You are on page 1of 17

1

DIREITO COMUNICAO COMO VALOR DA DEMOCRACIA: TEORIA E DEBATE HISTRICO Chalini Torquato Gonalves de Barros
Doutoranda em Comunicao e Cultura Contemporneas - Poscom/UFBA chalinibarros@gmail.com

Graa Penha Nascimento Rossetto


Doutoranda em Comunicao e Cultura Contemporneas - Poscom/UFBA graca_rossetto@yahoo.com.br

Introduo As transformaes sociais, econmicas e polticas pelas quais passa a sociedade ano aps ano interferem diretamente no setor das comunicaes. Sejam elas de ordem tecnolgica, com as novas plataformas de comunicao questionando as barreiras entre as mdias; ou econmica, no que diz respeito ao modelo de negcio que passa a se estabelecer e s novas determinaes concorrenciais, trazem consigo a urgente necessidade de reformular as polticas que orientam o setor. A histria da regulamentao das polticas de comunicao no Brasil marcada por uma desorganizao crnica, sendo efetivadas somente depois dos servios em funcionamento e discutida por poucos atores sociais. A confirmao deste modus operandi pode ser observada da origem dos servios telegrficos, no Brasil imprio de 1860, at o caso da regulamentao do Sistema Brasileiro de TV Digital. Em trabalhos anteriormente desenvolvidos foi possvel constatar a interferncia que atores de forte poder poltico e econmico so capazes de exercer quando se questionam as regras de regimento de seu negcio, estruturadas para manuteno do modelo que lhes conveniente. o caso da defasagem regulamentar em que permanece a radiodifuso e as telecomunicaes brasileiras. 1 Ao longo dos anos, no entanto, as foras progressistas tm ganhado destaque na reivindicao de questes que contribuam para o desenvolvimento de uma poltica

Tema desenvolvido em profundidade em Barros (2010).

nacional que priorize o direito humano comunicao2. As discusses da dcada de 1970 acerca de uma Nova Ordem Mundial da Informao e da Comunicao (NOMIC), a despeito de seu rechao inicial, vm ainda ganhando repercusso e defensores que, em seus ambientes acadmicos ou governamentais, sustentam a luta pela democratizao da comunicao. imprescindvel observar, neste contexto, a importncia da participao dos movimentos da sociedade civil, como o Coletivo Intervozes, o Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao (FNDC), Cris Brasil, Federao dos Jornalistas (FENAJ) entre outras entidades e associaes, dos debates e fruns destinados a discutir as reformulaes polticas do setor, como o foi a Conferncia Nacional de Comunicao. Mesmo sendo parte do conjunto de princpios e prticas que regem a democracia e apesar ter alcanado repercusso em diversos aspectos, a discusso sobre direito comunicao permaneceu truncada desde o boicote da Inglaterra e dos EUA sua discusso, de modo que at hoje a maturao do debate custosa e o direito comunicao nunca se concretizou positivamente. No h acordo, norma ou tratado que trate especificamente sobre este direito em seu sentido mais amplo e, no caso do Brasil, a expresso direito comunicao no aparece em nenhum documento normativo. Isso representa um grande entrave ao debate da comunicao na contemporaneidade na medida em que no d sustentabilidade formal defesa desse direito em seu carter humanitrio, o que contribui para que ele seja permanentemente violado. Considerando isso, o presente artigo recorre teoria democrtica, especialmente por incorporar, junto Democracia, um conjunto de princpios e prticas que protegem a liberdade humana e institucionalizam a igualdade e justia poltica. Neste sentido, entende-se que uma das suas principais funes proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expresso e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida poltica, econmica e cultural da sociedade. Conjugando esses princpios com o objeto a ser tratado aqui, o presente artigo se prope a entender a base
2

Nesse quesito destaque deve ser dado para o caso especfico de construo da Lei do Cabo, de 1995, cujo processo de formulao historicamente o registro mais democrtico de atuao dos atores polticos do setor. Detalhes em Rossetto (2008).

de sustentao argumentativa que orienta o discurso da sociedade civil na defesa pela democratizao da comunicao, uma vez que o direito comunicao, apesar de normativo no um conceito positivamente consolidado. 1. Diretrizes e debate histrico acerca do Direito humano comunicao

