You are on page 1of 3

PROVA ESCRITA DE FSICA E QUMICA A

Durao da Prova: 90 minutos

11 Ano de Escolaridade 07/12/11

______________________________________________________________________________________________________________________________________

L com ateno todas as questes antes de comear a responder.

1.

A figura seguinte representa a trajectria plana, vista de cima, de um barco de pesca que se aproxima da costa de Cascais, perto de Lisboa. As posies do barco esto registadas em intervalos de tempo de cinco minutos. Tem ateno escala do mapa e considera que o percurso AE se pode aproximar a uma trajetria retilnea. Considera tambm que a acelerao do barco foi sempre constante em todos os troos do percurso.

Imagem retirada do site www.marinetraffic.com 1.1 Classifica o movimento do barco desde o ponto A at ao ponto E. 1.2 Carateriza o vetor velocidade do barco no troo BC. Apresenta todas as etapas de resoluo. 1.3 Determina a norma da acelerao do barco no percurso CD. Se no resolveste a alnea anterior, considera que a velocidade do barco no ponto C de aproximadamente 12 km/h. Apresenta todas as etapas de resoluo. 1.4 Dos grficos seguintes, seleciona aquele que melhor representa a variao da intensidade da fora resultante que atua no barco em funo do tempo.

Fsica e Qumica A 11ano

Professor: Francisco Mximo Carvalho

1.5 O barco em causa era suspeito de estar a pescar ilegalmente e andava a ser seguido pelas autoridades portuguesas. 1.5.1 No incio do controlo, a Marinha Portuguesa aproveitou as imagens de um satlite geoestacionrio que est a controlar a costa e as guas territoriais portuguesas, para seguir os movimentos deste barco. Determina a altitude, medida a partir da gua do mar, a que este satlite se encontra. Apresenta todas as etapas de resoluo. Assim que as autoridades confirmaram a pesca ilegal, enviaram um avio da Fora Area Portuguesa para estabelecer contato com o barco e impedi-lo de continuarem a pesca. Quando o avio se aproximou do barco, entrou em contacto via rdio. Como os contactos foram infrutferos, o avio lanou um pequeno volume com folhetos no interior com indicaes claras de que o barco estava detido e iria ser interceptado por um barco da Marinha Portuguesa. Sabendo que o avio se deslocava a uma velocidade de 360 km/h e a uma altitude de 50 metros, determina a distncia AB, medida na horizontal, a que o piloto deveria deixar cair o volume de forma a atingir o convs do barco. Despreza a resistncia do ar. Apresenta todas as etapas de resoluo.

1.5.2

1.5.3

Seleciona o grfico que melhor traduz a variao da velocidade horizontal do volume em funo do tempo.

1.5.4

Quando o volume embateu no barco, colidiu com uma plataforma suspensa onde estava assente um corpo de 8 kg. O resultado desse embate fez com que um dos cabos dessa plataforma rebentasse e o caixote deslizasse ao longo da rampa, tendo percorrido 6 metros. Despreza todos os eventuais atritos.

Seleciona a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. medida que o caixote escorrega pela plataforma inclinada, a sua energia cintica _____, e a sua energia potencial gravtica ______. (A) aumenta ... diminui (B) aumenta ... aumenta (C) diminui ... diminui (D) diminui ... aumenta 1.5.5 Determina o trabalho realizado pelo peso do caixote no seu deslocamento, desde a posio inicial at ao extremo da plataforma. Apresenta todas as etapas da resoluo.

Fsica e Qumica A 11ano

Professor: Francisco Mximo Carvalho

1.5.6

Quando a plataforma caiu, emitiu um estrondo. O espectro sonoro do estrondo est representado na figura seguinte. As unidades esto em todas expressas em mm.

Classifica como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes seguintes. (A) O som produzido um som puro. (B) O som produzido tem vrias frequncias. (C) O grfico representa a variao temporal da onda. (D) O grfico representa uma onda transversal. Um engenheiro de som conseguiu decompor aquele som provocado pelo estrondo em vrios sons harmnicos. A figura seguinte mostra o espectro de dois desses harmnicos, A e B que se propagaram no ar. Admite que a escala (quadrado grande) vertical 1mm e a horizontal 1ms.

1.5.7

Classifica como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes seguintes. (A) A frequncia da onda A maior do que a frequncia da onda B. (B) O comprimento de onda da onda A maior do que o comprimento de onda da onda B. (C) A amplitude da onda A maior do que a amplitude da onda B. (D) O som A mais alto do que o som B. (E) A velocidade de propagao do som A menor do que a velocidade de propagao do som B. 1.5.8 Escreve a equao do sinal harmnico da onda A, y(t) = A sin wt, em unidades SI.

1.6 Quando o barco de pesca foi apreendido pelas autoridades e levado para o porto de Cascais, caiu um nevoeiro cerrado na perigosa costa do Guincho. Houve por isso necessidade de colocar um navio farol entrada da barra para guiar o barco de pesca apreendido. O mtodo consistia em enviar um sinal sonoro por uma sirene situada num ponto elevado navio e simultaneamente enviar um sinal sonoro emitido por um gongo situado debaixo de gua. Os tripulantes do barco apreendido cronometraram a diferena destes sinais e mediram 12 segundos. Sabendo que a velocidade do som no ar de 340 m/s e a velocidade do som na gua do mar de 1530 m/s, determina a distncia das duas embarcaes.

1.7 Aproveitando o nevoeiro e num gesto desesperado para ocultar as provas da pesca ilegal, os pescadores lanaram todo o pescado ao mar e bombearam gua do mar para encherem os tanques frigorficos de modo a descongelarem-nos o mais rapidamente possvel. 1.7.1 Como se designa o mecanismo de transferncia de energia sob a forma de calor que ocorre predominantemente no arrefecimento da gua? 1.7.2 Quando um dos pescadores colocou uma mo em gelo a 0C e outra mo em gua lquida a 0C, a gua parecelhe menos fria do que o gelo. Porqu? 1.7.3 Sabendo que os tanques se encontravam com 50.000 litros de gua j descongelada a 0C e que bombearam mais 10.000 litros de gua do mar a 18C, determina a temperatura final da mistura. 1.1 12 1,2 15 1,3 15 1,4 10 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4 1.5.5 1.5.6 1.5.7 1.5.8 20 15 10 10 12 10 12 12 1,6 15 1.7.1 1.7.2 1.7.3 7 10 15

Fsica e Qumica A 11ano

Professor: Francisco Mximo Carvalho

You might also like