You are on page 1of 6

1-

Introduo Muitas substncias se dissolvem em gua. Compostos inicos solveis (cidos e

bases fortes) dissociam-se em seus ctions e nions constituintes, ao passo que compostos moleculares permanecem intactos enquanto molculas. Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias, em que uma geralmente considerada o solvente, o meio em que uma outra substncia-o soluto est dissolvida. As reaes qumicas em plantas e animais ocorrem em sua maior parte entre substncias dissolvidas em gua, isto solues aquosas. As reaes ocorridas em meio aquoso se classificam em: Reaes de precipitao: produz um produto insolvel um precipitado. Os reagentes

dessa reao so geralmente compostos inicos solveis em gua. Quando so dissolvidos em gua, consequentemente, dissociam-se para fornecer ctions e nions apropriados. Muitas reaes de precipitao so possveis, pois diversa combinao de ons positivos e negativos formam substncias insolveis. Por exemplo, o cromato de chumbo se precipita quando um composto de chumbo solvel em gua for combinado com um composto de cromato solvel.
Pb(NO3)2 (aq) + k2CrO4 (aq) PbCrO4 (s) + 2 KNO3 (aq)

Reaes cido base: os cidos e as bases tm algumas propriedades em comum.

Solues de cido ou de bases podem mudar a cor de pigmentos vegetais.


HCl (aq) + NaOH (aq) H2O (l) + NaCl (aq)

Reaes de oxidao reduo: Reaes de transferncia de eltrons. As civilizaes

antigas aprenderam a transformar xidos e sulfatos metlicos em metais, isto , a reduzir o minrio ao metal. Um exemplo moderno a reduo do xido de ferro (III) com o monocido de carbono para formar o ferro metlico.
FeO3 (s) + 3CO (g) 2Fe (s) + 3CO2 (g)

2-

Objetivos Esta aula tem como objetivos estudar os mtodos e os princpios da anlise

qualitativa, utilizando diferentes tipos de reaes qumicas em meio aquoso.

Materiais e Reagentes
Estante com dez tubos de ensaio Soluo de cloreto de sdio 0,1 mol/L Soluo de sulfato de sdio 0,1 mol/L Soluo hidrxido de sdio 0,1 mol/L Soluo saturada de carbonato de sdio Soluo tiocionato de potssio 0,1 mol/L Prego > Soluo de nitrato de prata 0,1 mol/L > Soluo de cloreto de brio 0,1 mol/L > Soluo de sulfato de cobre 0,1 mol/L > Soluo de cido clordrico 0,3 mol/L > Soluo de nitrato frrico 0,1 mol/L > Papel alumnio picado

4-

Procedimento Experimental

Tubo 1 Adicione num tubo de ensaio 10 gotas de soluo de cloreto de sdio 0,1 mol/L. Em seguida adicione 10 gotas de nitrato de prata 0,1 mol/L. Observe a reao. Escreva a equao qumica. Guarde este tubo e examine-o aps 30 minutos.

Tubo 2 Adicione num tubo de ensaio 10 gotas de cloreto de brio 0,1 mol/L. Em seguida, adicione 10 gotas de soluo de sulfato de sdio 0,1mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao qumica e a caracterstica do precipitado formado.

Tubo 3 Adicione num tubo de ensaio 5 gotas de soluo de sulfato de cobre 0,1 mol/L. Em seguida, adicione 10 gotas de hidrxido de sdio 0,1 mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao qumica e a caracterstica do precipitado formado. Guarde este tubo e examine-o aps 30 minutos.

Tubo 4 Adicione em um tubo de ensaio 1,0 mL de soluo saturada de carbonato de sdio. Em seguida, adicione lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, gotas de soluo

de cido clordrico 3,0 mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao qumica e anote as suas observaes.

Tubo 5 Adicione em um tubo de ensaio 10 gotas de soluo de nitrato frrico 0,1 mol/L. Em seguida, adicione 5 gotas de soluo de tiocianato de potssio 0,1 mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao e a caracterstica do produto formado. Neste mesmo tubo, adicione lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, gotas de soluo de cido clordrico 3,0 mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao qumica e anote as suas observaes.

Tubo 6 Adicione em um tubo de ensaio 20 gotas de soluo de sulfato de cobre 0,1 mol/L. Em seguida coloque um prego limpo e observe. Anote as suas observaes.

Tubo 7 Adicionem em um tubo de ensaio alguns pedaos de papel alumnio. Em seguida adicione lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, gotas de soluo de cido clordrico 3,0mol/L. Observe a reao qumica. Escreva a equao qumica e anote as suas observaes.

5-

Resultados

Resultados das reaes em soluo aquosa


Tubo Observaes NaCl (aq) + AgNO3 (aq) > NaNO3 (aq) + AgCl (s) Eq. Molecular Na+ (aq) + Cl- (aq) + Ag+ (aq) + NO3 (aq) > Na+ (aq) + NO3- (aq) + AgCl (s) Eq. Inica Cl- (aq) + Ag+ (aq) > AgCl (s) Eq. Simplificada Reao de precipitao Slido Branco 1
So todos incolores, foi observado que o sistema adquire colorao branca, deixando-o em repouso por algum tempo, observou-se a deposio de um slido branco no fundo do recipiente, reao de precipitao,reao endoterrmica.