O direito informao foi reconhecido como fundamental na Declarao Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) em 1948. O documento assegurava, em seu artigo 19, a ideia de que toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras (ONU, 1948). Em 1969, Jean DArcy levantava o questionamento sobre a insuficincia deste artigo observando que um novo direito, mais amplo que o de liberdade de expresso, deveria ser reconhecido, o de comunicao (BRITTOS; COLLAR, 2008, GOMES, 2007; FISCHER, 1982). Ele propunha que o texto ali contido no fosse substitudo, mas emendado, de modo que a comunicao fosse compreendida como um direito humano fundamental. Argumentava Jean DArcy:
Agora parece possvel um novo avano: o reconhecimento do direito do homem a se comunicar, derivado de nossas ltimas vitrias sobre o tempo e o espao e de nossa maior conscincia do fenmeno da comunicao... Agora est claro para ns que este direito engloba todas essas liberdades, e ainda lhes acrescenta, para os indivduos e a sociedades, os conceitos de acesso, de participao, de fluxos de informao em ambos os sentidos, todos os quais so vitais ao desenvolvimento harmonioso do homem e da humanidade (UNESCO, 1980, p. 149).

O desdobramento dessas discusses, entre os anos sessenta e setenta, repercutiu no lanamento, pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO), de uma comisso presidida pelo jurista irlands Sean MacBride que problematizou o papel da comunicao para o fortalecimento da democracia, resultando num documento intitulado Um mundo e muitas vozes: comunicao e informao na nossa poca. O relatrio MacBride, como passaria a ser conhecido,

consiste dos

numa

crtica

ao

fluxo

unidirecional da

da

informao da

resultado

da na

transnacionalizao e da concentrao da indstria de comunicao e considerado um mais completos relatos acerca importncia comunicao contemporaneidade (RAMOS, 2005). Trata-se do primeiro documento da ONU a entender a necessidade de conferir comunicao o status de direito humano, incorporando-a a discusso da NOMIC e em suas metas: mais justia, mais igualdade, mais reciprocidade na troca de informao, menos dependncia das redes de comunicao, mais autoconfiana e identidade cultural (UNESCO, 1980). No entanto, o relatrio e suas recomendaes foram recebidos com crticas severas que ocasionaram a sada de duas potncias representativas da UNESCO, Inglaterra e EUA, como protesto (BRITTOS; COLLAR, 2008). Por conta da representatividade que tinham, a desero desses dois pases aliada ao cerco imposto pelos governos Reagan e Thatcher, prejudicou profundamente o encaminhamento do debate causando seu esvaziamento nos anos que se seguiram.
Para o pensamento neoliberal que ento comeava seu perodo de hegemonia, era absurdo se pensar a comunicao na tica de polticas nacionais. Mais absurdo ainda era pensar a comunicao como um direito mais amplo do que o consagrado, mas restritivo, direito informao, do qual beneficiava-se fundamentalmente a imprensa, enquanto instituio, e seus proprietrios privados, como agentes privilegiados de projeo de poder sobre as sociedade (RAMOS, 2005, p. 246).

Definies mais esclarecidas a respeito do direito comunicao so trazidas pelo relatrio MacBride, desenvolvidas de maneira a ampliar a ideia de liberdade de expresso e de direito informao que eram frequentemente abordados em acordos e convenes internacionais. A preocupao com um sistema internacional de comunicao no apenas livre, mas tambm equilibrado e capaz de garantir a diversidade e difuso de produo de informao e conhecimento, fazia emergir o conceito do direito de comunicar, a partir do qual a interatividade passaria a ser um fator essencial. A definio do direito comunicao tem, portanto, como uma de suas caractersticas fundamentais a ideia de extrapolar os limites da comunicao unidirecional e possibilitar o intercmbio de mo dupla (FISCHER, 1982). De tal modo, o direito comunicao permitiria aos cidados no apenas receber estaticamente

informaes selecionadas por terceiros, mas, sobretudo, interagir, participar e decidir com liberdade sobre as informaes que desejam acessar e as opinies que desejam emitir (WIMMER, 2008, p. 14). Trata-se essencialmente do direito inalienvel de receber e compartilhar informaes e conhecimento. De acordo com o relatrio MacBride:
Hoje em dia se considera que a comunicao um aspecto dos direitos humanos. Mas esse direito cada vez mais concebido como o direito de comunicar, passando-se por cima do direito de receber comunicao ou de ser informado. Acredita-se que a comunicao seja um processo bidirecional, cujos participantes individuais ou coletivos mantm um dilogo democrtico e equilibrado. Essa idia de dilogo, contraposta de monlogo, a prpria base de muitas das ideias atuais que levam ao reconhecimento de novos direitos humanos (UNESCO, 1980, p. 300).

