You are on page 1of 5

1

Roteiro de Estudo: O LUGAR DO SENTIMENTO NA ANLISE DO COMPORTAMENTO 1 B. F. SKINNER

1. Qual a mais comum interpretao sobre o behaviorismo radical citada pelo autor? E o que poderia ser responsvel por isso? 2. Defina o behaviorismo metodolgico. 3. Qual a posio dos behavioristas metodolgicos e positivistas lgicos em relao ao mundo interno e a introspeco. 4. Qual a importncia dada pelo autor em relao ao mundo interno, ou sentimentos e pensamentos? 5. Como o autor relaciona ver e ouvir com sentimento. Explique as justificativas do autor para as diferenas. 6. Das duas definies que William James deu sobre sentimento, qual o autor concorda e qual ele discorda. Justifique ambas as respostas. 7. Quando o autor cita os estudos dos fisilogos, ele diz: No entanto, ns podemos responder diretamente a elas (condies sentidas). Fazemos isso de diferentes maneiras. As condies sentidas mencionadas pelo autor so do modelo pavloviano ou do Skinneriano? Explique. 8. O autor aborda o importante tema de como a comunidade ensina respostas verbais sobre o mundo interno. Qual a dificuldade nesse ensinamento e quais as conseqncias disso? Precisamos da comunidade verbal para aprendermos sobre o mundo interno. Explique. 9. O que Skinner salienta com a frase A genuna privacidade, que recomenda que conheamos especialmente bem nossos corpos, uma severa limitao para os que devem ensinar-nos a conhec-los. 10. Ensinamos nomear estados internos atravs de circunstncias concomitantes pblicas. D dois exemplos diferentes dos apresentados no texto.
Skinner, B. F. (1989) The Place of Feeling in the Analysis of Behavior. in: Skinner, B. F. Recent Issues in the Analysis of Behavior. Merrill Publishing Company, pp.03-11. Roteiro elaborado por Hlio Jos Guilhardi e Patrcia Piazzon Queiroz para uso exclusivo dos grupos de estudo e de superviso do Instituto de Terapia por Contingncias de Reforamento (ITCR)
1

11. Skinner escreve: Podemos (comunidade verbal) responder s pancada ou s ao susto, mas a criana tambm sente um estmulo interno e pode dizer machucou quando ele ocorreu, mesmo sem uma circunstncia concomitante pblica. Qual o princpio comportamental do comportamento da criana? Justifique. 12. Ainda na frase na questo 11. Explique e d um exemplo de: ...mesmo sem uma circunstncia concomitante pblica. 13. Discuta a frase de Skinner: Uma vez que eventos pblicos e privados raras vezes coincidem exatamente, palavras que designam sentimentos no so ensinados com tanto sucesso quanto palavras que designam objetos. 14. Explique a posio do autor a respeito da falta de consenso entre psiclogos e filsofos sobre sentimentos. 15. Qual a posio terica dessa frase ...nos comportamos de uma dada maneira por causa dos nossos sentimentos? 16. Escreva de maneira behaviorista radical as seguintes frases: Comemos porque sentimos fome, ... brigamos por que sentimos raiva, ...em geral agimos de acordo com o que estamos sentindo. 17. Comente: Mas o que sentido no uma causa inicial ou iniciadora. 18. fcil confundir o que sentimos como causa, porque ns o sentimos enquanto estamos nos comportando (ou mesmo antes de nos comportarmos), mas os eventos que so responsveis pelo que fazemos (e portanto pelo que sentimos) permanecem num passado realmente distante. Explique essa frase. 19. Qual a diferena entre Voc me refora e Voc refora meu comportamento? 20. Os amantes que fazem tudo para ficarem juntos o mximo possvel, esto apenas num esquema de reforamento positivo? Explique. 21. Eros uma palavra usada para significar amor sexual. Essa a parte do fazer amor que derivada da seleo natural. Que outra forma de amor tambm derivada da seleo por conseqncias. 22. Para a espcie humana, fazer amor est em que nvel de seleo? Justifique. 23. Em outras espcies, no humanas, os rituais de corte e estilos de cpula variam pouco de indivduo para indivduo e geralmente so relacionados a tempos timos para concepo e as melhores pocas para cuidar do recm-nascido. Que nvel de variao e seleo esse? 24. A palavra para amor philia est relacionada a que nvel de variao e seleo.

