You are on page 1of 5

Escola Profissional Aprodaz

SHT- Segurana Higiene no Trabalho


Plano Reflectivo de Aprendizagem
19-09-2012 Formador: Marco Mendona Misael Vieira

FT10 Agentes Qumicos e Biolgicos Mdulo de 25 horas

EPIS

Porteflio Reflectivo de aprendizagem Objetivos


Riscos e perigos sobre agentes qumicos e biolgicos. Aplicar mtodos de preveno. Classificar agentes biolgicos. Nvel de confinamento.

Detetar

Neutralizar

Eliminar

Reflexo
Agentes qumicos e biolgicos foi um mdulo com uma durao de 25 horas e foi leccionado pelo formador Marco Mendona. Um agente qumico uma substncia ou produto que possa penetrar no organismo pela via respiratria, ou pela natureza da atividade de exposio que possa ter contato atravs da pele ou ser absorvido pelo organismo por ingesto; podem ser poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases e vapores. Existem milhares de produtos qumicos registados e uma grande parte destes produtos esto na indstria, isso um grande problema para a sade dos trabalhadores porque por vezes desconhece-se os efeitos nocivos na sade e ambiente, causado pela existncia de novos produtos todos os anos no mercado. Um agente qumico perigoso quando exposto sobre a pele, inalao ou ingesto, resulta de graves leses no organismo (acido sulfrico, diluente, soda casto, verniz, lcool, etc). Ento, cada vez mais tem que haver preveno sobre a exposio e manuseamento destes produtos, ou seja, h forte possibilidade de graves riscos, que podem provocar doenas com efeitos agudos ( quando o qumico fica exposto sobre o trabalhador em grandes

Porteflio Reflectivo de aprendizagem


quantidades, resulta de leses graves em curto espao de tempo) e efeitos crnicos ( quando o qumico fica exposto sobre o trabalhador em pequenas quantidades mas de forma repetitiva durante muito tempo, este efeito pode provocar leses graves que at podem ter efeitos agudos). Estes agentes tm de ter um rtulo com linguagem redigida ao utilizador, identificao do produto qumico, identificao do fabricante ou fornecedor e perigos intrnsecos. Tambm importante mencionar as fichas de segurana de cada produto que devem estar em lugar acessvel, porque no caso de acidente em funo de agentes qumicos ser mais fcil chegar a elas. Uma ficha de segurana deve conter as seguintes consideraes gerais de avaliao, referenciais; informaes referente ao ambiente e ao processo de trabalho; caracterizao dos trabalhadores; caractersticas dos equipamentos e mtodos utilizados na recolha dos agentes; apresentao de resultados; medidas de preveno; concluso e recomendaes. Como meio de preveno deve-se recorrer a uma avaliao de riscos, esta avaliao deve conter os seguintes fatores, identificao de perigos, frases de risco, aplicao da lista de verificao, valorao do risco, anlise do risco e identificao das aes corretivas a propor. No caso de exposio do trabalhador sobre o agente qumico a absoro no organismo pode ser varivel de pessoa para pessoa. Em resumo do que mencionei neste pargrafo irei mostrar como funciona este clculo:

Nvel de Risco
NC - NVEL DE CONSEQUNCIA NE NVEL DE EXPOSIO NPO NVEL DE PERIGOSIDADE OBJETIVA NR NVEL DE RISCO

NR = NPO x NE x NC
Significncia dos Nveis de Risco NVEL DE RISCO I II III

NR 600 At 4000 150 At 500 50 At 120

SIGNIFICADO

Situao que precisa de uma correo urgente. Corrigir e adotar medidas de controlo a curto prazo.

Estabelecer medidas de reduo do risco e implement-las num perodo determinado. Melhorar na medida do possvel. So necessrias avaliaes peridicas IV 10 At 40 para garantir que se mantm a eficcia das medidas atuais. Nota: A metodologia que se apresenta permite quantificar a severidade dos riscos existentes e em consequncia, hierarquizar racionalmente a sua prioridade de correo.

Porteflio Reflectivo de aprendizagem

Fungos

Agora irei falar de agentes biolgicos, sendo assim, eles esto presentes em muitos sectores (laboratrios, agricultura, hospitais, etc), no entanto so pouco visveis, os riscos que comportam nem sempre so considerados. Entre estes agentes contam-se as bactrias, vrus, fungos (leveduras e bolores) e os parasitas. Os agentes biolgicos so classificados de acordo com o risco que representam para a sade. A humidade, a ventilao insuficiente, o crescimento de bolores e os sistemas de ventilao inadequados provocam irritao dos olhos, nariz e garganta, pele tambm sintomas neurolgicos entre outras doenas, tudo isto, devido presena de bioaerosis (partculas areas, grandes molculas ou compostos volteis que contm seres vivos. Tm capacidade de invadir o organismo atravs do aparelho respiratrio. Podemos ento recorrer preveno de formao de bioaerosis, com um controlo da humidade relativa das instalaes, com a reduo ou eliminao de fontes de humidade, diminuio ou remoo de materiais que promovem o crescimento de agentes biolgicos, fazer manuteno de nveis elevados de higiene, substituir o sistema de filtrao e tambm o isolamento de salas para controlo da pressurizao (presso negativa ou presso positiva). Os agentes biolgicos podem propagar-se tambm atravs de uma contaminao cruzada ( quando ela conduzida de mo em mo). Por fim, vou falar de resduos biolgicos perigosos, sangue humano ou animal e derivados do sangue, culturas de agentes biolgicos e produtos associados, resduos laboratoriais que estiveram em contacto com o sangue ou agentes biolgicos, materiais cortantes e perfurantes, resduo patolgico humano, carcaas animais e partes corporais. Tudo isso se estiver contaminado tem forte probabilidade de contaminar outras pessoas.

Bactrias

Porteflio Reflectivo de aprendizagem Concluso


Concluo ento que de uma forma geral numa exposio a estes agentes, ser muito importante recorrer mais uma vez a todos os mtodos de preveno para evitar possveis acidentes de trabalho, e acima de tudo evitar as doenas profissionais pelo que muito importante sensibilizar os trabalhadores dos riscos inerentes, por vezes muito difcil, por levarem mais tempo a manifestar-se do que um acidente de trabalho. Como tcnico de higiene e segurana no trabalho, este mdulo sem dvida muito importante, pois irei aplicar muito melhor os meios de preveno sobre riscos qumicos e biolgicos. No s na nossa vida profissional que estes agentes se manifestam de maneira incorrecta, tambm no nosso cotidiano elas podem manifestar-se, e claro, vou ter ateno exposio e manuseamento de lixivia, lcool, vernizes, seringas, urina, sangue, gripes, etc Foi sem dvida um mdulo interessante pois estes agentes esto quase sempre presentes no nosso dia-a-dia quer profissional ou no.

You might also like