You are on page 1of 77

SEGURANA EM PORTOS E AEROPORTOS

NR- 29 SEGURANA E SADE NO TRABALHO PORTURIO legislao pertinente

O Decreto de Abertura dos Portos s Naes Amigas - 28 de Janeiro de 1808. Primeira Carta Rgia promulgada pelo Prncipe-regente no Brasil. Dom Joo de Bragana. Lei 8.630/93 dispe sobre o regime jurdico da explorao dos portos organizados e das instalaes porturias. NR 29 aprovada pela portaria n. 53, de 17 de Dezembro de 1997. Lei n. 9.719/98 dispe sobre normas e condies gerais de proteo ao trabalho porturio e institui multas pela inobservncia de seus preceitos.

LEGISLAO ENVOLVIDA O Decreto de Abertura dos Portos s Naes Amigas foi uma carta rgia promulgada pelo Prncipe-regente de Portugal Dom Joo de Bragana, no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, na Capitania da Baa de Todos os Santos. Foi a primeira Carta Rgia promulgada pelo Prncipe-regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias aps sua chegada, com a famlia real e a nobreza portuguesa, em 24 de janeiro de 1808.

NR 29

NR 29
29.1. DISPOSIES INICIAIS 29.1.1. Objetivos O objetivo da NR 29 de regular a proteo obrigatria contra acidentes e doenas profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcanar as melhores condies possveis de segurana e sade aos trabalhadores porturios.

29.1.2. Aplicabilidade As disposies contidas nesta NR aplicam-se aos trabalhadores porturios em operaes tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situados dentro ou fora da rea do porto organizado.

NRs envolvidas
Nr 4 SESMT Nr 5 - cipa Nr 6 - Epi Nr 9- PPRA Riscos ambientais Nr 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais Nr 15 Atividades e operaes Insalubres Nr 16 Atividades e Operaes perigosas Nr 17 Ergonomia Nr 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis Nr 21 Trabalho a Cu Aberto Nr 23- Proteo Contra Incndios Nr 26 Sinalizao de Segurana Nr 29 Trabalho Porturio

O que um Porto Organizado?

Porto organizado

De acordo com a Lei 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, considera-se porto organizado como aquele construdo e aparelhado para atender s necessidades da navegao e da movimentao e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia

Terminal Retroporturio o terminal situado em zona contgua de porto organizado ou instalao porturia, compreendida no permetro de cinco quilmetros dos limites da zona primria, demarcada pela autoridade aduaneira local, no qual so executados os servios de operao

zona primria a rea alfandegada para a movimentao ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquavirio.

rea alfandegada significa estar autorizada pelo rgo competente, a SRF Secretaria da Receita Federal, do Ministrio da Fazenda.

Fatores causadores de acidentes no trabalho porturio


Equipamentos precrios; No-utilizao de EPIs ; Alta rotatividade no cais Baixo Grau de instruo desses trabalhadores. so alguns dos fatores citados importantes para que as tragdias aconteam sucessivamente. todos esses fatores so passiveis para que algo (o acidente) venha a acontecer. A mo-de-obra um agente causador de acidentes, pois na rea porturia ainda h pouco conhecimento da atividade.
(No concordo; o que existe a omisso por parte daqueles que exploram a atividade)

CAUSAS DE ACINDENTES A maior causa de acidentes de trabalho entre os TRABALHADORES PORTURIOS acontece nas operaes com contineres. Os possveis riscos so muitas vezes causados por impactos. contaminaes por acidentes biolgicos, intoxicaes, rudos excessivos, alm de longas jornadas de trabalho . Ergonomia.

Quem gerncia tudo isso?

Lei 8.630/93 dispe sobre o regime jurdico da explorao dos portos organizados e das instalaes porturias. E nela onde nasceu a OGMO.

OGMO: rgo Gestor de Mo de Obra. So entidades sem fins lucrativos que atuam na regulamentao dos trabalhadores avulsos do setor porturio. A elas atribui-se carter administrativo, fiscalizador e profissionalizante. trabalhador avulso como aquele que "presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servios de natureza urbana ou rural definidos no regulamento".