25. s vezes difcil distinguir entre eros e philia. Justifique. 26. Para o 3o nvel de variao e seleo Skinner usa a palavra gape. Explique esse nvel. 27. Skinner introduz no 3 nvel o reforamento invertido. Explique como ele atua nos trs nveis de reforamento. 28. As conseqncias do reforamento invertido em gape so naturais ou artificiais? Justifique. 29. Qual dos trs nveis de amor o cliente deve ter bem desenvolvido? 30. Qual o tipo de esquema que Skinner usou no seu experimento de ansiedade? 31. Comente a frase Uma mudana na probabilidade de respostas no propriamente chamada de resposta. Sobretudo se o choque em si mesmo no suprimiu a resposta, no houve substituio de estmulo. A freqncia reduzida, paradoxalmente, parece ser o efeito inato de um estmulo necessariamente condicionado. 32. Qual a histria, passada ou atual, que Skinner est citando na expresso Uma pessoa experimenta ansiedade numa situao de perigo e de desamparo? 33. Um indivduo pode responder a um estado corporal similar ao estado de uma pessoa ansiosa sem ter sido exposto a contingncias verbais? Explique. 34. Explique a frase em termos comportamentais Se a situao ameaa recorrer num momento posterior da vida da pessoa, ela experimenta ansiedade como um sinal de perigo iminente. 35. Qual a funo que a ansiedade passa a ter num segundo episdio aversivo? 36. O animal pra de pressionar a barra, porm ele pode estar em duas contingncias diferentes. Quais contingncias so essas e que sentimentos produzem? 37. Para o autor o que necessrio para fazer uma boa anlise de embarao e outros sentimentos? 38. Qual o problema segundo o autor de se perguntar para uma pessoa sobre seus sentimentos? 39. Qual a metfora da palavra preocupado? 40. Como surgiram as palavras que designam sentimentos? 41. O autor acredita que no precisamos usar os nomes dos sentimentos. Qual sua proposta? Explique.

42. O que so sentimentos para Skinner e como so produzidos? 43. Defina compaixo e empatia segundo Skinner? 44. Como o autor acredita que a empatia e compaixo se desenvolvem? 45. O que imitao? Leia Cincia e Comportamento Humano p. 75 para auxiliar na resposta. 46. Qual a proposta do autor para que compreendamos os sentimentos empatia e compaixo? 47. O autor acredita que o estado psictico produzido por drogas diferente do estado psictico de um doente. Discuta. 48. O que necessrio para sabermos como o outro se sente? 49. Skinner coloca que mais fcil ferirmos peixes, cobras e insetos. Justifique. 50. Quando queremos alterar sentimentos mais importante enfatizar o que sentido do que o sentimento. Explique essa frase. 51. Comente a analise do autor sobre o uso de drogas (aspirina, lcool...)? 52. Os sentimentos so mais facilmente mutveis atravs de alteraes nos ambientes responsveis pelo que sentido. Relacione essa frase com o papel do terapeuta comportamental. 53. Discuta a frase: Quando o ambiente no pode ser mudado, uma nova histria de reforamento pode alterar seu efeito. 54. Explique, teoricamente, o que dessensibilizao? 55. Quais os princpios bsicos envolvidos no processo de conscientizao psicanaltico? Qual a anlise de Skinner do processo de conscientizao da psicanlise? 56. O autor critica os psiclogos cognitivistas. Qual o argumento que ele usa? 57. Qual a deficincia dos comportamentos imitativos e de seguir um conselho? 58. Comente a frase: O conselho pode ser seguido e as conseqncias reforadoras podem acontecer antes que as condies corporais visadas pelo conselho sejam sentidas. 59. O que mantm o comportamento de seguir um conselho? Justifique.

60. A que tipo de reforamento respondemos quando imitamos personagens ou fazemos algo que gostamos? 61. Quais os dois tipos de reforamentos possveis no consumo de drogas? 62. Qual a critica sobre a definio de ver dos filsofos e cognitivistas? 63. O que ver para Skinner? 64. Responda a questo do autor: Restringir a anlise dos sentimentos ao que sentido pode significar negligenciar a questo do que o sentimento em si mesmo? 65. Quais as boas razes para que as pessoas falem sobre seus sentimentos? 66. Para uma anlise comportamental o que mais precisamos saber alm do sentimento? 67. O que ocorre para que filsofos e psiclogos nunca tenham concordado com as causas do comportamento? 68. Qual a relao entre o que os neurologistas e filsofos podero encontrar com o estudo dos etlogos e analistas do comportamento? 69. A introspeco pode ser usada como mtodo de pesquisa?

You might also like