You are on page 1of 16

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO DEP DEPA COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho / 1889)

CONCURSO DE ADMISSO AO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2009/2010

PROVA DE PORTUGUS
08 DE NOVEMBRO DE 2009 APROVO _____________________ DIRETOR DE ENSINO _______________________________________________________ COMISSO DE ORGANIZAO ________________ PRESIDENTE _______________ MEMBRO _______________ MEMBRO

INSTRUES AOS CANDIDATOS


01. Durao da prova: 02 (duas) horas. 02. O candidato tem 10 (dez) minutos iniciais para tirar dvidas, somente quanto impresso. 03. Esta prova constituda de 01 (um) Caderno de Questes, 01 (um) Caderno de Redao e 01 (um) Carto de Respostas. 04. No Carto de Respostas, CONFIRA seu nome, nmero de inscrio e a srie; em seguida, assine-o. 05. Esta prova contm: a) 20 (vinte) itens, distribudos em 14 (quatorze) folhas, incluindo a capa; b) uma proposta de redao. 06. Faa sua redao no Caderno de Redao. 07. Marque cada resposta com ateno. Para o correto preenchimento do Carto de Respostas, observe o exemplo abaixo. 00. Qual o nome da capital do Brasil? (A) Porto Alegre Como voc sabe, a opo correta D. Marca-se a resposta da seguinte (B) Fortaleza maneira: (C) Cuiab A B C D E (D) Braslia 00 (E) Manaus 08. As marcaes devero ser feitas, obrigatoriamente, com caneta esferogrfica azul ou preta. 09. No sero consideradas marcaes rasuradas. Faa-as como no modelo acima, preenchendo todo o interior do crculo-opo sem ultrapassar os seus limites. 10. O candidato s poder deixar o local de prova aps o decurso de 80 (oitenta) minutos, o que ser avisado pelo Fiscal. 11. Aps o aviso acima e o trmino do preenchimento do Carto de Respostas, retire-se da sala, entregando o Carto de Respostas e o Caderno de Redao, obrigatoriamente com o rascunho, ao Fiscal. 12. O candidato poder levar o Caderno de Questes. 13. Aguarde a ordem para iniciar a prova.

Boa prova!

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Brincando e aprendendo
Hoje em dia, quem brinca com a criana o brinquedo e no o contrrio.
Walter Benjamim

Brincar uma arte que encanta o ser humano desde a Antiguidade. Com brinquedos e brincadeiras, alm de nos divertimos, aprendemos a interagir com o outro e compreendemos melhor as pessoas e o mundo nossa volta. Os textos que seguem mostram a arte de brincar sob diferentes olhares. Aproveite e se divirta!!! Boa prova!

Falando srio... TEXTO I

Artigo 31 da Conveno dos Direitos da Criana da ONU


Toda criana tem direito ao descanso e ao lazer, participao em jogos e atividades recreativas apropriadas a sua idade, e vivncia plena da vida cultural e das artes em condies de igualdade.
(Texto adaptado. Original disponvel em: <http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf>. Acesso em: 24 out. 2009.)

Sobre o texto I, responda questo 1. Questo 1


Pode-se deduzir do Artigo 31 da Conveno dos Direitos da Criana e do Adolescente, estabelecida pela ONU, que: (a) toda criana tem direito liberdade de opinio e expresso. (b) todas as crianas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. (c) a toda criana deve ser permitida a possibilidade de ser criana. (d) toda criana deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e explorao. (e) a toda criana deve ser dado o que lhe devido, de modo que no se torne motivo de tristeza e explorao.

Pg. 2

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO II

Criana feliz, feliz a brincar


Anna Paula Buchalla

10

15

20

As crianas brasileiras no brincam o bastante. Esse o cenrio revelado pela maior e mais minuciosa pesquisa j feita no Brasil sobre o hbito de brincar de meninos e meninas entre 6 e 12 anos. O resultado preocupante porque dedicar pouco tempo aos jogos pode comprometer o desenvolvimento infantil. Brincar uma das quatro medidas usadas para avaliar o bem-estar de uma criana ao lado da qualidade do sono, da alimentao e da higiene. Uma combinao de fatores ajuda a explicar por que as brincadeiras se tornaram menos frequentes na vida das crianas. O primeiro deles que, desde muito cedo, elas se tornam dependentes de televiso, vdeos e computadores. No se trata de condenar esses passatempos. O errado passar muito tempo diante de tais aparelhos. Os meninos e meninas brasileiros so os que mais veem televiso em todo o mundo. Isso lhes consome, em mdia, trs horas e meia por dia. muito tempo. Ver televiso no brincar, disse a VEJA a psicloga Ann Marie, professora de uma Universidade do Canad. Por meio das brincadeiras entre pais e filhos, as crianas assimilam o respeito s regras e a necessidade de se perseguir objetivos. Alm disso, os jogos compartilhados fortalecem as relaes afetivas, que devem ser desenvolvidas desde cedo na criana por meio das brincadeiras com os pais. Afinal, "brincar no uma caracterstica gentica. Brincar uma atividade que se aprende", diz o educador Celso Antunes, autor de mais de quarenta livros sobre educao.
(Texto adaptado. Original disponvel em: < http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml>. Acesso em: 12 out. 2009.)

