You are on page 1of 39

COMANDO DA MARINHA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS EDITAL DE 01 DE NOVEMBRO DE 2012

PROCESSO SELETIVO CATEGORIA DE PRATICANTE DE PRTICO/2012 A Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de Representante da Autoridade Martima para a Segurana do Trfego Aquavirio, torna pblico que, no perodo de 07 a 26 de novembro de 2012, estaro abertas as inscries para o Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico de 2012, doravante denominado Processo Seletivo. O Processo Seletivo ser regido por este Edital que detalha o contido nas Normas da Autoridade Martima para o Servio de Praticagem - NORMAM-12/DPC (1a REVISO), disponveis na pgina da DPC na Internet, no endereo www.dpc.mar.mil.br. As datas relativas s diversas etapas, fases e eventos do Processo Seletivo encontram-se disponveis no Calendrio de Eventos constante do Anexo I. NDICE PARTE 1 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 1 - Dos aspectos do Servio de Praticagem 2 - Dos requisitos para participar do Processo Seletivo 3 - Das vagas 4 - Da escolha das Zonas de Praticagem 5 - Das inscries 6 - Da identificao do candidato 7 - Das etapas do Processo Seletivo 8 - Da prova escrita - 1 etapa 9 - Dos recursos prova escrita 10 - Da apresentao de documentos, seleo psicofsica e teste de suficincia fsica - 2 etapa 11 - Da apresentao de documentos 12 - Da apresentao dos dados cveis e criminais 13 - Da apresentao dos documentos comprobatrios de atendimento aos requisitos para a participao no Processo Seletivo 14 - Da apresentao de ttulos 15 - Da seleo psicofsica 16 - Do teste de suficincia fsica 17 - Da prova de ttulos - 3 etapa 18 - Dos recursos prova de ttulos 19 - Da prova prtico-oral - 4 etapa 20 - Da classificao final 21 - Da distribuio dos candidatos classificados pelas Zonas de Praticagem 22 - Da seleo 23 - Da homologao do resultado final do Processo Seletivo 24 - Da validade do Processo Seletivo 25 - Da convocao 26 - Da certificao e qualificao do Praticante de Prtico e da habilitao como Prtico 27 - Das disposies complementares

-1-

PARTE 2 - ANEXOS ANEXO I ANEXO II ANEXO III ANEXO IV Calendrio de Eventos. Quadro de Vagas de Praticante de Prtico. Contedo Programtico e Bibliografia Sugerida. Normas para a Prova Prtico-Oral

PARTE 1 - NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 1 - DOS ASPECTOS DO SERVIO DE PRATICAGEM 1.1 - O Praticante de Prtico um aquavirio do grupo de Prticos, conforme estabelecido no Regulamento da Lei de Segurana do Trfego Aquavirio em guas sob Jurisdio Nacional, aprovado pelo Decreto n 2596, de 18 de maio de 1998 RLESTA. O acesso categoria de Praticante de Prtico possvel exclusivamente por meio de Processo Seletivo. 1.2 - O Praticante de Prtico somente habilita-se como Prtico se concluir, com avaliao satisfatria, um programa de treinamento denominado Programa de Qualificao do Praticante de Prtico, com durao mnima de 12 e mxima de 15 meses, e se for aprovado no Exame de Habilitao para Prtico. 1.3 - O Praticante de Prtico e o Prtico no so militares ou servidores/empregados pblicos, assim como no exercem funo pblica. O Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico, portanto, no se destina ao provimento de cargo ou emprego pblico, no sendo o concurso pblico de que trata o Art. 37, II, da Constituio Federal. Ademais, um Processo Seletivo reservado ao preenchimento, to somente, do nmero de vagas previsto no seu Edital, o qual poder incluir as eventuais vagas mencionadas no subitem 3.2. 1.4 - Os demais aspectos do Servio de Praticagem no Pas esto contidos na NORMAM12/DPC (1a REVISO).

2-

DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO a) Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade mnima de 18 anos completados at 03 de outubro de 2013; b) Possuir curso de graduao (nvel superior: bacharelado, tecnologia ou licenciatura) oficialmente reconhecido e concludo at 28 de agosto de 2013; c) Ser aquavirio da seo de convs ou de mquinas e de nvel igual ou superior a quatro (4), Prtico ou Praticante de Prtico at 28 de agosto de 2013; ou pertencer ao grupo de amadores, no mnimo na categoria de Mestre-Amador, at a data de encerramento das inscries (26 de novembro de 2012), inclusive conforme a correspondncia com as categorias profissionais estabelecida nas Normas da Autoridade Martima para Amadores, Embarcaes de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Nuticas (NORMAM-03/DPC); d) No ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por invalidez; e) Estar em dia com as obrigaes militares, para candidatos do sexo masculino (Art. 2 da Lei n4375/64 - Lei do Servio Militar);

-2-

f) Estar quite com as obrigaes eleitorais (Art. 14, 1, inciso I e II da Constituio Federal); g) Possuir registro no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); h) Possuir documento oficial de identificao vlido e com fotografia; i) Efetuar o pagamento da taxa de inscrio; e j) Cumprir as normas e instrues estabelecidas para o Processo Seletivo.

3 - DAS VAGAS 3.1 - O presente Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 206 (duzentas e seis) vagas categoria de Praticante de Prtico, conforme a distribuio por Zonas de Praticagem (ZP) constante do quadro do Anexo II. 3.2 - Ser ainda oferecida vaga adicional decorrente da seleo, para uma nova ZP, de candidato que j seja habilitado como Prtico ou Praticante de Prtico. Tal vaga ser oferecida na ZP de origem do Prtico ou Praticante de Prtico selecionado. 3.3 - Por ocasio da distribuio dos candidatos pelas ZP, conforme estabelecido no item 21, as vagas adicionais sero somadas s estabelecidas no subitem 3.1, mas somente se os candidatos que forem Prticos ou Praticantes de Prtico vierem a ser efetivamente selecionados. 3.4 - A ocupao de vaga adicional independe do candidato Prtico ou Praticante de Prtico selecionado no Processo Seletivo para nova ZP vir ou no a habilitar-se futuramente como Prtico dessa ZP.

4 - DA ESCOLHA DAS ZONAS DE PRATICAGEM 4.1 - Por ocasio da pr-inscrio, o candidato dever, obrigatoriamente, optar, em ordem de sua preferncia, pelas ZP relacionadas no Anexo II deste Edital, no mais podendo alterar essa escolha at o final do Processo Seletivo. 4.2 - O candidato poder optar por, no mnimo, uma ZP e, no mximo, por todas as ZP relacionadas no Anexo II. 4.3 - A ZP preferida pelo candidato dever ser indicada com a ordem de 1 opo na Ficha de Pr-Inscrio. A seguinte, com a ordem de 2 opo, e assim sucessivamente. 4.4 - Aps o encerramento das inscries, a DPC publicar, na sua pgina na Internet, no link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012, as opes de todos os candidatos, por nmero de inscrio.

5 - DAS INSCRIES 5.1 - A inscrio obrigatria para todos os candidatos e dever ser feita somente via Internet, pelo prprio candidato. 5.2 - O valor da taxa de inscrio de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e no ser restitudo ao candidato em nenhuma circunstncia.
-3-

5.3 - Os documentos comprobatrios de atendimento aos requisitos constantes do item 2 sero exigidos dos candidatos por ocasio da 2 etapa do Processo Seletivo. 5.4 - A inscrio no Processo Seletivo implicar ao candidato na aceitao irrestrita das normas estabelecidas neste Edital, das quais no poder ser alegado desconhecimento, no lhe cabendo o direito de recurso para obter qualquer compensao por sua eliminao, pela anulao da sua inscrio ou pelo seu no aproveitamento por falta de vagas para as ZP para as quais optou, ou por sobra de vagas para aquelas que no optou. 5.5 - Correro por conta do candidato todas as despesas inerentes participao no Processo Seletivo, apresentao na ZP para onde vier a ser selecionado e sua manuteno at a habilitao como Prtico. 5.6 - As inscries podero ser realizadas somente entre s 12:00 horas do dia 07 de novembro de 2012 e s 16:00 horas do dia 26 de novembro de 2012, hora oficial de Braslia/DF. 5.7 - As inscries sero realizadas, exclusivamente, na pgina da DPC na Internet, no endereo www.dpc.mar.mil.br, no link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012. 5.8 - Acessado o supramencionado link, o candidato dever escolher a opo Inscries On Line; em seguida, a opo Pr-Inscrio, digitando e confirmando os seus dados no Formulrio de Pr-Inscrio; e, aps, imprimindo o boleto bancrio para pagamento da taxa de inscrio. 5.9 - Concluda a pr-inscrio, o candidato no mais poder alterar seus dados cadastrais por meio do procedimento previsto no subitem anterior. 5.10 - Caso o candidato necessite promover alterao/atualizao dos dados cadastrais a qualquer tempo, exceto CPF e/ou opes pelas ZP, poder faz-lo por meio do envio de email para o endereo eletrnico processoprp@dpc.mar.mil.br. 5.11 - O boleto bancrio para pagamento da taxa de inscrio poder ser impresso a qualquer momento, bastando o candidato pr-inscrito cumprir o mesmo procedimento descrito nos subitens 5.7 e 5.8, escolhendo a opo Boleto Bancrio. 5.12 - O pagamento poder ser efetuado: a) Por dbito em conta corrente; ou b) Pela apresentao do boleto bancrio impresso em qualquer agncia bancria. 5.13 - O pagamento da taxa de inscrio ser aceito at o dia 27 de novembro de 2012 inclusive, respeitado o horrio local do expediente bancrio, no caso de pagamento em banco. 5.14 - No ser efetivada a inscrio cujo pagamento da taxa de inscrio seja feito aps a data de 27 de novembro de 2012, inclusive no caso da no ocorrncia de compensao bancria de pagamento agendado. 5.15 - Aceita a pr-inscrio e comprovado o pagamento da taxa de inscrio pela DPC, o candidato ser includo no cadastro de inscritos.

-4-

5.16 - O candidato dever verificar a confirmao de sua inscrio acessando, de acordo com o procedimento descrito nos subitens 5.7 e 5.8, a opo Comprovante da Inscrio a partir do quinto dia til subsequente ao do pagamento da taxa de inscrio. Nessa ocasio, o candidato dever imprimir o Comprovante de Inscrio, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obteno desse documento, o qual ser exigido por ocasio da participao nas diversas etapas, fases e eventos do Processo Seletivo. 5.17 - Caso necessrio, o candidato poder obter nova via do Comprovante de Inscrio a qualquer tempo, bastando cumprir o procedimento previsto no subitem anterior. 5.18 - Em caso de erro ou omisso de dados no preenchimento do Formulrio de Pr-Inscrio, de no comprovao do pagamento da taxa de inscrio ou de pagamento da taxa de inscrio fora do prazo estipulado, a inscrio do candidato no ser efetivada, impossibilitando sua participao no Processo Seletivo. 5.19 - A DPC no se responsabiliza por pr-inscrio e/ou confirmao do pagamento da taxa de inscrio no recebidas por motivos de ordem tcnica dos computadores, de falhas ou congestionamento das linhas de comunicao, bem como por outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato assegurar-se de que, aps concluir a pr-inscrio, esta foi confirmada por meio de informao apresentada pelo sistema (Confirmao de Pr-Inscrio). 5.20 - Se, cumpridos todos os procedimentos descritos para a inscrio, o candidato no conseguir obter o Comprovante de Inscrio, dever estabelecer contato com a DPC, pelo endereo eletrnico processoprp@dpc.mar.mil.br.

