You are on page 1of 2

QUIMICA ANALITICA EXPERIMENTAL PREPARAO 11 VOLUMETRIA DE COMPLEXAO PRATICA 11: TITULOMETRIA DE COMPLEXAO ENGENHARIA QUIMICA EQU11.

.2 01- Que ons so os principais causadores da dureza total de uma gua? Ca+2 e Mg+2 - que classe pertence o indicador Negro de Eriocromo usado em titulaes com EDTA- Na2? O Negro de Eriocromo um indicador tpico de ons metlicos que utilizado na titulao de diversos ctions comuns. - Defina indicador metalocrmico. So agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. - Defina complexo. Como podem ser os complexos? O complexo toda substancia capaz de ceder uma ou mais partes, so estveis e solveis. Podem ser convencionais ou quelatos. - O que um complexo do tipo quelato e como pode ser quanto aos ligantes? O quelato um complexo formado por ligantes polidentados, resultante da reao entre on metlico e um ligante que contem dois ou mais grupos doadores na sua estrutura molecular. No quelato o tomo do metal o centro de um anel heterociclico de coordenao. 02- Diga o que voc entende por soluo tampo. So solues que tendem a resistir a variaes no pH como resultado da diluio ou da adio de pequenas quantidades de cidos ou bases. - De que formada uma soluo tampo de pH cido e pH bsico? uma soluo tampo de pH cido formada por um acido fraco e um sal formado pela reao desse cido com uma base forte, e uma soluo tampo de pH bsico formada por uma base fraca e um sal formado pela reao dessa base com um cido forte.

03- O que dureza do tipo temporria e dureza do tipo permanente?

A dureza temporria devida aos ons de clcio e magnsio que sobre aquecimento se combinam com ons carbonatos e bicarbonatos. A dureza permanente devida aos ons de clcio e magnsio que se combinam com sulfatos, cloretos, nitratos e outros, dando origem a compostos solveis. - Como eliminada a dureza do tipo permanente e do tipo temporria? A dureza temporria pode ser eliminada por fervura. A dureza permanente os compostos no podem ser retirados por fervura. - Como expresso o resultado de dureza? expresso em mg/L de CaCO3. 04- O que entende por dureza total e dureza parcial? A dureza total expressa as equivalncias em mg/L de CaCO3 de sais de Ca e de Mg. A dureza parcial expressa a equivalncia em mg/L de CaCO3 de Ca ou de Mg. Qual a concentrao de ppm de CaCO3 relativo a dureza total que a gua potvel deve conter? 500ppm ou 500mgCaCO3/L. 05- O que amostragem? E como pode ser? Conjunto de tcnicas usadas para tirar do universo de estudo uma quantidade representativa desse universo. Ela pode ser sistemtica (segue todo um procedimento) e aleatria (de qualquer forma). - O que amostra? Como so classificadas? Quantidade representativa do universo em estudo. So classificadas em amostra bruta, amostra laboratrio e amostra para anlise.

You might also like