Competncias

A OGMO ou ao empregador
a) Proporcionar a todos os trabalhadores formao sobre segurana, sade e higiene ocupacional no trabalho porturio. b) Responsabilizar-se pela compra, manuteno, distribuio, higienizao, treinamento e zelo pelo uso correto dos equipamentos de proteo Individual EPI e Equipamento de Proteo Coletiva EPC, observado o disposto na NR-6; c) Elaborar e implementar o Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA no ambiente de trabalho porturio, observado o disposto na NR-9; d) Elaborar e implementar o programa de Controle Mdico em Sade Ocupacional PCMSO abrangendo todos os trabalhadores porturios, observado na NR-9.

Com o advento da Lei de Modernizao dos Portos - Lei 8.630/93-, e, da Lei 9.719/98 essas entidades(OGMO) se tornaram responsveis pela administrao da escala de trabalho dos porturios, pelo seu cadastramento e registro, cabendo-lhe, igualmente, o pagamento dos encargos sociais e previdencirios, de acordo com os recursos repassados pelas empresas tomadoras dos servios prestados. sob a responsabilidade da OGMO esto ainda o treinamento e habilitao profissional da categoria e a organizao dos setores de Medicina Ocupacional e Segurana do Trabalho.
Medicina ocupacional ou medicina do trabalho um ramo da sade que se preocupa em preservar a vida e a integridade do trabalhador.

Compete ao OGMO
Instrues Preventivas de riscos nas Operaes Porturias. Que instrues so essas?
a) Peso e volumes, unidades de carga e suas dimenses; (Nr 17
Ergonomia)

b) Tipo e classe do carregamento a manipular; (Nr 11 Transporte,


movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais),(Nr 15 Atividades e operaes Insalubres),(Nr 16 Atividades e Operaes perigosas),(Nr 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis).

c) Caractersticas especficas das cargas perigosas a serem movimentadas ou em trnsito (Nr 11 Transporte, movimentao,
Armazenagem e Manuseio de Materiais),(Nr 15 Atividades e operaes Insalubres),(Nr 16 Atividades e Operaes perigosas),(Nr 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis).

Igualmente como em outros setores no trabalho porturio existe tambm cipa, sesmt, pcmso. S que um pouco diferente.
SESSTP Servio Especializado em Sade do Trabalhador Porturio.
29.2.1.1. todo porto organizado, instalao porturia de uso privativo e retroporturia deve dispor de um SESSTP, de acordo com o nmero constante do Quadro I, mantido pelo OGMO, OGMO e empregadores ou empregadores conforme o caso, atendendo todas as categorias de trabalhadores.

QUADRO I DIMENSIONAMENTO MNIMO DO SESSTP


PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

NMERO DE TRABALHADORES 20 250 251 750 01 02 01* 01 751 2000 02 04 02 01 02 2001 - 3500 03 11 03 03 04 01 01

ENG. DE SEGURANA TC. DE SEGURANA MD. DO TRABALHO ENF. DO TRABALHO AUX. ENF. DO TRABALHO

29.2.2. CPATP

Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho.

29.2.2.1. O OGMO, os empregadores e as instalaes porturias de uso privativo, ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento a CPATP.

objetivo Observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho. Solicitar medidas para reduzir, eliminar at eliminar ou neutralizar os riscos existentes. Discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESSTP, ao OGMO ou empregadores.

QUADRO II Dimensionamento da CPATP


N. Mdio de trabalhadores 20 a 50 51 501 a a 100 500 101 a 1.000 1.001 a 2.000 2.001 a 5.000 5.001 Acima de a 10.000 a cada 10.000 grupo de 2.500 acrescentar 15 02

N. De 01 representantes Titulares do Empregador N. De 01 representantes Titulares dos Trabalhadores

02

04

06

09

12

02

04

06

09

12

15

02

SIPATP
Semana Interna de Preveno de Acidente.
Campanhas de preveno de acidentes doenas profissionais Doenas sexualmente transmissveis

Cartaz da SIPATP

PCE - Plano de Controle de Emergncia & PAM - Plano de Ajuda Mtua

So planos de Controle de situaes de Emergncia

PCE - Plano de Controle de Emergncia


1- OBJETIVO tem como objetivo estabelecer procedimento para atendimento a situaes de emergncia, sob o ponto de vista ambiental, de acidentes, incndios e/ou exploses. 2 DEFINIES Ocorrncia indesejvel que pode apresentar-se devido falha humana, de equipamento, de processo ou de fenmenos naturais, com danos pessoais, propriedade e ao meio ambiente, requerendo pronta e eficaz ao de controle. 3 - APLICAO Os procedimentos para controle de emergncias constantes neste Plano contemplam a todos inclusive suas Contratadas.