6 - DA IDENTIFICAO DO CANDIDATO 6.1 - O candidato dever apresentar, por ocasio da participao em todas as etapas, fases e eventos do Processo Seletivo, o Comprovante de Inscrio e um documento oficial de identificao original, vlido e com fotografia, doravante denominado documento de identificao, sob pena de eliminao do Processo Seletivo. 6.2 - Sero aceitos os documentos de identificao emitidos por qualquer rgo oficial de identificao do territrio nacional, dentro do prazo de validade, tais como: carteiras/cartes de identidade expedidos pela Marinha, Exrcito e Aeronutica; pelas Secretarias de Segurana Pblica, Institutos de Identificao, Polcias e Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministrio Pblico; carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valham como identidade; e carteira nacional de habilitao com foto. 6.3 - No sero aceitos como documento de identificao: cpia de documento de identificao, ainda que autenticada, protocolos, certido de nascimento, CPF, ttulo de eleitor, carteira de habilitao sem foto, carteira de trabalho, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem documentos ilegveis, no identificveis e/ou danificados. 6.4 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realizao de qualquer etapa, fase ou evento do Processo Seletivo, em especial na data de realizao da prova escrita, documento de identificao, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo, 30 (trinta dias), ocasio em que ser submetido identificao especial, compreen-5-

dendo coleta de assinaturas, impresses digitais, filmagem e/ou fotografia. Essa identificao especial ter validade apenas para efeitos do Processo Seletivo. 6.5 - Identificao especial ser exigida tambm do candidato cujo documento de identificao suscite dvidas relativas a sua fisionomia ou a sua assinatura. 6.6 - O candidato que for submetido identificao especial ter que apresentar, no perodo mximo de 30 dias corridos aps, um documento oficial de identificao original, com fotografia e dentro da validade na Diretoria de Portos e Costas, situada Rua Tefilo Otoni, n 4, Centro, CEP: 20090-070, Rio de Janeiro RJ. A no apresentao do documento importar na sua eliminao do Processo Seletivo.

7 - DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 7.1 - O Processo Seletivo constitudo das seguintes etapas: 1 Etapa - Prova escrita; 2 Etapa - Apresentao de documentos, seleo psicofsica e teste de suficincia fsica; 3 Etapa - Prova de ttulos; e 4 Etapa - Prova prtico-oral. 7.2 - da inteira responsabilidade do candidato inteirar-se das datas, horrios e locais de realizao das etapas, fases e eventos do Processo Seletivo, devendo, para tanto, consultar a pgina da DPC na Internet, tendo como base o contido no presente Edital, em especial no Calendrio de Eventos do Anexo I. 7.3 - O candidato deve comparecer a todas as etapas, fases e eventos do Processo Seletivo com a antecedncia necessria, observando os horrios estabelecidos, sempre portando o Comprovante de Inscrio e documento de identificao. 7.4 - Ser eliminado do Processo Seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer das etapas, fases e eventos programados ou descumprir as normas deste Edital.

8 - DA PROVA ESCRITA - 1 ETAPA 8.1 - A prova escrita ter carter eliminatrio e classificatrio. 8.2 - A prova ser objetiva (questes do tipo mltipla escolha, com cinco opes de resposta cada), correspondendo 1 etapa do Processo Seletivo. Versar, exclusivamente, sobre os assuntos listados no Contedo Programtico do Anexo III. 8.3 - Os assuntos relacionados no Contedo Programtico no se encerram na Bibliografia Sugerida constante tambm do Anexo III, a qual serve apenas de guia, ficando a critrio de cada candidato escolher a bibliografia que entender como mais conveniente para o aprendizado dos assuntos relacionados no Contedo Programtico. 8.4 - Embora essa Bibliografia constitua apenas simples sugesto, sero consideradas, as edies mencionadas ao lado de cada item relacionado e as observaes constantes ao final do Anexo III. 8.5 - A prova poder ter textos e questes redigidos em portugus e/ou ingls, considerando que o conhecimento da lngua inglesa imprescindvel para a prestao de servios de praticagem.
-6-

8.6 - prova ser atribudo grau que variar de zero (0) a 70 pontos, no havendo, em hiptese alguma, aproximao ou arredondamento de grau. 8.7 - Ser eliminado do Processo Seletivo o candidato que na prova escrita: a) Obtiver grau inferior a 35 pontos; ou b) Obtendo grau igual ou superior a 35 pontos, no se classificar entre os 250 maiores graus, considerando-se como critrio de desempate, inclusive para a ltima posio, o de maior idade, ou seja, o(s) candidato(s) mais velho(s) ser(o) classificado(s) antes do(s) mais jovem(ns), quando tiverem alcanado o mesmo grau. 8.8 - A prova ser realizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, no dia 05 de janeiro de 2013, iniciando s 10:30 horas e com trmino s 14:30 horas, hora oficial de Braslia - DF, em local(is) a ser(em) divulgado(s) na pgina da DPC na Internet a partir da data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I. 8.9 - O candidato dever estar no local de realizao da prova com a antecedncia necessria, observando que o(s) porto(es) de acesso ao(s) local(is) de realizao ser(o) aberto(s) s 08:30 horas e fechado(s) s 09:30 horas (hora oficial de Braslia - DF). Aps o fechamento do(s) porto(es), o limite para o candidato se apresentar no recinto de realizao da prova ser at s 10:00 horas. A prova ter incio previsto para s 10:30 horas (hora oficial de Braslia - DF) e durao de quatro (4) horas. O candidato que chegar ao local de realizao da prova aps o fechamento do porto de acesso ser eliminado do Processo Seletivo. 8.10 - No haver, em nenhuma hiptese, segunda chamada para a prova, bem como a sua aplicao fora do horrio, data e local(is) pr-determinados. 8.11 - No ser autorizada a entrada de candidatos em trajes de banho no(s) local(is) de realizao da prova. 8.12 - O candidato militar da ativa pode realizar a prova em trajes civis. Se optar por realiz-la fardado, o uniforme ser o 5.5 para o militar da Marinha do Brasil (MB) e o correspondente para as demais Foras Armadas e Auxiliares. 8.13 - No ser permitida a entrada no(s) local(is) de realizao da prova de candidato portando arma de qualquer espcie, ainda que se tratando de militar ou civil em efetivo servio ou com autorizao de porte de arma. 8.14 - Caso seja observado, durante a realizao da prova, candidato portando arma de qualquer espcie, ser solicitada a sua retirada do recinto, sendo eliminado do Processo Seletivo. 8.15 - Para a realizao da prova, o candidato dever portar o Comprovante de Inscrio, documento de identificao e caneta esferogrfica azul ou preta com corpo de plstico transparente. Ser facultado portar tambm uma garrafa plstica transparente com gua. No ser permitido ingerir alimentos ou fumar nos recintos de realizao da prova. 8.16 - A no apresentao do documento de identificao, por ocasio da realizao da prova, implicar na eliminao automtica do candidato do Processo Seletivo, exceto se atendido o previsto no subitem 6.4. 8.17 - Poder ser exigido dos candidatos a aposio de impresses digitais na Folha de Respostas da prova.
-7-

8.18 - No ser permitido, durante a realizao da prova, o uso de celulares, pagers, bolsas, mochilas, palm-tops, calculadoras, pastas ou volumes e equipamentos similares. 8.19 - A DPC no se responsabilizar pela guarda, perda ou extravio de objetos pertencentes aos candidatos, assim como por danos ocorridos nos mesmos. 8.20 - Nos recintos de realizao da prova, sero lidas as instrues gerais ao candidato. Aps a leitura, o candidato dever preencher os campos: nome, assinatura e n de inscrio da Folha de Respostas. Somente nessa ocasio ser autorizada a troca da Folha de Respostas, em caso de rasura nos campos acima mencionados. 8.21 - O tempo mnimo de permanncia dos candidatos no recinto de realizao da prova ser de 30 (trinta) minutos aps seu efetivo incio. O candidato no poder levar a prova aps a sua realizao. Ser disponibilizado um modelo da Folha de Respostas, para que o candidato preencha o seu gabarito, possibilitando posterior conferncia. 8.22 - Iniciada a prova, no haver mais esclarecimentos. O candidato somente poder deixar o seu lugar, devidamente autorizado pelo supervisor/fiscal, para se retirar definitivamente do recinto de realizao da prova, observado o disposto nos subitens 8.21 e 8.25, ou nos casos abaixo especificados, devidamente acompanhado por fiscal designado para esse fim: a) Atendimento mdico por pessoal da rea de sade designado pela MB; b) Fazer uso de instalaes sanitrias destinadas aos candidatos; ou c) Casos de fora maior, comprovados pela superviso do Processo Seletivo, sem que acontea sada da rea circunscrita realizao da prova. 8.23 - Em nenhum dos casos previstos no subitem acima haver prorrogao do tempo destinado realizao da prova pelo candidato e, em caso de retirada definitiva do recinto de realizao da prova, esta ser corrigida at onde foi assinalada na Folha de Respostas. 8.24 - Ao trmino do tempo concedido para a realizao da prova, o candidato interromper a resoluo da mesma no ponto em que estiver, reunir seus pertences, levantar-se- e, ordenadamente, retirar-se- definitivamente do recinto de realizao da prova, observado o disposto no subitem 8.25. Anunciado o trmino da prova pelo supervisor/fiscal, o candidato no poder mais fazer qualquer assinalamento na Folha de Respostas ou no modelo da mesma. 8.25 - Os trs (3) ltimos candidatos remanescentes devero, obrigatoriamente, deixar o recinto de realizao da prova ao mesmo tempo. 8.26 - Ser vedada a consulta a qualquer material durante a realizao da prova, assim como ser proibido copiar ou fotografar o contedo do Caderno de Prova. 8.27 - Ser eliminado sumariamente do Processo Seletivo, e sua prova no ser levada em considerao, o candidato que: a) Durante a realizao da prova, for surpreendido em comunicao, de qualquer tipo, com outro candidato ou pessoa no autorizada, dentro ou fora do recinto de realizao da prova; b) Utilizar-se de material no autorizado;

-8-

c) Utilizar-se de livros, cdigos, impressos ou de qualquer tipo de consulta no recinto de realizao da prova ou por ocasio dos casos mencionados no subitem 8.22; d) Fizer, em qualquer documento, declarao falsa ou inexata; e) Desrespeitar ou descumprir ordem de membro da equipe de fiscalizao ou da organizao, assim como proceder de forma a perturbar a ordem e a tranquilidade necessrias realizao da prova; f) Descumprir qualquer das instrues contidas na capa da prova; g) Ausentar-se do recinto de realizao da prova sem justificativa e/ou sem autorizao; h) For surpreendido copiando seus assinalamentos feitos na Folha de Respostas em mdia distinta do modelo disponibilizado; i) For surpreendido copiando ou fotografando o contedo do Caderno de Prova; j) No devolver ou inutilizar a Folha de Respostas e/ou o Caderno de Prova; k) Deixar de apresentar a Folha de Respostas (preenchida ou no) ao supervisor/fiscal ao retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova; l) Negar-se a assinar a Folha de Respostas ou a lista de presena da prova; m)Ao ser anunciado o trmino da prova, fizer assinalamento na Folha de Respostas ou no modelo disponibilizado; n) Durante a realizao da prova, for surpreendido portando arma de qualquer espcie; o) No atender s normas deste Edital; ou p) Quando, aps o trmino da prova, for constatado, por meio eletrnico, estatstico, visual, grafolgico ou qualquer outro meio, ter o candidato se utilizado de processos ilcitos para a sua soluo. 8.28 - O Caderno de Prova e o gabarito preliminar da prova escrita sero publicados na pgina da DPC na Internet na data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I. 8.29 - Aps a anlise dos recursos que venham a ser interpostos nos termos do item 9, o gabarito definitivo da prova escrita ser publicado na pgina da DPC na Internet a partir da data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I, acompanhado das justificativas relativas a eventuais alteraes no gabarito preliminar e anulaes de questes. 8.30 - A prova escrita ser corrigida com base no gabarito definitivo. Os pontos correspondentes s questes anuladas sero atribudos a todos os candidatos, independentemente de os terem requerido. O resultado ser publicado no Dirio Oficial da Unio (DOU) e na pgina da DPC na Internet a partir da data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I. 8.31 - Os 250 candidatos no eliminados sero relacionados em ordem decrescente do grau obtido na prova, obedecido o critrio de desempate estabelecido no subitem 8.7, constituindo a classificao inicial do certame, a qual, juntamente com a convocao para a 2a etapa do Processo Seletivo, sero publicadas no DOU e na pgina da DPC na Internet a partir da data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I. 8.32 - No haver reconvocao em nenhuma circunstncia.

