You are on page 1of 3

Prdigos contemporneos

Alguns filhos prdigos contemporneos so um pouco diferentes do personagem narrado nos evangelhos... So mais estranhos... Hbridos. Eclticos. Desconhecem o sentido e significado de Quem injusto, faa injustia ainda; e quem est sujo, suje-se ainda; e quem justo, faa justia ainda; e quem santo, seja santificado ainda (Ap. 22:11). A Casa do Pai, que no fsica ou geogrfica, mas existencial, no lhes satisfaz. Gostam da vida dissoluta, mas, estranhamente, conciliam esse estilo de vida com breves momentos com o Eterno. Ou tentam concili-los. Alguns desses momentos so meramente emotivos. Mesmo sendo essencialmente existencial, s vezes essa casa do Pai tem muito a ver com a nossa casa, que pode ser um lar. E o camarada, menino-homem diferente do personagem, no assume aquela postura essencial e fundamental na vida, um divisor de guas peremptrio: estou indo embora. Os de hoje so diferentes: no ficam, e nem vo. So do meio. Mediocridade. E, nesse hibridismo insosso, no chegam a experimentar as bolotas dos porcos. Tem gente que, com a melhor das intenes, infelizmente sustenta esse lugar to liminar. O menino-homem um ser entre.... um quase. Mas, ao invs de ser um estgio, uma transio, torna-se sua vida, seu estilo, a marca emblemtica da sua caminhada. Identifica-se com isso. E identificado enquanto tal. Diferente do Pai, aqueles que o cercam no permitem que v, e o sujeito contemporneo fica sem estar, e vai sem ir. Gosta da comodidade da casa do Pai, sem, contudo, desfrutar da plenitude de Vida que ali existe.

Goza dos prazeres advindos da terra distante (distante, principalmente, de si mesmo), mas no precisa chegar ao ponto da miserabilidade existencial, tipificada nas famigeradas bolotas dos sunos... A situao-limite que traz consequncias to benficas ao crescimento como homens no vivenciada por ele. E ele no cai em si... E, no caindo, no levanta... E vai sem ir... E fica em estar... Uma pena... No quer cair em si, e aqueles em seu redor, movidos pela melhor das intenes, sustentam essa liminaridade existencial. Sim, ele no experimenta o maravilhoso desconforto. A falta. Se acabar o dinheiro, como ocorreu na narrativa, seus parentes e amigos do um jeito. Ele jamais experimenta o desconforto de uma roupa suja, suada, ou de um ambiente sujo e sujado por ele prprio. H aqueles que fazem tais coisas pelo menino-homem. Adultescente. No experimenta nem o abandono dos falsos amigos, porque o contexto to favorvel que a falsidade deles no se torna patente. Sua vida marcada pelo excesso. At o afeto que recebe dos seus excessivo, na medida em que no permite o desconforto, o incmodo que move e mobiliza. Indago: ser que esse ir sempre uma escolha nica e exclusiva dele? Ser que, em alguns casos, tambm no pode ser um convite? No limite, at uma de-ciso para o outro, j que ele no toma tal postura por si s. V, meu filho, amigo, irmo, Ser melhor pra voc. Nos di v-lo assim, mas, do jeito que est, no d mais. Suportando-vos uns aos outros implica em dar suporte, mas naquilo que constri, que gera Vida em Amor.

Como suportar o insuportvel? No quero suportar aquilo que tem cheiro, gosto e pulsar de morte. Em mim e naqueles que amo. A isso, nomeio limite.

Henrique Willer 08/11/12

You might also like