You are on page 1of 3

A dvida pblica e o gato de Schrdinger

Alceu A. Sperana

H coisas que s o povo deve decidir. Outras que os cientistas precisam resolver, como por que a noite escura Paradoxo de Olbers. Ainda muitas que podem ser resolvidas das mais diversas maneiras. Mas a pior de todas as formas de tomar decises ser sempre a imposio autoritria, autocrtica e, por tudo isso, antidemocrtica, por mais que o formalismo pseudolegal permita a brecha e o jeitinho. A Islndia deslumbrou o mundo com suas decises populares. Na mais recente consulta ao eleitorado, em lugar de nomes foram votadas escolhas: os recursos naturais pertencem ao Pas, sem gatunagem estrangeira, e a religio seguir nica e oficial, sem os suspeitos cultos caa-nqueis que lesam a economia popular. Os islandeses reagiram crise derrubando o governo pacificamente, numa revoluo em que o anseio por democracia verdadeira falou mais alto. Com uma democradura que mal consegue se disfarar no formalismo de uma Constituio menosprezada, como estamos longe da Islndia! L, como se viu, no existe a mera participao eleitoral. O eleitor no obrigado a simplesmente fingir que troca os fracassos de ontem pelos fracassos de amanh, todos indicados pelos partidos em convenes que o eleitor no tem a menor ideia de como funcionam.

Os islandeses votam menos em pessoas e mais em ideias, tomando decises pontuais e efetivas, mediante um processo de deciso que se poderia qualificar de poder popular ou democracia direta.

Isso est previsto em nossa Constituio, mas os atuais detentores do poder no Pas, nos estados e nos municpios no movem um dedo nesse sentido, nem mesmo como teste para ver como funciona. Em 2014, por exemplo, alm de votar em chapas cheias de fulanos candidatos, poderiam ser respondidas questes como esta: Quase metade do oramento vai para pagar o servio de uma dvida no auditada. Escolha: a) manter esse pagamento, sem auditar a dvida; b) suspender o pagamento at a realizao de uma auditoria. A questo nem precisa ser to explicativa: as firulas podem ficar para a campanha eleitoral. Assim, seria s indagar: Auditoria para a dvida pblica: sim ou no? Enquanto isso no acontecer, o Brasil continuar submetido ditadura dos banqueiros, que no proclamada nem oficial, mas se revela pela obsesso governamental de priorizar o pagamento de uma dvida suspeita da cabea aos ps. Alis, ditaduras disfaradas no faltam, pelo Pas afora, porque a populao nada decide por democracia direta. Assim, alm dos bancos, as transnacionais, os ruralistas, as empreiteiras e demais empresas que prestam servios aos governos ficam com a exclusividade do poder de participar e decidir. Como participam e podem tanto? Via financiamento de campanha da imensa maioria dos eleitos para todos os cargos eletivos existentes. Para estes, sim, h uma democracia til e funcional. Mas para a populao em geral, especialmente os mais pobres, a democracia brasileira uma espcie de gato de Schrdinger. No se sabe se est viva ou morta.

Segundo o fsico austraco Erwin Schrdinger, um gato guardado dentro de um caixa, com um frasco de veneno cuja abertura determinada pelo comportamento da partcula quntica, estar vivo e morto ao mesmo tempo, porque a condio da partcula s ser definida quando ela for medida, isto , quando a caixa for aberta. Quando a caixa-preta da dvida pblica for aberta veremos at que ponto o gato-democracia est vivo ou sucumbiu ao veneno das manobras, jeitinhos e demais trucagens do poder.

You might also like