9 - DOS RECURSOS PROVA ESCRITA 9.1 - O candidato que desejar interpor recurso dispor de trs (3) dias teis, no perodo discriminado no Calendrio de Eventos do Anexo I. 9.2 - Caber recurso contra: a) Questes da prova; e
-9-

b) Erros ou omisses do gabarito preliminar da prova. 9.3 - O candidato que desejar interpor recurso dever: a) Acessar, na pgina da DPC na Internet, o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 e a opo Recurso da Prova Escrita, obtendo o modelo para a interposio de recurso, devendo, necessariamente, preencher um para cada questo ou para cada erro/omisso do gabarito preliminar; b) Enviar o recurso para a DPC, usando o endereamento abaixo, por uma das seguintes formas: - protocolando diretamente na DPC, em duas vias, nos dias 08, 09 ou 10 de janeiro de 2013, no perodo de 08:00 horas s 16:30 horas; ou - postando correspondncia, nos dias acima indicados, obrigatoriamente por SEDEX ou por servio similar de remessa expressa, para: DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 Recurso Prova Escrita Rua Tefilo Otoni, n 4 - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20090-070 9.4 - O recurso dever ser: a) Redigido de acordo com o modelo mencionado no inciso a) do subitem anterior. Dever conter todos os dados que identifiquem o recorrente, seu nmero de inscrio e assinatura; b) Redigido de forma clara e, se manuscrito, a caligrafia dever ser inteligvel, capaz de propiciar o seu entendimento sem dificuldade, sob pena de prejuzo para o recorrente, com caneta esferogrfica azul ou preta; c) Apresentado com argumentao respeitosa, lgica, consistente e fundamentada, incluindo a bibliografia pesquisada, indicando o nmero da questo, a resposta marcada pelo candidato e a divulgada pelo gabarito preliminar e as razes ou ponderaes que, a seu ver, justificam o recurso; d) Um para cada questo ou erro/omisso do gabarito preliminar; e) Firmado pelo prprio candidato ou por seu procurador; f) Acompanhado de cpia autenticada da procurao especfica, se for o caso; e g) Enviado/protocolado na DPC, conforme descrito no inciso b) do subitem 9.3. 9.5 - No sero analisados recursos: a) Interpostos via fax, correio eletrnico ou por quaisquer outras formas que no as descritas no inciso b) do subitem 9.3, assim como enviados/entregues/protocolados em endereo diferente do da DPC; b) Postados aps o dia 10 de janeiro de 2013 ou entregues na DPC aps s 16:30 horas dessa data; c) Cuja assinatura do candidato recorrente no conferir com a contida na lista de presena da prova escrita; d) Sem a cpia autenticada de procurao especfica, quando for o caso; e e) Em desacordo com as demais normas do item 9.

- 10 -

9.6 - A DPC publicar, na sua pgina na Internet, a relao, por nmero de inscrio, da quantidade de recursos recebidos, devendo o candidato interessado acessar o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 e a opo Recursos Recebidos da Prova Escrita. 9.7 - A DPC no se responsabilizar por documentos postados e no recebidos. 9.8 - Os resultados dos recursos sero dados a conhecer, coletivamente, pela publicao do gabarito definitivo na pgina da DPC na Internet a partir da data estipulada no Calendrio de Eventos do Anexo I. 9.9 - No sero encaminhadas respostas individuais aos candidatos recorrentes. Aqueles que desejarem conhecer as justificativas para o indeferimento de seus recursos podero requerer, formalmente, ao Presidente da Banca Examinadora da Prova Escrita at 01 de maro de 2013, procedendo como previsto no inciso b) do subitem 9.3. 9.10 - Os resultados dos recursos tero carter irrecorrvel na esfera administrativa.

10 -

DA APRESENTAO DE DOCUMENTOS, SELEO PSICOFSICA E TESTE DE SUFICINCIA FSICA - 2 ETAPA 10.1 - Somente os candidatos relacionados na classificao inicial sero convocados para realizar as fases da 2 Etapa do Processo Seletivo, a saber: a) Apresentao de documentos; b) Seleo psicofsica; e c) Teste de suficincia fsica.

10.2 - A 2a etapa do Processo Seletivo ter carter eliminatrio e sua execuo dar-se- no perodo previsto no Calendrio de Eventos do Anexo I. 10.3 - A DPC publicar, na sua pgina na Internet, a programao para a realizao da 2 etapa do Processo Seletivo, a partir da data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I. 10.4 - Os candidatos sero convocados em grupos de at 12, listados por ordem decrescente do grau obtido na prova escrita, para realizar no Rio de Janeiro - RJ, a princpio em dois dias consecutivos, a 2 etapa do Processo Seletivo, iniciando pelo primeiro grupo, seguido do segundo e assim sucessivamente. 10.5 - A critrio da DPC, o nmero de candidatos por grupo poder ser alterado. 10.6 - Dependendo do andamento da seleo psicofsica e/ou do teste de suficincia fsica, ajustes ou alteraes na durao prevista para a realizao da 2 etapa do Processo Seletivo podero ser necessrios. 10.7 - No ser permitido o uso de chinelos, short, bermuda ou camiseta sem manga por ocasio da realizao das atividades da 2 etapa do Processo Seletivo. 10.8 - Para militares da ativa da MB o uniforme ser o 5.5, e o correspondente para os das demais Foras Armadas e Auxiliares.

- 11 -

10.9 - O resultado da 2 etapa do Processo Seletivo e a convocao dos candidatos no eliminados para a realizao da prova prtico-oral (4 etapa do Processo Seletivo) sero publicados no DOU e na pgina da DPC na Internet a partir da data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I.

11 - DA APRESENTAO DE DOCUMENTOS 11.1 - Esta fase destina-se apresentao dos seguintes documentos pelo candidato: a) Dados cveis e criminais; b) Comprobatrios de atendimento aos requisitos para a participao no Processo Seletivo; e c) Ttulos. 11.2 - A apresentao dos ttulos previstos no item 14 ser opcional. 11.3 - Por ocasio da entrega dos documentos, a DPC apenas os receber e conferir, procedendo, posteriormente, a sua anlise. 11.4 - Fruto dessa anlise, eventuais discrepncias observadas na documentao apresentada em atendimento aos incisos a) e b) do subitem 11.1 sero publicadas na pgina da DPC na Internet, no link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012, opo Discrepncias, a fim de que os candidatos relacionados possam san-las at 24 de maio de 2013. 11.5 - A no apresentao de qualquer documento exigido e/ou a no retirada de discrepncias at a data mencionada no subitem 11.4 implicaro na eliminao do candidato do Processo Seletivo.

12 - DA APRESENTAO DOS DADOS CVEIS E CRIMINAIS 12.1 - Ter como propsito verificar se o candidato preenche os requisitos de idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta para ingresso na categoria de Praticante de Prtico, tendo carter eliminatrio. 12.2 - Constar da apresentao, pelo candidato, das certides originais das Justias Federal e Estadual, expedidas pelos Distribuidores Cveis e Criminais, inclusive das Auditorias Militares, bem como dos Cartrios de Registros de Interdies e Tutelas, de Protestos de Ttulos e Execues, das Comarcas em que o candidato tenha residido a partir de 07 de fevereiro de 2008. 12.3 - As certides obtidas na Internet devero ser acompanhadas das correspondentes validaes, quando tambm disponveis na Internet. 12.4 - As certides citadas no subitem 12.2 devero ser emitidas, obrigatoriamente, a partir de 07 de fevereiro de 2013. 12.5 - O candidato que tenha residido no exterior em algum perodo a partir de 07 de fevereiro de 2008 dever utilizar o modelo disponvel na pgina da DPC na Internet, acessando o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012, opo Residncia no Exterior, em substituio ou acrscimo s certides estabelecidas no subitem 12.2.

- 12 -

12.6 - Competir ao Diretor de Portos e Costas decidir pela eliminao do Processo Seletivo do candidato que, vista dos documentos apresentados, entenda no preencher os requisitos de idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta para ingresso na categoria de Praticante de Prtico, no cabendo recurso contra essa deciso.

13 -

DA APRESENTAO DOS DOCUMENTOS COMPROBATRIOS DE ATENDIMENTO AOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAO NO PROCESSO SELETIVO 13.1 - Ter como propsito verificar se o candidato satisfaz os requisitos exigidos para participar do Processo Seletivo estabelecidos no item 2, tendo o carter eliminatrio.

13.2 - Constar da apresentao de cpias autenticadas em cartrio dos seguintes documentos: a) Certido de Nascimento ou de Casamento do Registro Civil; b) Diploma de curso de graduao oficialmente reconhecido, devidamente registrado; ou Certido/Declarao de concluso de curso de graduao, contendo as datas do trmino do curso e da colao de grau, assim como mencionando o(s) documento(s) pertinente(s) ao reconhecimento oficial do curso; ou Certido/Declarao contendo as datas previstas para concluso de curso de graduao e para a colao de grau, assim como mencionando o(s) documento(s) pertinente(s) ao reconhecimento oficial do curso; c) Certido de Quitao Eleitoral, acompanhada da correspondente Validao da Certido (www.tse.gov.br), emitida aps 25 de fevereiro de 2013 (no necessrio autenticar); d) Certificado de Reservista ou outra prova de quitao com o Servio Militar (candidatos do sexo masculino); e) Carto de Inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); f) Documento oficial de identificao vlido e com fotografia; e g) Documentao que comprove: (1) A condio de aquavirio da seo de convs ou de mquinas de nvel igual ou superior a quatro (4), de Prtico ou de Praticante de Prtico; ou que a habilitao ser obtida at 28 de agosto de 2013; ou (2) Que o candidato estava habilitado, pelo menos, como Mestre-Amador em 26 de novembro de 2012 (Carteira de Habilitao de Amador); ou (3) O enquadramento na correspondncia mencionada no inciso c) do item 2, obtida, obrigatoriamente, at 26 de novembro de 2012. 13.3 - O candidato estrangeiro que no tiver concludo seu processo de naturalizao at 28 de agosto de 2013 ser eliminado do Processo Seletivo. 13.4 - O candidato que no colar grau em curso de graduao at 28 de agosto de 2013 ser eliminado do Processo Seletivo. 13.5 - Os documentos mencionados no inciso b) do subitem 13.2, relativos a curso de graduao no reconhecido oficialmente at 28 de agosto de 2013, sero considerados invlidos, para fim de atendimento ao requisito estabelecido no inciso b) do item 2. 13.6 - Tambm ser considerado invlido, para fim de atendimento ao requisito estabelecido no inciso b) do item 2, o diploma de curso de graduao realizado no exterior que no esteja revalidado e registrado no Brasil at 28 de agosto de 2013.

- 13 -

13.7 - Para atender ao requisito alternativo de pertencer ao grupo de amadores, o candidato deve estar habilitado, pelo menos, como Mestre-Amador at 26 de novembro de 2012, inclusive no caso de habilitao pela correspondncia prevista no inciso c) do item 2. Caso contrrio, ser eliminado do Processo Seletivo. 13.8 - A critrio da DPC e com o propsito exclusivo de atender ao Processo Seletivo, os candidatos podero vir a ser identificados, por meio de fotos e coleta de impresses digitais, pelo Servio de Identificao da Marinha.

14 - DA APRESENTAO DE TTULOS 14.1 - Sero pontuados os seguintes quesitos: a) O tempo de embarque efetivo do candidato em embarcaes como aquavirio dos grupos de martimos, fluvirios e pescadores e/ou como militar ou ex-militar da Marinha do Brasil; b) Categoria de aquavirios e posto ou graduao de militares e ex-militares da Marinha do Brasil, conforme a tabela do inciso b) do subitem 17.4; e c) O tempo de exerccio de comando de embarcaes enquanto aquavirio da seo de convs de nvel de equivalncia igual ou superior a seis (6) e/ou por militares ou exmilitares da Marinha do Brasil; ou o tempo de prestao de servios de praticagem como Prtico. 14.2 - Os ttulos devero ser entregues sob a forma de cpias autenticadas em cartrio ou por cotejo com o original, s sendo considerados, para fim de comprovao dos tempos de embarque e de comando, o contido nas Cadernetas de Inscrio e Registro (CIR), ou em outro documento que comprove o tempo de embarque do aquavirio, e nas CadernetasRegistro (CR), ou documentao emitida pela Diretoria do Pessoal Militar da Marinha, para os candidatos militares e ex-militares da Marinha do Brasil. 14.3 - O tempo de prestao de servios de praticagem do candidato que seja ou tenha sido Prtico ser comprovado mediante a apresentao de atestado emitido pela Capitania dos Portos (CP), Delegacia da Capitania dos Portos (DL) ou Agncia da Capitania dos Portos (AG) com jurisdio sobre a(s) ZP onde atua e/ou atuou como Prtico, no englobando, nesse cmputo, o(s) perodo(s) em que foi Praticante de Prtico e o(s) perodo(s) de afastamento temporrio. 14.4 - O candidato dever apresentar seus ttulos de forma organizada, dispostos em tabelas assinadas e datadas, referenciados aos documentos que comprovem a titulao pleiteada. 14.5 - A avaliao de ttulos e a pontuao a eles atribuda so tratados no item 17. 14.6 - O(s) ttulo(s) apresentado(s) aps a data designada para o candidato atender fase de apresentao de documentos no ser(o) pontuados. 14.7 - Somente sero considerados os ttulos que o candidato detenha at 25 de fevereiro de 2013, sendo essa a data limite para a contagem de tempos de embarque, comando e prestao de servios de praticagem.

