You are on page 1of 4

ADMINISTRAO ECONOMIA 2 B e C, 2012, noturno

8 AS ESTRUTURAS de MERCADO

Introduo
At agora, todas as alteraes no mercado ignoraram as condies da concorrncia entre os agentes (produtores ou compradores). Tanto na lei da Oferta e na lei da Demanda quanto nos casos em que outros fatores variam (exceto o preo do produto), estamos sempre partindo de um modelo ideal de mercado. Est na hora de explicitarmos esse modelo, uma vez que ele no nico nem o mais importante na economia real. Em outros tipos de mercado (outras estruturas), os fatos ocorrem de maneira um pouco diferente, especialmente as condies do equilbrio para cada um dos agentes. Em seguida, apresentaremos as diversas estruturas de mercado, nas quais as condies de concorrncia so diferentes, seja para os produtores/vendedores, seja para os consumidores/compradores.

1. Concorrncia Perfeita
O modelo ideal de que estamos falando chamado de concorrncia perfeita ou pura. Aqui, supomos um conjunto de condies no funcionamento do mercado:

O nmero de produtores (vendedores) e o de compradores muito grande, impossibilitando

que qualquer um deles individualmente imponha preos no mercado (o vendedor no pode elevar impunemente seus preos, pois perder a clientela para os concorrentes; o consumidor no tem condies de pechinchar, pois h uma multido de outros interessados);

O produto, em cada mercado, homogneo, sem diferenas significativas entre o que um ofertante e o outro oferecem ao comprador: tomate tomate, impressora impressora e assim por diante; Ambos os lados do mercado dispem do mesmo nvel de informaes sobre o produto e o mercado, sem que nenhum deles possa levar vantagem sobre o outro com base em informaes privilegiadas.

No todo dia que participamos de um mercado desse tipo. Na verdade, eles existem em nmero limitado. Um caso que talvez se assemelhe o das hortalias, frutas e legumes especialmente se estiver prximo ao centro de consumo e no houver grandes atacadistas e transportadores entre o produtor e o consumidor. Bares comuns (botecos), armazns e armarinhos, bancas de jornal, sales de cabeleireiros comuns em bairros, so outros possveis exemplos.

2. Monoplio
A situao oposta concorrncia perfeita o monoplio. Neste caso, um nico produtor abastece todo o mercado. Os consumidores no tm escolha: compram do monopolista ou renunciam ao produto. Neste caso, fcil imaginar que as condies do equilbrio so diferentes para cada um dos lados: o monopolista pode buscar o mximo de lucro, impondo preos e quantidades, de forma que o preo de monoplio seja sempre superior ao preo de concorrncia perfeita e a quantidade seja inferior quela que existiria naquele mercado. A qualidade tambm pode sofrer consequncias negativas. No caso de uma reduo da demanda, o monoplio pode preferir reduzir a produo, mantendo os preos (na concorrncia perfeita isso seria impossvel, pois cada produtor individual correria atrs dos consumidores oferecendo preos melhores, tentando evitar prejuzos). Dessa forma, ele pode compensar no aumento da margem de lucro de cada unidade de produto a queda na quantidade vendida. Mas, por que existem mercados assim? So muitos os motivos. Primeiramente, existe o que chamamos de monoplio natural. Algumas atividades exigem um volume de capital imobilizado muito alto. Se no houver garantia de exclusividade do mercado, ningum ir se dispor a investir,

