You are on page 1of 4

Amrica do Sul:

O NATAL VENEZUELANO sem dvida a poca festiva mais esperada na Venezuela, inmeras manifestaes folclricas, gastronmicas, muita msica e tradies muito diversificadas, vindas de muitas partes do mundo, fruto da mistura de raas, povos, etnias, que se radicaram na Venezuela ao longo de dcadas.

Existe uma cruz em Caracas, no alto da montanha do Parque Nacional El vilaWarairaRepano, que mede 37 metros de altura e 18 de largura, que ligada no dia 1 de Dezembro e desligada na noite do dia 6 de Janeiro. Assim que assinalada oficialmente a poca natalcia, a msica tradicional venezuelana enche as ruas, lojas e o ambiente realmente contagiante e alegre. normal ver em praas, espaos verdes junto a estradas movimentadas, prespios gigantes. Uma tradio no ms de Dezembro a realizao de patinatas que so uma espcie de festas em bairros, localidades, praas, ruas, etc., onde todas as pessoas andam de patins e divertem-se pela noite dentro. Muitos pratos tpicos mantm-se tambm muito vivos e a sua preparao um orgulho e rene toda a famlia e vizinhana, mais um motivo para fazer uma festa, com msica, baile e comida. O natal que se celebra na Venezuela muito espanhol, mas com o passar do tempo adquiriu especificidades prprias que o tornou um natal venezuelana onde o esprito de festa adquiriu mais fora e a mistura com as vrias regies do pas tornaram-no singular e muito divertido, apesar de ser uma festa familiar, depois da ceia de natal os venezuelanos saem e continuam a festa nas ruas. H vrias festas : Velorio, Dana ou Romaria dos Pastores do Menino Jesus, celebra-se a Parada do Menino, com procisses e prespios, em algumas localidades celebra-se o Roubo do Menino Jesus, simula-se o roubo e esconde-se a esttua por 3 dias, realizandose uma espcie de negociao para a sua recuperao com todas as personagens vivas do tempo de Jesus Cristo, decorrendo e culminando com muita msica tradicional e encenao, no dia 28 de Dezembro. Celebra-se tambm a Festa dos Loucos, em que toda a gente sai a rua e vestem-se com os papis invertidos, homens de mulheres, mulheres de homens, crianas de velhos, velhos de crianas, ricos de pobres, etc.

No fim do ano, o fogo de artificio delirante, apesar de ter comeado j no inicio de Dezembro a seguir ao natal que se torna imparvel.

NATAL NO MXICO:
No Mxico, realizam-se procisses todas as noites, desde o dia 16 de dezembro. Brinca-se tambm com la piata recipiente que recebe decorao de pssaro, avio ou boneca, contendo doces e balas e que fica pendurado em um galho de rvore. O natal no Mxico celebrado da mesma forma de outros pases tendo a particularidade de ser celebrado em diferentes datas comeando no dia 17 de Dezembro fazem-se procisses , cnticos, os comes e bebes, pinhatas, versos, oraes so os ingredientes para a nuvens de Natal. uma celebrao tipicamente mexicana excepto no Norte da Amrica Central. Mas precisamente na Cidade de Mxico que os festejos so mais variados e coloridos. As pessoas cantando e orando vo de casa em casa, levando as imagens de S. Jos e Nossa Senhora os peregrinos para quem pedem pousada (abrigo) naquela famlia. Os participantes dividem-se em dois grupos. Uns ficam fora da porta, com os peregrinos e os restantes entram e cantam . A famlia abre a porta e todos juntos, comem rezam porque Jesus Salvador vai nascer. A pousada (abrigo) termina quase sempre com uma pinhata. Cada um dos nove dias tem um tema prprio para reflexo( sucessivamente) a hospitalidade, fraternidade, a comunicao, pobreza, a alegria, a organizao, o poder, comunidade e o Natal.

Os participantes levam simbolicamente os peregrinos Maria e Jos a pousar, acompanhandoos com velas e cantos. A cada noite a festa em uma casa diferente. Parte essencial da festa das posadas a Piata, que um pote de barro cheio de doces e frutas que suspensa por uma corda. As crianas tentam quebr-la de olhos vendados com um pedao de pau, quando conseguem, todos se atiram a recolher as guloseimas.

PASES AFRICANOS
Natal na Guin-Bissau

As tradies de Natal na Guin-Bissau so bastante diferentes das europeias. Mesmo dentro da Guin existem grandes diferenas entre a capital do pas, Bissau, e o interior do pas. Independentemente do local onde vivem, cada etnia tem as suas prprias tradies e os guineenses que so catlicos celebram o Natal de formas diversificadas. No interior do pas habitual juntarem-se grupos de jovens da etnia Balanta e tambm de outras etnias durante a poca das chuvas para fazerem a lavoura nas terras. Com o aproximar do Natal, o grupo constri uma barraca com folhas de palmeira, afastada da tabanca para os habitantes da aldeia no ouvirem o barulho dos festejos. Na noite de 24 de Dezembro os jovens de cada grupo juntam-se, matam um porco e danam at manh de dia 25. No dia 25

convidam os mais velhos da tabanca e fazem uma grande festa onde comem, bebem, brincam e celebram durante todo o dia. Em Bissau h missa meia-noite na vspera de Natal. Algumas famlias fazem uma ceia na noite de 24 de Dezembro. Embora no haja nenhuma comida tpica para a ceia, podem fazer pratos tradicionais da Guin-Bissau, como caldo de chabu, caldo branco ou outros. A etnia Bijag tem por tradio comer caldo de chabu. No dia de Natal a festa dura todo o dia. Algumas pessoas cortam uma rvore do Bairro da Granja e hbito decor-la com bales.