Sobre o texto II, responda s questes 2 e 3. Questo 2


Em Esse o cenrio revelado pela maior e mais minuciosa pesquisa j feita no Brasil (l. 1 e 2), a palavra destacada apresenta o mesmo sentido de: (a) valiosa. (b) curiosa. (c) detalhada. (d) preocupante. (e) surpreendente.

Pg. 3

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Questo 3
Brincar no uma caracterstica gentica. Brincar uma atividade que se aprende. (l. 20 a 22) A ideia apresentada pelo educador Celso Antunes, nas frases acima, consiste: (a) no prazer que todo pai deve ter ao brincar com seu filho. (b) na capacidade gentica que os filhos tm de aprender a brincar quando estimulados pelos pais. (c) no valor gentico que cada criana possui e que deve ser aproveitado pelos pais mediante brincadeiras. (d) na importncia do papel dos pais no desenvolvimento afetivo de seus filhos por meio tambm de brincadeiras. (e) na necessidade de os pais brincarem no lugar de seus filhos para que estes possam aprender com seus exemplos.

Sobre os textos I e II, responda questo 4. Questo 4


Os textos I e II podem ser aproximados, uma vez que tratam do desenvolvimento infantil. A frase do texto II que refora a ideia central desenvolvida no Artigo 31 : (a) Ver televiso no brincar. (l. 14) (b) Brincar no uma caracterstica gentica. (l. 20 e 21) (c) As crianas brasileiras no brincam o bastante. (l. 1) (d) Os meninos e meninas brasileiros so os que mais veem televiso em todo o mundo. (l. 11 e 12) (e) Brincar uma das quatro medidas usadas para avaliar o bem-estar de uma criana. (l. 4 e 5)

TEXTO III
I N F N C I A

Joguei pio na terra, Fiz piquenique na serra, Quebrei bolinha de gude, Corri o mais que pude, Tirei zero na prova, Menti que tirei dez, Ganhei uma bola nova, Machuquei os dois ps, Assustei um gato, Um cachorro me assustou, Capturei um rato, Minha me no gostou, Colecionei gibi, Disco voador eu no vi,

Troquei figurinha, Comi paoquinha, Me escondi no quintal, Usei chapu de jornal, Tive amigo japons, Amigo pretinho, Amigo alemo, Amigo baixinho, Levei choque de tomada, Fiquei com o nariz entupido, Arranjei uma namorada, Namorei escondido, Assisti filme de terror, No calor, senti frio,

No frio, senti calor, Peguei balo no telhado, Brinquei de caubi, Brinquei de ndio, Brinquei de soldado, Fui um desenho animado.

(Lalau & Laura Beatriz. Girassis e outras poesias. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1995. p. 28-9.)

Pg. 4

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Sobre o texto III, responda s questes de 5 a 7. Questo 5


Se, segundo o texto II (Criana feliz, feliz a brincar), ver televiso no brincar (l. 14), possvel afirmar que o ltimo verso do texto III, Infncia: (a) enfatiza a importncia dos programas televisivos na formao global da criana. (b) se aproxima da viso da psicloga tendo em vista que ressalta a importncia dos desenhos animados. (c) se distancia da opinio da psicloga Ann Marie pelo fato de no se referir ao costume de se ver televiso. (d) se ope opinio da psicloga Ann Marie uma vez que mostra a importncia de se assistir a desenhos animados. (e) refora a opinio da psicloga j que no se refere ao ato de ver televiso, mas ao de brincar usando a imaginao.

Brincando para relaxar...

