You are on page 1of 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO ESPRITO SANTO

Sumrio da Aula
Transaes Internacionais - Introduo Incoterms
Definio, Utilizao, Origem

Transaes Internacionais - Introduo


A primeira fase numa compra, exportao ou importao, o contato entre as partes interessadas no negcio. Nesta fase troca-se informaes sobre os produtos objetos da transao e so discutidos os seguintes itens:

2

INCOTERMS

Grupos de Incoterms Tipos de Incoterms


Aspectos principais Quadro resumo de diferenas

Prof.: Leonardo Ribeiro

Como decidir entre os Incoterms? Concluses


1

qualidade; quantidade; preos; prazos de pagamento e entrega; reposio de peas e servios ps-venda.
3

Transaes Internacionais - Introduo


Concluda essa fase, o que ficou acordado normalmente formalizado por meio de carta comercial ou um contrato de compra e venda. As condies de distncia a ser percorrida, armazenamento, manuseio da carga, riscos de avarias, implicam em custos adicionais ao preo do produto no seu transporte do vendedor para o comprador.

Transaes Internacionais - Introduo


Quais so os custos numa transao Internacional:
licenas de importao e exportao; impostos e despesas aduaneiras; frete; seguro; despesas de carregamento e descarregamento e correlatas; despesas ligadas ao trnsito de mercadorias; custos de conferncia, pesagem, contagem, embalagem; custos relativos a danos causados mercadoria

Transaes Internacionais - Introduo


Surge sempre as dvidas:
Quem vai pagar estes custos? o importador, o exportador ou ambos?

O problema central separar qual deve ser a parte de responsabilidade do vendedor (exportador) e qual a do comprador (importador).

Transaes Internacionais - Introduo


Dificuldades encontradas no relacionamento entre as partes:
Incerteza sobre se as leis de seu prprio pas so aplicveis aos seus contratos; Dvidas ocasionadas por informaes imprecisas; Obstculos provocados pela diversidade de interpretao;

Definio de Incoterms
Os INCOTERMS so regras de mbito internacional e de carter facultativo, que definem responsabilidades (comprador e vendedor) quanto ao pagamento de frete, seguro e despesas porturias, etc. Incoterms = International Commercial Terms = Termos Internacionais de Comrcio

Utilizao dos Incoterms


Servem para: definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigaes do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto-padro de definies e determinando regras e prticas neutras, como por exemplo:
onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem o responsvel pela contratao do seguro.

Ento, surge a necessidade de termos (regras) comuns para as transaes internacionais


7 8

Utilizao dos Incoterms


Como so regras internacionais, imparciais, de carter uniformizador, que constituem toda a base dos negcios internacionais, elas objetivam promover a harmonia em um contrato de compra e venda internacional; Na realidade, no impem e sim propem o entendimento entre vendedor e comprador. Aps agregados aos contratos de compra e venda, os Incoterms passam a ter fora legal, com seu significado jurdico preciso e efetivamente determinado.
10

Utilizao dos Incoterms


Os incoterms se ocupam somente da relao entre vendedores e compradores em um contrato de compra e venda, e mais ainda, somente de aspectos bem determinados. No se aplicam a contratos de transporte, seguros e financiamento, e sim, a contratos de compra e venda.

Origem dos Incoterms


Os Incoterms surgiram em 1936 quando a Cmara de Comrcio Internacional (CCI), interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comrcio internacional. O constante aperfeioamento dos processos negocial fez com que os Incoterms passassem por diversas modificaes ao longo dos anos, culminando com um novo conjunto de regras, conhecido atualmente como Incoterms 2000.
11 12

Grupos de Incoterms
GRUPO INCOTERMS DESCRIO

Pontos Crticos nos Incoterms


Um dos aspectos que temos que definir o lugar onde sero entregues as mercadorias. Este lugar, pactuado previamente entre o exportador e o importador, tem que estar definido no contrato de compra e venda internacional. PONTO CRTICO: o ponto fsico onde se d a transferncia de responsabilidade do vendedor para o comprador. Basicamente, so dois os pontos crticos:
De Custo (C) e De Riscos (R).
13 14

Pontos Crticos nos Incoterms


Vendedor (origem) Alfandega (do vendedor) Terminal de carga Comprador (Destino) Navio

E de Ex (PARTIDA Mnima obrigao para o exportador)

EXW

Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor. Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.

F de Free FCA, FAS, (TRANSPORTE FOB PRINCIPAL NO PAGO PELO EXPORTADOR) C de Cost ou Carriage (TRANSPORTE PRINCIPAL PAGO PELO EXPORTADOR) CFR, CIF, CPT, CIP

O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos s mercadorias ou custos decorrentes de eventos ocorridos aps o embarque e despacho. O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

D de Delivery (CHEGADA - Mxima obrigao para o exportador)

DAF, DES, DEQ, DDU, DDP

15

1)

2 )

3 )

Neste caso, toda a responsabilidade da carga do importador. O exportador tem a obrigao apenas de disponibilizar o produto e a fatura em seu estabelecimento. A partir da, despesas ou prejuzos com danos ficam a carga de quem est comprando. Por causa disso, a modalidade pouco utilizada, apesar de ser possvel para qualquer meio de transporte. 16

O importador indica o local onde o exportador entregar a mercadoria, onde cessam suas responsabilidades sobre a carga, que fica sob custdia do transportador. Pode ser utilizada por qualquer meio de transporte, inclusive multimodal
17

A mercadoria deve ser entregue pelo exportador junto ao costado do navio, j desembaraada para o embarque. As despesas de carregamento e todas as demais da por diante seguem por conta do importador. Esse Incoterm usado para transporte martimo ou hidrovirio
18

