You are on page 1of 4

aula 7

SINAIS DA DESLEALDADE Aprende-se aps algum tempo no ministrio, que geralmente lderes no conhecem seus liderados como eles realmente so. Quando voc exercer o papel de lder, no fique surpreso se com o tempo perceber que existiam pessoas ao seu lado fingindo lealdade ao foco da misso e a voc. Escondero suas falhas e s lhe contaro o que acham que voc precisa ouvir, bajulaes fazem parte do lado ruim, sendo como arma principal do desleal. No um tipo correto de ajudar algum em um propsito.

REFLETINDO: Quando algum que se relaciona com voc e desleal, no espere que essa pessoa anuncie: NO APOIO VOCE. LDERES ESTEJAM ATENTOS AO SINAIS Mas o mesmo JESUS no confiava neles, porque a todos conhecia e no necessitava de que algum testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. (Joo 2.24,25). O bom lder no deve sujeitar-se aos homens. Tampouco confiar inteiramente no que as pessoas dizem. Por favor lembre-se de que quando JESUS entrou em Jerusalm no domingo de ramos, ele foi saudado e louvado. De certa forma o lder deve aprender a receber todas as coisas com uma pitada de sal. Observe o versculo a seguir: Disseram-lhe, pois, seus irmos: Sai daqui e vai para a Judia, para que tambm os teus discpulos vejam as obras que fazes. (Joo 7.3). Eles o estimularam e perceba que eram os seus irmos verdadeiros, mas no entanto no tinham uma boa inteno, queriam que Jesus se torna-se uma celebridade da poca para ento desfrutarem das mordomias por serem seus irmos de sangue. A bblia logo revela isso: Porque nem mesmo seus irmos criam nele (Joo 7.5).

VEJA LOGO A SEGUIR OS SINAIS DE DESLEALDADE:

aula 7

1 PESSOAS QUE DECEPCIONAM EM TEMPOS DE CRISE OU PRESSO Fique atento a pessoas que desaparecem em tempos de crise na igreja, em tempos de presso que se revela o carter verdadeiro de uma pessoa. No calor da batalha poder ser necessrio repreender algum para direcionar ao caminho certo, eis a hora de observar seu comportamento de retorno, ou seja, como ela reagir, se largar os remos do barco ou seguir adiante at que os mares fiquem tranqilos. Por que Paulo disse que no trabalharia com Joo Marcos, porque este o abandonou em um tempo de crise: Mas Paulo parecia razovel que no tomassem consigo aquele (JOO MARCOS) que (...) se tinha desertado deles. (Atos 15.38). REFLETINDO: Algumas pessoas se afastam da igreja, quando esto vivendo desafios familiares ou problemas financeiros. Lembre-se e necessrio em meio a tudo isso permanecer fiel ao foco e aos compromissos, j parou para pensar que esses problemas no as impedem de realizar seus trabalhos na obra, afinal a igreja e uma parcela da nossa vida social, assuntos de trabalho, escola e famlia, devem ser colocados em sacolas diferentes para serem transportadas na hora certa ao que realmente interessa. Como dente quebrado e p deslocado, assim a confiana no desleal em tempo de angstia. ( Provrbios 25.19)

2 PESSOAS QUE TEM FRAQUEZAS MORAIS Se a pessoa vive com um problema persistente de imoralidade, ser capaz de um dia desapont-lo e virar-se contra voc, uma pessoa que de contnuo vive em pecado est constantemente em rebeldia contra Deus. No precisamos acrescentar mais nada, se ela no respeita ao Senhor, no sinta-se em vantagem com isso. 3 PESSOAS MUNDANAS Pessoas que amam assistir filmes mundanos e pervertidos devem ser observadas, elas amam musicas profana, sabem at a letra de cor. Algum que admira as coisas do mundo certamente atrado por elas. Tal pessoa podem abandonar o compromisso assim como Demas abandonou a Paulo. Porque Demas me desamparou, amando o presente sculo (2Timteo 4.10).

aula 7

4 PESSOAS QUE PENSAM QUE PODEM FAZER MELHOR DO QUE O LIDER EST FAZENDO Pessoas que olham o lder e pensam EU PODERIA FAZER ISSO MELHOR, uma pessoa perigosa. Absalo pensou que poderia fazer o trabalho de seu pai melhor do que ele: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questo, para que lhe fizesse justia (2Samuel 15.4). O lder est fazendo o que Deus o colocou para fazer, pode at haver pessoas melhores mas Deus a colocou l e isso deve ser respeitado, no cometa o erro de lutar contra o que o Senhor estabeleceu, podemos at parecer um pouco capazes mas espere o aprendizado vir use isso para aprender mas com seu lder, ento no momento certo Deus tambm o estabelecer. E a uns colocou Deus na igreja...(1Corintios 12.28) .