O relatrio define ainda:


Todo mundo tem o direito de comunicar. Os elementos que integram esse direito fundamental do homem so os seguintes, sem que sejam de modo algum limitativos: a) o direito de reunio, de discusso, de participao e outros direitos de associao; b) o direito de fazer perguntas, de ser informado, de informar e outros direitos de informao; c) o direito cultura, o direito de escolher, o direito proteo da vida privada e outros direitos relativos ao desenvolvimento do indivduo (UNESCO, 1980, p. 288).

1.2 Liberdade de expresso como um conceito restrito A ideia de liberdade de expresso refere-se essencialmente a ausncia de regulaes que tragam qualquer tipo de restrio produo de informaes promovendo sua livre circulao. No entanto, a chamada doutrina do free flow of information, defendida pela delegao dos EUA na Conferncia das Naes Unidas em Genebra (1948), consiste numa necessidade constante de desregulamentao dos mecanismos protecionistas a fim de permitir uma melhor circulao de informao e distribuio de contedo nos diversos mercados nacionais (BARROS, 2008). Na medida em que a liberdade de expresso se sustenta na ausncia de leis, ela pouco contribui para evitar a concentrao de mercado por grandes corporaes. Neste sentido, um deslocamento fundamental do eixo analtico oferecido pelo conceito de direito comunicao passando a entender a sociedade como uma estrutura complexa

configurada fortemente sob relaes de poder, e diante da qual a democratizao da comunicao s pode ser garantida pela presena de polticas regulatrias.
O direito comunicao se distingue dos tradicionais direitos e liberdades individuais a ele associados e.g. direito informao, liberdade de expresso por possuir uma forte dimenso coletiva e por se caracterizar tambm como um verdadeiro direito social, cujo reconhecimento implica no dever do Estado de criar os pressupostos materiais para seu efetivo exerccio e na faculdade do cidado de exigir as prestaes constitutivas desse direito (WIMMER, 2008, p. 147, grifos do autor).

Ao contrrio, portanto do que sustentado pelo discurso liberal, que entende qualquer tipo de interveno do Estado como censria, a normatizao regulamentar fundamental justamente para o estabelecimento de diretrizes capazes de garantir a integridade de uma atividade essencialmente pblica, dada a sua importncia para a cidadania e cultura nacionais. Como afirma Mattelart (2009, p.38) no h possibilidade de um direito comunicao sem polticas pblicas de comunicao e de cultura. Um est intimamente ligado outra. Uma d significado ao outro. 2. Jusfundamentalidade do direito comunicao e Constituio de 1988 Ao discorrer sobre a jusfundamentalidade do direito comunicao, Miriam Wimmer (2008) argumenta que os direitos fundamentais no se restringem queles explicitados na constituio formal de cada Estado, mas tambm resultam de uma interpretao constitucional sistemtica das regras nela institudas, bem como no direito internacional, especialmente quando o tema pe em questo a promoo da dignidade humana princpio que caracteriza os direitos fundamentais. De tal modo, no se pode desconsiderar juridicamente a existncia de direitos fundamentais alm daqueles j positivados. Se ao direito da comunicao deve ser associado ao status de fundamental, isso se deve, antes de tudo, importncia que representa para a consolidao democrtica no Estado contemporneo. tambm por este motivo que atividades de interesse coletivo, no devem ser relegadas s leis da livre iniciativa, e devem estar sob constante vigilncia do Estado, como o caso da radiodifuso. Dessa maneira, mesmo sendo exercida pela iniciativa privada, a comunicao deve ser observada em seu carter de servio pblico, no que