BaCl2 (aq) + Na2SO4 (aq) > BaSO4 (s) + 2 NaCl (aq) Eq. Molecular Ba+ (aq) + 2Cl- (aq) + 2Na+ (aq) + SO4- (aq) > BaSO4 (s) + 2Na + (aq) + 2Cl- (aq) Eq. Inica Ba+ (aq) + SO4- (aq) > BaSO4 (s) Eq. Simplificada
A reao entre cloreto de brio e sulfato de sdio produz o sulfato de brio insolvel e o cloreto de sdio solvel.

CuSO4 (aq) + NaOH (aq) > CuOH (aq) + NaSO4 (s) Eq. molecular Cu+ (aq) + SO4- (aq) + Na+ (aq) + OH- (aq) > Cu+ (aq) + OH- (aq) + NaSO4 (s) Eq. inica Na+ (aq) + SO4- (aq) > NaSO4 (s) Eq. simplificada
Ao preparar a reao nada ocorreu, aps foi observado que a colorao foi ficando pouco azulada, precipitado azul,gelatinoso.

2HCl (aq) + Na2CO3 (aq) > 2 NaCl (aq) + H2CO3 (aq) Eq. molecular 2H+ (aq) + Cl- (aq) + Na2+ (aq) + CO3- (aq) > 2 H+ (aq) + CO3- (aq) + Na2+ (aq) + Cl- (aq) Eq. inica H2+ (aq) + CO3- (aq) > H2CO3 (s) Eq. simplificada
Foi observada a formao de bolhas, o que indica presena de gs que rapidamente liberado. Esse processo de desprendimento de gs chamado de efervescncia, a formao do gs resultado da decomposio de um composto intermedirio instvel.

Fe(NO3) 3 (aq) + KSCN (aq) > FeSCN (aq) + 3(NO3)K (aq) Eq. molecular Fe+ (aq) + 3NO3- (aq) + K+ (aq) + SCN- (aq) > Fe+ (aq) + SCN- (aq) + K+ (aq) + 3NO3- (s) Eq. inica 3NO3- (aq) K+ (aq) > 3KNO3- (s) Eq. simplificada
Foi observado mudana de cor, colorao escura tipo sangue.

CuSO4 (aq) > Cu+ (aq) + SO4- (aq) Eq. molecular SO4- (aq) + Cu+ (aq) > CuSO4 (s) Eq. simplificada
Observou-se que o prego muda de cor, fica vermelho ferrugem, escamando, oxidao do ferro, formando Fe3+ e reduo do cobre, formando cobre metlico.

Al- (aq) + HCl (aq) > Al+ (aq) + HCl- (aq) Eq. molecular 7
Foi observado que est fervendo, dissolveu o papel alumnio, ficou quente, derreteu o papel, esquentou, teve reao exotrmica, liberou gs hidrognio.

6-

Concluso A solubilidade dos compostos dependente da composio qumica. Nem

sempre as misturas de dois compostos solveis em gua proporcionam um composto solvel. Isto pode ser demonstrado pela formao de cloreto de prata, em uma reao endotrmica (absorve calor), e pela formao de sulfato de brio. Ambas as reaes anteriores ocorrem pela mistura da soluo entre dois sais solveis para a formao de um sal insolvel final. Outra concluso pode ser feita sobre a solubilidade de hidrxidos em gua. Ao se misturar hidrxido de sdio (solvel em gua) com um sal de cobre, observou-se a formao de um precipitado azul gelatinoso de hidrxido de cobre. Em comparao com o hidrxido de sdio, o hidrxido de cobre menos solvel. Cu (OH)2 o hidrxido de metal cobre com estado de oxidao 2+. Ainda, compostos gasosos podem ser formados em solues aquosas. Aquosas*. No caso, a formao de gases em soluo foi devida a reaes de decomposio para a formao de gs carbnico. Compostos solveis e bastante coloridos foram obtidos ao metal de ferro (um metal de transio) reagir com tiocianato de potssio. O composto de tiocionato de ferro colorido devido s transies d-d introduzidas pela adio de ferro. O prego (que contem ferro metlico) se oxida em gua devida principalmente a reao com o gs oxignio dissolvida nela. Entretanto, essa reao lenta, pois uma reao entre um gs (oxignio) e um slido. Ao adicionar o sal de cobre em soluo, essa reao acelerada e o prego rapidamente oxidado. Isso se deve ao potencial de oxidao-reduo entre cobre e ferro que bem diferente o que acelera a oxidao do prego. O papel de alumnio ao dissolver em uma soluo cida, libera gs e diferente da reao do gs carbnico, tambm libera calor. Devido liberar calor devido formao de hidrognio e cloreto de alumnio.

7-

Referncias Bibliogrficas Antonio Sardella, Volume nico, Curso completo de Qumica. Katz C. John. Quimica Geral I e reaes qumicas.

You might also like