You are on page 1of 7

Trabalho dos Escravos

No Brasil a escravido teve inicio da metade do sculo XVI com produo de acar para a mo-de-obra escrava nos engenhos de acar do Nordeste nas lavoura de canas ou nas fazendas de acar . Os escravos eram tratados da pior forma possvel, trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentao de pssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas.

As mulheres escravas trabalhavam porem algumas tinham sorte de trabalhar em servios domsticos. As crianas a partir dos Oito anos j trabalhavam

A partir da metade do sculo XVIII com a descoberta de ouro os escravos tambm trabalhavam nas minas,ali j era um servio mais pecado pois carregavam pedras ,quebravam pedras carregavam os cascalho e procuravam as pepitas de ouro nos rios .O trabalho no Brasil escravo no foi fcil ,o trabalho era duro e injusto,os alimentos de baixa qualidade roupas rasgadas,por isso muitos morriam ou fugiam.

Abolio

O Abolicismo foi um produto da dcada de 1880, At ento o que ouve havia eram tentativas emancipacionistas que queriam a extino do trabalho escravo,enquanto os abolicionistas desejavam a abolio total e imediata o primeiro golpe na escravatura foi a abolio do trafico negreiro ,ocorrido depois de 40 anos de presses britnicas ,atravs da lei Eusbio de Queiros ,de 1850 depois comentaremos.Gente de varias classes social faziam parte da abolio inclusive da elite polticas,como Nabuco, o Teatrlogo Artur Rebouas, Jornalista Jos do Patrocnio O prprio Exercito ou o engenheiro Andr Rebouas a casse meidia tambm fazia parte que comeavam a ter significado na sociedade brasileira.

Lei do Ventre livre

Alei do Ventre livre tambm conhecida como Lei Rio Branco, foi uma lei abolicionista,promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada para Princesa Isabel).Esta lei considerava o livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir da data da lei.Com tudo seus pais continuavam escravos at 1880 com a lei da urea . ALGUMAS LEIS DO VENTRE LIVRE LEI N 2040 de 28.09.1871 - LEI DO VENTRE LIVRE A Princesa Imperial Regente, em nome de S. M. o Imperador e Sr. D. Pedro II, faz saber a todos os cidados do Imprio que a Assemblia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte: Art. 1. - Os filhos de mulher escrava que nascerem no Imprio desde a data desta lei sero considerados de condio livre. 1. - Os ditos filhos menores ficaro em poder o sob a autoridade dos senhores de suas mes, os quais tero a obrigao de cri-los e tratlos at a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da me ter opo, ou de receber do Estado a indenizao de 600$000, ou de utilizar-se dos servios do menor at a idade de 21 anos completos. No primeiro caso, o Govrno receber o menor e lhe dar destino,em conformidade da presente lei. 6. - Cessa a prestao dos servios dos filhos das escravas antes do prazo marcado no 1. se por sentena do juzo criminal reconhecer-se que os senhores das mes os maltratam, infligindo-lhes castigos excessivos. Art. 2. - O govrno poder entregar a associaes, por le autorizadas, os filhos das escravas, nascidos desde a data desta lei, que sejam cedidos ou abandonados pelos senhores delas, ou tirados do poder dstes em virtude do Art. 1.- 6.

Lei dos
Sexagenrios

You might also like