15 - DA SELEO PSICOFSICA 15.1 - A seleo psicofsica, de carter eliminatrio, a percia mdica que visa verificar se o
- 14 -

candidato preenche os padres de sade exigidos para a prestao de servios de praticagem. 15.2 - A seleo psicofsica ser realizada por Junta Regular de Sade do Centro de Percias Mdicas da Marinha (JRS-CPMM), localizada no Rio de Janeiro-RJ, com base em procedimentos mdico-periciais especficos e em exames de sade complementares, observando-se os ndices mnimos exigidos e as condies de inaptido. 15.3 - O candidato considerado inapto na inspeo de sade realizada pela JRS-CPMM poder, no prazo mximo de cinco (5) dias teis contados a partir da data em que lhe for formalmente comunicado o laudo pela JRS-CPMM, requerer nova inspeo de sade, em grau de recurso. 15.4 - O candidato que desejar interpor recurso dever: a) Acessar, na pgina da DPC na Internet, o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 e a opo Requerimento de Inspeo de Sade, para obter o modelo para requerer inspeo de sade em grau de recurso; e b) Enviar o recurso para a DPC usando o endereo abaixo, por uma das seguintes formas: - protocolando diretamente na DPC, em duas vias, no perodo das 08:00 horas s 16:30 horas dos dias teis; ou - postando correspondncia, obrigatoriamente por SEDEX ou servio similar de remessa expressa, para: DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 Inspeo de Sade em Grau de Recurso Rua Tefilo Otoni, n 4 - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20090-070 15.5 - A inspeo de sade em grau de recurso ser realizada pela Junta Superior Distrital do 10 Distrito Naval (JSS-10DN), localizada no Rio de Janeiro-RJ, em data e hora indicadas no despacho do requerimento mencionado no subitem 15.3. 15.6 - O candidato que no requerer a realizao de inspeo de sade em grau de recurso dentro do prazo determinado no subitem 15.3, assim como no comparecer para realiz-la na data e hora marcadas, ser considerado desistente e, consequentemente, eliminado do Processo Seletivo. 15.7 - No caber recurso contra o resultado dessa nova inspeo de sade, sendo o candidato considerado inapto eliminado do Processo Seletivo. 15.8 - Alm das condies de inaptido listadas no subitem 15.17, que sero rigorosamente observadas durante a(s) inspeo(es) de sade, implicaro em inaptido quaisquer outras condies que possam resultar em incapacidade laboral precoce ou remota para a prestao de servios de praticagem. 15.9 - Por ocasio da(s) inspeo(es) de sade, a(s) Junta(s) apreciar(o) os resultados dos exames de sade complementares e outros documentos pertinentes apresentados pelo candidato, porm no ficar(o) restrita(s) aos mesmos, podendo, com base na autonomia da funo pericial, lanar mo dos subsdios tcnicos que julgar(em) necessrios, visando
- 15 -

melhor avaliar a aptido psicofsica do candidato para a prestao de servios de praticagem, e at mesmo determinar a repetio de exames de sade complementares ou a realizao de novos exames. 15.10 - O candidato convocado para a 2 etapa do Processo Seletivo dever realizar os seguintes exames de sade complementares, obrigatoriamente aps 11 de fevereiro de 2013, com exceo do exame toxicolgico, cuja coleta de material biolgico dever ser realizada aps 25 de fevereiro de 2013: a) Telerradiografia (Raio X) de trax em PA, com laudo (no necessrio entregar o filme Junta de Sade). b) Teste Ergomtrico. c) Sangue: hemograma completo, glicose, teste de tolerncia oral glicose, hemoglobina glicosilada, uria, creatinina, bilirrubina total e fraes, TGO, TGP, gama-GT, fosfatase alcalina, VDRL e PSA (este ltimo, para candidato do sexo masculino com idade a partir dos 40 anos anos,inclusive). d) Urina EAS. e) Vectoeletronistagmografia (VENG). f) Eletroencefalograma com laudo. g) Exame oftalmolgico, com acuidade visual com e sem correo, Tonometria, Fundoscopia. O Teste de Cores (Ishihara) ser realizado por mdico(s) da(s) Junta(s) de Sade por ocasio da(s) inspeo(es) de sade. h) Audiometria tonal e vocal sem uso de prtese, com identificao do profissional que a realizou. A audiometria deve ser realizada com repouso auditivo mnimo de 14 horas. i) Para candidatos do sexo feminino: Exame colpocitolgico atualizado, dosagem de beta-HCG, mamografia (idade a partir dos 35 anos, inclusive) e atestado emitido por ginecologista, com descrio do exame fsico realizado. j) Toxicolgicos: com laudo, para a deteco de drogas de uso ilcito, a partir de amostras de materiais biolgicos (cabelos, pelos ou raspas de unhas) doadas pelo candidato, com janela de deteco mnima de 90 dias, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas: cocana e derivados; maconha e derivados; metanfetaminas; anfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiceos e derivados; e peniciclidina (PCP). (1) A(s) Junta(s) de Sade somente aceitar(o) laudos de exames toxicolgicos de laboratrios que realizem o exame de larga janela de deteco, mnima de 90 dias, e cuja coleta de material biolgico tenha sido realizada aps 22 de fevereiro de 2013. (2) No corpo do laudo do exame toxicolgico, devero, obrigatoriamente, constar informaes sobre a cadeia de custdia, com os seguintes campos: identificao completa e assinatura do doador (inclusive impresso digital); identificao e assinatura de, no mnimo, duas testemunhas da coleta; e identificao e assinatura do responsvel tcnico pela emisso do laudo. (3) O laudo dever registrar resultados, negativos ou positivos, para cada grupo de drogas, quantidades detectadas, bem como a avaliao estatstica do padro de consumo. 15.11 - Os originais dos resultados dos exames de sade complementares relacionados no subitem 15.10 devero ser entregues pelo candidato JRS-CPMM por ocasio da apresentao para a inspeo da sade. 15.12 - O candidato que, por ocasio da apresentao para a inspeo de sade, no entregar JRS-CPMM todos os originais dos resultados dos exames de sade complementares,
- 16 -

relacionados no subitem 15.10, ter o prazo de cinco (5) dias teis para faz-lo, sob pena de eliminao do Processo Seletivo. 15.13 - Cabe ao candidato informar (s) Junta(s) de Sade, no momento da inspeo, sobre a presena de sinais ou sintomas clnicos que esteja apresentando, assim como as doenas de que seja ou tenha sido portador. 15.14 - A gestao, por si s, no condio de inaptido. Com relao aos exames de sade complementares relacionados no subitem 15.10, a candidata grvida dever apresentar JRS-CPMM apenas o resultado do exame de dosagem de beta-HCG, comprovando a gravidez. 15.15 - A seleo psicofsica e o teste de suficincia fsica da candidata grvida sero postergados. No entanto, para continuar participando do Processo Seletivo, a candidata dever realizar, normalmente, as demais fase, etapas e eventos, permitindo atender ao disposto nos itens 20 a 23. 15.16 - Os ndices mnimos exigidos sero os seguintes: a) Acuidade visual mnima de 20/200 sem correo em cada olho, corrigveis para, pelo menos, 20/20 em um dos olhos e 20/30 no outro; e b) Perdas auditivas no superiores a 40 dB nas frequncias de 500 a 3000 Hz sero aceitas, ainda que bilaterais. Perdas acima desse limite, nessas frequncias, sero aceitas caso se enquadrem em uma das condies abaixo e desde que o ndice de Reconhecimento da Fala seja maior ou igual a 80% em qualquer das condies: (1) No ultrapassem os 55 dB; ou (2) A mdia tritonal nas frequncias de 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz no ultrapasse os 55 dB. c) Perdas auditivas nas frequncias acima de 3000 Hz sero aceitas, desde que no impeam a distino de sons indicativos de apito, sino, gongo ou buzina utilizados por outra embarcao para indicar aproximao. 15.17 - Sero condies de inaptido: a) Infeces agudas que comprometam a capacidade laborativa. Doenas infectocontagiosas. b) Doenas endcrinas, metablicas, nutricionais e imunitrias, em que o risco de descompensao sbita possa comprometer a capacidade laborativa. Obesidade mrbida. Diabetes descompensado ou que requeira insulina ou hipoglicemiante oral para controle. Hepatopatias com repercusso clnica e/ou que requeiram tratamento. c) Histria pregressa de doena psiquitrica ou evidncia da mesma, ainda que sob controle, confirmada por ocasio da avaliao psiquitrica que poder ser solicitada pela(s) Junta(s) de Sade durante a(s) inspeo(es) de sade. Uso de drogas ilegais. Dependncia ou uso abusivo de lcool e de outras substncias psicoativas. Transtornos de personalidade. d) Doenas hematolgicas com repercusso clnica. e) Neoplasias malignas. Histria de neoplasia maligna j tratada, ainda que sem evidncia de atividade, s ser admitida se apresentar, no ato da inspeo de sade, critrios de cura. f) Doenas neurolgicas ou que comprometam o equilbrio; epilepsia ou sndrome convulsiva, independente do controle; labirintopatias. Passado de Acidente Vascular Enceflico.
- 17 -

g) Doenas do sistema circulatrio: passado de infarto do miocrdio, ou Teste Ergomtrico com classe funcional de II a IV (New York Heart Association - NYHA); arritmias, presena de marca-passo, hipertenso arterial sem controle adequado, cardiopatia hipertensiva, doena valvares (sendo admitido prolapso de valva mitral sem regurgitao). Histria de sncope, varizes de membros inferiores com edema, insuficincia venosa crnica, lceras ou cicatrizes residuais, histria de tromboembolia. h) Doenas do sistema respiratrio, ainda que sob controle, sendo admitida rinite alrgica. i) Patologias urolgicas ou sistmicas que comprometam a funo renal. Ureterostomia. j) Complicaes do puerprio. k) Doenas da pele ou tecido celular subcutneo que comprometam a capacidade laborativa; l) Doenas musculoesquelticas ou do tecido conjuntivo que comprometam a capacidade de correr, subir escadas ngremes e de sustentao com os membros superiores. Amputao de membros no todo ou em partes. Lombalgias, cervicalgias, abaulamentos e protruses discais, hrnias de disco e radiculopatias; m)Doenas gastrointestinais que comprometam a capacidade laborativa; n) Alteraes da fala que comprometam a comunicao; o) Glaucoma, Ceratocone e doenas oftalmolgicas crnicas. Discromatopsia para as cores verde e vermelha, avaliada por meio de testes especficos que podero ser solicitados pela(s) Junta(s) de Sade por ocasio da(s) inspeo(es) de sade; p) Presena de qualquer patologia fsica ou mental que possa afetar a capacidade laborativa, considerando os padres de sade exigidos para a prestao do Servio de Praticagem; e q) Qualquer condio mdica que implique em incapacidade sbita ou que requeira medicao e prejudique o tempo de reao ou julgamento 15.18 - O candidato que, por qualquer motivo, exceto pelo prescrito no subitem 15.12, no obtiver o apto em inspeo de sade at 14 de agosto de 2013 ser eliminado do Processo Seletivo.