Questo 6
Voc j deve ter feito palavras-cruzadas, certo?! Preste ateno! muito simples! Basta preencher os quadradinhos com as palavras que respondem corretamente s perguntas abaixo. 1. Em Tirei zero na prova / Menti que tirei dez, os versos expressam que relao? 2. Em Brinquei de caubi / Brinquei de ndio / Brinquei de soldado, que tipo de mundo criado? 3. Em Assustei um gato / Capturei um rato / Peguei balo no telhado, h atividades praticadas por qual tipo de crianas? 4. Em Fiquei com nariz entupido / Namorei escondido, as palavras destacadas combinam o qu?
1

2 3

Agora, escolha a alternativa que apresenta as respostas na ordem correta. a) oposio, fictcio, levadas, sons. b) condio, lendrio, sapecas, sons. c) oposio, fictcio, levadas, tons. d) oposio, lendrio, sapecas, sons. e) condio, lendrio, levadas, tons.

Pg. 5

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Questo 7
E do jogo dos sete erros voc j ouviu falar? A prxima brincadeira semelhante a esse jogo. A regra a seguinte: voc deve observar atentamente as imagens abaixo. Vamos l?!

III IV II

V I

hora de identificar os bales que NO correspondem s lembranas do personagem do poema Infncia. Agora, marque a alternativa correta: (a) I, IV e V. (b) I, III e V. (c) II, IV e V. (d) I, II e III. (e) II, III e IV.

Pg. 6

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Falando srio... TEXTO IV

A bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma nmero 5 oficial de couro. Agora no era mais de couro, era de plstico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!". Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando no gostam do presente ou no querem magoar o velho. Depois comeou a girar a bola, procura de alguma coisa. Como que liga? perguntou. Como, como que liga? No se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho. No tem manual de instruo? O pai comeou a desanimar e a pensar que os tempos so outros. Que os tempos so decididamente outros. No precisa manual de instruo. O que que ela faz? Ela no faz nada. Voc que faz coisas com ela. O qu? Controla, chuta... Ah, ento uma bola. Claro que uma bola. Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Voc pensou que fosse o qu? Nada, no. O garoto agradeceu, disse "Legal" de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tev, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrnico na tela ao mesmo tempo em que tentavam se destruir mutuamente.O garoto era bom no jogo. Tinha coordenao e raciocnio rpido. Estava ganhando da mquina. O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do p, como antigamente, e chamou o garoto. Filho, olha. O garoto disse Legal mas no desviou os olhos da tela.O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada.Talvez um manual de instruo fosse uma boa ideia, pensou. Mas em ingls, para a garotada se interessar.

10

15

20

25

30

(VERISSIMO, Luis Fernando. Comdias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 41 e 42.)

Pg. 7

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Sobre o texto IV, responda s questes de 8 a 12. Questo 8


Na linha 20, o menino reconhece, finalmente, o brinquedo que lhe oferecido: - Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Tanto a repetio da palavra bola quanto o uso do termo mesmo visam: (a) declarar que aquele era o objeto que ele pensava. (b) reforar o desapontamento do menino diante da bola. (c) apontar a alegria do personagem por ter ganhado a bola. (d) indicar a surpresa do menino ao ver o objeto que ganhara. (e) constatar que o objeto era mais interessante do que havia pensado.

Questo 9
O garoto era bom no jogo. Tinha coordenao e raciocnio rpido. (l. 26 e 27) Os termos em destaque indicam que o: (a) pai reconheceu no filho a habilidade e o talento para o futebol. (b) pai achou que o filho no se interessava por nada ligado a futebol. (c) menino destruiu um time de monstrinhos chamado de Monster Ball. (d) menino revelou sua excelente coordenao quando ensaiou algumas embaixadinhas. (e) menino manejava bem os controles do videogame, embora no tenha se interessado pela bola de plstico.

Questo 10
O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. (l. 31 e 32) O ato de cheirar a bola que, segundo ele no cheirava a nada, adquire no contexto um outro sentido, no ligado ao olfato. Na situao em que se encontra, o gesto do pai nos leva a concluir que ele est em busca de algo mais. Ele tenta resgatar: (a) a intimidade com o filho. (b) uma bola nmero 5 oficial. (c) as lembranas da prpria infncia. (d) a importncia de ter uma bola de couro. (e) a beleza de uma bola que agora de plstico.

