You are on page 1of 1

APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educao Pblica do Estado do Paran Av. Iguau, 880 - Rebouas - Curitiba - Paran - CEP 80.

.230-020 Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261 Site: www.appsindicato.org.br Presidente: Marlei Fernandes de Carvalho Secretrio de Imprensa e Divulgao: Luiz Felipe Nunes de Alves (interino). Jornalistas responsveis: Adir Nasser Junior (3819-PR), Denise Kelm Soares (7379-PR) e Valnsia Mangueira (893-SE). Diagramador: Rodrigo Augusto Romani (7756-PR).

N 793 - 26 de setembro de 2012

Frum e Tribunal de Contas debatem Lei de Responsabilidade Fiscal


FES e Presidente do TC tratam dos critrios de aplicao da LRF para possibilitar o aumento de despesas com pessoal
Na tarde desta segunda-feira (24) representantes do FES - Frum das Entidades Sindicais dos Servidores do Paran - realizaram uma reunio com o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Fernando Guimares. O Presidente informou aos representantes que continua o trabalho para a superao das dificuldades referentes ao TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que o governo do Estado firmou junto ao TC em 2011 para ajustes de critrios do clculo de gastos com pessoal referente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo Guimares, a medida mais imediata ajustar o TAC para 16 anos e retroagi-lo a janeiro de 2011. Outras medidas como a retirada do Imposto de Renda do Clculo e dos pensionistas, que sempre foi a defesa do FES, reiterada mais uma vez, o Presidente do TC adiantou que em relao ao IR no possvel essa retirada. Afirmou que normativa do STN (Secretrio do Tesouro Nacional) que uniformizou os critrios do clculo. Em relao retirada dos pensionistas, Guimares afirmou que depende de um estudo mais ampliado e que est realizando vrias consultas para a viabilidade desse procedimento, e que, portanto, ser mais demorado. Tambm informou que h um questionamento sobre os pensionistas no Superior Tribunal Federal, e caso seja julgado, poder haver mudanas. Os representantes do Frum levantaram vrios questionamentos e que aguardam solues mais imediatas e a mdio prazo, pois os impedimentos da LRF tem causado vrios problemas nas negociaes das diversas categorias com o governo. Dr. Fernando ressaltou que vrios procedimentos esto em anlise, e que far o melhor possvel para futuros encaminhamentos. Neste momento a medida ser de aplicao do prazo do TAC para 16 anos. O debate ser levado ao Pleno do TC. Os representantes do Frum demonstraram sua preocupao com os encaminhamentos e reivindicaram solues mais efetivas. O FES realizar debate com o economista Cid Cordeiro, do Dieese para verificar a abertura da margem fiscal e outros estudos. Nesta quinta-feira, o Frum ter reunio de negociao com a Secretaria da Administrao e Previdncia.

Inscrio para Concurso de Remoo at dia 28


As inscries para a FASE 1 do Concurso de Remoo para Professores comearam nesta tera (25) vo at o dia 28, s 17h. O resultado sair no dia 02 de outubro. Nos dias 03 e 04 ser destinado para recursos e no dia 16 sair o resultado do recurso. O edital deve ser acessado em www.educacao.pr.gov.br A APP orienta que se leia atentamente o edital e que se tire todas as dvidas antes das inscries. Ateno para os prazos! Neste ano, sero abertos trs editais diferentes: Fase 1 Para remoo entre escolas do mesmo municpio. Fase 2 (outubro) Para remoo entre os municpios de um mesmo Ncleo Regional. Fase 3 (novembro) Para remoo entre ncleos regionais.

APP defende dobra de padro junto ao Ministrio Pblico


O Ministrio Pblico do Paran, por meio da Procuradoria-Geral de Justia, props Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando a oferta do Cargo de 40 horas aos professores das escolas pblicas estaduais. A ao (ADI 959040-3) foi proposta no incio do ms de setembro e dever ser analisada pelo rgo Especial do Tribunal de Justia. O Ministrio Pblico alega incompatibilidade entre o Plano de Carreira do Magistrio, o Decreto 4213/2009 e a Constituio Estadual que dispe que o ingresso em cargo ou emprego pblico deve ser feito aps aprovao prvia em concurso pblico. A APP- Sindicato, logo que tomou conhecimento da Ao, acionou seu departamento jurdico para analisar os termos da ADI. A advogada Gisele Soares contatou a Assessoria do Desembargador Relator da ao, Lidio Jos Rotoli de Macedo, e solicitou vistas dos autos para fazer a defesa da Lei 103/2004 (Plano de Carreira do Magistrio). Alm disto, est solicitando audincia com o Procurador Geral do Ministrio Pblico, Gilberto Giacoia, para tratar do assunto. Os questionamentos realizados por Estados e Municpios foram considerados improcedentes e as jurisprudncias garantem a legalidade da oferta da dobra. Neste mesmo sentido, h tambm um Parecer da Diretoria de Assuntos Tcnicos e Jurdicos do Tribunal de Contas do Paran. sabido que muitos municpios ofertam a dobra aos professores e o que se quer garantir este direito a todos os professores da rede estadual de educao bsica. A Presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, avalia que No ltimo perodo, o cargo de 40 horas uma das conquistas mais importantes da categoria. Esta resultado de uma proposio do sindicato e de um processo de luta organizada dos trabalhadores e trabalhadoras que durou vrios anos e finaliza afirmando por isto faremos todo o empenho no sentido de manter este direito conquistado.

Concurso para professores est confirmado


O processo do concurso ainda est em elaborao. As vagas j foram anunciadas mas o cronograma no est fechado. 5 universidades sero convidadas para executar o processo seletivo. Uma delas ser escolhida e apenas aps esta definio que o cronograma ser formulado. Conforme reivindicao anterior do sindicato, o governo acatou a deciso de retirar a avaliao psicolgica como etapa do concurso pblico. A previso para este ano que haver prova escrita e de ttulos, em seguida, prova didtica de carter obrigatrio. A APP continua discordando de alguns pontos, porm, a o processo est em andamentos e o sindicato acompanha cada questo passo a passo. O governo tambm se comprometeu a abrir novos concursos para funcionrios no prximo ano.

@appsindicato

App Sindicato

APPSINDICATO

You might also like