diz respeito ao interesse coletivo, um bem comum que no deve se submeter a regras de excluso tpicas do mercado. Assim, mesmo que no ordenamento jurdico brasileiro no haja um dispositivo legal que reconhea expressamente o direito comunicao, ele prev, por outro lado, a funo social de empresas que exeram servios de relevncia pblica, como o caso da comunicao (BRITTOS; COLLAR, 2008). O que se observa, portanto, que, na ausncia de uma formalizao desse direito, resta aos seus defensores a interpretao de textos legais existentes que tangenciam o tema. Embora seja considerada um marco para a transio democrtica no Brasil, a Constituio de 1988, em seu art. 220 versa sobre a proibio de restries liberdade de pensamento, expresso e informao, repetindo o mesmo equvoco reducionista dos acordos internacionais desde a Declarao dos Direitos Humanos, ao no reconhecer expressamente do direito comunicao. Ao invs disso, optou-se por tratar dos diversos direitos associados comunicao de maneira assistemtica e fragmentada, alguns espalhados pelo art. 5, quando menciona direitos e garantias fundamentais, e outros definidos no captulo destinado comunicao social (WIMMER, 2008). Portanto, embora a Lei Magna rena alguns dispositivos que prevem direitos associados comunicao e democracia vedao a censura, liberdade de pensamento, proteo da infncia e da juventude, garantia do pluralismo das fontes de informao, Conselho de Comunicao Social, etc. ela ainda se encontra pendente de regulamentao e o acompanhamento que os faa valer efetivamente. A impreciso das normas constitucionais se soma ausncia de complementao legislativa e contribui para reproduzir o velho modelo de comunicao que se instaura no pas ao longo de dcadas (BOLAO, 2007), fragilizando a sustentao de qualquer projeto emancipador. As poucas conquistas acumuladas pela frente progressista poca da elaborao da Constituinte seguem at hoje sendo postergadas em funo da fora poltica de empresrios da comunicao (JAMBEIRO, 2001). Historicamente a discusso sobre uma legislao da comunicao mais democrtica no Brasil se firma como um tema bastante conflituoso e desafiador. No entanto, na deficincia do Estado surge a sociedade civil, assumindo para si as rdeas das determinaes sociais.

Historicamente, os movimentos pela democratizao das comunicaes no Brasil e sua luta pela institucionalizao de procedimentos de incluso da sociedade civil na elaborao de polticas pblicas para o setor esbarram em resistncias sistmicas e renitentes lideradas por foras polticas e mercantis. [...] No que se refere ao setor das Comunicaes, as foras conservadoras aliceradas no poder pblico do Ministrio das Comunicaes tm acumulado vitrias em funo de seus interesses especficos, inclusive, muitas vezes contrariando foras liberais. A atuao progressista no setor, materializada por entidades civis, como FNDC e Intervozes, vem desde a Constituinte contando tmidas conquistas nos embates com os interesses das alas liberal e conservadora (HAJE et. al., 2008, p.16)

3. Democracia como base para comunicao livre


Democracia significa uma forma de governo na qual, em contraposio s monarquias e s aristocracias, o povo governa. A democracia implica um Estado em que existe alguma forma de igualdade poltica entre o povo (HELD, 1987, p.1).

A filosofia da democracia do sculo XVIII pode ser exposta na seguinte definio: o mtodo democrtico so as leis institucionais para chegar a decises polticas que realizam o bem comum fazendo com que o prprio povo decida as questes mediante a eleio de indivduos que devero reunir-se para colocar em prtica sua vontade (SCHUMPETER, 1946). Sustenta-se, ento, que existe um bem comum que fcil de definir e pode ser visto por qualquer pessoa mediante um argumento racional. Assim, cada feito social, ou medida que vai ser adotada, pode ser chamada de boa ou ruim. Estando, portanto, todos de acordo, em princpio ao menos, existe tambm a vontade comum do povo que igual a vontade de todos os indivduos racionais que corresponde exatamente ao bem ou interesse, o bem estar ou satisfao geral. Portanto, todos os membros da comunidade conscientes desse fim, conhecendo seu pensamento, discernindo o bom do ruim, tratam de forma ativa e responsvel de fomentar o primeiro e combater o segundo. E todos os membros, tomados em conjunto, controlam seus assuntos pblicos (SCHUMPETER, 1946). A verdade que h muitos modos de abordar a democracia. Um deles, e talvez o mais didtico, trabalhar a partir da ideia de modo de produo de deciso poltica. Essas so decises que afetam a comunidade poltica, um vnculo que liga as pessoas