Questo 11
Assinale a opo em que se percebe claramente um tom de ironia. (a) - No se liga. (l. 8) (b) - Ela no faz nada. (l. 15) (c) - No precisa de manual de instruo. (l. 13) (d) O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse Legal!. (l. 4) (e) Talvez um manual de instruo fosse uma boa ideia, pensou. Mas em ingls... (l. 32 e 33)

Pg. 8

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO V

(SILVRIO, A. Urbano, o aposentado. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 12 out. 2009. Segundo Caderno, p. 09)

Sobre o texto V, responda questo 12. Questo 12


Relacionando os textos IV e V, marque a opo que indica um fato comum entre os dois textos. (a) a preferncia das crianas por brinquedos antigos. (b) a ausncia de comunicao entre adultos e crianas. (c) o descontentamento dos adultos com a escolha das crianas. (d) a falta de disposio dos adultos em interagir com as crianas. (e) a compatibilidade entre adultos e crianas quanto preferncia dos brinquedos.

TEXTO VI Sobre o texto VI, responda questo 13.


Observe a propaganda da empresa Gessy Lever:

Questo 13
A frase do texto de Verissimo que sintetiza a ideia central trabalhada na propaganda ao lado : (a) A bola cheirava a nada. (l. 32) (b) Estava ganhando da mquina. (l. 27) (c) Voc que faz coisas com ela. (l. 15) (d) No tem manual de instruo? (l. 10) (e) Tinha coordenao e raciocnio rpido. (l. 26 e 27)

(Disponvel em: <http://<www.omo.com.br/dia-das-criancas-longe-dastelinhas/?utm_source=msn_homepage&utm_medium=intervencao&utm_campaign=msn_homepage_intervencao_omo_criancas>. Acesso em:24 set. 2009.)

Pg. 9

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

TEXTO VII

(TRIVELA, Eduardo. FIFA SOCCER 10; reiventando a bola. NGamer Brasil. So Paulo: Editora Europa. n. 28, p. ? , out. 2009.)

Sobre o texto VII, responda s questes de 14 e 15.

Questo 14
A propaganda do jogo Fifa Soccer 10, da Nintendo, tem como subttulo Reinventando a bola, que aponta para a ideia central do texto. A alternativa que marca a relao entre subttulo e texto : (a) a paixo pelo futebol deve estar limitada ao mundo virtual. (b) a bola virtual se adapta melhor s necessidades dos jogadores. (c) a Nintendo foi a primeira empresa a inventar um game de futebol. (d) o jogo Fifa Soccer 10 supera os games de futebol que vieram antes dele. (e) o futebol uma paixo nacional que deve ficar restrita aos estdios de futebol.

Pg. 10

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Questo 15
Ento, quando essas duas paixes se encontram, o sentimento quase palpvel. (l. 4 e 5) Levando em considerao as frases que antecedem o trecho transcrito, o termo destacado apresenta o valor semntico de: (a) causa. (b) adio. (c) condio. (d) explicao. (e) concluso.

TEXTO VIII
OBA! FINALMENTE UM ESPAO LIVRE PRA EU BRINCAR!

QUILMETROS E QUILMETROS PRA EU FAZER O QUE QUISER!

TENHO QUE CAPRICHAR!

FAZER UMA MALUQUICE MUITO LOUCA!

ALGO QUE NINGUM NUNCA FEZ!

PARA FICAR NA HISTRIA!

HUM... DEIXA EU VER...

BEM...
...

...

SEI L! DEU BRANCO!

Pg. 11

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Sobre o texto VIII, responda s questes de 16 a 19. Questo 16


O Menino Maluquinho bem conhecido, est sempre fazendo maluquices. Na tirinha anterior, ele est feliz porque tem muito espao para brincar, s que, repentinamente, no se lembra de nada para fazer. Essa falta de ideia do Maluquinho representada mediante dois elementos, um verbal e outro noverbal, que so, respectivamente: (a) o uso de algo e o olhar surpreso do menino no 5 quadrinho. (b) a expresso deu um branco e o espao restrito no 1 quadrinho. (c) o uso das reticncias e o olhar desconfiado do menino no 5 quadrinho. (d) a expresso deu um branco e o espao em branco no ltimo quadrinho. (e) a expresso deu um branco e o espao limitado nos cinco primeiros quadrinhos.

Questo 17
Apesar do espao enorme para brincar, Maluquinho acaba brincando com o videogame. A atitude dele: (a) revela uma maluquice muito louca. (b) demonstra o menino criativo que ele . (c) confirma sua inteno no primeiro quadrinho. (d) contraria a inteno revelada no incio do texto. (e) refora o desejo de caprichar na escolha da brincadeira.

Questo 18
Nossa lngua riqussima e nos oferece vrios elementos para expressar o que sentimos e pensamos. No penltimo quadrinho, o uso frequente das reticncias indica que o Menino Maluquinho: (a) no sabe o que fazer. (b) fica surpreso com sua ideia genial. (c) fica dividido entre brincar e estudar. (d) no se decide diante de tantas opes. (e) interrompe seu raciocnio diante do espao.