6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PLANO (PCE)


a) Socorristas: Equipe de voluntrios treinada para avaliar e iniciar o atendimento no local da emergncia at a chegada da equipe mdica; b) Equipe Medica: Equipe formada por profissionais da rea de sade, capacitada a atender s emergncias medicas; c) Equipe de bombeiros: Equipe formada por profissionais treinados e capacitados a atender situaes adversas tais como: incndio, resgate, soterramento.

PAM - Plano de Ajuda Mtua


O Plano de Ajuda Mtua - PAM tem como objetivo atender a situaes de emergncia que podem ocorrer no complexo porturio, tais como: - Incndio ou exploso; - Vazamento de leo e produtos perigosos; - Queda de homem ao mar; - Condies adversas do tempo que afetem a segurana das operaes porturias; - Socorro a acidentados;

- Incndio ou exploso; - Vazamento de leo e produtos perigosos; - Queda de homem ao mar; - Condies adversas do tempo que afetem a segurana das operaes porturias; - Socorro a acidentados;

So participantes do PAM:
- Administrao do Porto - rgo Gestor de Mo de Obra - OGMO; - Operadores Porturios; - Demais empresas que atuam dentro do seguimento porturio. So considerados membros natos do Plano de Ajuda Mtua - PAM, o Corpo de Bombeiros Voluntrios, a Polcia Militar, a Defesa Civil, a Capitania dos Portos, a ANVISA, e o IBAMA.

FIM

SEGURANA EM PORTOS E AEROPORTOS

Aerovirios
LEI N 7.565, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1986. Dispe sobre o Cdigo Brasileiro de Aeronutica.
I - a navegao area; II - o trfego areo; III - a infra-estrutura aeronutica; IV - a aeronave; V - a tripulao; VI - os servios, direta ou indiretamente relacionados ao vo.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia - Infraero, empresa pblica instituda nos termos da Lei n 5.862, de 12 de dezembro de 1972, organizada sob a forma de sociedade annima,com personalidade jurdica de direito privado, patrimnio prprio, autonomia administrativa e financeira, vinculada Secretaria de Aviao Civil da Presidncia da Repblica reger-se- pela legislao federal aplicvel e por seu Estatuto Social. A Infraero tem por finalidade implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroporturia e de apoio navegao area, prestar consultoria e assessoramento em suas reas de atuao e na construo de aeroportos, bem como realizar quaisquer atividades, correlatas ou afins, que lhe forem conferidas pela SAC.

Atribuies da INFRAERO

VIII - promover a formao, o treinamento e o aperfeioamento de pessoal necessrio s suas atividades.

O QUE SO AEROVIRIOS
Aerovirio todo funcionrio(a) de companhia area, de manuteno de aeronaves, ou que presta servios auxiliares s empresas de aviao, que atua em terra e no funcionrio da Infraero. Foi o decreto nmero 1.232, de 22 de julho de 1962, assinado pelo ento presidente Joo Goulart, que regulamentou o exerccio da profisso dos aerovirios.

Que pessoal so esses ? Limpeza; Conservao; Vigilncia; Engenharia e Manuteno; Operaes e Administrao.

QUAIS OS MAIORES RISCOS ENCONTRADOS NOS AEROPORTOS


FSICOS Rudo; Radiao Ionizante. BIOLGICOS (ANVISA) Vrus bactrias ERGONMICOS Carregadores de malas mercadorias

Rudo

Rudos na rea aeroporturia


Turbina do avio a jato: 140 decibis Boeing 737-700 decolando, a 100 metros de distncia: 91 decibis Ptio do Aeroporto: 80-85 decibis