por um conjunto de princpios obrigatrios, dado por lei. A razo disso que a democracia um mtodo poltico, quer dizer, um certo tipo de regra, de acordo institucional, para chegar s decises polticas legislativas e administrativas e, portanto, ela no pode ser um fim em si, sem ter em conta as decises que possa produzir sob condies histricas dadas. Este deve ser o ponto de partida de qualquer inteno de defini-la. De acordo com Held (1987) para a democracia florescer e se fortalecer ela deve estar associada reforma do poder do Estado e reestruturao da sociedade civil, uma espcie de dupla democratizao. Isso significa que existe uma necessidade de reordenar democraticamente tambm atividades que o autor chama de no-estatais. Nisso se insere, pois, a necessidade e importncia da implementao da luta pela democratizao das comunicaes no Brasil. Nesse contexto, democratizar deve ser entendido como prover liberdade de informao, acesso genuno aos veculos de mdia, pluralidade de contedo, abordagem e representao digna das minorias, e especialmente, participao geral na formulao de polticas para o setor, para que tais direitos sejam expressamente garantidos. No entanto, apesar desse entendimento notrio que a democracia est incrustada em um sistema scio-econmico que sistematicamente garante uma posio privilegiada aos interesses comerciais (HELD, p.185) e exatamente por isso h a necessidade de estender os princpios democrticos para a prpria indstria. Todavia, inserir num mercado, historicamente desregulamentado, princpios democrticos no tarefa fcil, sobretudo tendo em vista a dificuldade de repercusso do relatrio McBride proporcionada pela desero j citada. Isso significa, antes de tudo, lanar os fundamentos de uma nova cultura poltica, em que entram em cena alm da atuao das entidades representativas da sociedade civil; a instituio, anlise e, principalmente o acompanhamento das polticas pblicas. De acordo com Norberto Bobbio,
[...] se hoje se pode falar de processo de democratizao, ele consiste no tanto, como erroneamente da democracia poltica em sentido estrito para a democracia social, ou melhor, consiste na extenso do poder ascendente, que at agora havia ocupado quase exclusivamente o campo da grande poltica (e

10

das pequenas, minsculas, em geral politicamente irrelevantes associaes voluntrias), para o campo da sociedade civil nas suas vrias articulaes, da escola fbrica [...] (BOBBIO, 1986, p. 54).

Assim, as entidades representantes da sociedade civil passam a assumir um trabalho de resgate de responsabilidades democrticas negligenciadas pelos representantes polticos e pelos canais de comunicao tradicionais. O entrave estabelecido consiste no fato de que o modelo burocrtico, tal qual est formalizado, acaba afastando o cidado da participao direta mais efetiva, criando um distanciamento que por si s torna-se capaz de gerar apatia. No se trata aqui da defesa utpica pela democracia direta, de forma alguma. Faz-se somente uma constatao da dificuldade colocada participao civil pela burocracia estatal, pela profissionalizao da poltica na democracia representativa e pela falta aparente de estmulo e gratificaes ao cidado. 3.1 Polticas pblicas: a relao com o Estado Numa democracia o elo mais forte entre o Estado e determinado negcio privado se estabelece prioritariamente a partir das polticas pblicas. Uma poltica pblica tratase, em ltima instncia, grosso modo, de uma forma de interveno governamental na economia e na sociedade. So outputs resultantes da atividade poltica para os quais existe uma srie de explicaes tericas, entre elas a de Thomas Dye, para quem a poltica pblica qualquer coisa que os governos escolhem fazer ou no (1995, p. 2). Nesse caso, muitas vezes a nfase deve ser dada exatamente para o no fazer, j que o ato de no reagir a um problema tambm uma forma de poltica pblica3. Tambm preciso entender que polticas pblicas so diferentes de decises polticas. Uma deciso corresponde a uma escolha dentre algumas alternativas que se adequou melhor ao fim desejado. Uma poltica pblica, por sua vez, envolve mais que
3

Na verdade, a no deciso no se refere ausncia de uma deciso, mas a determinadas temticas que podem ameaar fortes interesses, ou que de alguma forma contrariam qualquer tipo de dogma social e encontram obstculos diversos e de diferentes intensidade e, portanto, incluso na agenda governamental.