16 - DO TESTE DE SUFICINCIA FSICA 16.1 - Somente o candidato julgado apto na seleo psicofisica realizar o teste de suficincia fsica, o qual ter carter eliminatrio e ser realizado conforme programado pela DPC, preferencialmente no mesmo dia da inspeo de sade, mesmo quando esta se der em grau de recurso. 16.2 - O candidato que for julgado apto na seleo psicofsica, mas que, porventura, posteriormente, receba recomendao mdica de no realizar prova(s) do teste de suficincia fsica, por qualquer motivo, em primeira ou segunda oportunidade, ser eliminado do Processo Seletivo se no conseguir executar a(s) prova(s) com sucesso at 28 de agosto de 2013. 16.3 - A suficincia fsica do candidato ser avaliada por meio das seguintes provas, para ambos os sexos: a) Execuo de quatro (4) exerccios de barra completos, sem interrupo e sem apoio, e na forma detalhada nos subitens 16.4 e 16.5; b) Nadar 50 metros em tempo igual ou inferior a um (1) minuto e 30 segundos, em qualquer estilo, observando o contido nos subitens 16.6, 16.7 e 16.8; e
- 18 -

c) Permanncia dentro dgua flutuando por 20 minutos ininterruptos em gua doce ou salgada, observando o contido no subitem 16.8. 16.4 - Na realizao da prova fsica de barra, o candidato poder optar por um dos dois tipos de empunhadura (pegada de barra): 1 OPO - Pronao: Estando em p, movimento em que mos rodam de fora para dentro, ficando os polegares junto ao corpo e a palma para trs. Depois, eleva-se os braos, mantendo esta posio at empunhar a barra, ou seja, at que o queixo ultrapasse a barra; ou 2 OPO - Supinao: Estando em p, movimento dos msculos supinadores do antebrao, de forma que a palma da mo fique voltada para diante e polegares em oposio ao corpo. Depois, eleva-se os braos, mantendo esta posio at empunhar a barra, ou seja, at que o queixo ultrapasse a barra. 16.5 - A prova fsica de barra deve obedecer os seguintes movimentos, para que seja validada a execuo: 1) Empunhadura (pronao ou supinao): braos estendidos, sem apoio, no sendo permitido impulso para o movimento; e 2) Flexo dos braos: promover a trao, flexionando os braos at que o queixo ultrapasse a barra; estender completamente os braos na descida, sem tocar com o(s) ps(s) no solo. 16.6 - Na prova de natao, a sada deve ser feita obrigatoriamente da borda ou bloco de partida, a critrio do candidato. 16.7 - Quando em piscina de 25 metros de comprimento, no ser permitido o contato com a borda oposta por tempo superior a trs (3) segundos, por ocasio da virada. 16.8 - Nas provas de natao e permanncia dentro dgua flutuando, o candidato dever utilizar apenas os recursos inerentes ao seu prprio corpo, no sendo permitido apoio no fundo, na borda lateral, no raiamento da piscina e/ou em outro candidato. 16.9 - Todas as provas sero realizadas no mesmo dia, com intervalo mximo entre uma prova e outra de 30 minutos, no sendo permitida a presena de acompanhante(s) do candidato nos locais de execuo das provas. As provas sero filmadas. 16.10 - Na realizao das provas, o candidato dever usar, obrigatoriamente: short, camiseta de ginstica e tnis, para a prova de barra; e calo ou sunga de banho, para homem, ou mai, para mulher, nas provas de natao e permanncia dentro dgua flutuando. No permitido o uso de touca, p de pato, culos de natao e/ou protetor auricular. 16.11 - O mdico ou enfermeiro da MB presente nos locais de aplicao do teste de suficincia fsica podero impedir, a qualquer momento, o candidato que apresentar qualquer condio de risco prpria sade de realizar ou prosseguir em qualquer das provas. 16.12 - Caso o candidato seja reprovado em uma ou mais provas, ser-lhe- concedida nova oportunidade no prazo mximo de sete (7) dias corridos, nas mesmas condies estipuladas nos subitens anteriores. Tornando o candidato a no lograr xito em qualquer das provas, ser eliminado do Processo Seletivo.

- 19 -

16.13 - O prazo estabelecido no subitem 16.12 dever ser considerado da seguinte forma: o candidato reprovado em uma tera-feira, por exemplo, deve repetir a(s) prova(s) at, no mximo, a tera-feira imediatamente seguinte. 16.14 - A DPC considerar, automaticamente, o prazo de sete (7) dias para submeter o candidato (s) prova(s) do teste de suficincia fsica em carter de repetio, mesmo quando esse prazo vencer em feriado. 16.15 - Se desejar, o candidato dever requerer, formalmente, ao Presidente da Banca Examinadora do Teste de Suficincia Fsica a antecipao da data estipulada no subitem 16.13, desde que, neste caso, a data requerida no coincida com sbado, domingo ou feriado. 16.16 - O modelo do requerimento de que trata o subitem anterior estar disponvel na pgina da DPC na Internet, no link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012, opo Requerimento TSF. 16.17 - O resultado do teste de suficincia fsica ser comunicado ao candidato, de maneira formal, pela Banca Examinadora do Teste de Suficincia Fsica, logo aps a sua concluso, no prprio local de realizao das provas, ocasio em que o candidato dever assinar o documento que contm os resultados por ele obtidos.

17 - DA PROVA DE TTULOS - 3 ETAPA 17.1 - A prova de ttulos ter carter classificatrio. 17.2 - A avaliao dos ttulos ser procedida pela verificao e anlise dos documentos apresentados pelo candidato por ocasio da participao na 2a etapa do Processo Seletivo. 17.3 - prova de ttulos ser atribudo grau que variar de zero (0) a 10 pontos, no havendo, em hiptese alguma, aproximao ou arredondamento de grau. 17.4 - O grau da prova de ttulos ser obtido pelo somatrio dos pontos alcanados em cada quesito, conforme indicado no quadro abaixo, observando-se o contido no subitem 14.1:
TABELA DE VALORES PARA A AVALIAO DOS QUESITOS TEMPO DE EMBARQUE 0 A 3 PONTOS CATEGORIA / POSTO OU GRADUAO 0 A 2 PONTOS TEMPO DE COMANDO OU TEMPO DE PRESTAO DE SERVIOS DE PRATICAGEM 0 A 5 PONTOS

a) Tempo de embarque efetivo em embarcaes


TEMPO DE EMBARQUE EM EMBARCAES - de 731 a 1460 dias - de 1461 a 2190 dias - mais de 2190 dias PONTUAO 1,0 2,0 3,0

b) Categoria, Posto ou Graduao (1) A pontuao far-se-, de forma no cumulativa ou concomitante, de acordo com a
- 20 -

categoria, posto ou graduao em que se enquadra o aquavirio ou o militar e o ex-militar da MB, conforme indicado no quadro abaixo (as siglas usadas para aquavirios so as estabelecidas no Regulamento da Lei de Segurana do Trfego Aquavirio - RLESTA, Decreto no 2596/98). (2) Os oficiais da MB do Quadro Tcnico, oriundos do Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA), podem apresentar o ttulo correspondente ao posto alcanado enquanto no QC-CA.
MB CORPO DA MARTIMOS FLUVIRIOS PESCADORES PRTICO ARMADA OF. GENERAL CLC /SUPERIOR CAPITO CCB TENENTE 1o ON 2o ON MCB CTR CFL PLF MFL PAP PPI PRT 1o TENENTE 2o TENENTE AQUAVIRIOS PONTUAO 2,0 1,5 1,0 0,8 0,5 0,3

c) Comando de embarcaes ou tempo de prestao de servios de praticagem como Prtico. A pontuao far-se- de forma no cumulativa ou concomitante.
TEMPO DE COMANDO DE EMBARCAES OU DE SERVIOS DE PRATICAGEM - de 180 a 365 dias - de 366 a 730 dias - de 731 a 1095 dias - de 1096 a 1460 dias - mais de 1460 dias PONTUAO 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0

17.5 - O resultado preliminar da prova de ttulos ser publicado na pgina da DPC na Internet na data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I. 17.6 - Aps a anlise dos recursos que venham a ser interpostos nos moldes do item 18, o resultado final da prova de ttulos ser publicado no DOU e na pgina da DPC na Internet na data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I.

18 - DOS RECURSOS PROVA DE TTULOS 18.1 - O candidato que desejar interpor recurso dispor de trs (3) dias teis, no perodo discriminado no Calendrio de Eventos do Anexo I. 18.2 - O candidato que desejar interpor recurso dever: a) Acessar, na pgina da DPC na Internet, o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 e a opo Recurso Prova de Ttulos, obtendo o modelo para a interposio de recurso; b) Enviar o recurso para a DPC, usando o endereamento abaixo, por uma das seguintes formas: - protocolando diretamente na DPC, em duas vias, nos dias 03, 04 ou 05 de setembro de 2013, no perodo de 08:00 horas s 16:30 horas; ou
- 21 -

- postando correspondncia, nos dias acima indicados, obrigatoriamente por SEDEX ou por servio similar de remessa expressa, para: DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 Recurso Prova de Ttulos Rua Tefilo Otoni, n 4 - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20090-070 18.3 - O recurso dever ser: a) Redigido de acordo com o modelo mencionado no inciso a) do subitem anterior. Dever conter todos os dados que identifiquem o recorrente, seu nmero de inscrio e assinatura; b) Redigido de forma clara e, se manuscrito, a caligrafia dever ser inteligvel, capaz de propiciar o seu entendimento sem dificuldade, sob pena de prejuzo para o recorrente, com caneta esferogrfica azul ou preta; c) Firmado pelo prprio candidato ou por seu procurador; d) Acompanhado de cpia autenticada da procurao especfica, se for o caso; e e) Enviado/protocolado na DPC, conforme descrito no inciso b) do subitem 18.2. 18.4 - No sero analisados recursos: a) Interpostos via fax, correio eletrnico ou por quaisquer outras formas que no as descritas no inciso b) do subitem 18.2, assim como enviados/entregues/protocolados em endereo diferente do da DPC; b) Postados aps o dia 05 de setembro de 2013 ou entregues na DPC aps s 16:30 horas dessa data; c) Cuja assinatura do candidato recorrente no conferir com a contida na lista de presena da prova escrita; d) Sem a cpia autenticada de procurao especfica, quando for o caso; e e) Em desacordo com as demais normas do item 18. 18.5 - A DPC no se responsabilizar por documentos postados e no recebidos. 18.6 - Os resultados dos recursos sero dados a conhecer individualmente; e, coletivamente, pela publicao do resultado final da prova de ttulos na data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I. 18.7 - Os resultados dos recursos tero carter irrecorrvel na esfera administrativa.

19 - DA PROVA PRTICO-ORAL - 4 ETAPA 19.1 - A prova prtico-oral ter carter eliminatrio e classificatrio. 19.2 - As normas para a Prova Prtico-Oral constam do Anexo IV. 19.3 - Somente os candidatos no eliminados na 2 Etapa do Processo Seletivo sero convocados para realizar a prova.

- 22 -

19.4 - A convocao ser publicada no DOU e na pgina da DPC na Internet, juntamente com o resultado da 2 Etapa do Processo Seletivo, a partir da data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I. 19.5 - A aplicao da prova dar-se- no perodo previsto no Calendrio de Eventos do Anexo I. 19.6 - Os candidatos sero convocados em grupos de cinco (5), listados por ordem decrescente do grau obtido na prova escrita, para realizar a prova prtico-oral, iniciando pelo primeiro grupo, seguido do segundo e assim sucessivamente. 19.7 - A critrio da DPC, o nmero de candidatos por grupo poder variar. 19.8 - A DPC publicar, na sua pgina na Internet, a programao e informaes adicionais atinentes realizao da prova prtico-oral a partir da data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I. 19.9 - No ser permitido o uso de chinelos, short, bermuda ou camiseta sem manga por ocasio da realizao da prova. 19.10 - Para militares da ativa da MB o uniforme ser o 5.5, e o correspondente para as demais Foras Armadas e Auxiliares. 19.11 - A prova ser aplicada no Centro de Simuladores do Centro de Instruo Almirante Graa Aranha (CIAGA), localizado no Rio de Janeiro - RJ. Caso necessrio, poder ser realizada em outros simuladores similares, de entidades pblicas ou privadas, assim como em embarcao(es) ou, em ltimo caso, em instalaes outras preparadas para tal fim. A prova ser gravada em udio e vdeo. 19.12 - O grau mximo atribudo prova ser de 20 pontos. 19.13 - Em nenhuma hiptese caber recurso contra o resultado da prova. 19.14 - O resultado da prova ser publicado no DOU e na pgina da DPC na Internet na data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo I.

20 - DA CLASSIFICAO FINAL 20.1 - Aps concludas as quatro etapas do Processo Seletivo, os candidatos no eliminados sero classificados em ordem decrescente do grau final obtido pelo somatrio dos graus alcanados nas provas escrita, de ttulos e prtico-oral, no havendo, em hiptese alguma, arredondamento ou aproximao desse grau final. 20.2 - Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, o desempate dar-se- pelo maior grau obtido entre eles na prova escrita (1 etapa). Mantido o empate, o desempate dar-se- pelo maior grau obtido na prova prtico-oral (4 etapa), seguindo-se pela pontuao mais elevada obtida na prova de ttulos (3 etapa), pelo critrio de maior idade e, finalmente, por sorteio, nessa ordem.