Confira abaixo os rudos que podem ser mais do que um simples incmodo e aqueles que so totalmente incuos:
Arma de fogo: 130-140 decibis Cortador de grama: 107 decibis Latido de rottweiler: 105 decibis Shows de Rock, com distncia de 1 a 2 metros da caixa de som: 105-120 decibis Furadeira: 100-105 decibis Piano tocando forte: 92-95 decibis Avenida movimentada: 85 decibis Bronca: 84 decibis Motor de um nibus municipal: 82 decibis Trfego pesado: 80 decibis Automvel (passando a 20 metros): 70 decibis Limite estabelecido pela Organizao Mundial de Sade: 55 decibis Conversao a 1 metro 50: 60 decibis Sala silenciosa: 50 decibis rea residencial noite: 40 decibis Telefone: 40 decibis Passos: 35 decibis Falar sussurrando: 20 decibis

incuo: adj. Que no faz dano, inofensivo: remdio incuo.

Radiao Ionizante

Radiao Ionizante

Ionizao x Radicais livres

Onde esto esses procedimento ?

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MEDICINA DO TRABALHO PARA EMPRESAS CONTRATADAS DA INFRAERO

I - FINALIDADE
1.1 - Tem a finalidade de padronizar os procedimentos relativos a segurana e medicina do trabalho segundo as normas da INFRAERO e da legislao vigente, para empresas contratadas para prestao de servios.

II - APLICAO
2.1 - Este Manual se aplica s empresas contratadas pela INFRAERO para prestao de servios nas reas de limpeza e conservao, vigilncia, engenharia e manuteno, operaes e administrao em carter permanente ou temporrio, no que couber.

Nos Aeroportos temos : CIPA - nr 5 SESMT - nr 4 (regional) PPRA nr 9 PCMSO - nr 7

III DEFINIES
3.1 - SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. Tem a finalidade de promover a sade e proteger a integridade fsica do trabalhador no seu local de trabalho (NR-4 MTE); 3.2 - CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes, composta por representantes dos empregados e do empregador. Tem por objetivo observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes (NR-5 MTE);

3.3 - E.P.I. - Equipamento de Proteo Individual, todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador (NR-6 MTE); 3.4 - PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais, que visa a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais (NR-9 MTE);

3.5 - PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, tem como objetivo a promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores (NR-7 MTE);

IV - PROGRAMA DE CONTROLE MDICO E SADE OCUPACIONAL (PCMSO) 4.1 - As empresas contratadas devero apresentar ao SESMT da INFRAERO, com antecedncia mxima de 07 dias do incio do contrato, o seu PCMSO nos moldes da NR-7 da Portaria 3.214/78 - MTE; 4.2 - Juntamente com o PCMSO devero ser apresentados os Atestados de Sade Ocupacional (ASO) admissionais de todos empregados que desempenharo suas funes em reas da INFRAERO;

NOTA: No ser permitido o incio das atividades do empregado sem a apresentao do ASO, ficando a empresa passvel das penalidades do contrato.

V - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) 5.1 - As empresas que vierem a desempenhar suas atividades em carter permanente nas reas aeroporturias, sob jurisdio da INFRAERO, devero elaborar, implantar e executar o PPRA, de acordo com a NR-9 da Portaria 3.214/78 do MTE e suas legislaes complementares; 5.2 - Uma via do PPRA elaborado, dever ser entregue ao SESMT do Aeroporto, e na falta deste ao SESMT da Regional, no prazo mximo de 45 dias, a partir da data da efetivao do contrato. 5.3 As avaliaes ambientais (higiene ocupacional), sero validadas pelo SESMT da INFRAERO.

VI - SERVIO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO 6.1 - Ser exigida da empresa contratada, a formao de SESMT com base no quadro II da NR-4 da Portaria 3.214/78, fundamentada no grau de risco da contratante; 6.2 - O(s) tcnico(s) de segurana do trabalho da contratada dever(o) realizar suas atividades em tempo integral nas dependncias do Aeroporto, sendo vedado o exerccio de atividades que no sejam aquelas previstas na NR-4. 6.3 Os profissionais que comporem o SESMT da contratada, devero estar sob a fiscalizao direta do SESMT INFRAERO, para que possam integrar as aes relativas a preveno de acidentes e doenas ocupacionais.