11

somente uma deciso e demanda vrias aes estrategicamente selecionadas para implementar as decises tomadas (RUAS, s.d., p. 1). Alm disso, como tambm acrescenta a autora, essas polticas so pblicas, o que difere de somente coletivas e essa sua dimenso no dada pelo tamanho da massa social que ela atinge, mas pelo seu carter imperativo e vigilante. As polticas pblicas no so uma preocupao recente para cincia poltica. Seu escopo bastante diversificado, podendo se ocupar de uma variedade de reas, desde polticas sociais a econmicas. Um de seus fins de estudo est na importncia do propsito poltico, do estudo dos posicionamentos adotados por um governo. A recomendao poltica , ento, assegurar que a nao adote a poltica certa para a meta certa. A formulao de uma poltica pode ser iniciada por inputs originrios do meio ambiente e, frequentemente, por withinputs, que so demandas originadas no interior do prprio sistema poltico. Portanto, normativamente, as aes de formulao de polticas do governo se dedicam basicamente a suprir as demandas originadas na sociedade e no interior do prprio sistema. nesse jogo de formulao de polticas que atuam os chamados atores polticos, que so os grupos sociais e/ou econmicos organizados que exercem presso sobre o sistema poltico. Esses agentes podem ser: nacionais, internacionais, pblicos (polticos e burocratas) ou privados (empresrios, trabalhadores/sindicatos, servidores pblicos e meios de comunicao). Dentre os atores privados destacam-se primeiramente os empresrios seguidos pelos meios de comunicao, por darem visibilidade s questes. Aqueles por si s j so capazes de interferir na economia de um pas por controlarem vrias atividades de produo e uma boa parcela da oferta de emprego. Para identificar quem so os atores de um jogo poltico basta avaliar quem tem seus interesses diretamente afetados pelas decises e aes que compem a poltica em questo. Nesse ponto, entra ento a sociedade civil e o seu interesse inerente a todas as questes pblicas. A questo que suas representaes, por si s, tm dificuldades de oferecer esse input para o incio do processo. Na formulao de alternativas, que precede a formulao da poltica pblica, os atores entram em confronto com os

12

recursos de poder e suas preferncias e na dinmica da relao entre os atores estabelecem-se as lutas, jogos ou debates. Com seu direito de voz reduzido pela estrutura burocrtica da democracia representativa, os movimentos sociais que defendem a democratizao da comunicao encontram uma dificuldade histrica de colocarem sua pauta em discusso na esfera institucionalizada. Se para que o governo aja preciso que uma situao se torne problema poltico e entre na agenda governamental e isso acontece, diversas vezes, pela mobilizao da opinio pblica, isso se torna dificultado quando os meios de comunicao que a orientam so amplamente controlados por atores diretamente interessados na causa inversa. 4. O papel da sociedade civil e a luta pelo direito comunicao no Brasil Os novos atores scio-polticos que compem a chamada sociedade civil organizada procuram contrabalanar a dificuldade da participao social na estrutura burocrtica da democracia representativa, que acaba afastando o cidado comum da ao civil direta. A tecnocracia do modelo liberal democrtico estabelece sua operacionalidade num Estado de direito centralizado que deixa a cargo de parlamentares a tomada de decises polticas diretamente relacionadas ao interesse pblico. Com a crise do paradigma do Estado, acarretada especialmente, a partir da disseminao de uma cultura neoliberal antiestado, fica evidente a ideia de que a mquina burocrtica dispendiosa e ineficiente e sugere que a sociedade civil deve substitu-la. No entanto, resgatando uma perspectiva gramsciana, pode-se afirmar que, longe de representar uma instncia antagnica ao Estado, a sociedade civil o compe,4 caracterizando-se, essencialmente, como um projeto poltico abrangente e igualmente sofisticado, com o qual se pode transformar a realidade (NOGUEIRA, 2003, p.219, grifo do autor). Junto ao Estado emerge, portanto, a sociedade civil como uma nova configurao de atores scio-polticos surgindo na esfera pblica. Se no mbito

Dentro de uma compreenso de Estado Ampliado.