Questo 19
No primeiro e ltimo quadrinhos, as expresses faciais do Menino Maluquinho mostram, respectivamente, os sentimentos de: (a) euforia e alvio. (b) alegria e depresso. (c) animao e desprezo. (d) entusiasmo e decepo. (e) excitao e menosprezo.

Pg. 12

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Brincando para relaxar...


Que tal brincar mais um pouquinho antes da redao?!

A ideia brincar com o Menino Maluquinho de videogame. Assim ele no brincar sozinho! Preste ateno no controle que ele lhe emprestou!

Na primeira fase do jogo, voc dever ler o Texto IX.

Texto IX

(GOMES, Guilherme. Quem ainda liga para eles? Jornal O Globo. Rio de Janeiro: 12 out. 2009. Revista Digital, p. ?.)

Pg. 13

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Oba! Voc passou para a segunda fase! Leia o enunciado a seguir para escolher o boto do controle a ser apertado. Preste ateno! O Menino Maluquinho fera em leitura e interpretao! Questo 20 Enunciado: Assim como Ziraldo, criador da tirinha, o autor da reportagem do Globinho, Guilherme Gomes, tambm discute o comportamento das crianas quanto s escolhas feitas no momento de brincar. De acordo com Guilherme, as crianas de hoje tm tendncia a usar como principal atrao os brinquedos eletrnicos:

porque no sabem brincar sozinhas.

por falta de imaginao.

porque os jogos eletrnicos so os nicos brinquedos divertidos.

por no terem muito contato com os brinquedos antigos.

por preferirem brincar com os pais.

Voc passou para a terceira fase! Agora, escolha a alternativa correspondente ao boto do controle selecionado. (a) (b) (c) (d) (e)

Pg. 14

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Proposta de redao
Ao longo desta prova, lemos, brincamos e refletimos sobre a importncia das brincadeiras e sua evoluo ao longo dos tempos. Fomos do pio ao videogame, da bola de couro a sua reinveno e, agora, voc vai falar srio brincando de faz-de-conta... Faa de conta que a empresa Gessy Lever criou um concurso que tem como objetivo promover um de seus produtos, o sabo em p Omo. Na pgina da internet, h duas imagens e um texto:

(Disponvel em: <http://<www.omo.com.br/dia-das-criancas-longe-dastelinhas/?utm_source=msn_homepage&utm_medium=intervencao&utm_campaign=msn_homepage_intervencao_omo_criancas>. Acesso em:24 set. 2009.)

Brincadeiras de criana: donos da rua


(Clarissa Passos Garcia)

Com a lio de casa terminada rapidamente, s restava s crianas tirar o uniforme para no sujar, vestir uma roupa para bater, esperar o coleguinha no porto e correr para o abrao ou melhor, para a rua. Uma vez em liberdade, os objetivos eram to diversos quanto acertar uma latinha, pular sobre desenhos no cho ou se enfiar nos esconderijos mais estranhos possveis. As brincadeiras de rua, passadas de pai para filho, fizeram geraes e geraes descobrir no s como se divertir, mas tambm como conviver.
(Texto disponvel em: <http://super.abril.com.br/cotidiano/brincadeiras-crianca-donos-rua-445578.shtml>. Acesso em: 10 set. 2009.)

Para participar, necessrio escrever um texto de opinio que responda pergunta:

Hoje em dia quem controla a brincadeira o brinquedo ou a criana?

Pg. 15

6 ANO - 2009

COLGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PROVA DE PORTUGUS

Os autores dos cinco melhores textos ganharo como prmio uma semana em uma colnia de frias para brincar sem parar! Suponha que voc resolveu participar desse concurso. Sua primeira atitude ler o regulamento para no ser eliminado.

Regulamento do concurso
Hoje em dia quem controla a brincadeira o brinquedo ou a criana?

Os participantes devero redigir um texto de opinio que: expresse seu ponto de vista sobre a questo; apresente duas ou trs razes que sustentem a sua opinio; seja redigido em linguagem formal; tenha, no mnimo, 15 linhas e, no mximo, 25; apresente ttulo; esteja de acordo com as exigncias do tipo textual (texto de opinio).

IMPORTANTE: O candidato ter sua participao cancelada, caso: se identifique; no respeite o tema; no atenda ao tipo textual.

Pg. 16

You might also like