- 23 -

DA DISTRIBUIO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PELAS ZONAS DE PRATICAGEM 21.1 - Os candidatos sero distribudos pelas ZP considerando-se a ordem decrescente da classificao final, o nmero de vagas estabelecido por ZP, incluindo as vagas adicionais mencionadas no subitem 3.2, as opes efetuadas conforme previsto no item 4 e os grupos determinados no Anexo II. 21.2 - Dependendo do nmero de vagas adicionais oferecidas, a DPC poder alterar a diviso por grupos estabelecida no Anexo II. 21.3 - O candidato ser distribudo antes daquele que lhe seguir na classificao final. Dentre as ZP que ainda tenham vagas no distribudas, ser atendida a sua opo em ordem crescente (da primeira para a ltima opo), independentemente do grupo que vier a integrar. 21.4 - Por ocasio da distribuio, caso existam vagas ainda no ocupadas apenas em ZP para as quais no apontou entre as suas opes, o candidato ser eliminado do Processo Seletivo. 21.5 - A candidata grvida no ser distribuda para primeiro grupo. Na ZP onde no houver diviso por grupos, ser criado um, posteriormente, apenas para ela.

21 -

22 - DA SELEO 22.1 - Os candidatos classificados e distribudos comporo o conjunto de candidatos selecionados, objetivo do presente Processo Seletivo. 22.2 No sero selecionados, em carter definitivo, os candidatos classificados que no lograrem distribuio pelas ZP. O presente Processo Seletivo no prev cadastro de reserva.

22.3 - A seleo da candidata grvida dar-se- de forma condicional, ficando dependente da obteno posterior do apto na seleo psicofsica e da aprovao no teste de suficincia fsica. Em caso de desistncia ou insucesso, a vaga na ZP para qual foi selecionada de forma condicional no ser ocupada. 22.4 No sero admitidas, sob nenhuma circunstncia, quaisquer trocas de ZP entre candidatos selecionados.

23 - DA HOMOLOGAO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO 23.1 - O resultado final do Processo Seletivo ser oficializado por meio da publicao, no DOU e na pgina da DPC na Internet, do Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo em data constante do Calendrio de Eventos do Anexo I. 23.2 - O Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo divulgar a classificao final, a relao dos candidatos selecionados por ZP/grupo e, adicionalmente, a convocao para recebimento do Certificado de Habilitao de Praticante de Prtico.

24 -

DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO O presente certame encerrar-se- na data da publicao do Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo no DOU.

- 24 -

25 - DA CONVOCAO 25.1 - O candidato selecionado ser convocado para apresentar-se na Capitania dos Portos (CP), Delegacia (DL) ou Agncia da Capitania dos Portos (AG) com jurisdio sobre a ZP para a qual foi distribudo, com a finalidade de receber o Certificado de Habilitao de Praticante de Prtico e iniciar imediatamente o Programa de Qualificao do Praticante de Prtico. 25.2 - Nas ZP com grupo nico, este ser convocado completo. Nas demais, os primeiros grupos sero convocados completos. A critrio da DPC, a convocao dos candidatos distribudos para outros grupos poder ser subdividida, ocorrendo medida que os Praticantes de Prtico dos grupos precedentes forem sendo certificados como Prticos, obedecida a ordem decrescente do grau final obtido no Processo Seletivo. 25.3 - A(s) data(s) para a apresentao dos candidatos distribudos para os grupos nicos e primeiros grupos ser(o) definida(s) no Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo, sendo, no mnimo, 15 dias corridos aps a publicao desse Edital, podendo variar por ZP. 25.4 - As convocaes dos candidatos distribudos para os demais grupos sero publicadas no DOU e na pgina da DPC na Internet, obedecida a ordem decrescente do grau final obtido no Processo Seletivo e o mesmo prazo mnimo estabelecido no subitem 25.3 para a apresentao. 25.5 - Ser assegurado o prazo de at 12 meses candidata grvida selecionada de forma condicional, contado da data da publicao no DOU do Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo, para requerer ao Diretor de Portos e Costas a realizao da seleo psicofsica, a qual obedecer as normas contidas no item 15. 25.6 - Os exames de sade complementares de que trata o subitem 15.10 devero ter sido realizados a menos de 90 dias da data do requerimento, com exceo do exame toxicolgico, cuja coleta de material biolgico dever ter sido realizada a menos de 60 dias da data do requerimento. 25.7 - No ter, em carter definitivo, sua seleo confirmada a candidata grvida selecionada de forma condicional que no atender ao estabelecido nos subitens 25.5 e 25.6. 25.8 - Considerada apta na seleo psicofsica, a candidata selecionada de forma condicional ser submetida s provas do teste de suficincia fsica, obedecidas as normas contidas no item 16. Caso aprovada, ser convocada para receber o Certificado de Habilitao de Praticante de Prtico, observado o contido no subitem 25.2.

26 -

DA CERTIFICAO E QUALIFICAO DO PRATICANTE DE PRTICO E DA HABILITAO COMO PRTICO A certificao e qualificao do Praticante de Prtico e a sua habilitao como Prtico no integram o Processo Seletivo, estando normatizadas na NORMAM-12/DPC (1a REVISO).

- 25 -

27 - DAS DISPOSIES COMPLEMENTARES 27.1 - Comisso Organizadora, sob a superviso do Diretor de Portos e Costas, caber decidir sobre todas as questes referentes ao presente Edital, exceto onde estiver normatizado de forma diferente. 27.2 - A inexatido de declaraes e/ou irregularidades nos documentos apresentados, verificadas a qualquer tempo, importaro na insubsistncia da inscrio, nulidade da eventual seleo no Processo Seletivo ou no cancelamento da certificao como Praticante de Prtico ou como de Prtico, com perda dos direitos decorrentes, sem prejuzo das sanes legais aplicveis. 27.3 - No caso de declarao de informaes inverdicas, o candidato estar ainda sujeito s sanes devidas falsidade de declarao, conforme estabelecido no pargrafo nico do Art. 68 do Decreto-Lei no 3688/41 - Lei das Contravenes Penais. 27.4 - de inteira responsabilidade do candidato acompanhar continuamente a publicao de atos, editais, notcias e comunicaes referentes ao presente Processo Seletivo, efetuadas no DOU e/ou na pgina da DPC na Internet, acessando o link Processo Seletivo Categoria de Praticante de Prtico/2012 e as opes apresentadas. 27.5 - Para o esclarecimento de qualquer dvida referente ao Processo Seletivo, o candidato poder encaminhar consulta para o endereo eletrnico processoprp@dpc.mar.mil.br. Caber Comisso Organizadora, sob a superviso do Diretor de Portos e Costas, decidir pela resposta, de forma a no ser comprometida a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia do Processo Seletivo. 27.6 - O candidato selecionado deve manter atualizados seus dados cadastrais, usando o endereo eletrnico processoprp@dpc.mar.mil.br como canal de comunicao. 27.7 - No ser permitido ao candidato entrar nos locais de realizao das etapas, fases e eventos do Processo Seletivo portando arma de qualquer espcie, mesmo em se tratando de militar ou civil em efetivo servio ou com autorizao de porte de arma. 27.8 - A DPC informa que a Marinha do Brasil no possui nenhum vnculo com qualquer curso ou escola preparatria, bem como em relao ao material didtico eventualmente comercializado pelos mesmos. 27.9 - A DPC no se responsabilizar por informaes relacionadas ao Processo Seletivo que, porventura, sejam veiculadas por outros meios de comunicao que no o DOU ou a sua pgina oficial na Internet (www.dpc.mar.mil.br). 27.10 - Todas as horas mencionadas neste Edital so referentes hora oficial de Braslia - DF. 27.11 - Os casos omissos sero resolvidos pelo Diretor de Portos e Costas.

- 26 -

PARTE 2 - ANEXOS PROCESSO SELETIVO CATEGORIA DE PRATICANTE DE PRTICO/2012 ANEXO I CALENDRIO DE EVENTOS
No DO EVENTO 01 DATA 07 a 26/11/2012 ATIVIDADES Perodo de Inscries (ver subitem 5.6 do Edital). O candidato deve consultar a pgina da DPC na Internet (www.dpc.mar.mil.br), para obter o endereo do local onde realizar a prova escrita no Rio de Janeiro - RJ e as instrues adicionais sobre a aplicao da mesma. Aplicao da prova escrita das 10:30 horas s 14:30 horas (hora oficial de Braslia), na cidade do Rio de Janeiro RJ. Publicao do Caderno de Prova e do gabarito preliminar da prova escrita na pgina da DPC na Internet. Interposio de recursos por parte dos candidatos (prova escrita). Publicao do gabarito definitivo da prova escrita na pgina da DPC na Internet. Publicao, no Dirio Oficial da Unio (DOU) e na pgina da DPC na Internet, do resultado da prova escrita, da classificao inicial e da convocao dos candidatos para a 2 etapa do Processo Seletivo. Publicao da programao para a 2 etapa do Processo Seletivo na pgina da DPC na Internet. Apresentao dos candidatos convocados para a 2 etapa do Processo Seletivo, conforme programao divulgada pela DPC (evento n 07 deste Calendrio), a ser realizada no Rio de Janeiro - RJ. Publicao do resultado da 2 etapa do Processo Seletivo no DOU e na pgina da DPC na Internet, juntamente com a convocao para a prova prtico-oral.Publicao da programao e de informaes adicionais atinentes realizao da prova prtico-oral na pgina da DPC na Internet. Aplicao da prova prtico-oral, conforme programao divulgada (evento n 09 deste Calendrio), no Rio de Janeiro - RJ. Publicao do resultado preliminar da prova de ttulos na pgina da DPC na Internet. Interposio de recursos por parte dos candidatos (prova de ttulos). Publicao dos resultados finais das provas de ttulos e prtico-oral no DOU e na pgina da DPC na Internet. Publicao, no DOU e na pgina da DPC na Internet, do Edital de Homologao do Resultado Final do Processo Seletivo, com a distribuio dos candidatos selecionados pelas Zonas de Praticagem e a convocao para o recebimento dos Certificados de Habilitao de Praticante de Prtico. Encerramento do Processo Seletivo.

02

A partir de 07/12/2012

03 04 05

05/01/2013 07/01/2013 08 a 10/01/2013

06

A partir de 22/02/2013

07

A partir de 26/02/2013

08

25/03 a 10/05/2013

09

A partir de 28/05/2013

10 11 12 13

18/06 a 28/08/2013 02/09/2013 03 a 05/09/2013 13/09/2013

14

17/09/2013

- 27 -

ANEXO II QUADRO DE VAGAS DE PRATICANTE DE PRTICO


REA
Praticagem do Amap Praticagem do Amazonas Praticagem do Par Praticagem do Maranho Praticagem do Cear

ZONA DE PRATICAGEM
ZP-1 Zona de Praticagem Fazendinha (AP) Itacoatiara (AM) ZP-2 Zona de Praticagem Itacoatiara (AM) Tabatinga (AM) ZP-3 Zona de Praticagem de Belm, Complexo Porturio Vila do Conde e Adjacncias (PA) ZP-4 Zona de Praticagem de Itaqui, Alumar e Ponta da Madeira (MA) ZP-5 Zona de Praticagem de Fortaleza e Pecm (CE)

NMERO DE VAGAS
60 15 12 11 4 1 1 2 6 2 2 9 1 11 21 20 10 4 7 1 5 1

N DE GRUPOS
QUANTIDADES POR GRUPO

(Ver subitens 25.2 a 25.4)


3 GRUPOS 20/20/20 2 GRUPOS 10/5 2 GRUPOS 7/5 2 GRUPOS 6/5 GRUPO NICO GRUPO NICO GRUPO NICO GRUPO NICO 2 GRUPOS 4/2 GRUPO NICO GRUPO NICO 2 GRUPOS 5/4 GRUPO NICO 2 GRUPOS 6/5 2 GRUPOS 11/10 2 GRUPOS 10/10 2 GRUPOS 5/5 GRUPO NICO 2 GRUPOS 4/3 GRUPO NICO 2 GRUPOS 3/2 GRUPO NICO