13

internacional a discusso acerca do direito comunicao ressurge atualmente, como na Cpula Mundial da Sociedade da Informao (em Genebra, 2003 e na Tunsia, em 2005), isso se deve, particularmente, campanha Communication Rights in the Information Society (Cris), uma articulao de organizaes da sociedade civil e movimentos sociais ao redor do mundo dedicados primordialmente efetivao do direito humano comunicao.5 Esta defesa deve se dar, basicamente, por quatro pilares: a liberdade de expresso na esfera pblica, o uso do conhecimento e do domnio pblico, o pleno exerccio das liberdades civis (privacidade, associao) e o acesso equitativo s tecnologias de informao e comunicao (TICs) (BRITTOS; COLLAR, 2008). No Brasil, o advento de debates como sobre a Lei de Audiovisual, a regulamentao da TV a Cabo, a TV Digital, a TV pblica, a defesa pela realizao de uma Conferncia Nacional de Comunicao, entre outras, tem sido marcado pela participao informal ou institucionalizada de entidades civis e militantes pela defesa de um modelo mais democrtico de comunicao no Brasil.
A reflexo acerca da criao de instrumentos que reforcem o sentido pblico das polticas para a rea da comunicao ganhou novamente a pauta da sociedade com as propostas de Lei do Audiovisual, do Conselho Federal de Jornalismo e do Sistema Brasileiro de Televiso Digital. Com o debate pautado sobre a cultura, a informao e a difuso destes como elementos estratgicos, as discusses reacenderam a divergncia entre, de um lado, os movimentos sociais e as entidades de classe e comprometidas com o direito comunicao e, de outro lado, o empresariado de comunicao. Enquanto os representantes do empresariado usam seus veculos para defender seu modelo de mercado desregulado e concentrador, os movimentos sociais pedem espaos de debate mais abertos e participativos. Essas presses produziram resultado, mesmo que limitado, em algumas destas pautas (INTERVOZES, 2005, p. 60).

Nacionalmente merece destaque o Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao 6, criado em 1991, composto pela Federao Nacional dos Jornalistas, Federao Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifuso e Televiso, Central nica dos Trabalhadores, Conselho Federal de Psicologia, Associao Nacional das Entidades de Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses e Associao

5 6

www.crisbrasil.org.br www.fndc.org.br

14

Brasileira de Radiodifuso Comunitria. Outra entidade de notria atuao poltica o Coletivo Intervozes7, criado em 2002 e ligado campanha Cris Brasil, que trabalha mais vinculado retomada da bandeira de luta do direito comunicao e, por conta disso, tem divulgado relatrios, como o Direito comunicao no Brasil, em 2005, e publicaes como Contribuies para a Construo de Indicadores do Direito Comunicao, voltados especificamente ao tema. Essa construo de indicadores faz parte de uma proposta compartilhada pelo Intervozes em parceria com a Unesco, UnB e UFRJ8, visando a construo de Indicadores do Direito Comunicao no Brasil, que serviro como elemento central para acompanhar o grau de desenvolvimento da democracia do pas, garantindo um diagnstico, monitoramento e avaliao do funcionamento do setor e das polticas pblicas e assim podendo servir de referncia segura para aes da Sociedade Civil e do Estado 9 Alm disso, o debate sobre a formulao de polticas de comunicao tem contado, nos ltimos anos, com a participao de organizaes de defesa dos direitos humanos como a campanha Quem financia a baixaria contra a cidadania de iniciativa da Comisso de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Cmara dos Deputados durante a Conferncia Nacional dos Direitos Humanos, em 2002. J em 2005 houve o Encontro Nacional de Direitos Humanos cujo tema foi justamente Direito Humano Comunicao: um mundo, muitas vozes em aluso ao relatrio MacBride que completava 25 anos. 5. Consideraes finais O discurso do direito comunicao na atualidade no somente endossa as questes fomentadas na dcada de 1970, repercutindo a ideia de um direito inalienvel e
www.intervozes.org.br Proposta firmada em 2009 com o Laboratrio de Polticas de Comunicao da Universidade de Braslia (LaPCom) e o Ncleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicao e Conscincia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NETCCON). 9 http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/
8 7