VII - COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) 7.1 - Ser exigida da empresa contratada a formao de CIPA, com base no quadro I da NR-5 da Portaria 3.214/78, fundamentada no grau de risco da contratante, seguindo as orientaes na referida NR. 7.2 - No prazo mximo de 120 dias aps o incio do contrato as empresas devero apresentar toda a documentao legal exigida na norma, devidamente registrada na DRT, ao SESMT da INFRAERO;

7.3 - A CIPA da empresa contratada dever indicar um de seus membros para participar como convidado das reunies da CIPA da INFRAERO, a fim de integrar as aes da preveno de acidentes e doenas ocupacionais; 7.3.1 - Durante o perodo de formao estipulado no item 7.2, a empresa indicar um de seus empregados para participar como convidado das reunies da CIPA da INFRAERO; 7.3.2- As empresas que no estiverem obrigadas a constituir CIPA tambm devero indicar um empregado para participar como convidado das reunies da CIPA da INFRAERO.

VIII - EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) nr 6. 8.1 - Caber a empresa contratada fornecer os EPIs especficos e necessrios para as atividades que iro desenvolver, sendo seu uso obrigatrio por parte dos empregados dentro do que determina a NR-6 da Portaria 3.214/78 do MTE; 8.2 - Quando a empresa contratada possuir SESMT constitudo, este em conjunto com o SESMT/INFRAERO, definir os EPIs a serem utilizados por seus empregados;

8.3 - No ser permitido aos empregados da contratada o incio das atividades ou o ingresso em reas de risco sem o EPI apropriado.

IX - ACIDENTES DE TRABALHO 9.1 - Todo e qualquer acidente ou incidente ocorrido com empregados das contratadas nas dependncias do Aeroporto, deve ser imediatamente comunicado ao SESMT da INFRAERO quando em horrio administrativo, ou nas primeiras horas do primeiro dia til seguinte ao ocorrido;

9.1.1 - Quando a empresa possuir SESMT constitudo, este dever apresentar um relatrio sobre o ocorrido, apontando as principais causas, dentro de no mximo 05 dias teis; 9.1.2 - Quando a empresa no possuir SESMT, a sua CIPA proceder investigao e apurao das causas;

9.1.3 - Quando a empresa contratada no possuir CIPA, o SESMT e/ou CIPA da contratante proceder investigao e apurao das causas. 9.2 - A empresa dever enviar uma cpia da Comunicao de Acidentes de Trabalho (CAT) ao SESMT/INFRAERO dentro de no mximo 03 dias teis aps o ocorrido; 9.3 - O atendimento e encaminhamento do acidentado sero feitos pela empresa contratada sendo que, em caso de necessidade, a INFRAERO dar o apoio necessrio.

TRABALHOS CURTA DURAO

XI - EXECUO DE TRABALHOS DE CURTA DURAO 11.1 - As empresas que executarem servios de curta durao dentro das reas sob jurisdio da INFRAERO, devero previamente apresentar anlise preliminar de riscos, atravs de profissional especializado e entreg-lo ao SESMT/INFRAERO; 11.1.1 - Aps a aprovao do SESMT, o trabalho ser liberado com ou sem restries.

XII - TREINAMENTO 12.1 A Empresa contratada, dever atravs do seu SESMT e/ou CIPA, executar treinamento especfico de uso dos EPIs, bem como quanto aos riscos inerentes funo a ser desempenhada; 12.1.1 Esse treinamento dever ser executado antes do empregado iniciar suas atividades, e posteriormente, pelo menos uma vez por ano.

XIII - DISPOSIES FINAIS 13.1 - O cumprimento das Instrues contidas neste Manual no exime a contratada de cumprir as demais NRs constantes da Portaria 3.214/78 do MTE e outras normas tcnicas vigentes, que sero igualmente fiscalizadas pelo SESMT da INFRAERO;

13.2 - A INFRAERO, atravs do seu SESMT, ter autoridade para paralisar a execuo do servio, sempre que ficar caracterizada uma situao de grave e iminente risco vida de pessoas; 13.3 - Nos Aeroportos em que houver SESMT, a CIPA ou o empregado responsvel pelo cumprimento das normas regulamentadoras, ficaro encarregados pelo encaminhamento da documentao para o SESMT do Centro de Negcios a que estiver subordinado para asdevidas anlises

FIM

You might also like