You are on page 1of 3

Introduo Lingustica

Em termos especficos, Lingustica a cincia que estuda os fenmenos naturais que ocorrem com a linguagem verbal e, tambm oral. Desta forma ela cumpre importante papel j que difunde conhecimentos e descobertas da linguagem que permitem ao homem entender melhor as mudanas provenientes do seu processo de evoluo dentro da histria da humanidade. Nos ltimos anos, os linguistas pessoas que se dedicam pesquisa e ao estudo da lngua- tem expandido numerosos trabalhos e descobertas sobre esta rea com o intuito de explicar mais claramente esses fenmenos lingusticos. Como exemplo desses fenmenos cita-se as mutaes sofridas tanto pela linguagem verbal quanto pela linguagem oral dois eixos imprescindveis de pesquisas e descobertas. Os estudiosos compreendem, portanto, que todas as mudanas que ocorrem com a linguagem escrita transferem aspectos ao ato de criao individual da fala.

Lngua

Um conjunto de frases, cada uma delas formada por uma srie de palavras. Sendo

assim uma atividade, um processo criativo ininterrupto de construo, que se materializa sob a forma de atos individuais de fala.

Linguagem - o uso de toda essa atividade, desse conjunto de frases e srie de palavras
que em determinado local, contexto histrico e social so usadas pelos seres humanos para que acontea a comunicao. Logo, a lingustica explora esse universo de comunicao e suas transformaes para identificar os fenmenos que ocorrem atravs dos tempos.

A Lingustica divide- se em alguns ramos de estudo:

Fontica estudo encarregado de analisar o som no momento em que este soa para
formar a palavra e por isso confere a este caractersticas distintas para que seja feita sua classificao.

Fonologia encarrega-se

de explicar, a partir dos sons bsicos da lngua, a identidade de

suas partculas sonoras, logo a fonologia permite a identificao dos sons da voz que so emitidos pelo aparelho humano.

Morfologia

A estrutura de estudo que analisa a formao das palavras chama-se

morfologia. Este estudo ocorre entre o aspecto formal e interno dos enunciados e pode ser chamado de anlise formal. A partir do estudo da norma culta ou padro a morfologia identifica possveis ocorrncias nestas estruturas de formao e contribui para a evoluo do sentido dos enunciados.

Sintaxe Estuda as regras e suas aplicaes,alm de identificar Semntica

a ordem dos componentes

e como estes aparecem na formao e composio das frases ou enunciados. Por Semntica entende-se a unio de determinadas unidades menores e

constituintes de uma lngua que tem por fim a construo de unidades de enunciao maiores de escrita e comunicao.

Lexicologia

Lembra lxico, vocabulrio de um idioma, por exemplo, a Lngua Portuguesa

possui seu lxico e, portanto, a lexicologia a responsvel por descrever o seu uso e sentido dentro da lexicografia- ramo que elabora dicionrios, enciclopdias e demais obras que identificam a lngua falada no Brasil.

Terminologia

Cabe a ela estudar termos que esto em uso em uma lngua e dar-lhes

uma explicao plausvel em nveis lingusticos. uma cincia para estudo destes termos que esto sendo usados em determinadas situaes enunciativas.

Estilstica

A lngua possui caractersticas peculiares s quais pode-se dar o nome de

poder de expresso ou, ainda, capacidade de provocar sensaes dentro de um determinado contexto comunicativo e a Estilstica encarregar-se- de trazer essas respostas dentro dos conceitos lingusticos.

Pragmtica Estuda a linguagem

em sua situao real de comunicao, ou seja, no

momento de formao do enunciado. O locutor e o interlocutor so elos principais para que ocorra a interao lingustica de acordo com os conceitos pragmticos.

Filologia

Disciplina que estuda textos antigos ou do passado. Busca explic-los de forma

que ocorra a interligao entre os aspectos diacrnicos, sincrnicos,lingusticos e situacionais de comunicao.

Referncias bibliogrficas: http://pt.wikipedia.org./wiki/lingustica Moderna Gramtica Brasileira-Celso Pedro Luft. Ed. Globo,2008., Marxismo e filosofia da linguagem.Mikhail Bakhtin.Ed. Hucitec,2006.

You might also like