ADMINISTRAO ECONOMIA 2 B e C, 2012, noturno


8 AS ESTRUTURAS de MERCADO
porque o risco de sofrer prejuzos com a concorrncia envolve montantes elevados demais de capital. Alm disso, o carter do bem ou servio nesses casos impossibilita cobrar preos ou tarifas muito altos, pois h uma exigncia social de atendimento universal. S uma escala muito ampla de mercado permite compensar os altos custos do capital envolvido com tarifas mdicas. Isso acontece, por exemplo, em determinados servios pblicos como abastecimento de gua, saneamento bsico (coleta e tratamento de esgotos) e gerao e distribuio de energia eltrica. impossvel imaginar um cenrio em que os consumidores, a cada dia, escolhem de quem compraro esses servios. Outra situao aquela em que a sociedade, por razes poltico-estratgicas, manifesta-se a favor da concesso de um monoplio a alguma empresa. Esse tipicamente o caso da Petrobrs, criada em meio a forte campanha popular sob o mote: O petrleo nosso!. Nos anos 1950, temia-se que as companhias estrangeiras sabotassem o petrleo que se imaginava existir no subsolo brasileiro (escondendo as reservas ou subtraindo o produto da economia nacional). Por isso, exigiu-se que uma empresa pblica controlasse a extrao e o refino do produto. Apenas duas dcadas depois que se comeou a abrir ligeiramente o mercado brasileiro para os contratos de risco, em que reas eram concedidas a empresas privadas, geralmente estrangeiras; e o monoplio, de fato, foi eliminado somente na ltima dcada. O fato que a espetacular arrancada brasileira neste setor, que permite visualizarmos nossa auto-suficincia em petrleo para 2006, deveu-se essencialmente Petrobrs (crticos e apoiadores do monoplio concordam nisso). H ainda situaes em que empresas mais fortes ou mais espertas deslocam os concorrentes e montam um esquema to poderoso de controle do mercado que ningum se arrisca a penetrar nele. O poder financeiro de empresas monopolistas pode permitir-lhes manter preos abaixo de seu custo de produo por tempo suficiente para quebrar um potencial, quando ento o preo volta ao nvel de monoplio. Uma vez que o monoplio produz danos ao consumidor/comprador, sua existncia invocada para justificar a presena do governo na regulamentao das atividades monopolizadas, impondo regras sobre preos, tarifas, quantidades e qualidade. Atualmente, as agncias reguladoras tm essa incumbncia diante das empresas prestadoras de servios pblicos privatizados. J o Cade tem a incumbncia de impedir excessiva concentrao do mercado, evitando tendncias monopolistas (lembrar os casos Nestl/Garoto, Kolynos e Ambev). Observe-se que o monoplio pode tambm existir na outra ponta: um nico grande comprador para muitos produtores/vendedores. Os danos so simtricos: preos desfavorveis aos vendedores, exigncias de quantidade e qualidade que os sufocam e os pem sob a ameaa de serem incorporados pelo prprio comprador. Esse caso chamado de monopsnio e tambm requer a ao do governo para estabelecer regras mais equilibradas nesse mercado.

3. Oligoplio
H algumas situaes intermedirias entre o monoplio e a concorrncia perfeita. A primeira delas o oligoplio. Trata-se de algo prximo ao monoplio, mas, em lugar de uma, algumas empresas controlam o mercado, repartindo-o entre si e combinando regras de preos, qualidade e quantidade. Alguns exemplos so muito conhecidos: quando se fala das companhias petrolferas, costuma-se fazer referncia s Sete Irms. Efetivamente, at duas ou trs dcadas atrs, sete grandes grupos (na maior parte norte-americanos e alguns europeus) comandavam esse mercado. Nas ltimas dcadas algumas empresas se somaram a esse clube seleto, mas ele no deixou de ser muito concentrado. A indstria automobilstica e a produo de cimento (esta, especialmente no Brasil) so outros exemplos sempre lembrados quando se fala em oligoplio. O oligoplio segue dois caminhos principais para estabelecer preos: no caso do cartel, as empresas fazem um conluio, um arranjo entre elas, de forma a dividir o mercado e evitar concorrncia entre si, fixando preos, quantidades e qualidades, atravs do(s) territrio(s) em que atuam (pode ser o mundo inteiro). No modelo de liderana de preos, uma empresa mais eficiente que as outras consegue estabelecer um preo mais baixo (mas sempre superior ao que seria em concorrncia perfeita), mantendo altas margens de lucro. As demais empresas seguem a liderana desta, obrigadas a acompanh-la nos