15

inseparvel dos direitos civis e sociais, mas estende o leque de discusso e adota a reivindicao de que todos devem ter a possibilidade de participar da transformao da sociedade. A luta dos movimentos sociais em escala internacional refora o anseio de positivar o direito comunicao em ordenamentos jurdicos internacionais que garantam a concretizao de diretrizes regulamentares mais democrticas, para que, posteriormente, sejam incorporadas s polticas nacionais de comunicao. Alm disso, os fundamentos gerais da Democracia, sem restringi-la nesse caso a um modelo especfico, so a base terica e formal de sustentao da necessidade e importncia dos atores da sociedade civil organizada nas discusses e formulaes de polticas para o setor. Isso, no entanto, no faz com que sua participao efetiva seja apoiada ou bem vista pelos que arquitetam as polticas pblicas e prezam pelo mercado livre e desregulamentado. Pelo contrrio, a concesso mesmo que parcial do poder decisrio bastante contestada pelos profissionais da poltica. O tema carrega, acima de tudo, um ideal de comunicao democrtica e de emancipao social que deve permanecer mesmo que ainda no haja uma formalizao expressa do direito comunicao. Longe de se reduzir retrica esse debate carrega com ele todo um histrico de mobilizao civil que, mesmo vagarosamente e a duras penas, vem se firmando fora de presso na esfera pblica de discusses. Suas contribuies so capazes de fazer penetrar nos ambientes parlamentares, a agenda de questes pertinentes s esferas privadas e que de outro modo, no chegariam esfera institucional. A construo de polticas democrticas que garantam o direito comunicao deve, necessariamente, ser participativa para que os imperativos da igualdade e da justia social tenham possibilidade de se concretizar. Referncias BARROS, Chalini. Radiodifuso e telecomunicaes: o paradoxo da desvinculao normativa no Brasil. Salvador: Edufba, 2010. ______. Distribuio de contedo audiovisual: configuraes de fronteiras em escala mundial. Comunicao & Informao. Goinia, v.11, n2, jul./dez 2008, PP.197-207.

16

BOBBIO, Norberto. O futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 986. BOLAO, C. R. S. Qual a lgica das polticas de comunicao no Brasil? So Paulo: Paullus, 2007. BRITTOS, Valrio; COLLAR, Marcelo. Direito comunicao e democratizao no Brasil. In. SARAVIA et. al. (orgs.) Democracia e regulao dos meios de comunicao de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2008. DYE, Thomas. Understanding public policy. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1995, 8a. ed., cap. 1-2, p. 1-46. FISCHER, D. O direito de comunicar: expresso, informao e liberdade. So Paulo: Brasiliense, 1982. GOMES, R. A. L. A comunicao como direito humano: um conceito em construo. Dissertao (Mestrado em comunicao) Programa de Ps-Graduao em comunicao, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. HAJE, L.; LEAL, S.; PAULINO, F.. Polticas de comunicao e sociedade civil: movimentos pela democratizao das comunicaes no Brasil em 2007/2008. XXXI Congresso Brasileiro de Cincias da comunicao Natal, RN 2 a 6 de setembro de 2008. HELD, David. Modelos de Democracia. Belo Horizonte: Editora Paidia, 1987. INTERVOZES. O direito comunicao no Brasil. Relatrio da pesquisa. So Paulo: Intervozes, 2005. JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do sculo XX. Salvador: Edufba, 2001 MATTELART, A. A construo social do direito comunicao como parte integrante dos direitos humanos. Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.32, n.1, p. 33-34 50, jan./jun. 2009. (PP.33-49) MNDH. Carta de Braslia. Encontro Nacional de Direitos Humanos. Movimento Nacional de Direitos Humanos. Braslia: Cmara dos Deputados, 2005. NOGUEIRA, M. A. As trs idias de sociedade civil, o Estado e a politizao. In COUTINHO; TEIXEIRA.(orgs) Ler Gramsci, entender a realidade. Civilizao Brasileira: Rio de Janeiro. 2003 ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Assemblia Geral das Naes Unidas. Paris: ONU, 1948.

17

RAMOS, M. C. Comunicao, direitos sociais e polticas pblicas. In MARQUES DE. MELO, J.; SATHLER, L. Direitos Comunicao na Sociedade da Informao. So Paulo: UMESP, 2005. ROSSETTO, Graa Penha Nascimento. O recorte do tempo pelos acontecimentos: uma periodizao da cabodifuso no Brasil. 2008. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Cultura Contemporneas) Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contemporneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. RUAS, Maria das Graas. Anlise de polticas pblicas: conceitos bsicos. S. I., s. d., 19 p, mimeo. SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, Socialismo y Democracia. Argentina: Editorial Claridad, 1946. UNESCO. Um solo mundo, voces multiples: comunicacin e informacin em nuestro tiempo. Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1980. WIMMER, Miriam. O direito comunicao na Constituio de 1988: o que existe e o que falta concretizar. ECO-PS- v.11, n.1, janeiro-julho 2008, pp.146-165.

You might also like