5 PESSOAS QUE ATACAM SEUS LDERES Cuidado com pessoas que vem de outros ministrios onde cresceram e chegam dizendo coisas contra sua antiga liderana, pastores que um dia cuidaram delas e hoje so alvos de criticas e todo tipo de negatividade. Eis que meu filho Absalo (...) procura minha morte. (2Samuel 16.11). Tais pessoas so letais! Repreenda porque certamente no sero leais a voc. Isso ser um ciclo vicioso, hoje os antigos Pastores amanh voc e assim por diante. 6 PESSSOAS QUE NO ACEITAM SEREM TREINADAS E RETREINADAS NO MINISTRIO Observe pessoas que dizem coisas como EU ERA... EU FAZIA... NO PRECISO APRENDER... Amigo todas pessoas precisam ser instrudas e aprender diariamente, se o membro veio de outra igreja, se faz necessrio que conhea as normas de onde ela vai agora cooperar, para atender as necessidades locais. REFLETINDO: h dois tipos de rvores, jovens e velhas. Quando uma rvore jovem, ela pode ser dobrada; quando velha, ela no pode mais ser dobrada. Em outras palavras no tente ensinar co velho truque novo. Paulo treinou a Timteo e o chamava de meu filho, certamente ele estava pronto pra ser treinado e retreinado tantas vezes fosse necessrio.

aula 7

7 PESSOAS QUE SE IRRITAM E REAGEM TODA VEZ QUE SO CORRIGIDAS Um lder ter muitas vezes que corrigir seus subordinados. Quando uma pessoa fica irritada com uma correo, certamente deve haver alguma questo a cerca do seu carter. Um verdadeiro aluno nunca ficar com raiva ou irritado quando voc o indagar, ele anseia receber a correo que far dele uma pessoa melhor. Melhor o jovem pobre e sbio do que o rei velho e insensato, que se no deixa admoestar. (Eclesiastes 4.13). 8 PESSOAS QUE NO CUMPREM PROMESSAS Uma pessoa que constantemente faz promessas e as quebra algum que no se pode confiar. Aquele que, mesmo que jure com dano seu, no muda. (Salmo 15.4). A infidelidade uma falha de carter e transcende todas as esferas da vida de uma pessoa. Se a pessoa for infiel em uma rea de sua vida, certamente isso ramificar para outros setores de seus relacionamentos. 9 PESSOAS QUE NO COMPARECEM AOS COMPROMISSOS DA IGREJA importante que as pessoas cumpram com os compromissos da obra, quem faz o contrrio sempre tem uma desculpa. Vale lembrar que Judas sempre estava ausente em alguns eventos quando os discpulos estavam em comunho, isso deu bastante tempo pra ele pensar e repensar no que estavas prestes a fazer. Tom tambm perdeu uma reunio muito importante e por isso tornou-se um ctico. Ora, Tom (...) no estava com eles quando Jesus veio. (Joo 20.24) REFLETINDO: Assiduidade em todas reunies essencial para manter a lealdade, pessoas que faltam muitas reunies tornam-se descompromissadas e diferentes dos demais membros da equipe aps um certo tempo. 10 PESSOAS QUE NO SE ENVOLVEM COM TRABALHOS DA IGREJA No vejo como algum pode ensinar dentro da igreja e estimular outras, se no esta envolvida com os trabalhos ministeriais prticos, o ministrio do Senhor Jesus no um conjunto de teorias. trabalho duro e p no cho. A pessoa que no teve envolvimento nos aspectos prticos da igreja, um terico. Tudo o que tem a oferecer so teorias a respeito do que certo e errado. Isso as pode conduzir a uma rebeldia contra a liderana, j que sua cabea um mundo de certos e errados, mas que na verdade nunca colocou em prtica tudo o que aprendeu por simplesmente achar que j era suficiente. REFLETINDO: surpreendente como os que no esto fazendo nada pra DEUS, so justamente os que acham como as coisas devem ser feitas.

PR. Sidney Gis Deus a minha meta! OTEMEB 02-273/11

You might also like