Natal em Cabo-Verde O Natal uma das festividades mais importantes em Cabo Verde, onde as celebraes tm um grande pendor religioso, cujas origens enrazam na colonizao portuguesa. No entanto, o aspecto mais importante e que prevalece o da festa da famlia, oportunidade para o regresso dos emigrantes e dos estudantes, que voltam sua ilha natal para comemorar o Natal com os pais, avs e outros familiares. Nos ltimos anos, vem-se generalizando, nalgumas famlias dos centros urbanos das ilhas, o prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, bem como o per assada no forno. Outro prato preferido especialmente nas zonas mais rurais o cabrito,chamado cabritada. So ainda tambm bastante populares os bolos, os doces de coco e de leite. Os pratos dependem grandemente das tradies locais, pois, por exemplo, em Santo Anto e So Nicolau ainda usual cozinhar tambm o xern, a chanfana, e noutras ilhas como o Fogo e Santiago o djagacida e o tchacina. De forte tradio so ainda os fidjose, pastis de milho e, ultimamente as rabanadas, os sonhos e as broas. O dia de Natal tambm encerra algumas tradies especiais: a famlia passa este dia reunida e partilha uma refeio especial, em regra o almoo. Aqui normalmente servido ou um prato de bacalhau ou peru assado, nas famlias de mais posses, naturalmente. Uma tradio tambm muito importante no perodo de Natal, o Bolo-rei. Originalmente era um bolo especial que se destinava a celebrar o Dia de Reis, a 6 de Janeiro, data em que se supe que os Reis Magos teriam chegado a Belm para oferecer presentes ao menino Jesus. O significado especfico do bolo j deixou de ser associado ao dia de Reis unicamente, sendo consumido durante toda poca natalcia.

O Natal em Angola O Natal s ficou conhecido em Angola depois que o colono portugus l chegou, pois este na sua expanso colonial fazia se acompanhar sempre de missionrio. Lembro aqui que, com os descobrimentos os portugueses visavam expandir o imprio colonial e a f de Crista. Com a evangelizao, o Natal tornou-se uma festa hoje assumida como tradicional em Angola, sendo assim, comemorada em todo o Pas. H uma diferena entre o Natal das cidades e das aldeias. Nas cidades onde o nvel social das populao elevado, o Natal tipicamente portugus, com todos ingredientes com que conhecido na Europa, neste caso, em Portugal. O Natal nas aldeias chega a ter uma caracterstica adequada a baixa condio socioeconmica, cultural e intelectual dos cidados ali residentes. E muito animado, o povo programa uma festa tradicional com comidas e bebidas conforme a sua regio. Geralmente h missa na noite de 24 para 25 de Dezembro. Durante o dia, h danas folclricas. Bebe-se a Kissanga ou Kimbombo, que so bebidas tradicionais feitas em casa com ferina de

cereais. Os adultos bebem geralmente o caporroto que uma bebida destilada, feita com banana, ou batata-doce ou ainda com farelo de cereais. As aldeias vizinhas programam encontros, animados com danas folclricas. Os povos praticam desporto, ou outras diverses culturais durante o dia 25 de Dezembro, tais como encontro de footbal, entre grupos pertencentes a aldeias diferentes. O Natal em Angola, a maior festa que mobiliza todas populaes. Nas aldeias as pessoas so normalmente religiosas. No se pode falar em religio sem falar de Cristo. Isto torna o Natal, nascimento de Cristo uma histria muito interessante.

Natal em So Tom e Prncipe Na maravilhosa ilha de S.Tom e Prncipe, situada no Golfo da Guin, mais concretamente na linha do Equador, com um clima agradvel e um sol envolvente que d energia s nossas vidas, prope-se no Natal, uma grande euforia, deixando sorrisos no rosto da gente amvel que l vive. Na vspera da comemorao do nascimento de Jesus Cristo, as pessoas comeam os preparativos, organizando a casa para acolher os seus familiares para a festa. Esmeram-se, principalmente com a sala, decorando a rvore de Natal, que pode ser natural ou artificial, dependendo das condies financeiras de cada famlia. Fazem tambm as compras, sobretudo dos diversos ingredientes para a confeco das vrias iguarias tais como: calulu, bl-bl, lussua, jogo, quizac, azagoa, izaquente, bzio de mato acompanhado com quitxib cu fluta (banana com fruta), molho no fogo e muqueca (inem k mu kua s doxi muit). As bebidas tambm no so esquecidas; h sumo, vinho cerveja, vinho m-zochi e vin-pem (vinho da palma). Para dar ainda mais alegria e vivacidade festa de Natal, manda a tradio que certas instituies faam concursos de Paos: prespio feito com diversos materiais, tais como tronco de bananeira, folha andala, bonecos de barro; ficam mesmo fascinantes e o vencedor ganha um prmio. Outra tradio o padrinho ou a madrinha de Natal, que d ao seu afilhado alguns presentes. Quando chega o dia 25 de Dezembro, as famlias renem-se: pais, filhos, avs, tios, primos; uma grande famlia! Antes da ceia, todos vo missa do galo que termina meia-noite. Voltam para casa, para festejar o nascimento do Menino Jesus.

You might also like