Praticagem do Rio Grande ZP-6 Zona de Praticagem de Areia Branca (RN) do Norte Praticagem do Rio Grande ZP-7 Zona de Praticagem de Natal (RN) do Norte Praticagem da Paraba ZP-8 Zona de Praticagem de Cabedelo (PB)

Praticagem de Pernambuco ZP-9 Zona de Praticagem de Recife e Suape (PE) Praticagem de Alagoas Praticagem de Sergipe Praticagem da Bahia Praticagem da Bahia Praticagem do Esprito Santo Praticagem do Rio de Janeiro Praticagem de So Paulo Praticagem do Paran Praticagem de Santa Catarina Praticagem do Rio Grande do Sul Praticagem do Rio Grande do Sul Praticagem de Santa Catarina Praticagem de Santa Catarina ZP-10 Zona de Praticagem de Macei e Terminal Qumico (AL) ZP-11 Zona de Praticagem de Redes e Terminal Martimo Incio Barbosa (TMIB) (SE) ZP-12 Zona de Praticagem de Salvador, Portos e Terminais da Baa de Todos os Santos (BA) ZP-13 Zona de Praticagem de Ilhus (BA) ZP-14 Zona de Praticagem de Vitria, Tubaro, Praia Mole, Barra do Riacho e Ubu (ES) ZP-15 Zona de Praticagem do Rio de Janeiro, Niteri, Sepetiba, Ilha Guaba, Ilha Grande (TEBIG), Angra dos Reis, Forno, Au, Barra do Furado e Maca (RJ) ZP-16 Zona de Praticagem de Santos, Baixada Santista, So Sebastio e TEBAR (SP) ZP-17 Zona de Praticagem de Paranagu e Antonina (PR) ZP-18 Zona de Praticagem de So Francisco do Sul (SC) ZP-19 Zona de Praticagem do Rio Grande (RS) ZP-20 Zona de Praticagem da Lagoa dos Patos, Rios, Portos e Terminais Interiores (RS) ZP-21 Zona de Praticagem de Itaja e Navegantes (SC) ZP-22 Zona de Praticagem de Imbituba (SC)

Observaes: a) Aps a criao na ZP-15, para os portos de Au, Barra do Furado e Maca. b) Outros portos sero, oportunamente, acrescentados nas respectivas ZP.

- 28 -

ANEXO III A) CONTEDO PROGRAMTICO PARA AS PROVAS ESCRITA E PRTICO-ORAL I - MANOBRABILIDADE DO NAVIO (SHIP MANOEUVERABILITY) Estuda o comportamento do casco e do(s) leme(s) interagindo com o(s) sistema(s) propulsor(es) em um dado meio ambiente. importante a compreenso das causas que levam ao movimento do navio, para o perfeito entendimento da capacidade que o mesmo possa ter para executar uma dada manobra, sendo desnecessrio o perfeito conhecimento dos clculos matemticos inerentes ao assunto. 1 - Resistncias do Navio - Resistncia friccional. - Resistncia a ondas. - Resistncias relativas s perturbaes nas linhas de corrente devido forma do casco e seus apndices. - A resistncia devido ao fenmeno wave-breaking. - A resistncia ao ar e ao vento. - A resistncia adicional devido s ondas. - Os efeitos da variao de calado nas resistncias do navio. - Efeitos de guas rasas nas resistncias do navio. 2 - Propulso do Navio e Propulsores - Definio de propulso. - Teoria da propulso. - Interao entre o casco e o propulsor. - Geometria do hlice. - Cavitao. - Tipos de propulsores. - A ao de um propulsor parcialmente submerso. 3 - Superfcies de Controle (lemes) - Geometria do leme. - Princpio de sustentao e arraste: foras e momentos do leme. - Princpios do escoamento em torno do leme do navio. - Influncias da razo de aspecto do leme. - Diferenas de atuao entre um leme de estrutura fixa e um do tipo flap. - Influncias da forma do casco na ao do leme. 4 - Controlabilidade do Navio - Estabilidade de governo. - Manobras-padro. - Estabilidade e controle do navio. - Anlise da habilidade de governo de uma embarcao. - Aceleraes para vante e para r em um navio. - Parar o navio. - Distncias e relaes entre tempos e velocidades para se parar um navio. - Parar o navio com liberdade para guinar. - A manobra de rudder cycling. - Efeitos e caractersticas da mquina e sua dinmica na guinada.
- 29 -

- A manobra de coasting. - Equipamentos auxiliares para se parar um navio. - Efeitos do meio ambiente: a) Ventos. b) Correntes. c) Ondas. d) Estabilidade de governo com os efeitos do meio ambiente. e) Interao do navio com: - guas rasas; - bancos; - canais estreitos; e - outros navios. II - ARTE NAVAL 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) Governo dos navios de um ou mais hlices e um ou dois lemes. Manobras de atracao e desatracao. Manobras de fundear, suspender, amarrar, rocegar, amarrar bia e largar da bia. Emprego de rebocador(es) na manobra. Troca de atracadouro (manobra de cabeos), considerando as correntes locais. Reboque. Nomenclatura do navio. Classificao dos navios. Cabos. Trabalhos do marinheiro. Amarrao. Poleame, aparelhos de laborar e acessrios. Aparelho de governo. Aparelho de fundear e suspender. Estabilidade, arqueao e deslocamento.

III - NAVEGAO EM GUAS RESTRITAS 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) Instrumentos nuticos e de navegao. Cinemtica naval (incluindo interpretao de dados oferecidos pelo ARPA). Carta Nutica. Navegao de praticagem. Navegao de segurana. Navegao com corrente. Navegao com mau tempo. Navegao fluvial. Navegao batimtrica. Mars e correntes de mar. Planejamento de derrota em guas restritas (Passage planning). Manobra de embarcaes em guas restritas (Executing the Plan; Monitoring the ships progress; Teamwork; e Navigating with integrated bridge and electronic chart systems). Navegao com o Prtico a bordo. Embarque e desembarque de Prticos. Procedimentos operacionais do Prtico. Gerncia de passadio. Contingncias.
- 30 -

13) 14) 15) 16) 17)

18) Utilizao de equipamentos do passadio: a) Odmetro; b) Radar; c) Ecobatmetro; d) Anemmetro e anemoscpio; e) Barmetro; f) GPS e DGPS; g) Carta Eletrnica e ECDIS; h) Doppler Sonar; e i) Automatic Identification System (AIS). IV - LEGISLAO E REGULAMENTAO 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) LESTA e RLESTA - Lei de Segurana do Trfego Aquavirio e o seu Decreto Regulamentador. Lei que dispe sobre o Tribunal Martimo e a regulamentao sobre comunicao e investigao de fatos e acidentes da navegao martima, fluvial e lacustre. Inquritos administrativos sobre acidentes e fatos da navegao. Borda-livre e estabilidade intacta. Regras internacionais para evitar abalroamento no mar. Regras especiais para evitar abalroamento na navegao interior. Trfego e permanncia de embarcaes em guas jurisdicionais brasileiras. Servio de Praticagem no Brasil. Auxlios navegao. Conhecimento e utilizao de publicaes nuticas da DHN. Cerimonial da Marinha Mercante. Estrutura da Autoridade Martima Brasileira. Servio de Trfego de Embarcaes (VTS).

V - METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) Interao dos elementos meteorolgicos. Circulao do ar. Clula de Hadley. Visibilidade no mar Nvoa mida. Nebulosidades. Nuvens cmulos-nimbus. Sistemas tropicais. Sistemas frontais. Interpretao do boletim meteoromarinha. Interpretao de cartas de presso ao nvel do mar. Interpretao de imagens de satlite (IR). Mars Cartas de correntes de mars. Correntes de densidade e correntes costeiras. Ondas Interpretao de reas geradoras de vagas. Climatologia Cartas piloto. Navegao meteorolgica Navegao de mau tempo.
- 31 -

VI - COMUNICAES 1) 2) 3) Vocabulrio padro de navegao martima. Cdigo Internacional de Sinais. Sistema Martimo Global de Socorro e Segurana (GMDSS).

B) BIBLIOGRAFIA SUGERIDA I - MANOBRABILIDADE DO NAVIO (SHIP MANOEUVERABILITY) 1) CRENSHAW, RUSSEL SYDNOR Naval Shiphandling (4 Edio: 1975). Chapter 2 Forces Affecting the Ship 2) LEWIS, EDWARD V. Principles of Naval Architecture, SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers) Vol. II & III (3 Edio: 1988/1989). VOLUME II Chapter V Resistance Sections 1, 3, 4 e 5 - Introduction - Frictional Resistance - Wave-Making Resistance - Other Components of Resistance Chapter VI Propulsion Sections 1, 2, 4, 6, 7, 10 - Powering of Ships - Theory of Propeller Action - Interaction between Hull and Propeller - Geometry of the Screw Propeller - Cavitation - Other propulsion devices (jet propulsion, paddle wheels, vertical-axis propellers, controllable-pitch propellers, tandem and contrarotating propellers, super-cavitating propellers and overlapping propellers) VOLUME III Chapter IX Controllability Sections 1,3,4,5,6,10,12, 13 e 14 - Introduction - Motion Stability - Analysis of Course Keeping and Controls-fixed Stability - Stability and Control - Analysis of Turning Ability - Accelerating, Stopping and Backing - Effects of the Environment - Vessel Waterway Interactions - Hydrodynamics of Control Surfaces Geometry, Forces and Moments Flow around a Ships Rudder Scale Effects Effect of Aspect Ratio Free-stream Characteristics of All-Movable Low Aspect-Ratio Control Surfaces.

- 32 -

Influence of Hull Shape on Effective Aspect Ratio of All-Movable Control Surfaces Influence of Fixed Structure and Flapped Control Surfaces 3) SQUAT INTERACTION MANOEUVERING - The Nautical Institute (Edio: 1995). II - ARTE NAVAL (SHIPHANDLING) 1) FONSECA, MAURLIO M. - Arte Naval. Rio de Janeiro SDM (7 Edio: 2005). - Captulo 1 - Nomenclatura do Navio. - Captulo 2 - Geometria do Navio. - Captulo 3 - Classificao dos Navios. - Captulo 7 - Cabos. - Captulo 8 - Trabalhos do Marinheiro. - Captulo 9 - Poleame, Aparelhos de Laborar e Acessrios. - Captulo 10 - Aparelhos de Fundear e Suspender. - Captulo 11 - Aparelho de Governo, Mastreao e Aparelhos de Carga. 2) MacELREVEY, DANIEL H. &MacELVERY, DANIEL E. - Shiphandling for the Mariner. CORNELL MARITIME PRESS (4 Edio: 2004). 3) HENSEN, Capt. HENK, FNI Tug use in Port, a Practical Guide THE NAUTICAL INSTITUTE (2 Edio: 2003). 4) FRAGOSO, OTVIO A. e CAJATY, MARCELO Rebocadores Porturios CONAPRA (1 Edio: 2002). III - NAVEGAO EM GUAS RESTRITAS 1) SWIFT, Capt. A. J., FNI & BAILEY, Capt. T.J., FNI Bridge Team Management, a Practical Guide - THE NAUTICAL INSTITUTE (2 Edio: 2004). 2) MIGUENS, ALTINEU PIRES Navegao: A Cincia e a Arte Rio de Janeiro. DHN - (1 Edio: 1996) Volumes I e III. (disponvel em www.dhn.mar.mil.br). VOLUME - I - Captulo 1 O Problema Geral da Navegao. - Captulo 2 Projees Cartogrficas; a Carta Nutica. - Captulo 3 Agulhas Nuticas: Converses de Rumos e Marcaes. - Captulo 4 A Posio no Mar: Navegao Costeira. - Captulo 5 Navegao Estimada. - Captulo 6 Determinao da Posio por Marcaes Sucessivas - Capitulo 7 Emprego de Linhas de Posio de Segurana. - Captulo 8 Uso dos Dados Tticos do Navio na Navegao em guas Restritas. - Captulo 10 Mars e Correntes de Mar; Correntes Ocenicas. - Captulo 11 Instrumentos Nuticos. - Captulo 12 Publicaes de Auxlio Navegao. - Captulo 14 Navegao Radar. VOLUME - III - Captulo 37 Navegao por Satlites. - Captulo 38 Outros Sistemas e Tcnicas Modernas de Navegao. - Captulo 40 A Navegabilidade dos Rios.
- 33 -

