupao com a superao do senso-comum para obteno da conscincia crtica.

Concluso A tendncia pedaggica crtico-social dos contedos teve como objetivo propiciar ao alunado conscientizao, emancipao e participao efetiva no processo ensino-aprendizagem. Para tanto o pensamento racional dedutivo que parte do todo, da viso global, para as partes, era utilizado, oportunizando a observao dos diferentes e mais abrangentes aspectos da questo estudada.

O pensamento divergente foi muito utilizado pois buscava a raiz, o mago dos questionamentos para poder detectar o problema e sua origem. E, a utilizao do conhecimento e anlise da realidade e vivncias do aluno para a soluo de problemas era um dos pressupostos desta tendncia. Assim como a valorizao e o incentivo busca de solues prprias e criativas para as problematizaes e situaes conhecidas e vivenciadas pelos alunos. A inteligncia est vinculada a criatividade, e busca a promoo da evoluo do aluno atravs da aquisio do saber legitimado e sistematizado relacionando-o com a bagagem de vivncias trazidas pelo aluno. Na educao fsica, inclusive, os contedos eram priorizados, porm sempre observando relaes entre eles e a prpria cultura popular do aluno. Tal concepo promove um processo de aprendizagem mais conscientizador, no-alienante e participativo pois permite ao aluno a argumentao e a estruturao do pensamento relacionando o real encontrado com o ideal imaginado. Obs. A autora, professora Rosngela de Sena Almeida, das redes pblicas estadual/municipal do Rio de Janeiro. Referncias bibliogrficas

Guiraldeli JR. , Paulo. Educao fsica progressista - A pedagogia crtico-social dos contedos e a educao fsica brasileira. So Paulo, Ed. Loyola, 1988.

Libaneo, Jos Carlos. Democratizao da escola pblica: a pedagogia crtico-social dos contedos. So Paulo, Ed. Loyola, 1986. Luckesi, Cipriano C. Para alm do autoritarismo. Revista Educando, Nmero 171, Ano: 18, maio/1985.

Medina, Joo P.S. Educao Fsica cuida do corpo e mente. So Paulo, Editora Papirus, 1987. Saviani Dermeval. Escola e democracia. So Paulo, Cortez Editora, 1986. Tragtenberg, Maurcio. Relaes de poder na escola. Texto dado na aula de Didtica Geral (UFRJ) - Faculdade de Educao. Rio de Janeiro, 1992.

Algumas expresses lingusticas fazem com que a Bahia tenha traos bem distintas do que das outras regies brasileiras, como:

Col misria; ea vei ol amigo, relaxe m fiu sem problema, ail me quebra ai voc me prejudica, sai fora no mesmo, si bote ai, v chama pra brigar, tava no reggae tava na festa, pica a porra da porrada, bat a barba jogar futebol, come gua tomar cerveja, abrir o gs ciar fora, sem misria sem pena, pego ar ficou com raiva, pai i o pra isso

Outras expresses lingusticas: massa quer dizer que uma coisa bom/ boa, xero como se fosse um beijo, gua dura muita bebida, vrias queixas muitas conversas, apertar a mente pessoa que lhe enche o saco (ex: Rodrigo est apertando minha mente), maresia preguia, fazer um au fazer suada.

Em virtude dos argumentos mencionados conclumos que todo volubilidade linguistica tem que ser respeitada, ao passo que seja abolido o preconceito e o esteretipo lingstico. H de se pensar nas variaes dialetais como formas de manifestao cultural de cada regio atravs da fala e da comunicao. No levar em conta o prestgio social ou o certo e errado da gramtica normativa, mas analisar criticamente as diversas maneiras de falas no Brasil.

You might also like