4 )

5 )

6 )

a modalidade mais usada. O exportador entrega a carga j desembaraada a bordo do navio em porto de embarque indicado pelo importador. Dessa forma, todas as despesas no pas de origem ficam a cargo do exportador. Os demais gastos, como frete e seguro, alm da movimentao da carga no destino, correm por conta do importador. A modalidade tambm restrita aos transportes martimo e hidrovirio. 19

Sob esse termo, o exportador entrega a carga no porto de destino, custeando os gastos com frete martimo. Os riscos, no entanto, cesso a partir do momento em que a mercadoria cruza a amurada do navio, o que faz com que o seguro seja pago pelo importador, assim como o desembarao no destino. Tambm est restrito aos modais martimo hidrovirio.. 20

Essa modalidade semelhante ao CFR, mas o exportador responsvel tambm pelo valor do seguro. Portanto, ele tem que entregar a carga a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos. A modalidade tambm restrita aos modais martimo e hidrovirio.
21

7 )

8 )

9 )

O termo rene as mesmas obrigaes do CFR, ou seja, o exportador dever pagar as despesas de embarque da mercadoria e seu frete internacional at o local de destino designado. A diferena que pode ser utilizado com relao a qualquer meio de transporte..
22

A modalidade tem as mesmas caractersticas do CIF, onde o exportador arca com as despesas de embarque, do frete at o local de destino e do seguro da mercadoria at o local de destino indicado. A diferena que pode ser utilizado para todos os meios de transporte, inclusive o multimodal..
23

A carga empregue pelo exportador no limite de fronteira com o pas importador. Este termo utilizado principalmente nos casos de transporte rodovirio ou ferrovirio.
24

10 )

11 )

12 )

O exportador coloca a carga a disposio do importador no local de destino, a bordo do navio, arcando com todas as despesas de frete e seguro, ficando isento apenas dos custos de desembarao. Utilizado exclusivamente para transporte martimo ou hidrovirio.
25

A mercadoria disponibilizada ao importador no porto de destino designado, cabendo ao exportador, alm de custos de frete e seguro, bancar os gastos com desembarque. O importador responsvel apenas pelos gastos com desembarao.
26

Essa modalidade possibilita o chamado esquema porta-a-porta, uma vez que fica a cargo do exportador entregar a mercadoria no local designado pelo importador, com todas as despesas pagos, exceo apenas para os pagamentos de direitos aduaneiros, impostos e demais encargos da importao. Pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte.. 27

13 )

Comparao entre os Incoterms

Como decidir entre os Incoterms?


Para se definir o Incoterm a ser utilizado no h regra. uma escolha feita em comum acordo entre o comprador e o vendedor, variando de acordo com o poder barganha dos envolvidos na transao comercial. Basicamente a deciso acarretar em especificar o ponto de responsabilidades das partes. Ento, de qual lado voc esta? Exportador ou importador?

- Esse sistema exatamente o oposto do EXW, pois toda a responsabilidade da carga do exportador. Ele tem o compromisso de entregar a mercadoria no local determinado pelo importador, pagando inclusive os impostos e outros encargos de importao. Ele apenas no arcara com o desembarao da mercadoria. Pode ser utilizado com qualquer modalidade de transporte.. 28 29

30

Exemplo de Escolha do Incoterm

Como decidir entre os Incoterms?


Exportador
O ideal que o exportador possa realizar negcios cuja a entrega se processe no pas do comprador. Pois dessa forma, ele est ampliando seu poder de barganha. Em outras palavras, o exportador, ao assumir responsabilidades na negociao, est possibilitando o crescimento de sua margem de lucro. Ele possui estrutura administrativa para resolver todas as liberaes dos produtos?

Exemplo de Escolha do Incoterm


Considerem que: Estamos do lado do Importador; O importador uma empresa que no tem estrutura adequada para realizar os tramites no exterior Portanto, o importador no quer (pode) se responsabilizar com custos e riscos antes da mercadoria estar no mnimo no cais do destino. Queremos importar 10000 itens de uma mercadoria.

Os Incoterms que atendem restrio imposta pelo importador so:

Importador
Depende da estrutura (Transportes, Administrativa...) Fazer a anlise entre as diferenas de preos nas modalidades e os seus custos logsticos.
31

32

33

Exemplo de Escolha do Incoterm


O Exportador forneceu os seguintes preos por unidade de acordo com os termos:
Se DEQ Se DDU Se DDP $ 32,5/un $ 41,0/un $ 56,0/un

Exemplo de Escolha do Incoterm


Custos dos servios complementares ao contrato: (taxas + seguros + transportes)
Se DEQ Se DDU Se DDP $ 27,1/un $ 11,0/un $ 0,0/un

Concluses
Os Incoterms so regras padronizadas internacionalmente para estabelecer as responsabilidades em um negociao de comercio exterior, com o intuito de trazer uniformidade e harmonia aos contratos de compra e venda; Existem 13 termos possveis no Incoterms 2000 O Conhecimento dos Incoterms pode gerar melhoria logstica para a empresa. Sendo assim, traz ganhos importantes, pois permitem tomadas de deciso acertadas nos contratos internacionais. A empresas que tomam melhor suas decises sempre mais competitiva!

Os valores finais (contratos + servios complementares): Os valores dos contratos ficariam:


Se DEQ = ? Se DDU = ? Se DDP = ? Se DEQ = ? Se DDU = ? Se DDP = ?
Qual a Melhor Escolha ????

34

35

36

You might also like