- Captulo 42 Navegao com Mau Tempo. 3) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION - IMO Resoluo No A.917(22) Guidelines for the Onboard Operational use of Shipborne Automatic Identification Systems (AIS), com a emenda da Resoluo A.956(23). 4) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION - IMO Resoluo No A.817(19) Performance Standards for Electronic Chart Display and Information Systems (ECDIS), com a emenda do Maritime Safety Committee MSC.232(82). 5) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION - IMO Resoluo No A.1045(27) Pilot Transfer Arrangements. 6) INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION - IMO Resoluo No A.960(23) - Recommendations on Training and Certification and Operational Procedures for Maritime Pilots other than Deep-sea Pilots. IV - LEGISLAO E REGULAMENTAO 1) NORMAM-01/DPC - BRASIL. Diretoria de Portos e Costas. Normas da Autoridade Martima para Embarcaes Empregadas na Navegao de Mar Aberto. Cap7: Borda-Livre e Estabilidade Intacta. Itens: 0701 a 0703 e 0710 a 0714. (Edio: 2005). 2) NORMAM-02/DPC - Normas da Autoridade Martima para Embarcaes Empregadas na Navegao Interior. Cap.11: Regras Especiais para Evitar Abalroamento na Navegao Interior. (Edio: 2005). 3) NORMAM-08/DPC - Normas da Autoridade Martima para Trfego e Permanncia de Embarcaes em guas Jurisdicionais Brasileiras (Edio: 2003). 4) NORMAM-09/DPC - Normas da Autoridade Martima para Inquritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegao (Edio: 2003). 5) NORMAM-12/DPC - Normas da Autoridade Martima para o Servio de Praticagem (Edio: 2011 - 1a REVISO). 6) NORMAM-17/DHN - Normas da Autoridade Martima para Auxlios Navegao (Edio: 2008). 7) NORMAM-22/DPC - Normas da Autoridade Martima para o Cerimonial na Marinha Mercante (Edio: 2006). 8) NORMAM-26/DHN Normas da Autoridade Martima para o Servio de Trfego de Embarcaes (VTS) (Edio: 2009). 9) BRASIL. Lei no 2.180, de 05 de fevereiro de 1954. Dispe sobre o Tribunal Martimo. 10) BRASIL. Lei n 9.537, de 11 de dezembro de 1997. Dispe sobre a Segurana do Trfego Aquavirio em guas sob Jurisdio Nacional (LESTA).

- 34 -

11) BRASIL. Decreto no 2.596, de 18 de maio de 1998. Aprova o Regulamento de Segurana do Trfego Aquavirio em guas sob Jurisdio Nacional (RLESTA). 12) BRASIL. Portaria no 156/MB, de 3 de junho de 2004. Estabelece a Estrutura da Autoridade Martima e delega competncias aos Titulares dos rgos de Direo-Geral, de Direo Setorial e de outras Organizaes Militares da Marinha para o exerccio das atividades especificadas. (disponvel em www.dpc.mar.mil.br - Seg. do Trfego Aquavirio - Legislao). 13) CONVENTION OF THE INTERNATIONAL REGULATIONS FOR THE PREVENTING COLLISIONS AT SEA, 1972 COLREG - International Maritime Organization - IMO (4 Edio: 2003). 14) Publicaes nuticas da Diretoria de Hidrografia e Navegao (DHN) relacionadas abaixo: - Cartas Nuticas; - Carta 12.000 (Smbolos, Abreviaturas e Termos); - Avisos aos Navegantes; - Roteiro; - Lista de Faris; - Lista de Auxlios-Rdio; - Tbuas das Mars; - Cartas de Correntes de Mar; e - Cartas Piloto. V - METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA 1) LOBO, PAULO ROBERTO VALGAS e SOARES, CARLOS ALBERTO Meteorologia e Oceanografia - Usurio Navegante - Rio de Janeiro DHN (2 Edio: 2007). VI - COMUNICAES 1) IMO STANDARD MARINE COMMUNICATION PHRASES. Resoluo No A.918(22) da International Maritime Organization IMO. 2) BRASIL. Diretoria de Portos e Costas. MANUAL DO CURSO ESPECIAL DE RADIOPERADOR GERAL, - Rio de Janeiro (2 Edio: 2011). (disponvel em www.dpc.mar.mil.br): - Unidade 1 Princpios das Radiocomunicaes Martimas (1.1 a 1.4; 1.7 e 1.8);e - Unidade 3 GMDSS (3.1 a 3.6, 3.8, 3.10, 3.10.1, 3.10.2, 3.10.4 e 3.10.6). 3) INTERNACIONAL CODE OF SIGNALS - International Maritime Organization IMO (4 Edio: 2005). a) CAPTULOS I a V, VII, VIII, X, XI, XII; b) SEO GERAL I - Distress - emergency Abandon Assistance Distress Search and Rescue Survivors

- 35 -

II Casulties damages Collision Fire explosion Towing tugs III Aids to navigation Canal channel Fairway Dangers to navigation IV Manoeuvres V Miscellaneous Pilot c) SEO MDICA (Instructions) I Request for Medical assistance Chapter I d) APNDICES 1 Distress signals 2 Table of signaling flags 4 Radiotelephone procedures OBSERVAES: a) A bibliografia sugerida no limita ou esgota os assuntos constantes do Contedo Programtico, servindo apenas como orientao para o candidato, a quem cabe a escolha daquela que julgue mais adequada para o estudo dos assuntos atinentes s provas escrita e prtico-oral. b) As edies das NORMAM indicam o ano em que foram aprovadas, devendo ser consideradas ainda as modificaes efetuadas at a data da publicao do Edital. As NORMAM atualizadas esto disponveis na pgina da DPC na Internet. c) As Leis, Decretos e Portaria devem ser considerados com as modificaes efetuadas at a data da publicao do Edital. d) As resolues da IMO e suas emendas podem ser consultadas na Internet (www.imo.org). e) As publicaes indicadas como disponveis na Internet devem ser consideradas conforme constam na data da publicao do Edital.

- 36 -

ANEXO IV NORMAS PARA A PROVA PRTICO-ORAL A) CONTEDO PROGRAMTICO 1) A prova versar, exclusivamente, sobre os assuntos listados no Contedo Programtico do Anexo III. 2) Os assuntos relacionados no Contedo Programtico no se encerram na Bibliografia Sugerida tambm constante do Anexo III, a qual serve apenas de guia, ficando a critrio de cada candidato escolher a bibliografia que entender como mais conveniente para o aprendizado dos assuntos relacionados no Contedo Programtico. 3) Embora essa Bibliografia constitua apenas sugesto, sero consideradas as edies mencionadas ao lado de cada item relacionado e as observaes constantes ao final do Anexo III. 4) A prova constar da realizao de uma faina de praticagem no cenrio contido nas cartas nuticas no 1511 - Barra do Rio de Janeiro, no 1512 - Porto do Rio de Janeiro e no 1515 Baa de Guanabara, Ilha do Mocangu e Proximidades, abrangendo: a) planejamento da faina de praticagem, incluindo o emprego de rebocadores; b) apresentao oral do planejamento completo realizado; e c) execuo, preferencialmente em ambiente virtual de simulador de manobras do navio (simulador de passadio), de parte da faina planejada. 5) O idioma a ser usado durante a realizao da prova ser o ingls, devendo o candidato esmerar-se no correto emprego do vocabulrio martimo padro recomendado pela International Maritime Organization (IMO). B) EXECUO DA PROVA 1) Diariamente, antes do incio da prova, ser realizada, para os candidatos, uma apresentao dos equipamentos e recursos do passadio do simulador de manobras do navio. 2) A prova constar de trs etapas a serem executadas individualmente pelos candidatos, sendo gravadas em udio e vdeo: a) Etapa no 1 (at 50 minutos) - preparao do planejamento completo de uma faina de praticagem com emprego de rebocadores (com passage planning) em uma sala do Centro de Simuladores, onde estar disponvel todo o material necessrio ao planejamento. b) Etapa no 2 (at 15 minutos) - exposio oral do planejamento realizado para o profissional que estiver fazendo o papel de comandante do navio, no ambiente do passadio do simulador de manobras do navio. c) Etapa no 3 (at 30 minutos) - execuo prtica de parte da faina de praticagem planejada, no mesmo ambiente acima mencionado; antes do incio, ser informado ao candidato a posio em que se encontra o navio e seus rumo e velocidade, assim como entregue o

- 37 -

pilot card; em seguida, o candidato dever iniciar a execuo da faina de praticagem, manobrando de forma a cumprir o contido no seu planejamento. 3) O seguinte material estar disponvel para a execuo do planejamento da faina de praticagem: MATERIAL Carta n 1511 - Barra do Rio de Janeiro Carta n 1512 - Porto do Rio de Janeiro Carta n 1515 - Baa de Guanabara, Ilha do Mocangu e Proximidades Carta n 12.000 - Smbolos e Abreviaturas Tbuas das Mars Cartas de Correntes de Mar - Baa de Guanabara Lista de Faris Lista de Auxlios-Rdio Roteiro - Costa Sul Almanaque Nutico NPCP/CPRJ - Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro Bridge Team Management - The Nautical Institute (2a Edio - 2004) Standard Marine Communication Phrases - Resoluo no A.918(22) da IMO RIPEAM -72 Atlas de Cartas Piloto Rgua de paralelas Compasso Papel, caneta, lpis, borracha e apontador 4) No ser permitido, durante a realizao da prova, o uso de celulares, pagers, bolsas, mochilas, palm-tops, calculadores, tablets, pastas ou volumes e equipamentos similares. Caso o candidato porte algum desses objetos, dever entreg-lo em local determinado. Tais pertences somente sero devolvidos quando o candidato se retirar definitivamente do recinto de realizao da prova. 5) A DPC no se responsabilizar por perdas ou extravios de quaisquer objetos ou equipamentos eletrnicos pertencentes ao candidato, ocorridos durante a realizao da prova, nem por danos neles causados. 6) Ser proibido ingerir bebidas (exceto gua) e comestveis de qualquer natureza, assim como fumar, no interior da sala de preparao do planejamento e do passadio do simulador de manobras do navio. 7) Ser proibido usar bon ou qualquer outro tipo de cobertura, assim como protetores auriculares, na sala e no passadio acima mencionados. 8) Ser vedada a consulta a qualquer material que no seja o colocado disposio do candidato para a preparao da faina de praticagem. 9) Ser eliminado sumariamente do Processo Seletivo, e sua prova no ser levada em considerao, o candidato que:
o o o o

- 38 -

a) utilizar-se de material no autorizado; b) fizer, em qualquer documento, declarao falsa ou inexata; c) desrespeitar ou descumprir ordem de membro da equipe de fiscalizao, da equipe de organizao ou da Banca Examinadora, assim como proceder de forma a perturbar a ordem e a tranquilidade necessrias realizao da prova; d) ausentar-se dos recintos de realizao da prova, inclusive do Centro de Simuladores e do prprio CIAGA, sem justificativa ou sem autorizao; e) negar-se a assinar a lista de presena da prova; f) for surpreendido portando arma de qualquer espcie; g) no atender s normas do Edital e das Comunicaes divulgadas; e h) quando, aps o trmino da prova, for constatado, por meio eletrnico, estatstico, visual, grafolgico ou qualquer meio em Direito admitido, ter o candidato se utilizado de processos ilcitos para a sua soluo. C) AVALIAO DA PROVA 1) O desempenho do candidato ser mensurado por Banca Examinadora composta por cinco membros (avaliadores-relatores), sendo um deles seu Presidente. 2) Na execuo das trs etapas da prova, o candidato ser avaliado no que diz respeito: a) Ao conhecimento dos assuntos listados no Contedo Programtico do Anexo III; b) fluncia oral na lngua inglesa; e c) Ao comportamento emocional e ao desembarao. 3) Os avaliadores-relatores orientar-se-o por meio de quesitos de avaliao previamente estabelecidos e idnticos para todos os candidatos. 4) O grau mximo atribudo prova ser de 20 pontos, de acordo com o contido no subitem 19.12 deste Edital. 5) Os critrios de avaliao da prova sero divulgados, oportunamente, por meio de Edital que ser publicado no DOU e na pgina da DPC na Internet.

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2012.

ILQUES BARBOSA JUNIOR Vice-Almirante Diretor

- 39 -

You might also like