ADMINISTRAO ECONOMIA 2 B e C, 2012, noturno


8 AS ESTRUTURAS de MERCADO
preos, embora tenham margens de lucro mais baixas. (Obs.: O cartel formalmente proibido em muitos pases, incluindo o Brasil). No caso do oligoplio, tambm comum as empresas compensarem na margem de lucro as perdas na quantidade quando a demanda cai, reduzindo a produo em lugar de abaixar os preos. O controle do mercado lhes d esta possibilidade. H competio entre empresas oligopolistas? Sim, e se trata de uma guerra de gigantes. Tecnologia, servios incorporados ao produto e estratgias de produo e de vendas fazem parte dessa guerra. Uma coisa certa: um jogo para poucos. A entrada no oligoplio extremamente restrita, quase como no monoplio. Evidentemente, o consumidor tambm sofre danos com o oligoplio, semelhantes queles causados pelo monoplio: preos elevados, quantidades mais limitadas, riscos quanto qualidade. Para isso, mais uma vez, o governo costuma interferir, seja para evitar excessiva concentrao do mercado num s grupo, seja para impor regras menos desequilibradas. O papel do Cade no caso brasileiro tambm relevante para os setores oligopolizados. A Lei AntiTruste nos EUA outro exemplo (embora muitos considerem que seus efeitos a favor do consumidor so limitados, j que os EUA apresentam um forte carter oligopolizado em setores-chave de sua economia; na verdade, a lei foi relativamente eficaz em impedir monoplios, mas menos no tocante aos oligoplios). Registre-se que tambm pode haver oligoplio na ponta do consumo, quando so os produtores que sofrem as conseqncias. Chama-se a isso oligopsnio. Observamos esse tipo de mercado em um caso conhecido no Brasil: a indstria de suco de laranja, onde trs ou quatro empresas absorvem a maior parte da produo de milhares de citricultores, pequenos, mdios e grandes.

4 - Concorrncia monopolstica
Esta quarta estrutura de mercado tambm intermediria, aproximando-se um pouco mais da concorrncia perfeita, mas mantendo certas caractersticas monopolistas. Trata-se de um tipo de empresa que, por algumas razes, mantm a fidelidade dos clientes, podendo cobrar preos mais altos do que os de concorrncia perfeita. Esta vantagem, porm, dura um certo tempo, aps o que ela deixa de ter essa possibilidade. Assim, nesse perodo transitrio, a empresa tpica do mercado que estamos estudando pode auferir lucros superiores mdia do mercado concorrencial (chamamos a isso lucros extraordinrios). Quais seriam os casos tpicos de concorrncia monopolstica? Voc certamente conhece muitos. Roupas de grife: as pessoas pagam mais para adquiri-las. Sales de cabeleireiros/barbeiros comuns tem uma caracterstica mais concorrencial, porm existem alguns sales famosos que, por razes ligadas qualidade dos servios e/ou dos produtos utilizados, acabam tornando-se pontos da moda, freqentados por socialites, empresrios, artistas famosos, etc. Obviamente, os preos so bem mais salgados e isso no expulsa a clientela. Algumas empresas fidelizam seus clientes com o atendimento ps-venda. Enfim, diversos expedientes so utilizados para manter a fidelidade dos consumidores, permitindo a prtica de preos mais altos do que em um mercado totalmente concorrencial. Em geral, podemos resumir esses expedientes assim: diferenciao do produto seja na marca, na qualidade, no modelo, na embalagem, no atendimento, na localizao do ponto de venda ou na entrega. Em concorrncia perfeita relembrando os produtos so homogneos. Por que a vantagem temporria? Isso decorre de outra caracterstica da concorrncia monopolstica: a entrada de novos produtores livre. Nisto, ela difere do monoplio e do oligoplio (respectivamente, entrada impossvel ou muito difcil). Por isso, o local da moda passageiro (alguns duram mais, outros menos); as grifes, idem; modelos que eram o must do mercado acabam sendo substitudos por outros mais novos ou melhores; e assim por diante.

Sntese
Nesta aula, vimos que os mercados obedecem a estruturas bastante variadas, em lugar daquele modelo simplificado que vnhamos usando nas aulas anteriores. Esse modelo a concorrncia

ADMINISTRAO ECONOMIA 2 B e C, 2012, noturno


8 AS ESTRUTURAS de MERCADO
perfeita na verdade bastante restrito nas economias contemporneas. Ao seu lado, observamos mercados que se organizam como monoplio, oligoplio ou concorrncia monopolstica. Os dois primeiros casos, especialmente, produzem tantas distores no funcionamento dos mercados que so usados para justificar a ao dos governos no sentido de criar regras inibidoras da ao dessas empresas no sentido de prejudicar seus respectivos consumidores (ou fornecedores).

Referncia
Passos, C.R.M. e Nogami, O.: Princpios de Economia. So Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2003. Pgs. 97-101]

Leandro Ventura Agosto 2012

You might also like