You are on page 1of 3

Doenas Sexualmente Transmissveis

O que so?
Doenas Sexualmente Transmissveis ou DST so doenas que voc pode pegar atravs de relaes sexuais (vaginal, anal ou oral) com pessoas contaminadas.

Quais as complicaes
Quando uma DST no tratada pode causar uma srie de complicaes:

Esterilidade (infertilidade) no homem e na mulher; Gravidez ectpica (gravidez nas tropas); Maior chance de aparecimento de alguns tipos de cncer no tero, pnis e nus; Nascimento de criana prematura, com leses orgnicas ou morte fetal.

As doenas venreas e qualquer outro tipo de doena adquirida pelo contato sexual so considerados doenas sexualmente transmissveis (DST). Este conceito foi ampliado, com a incluso de alguns problemas de pele e enteropatias, porque se constatou que o contato sexual tem grande influncia na transmisso dessas doenas. Por algum tempo, as DST deixaram de ser alvo de preocupao, pois, com o surgimento dos antibiticos (principalmente a penicilina) o tratamento da maioria delas ficou bem mais fcil. Porm, nos ltimos anos, a incidncia dessas doenas voltou a crescer e elas tornaram-se novamente motivo de preocupao. O aparecimento da aids chamou a ateno da sociedade para isso, e hoje, as DST so consideradas pela Organizao Mundial de Sade um problema de sade pblica que atinge o mundo inteiro.

Alguns Exemplos
Sfilis
A sfilis ---- tambm conhecida como lues ou cancro duro ---- transmitida durante o ato sexual com um parceiro infectado. Ela causada por um treponema (um tipo de micrbio) que passa atravs de alguma leso da pele ou da mucosa (mesmo que essa leso seja imperceptvel aos nossos olhos). Em trs semanas, surge uma ferida de bordos elevados, conhecida como cancro duro. Ela contagiosa e desaparece em trs semanas. Porem se no for tratada, pode causar o alastramento da doena, fazendo, fazendo surgir, aps 6 semanas, outras leses na pele e na mucosa. Todas essas feridas desaparecem sozinhas, mas causam um agravamento da doena, levando a um quadro preocupante de sfilis tardia. Se no for tratada, a doena pode afetar o sistema nervoso central, os ossos e o corao. Quando a sfilis atinge uma mulher grvida, pode causar srias leses ao feto, como problemas de pele, ictercia, doenas no crebro, no bao, no fgado, nos ossos e nos dentes. Pode tambm levar ao aborto, morte do feto no tero ou ainda retardar o crescimento do feto.

O diagnstico da sfilis feito sempre atravs de consulta mdica e de exames de sangue. A doena combatida com determinados antibiticos, tratando-se tambm o parceiro. muito importante procurar um mdico, ao notar qualquer sintoma, pois a sfilis pode estar associada a outras DST.

Gonorria ou Blenorragia
A gonorria causada pelo gonococo, uma bactria extremamente resistente. Mais de 90% das mulher desenvolvem a doena depois de contato com um parceiro infectado. Em geral, os sintomas comeam a surgir aps 2 a 6 dias e o quadro tpico febre, leses na pele, inflamao na uretra e artrite. Em cerca de 15% das pacientes a doena evolui, a ponto de comprometer as trompas, formando abscessos (grande quantidade de pus) na regio plvica. Em geral, a gonorria provoca esterilidade em 15% das pessoas, aps ter contrado a doena pela primeira vez, em 36% aps a segunda vez e em 75% aps a terceira vez. O diagnostica feito pro um mdico, atravs da analises de exames laboratoriais, onde se identifica o gonococo. A gonorria pode estar associada a outras DST, que precisam ser diagnosticadas e tratadas. O tratamento feito com antibiticos, indicados para cada caso; e o parceiro tambm deve ser medicado.

Condilona acuminado (Cristal de galo, Couve Flor)


O condilona acuminado causado pelo vrus papiloma, que se manifesta atravs do surgimento de verrugas, aglutinadas ou no, na regio genital, tanto do homem como da mulher. uma doena altamente contagiosa, que infecta 65% dos parceiros aps o contato sexual. A leso pode demorar at 8 meses para se desenvolver e, em 50% dos casos, esta associada a outras DST. A relao da doena com o aparecimento do cncer no colo do tero, na vulva e no pnis est ficando cada vez mais evidente. possvel que o feto seja contaminado na hora do nascimento, podendo tambm desenvolver condilona na garganta. O tratamento feito com substncias causticas ou atravs de uma cirurgia, fazendo a cauterizao eltrica ou a laser da regio. Ambos os parceiros devem ser examinados minuciosamente, inclusive para que se possa tratar outras DST, que estejam associadas. O acompanhamento mdico muito importante.

Herpes genital
O herpes uma das doenas que apresentam maior incidncia, por causa da alta contagiosidade do vrus causador. Cerca de 85% das mulheres desenvolvem a doena aps um nico contato com a leso. A doena manifesta-se em uma semana, proporcionando o aparecimento de leses vesiculares avermelhadas que caam e ardem. O tratamento feito com remdios antivirais, porm eles no impedem que a doena surja novamente. A mulher grvida pode transmitir a doena para o feto, que nasce com leses nos olhos, boca, pulmes, intestinos e rgos sexuais. Muitas vezes, ela tambm pode causar morte do feto ou provocar um nascimento prematuro.

Candidase Vaginal

um corrimento branco (tipo leite coalhado), sem mau cheiro, provoca coceira intensa e ardncia ao urinar.

Tricomonase Vaginal
um corrimento amarelado, com mau cheiro, tambm provoca coceira, ardncia ao urinar e dor durante o ato sexual.

You might also like